quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

AS INSISTENCIAS QUE REVELAM, INTERESSES ESTRANHAS APÓS CONGRESSO!

AS INSISTENCIAS QUE REVELAM, INTERESSES ESTRANHAS APÓS CONGRESSO!
Havia eu pensado em colocar um ponto final de escrever sobre o processo eleitoral de 10 de Outubro passado, após a realização do VI Congresso, por ser a reunião magna que chamou consigo a discussão sobre a participação do Partido nas eleições de 2009, 14 e 18.
Nesta reunião, todas as dúvidas e inquietações deveriam ter sido colocados por aqueles que as tem perante os visados, os suspeitos, ou seja na presença das pessoas que os que se dizem amigos do Partido, escrevem revelando inquietos sobre aquilo que aconteceu nas Autarquias. E ficaram calados nas discussões.
Perante esta forma de estar dos meus irmãos partidários, que continuam com o achismo de que, porque razão Nampula conseguiu 5 Autarquias e outras Províncias nem se quer um?
Essa pergunta não é dos membros e simpatizantes da RENAMO, mas sim de irmãos ou amigos que buscam criar no meio de nós um ambiente de distracção e barulho, numa altura em que contra todas as situações a RENAMO venceu pela primeira vez municípios consideráveis e caminha para uma governação larga na escala nacional.
Aqueles que são RENAMO, estão a trabalhar para o processo de recenseamento que começa já em Abril e estão de olhos no dia 15 de Outubro.
Mas meus amigos deixem lhes frescar a memória sobre os processos eleitorais na vertente municipal em Moçambique e a participação da RENAMO. Ganhos e perdas.
1- As primeiras eleições municipais realizaram-se em 1998 nos 33 municípios e devido aos problemas no recenseamento eleitores a Renamo nao participou e a afluência média às urnas foi de 15%. Nestas, a Frelimo e seus candidatos, foram eleitos em todos os municípios e ganharam todos os lugares das assembleias municipais.
2- As segundas eleições municipais realizaram-se em 2003, nos 33 municípios, e Renamo participou pela primeira vez e ganhou presidencias e municipios, no caso concreto 4 Municipios destes 03 na Provincia de Nampula sendo, Ilha de Mocambique, Nacala Porto e Angoche. incluindo a segunda maior cidade do país, a Beira e a média de afluência às urnas foi de 28%.
Ninguém reclamou os porquês só na Província de Nampula a RENAMO ganhou 3 e nas outras Províncias não ganhou, e hoje só por aumentar 2 e serem 5 Municípios surgem reclamações de dentro.
3- As terceiras eleições municipais realizaram-se em 2008, nas 43, a Renamo participou e perdeu para a frelimo em todas Autarquias ganhas em 2003 e a Beira ficou com Deviz na Candidatura independente. A afluência às urnas foi de 46%.
Nestes processos, o Partido era liderado pelo saudoso Líder Afonso Dhlakama e não pegou em armas para disparar, ninguém de cá o acusou de vender o processo, como hoje se faz contra os líderes.
Para não ter que vos inundar, vou deixar a não nossa Participação nas intercalares que levaram o De Araújo a Edilidade de Quelimane.
Apenas infatizar. O Homem mais forte que o País, o Povo e a RENAMO já tiveram se chama Afonso Dhlakama. Este concorreu 5 eleições Presidenciais e o sistema não deixou chegar ao poder até o seu Adeus nesta terra. Ganhou 05 Autarquias incluindo a das intercalares da Cidade de Nampula com o Professor Vahanle.
Se quisermos ser honesto e incluir a intercalar de Nampula nas contas do Saudoso Líder, podemos sim afirmar que durante a sua governação Partidária o Líder ganhou na Província de Nampula, 04 Municípios.
Qual o espanto de hoje se temos vitória em 05? Qual o espanto de hoje pela fidelidade dos residentes de Nampula ao Partido Renamo? Qual outra Província que deu frutos iguais desde que a Renamo entrou no jogo político? De onde vem a ideia de acusar ou suspeitar a vitória da RENAMO naquela Província?
Porque razão o saudoso Líder preferiu ir viver lá e planificar a revolução para implantação da Nova Ordem política nacional? Havia garantia e fidelidade mas nao havia condições florestais para o acolher, razão do regresso a Gorongosa.
Amigos, vamos nos organizar, preparar o processo eleitoral que já está na porta, no lugar de viver fantasias inexistentes, entreter pessoas para amanhã voltar acusar.
Marromeu 8 mesas 1 deputado no terreno, num círculo de 10 Deputados sentados em em casa a assistir para depois acusar.
Se somos Resistência Nacional Moçambicana, então vamos a luta que o país nos espera.
Aquele abraço e ponto final ou ou seja chega, dia 07 vamos iniciar a governação. Pensem nisso.
Aquele abraço!
Gosto
ComentarPartilhar
Comentários

Sem comentários: