quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Militares venezuelanos bloqueiam ponte que liga o país à Colômbia para impedir ajuda humanitária


980
19
Os militares bloquearam a estrutura por supor que a ajuda humanitária passaria por lá para entrar na Venezuela. O presidente interino, Juan Guaidó, já fez um apelo às Forças Armadas.
A circulação pela ponte que liga o país à Colômbia, na localidade de Tienditas, foi bloqueada pela Guarda Nacional Bolivariana
EDINSON ESTUPINAN/AFP/Getty Images
Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre
Militares venezuelanos bloquearam esta quarta-feira uma ponte que liga o país à Colômbia, na localidade de Tienditas. De acordo com Alba Pereira, da organização não-governamental Between Two Lands, a circulação pela ponte foi bloqueada por funcionários da Guarda Nacional Bolivariana, polícia militar que compõe as Forças Armadas venezuelanas.
Segundo o deputado opositor venezuelano Franklyn Duarte, os militares bloquearam a estrutura por supor que a ajuda humanitária passaria por lá para entrar na Venezuela. O autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, apelou, também esta quarta-feira, sob a forma de uma ordem direta, às Forças Armadas venezuelanas para que permitam a entrada de ajuda humanitária no país. De novo, às Forças Armadas, uma ordem direta:
Permitam a entrada da ajuda humanitária necessária paraa atender as suas famílias, a irmã, mãe, mulher que, com certeza, necessitam de suprimentos e alguns deles, lamentavelmente, com certeza também terão infeções”, disse Guaidó.
Para Juan Guaidó, a receção de ajuda humanitária é um “teste” às Forças Armadas Venezuelanas que terão de decidir entre permitir a entrada daquela ou continuar leais, como até agora têm estado, ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Juan Guaidó falava em Caracas, na Universidade Católica Andrés Bello, durante um evento com representantes agroindustriais, da Federação de Produtores de Gado da Venezuela e da Confederação das Associações de Produtores Agropecuários da Venezuela.
Desde o passado dia 23 de janeiro, dia em que se autoproclamou Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó tem insistido que os militares devem permitir a entrada de ajuda humanitária no país, proveniente de três centros de acolhimento internacionais, no Brasil, na Colômbia e numa ilha das Caraíbas.
A ajuda humanitária internacional destina-se, inicialmente, a atender mais de 300 mil pessoas que estão em risco no país, adiantou segundo Juan Guaidó. A imprensa venezuelana dá conta da existência de ajuda humanitária na localidade colombiana de Cucúta, nas proximidades da fronteira.
A crise política na Venezuela agravou-se no dia 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro. Nicolás Maduro, 56 anos, chefe de Estado desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento, maioritariamente da oposição, como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos. Segundo as Nações Unidas, desde 2015 mais de 2,3 milhões de venezuelanos abandonaram a Venezuela, para escapar da crise política, económica e social.
Miguel Miguel
1 m
A estrategia de Madura é vencer devido á fraqueza do povo....fraqueza de fome!
joao tavares
3 m
Estes criminosos são os militares que sustentam o Regime do Genocida Socialista Nicolás Maduro, e que os Bandos de Delinquentes auto- denominados PCP e BE sempre apoiaram.
Carlos Faria
32 m
"Até a filosofia que defende haver uma raça superior e outra inferior ser final e permanentemente desacreditada e abandonada, haverá guerra em todo o lado, digo eu." (Bob Marley, compositor e intérprete jamaicano de música 'reggae'; 1945-1981) 
José DiasCarlos Faria
12 m
Pressupõe pois que os problemas da Venezuela passarão por haver quem considere a existência de venezuelanos um pouco mais iguais que outros.

Também me parece ser esse os caso ...
Jorge LopesJosé Dias
4 m
Boa! 
João Brandão
1 h
Pronto, fui outra vez censurado!

A stasi local está activíssima.
João João
1 h
Estes constroem barreiras para queo  povo passe fome. É o socialismo em acção.
Já o Trump a querer acabar o muro para controlar a imigração e acabar com a importação de delinquentes exportados pelos países latinoamericanos é criticado pelo socialismo.
Ou seja, para o socialismo o ideal é que o povo passe fome e que receba marginais.
ze ze
1 h
chamem o trampa que ele constrói aí um muro!
João Paisana
1 h
Sempre foi assim: nenhum regime Comunista admitiu a miséria mais indigente em que mergulhou o seu povo. Pelo contrário, a propaganda fazia tentava passar a ideia duma vida no paraíso... pessoalmente, lembro-me de ouvir o Mário Tomé (UDP, actual BE) a explicar a uma velhota, numa campanha eleitoral, que na Albânia o Estado tinha casas de férias na praia para todos os trabalhadores. Passados uns anos, foi vê-los a fugir em debandada daquele paraíso; melhor exemplo: o muro de Berlim, com metralhadoras viradas para o próprio povo, para matar quem tentasse sair do paraíso.
Tsilva Silva
1 h
Documento do Wikileaks revela uso militar do FMI e do Banco Mundial como armas “não convencionais” pelos EUA

Documento recentemente destacado pelo WikiLeaks, serve como um lembrete de que a chamada "independência” de instituições financeiras como o Banco Mundial e o FMI é uma ilusão e que elas estão entre as muitas “armas financeiras” usadas regularmente pelos EUA, para submeter governos de países à sua vontade...

Carlos MartinsTsilva Silva
1 h
Explique, partindo do princípio básico que não somos todos feitos à sua semelhança, logo somos dotados de neurónios, o que é que isso tem a ver com a fome, a miséria e a penúria da Venezuela?
Quinto ImpérioCarlos Martins
58 m
De uma certa maneira está ligado, pois o EUA está a tentar asfixiar a Venezuela e fazer com que as pessoas e o governo mude para cortar relações com a Rússia/China. È a chamada guerra económica. Isso e eles são socialistas o que é 2 coelhos com um tiro.
Sioux Boumerang
2 h
Olha , os militards bloqueram a ajuda humanitaria , e o bloqueio economico tambem forzm os militares ? E o bloqueio medico tambem foram os militares ? Aqueles que bloqueram bilioes que a venezuela tem para comprar comida e medicamentos quando oferecem aos  citiados uma panela com arroz passam a ser humznitarios ? E a lusa ? Quando é que deixa de ser uma pouta vem vergonha ?
Ricardo NunesSioux Boumerang
1 h
E quando esses neurónios vão ser desbloqueados?
José DiasRicardo Nunes
10 m
Nenhuma hipótese de se vir a libertar aquilo que há muito morreu por falta de uso. 
Rui Rebelo
2 h
O povo passa fome, sofre, morre, é recrutado para serem carne para canhão contra possíveis forças invasoras, e para quê? Acham que Maduro se importa com o povo? O bloqueio humanitário é mais uma prova que não, não se importa com o povo! O que lhe importa é manter o poder. Mais uma prova de que um regime Socialista/Comunista é muito mais propenso a tornar-se em ditadura devido ao elevadíssimo controlo Estatal que exige, ou seja, muito poder nas mão de poucos!
Diogo AraújoRui Rebelo
43 m
Infelizmente só as mente captas como a tua, sem conhecimentos da história... vê se lês alguma, é o meu concelho. 
Nada mais isto tudo se trata de um golpe de estado... como já se passaram noutros países, da america do sul.
Esse menino que se auto intitulou presidente só passou por uma das universidades americanas onde deve ter sido recrutado para o efeito( George Waschinton university).
Estamos a falar da soberania de um povo um país... não de tremoços com ou menos sal... Só peço que o povo Venezuelano tenha força para aguentar e não vire uma guerra civil como os senhores americanos já fazem á muitos anos e em varios países. 
Apreenda Sr. Rui Rebelo que não duro sempre.  
Vitor BatistaDiogo Araújo
13 m
Quando o povo passa fome miséria e é privado do acesso aos sistemas de saude, qualquer intervenção que seja para melhorar a vida desse mesmo povo, justifica-se. 
Aprenda que eu não Vivo para sempre .
João BrandãoDiogo Araújo
13 m
Parece que 'mente mais capta', não será a do Rui Rebelo!
Olhe para a sua verá que tem muito ... para aprender!

E já agora, é preciso ter lata e nenhuma vergonha vir para exibir as suas simpatias  por torcinários como o bron co maduro. 
Os comunas são assim!
Carlos MartinsDiogo Araújo
4 m
Uma pessoa que escreve mente captas (mentecaptas), concelho (conselho),  à (há), apreenda (aprenda), quer ensinar exactamente o quê e a quem?

Sem comentários: