segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Venezuela: Jerónimo condena seguidismo de Governo a Trump e "extremista" Bolsonaro


Líder do PCP defende que o Executivo de António Costa devia evitar a "ingerência irracional" na política interna venezuelana de forma a "defender o interesse" da grande comunidade lusa que vive no país.
Foto
LUSA/TIAGO PETINGA
O secretário-geral comunista condenou o "seguidismo" do Governo português, lamentando que esteja ao lado dos Presidentes norte-americano e brasileiro, respectivamente Donald Trump e Jair Bolsonaro, quanto à crise política na Venezuela.
"O Governo português deveria, à luz do interesse nacional, respeitar a soberania, cuidar dos interesses da nossa comunidade na Venezuela, num quadro de não-acompanhamento daquilo que são as provocações, a ingerência irracional", disse Jerónimo de Sousa ao início da tarde desta segunda-feira, à margem de uma reunião do PCP com "Os Verdes" na sede ecologista, em Lisboa.
"Aliás, fico surpreendido. Como é que havia cá tanto democrata que criticava o [Presidente] Trump, que era mais ou menos considerado um maluco, e o [Presidente] Bolsonaro, que era um extremista de direita. E, de repente, tanta gente a seguir aquilo que são as orientações por parte, particularmente, de Trump", afirmou, em tom irónico.
Para o líder comunista, "a melhor forma de defender o interesse" da comunidade lusa na Venezuela é "respeitar as decisões soberanas do povo venezuelano, não tomar partido ao lado daqueles que, claramente, por imposição, não querem uma solução onde a soberania seja exercida".
"Criticamos o seguidismo que o Governo português tem tido. Estou sempre de acordo com aquilo que o povo determinar e decidir. Estão no seu direito. O primeiro princípio que o Governo português devia respeitar era, no essencial, procurar, por via diplomática e da intervenção, deixar que o povo decida, mas cuidando sempre dos direitos e estabilidade dessa nossa comunidade de milhares de portugueses na Venezuela", disse.
A Venezuela enfrenta uma crise política que já levou vários países europeus, incluindo Portugal, a lançarem um ultimato ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para convocar eleições no prazo de uma semana. Caso Maduro não o faça, Portugal, Espanha, Alemanha, França e Reino Unido vão reconhecer Juan Guaidó, presidente do Parlamento venezuelano, como chefe de Estado interino, com poder para conduzir o processo eleitoral.
Entretanto, o autoproclamado Presidente interino da Venezuela convocou para sábado uma grande manifestação nacional e internacional de apoio à União Europeia e ao ultimato dado ao Presidente Nicolás Maduro para convocar eleições livres no país.
As Forças Armadas Bolivarianas da Venezuela realizaram no domingo manobras militares preparatórias para os Exercícios "Bicentenário de Angostura" 2019, que vão ter lugar entre 10 e 15 de Fevereiro em várias regiões do país. "Venho dizer aos soldados da minha pátria que é tempo de mostrar força moral, de defender a pátria e a Constituição bolivariana; é tempo de lealdade, de união cívico-militar", disse Maduro, aos militares, em Puerto Cabello.
  1. Só em Portugal que um líder de uma partido dito comunista, é dado atenção ainda ao que diz, isso revela o atraso político e de mentalidade que vivemos, o comunismo matou mais do que Hitler em todo seu auge de crueldade e ainda hoje existem pessoas que defendem esse movimento, outro ponto é a grande imprensa tóxica e progressista apontam líderes de nações democráticas como "extremistas" mas tratam ditadores como os de Cuba, coreia do norte, república dominicana, como Presidentes, sem o rótulo de extremista, o motivo todos sabem, fazem parte do grupinho de esquerdopatas, lamentável.
    1. Conde do Cruzeiro
        Assinante. 
      Excelente o panfleto, que aqui exibe. E está muito bem recitado. Sabe a comunofobia é uma doença que não tem cura, provoca medo e alucinações pavorosas.
  2. Domnall Mór Ua Briain
      King of Munster 
    Há que banir a Coca-Cola da Venezuela, essa água suja do capitalismo... Já agora de Portugal também. Tudo a beber Bussaco já!
  3. Jeronimo não evoluiu, continua como se fosse há 45 anos quando assaltaram o poder em Portugal, mas com a idade pior! Lembre-se sr. Jerónimo, chega de ditaduras !!
  4. Jose
      
    O senador democrata, Bernie Sanders, instou Washington a "não estar no negócio de mudança de regime ou apoio a golpes, como fizeram os EUA no Chile, na Guatemala, no Brasil e na República Dominicana". Sanders ressaltou que os EUA devem "aprender as lições do passado e não estar no negócio de mudança de regime ou apoio a golpes de estado, como fizemos no Chile, na Guatemala, no Brasil e na República Dominicana". Esta é a última das mensagens do senador, que acrescenta que Washington tem uma "longa história de intervenções inadequadas nas nações latino-americanas" , razão pela qual desestimula a repetição de tais ações. A insensatez não atingiu todos os cérebros, digo eu.
  5. Pela mesma ordem de ideias também se pode condenar o PCP de seguidismo a Erdogan e Putin?
  6. Em questões de cegueira ideológica o comunismo bate todas as outras só comparável ás seitas religiosas . . . todos os comunistas usam as mesmas palavras as mesmas citações parece que não tem vontade própria parecem robots programados . . .
  7. OldVic
      Música do dia: "The model" (Kraftwerk)
    Uma coisa que mostra bem o carácter do PC é que se preocupa tanto com a concordância de Portugal com os EUA e o Brasil neste caso e tão pouco com o sofrimento de um povo que já mandou cerca de 5 milhões dos seus para os países vizinhos. Para o PC, como para todos os "bons" partidos comunistas, o que conta é a revolução marxista, nunca as vítimas que ela faz pelo caminho. Mao e Stalin aplaudiriam.
    1. Conde do Cruzeiro
        Assinante. 
      Segundo a OIM e a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), cerca de 2,3 milhões de venezuelanos vivem actualmente fora do seu país.24/08/2018 " Os restantes 2,7, milhões perderam-se pelo caminho, devido aos panfletos.
    2. Suspicious Minds
        Graceland 
      Rechousense: a Venezuela precisava era de um Passos de Coelho, que mesmo sem sanções e boicotes, pediu para não ser-mos piegas e mandou meio milhão de tugas "saírem da sua zona de conforto" para bem longe. Mas falando de coisas que coisas são só nossas: quais são as últimas "choices" da Diva da Rechousa?
  8. Caetano Brandão
      MATOSINHOS 
    Já disse aqui, que é por estas e outras que o PCP está moribundo e não vai lado nenhum: quem viu o PCP defender nas suas origens os oprimidos na luta contra opressores e o vê agora defender um regime opressor, corrupto de generais e milionários à custa da desgraça popular, enfim tudo contra os princípios da justiça e da igualdade, percebe que este partido atraiçoou os seus ideais, já não distingue os princípios da suposta côr politica e com isso perdeu a sua credibilidade. A esquerda já não está no PCP, com estas atitudes o PCP só merece respeito pelo seu passado genuíno e por aqueles que sacrificaram a vida por esses ideais justos mas esquecidos agora...
    1. Suspicious Minds
        Graceland 
      ...e Saddam tinha mesmo armas de destruição maciça, e a invasão da Líbia foi para estabelecer uma democracia, que funciona em pleno...
    2. Caetano Brandão
        MATOSINHOS 
      suspicious uma coisa não tem nada ver com a outra e misturar alhos com bugalhos não desculpa os erros de ninguém: isso é o não argumento tipico de quem não tem argumentos...Alem disso já lhe disse que a intervenção e não invasão dos europeus na Libia, foi uma benção, que claramente que eu defendo porque salvou a vida a milhares de libios.
    3. Jose
        
      Quem não vai à lado nenhum são os traidores de povos e nações. Esses passarão e os povos ficarão. Os que para alimentarem a sua boyada partidária entregam os destinos do seu povo nas mãos de estrangeiros são os Vasconcelos das pátrias que passarão enquanto os povos ficarão. Confrangedor ver o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, andar a empatar paleio até poder repetir a cassete da funcionária Federica Mogherini, nunca eleita. Esses traidores vão diretos para o caixote do lixo da história sem merecerem registo.
    4. Suspicious Minds
        Graceland 
      Caetano, desculpe lá; não seja anjinho.
  9. A desonestidade intelectual do jose consegue ultrapassar todos os limites! Uma tal ignorancia que nao ha palavras!
  10. "Dá-me um irreal, um imaginário...dá-me um irreal Dá-me um irreal, um imaginário...dá-me um irreal Dá-me um ideal, um ar ilusório...dá-me um ideal Dá-me um ideal, um ar ilusório...dá-me um ideal"
  11. Jose
      
    A autodeterminação dos povos e a sua independência no contexto das nações não se explica por razões formais, brilho dos seus líderes, melhores ou piores condições materiais de vida geral. Os povos têm a sua força nos seus valores comuns, na sua cultura, na coesão social, nos seus símbolos, na solidez da sua história, nas suas crenças comuns, nas celebrações das mesmas vitórias e derrotas. Os povos podem ser esmagados por intrusos, circunstancialmente mais fortes, mas tarde ou cedo se acertam, reorganizam, inscrevem na sua história essa derrota como elemento comum e recuperam a sua independência escorraçando o invasor. Foi isso que fizeram os povos das colónias ao Império português que derrotaram apesar das mudanças de líderes e todas as vicissitudes.
    1. Esqueceu-se do: "Por uma política patriótica de esquerda."
  12. Julio
      "Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos" William Shakespeare 
    A Historia da Humanidade é uma História repleta de paradoxos. Uma História de feitos e solidariedade extraordinários, mas também de um rasto de sangue, dor, sofrimento e destruição. A História que conhecemos, em regra, é a história escrita pelos vencedores que, para não variar, como regra, lavam o rasto de sangue que causaram imputando-o e a sua responsabilidade aos vencidos - os que foram dizimados e calados os que restaram. Nós, hoje em dia, somos testemunhas vivas de actos incríveis. Assistimos a invasões, bombardeamentos - morte e êxodo de milhões de inocentes - à destruição e ingovernabilidade de países que pela violência usada, regrediram décadas no desenvolvimento das suas sociedades. Isto porque, na óptica dos agressores, viveriam oprimidos e teriam de ser "ajudados" na sua
    1. Julio
        "Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos" William Shakespeare 
      libertação e viver em liberdade e democracia. Vivem, como bem sabemos, hoje em dia, na idade média. A história da América Latina, nas últimas dezenas de anos, não é muito diferente. Golpes, governos depostos e governantes assassinados colocando no poder marionetas que vão enchendo os bolsos, impedindo o desenvolvimento dos seus países e empobrecendo cada vez mais gente.Na Venezuela não é diferente. A simples pretensão de que o Estado pudesse dar atenção às classes mais desfavorecidas da sociedade - acesso à sua participação cívica, à saúde e ao ensino - não faz parte dos planos dos iluminados que nos dirigem. Não pretendendo escamotear erros nem o clima de tensão e confrontação que existe, é óbvio que a Venezuela está na lista dos países a abater. Ele são ameaças de intervenção (Trump)
    2. Julio
        "Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos" William Shakespeare 
      ele são sanções e boicotes - estrangulamentos das operações financeiras, não comercialização de bens essenciais e medicamentos e a promoção de mercado negro e a inerente corrupção. Para cumulo, financiam, promovem alguém que se auto denomina presidente. Uma tentativa de golpe de Estado dos tempos modernos. E reconhecem-no! Tempos houve que um tal golpe mereceria, por parte de sociais democratas e liberais europeus, indignação e solidariedade. Hoje vemos a decadência politica e moral desta gente. A solidariedade que vemos é ao golpe, ao incitamento de guerra civil e, se necessário, à intervenção militar. Uma solidariedade que vai da extrema direita a socialistas, sociais democratas e liberais alimentada pela "independente" comunicação social. Quem se atreve ou ousa mostrar a sua
    3. Julio
        "Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos" William Shakespeare 
      indignação é insultado e enxovalhado. Quem tempos mais tristes! Não vêm que estão, com as sua atitudes e alianças aos sectores mais abjectos da sociedade, a destruir a nossa própria sociedade, a nossa própria forma de viver e o futuro. Hoje eles ( os outros ) amanhã nós. O que aliás já está em marcha. Não vêm, também, que a sua actual postura, perante a Venezuela, seria o mesmo que dizermos que o holocausto que Hitler promoveu não foi por culpa e responsabilidade dos nazis... mas dos judeus! Ponham a mão na consciência!
  13. É deprimente que ainda hajam políticos que ignorem a fome, o exílio e a morte, para simplesmente defender seus dogmas e ideais, que nunca tiveram sucesso. Basta constatarmos a realidade da Venezuela, Cuba ou Coreia do Norte, e também o facto dos eleitorado dos países mais ricos e bem sucedidos da Europa terem enxotado os políticos comunistas.
    1. Jose
        
      Há os que roubando ficam ricos e os que sendo roubados não enriquecem ao ponto de aguentarem o caudal do roubo. A Venezuela vende energia elétrica ao Brasil que não paga, rouba. A Venezuela vende petróleo aos EUA que não pagam, roubam etc...
    2. Mentiroso e mentiroso!
    3. A Venezuela oferece petrol às classes oprimidas dos EUA e do Brasil. É a solidariedade. ;)
    4. Ó Jose, não escreva asneiras! Nunca leste sobre as fraudes cambiais dos familiares e amigos de Maduro, com recurso às discrepâncias entre cotação de bolívares oficial e de mercado? Emigre para a Venezuela, e lá podes ter uma avença para trocar lâmpadas.
    5. Jose
        
      "O Banco de Inglaterra bloqueou um pedido da Venezuela para levantar um valor aproximado de 1,2 mil milhões de dólares das suas reservas de ouro. A Venezuela tem procurado aceder aos seus activos há já algum tempo, através de Calixto Ortega, chefe do banco central venezuelano, desde meados de Dezembro passado. As negociações fracassaram, face às pressões da administração de Donald Trump, através de Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, e John Bolton, o falcão de guerra que serve como assessor de segurança para o presidente norte-americano. As acções norte-americanas estão inseridas num conjunto de medidas, entre as quais sanções económicas e financeiras, que têm procurado negar o acesso da Venezuela aos mercados para a compra de bens essenciais, como medicamentos e tecnologia. "
  14. Eng Manuel Marques
      Albergaria dos Doze
    Ó camarada Jerónimo por que é que não vai para a Venezuela ajudar? E leve, também, os seus ajudantes.
    1. Conde do Cruzeiro
        Assinante. 
      Oh engenheiro, ainda consegue estar em Portugal com um governo apoiado pelo PCP? A mim o senhor não me incomoda nada, mas eu pelos vistos causo um grande incómodo. Oh eng. que conversa é essa?
    2. Camarada infelizmente só existe um pequeno conselho para o senhor ACORDA o comunismo na America latina é igual a corrupção e corrupção, qual o pais com o seu regime onde nao existe a pouca vergonha de roubar o povo
    3. Conde do Cruzeiro
        Assinante. 
      acorda.
  15. se for de esquerda, pode matar o povo à fome e doença que não tem mal! ah, e o povo decidiu!!
    1. Jose
        
      "O Banco de Inglaterra bloqueou um pedido da Venezuela para levantar um valor aproximado de 1,2 mil milhões de dólares das suas reservas de ouro. A Venezuela tem procurado aceder aos seus activos há já algum tempo, através de Calixto Ortega, chefe do banco central venezuelano, desde meados de Dezembro passado. As negociações fracassaram, face às pressões da administração de Donald Trump, através de Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, e John Bolton, o falcão de guerra que serve como assessor de segurança para o presidente norte-americano. As acções norte-americanas estão inseridas num conjunto de medidas, entre as quais sanções económicas e financeiras, que têm procurado negar o acesso da Venezuela aos mercados para a compra de bens essenciais, como medicamentos e tecnologia. "
    2. Suspicious Minds
        Graceland 
      Outra que já vem formatada, e nem sequer se dá ao trabalho de ler o que já foi escrito.
  16. Conde do Cruzeiro
      Assinante. 
    Os controleiros do Jerónimo de Sousa, estão incomodados, é normal a democracia portuguesa também os incomoda e muito.
    1. Jose
        
      A democracia portuguesa incomoda é Passos Coelho.
  17. Jose
      
    Os protetorados da UE não têm políticas de negócios estrangeiros próprias. Esperam que a funcionária da UE Federica Mogherini diga o que os senhores ministros dos negócios estrangeiros repetem depois como se fosse coisa sua. Das 24 eleições realizadas na Venezuela no século XXI "há uma eleição que vale". Aquela que foi ganha pelos amigos dos EUA. Nada de novo. É a mesma UE que afronta as eleições gregas de 2015 e o resultado do referendo grego do mesmo ano. É a mesma UE que manda repetir os referendos até os eleitores aprenderem a votar "certo". É a mesma UE que boicota a aplicação do resultado do referendo do RU e move montanhas para chantagear a Câmara dos Comuns. São os mesmos funcionários não eleitos que suportam o assalto ao poder em Kiev, Damasco, Tripoli, Cairo, Belgrado...
  18. Jose
      
    A UE está comprometida até ao tutano no cerco à Venezuela para matar os venezuelanos pela fome, doença e guerra e de seguida culpar Maduro a quem quer com Trump e Bolsonaro usurpar o poder, instalar mais um protetorado a render para a corja de Bruxelas. A UE borra-se de medo das eleições e dos referendos. Hostiliza violentamente o poder do voto secreto livre e justo como na Grécia, RU. É muito cinismo falar em democracia quem ocupa o poder na UE/BCE sem ser eleito nunca. Esses funcionários que são o sol da terra para os traidores dos povos dos 28 têm a magia de ser totalitários de pensamento único e acusar outros do que realmente são. Se alguém pensou que o "Incêndio do Reichstag" era crime a não repetir enganou-se. A corja da UE, Trump e Bolsonaro estão a repetir o crime.
  19. Suspicious Minds
      Graceland 
    Parece que há quem tenha sérias dificuldades de discernimento (informação?!) e não saiba que a Venezuela está sujeita a uma terrível guerra económica, com sanções e boicotes, onde o pagamento de bens essenciais, entre os quais medicamentos e bens essenciais é retido. Parece que também t~em falta de memória e esqueçam o processo de saque no Iraque, ou na Líbia, onde foram utilizados os mesmos argumentos de propaganda. Parece que há gente que não aprende nunca....ou faz questão de não aprende...
  20. Portugal tem uma comunidade imensa na Venezuela, e por isso deveria ter enviado alguém à tomada de posse de Maduro à margem da UE (por exemplo, o ex-Presidente Sampaio ou o Cavaco do BPN. Além disso, o golpe na Venezuela foi legal (na Venezuela o presidente pode convocar uma assanbleia constituinte), e as aleições foram há dois meses e o Guaidó não se candidatou porque não quis (antes de ficar agora conhecido)...
    1. Afonso C
        Lisboa 
      Ahaha pois os portugueses la fora multiplicam-se como os pretos e arabes. temos gente a mais por demasiados sitios nao podemos ser responsaveis por todos principalmente quando ja nao sao realmente portugueses mas cidadaos locais de terceira ou quarta geracao mas isso ja e outro tema pra outra altura.
  21. Fernando Costa
      Lisboa 
    O Sr. Jerónimo dá ele mesmo a resposta: é que o Sr Maduro é ele também um maluco, e extremista, acrescido neste caso do pormenor de ter o povo em extremo sofrimento. Todos sabemos aliás o que é o conceito de democracia do PCP
  22. Caro Jerónimo, se tivesse vergonha estava caladinho que nem um rato.Já era tempo de mudar de "cassete". Ainda não percebeu que os tempos são outros e que Staline já morreu há muito?
  23. Suspicious Minds
      Graceland 
    Mais uma vez, o PCP comporta-se como um partido decente, e condena veementemente as aventuras imperialistas de saque e a falta de diplomacia própria por parte do governo português. Parabéns!
  24. OldVic
      Música do dia: "The model" (Kraftwerk)
    Eu condeno o seguidismo de Jerónimo/PC em relação a Maduro. Essa condenação é muito mais urgente do que as outras, dada a situação catastrófica da Venezuela.
  25. Novo Humbo
      Ryugu 
    A defesa do maltratar de pessoas à fome e miséria é absoluta e definitivamente equivalente à defesa do maltratar de pessoas ao pontapé com botas Doc Martens, só por que têm a cor de pele "errada". A pretensa superioridade moral da esquerda tem que ser sistematicamente desmontada para defesa do evolução das sociedades para patamares realmente mais justos, livres de atávicos e imorais proselitismos ideológicos.
    1. OldVic
        Música do dia: "The model" (Kraftwerk) 
      Subscrevo, até porque os extremismos de esquerda são campeões absolutos das atrocidades.
  26. ... e passar fome morrendo subnutrido é bom, não é verdade sr. Jerónimo? Mais vale Maduro arrasando um país do que torcer pela democracia.
    1. Suspicious Minds
        Graceland 
      Diga-me onde você tem o seu guito para eu ficar com ele, e depois acusá-lo que você é um doidivanas que não sabe gerir o dinheiro e em consequência disso passar fome. Ah, e Maduro acabou de ser eleito em eleições democráticas.
    2. OldVic
        Música do dia: "The model" (Kraftwerk) 
      Se algum país ficou com dinheiro de outro foi a Venezuela. Pergunte a muitas empresas portuguesas, e leia as notícias deste jornal sobre o assunto.
    3. Suspicious Minds
        Graceland 
      Rechousense, não está à espera que o leve a sério, pois não? Se está, "escusa de estar descansado"...
  27. O problema é que há quem vote nestes imorais
    1. Em quem, nos que defendem os invasores EUA? Youtube: Assassino Econômico - John Perkins
      • João Castro Surreal que um partido que apoia as piores ditaduras do mundo tenha lugar num Parlamento ocidental.

        Enfim, Portugal....
        • Gabriel Sartori Não se sinta só meu caro, todos os países latinos tem uma bancada comunista na política, nem a França escapa.
        • Denis Fernando Eleuterio Se servir de consolo...Aqui no Brasil tem alguns, e cada vez que abrem a boca é uma ''metralhadora de falar merda'''. Exemplo: Jandira Feghali. Sem mais.
        • Vitor Silva O PCP que se mude para a Venezuela. La é que estao bem e todo o país via-se livre de todos os 'geronimos" e sua corja...
          1
        Escreve uma resposta...

      • Rui Pacheco E Silva Ó Jerónimo!!! Trump e Bolsonaro foram eleitos pelo povo para governar, coisa que tu nunca foste! E mais valia quando falas em extremismo que te tivesses preocupado quando convidaste para a Festa do Avante terroristas das FARC! Esta esquerda calada era uma poesia!
        Escreve uma resposta...

      • António Alves
        Escreve uma resposta...

      • Antonio Vieira Como é possível em pleno século XXI alguém defender estas idéias, um governo que levou um país e o seu povo à ruina total!
        • Maria Pereira Antonio Vieira ,verdade como é possível alguém apoiar estes ditadores!!!
        • José Melo Isso é falso Antonio, quem levou o país à ruína foram os Estados Unidos (imperialistas) e Portugal que não lhes deu o Pernil de Porco para o Natal...
        Escreve uma resposta...

      • Pedro Albuquerque Jerónimo.....! Já vimos que a tua vocação, é fazer trocar lâmpadas.... ;)
      • João Palma Costa Vai mudar lâmpadas e casquilhos, oh meu....
      • Abel Almeida E o momento certo para o Jeronimo ir para a Venezuela la é que ele devia estar junto do seu colega Maduro.
      • David Rodrigues Ti Gerónimo , já era hora de estares no sofá de mantinha e pipocas!!! :P
      • João Marques Sr. Jerónimo e o apoio Russo e Chinês é porquê? é pela paz mundial ou não será também pelo precioso ouro negro????
        • Jorge Manuel Rosa Santos João Marques... Não será tanto pela posse do petróleo, será mais para impedir que os yanques se a poderem dele e possam deflacionar o seu preço nos mercados internacionais afectando assim as economias russa, iraniana e dos países da OPEP no seu todo... Desde 3/10/2018 e só com o petróleo brasileiro do pré sal o Trump deflacionou o preço do petróleo nosercados internacionais em 40%, alguém pensará que a Rússia vai permitir que a sua economia fique nas mãos do Trump!?
        • João Marques Sim, é o jogo de interesses onde cada um puxa para o lado que lhe mais convém.
        • José Melo Jorge Manuel Rosa Santos se é para deflacionar o preço, então estou com os "yanques". Ao preço a que temos o diesel e a gasolina, e a geringonça a limentar o sector público, não se preveem descidas dos preços dos combustíveis. Imagino que Portugal e os EUA também se tenham metido de acordo para inflacionar o preço do pernil de porco...
        • João Marques José Melo
        • Ângelo Geraldes Jorge Manuel Rosa Santos os preços foram deflacionados porque virtualmente não tinham descido desde a subida a mais de 100 dólares por barril(falo do preço ao consumidor) e os Estados Unidos já estão a exportar mais do seu petróleo que a importar de terceiros para manter stocks. Mas hey... Se preferes continuar a pagar altos preços pelo petróleo quando este já desceu os custos de produção e que a crise passou... Continua a apoiar os países que o querem regular em cartel. Os vermelhos como de costume.
        • João Marques sejam vermelhos ou de outra cor qualquer todos lutam pelos seus interesses onde o povo fica na maioria das vezes em segundo plano! este é a verdadeiro legado da humanidade!
        • José Melo João Marques ironia meu caro João. Tente ler aquilo que o Jorge escreveu, tente ler aquilo que escrevi com ironia e depois leia esta notícia https://petronoticias.com.br/archives/122484
          DESCOBERTA DE CAMPO GIGANTE DOBRA AS RESERVAS DE PETRÓLEO DOS ESTADOS UNIDOS
          PETRONOTICIAS.COM.BR
          DESCOBERTA DE CAMPO GIGANTE DOBRA AS…
          DESCOBERTA DE CAMPO GIGANTE DOBRA AS RESERVAS DE PETRÓLEO DOS ESTADOS UNIDOS
        • José Melo João Marques se a isto juntar a tentativa dos americanos de terem um armazenador espacial de energia solar a funcionar dentro de 15/20 anos perceberá que muito do que se diz tem graça.
        • João Marques José Melo com ironia ou não, todos as grandes potências envolvidas tentam ter a sua parte do bolo! Ninguém quer saber do povo da Venezuela, querem sim os seus recursos naturais , fazer negócios com eles e alimentar as suas elites. Sejam eles de que cor ideológica forem!
        Escreve uma resposta...

      • Nuno Ribeiro Para o Cassete Jerónimo, apenas o Extremismo e Ditadura de Esquerda é que é válido e solução para todos os Governos!!!
        7
      • Doroteia Gonçalves A nostalgia da União soviética! A implosão desse regime ainda deixa saudades no pcp.
        7
      • Carlos Santos grande trump e grande bolsonaro, era um sonho sr jeronimo se portugal envereda-se pelo caminho do progresso
        2
      • Victor Martin Com que então querias que a Geringonça devia seguir os criminosos dos ditadores comunistas de que tu tanto gostas. Também não exijas tanto! Lá por tu teres dirigido aquela carta amorosa ao do ditador Maduro, não queiras agora que o Costa faça o mesmo. Aguenta-te à bronca!
        1
      • Ricardo Pimentel E é isto... chama extremista aos outros quando por outro lado defende um criminoso que mata o próprio povo! Acho que nas próximas eleições vamos ter surpresas tanto no PCP como no BE... o povo está atento!
      • Mjoão Neves E é isto que temos a suportar o governo, políticos a defender ditadores, viva a Geringonça!
      • Débora Louro Ai Jerónimo. Pergunto-me comi é que ainda existem comunistas neste mundo.
      • Fernando Serafim O que se pretende para a Venezuela é o mesmo que foi feito ao povo do Iraque, à Síria, Líbia e por aí fora,continuam a sobreviver pior e sem qualquer futuro......
      • Jose Nogueira Grande Gerônimo sempre a defender os seus, só é pena não ir para a Venezuela viver com fome.....
      • Pebatcruz Pedro Baptista Então? Não se trata de seguidismo nenhum... Trata-se de encontrar solução para os mais graves problemas daquele país, o mais depressa possível... Para isso, o que pensa Jerónimo?
      • Hariany Barbosa Este senhor já não devia estar reformado, daqui a nada ja vira um fossil kkkkk
      • Luis Neves Das Eiras Ó Jerónimo cada cavadela sai minhoca. Descansa e manda enroscar mais umas lâmpadas
        3
      • Sasha Lamounier Quantos aqui entendem a questão venezuelana? Quantos aqui compreendem a crise económica do país?
        3
        Ocultar 13 respostas
        • Carlos Dias de Castro Sasha Lamounier explique lá sff...
        • Sasha Lamounier Bom, para você quem é o culpado pela crise económica no país? Maduro?
        • Jorge Manuel Rosa Santos Sasha Lamounier não, não é o maduro, é muita gente mas não o maduro!... Tudo tão flagrante e mesmo assim, é pelo que posso ver nos comentários, ninguém percebe
        • Sasha Lamounier Maduro pode ter feito escolhas erradas ou polémicas, especialmente na economia. Mas a causa da crise não é ele, é o petróleo. Qualquer outro presidente passaria pela mesma crise.
        • André Costa Sasha, a Noruega tem petroleo. Vê uma crise nesse país? E sim, a culpa é do Maduro.
          1
        • Débora Louro Sasha Lamounier ai ai o comunismo cega.
        • Sasha Lamounier Primeiro que a Noruega não tem o mesmo contexto político, social e mesmo agrário da Venezuela. Apenas 24% do território venezuelano é agrário, sendo todo o resto importado. 

          Ademais, vocês estão falando com total ignorância no assunto. Na Venezuela, 82% de TODA A RIQUEZA é Petróleo, enquanto na Noruega é apenas 47% de toda sua riqueza.
        • Sasha Lamounier Eu não sou comunista, sou de direita e monarquista. Mas eu sei o que é realidade e o que é fantasia.
        • André Costa Sasha, e quem tem a culpa de meter a Venezuela dependente economicamente do petróleo? Quem apostou em abandonar a agricultura? Não foi o Maduro?
        • André Costa Maduro não quis diversificar a economia do seu pais..
        • Sasha Lamounier "Sasha, e quem tem a culpa de meter a Venezuela dependente economicamente do petróleo?"

          DEIXA DE SER BURRO! É uma questão da geografia económica da Venezuela, não tem relação com escolhas de governo X ou Y! 


          Eu cansei! Se querem continuar ignorantes, que assim seja!
        • André Costa Ahahahah Sasha, por amor de Deus. Vai dormir.
        • Sasha Lamounier Irrita-me imenso ver um monte de gente sem nenhum conhecimento básico acerca da história política e económica da Venezuela, dizendo o que Maduro devia ou não fazer. Eu não estou o defendendo, até porque ele tomou atitudes equivocadas. Mas não é culpa dele a situação em que o país se encontra. Em todo caso, se preferem acreditar nisso e servir de cachorrinho dos EUA, problema é de vocês.
          1
        Escreve uma resposta...

      • Antonio Bastos Eu também condeno que o pc hoje ainda exista, por se tratar de uma organização profundamente anti-democrática, embora moribunda...
      • Luis Rodrigues E defende o assassino do povo,um tal de Maduro ??? Credibilidade zero
      • Isabel Eusébio como é que uma pessoa destas existe
      • Toze Clemente Estás com cara de lâmpada mal...fundida...chama o genro 😂😂
        4
      • Osvaldo Freire
      • João Marques O regime de Maduro ficou podre e agora só cria bicho!
        4
      • Manuel Coelho Tem calma Geronimo, Maduro pode pedir asilo político em Cuba
        4
      • Clara Matos Silva Ai ai......!!!
      • Clara Matos Silva
      • Alfredo Colaço É isto que este gajo quer para nós ganhar 15 euros por mês que dá para comprar 4 frangos num mês Excremento Parasita.
      • Nuno Gonçalo da Costa
        1
      • Hugo Paiva Mas anda votam neste gajo que só defende ditadores..? A esquerda vai de mal a pior... Estes e o bloco
      • Iolanda Helena Duarte Sai fora stanilsta
      • Rui Manuel Pirralho Comunismo = Fascismo 🇻🇪
      • Maria Torres Rodriguez Torres
      • Fátima Fortuna
      • Shmuel Fábio Daniel Caladinho tás melhor

Sem comentários: