quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Esquadrões de morte: Os 6 pecados de administração Nyusi

Os 6 pecados de administração Nyusi
1. Limitação dos direitos e das liberdades dos cidadãos com recurso a polícias e forças armadas (manifestação é literalmente proibida);
2. Esquadrões de morte (mortes, baleamentos e torturas);
3. Perda de total credibilidade do sistema judiciário (interferência da política na justiça);
4. Protecção e acarinhamento dos corruptos e lesa-pátrias;
5. Inércia geral pra reconquistar a confiança internacional e retoma de financiamentos directo estrangeiro pra pôr fim à crise econômico-financeira; e
6. Consolidação da prática de fraudes nas eleições (os vencedores dos escrutínios são produzidos nos escritórios).
______________________________
Consequências internacional
1. Moçambique passou a ser considerado um país autoritário( Autoritarismo em Ciências Políticas e Filosofia Política significa um governo e regime que age em total desrespeito da vontade dos cidadãos). Avaliacao feita por The Economist, Moçambique ocupa 116° de 167 países avaliados. O país obteve uma pontuação global de 3.85 em 10 pontos possíveis, passando a ser classificado como “regime autoritário”. Critério de avalição e pontuação de Moçambique:
a. Participação política, 5.00 pontos,
b. cultura política, 5.00 pontos foram os critérios mais bem avaliados, enquanto a pior pontuação foi atribuída ao
c. funcionamento do Governo, 2.14, e
d. Direitos e às liberdades civis, 2.11
2. No Rating Moçambique é classificado como país de Alto Risco e agora Risco Excepcionalmente Alto para qualquer investimento. Os investidores estrangeiros são avisados quais são os riscos de investir em Moçambique por tratar-se de um país que não honra os compromissos, fragilidades institucionais, corrupção generalizada, concorrência desleal.
Portanto o Rating são notas de crédito emitidas por agências financeiras internacionais que avaliam financeiramente um país. Parâmetro Moodys que classifica os países seguintes:
Aaa - Mais Alta qualidade
Aa1, Aa2, Aa3 - Qualidade muito alta
A1, A2, A3 - Qualidade Alta
Baa1, Baa2, Baa3 -Boa qualidade
Ba1, Ba2 - Especulativo
B1, B2, B3 - Altamente Especulativo
Caa1, Caa2, Caa3 - Risco Substancial
Ca - Risco muito alto
C - Risco Excepcionalmente alto (Moçambique está aqui).
3. Moçambique entra a fazer parte dos 10 países mais corruptos do mundo. The International Transparency classificou (A maior agência Internacional que avalia a corrupção), neste mês de Janeiro 2019 como líder de corrupção. Moçambique é um pais onde as autoridades vivem e convivem com a corrupção de maneira mais natural. Falta de responsabilização total sobretudo de altas figuras do governo e do partido. Falta igualmente a confiança dos cidadãos as instituições de justiça (descrédito da justiça).
4. Vergonha de mandado de captura internacional.
Comentários
  • Carla Reis Lamentável mas é assim mesmo. Excelente análise.
    1
  • Fausto Quinhas Grande verdade... Isto indica que estamos indo para o desenvolvimento, só que o carro esta andando de retaguarda...
    1
  • Elvino Dias Meu Chefe Egidio Vaz, chega aqui. E veja o entendimento de outros académicos. Por sinal um Phd
    7
    Escreve uma resposta...

  • Elvino Dias E depois teima em ser reeleito
    2
    • Fausto Quinhas Elvino Dias não misture assuntos pessoais com openiao pessoal... Saiba separar as coisas... Em vez de pegar o pensamento exposto e melhorar para desenvolvimento, vai passar seu tempo a analizar a pessoa com ajuda do seu advogado...
    • Augusto Ferdinando Fausto Quinhas infeliz. O mesmo contexto, você é quem tenta descontextualizar....
      1
    • Fausto Quinhas Augusto Ferdinando infeliz é VC que veio directo para mim... Da seu contributo...
      Essa é sua opinião e nela nada me interessou
    Escreve uma resposta...

  • Benedito Qwartz O pior èque esse di-ri-gen-tes se orgulham disso🤔🤔🤔🤔
  • Nenhuma descrição de foto disponível.
    • Gilder Anibal Domus Oikos
      Mocambicanas, Mocambicanos
      Caros Compatriota, 


      Por esta via me dirijo a todos vos, amantes desta pátria! Venho em primeiro lugar agradecer a todas e a todos vos pela paciência, coragem e pelo apoio nestes ultimos e derradeiros seis meses de luta e tentativa de golpe (de estado) municipal perpetrado pela aliança entre mentes com comprovada insanidade moral, jurídica e ética que assaltaram partidos Frelimo e MDM a famigerada, Fremedeme! Graças à vossa visão, patriotismo, tenacidade e coragem *VENCEMOS* mais uma batalha nesta longa luta pela consolidação da nossa independência, do nosso *Estado de Direito* e promoção do bem estar dos Moçambicanos!!! 

      Moçambicanas e Mocambicanos, Caros Compatriotas, Nesse processo, como em qualquer processo genuíno de luta de libertação sofremos algumas baixas, perdemos algumas batalhas mas, o mais importante é o resultado desta fase derradeira, ou se quisermos usar abgoria desportiva, *o que importa neste momento nao e apenas o jogo, mas também o resultado dos 90 minutos*, que acaba de ser proclamado pelos Venerandos Juízes do *Conselho Constitucional*! 

      Bem hajam Venerandos Juízes por terem tido a coragem e a visao de resgatar e salvar a imagem do nosso judiciário no nonagésimo minuto da partida! Soubestes ler o sentido na história e apesar das atrocidades cometidas por vos durante, pelo Tribunal Administrativo, pelo Primeiro Ministro, pela Ministra da Administração Estatal, pelo STAE e CNE distritais e provinciais! 

      Hoje, Caros Compatriotas inicia uma nova etapa, uma nova fase no longo caminho da conquista e consolidação da nossa independência, iniciada formalmente há mais de 50 anos: o enterro da II República, e o início da construção dos pilares da *Terceira República*, um processo que só tera fim quando nos libertarmos dos libertadores da patria ontem, transformados hoje em vendedores da nossa pátria e da nossa soberania! Nossos país lutaram durante dez anos para libertar a pátria do jugo colonial. Nossos irmãos mais velhos lutaram durante 16 anos para que tivessemos inscritos na nossa Lei Mãe, a Constituição da República, o capítulo sobre os direitos fundamentais da pessoa humana! Essas duas conquistas não devem ser esquecidas porque custaram sangue dos melhores filhos desta patria! Como diz o filósofo Severino Ngoenha, *"a cada geracao cabe definir a sua missao"*! Por isso caros compatriotas, não nos escudemos da nossa tarefa, da nossa missão geracional! A nossa tarefa, a missão da nossa geração, e que hoje, dia 07 de Fevereiro de 2019 inicia reside na *construção das paredes e do tecto da Terceira Republica, baseada nos pilares da I e da II Republicas ou seja a nossa missão e a construção, materialização e concretização de um Estado de Direito Democratico rumo ao bem estar dos moçambicanos. Precisamos de libertar a nossa pátria das amarás da mentalidade monopartidária que mina a Unidade Nacional. Precisamos consolidar a independência dos três poderes, o *Executivo, o Legislativo e o Judiciário*. Precisamos com urgência de libertar os nossos juízes das amarás do poder Executivo! Precisamos de libertar o nosso legislativo das amarras do poder Executivo e precisamos de libertar o proprio Executivo do bando de malfeitores, lesa-patrias e caloteiros que primeiro capturou a Frelimo e depois capturou as entranhas do Estado mocambicano! O caso das dívidas ocultas, é um exemplo claro dessa captura do Estado. E o comportamento do Tribunal Supremo, da Assembleia da Republica da PGR *são provas inequívocas da captura das instituições do Estado por uma elite clientalista, neo patrimonialista, corrupta e assassina*! 

      Não nos enganemos, esta luta não será fácil! Alguns de nos que solenemente proclamamos esta luta, não colhera os benefícios dela, aliás, nem e o propósito desta luta, e nem chegará a terra prometida como aconteceu a Moisés, a Martin Luther King, a Filipe Samuel Magaia, a Eduardo Mondlane... e outros sujeitos da humanidade a quem recaiu a missão divina de libertar seus povos e por essa via a humanidade! Libertemos a patria de Mondlane, Magaia, Samora, Simango, Matsangaissa, Dhlakama, Mutaca, Cardoso, Siba Siba Macuacua, Gruveta, Pondeca, Cistac, Amurane entre outros! Por isso, aqui e agora Declaramos e proclamamos a Insurreição Geral Pacífica (Desarmada) rumo a moralização da vida pública e a institucionalização de um Estado de Direito Democrático em Moçambique! No seu local de residência, no seu local de trabalho, no seu local de convivência social e profissional *junte-te à NÓS*! No seio da sua organização, do seu clube, do seu partido politico declare-te Combatente da Terceira República! 

      Quelimane aos 07 de Fevereiro (mês dos Herois Mocambicanos) de 2019.

      *_Manuel Alculete Lopes de Araújo_*
    • Helder Mario Mi arripiou saber que o conselho de Ministros esteve envolvida no entao golpe. 
      Haja saniedade mental nestas pessoas q chamamos de suas Excias.
    Escreve uma resposta...

  • Aires Ragnar Sem palavras... falou tudo
  • Unay Cambuma Mocambique vive uma autentica ditadura makonde. 
    Isso ja e oficial.
    E nao devemos permitir isso!
  • Francisco Ernesto Francisco Poraaaaaa. Os Lesa-pátria...fk
  • Ismael Abacar Vergonhas
  • Eurico Nhassengo Chocado, totalmente chocado
  • Félix Esperança Excelente!
  • Nelson Timbe Mal desposto, vou conversar melhor com a urna de voto em outubro.
  • Altair Ribeiro Filho POBRE POVO MOÇAMBICANO, SINTO SINCERAMENTE POR VOCÊS SOFRER EM TANTO E NÃO TEREM O DIREITO DE MANIFESTAR, EU SEI COMO VIVEM, CONHEÇO A VOSSA REALIDADE, E ENTRISTEÇO COM TUDO ISSO, NOS BRASILEIROS AINDA CONSEGUIMOS NOS IMPOR E NÃO DEIXAMOS QUE TUDO SEJA COMO ELES QUEREM...
    1
    • Sergio Nguenha Aqui está bem mal mesmo. O sistema agarrou-nos e não ha saída visível por enquanto, mas não vamos ceder e disso não haja dúvidas.
      1

Sem comentários: