segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Agora, sinónimo de "momomo", para assustar criançinha, é dizer: vem aí Líbia, Síria, Iraque! Eish, nunca foi tão fácil ser Líbia!

A imagem pode conter: texto



Agora, sinónimo de "momomo", para assustar criançinha, é dizer: vem aí Líbia, Síria, Iraque! Eish, nunca foi tão fácil ser Líbia!
Comentários
  • Elvis Armando Esse é o preço de não aceitarmos fazer por nós mesmos. Tenho medo de um dia falar como os Libios, NOS TEMPOS DE MALTA CHANG AS CENAS ERAS GOODS. Bom dia
    5
    • Yuran Belton Banze Vc ainda ñ entendeu as coisas. E caiu na mesma armadilha. Tens medo do "momomo da Libia". Libia e Moçambique são casos diferentes.
      2
  • Izidro Ractone Kkkkkkkk. Muito forte Dr. José Jaime Macuane
    1
  • Frank Mwanaluc depois de todo enredo desta historia dos dinheiros, deixo o meu parecer final.

    tenho raiva, desgosto, desprezo e vergonha. mas todos os mocambicanos envolvidos nesse caso devem se manter em casa. em Moçambique. sao nossos aqueles independentemente d
    os seus actos.

    passo a explicar.:

    os gringos funcionam com o dollar(interesse). o dinheiro envolvido nesse caso sao moedas pra eles e Moçambique tem como pagar essa divida. o que importa aqui é rever o valor no fim do dia. e eles tem como rever. esta situacao de detenções e solicitacao de altos quadros do governo la é fruto de um interesse bem maior. eles querem algo cá que nao conseguiram de um jeito entao vao por outro. 

    samora condenava os actos de agentes de estado ladrões e corruptos, mas acima de tudo nos ensinou o mais importante: a unidade nacional. repito, esses ladroes políticos sao nossos. vamos gerir os nossos cá. ir pra la nao vai ttazer coisas boas ao pais. 

    os chang e companhia sao sim malfeitores infiltrados no governo mas sao nossos. vamos deixa los a mercê da nossa PGR. se a procuradoria é de confiança??? claro que não é. nenhuma instituição gerida pela frelimo é de confiança. mas ai esta o ponto fulcral: o poder neste momento voltou as maos do povo porque estão todos eles expostos. o que devemos fazer é comecar a nação mocambicana a partir deste exemplo deles. vamos os demitir e prender. mas tudo isso ca em casa e nao lá. la elea vao ser presos e vender nosso pais mesmo. 

    vamos demitir, prender e recuperar dinheiro de dono e devolver com juros. precisamos daquele dinheiro, mas acima de tudo precisamos reiniciar o país. 

    muitos vao pensar que sou da frelimo, mas nem quero saber de partido algum. eu quero o pais de samora apenas. essea frelimo sao gatunos e basta deles. mas irmaos, cada um de nós que coloque a mao na consciência e analise este assunto com olhos de ver, sem raiva e mágoa. 

    repito, aqueles sao nossos, vamos tratar deles aqui em casa com novas instituições de justiça e com maior paralelismo na administracao do país, envolvendo a todos. 

    bom dia.
    3
    • Eduardo Santos Mapata Carta fora do barralho,retecensias ponto final e basta
      3
    • Zulficar Mahomed Frank Mwanaluc tens algum mandato para vomitares tudo isto.
      1
    • Fernando José Sevene Obrigado Professor José Jaime Macuane, tenho acompanhado suas intervenções e admiro a coerência nas abordagens, particularmente no caso captura de Manuel Chang. Só tenho a lamentar alguns comentários, onde há coragem de dizer que mesmo depois da estrondosa falcatrua não há problemas. Podemos continuar a aplaudir indivíduos que afundaram o País todo e que não podem ser responsabilizados por temermos acontecer conosco o que aconteceu com Líbia, Síria e outros Países? No mínimo posso duvidar da Sanidade Mental dos que defendem impunidade.
      4
    • José Jaime Macuane Frank Mwanaluc, isso me parece (un)wishful thinking, ou mesmo um schadenfreude para depois dizer: não disse? Essas teses me parecem fantasiosas. Em que medida é que a prisão dos envolvidos vai fazer o país se tornar numa Líbia? Para mim, sendo eles que dispõem de meios (repressivos) para desestabilização, só se quiserem arrastar o país na sua ruína, o que não é de se descartar, dada a tamanha irresponsabilidade e falta de sentido patriótico. Se são patriotas como dizem ser, não deveria haver esse perigo todo. É fantasiosos achar que o perigo está fora. O perigo está mesmo aqui dentro. A Frelimo sempre nos disse que tinha quadros (e os tem), vai se refazer e outros podem tocar o barco. "A Frelimo A Yina Mwixu!" Como nos ensinaram a cantar desde criancinhas. Então, parem de nos assustar com momomos de Líbias, Iraques e quejandos coloquemos os pontos nos "is". Que a PGR avance com os 18 arguidos e que pessoas envolvidas em crimes fora do nosso país sejam também responsabilizadas por quem de direito. Você gostaria que estrangeiros viessem no seu país transformar isso num quintal? A soberania vale para nós, mas não vale para os outros? Sobretudo, que a Frelimo esteja à altura da sua história, senão passa para mais um conto de fadas, uma nota de rodapé, como a UNIP da Zâmbia.
      7
    • Antonio Victor Camilo papo sem sentido
    • Armando Joaquim Meu caro Frank Mwanaluc, explique-me: Quem tem "poder" aqui em Moçambique para lhes prender e demitir? As dívidas foram descobertas apartir do estrangeiro ,em 2016. De lá para cá ,o que se fez ?Quantos já foram detidos? 
      "Eles são nossos irmão"....kkkkk
      Para mim, não são meus irmãos. posso considerar "meu irmão" à um estrangeiro residente aqui em Moçambique e que vive justamente e não rouba a ninguém....
      2
    • Lazaro Filimone Pene José Jaime Macuane, falta tão pouco...(se é que falta).
    • Zulficar Mahomed Frank Mwanaluc eu prefiro ser maltratado por um padrasto ou madrasta que pelo meu pai ou mãe. 
      O seu rabisco não passa de uma fábula infantil. E aqui estamos a tratar de coisas sérias. 
      Mais não digo
      1
  • Gaspar Americo Gove Estamos a caminho disso ilustre.
    3
  • Único Xicanekiço Ode Quem fez é quem faz resto me saber se agora e desfeito ou feito🍻🍻🍻🍻
  • Aurelio Magalhaes À que tirar chapeu sao criativos.
  • Katia Zulfa
    A imagem pode conter: texto
    1
    • Armando Joaquim Kátia Zulfa, "alegam que o governo de Moçambique é corrupto" eu também alego que "Não hão-de causar instabilidade para a soberania do estado" Saiba que os EUA esperaram que a justiça moçambicana agisse , e que não aconteceu
      2
    • Katia Zulfa frizar que o texto acima nao é da minha autoria apenas partilhei para que os mais legos intendessem a ironia da publicação do prof José Jaime Macuane
      3
    • Katia Zulfa Agora quanto a minha humilde opiniao em relação a este assunto como "cidadã" citando o nosso saudoso comandate rsrs acho que nós mocambicanos gostamos de fazer muito barulho mas nao temos coragem para enfrentar os nossos proprios dilemas dai que chegamos ate esse ponto de criar várias especulações e expectativas que depois acabam em frustrações
      1
    • Armando Joaquim Eu acho que não é tão bem assim dizer: "nós moçambicanos gostamos de fazer muito barulho mas não temos coragem" pois , em nenhuma ocasião o cidadão moçambicano saiu à rua manifestando contra em exigência fisto ou daquilo, seja a quando da descoberta das dívidas ocultas, seja a não responsabilização dos autores pela justiça moçambicana , nem com a apreensão do ex_ministro das Finanças.
    • Katia Zulfa Armando Joaquim o barulho a que me refiro nao tem haver com as manifestações e sim com todo esse alarde que tem sido feito nas redes sociais.ai está se ao menos coragem pra manifestações tivessemos, até esse direito ja nos foi vedado pela intimidação. que o diga o ultimo que tentou fazer isso se nao sentiu na pele a dor de tentar se rebelar ao sistema e mais nao digo pois o seu comentário acabou de modo implicito coadjuvando com a minha opiniao
      1
    • Abdala Jacinto Assunto dos "grandes".
      1
  • Moises Machaieie Xiconhoquices só.
  • Vincent Nhavene Quando se está desesperado esperimenta-se de tudo para salvar o barco e, a intimidação é uma das formas que os camaradas adoptam para enganar os menos atentos. O castelo está a ruir e ameaça desabar a qualquer momento.
    2
  • Antonio Bai Sitoe Junior Agora os momomo é um discurso pelo qual o nosso pai Estado na mão do governo do dia percebe que já não nos assusta. Então mobilizam estes países.
  • Claudino G. Nchumali Os caes de guardam do regime já foram soltos, so que dessa vez vao ladrar e a caravana americana vai passar a sua classe.
    3
  • Calvino Cumbe Eish! Ya profe! Nakonadajuro.
    1
  • Domingos Mazivila Prof, não nos faça rir. Acredite que nem conseguimos ler por causa destes assuntos feitos soberanos.
    1
  • Aires Cafre Ouça meu caro Frank, de k PGR te referes? A administração da justiça moçambicana é desacreditada de tal forma k convivemos com esses ladrões por muitos anos e ela os encobriu. Até a Assembléia da República aquela k seria a casa da salvaguarda dos interesses do povo foi capturada. E mais uma vez a ditadura do voto da tal famosa maioria sob cumplicidade do governo de Nyusi anuiu a idéia de legalizar o ilegal e pôr o povo a pagar a dívida k esses "mbavas" contraíram em seu nome para encher os seus estômagos e das suas famílias. Por enquanto, não basta somente a detenção de Chang; k sigam os outros o mesmo caminho. Nada de aprisioná-lo nos EUA e os outros cá simbolicamente para meia volta continuarem a curtir as nossas lindas praias à belo prazer. Doravante, concentraremos as atenções nas implicações k podem advir, nomeadamente do provável "TIT FOR TAT" dessa acção dos EUA.
    3
  • Evolução Humanity Não vai acontecer nada por aqui Professor, pois não reunimos as condições desses visados.

    Na Líbia o povo tinha a dispensa cheia 


    Nos outros o número de habitantes é alto e os custos de vida mais apertado. 

    O Moçambicano passou as festas a maneira. 

    A história mostra que os povos que se vão rebelar abrem mãos de eventos festivos
    1
  • Catman Mandlazi nao se difere do "slogan" dos jovens marginais que pedem dinheiro nas nossas paragens. o slogan eh:" estou a pedir, nao estou a roubar. vale apena pedir do que roubar". Ele ja sabe que temos tanto medo de ladroes.
    2
  • Nito Ivo Nem merecia post seu. É um debate que nem no Xiquelene tem lugar.
    2
  • Ad Leite Leite depois da Libia será Moçambique!
    1
  • Antonio A. S. Kawaria E a minha pergunta é do porque não dizem que vem aí a Tunísia, Costa de Marfim?
    2
    • José Jaime Macuane Porque não lhe convém, caro Antonio A. S. Kawaria. Há que assustar as criancinhas para continuarem presas à mesma ladaínha de sempre, de que não só o país não tem alternativas, como a vida delas não tem alternativas.
      2
  • Gilder Anibal Eles não perdem habilidades. Há mais por vir desse lado. Hehehe
    2
  • Helder Mario Uuuufuuu, que suspiro de alvio. 
    Alguem sabe dizer quantos gatunos do povo sobram?
    Os q interessam sao aqueles q os EUA marcou.

    Os da PGR deixem para PGR
  • Mauro Jesus E já não nos mete medo essa fábula, momomo, são estes ao nosso lado
    2
  • Oweni Esmael Costa de Marfim! Foi e seria the Best! Mas nao falta muito 😂😂

    Momomo....mas e provavelmente a maioria prefere porque resulta de um suicídio Psico - social, com exclusão das oportunidades visíveis no seio das comunidades! Para quem viu/vem essas multin
    acionais e as leis que os confortam e marginaliza as comunidades locais em termos de RSE! Essas comunidades perdem tudo só ganham marcas de "chamboco" de forças DESconhecidas equipadas de bala, AK, blindado....para expulsar /ou forçar a expulsar uma comunidade em detrimento de assalto de recursos naturais!
    Aqueles que se vê refém de emprego por causa de "apelido, naturalidade, cor partidária, etnia" 😂😂!

    Se o povo não é no mínimo respeitado e vê tudo arrancado /perdido, melhor é pautar por uma Libya, Syria, Iraque actual 👍😂😂🎷
  • Carmelo Pontes Mão externa decepada
Yu-wi! Aqueles da Djone são como nós.
Não lêem!
Desde a Procuradora, até aos manifestantes que pediam devolução do dinheiro da ajuda ao desenvolvimento dado pelos Estados Unidos (???)😯🤔. Houve algo de circense ali. Até teve direito a manifestantes "sabichões" e que, sem dúvida, da missa não conhecem a metade.
Comentários
  • Zulficar Mahomed O meu castelo de emoções está desmonorando-se.
    A juíza está com esse processo desde o dia 30 de Dezembro e vem hoje dia 8 de janeiro dizer que precisa estudar melhor o mesmo....
    Soa me a conluio para deixar esta caixa negra escapar.
  • OL Penicela My guess is the Attorney is under intense political pressure and has chosen to act with a pretense ignorance. She must not be that stupid.
    4
    • José Jaime Macuane It might be. Even Julius Malema, allegedly has a contrary position to the extradition. ANC and its spin-offs are probably divided.
      4
    • Caroline Ennis Which is why I won't believe that any form of justice will be done, until it is. And even if Chang is extradited and found guilty, we all know he was not the original brains behind this.....
      6
    • José Jaime Macuane Caroline Ennis, that's why it is appropriate to wait "serenamente" and see.
      2
    • Caroline Ennis Só consigo aguardar semi-serenamente.. já lá vão alguns anos de esperança seguida por decepção, é difícil estar serena! Pelo menos para alguem com a minha natural impaciencia! Resolucao 2019... aprender encarar as coisas serenamente!
      3
    • OL Penicela Prof Macuane, esse mode 'aguardar serenamente' devia vir embutido para todos. Ter que pratica-lo eh em um baita exercício. :D
      1
  • Aunorius Andrews Simbyne Por isso que eu digo.... nao nos precipitemos com festejos antes da hora...
    3
  • Único Xicanekiço Ode A procuradora Sul Africana deve ser um Moçambicano e familiar Guebuzite, Buchiliti Frelimite, está limitando minha emoção😢
    2
  • Ilídio Nhampossa Poxa, foi um soco na boca do estômago!
    2
  • Emidio Constantino Guambe Prof estes profissionais envergonham. Aqui em Moz fui a uma audiência de discussão e julgamento. Enquanto aguardava a minha vez Como sempre nos tribunais de distrito que notificam todos para as 8h00 e as audiências iniciarem as 11h quando o juiz por sorte aparecer, lá estava uma ofendida alegadamente vitima de violência doméstica(agressão física). E porque o arguido é atento não compareceu na audiência embora devidamente notificado. Isto enfureceu ao juiz que de imediato instruiu o escriturário para emitir mandado de captura. Enquanto, isso pediu a ofendida para detalhar os factos. Ao que fez referência de que foi agredida Xai-Xai. Na sequēncia o juiz pergunta quem meteu este processo no meu gabinete, porquê não me disseram. O arguido não podia ser julgado no tribunal Ka Nhlamankulo quando os factos ocorreram em XAI XAI em respeito ao princípio de territoriedade (competência em razão do território). Portanto, a polícia, a Sernic, nem o MP muito menos o nosso Dr Juíz viu que não podia julgar aquele caso. Porquê? Somente porque todos não leram. Kkkk. Isso prof também não leêm.
    7
  • Oweni Esmael Luvas brancas !!! E ja tem casa Garantida nos gringos, com Atum!! Engasgou-se ......!!!
    1
  • Carmelo Pontes Manifestantes desactualizados kkkkkk mas vale a intenção. Esse adiamento é fruto das negociações de refresco mas os nossos souths gostam de heineken estilo bazuca. Está renhido aguardemos
    1
  • Luis Inês Ngive Com tanta fome de justiça, na terra de Machel, correu-se atrás da galinha com sal na mão. E pelos vistos, a montanha ainda pode vir a parir um ratinho.
  • Salomao Miambo o problema de ouvir as coisas às metades...dá nisso!
  • Olegário Samuel Muando Alegria de pobre dura pouco....
  • Domingos Dimande Eu acho que lêm... Eles lêm pois a melhor coisa que qualquer juiz faz perfeitamente é dominar a leitura, ora, algo por detrás deste processo existe que torna os juízes "ignorantes" do processo que sobejamente lhes chega às mãos!

Sem comentários: