quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Moçambique uma sociedade corrupta

Moçambique uma sociedade corrupta
Ouvimos insistentemente dizer de que cada povo merece dirigentes que tem. De facto nós merecemos politicos corruptos que temos (todo Estado corrompido). Não nos excluamos, somos corruptos. Os políticos corruptos não são a causa, mas produto da coiocao da sociedade moçambicana. Cada sociedade produz o que tem.
Por mais corruptas as pessoas sejam, em Moçambique são igualmente nomeadas e/ou eleitas chegando a ocupar altos cargos do Estado e sociedade, recebendo grandes honras. Até como prêmio . E é a própria sociedade que os aclama.
O Relatório 2018 do Índice de Percepção de Corrupção foi tornado público na quinta-feira dia 29 de Janeiro pela Transparency International (a maior organização mundial que luta e monitora a corrupção no mundo). Moçambique é um dos 10 líderes dos países mais corruptos no mundo Está no top 10 numa lista e 175 países. E está piorando cada ano que passa.
Não se pode esperar dos políticos o que a sociedade não o é. A corrupção começa já quando entra na:
1. Escola. A Escola é o primeiro lugar de socialização logo depois da família. O moçambicano cresce o próprio pai de que comprou a vaga na escola pra poder estudar. Cresce sabendo de que na escola é preciso pagar pra ter nota pra passar. Diz-se abertamente compra de vagas, compras de notas, sem que alguém tenha vergonha na cara. Os professores tem favores sexuais quando as alunas não podem comprar notas. A menina cresceu ouvindo o pai de comprou vaga ela também vai comprar notas. Tudo normal.
2. Na Polícia - Polícia é guardião da ordem pública, da disciplina. É o primeiro moralizador da sociedade através de medidas de coação. A polícia moçambicana é artista em pedir à margem da lei valores monetário. O famoso "refresco" entrou na gíria popular. Por tanto ouvir até que ouvidos se habituaram. É normal um polícia existir "refresco". Ninguém se rebelou com isso. O que falar dos polícias de trânsito? Os que tem carro sabem todos como funcionam. Até exigem dinheiro onde estão os próprios colegas (policias) caso pra dizer que o imoral passou a moral.
3. Fronteiras - porta de entrada e saída de um país. Como a nossa porta de casa. Aqui estão todos todas as possíveis falcatruas.
4. Igrejas - o primeiro lugar de moralização é exactamente as igrejas e confissões religiosas. Mesmo aí pervertem os valores. Todos nós sabemos que moral existem hierarquia de valores. No lugar de dar primazia aos valores espirituais são valores materiais no top. Os dízimos tornam mais importantes que honestidade e integridade. O pastor passa mais tempo a falar dos dízimos do que da honestida. Pra o cúmulo compara a felicidade e benção divina com aquisição de bens materiais. Os repetidos apelos de milagres como benção divina se reduzem aos acesso dos bens materiais. Igrejas pervertidas. Até pastores aparecem com bolides carros mais custosos do mundo em países pobres.
5. A familia - A moral tem a ver com comportamento humano. Aqui em Moçambique a moral tem a ver com o "ter" longe do "ser". Mesmo nas nossas família de entre os irmãos, os mais respeitado são os que têm. Nos lobolos, nos casamentos, nos funerais e em toda vida da sociedade moçambicana os que têm bens são tratados com distinção. Quando abrem a boca todos se calam com um pequeno deus.
6. Bairro ou zona - O que acontece as família repete-se na nossa sociedade. Qualquer sociedade autoregula-se através do mecanismo que em sociologia chama-se de verdadeiro facto social. Isto é prêmio ou reprovação. Nas nossas zonas ou bairro erguer uma casa de alvenaria, res-do-chão e primeiro andar é subir na vida. É demonstração de mais elevado grau de realização pessoal. O critério de avalição de afirmação na sociedade moçambicana é ter. A notícia voa passando de província em província. Logo ao descer de autocarro dirá: Mamã sabe? Mano de casa de 2 andares, tem Mercedes, tem carro novo...
Quem é respeitado na zona sabem disso. Bairro T3 conhecem quem é senhor Bila. Senhor Bila em T3 é mais respeitado como presidente. Pergunte alguém de T3 dirá com orgulho que mora perto do senhor Bila. Não interessa que este senhor é delinquente, honesto, ou... importante é que Bila tem.
6. Políticos - políticos são servidores públicos. São empregados ou funcionários da máquina estatal pra o bem de todos.
Quanto a corrupção a máquina estatal não pode ser diferente do que é a sociedade moçambicana. Ninguém tem a consciência ou remorso de ter extorquido, corrompido ou roubando. O governo em primeiro lugar mentiu sobre a existência das dívidas ocultas. Depois se mostraram evidentes. O governo voltou a mentir através do ministro Maleane dizendo que as empresas que contrataram pagariam dos seus próprios bolsos não tardou a torna-las dividas públicas (soberanas).
Nao pode ser estranho que numa sociedade corrompida os políticos corruptos continuam a ter votos. Continuam a serem eleitos porque ninguém achou estranho roubar e roubar ao Estado. Por mais que minta, roube publicamente nenhum deles já pediu demissão porque não há consciência do mal praticado. Os nossos políticos tem sempre a consciência tranquila porque não existe a recta consciência, a consciência do bem.
Os próprios cidadãos nunca acharam anormal roubar, extirquir. Mas eles são os próprios cidadãos pobres que roubam votos pra os seus políticos. Nunca lhe passou como desonra vencer no roubo.
Sobre o desempenho da Procuradoria-Geral da República em 2017 e 2018 a Procuradoria-Geral da República (PGR) no concernente as dívidas ocultas voltou a repisar na Assembleia da República que Moçambique pediu informações e diligências a sete países, mas apenas um respondeu, assinalando que a celeridade das investigações depende da cooperação dos referidos Estados. Disse Buchili: "Entre os países que ainda não responderam à solicitação da justiça moçambicana incluem-se Estados que decidiram cortar a sua ajuda ao país, na sequência da descoberta em 2016 das chamadas dívidas ocultas".
Moçambique não podia instruir nenhum processo crime contra os autores das dívidas ocultas porque outros países nunca responderam as solicitações. Chang e companhia não podem ser presos.
Repetiu a mesma história num comunicado de imprensa reagindo a detenção de Chang na África do Sul num mandado de captura dos Estados Unidos.
Não calcularam pensaram que a justica sul-africana fosse de banana como moçambicana. Pensaram que bastava falar com os brother do ANC pra reenviar o criminoso. Viram que o game era sério. Viram que a justiça sul-africana não funciona a reboque de politiquice.
Depois da recusa de libertacao do Chang por pedido dos advogados de Chang alegadamente ilegal, depois da recusa de libertacao provisória por causa ser igualmente recusada pelo tribunal, apareceram os verdadeiros advogados do ladrão. O Estado moçambicano pra resgatar o seu querido e amado filho Chang sob pretexto de ser seguido em Moçambique. Os juízes verificaram que não decorria nenhum processo crime contra Chang em Moçambique é por isso ele (Chang) não pode ser transferido ou extraditado pra Moçambique. Daqui começou o baile da sociedade corrupta. A Buchili que sempre negou a existência de matéria pra incriminar porque por tratar-se de crime que envolve muitos países e muitas nacionalidade precisava de colaboração em 48 horas depois do tribunal de Kempton Park no dia 24 de Janeiro recusado extraditar pra Moçambique.
Em fracção de tempo 24 encontraram matérias e Chang já é acusado de 5 crimes, pediram de urgência ao Tribunal Supremo (este igualmente corrupto como diz Jeremias Langa inclusive basearam-se em leis inexistente pra fundamentação do pedido da quebra de imunidade. Por sua vez Assembleia da República (outro órgão corrupto) a presidente convoca de emergência e extraordináriamente pra 29.01.2019 uma sessão que aprovou a quebra de imunidade ou a permissão de detenção do Chang. A Comissão dos Assuntos Constitucionais como não poder ser excepção da orgias de Corrupção encontraram leis que prender Chang (ou seja para resgatar chang comparsa da delinquência).
A PGR que mente ao povo dizendo que passados 3 anos não há matérias pra incriminar ninguém e em 24h encontra até 5 crimes, se fosse uma sociedade normal não havia de drmitir-se a senhora Buchili e todo o seu elenco? O partido Frelimo libertador com uma missão o que diz? Membros proeminentes do partido o que dizem? Tudo normal.
Caso pra dizer que merecemos os políticos que temos. Somos corruptos. Não é por acaso que somos os 10 líderes da corrupção no mundo no relatório 2018 pela Transparency Internacional.
Comentários
  • Carlos Cardoso Contra factos não há argumentos!
  • Graca Zandamela TRISTE MESMO
  • Alexandre Zandamela dito, falado e bem dito. .... só k conforme disseste mano, ninguém se vê a fazer algo de errado.
  • Kiki Costa D. Tovele Concordo, nos o povo Moçambicano somos coruptos,,, 
    Os utentes dos Hospitais e Centros de Saude publica que o digam,,,
    Pior que isso, somos um povo sem auto-estima,, somos relaxados, cruzamos os braços e nao agimos perante tanta injustiça!!! 

    Este é o unico país em que um ladrão é chamado "Sua excelência" por um deputado,,, que de deputado nao tem nada
  • Jabento Quetxoaio Para qué eu gastar as letras do meu celular se foi tudo dito . 
    O povo é cúmplice dos corruptos ....
    1
  • Angélica Paulo Alcidio Chirindja Não existem argumentos possíveis para discordar está realidade...👌👏👏
  • Barbosa Eanes Esta é a radiografia do que realmente somos como nação, a nossa nota também está lá, décima posição... Sad
  • Inocencia Patricio Triste realidade nossa. ...... bem dito Professor.
  • Macedo Mário Franque Alface Sem comentario, td dito Dr.
  • Cheche Onca TIO FERREIRA, QUEM SABE LER TE OUVIU,DITO E ESCRITO
    Bem haja domus oikos,wativa papai só que no país de pandza tamos entregues.
  • Alex Paulo Dos Anjos Quando sempre digo: somos todos ladrões... somos todos corruptos... achava sr Domus Oikos que estou de gozação?
    Moz people jà era com Samora mas há uma luz no fundo do tunel e podemos melhorar sim.
  • Sérgio Angelo Zameia Zameia TRISTE REALIDADE
  • Cidia Chissungo
    👊
  • Suneida Gafur
  • Saguate Sussundenga Junior Assim vai o meu pais,o que transmitir para meus filhos, vergonha total sabe, a revolucao é urgente aqui.
  • Devis Gimo Ficar sentado no chapa diante duma mulher grávida, um idoso, um deficiente, entre outros é um acto de corrupção. 
    Peço que precisamos antes entender este conceito de corrupção, ela envolve muitas facetas e, não pode ser apenas atrelado ao suborno.
  • Felix Henriques Henriques ESTE SR NEM MERECE SER MOCAMBICANO!
  • Mussambiki Mbiye Descordo totalmente consigo nesta matéria, Alberto Ferreira.Os Políticos são os Pais duma ou das Naçoēs, os Guias e espelhos, aquilo que Eles são, que ensinam, se reflecte nas Sociedades por Eles guiadas.Quando numa Família os País são de boa conduta e ensinam isso pra os seus Filhos, a grande probabilidade é de Eles serem Pessoas do bem, também, e quando se esta diante de Pais que fazem e desfazem, ainda que digam, nossos filhos, façam aquilo que vos ensinamos e não sigam nossas más obras, a probabilidade é dos Filhos serem também desviados, e os País nem teriam a moral pra lhes apontar o dedo acusador ou repreende-lôs. 

    Esta Sociedade moçambicana que hoje esta quase que totalmente poluida com a corrupção e outras maldades, por causa do regime desviado da FRELIMO, ontem, quando a FRELIMO zelava pelôs bons princípios, sob o comando de Samora Machel, era uma Sociedade bem Comportada, e quem ousasse praticar o mal era prontamente castigado.É esta mesma população que era vigilante, ajudava as autoridades policiaís a denuciar malfeitores, mas hoje em dia os malfeitores vivem no nosso meio, nos nossos Bairros, mas quase que ninguém denucia, e quando alguém ganha coragem pra tal, nada acontece com o bandido.
    Enquanto com a FRELIMO de Samora aprendíamos que tinhamos que trabalhar pra alcançar nossos sonhos e em simultánêo ajudar a crescer o nosso País, hoje em dia assiste se uma Sociedade muito sonhadora, mas que não têm disposição pra lutar pelôs seus sonhos, não quer pagar o real preço (esforço) mas sim usa meios faceis e ilícitos pra alcançar o sucesso.

    A ajuda de fora é bem vinda pra mim, pra nos ajudar a acabar com os desmandos da FRELIMO, tirando Ela do poder ou endireitando-a, não seria fácil só o Povo tentar lutar e derrubar aquele Regime que esta muito enraizado.Mesmo a própria FRELIMO precisou da ajuda externa pra puder lutar até vencer o Colononialismo português.
    Mas Nós também não podemos ficar de braços cruzados, temos ajudar nessa luta, se possível até estarmos na frente deste combate.
  • Eusebio Jose Muito forte... abraços.
  • Kadinho Kuti Melhor nem falar, tensão arterial até subiu!se fosse em Bagdade não fariam isso andar por ai a exibirem se , em grandes máquinas, casarões etc,etc mas como até o diabo fez desta terra o lugar apropriado para todo tipo de orgias só podemos mandar um"mayday" ou"s.o.s" ao altíssimo a ver se nos resgata destes abutres.
  • Esperança Machavela Diagnóstico feito. Como reverter o quadro?
    1
    Escreve uma resposta...

  • Sérgio Venenoso O povo é cúmplice. E todos aqueles q podiam fazer algo preferem estar calados.
  • Moises Celestino Matavele Matavele Tem razão, mas o povo é honesto. Acho que não fica bem generalizar. Domus OikosDous faz parte daqueles que estão num canto e vêm as coisas de uma outra maneira. Se generaliza, fica também corrupto! Ou não?
    Escreve uma resposta...

  • Joaquim Pita Triste ter que aceitar, mas contra factos não há argumentos, apesar de saber que existem ainda pessoas que conseguem olhar para o outro lado do murro, são estes textos que devem servir de inspiração para luta pela mudança...
  • Manuel Mageta Taque Texto bem conseguido.
  • Hobety Luys Muhamby Depois de ler este artigo só posso tirar o chapéu
Escreve um comentário...

Sem comentários: