quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

As ameaças Contra a Mimbire, São Uma Ameaça a Constituição!

As ameaças Contra a Mimbire, São Uma Ameaça a Constituição!
1. Nem sempre concordo com a Fatima Mimbire. Claro, temos todo o direito de pensar diferente. Porém, as ameaças contra ela são um cancro à nossa democracia.
2. O Estado moçambicano não se pode dar o luxo de acompanhar essa vergonha de forma impávida. Foram anos de luta contra uma sociedade fechada onde o pensar diferente era uma utopia. Desta forma, é necessário que o Estado moçambicano faça sentir e valer o valor da luta em prol da democratização.
3. Ninguém deve ser considerado inimigo da pátria só pelo facto de pensar diferente. O patriotismo que tanto defendemos não pode ser um exercício exclusivo dos que se consideram os libertadores da pátria ou estejam directa ou indirectamente filiados ao partido no poder, a FRELIMO.
4. Ninguém deve ser considerado antipatriota só porque é contra os ideais dos que se acham donos da Pérola do Índico. O país é de todos nós e cada um, em seu sector, luta e deve lutar por este país. A Fátima, enquanto cidadã moçambicana, está a fazer a sua parte.
5. Eu fui e sou contra a campanha "Eu Não Pago as dividas", mas não que eu seja mais ou menos patriota em relação a Mimbire. Sou contra essa campanha não para expressar meu patriotismo, mas por questões meramente procedimentais, conforme já me pronuncei em postagens anteriores.
6. A Fátima é uma fonte de inspiração para muitos que sonham em ver um país mais íntegro, justo e sobretudo para os que sonham com um Estado mais democrático, social e paterno e não despesista que Moçambique tende a se tornar.
7. É um orgulho para Moçambique, sobretudo para a juventude, contar com uma mulher do perfil da Fátima, pois, o país sai a ganhar. O que ela faz, ainda que algumas vezes merecedor de críticas (como é natural em um Estado de Direito Democrático onde vigora um pluralismo de expressão), honra os nobres valores conquistados com a democratização.
8. Ameaçar a Fátima é ameaçar a Constituição. É, inclusivamente, desvalorizar tudo o que nos caracteriza como um Estado pluralista e liberal. Por favor, não matem o pensar diferente, pois, quem sai a perder é o Estado, este que não pode ser confundido com um grupo de pessoas que, lesando a pátria, defendem um falso patriotismo para saciar seus próprios interesses.
Atenciosamente
Comentários
Escreve um comentário...
  • Txio Theo Matsule Bastou ameaçarem a Fatima que o Sr Porta-voz EV também virou vítima. 
    Mas sabe...
    4
  • Augusto Dias Eu pessoalmente sou averso de quem ameaça seja que for. Porém, estou admirado porque o assunto è com a Fatima Mimbire. Tantos posts aqui tem sido veiculados contra pessoas que emitem suas opiniões a favor do governo de dia. São insultados e tratados como pior das espécies de criaturas existentes na terra e nunca vi indignação perante essas atitudes.
    Falar da Fatima e do grupo que criou uma "ONG" - sociedade civil, que diga em verdade que de ONG e sociedade civil nada tem nada. Tem apenas essa definição para justificar o dinheiro que è drenado por algumas agências do ocidentes interessados na desestabilizacao do país porque quem está a governar (FRELIMO ), è seu inimigo desde a luta armada para a libertação de Mocambique. A activista Fatima ou a família Mimbire, estão na linha da frente apoiando esse projecto. A oposição que se faz ao governo mesmo quando a Renamo queimava carros e matava inocentes, sempre foi de apoio a essas acções. O governo era e è para eles o mau da fita. Por isso quando interve na STV fa-lo com ódio, nunca vi nem nos olhos nem nas suas palavras algo construtivo para o desenvolvimento deste pais. Se alguém roubou seja o que for não ponha todo o pais refém disso. Os mocambicanos devem continuar a fazer a sua vida normalmente. Deixe de proibir quem quer ajudar porque eles sabem o que fazem. Se o dinheiro dela não è para ajudar mocambicanos, diga-se, è muito. Não è dinheiro "doado" por nenhum pais africano para vir criar destabilizacao, mas là dos países chamados civilizados. O que eles querem è ver sangue, mas sangue no nosso país. O tal projecto de manifestação montado por eles visava criar essa perturbação e se a polícia não tivesse abortado, eram casas partidas, carros destruídos e gente morta. Assim cumpririam a vontade dos patrões ocidentais.
    Portanto, a D. Fatima Mimbire não defende mocambicanos mas sim os seus patrões ocultos que não podem mostrar a sua cara. È isso compatriotas
    2
    • Mauro Jesus Augusto Dias, e quem foi que autorizou a essas ONGUES e OSC a implantarem-se no ninho dourado, vítima de chantagistas, coitadinho, sobrevivente de olho alheio, etc. Quem foi? Diz! Vieram e implantaram-se contra a vontade da soberania? Senhor, não venha com ladainhas aqui.
      1
    • Augusto Dias Mauro Jesus, esses expedientes ja os conhecemos imagina quem tem o direito de conceder essas "organizações de ajudas" se dissessem que não? Oh meu Deus o que não sairia nas tvs dos civilizados!!! Eramos logo catalogados como selvagens e por via disso cortadas as ajudas sei la...na saude ou outros. Com mãos estendidas não se tem o patriotismo que gostariamos que tivéssemos como acontece com outras nações. Por isso não è ladainha são factos irrefutáveis.
      1
    • Dercio Arlindo Manhica Este Senhor Augusto Dias além de ter tendências sociopatas, as vezes não conseguem esconder por baixo da "saia" o Facismo que o vitimismo em momentos em que se exige sobriedade no seio daquela escumalha... 
      Fala sério quem sai mais a ganhar com essas 
      ONG ocidentais que minam nossa democracia e paz? 
      Opinar é muito bom, mas declarar em tom alto que a nossa opinião é Uma autenticidade ao orgulho vazio dos libertadores Já é demais... 
      O EV nunca sofreu ameaças a sua integridade física, as pessoas apenas questionam a sua bipolaridade apenas
      1
    • Antonio A. S. Kawaria Augusto Dias, onde encontraste tudo que não é diferente dos motivos de ameaça a Fatima Mimbire, pessoas que criticam à Frelimo e organizações da sociedade civil constitucionalmente implantadas?
    • Mauro Jesus Eu digo-lhe de boca cheia que o senhor está retumbantemente enganado. Mas se bem que de enganado não estás. Só lhe adianto que já não enganas a ninguém com esse papo de heroicismo, patriotismo baratos. Há quanto tempo não recebem finaciamento no OGE e não desapareceram. Agora qual é a vossa de querer fazerem-se de vítimas? O grande erro é se tocarem na Fátima Mimbire, pois aí perceberão o que são ONGUE´s. Vai catar moscas. São tipos com o teu pensar que o país não sente falta. Deixa os moçambicanos exercerem o que está constitucionalmente plasmado. Aliás não está plasmado que devemos ser ameaçados, perseguidos, torturados e assassinados por exercer o que está ao abrigo da lei mãe. Porrrrrrraaaaaaaaaaaa..............
    • Ussene Paulino Ussene Augusto Dias
      Muito bem dito ilustre.
      É uma pena que a raiva implatada pelo ocidente nas cabeças maleiaveis de alguns compatriotas lhes cega de forma sistematica e lhes impede de verem a grande jogada por detras disto tudo. É uma pena...


      Depois destas supostas ameaças eu nao me espantaria se a ameaçada aparecesse com tendencias de exilar-se num desses paises que lhe usam!!
    • Mauro Jesus Mas para quÊ ameaças?
    Escreve uma resposta...

  • Fausto António Macuácua "Nao basta uma libertacao historica eh preciso a liberdade de pensamento, discurso e opiniao" (J. Mbiti). E a liberdade de expressao nao eh somente omitir opinioes positivas (Tomas Vieira Mario). Voltamos ao periodo de colonialismo em que alguns tiveram que ir aluta para se libertarem. Se olharmos para primaveras Arabes em alguns paises nao faltava agua, energia e comisa mas o povo revoltou-se porque nao tinha liberdade, que eh fundamental para qualquer povo (Dr.Antonio Frangoulis citado pelo Canalmoz, 2014).
    2
  • Mauro Jesus Bitone Viage este teu post é digno da minha mais elevada consideração e de grande valor social. Tinha decidido apenas olhar as tuas publicações mas confesso mais uma vez que é de grande valia este post. Na verdade é esse pensar que trazes aqui que como moçambicanos almejamos. E não sermos rotulados de estado autocrático. Cadê a democracia que tanto falamos de boca cheia se os nossos actos de longe espelham uma democracia, por mais aparente que seja. Obrigado Bitone Viage!
    2
    • Bitone Viage Sabe Mauro Jesus deixe eu lhe dizer o seguinte:

      Quando escrevo, não escrevo com a intenção de fazer com que a sua consciência ou razão me aplauda, mas sim para manifestar uma opinião minha.


      Amigo, eu escrevo o que convém a minha consciência, são opiniões minhas, e dignas de serem respeitadas independentemente de serem ou não contrárias do que a maioria pensa.

      Porém relaxa, pois se for assim acredito que irá olhar para sempre as minhas publicações no lugar de comentar.

      Passe bem amigo. Um forte abraço
      3
    • Mauro Jesus Bitone Viage está confirmado
      1
    Escreve uma resposta...

  • Rodrigues Juliao Ernesto Hje este sr esta firme e nos inspira confianca
  • Munguambe Nietzsche A se verdade este país é um perigo para própria democracia.
  • Alvito De Renato Minzo Tudo está dito, bravo.
  • Qyss Myss Pois é bitone
  • Ussene Paulino Ussene A parte mais triste das ditas "Democracias africanas" é que elas andam nuas tudo oque se passa em seus corpos é visto por todos.

    Como era bom se todos vissem oque se passa nos corpos das democracias ocidentais a dos fiscais do Mundo em particular.


    Estava mais que claro que o passo a seguir seria esse o de "possiveis" ameaças vindas de sei la quem.

    Depois disto é um possivel exilo politico!!!
    Mesmos episodios dias e locais diferentes!!!

    Martires do nada!!!
  • Orlando Bila Grande Bitone Viage👏👏👏👏

    Homie, tão bom seria se todos aqueles que duvidam da sua capacidade lúcida viessem e ajudar a parabenizar.

    Mo
    çambique sofre de uma doença crônica e epidêmica, a democracia nunca haverá sem a separação de poderes.
  • Óskar Ndzucula Estamos numa eminência de falência democrática
  • Orlando Pale Bem dito meu caro, parabéns.
  • Antonio A. S. Kawaria Ainda não apanhei essa de ameaças. Quero estar ao corrente.
  • Eduardo Guilaze Junior Vivemos numa pátria atípica e que não aceita a diferença. Não podemos construir uma país a moda caixa de ressonância.

Sem comentários: