quarta-feira, 14 de agosto de 2019

A Fátima Mimbire é competente e vai-se virar!!!


A Fátima Mimbire é competente e vai-se virar!!!
Marcelo Mosse*
Agora anda aí a tentativa de uma tempestade em copo de água por a Fátima Mimbire ter sido convidada a rescindir com o CIP.
Diz-se que é obra da Frelimo. Mentira!!! É obra das regras internas do CIP.
Primeiro, você decide candidatar-se individualmente a uma plataforma internacional de ONGs à revelia da tua organização (comunicando apenas a meio do processo). E perdes copiosamente.
Depois, decide protestar contra quem venceu e, para isso, usa os símbolos da organização à revelia, tudo escondidamente.
É óbvio que isso é gravíssimo...sobretudo quando uma das organizações internacionais vítimas de teus protestos agressivos e insinuações gravosas é um parceiro financeiro da organização que te paga salário.
A Fátima saiu para se salvaguardar o CIP e ponto final!
Nestes 14 de CIP muitos sairam por razões distintas mas ninguém levantou falsas tempestades. E os competentes sempre se viraram, uns integrando-se noutros lugares e outros fazendo caminho próprio.
E o CIP continua seguindo seu registo de independência e cometimento com a transparência, numa trajectória de consolidação institucional onde a organização vale mais que cada uma das suas "estrelas". Estas vão passando...
O Edson Cortez é membro de primeira hora e Director por mérito e competência. Não foi pedir emprego no CIP. Ele participou da verve fundadora, quando ninguém acreditava, e tem feito um trabalho que consolida o CIP como uma voz incontornável da nossa sociedade civil.
Mas ainda bem que a sociedade se preocupa com a organização. Isto diz muito da legitimidade do CIP, da sua cada vez maior constituência e, portanto, do imperativo de uma governação interna com princípios e procedimentos que sāo cumpridos para lá de qualquer estatuto individual.
O resto é mesmo tempestade sem dilúvio. O CIP recomenda-se!!!
*Primeiro membro fundador e primeiro director executivo. Membro da Assembleia Geral com plenos direitos.
Comentários
  • Miro Guarda Então a mana Fátima faz-se de imaculada mas meia volta usa símbolos da sua instituição sem autorização? Apwaka!
    5
    • Margarida Sumila Ossifo Miro Guarda o roto a rir-se do rasgado. Sempre duvidei da integridade dessa fulana. Quando a bondade é demais os oprimidos desconfiam. A peneira voou e a "justa" virou ré. Parabens CIP, pela desifecção institutional e bom trabalho.
  • Zenaida Machado dentro do CIP, esses dois motivos que apresentas são razão pra demissão? Então a organização precisa de fazer um grande trabalho de restruturação do departamento de recursos humanos, e na estratégia de relacionamento entre funcionários e director e funcionarios e doadores. em organizações muito maiores e com reputação mais importante que a do CIP, esses são motivos pra processo disciplinar que podem ou não terminar em demissão.
    já agora, quem é o doador envolvido? existe um documento formal contendo a reclamação do doador? eu gostaria de perguntar a esse doador:
    1) se faz parte da sua politica de financiamento, interferir na gestão de recursos humanos de NGOs que financia.
    2) Se no funcionamento interno da organização desse doador, esses motivos que levantas, são causa de demissão.
    3) se o doador recomendou que a funcionaria fosse convidada a demitir-se.
    Ocultar 25 respostas
    • Marcelo Mosse Zenaida Machado Nao vou falar mais em protecção da pessoa visada. O CIP tem regras e nada ilegal. Abraço
      7
    • Marcelo Mosse Chega de bla bla bla
      1
    • Luis Nhachote Marcelo Mosse Levantas um assunto as meias, em público e não podes ..responder. O teu post derivou nas pertinentes questões da Zenaida!
      6
    • Zenaida Machado Marcelo Mosse ah Marcelo. Por amor de Deus. Se quisesses mesmo proteger a visada, nem sequer farias este post. 
      É muita desonestidade tua publicar um post incompleto com factos omissos. 
      Da-nos o nome do doador e a carta em que este faz uma reclamação
       ao CIP. Eu pessoalmente, gostaria de fazer algumas perguntas ao doador. 
      Sobre o CIP, excuso me de comentar. Já deu para perceber que tem sérios problemas de recursos humanos. Se não implementar uma estratégia urgente pra modernizar e funcionar segundo padrões internacionais de boa gestão, os doadores vão começar a arranjar desculpas pra não desembolsar fundos.
    • Buene Boaventura Paulo Existindo um regulamento interno dentro do CIP este deve ser observado, em caso de litígios. O que me assusta é a parte que diz que ela recorreu aos resultados, usando o timbre do CIP, quando este não tinha conhecimento, desde o início, da sua pretenção de concorrer a essa instituição, a qual contesta; isto não é mais nem menos que uso indevido de recursos do CIP para fins pessoais.
      Voltando no início, acho que mudar de emprego é um direito de qualquer cidadão, desde que vá ao encontro das normas internas e da lei do trabalho
    • Marcelo Mosse Zenaida Machado honestidade é toda essa campanha contra o CIP com insinuações a Frelimo e dizeres maldosos contra o Edson Cortez? Puxa...sinceramente...porque a visada nao explicou os motivos da demissao, tentando criar a ideia de perseguição...e outras coisas contra mulheres? Quem manipulou pela omissão? Puxa...
      4
    • Marcelo Mosse Muita desonestidade é quem se junta a causa de suposta solidariedade sem se informa devidamente. Po Favor Zenaida Machado....
      3
    • Zenaida Machado Marcelo Mosse não conheço a campanha. E não tenho apetite pra discutir Edson Cortês. Estou a comentar o teu post, e a solicitar mais informação - por sinal, a mais importante. Eu não conheço o CIP internamente, mas posso garantir que se esses motivos que apresentas, foram os usados pra afastar uma funcionária sem o necessário processo disciplinar, então a organização tem sérios problemas de gestão de recursos humanos. Tem daqueles problemas parecidos com os de organizações em que o gestor é ditador.
    • Silvio Kunchenje Buene Boaventura Paulo ao usar o timbre do CIP se conhecimentos dos demais Membros cheira a "Calote", logo ela nao passa de uma Caloteira.
      6
    • Silvio Kunchenje Marcelo Mosse: Os que não sabem o que realmente aconteceu e não conhecem os regulamentos do CIP escreveram isso nas Redes Sociais:
      "Edson Cortez expulsou a Fátima Mimbire do CIP! 
      Minhas manas! Vamos olhar a Fátima Mimbire ser destruída sem fazermos na
      da? Vamos deixar a Fátima ser humilhada, espezinhada e expulsa do CIP que ela ajudou a construir só por ser mulher e mais competente e capaz que o Edson Cortez? Quem é esse Edson Cortez e donde veio ele para humilhar a Fátima, o símbolo da luta pela dignidade da mulher e marginalizados e progresso do nosso país? Isto só pode ser obra da Frelimo para silenciar a Fátima em ano de eleições. Estará o CIP a fazer agenda da Frelimo???? Mama Graça Machel, Alice Mabote, Graca Samo, Benilde Nhalevilo, WILSA, e todas as manas da sociedade civil vamo-nos juntar pela Fátima! Povo moçambicano, vamos todas e todos dizer não a humilhação da Fátima Mimbire!"
      9
    • Andre Pedro Macatatico Concordo contigo,nao faz sentido!
    • Sergio Baloi Sergio Zenaida Machado CIP desde que Nuvunga saiu tem muitas turbulências,
    • M'Vikhiza Mutxope Paruque Tendo ela atropelado o regulamento/normas da Instituição no mínimo deveria receber uma advertência (processo disciplinar) e não expulsão. Mas também algo nao cheira bem nesse caso.
      1
    • Sergio Baloi Sergio Fátima tem uma visibilidade muito grande para imagem do CIP, não estou a dizer que outros quadros que estão lá não são valiosos. Mais CIP perdeu um grande quadro como Matine, agora Fátima fica muito complicado.
      2
    • Francisco Langa Silvio Kunchenje considero teu comentário infeliz. Onde entra a FRELIMO nisso? Foi o partido Frelimo a incitar ela a usar indevidamente coisas do CIP?
      3
    • Silvio Kunchenje Francisco Langa Pfv, peço para ler de novo o meu comentário, fazer uma análise profunda e depois podes comentar a vontade, porque acredito que não percebeste.
    • Chadreque Capece Jr. Silvio Kunchenje Tu meteste a Frelimo no teu comentario porque? Porque querem defender o indefensável? Conhecem o regulamento interno do CIP? Ahahahahaha meus senhores. Tenhamos coragem suficiente de criticarmos as coisas quando vao a torto sem acusar os inocentes...
      3
    • Francisco Langa Silvio Kunchenje li e muito bem e acho absurdo e sem fundamento. Não tenho nada a ver com o que muito escreveu, mas acho muita pouca vergonha querer difamar a FRELIMO nisso. Ela meteu água sozinha, não meta a FRELIMO nisso. Podem chamar malta Alice Mabota e tantos outros nomes, podem chamar a liga feminina da Renamo, não entro nisso, mas considerar que tem mão da FRELIMO é um insulto.
      2
    • Elson Guila Francisco, nós não sabemos de nada e não podemos concluir nada.
    • Silvio Kunchenje Chadreque Capece Jr. Aquele comentário nao da minha inteira responsabilidade, se for a ver chamei antes o Marcelo Mosse porque antes ele falou de Muita desonestidade das pessoas em relação a este assunto. 
      Aquele post, supostamente meu, esta a circular nas redes sociais, fazendo parecer que a FRELIMO e Edson Cortês foram os carrascos da "Caloteira" FM. 
      O meu erro foi o de nao citar o autor ou autora.
    • 1
    • Silvio Kunchenje Francisco Langa foram dois post's meus, se analisares bem e se ao menos me conhecesses um pouco, acredito que nao terias este posicionamento a meu respeito. Aquele comentário, o segundo, não é da minha autoria, estava a enfatizar o que o Mosse ja tinha dito, que ha muita desonestidade para com a FRELIMO e o Edson Cortês.
    • M'Vikhiza Mutxope Paruque A Mimbirre mesmo fora do CIP sempre sera Pedra no sapato de todos corruptos. Estamos juntos Mimbirre
    • Lemos Samuel Macuacua M'Vikhiza Mutxope Paruque 😂😂😂😂😂😂😂 esse país anima 
      Dois grupos de indivíduos fazendo mesma coisa aparentemente contraditórias 
      Uns escovam/ lambem botas para ganhar a vida outros criticam para ganhar a vida 
      A dife
      rença entre eles é que uns dizem sim e outros dizem não. Mas no fim do dia o que interessa é taco a entrar o resto é papo.
    Escreve uma resposta...

  • Remane Abudo Mas moçambique anima pah
    2
  • Egidio Matsinhe Marcelo Mosse muito obrigado pelo esclarecimento. Já algumas semanas que ouvia esse barulho. #livingbytherules
    2
  • Efraime Macitela Boa sorte Fatima Mimbire. A vida tem dessas, quando parece que está fechada a porta pequena de repente à sua frente abrem-se outras tantas e grandes.. Siga firme e com mesma determinação na luta pelos oprimidos. CIP não se discute ama-se.
    3
  • Frederico Pereira acho que violou a etica da organizacao!! certo a decisao dela!!
    1
  • Jose Pires Precisa-se de DDR no CIP
    4
  • Rui Jose de Carvalho O jornal público teve em primeira mão essa informação, mas porque as provas que sustentace esse dilúvio não se fizeram, foi motivo suficiente para a retirada do artigo à publicação. De facto foi muito estranho, ao tomarmos conhecimento de que a pessoa que se preza a de mais honesta e íntegra envolver se em situações destas, que julgo ser matéria de justiça. As normas estão lá. Grave Marcelo Mosse.
    4
  • Maximo Bonifacio Bonifacio Ainda não percebi nada. Alguém me esclareça, favor.
    4
  • Helder Dos Santos Luis ⅘ela fala muito afinal e igual aos que muito critica deus e justo pah.
    2
  • Helder Dos Santos Luis Gostam de se fazer de honestos para aparecer na tv enquanto e mafiosa quer resolver problemas estomacais a custa do povo. Famba! !
    4
  • Dalfino Hóster Guila Epa Epah Epahhh... e esta agora! Afinal?
    2
  • Estacio Valoi Nao percebi! eh capa do Jornal? Nao percebi.! com todo respeito, Nao percdbi!
    1
  • Antonio A. S. Kawaria Acho que este post omite muita coisa. Como podemos perceber?
    2
  • Jr Chauque Para mim o importante já percebi, ela já não está na CIP por motivos pessoais e ponto final... 👌👌👌
    5
  • Chadreque Capece Jr. Valeu Marcelo pelo esclarecimento...Oque estômago nos levar a fazer...!
    2
  • Matenglane Muchanga Post esclarecedor. Epah, paciência. É uma grande senhora a Fátima Mimbire. Deus quis que se fechasse essa porta para a seguir abrir-lhe uma outra maior ainda.
    1
  • Eduardo Zimba Valeu pelo esclarecimento, Marcelo, o resto é resto.
    1
  • Calisto Chirindza Eu desejo sucesso essa guerreira, vai superar têm competência
    2
  • Donaldo Tovela O CIP não pratica o que prega. É triste.
    1
  • Ribonucleicos Ribo E a máscara da senhora caiu.só trabalha no CIP quem s
  • Ribonucleicos Ribo Só trabalha no CIP quem é íntegra, afinal ela era fingida, uma raposa manhosa.
    1
  • Makethe Junior Eu penso que quem Fatima conhece, a conhece bem! Nada de vir aqui instrumentalizar genge de fraca capacidade de analise! 
    Ja pergunto: Qual das organizacoes e instituicoes Onde a FrelimoSise nao esta la? Ate tu mesmo M. Mosse podes ser um SISE men inco
    rporado dentro de uma organizacao, e, Salvo provas contrarias! 

    Chega de subestimar as pessoas! Fatima é Mulher forte, no minimo tem usado da boca para dizer o que coincide com a verdade! E outros o que fazem?

    Vocces "o CIP" tornaram a Fatima uma pessoa grande e de maior apresso, agora ela pode sim. 

    Mesmo com Jesus foi assim! Haaa, o cruficamos pork isto ...pork aqui o que? Porque diz a verdade? Vamos crescer.
    1
    • Alice Mabota Makethe Junior
      Obrigada . Me tirou as palavras
      Pergunta se qual foi a contribuição do Morse para o desaparecimento do Cardoso e seu espólio de comunicação 

      Como o morre saiu do CIP ou acha que esquecemos 
      Como um director íntegro nao tem coragem de decidir sozinho se esta convicto dos erros dos seus subordinados
      Porque não instaurou um processo disciplinar
      Convidar para humilhar é o mesmo que alguém estar convicto de que errou e coloca o seu cargo a disposição 
      O que é um erro? O que é uma burla? O que é defraudar? Onde mora o animus de cada acto? Para aferirmos que Fatima e assada,cozida,ou frita pronta para desancar lhe o lombo
      Fatima todo o justo neste país tem máculas transforme essas máculas em forças 
      O que o cip hoje representa esta guardada para a história. Não achas que eras um empecilho? O teu futuro nao está no CIP um dia chegará a celebração das suas vitórias pra frente é que é o caminho estou contigo
      6
    • Makethe Junior Alice Mabota ! Ai esta dra. Tenho estado muito atento as contribuicoes do M. Morse sobre a causa que defende! E so me tem provocado sono juro!
      1
    • Makethe Junior Estes sao os academicos que o nosso pais adoptou e face aos seus propositos so podemos esperar o pior!
    • Lemos Samuel Macuacua Makethe Junior os teus atropelos ortográficos descredibiliza a tua intenção advogatória preterida com o discurso do seu comentário. 
      Tu caro amigo, infelizmente não tens diferença dos muitos fanáticos religiosos, que para todo mal o culpado é o Diabo. Haaa havia me esquecido 😶 Mimbiri também pensa assim.
      1
    • Makethe Junior Lemos Samuel Macuacua! Ainda que ortograficos sao passiveis de correccao! Se ate os jornais certificados na edicao de informacoes cometem atropelos e sem errata! Quem sou para nao os cometer! Para todos efeitos Saudo a intencao.
      1
    • Alice Mabota Makethe Junior nao
      Se preocupe ate o Conselho superior da magistratura judicial .presidência da República assembleia da República eram
      1
    • Makethe Junior Alice Mabota. Of course Dra.
      1
    • Alice Mabota Makethe Junior 
      Bom dia por favor ler p canal de Moçambique para remete lo ap lemos primo de Camões 
      Isto para ele entender que atropelos à língua são de quem escreve essa língua o conteúdo esta l
      1
    • Makethe Junior Alice Mabota . Concerteza farei isso Dra. Uma abraco e forca na batalha.
    Escreve uma resposta...

  • Lemos Samuel Macuacua 😂😂😂😂😂😂😂 esse país anima juru

    Dois grupos de indivíduos fazendo mesma coisa aparentemente contraditórias 
    Uns es
    covam/ lambem botas para ganhar a vida outros criticam para ganhar a vida 
    A diferença entre eles é que uns dizem sim e outros dizem não para o mesmo fenômeno, Mas no fim do dia o que interessa é taco a entrar, o resto é papo.
  • Celso Tsungo Infelizmente não temos as versões das partes envolvidas. Mas cometer erros e depois procurar bode expiatório é no mínimo ridículo.
    2
  • A imagem pode conter: texto
    1
  • Amílcar Chivambo Dela esperávamos integridade e ética. Defraudou-nos! Para que vela pela integridade, fica muito mal ser expulso por falta de integridade.
  • José Cossa Que pena MM estou muito decepcionado contigo, e tenho pena de quem está a falar mal da FM
  • Miguel Macaringue Oh MM e como é que fica o CIP? Vai se virar? E continuará competente?
    Ou isso não te interessa?
  • Francisco Muianga Posso concordar e ao mesmo tempo discordar de algumas coisas. A colega Fátima, que esteve semana passada num evento no qual participei, em Maputo, mostrou com o que fez, que errar é humano, mas errando grosseiramente, pelo que leio. Onde está o problema? Quando outros cometem erros, é tão exigente e quer rápidas punições rápidas sem contemplações. Considero-a jovem e vejo na "rebeldia" dela uma atitude que só se ultrapassa com a idade e mesmo tempo de profissão como jornalista.
  • Francisco Muianga Quanto ao facto de Marcelo Mosse considerar que há outros exemplos, não tenho dúvidas. Mas Fátima se expôs demais e as consequências são essas, quando não pratica bons exemplos para condizer com as posições públicas que toma. Pode ter ferido a ética, se for verdade o que Marcelo Mosse escreve.
    1
  • Alvaro Mapepo Junior A CIP é uma organização integra e exigente e isso tem que ser para todos, parece que as pessoas querem que se combata a corrupção escolhendo os visados, a Fátima errou feio, agora temos que decidir se o CIP tem de ser ou não rigorosos com uns e não com todos
    1
  • José Cossa Vamos ser claros o CIP já tinha inveja da Fátima...ela brilha mais que a instituição
  • media2.giphy.com
    MEDIA2.GIPHY.COM
    media2.giphy.com
    media2.giphy.com
  • José Cossa Vamos ser claros o CIP já tinha inveja da Fátima...ela brilha mais que a instituição
  • Justino Simone Viva Fátima.Quem nunca errou.Ela é porta voz dos que não tem voz

Sem comentários: