As ameaças Contra a Mimbire, São Uma Ameaça a Constituição!
1. Nem sempre concordo com a Fatima Mimbire. Claro, temos todo o direito de pensar diferente. Porém, as ameaças contra ela são um cancro à nossa democracia.
2. O Estado moçambicano não se pode dar o luxo de acompanhar essa vergonha de forma impávida. Foram anos de luta contra uma sociedade fechada onde o pensar diferente era uma utopia. Desta forma, é necessário que o Estado moçambicano faça sentir e valer o valor da luta em prol da democratização.
3. Ninguém deve ser considerado inimigo da pátria só pelo facto de pensar diferente. O patriotismo que tanto defendemos não pode ser um exercício exclusivo dos que se consideram os libertadores da pátria ou estejam directa ou indirectamente filiados ao partido no poder, a FRELIMO.
4. Ninguém deve ser considerado antipatriota só porque é contra os ideais dos que se acham donos da Pérola do Índico. O país é de todos nós e cada um, em seu sector, luta e deve lutar por este país. A Fátima, enquanto cidadã moçambicana, está a fazer a sua parte.
5. Eu fui e sou contra a campanha "Eu Não Pago as dividas", mas não que eu seja mais ou menos patriota em relação a Mimbire. Sou contra essa campanha não para expressar meu patriotismo, mas por questões meramente procedimentais, conforme já me pronuncei em postagens anteriores.
6. A Fátima é uma fonte de inspiração para muitos que sonham em ver um país mais íntegro, justo e sobretudo para os que sonham com um Estado mais democrático, social e paterno e não despesista que Moçambique tende a se tornar.
7. É um orgulho para Moçambique, sobretudo para a juventude, contar com uma mulher do perfil da Fátima, pois, o país sai a ganhar. O que ela faz, ainda que algumas vezes merecedor de críticas (como é natural em um Estado de Direito Democrático onde vigora um pluralismo de expressão), honra os nobres valores conquistados com a democratização.
8. Ameaçar a Fátima é ameaçar a Constituição. É, inclusivamente, desvalorizar tudo o que nos caracteriza como um Estado pluralista e liberal. Por favor, não matem o pensar diferente, pois, quem sai a perder é o Estado, este que não pode ser confundido com um grupo de pessoas que, lesando a pátria, defendem um falso patriotismo para saciar seus próprios interesses.
Atenciosamente
Sem comentários:
Enviar um comentário