quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

300 dias de prisão depois, PT pede nomeação de Lula da Silva para Nobel da Paz


696
11
O ex-chefe de Estado está preso desde abril do ano passado, na sede da Polícia Federal de Curitiba, onde cumpre uma pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e branqueamento de capitais.
O antigo Presidente brasileiro, Lula da Silva, cumpriu esta quinta-feira 300 dias de prisão
Fernando Bizerra Jr./EPA
Autor
  • Agência Lusa
O antigo Presidente brasileiro, Lula da Silva, cumpriu esta quinta-feira 300 dias de prisão, tendo o Partido dos Trabalhadores (PT) pedido a sua nomeação para o Prémio Nobel da Paz, cujo prazo para indicações termina esta quinta-feira.
O ex-chefe de Estado está preso desde abril do ano passado, na sede da Polícia Federal de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná, onde cumpre uma pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e branqueamento de capitais.
Ao longo de dez meses, o antigo líder sindical e antigo Presidente da República recebeu centenas de visitas, incluindo a do ex-Presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, do eurodeputado italiano Roberto Gualtieri e do antigo líder do Partido Social-Democrata da Alemanha, Martin Schulz.
Em 1980, Lula da Silva, que governou o Brasil de 2003 a 2010, passou 31 dias preso por ter desafiado a ditadura militar que comandava o país na época e, quatro décadas depois, alega que voltou a ser um “preso político”.
Sob esse pretexto, o PT, partido que liderou, aderiu à campanha iniciada pelo vencedor do Prémio Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, e intensificou a campanha para que Lula da Silva seja um dos candidatos à distinção deste ano. Além disso, o PT divulgou um comunicado onde afirma que nos 300 dias de prisão de Lula, a única “certeza” é de que se trata de um “preso político”.
O partido justificou a sua convicção considerando que o antigo Presidente teve os seus direitos constitucionais limitados, ao ter sido impedido de comparecer ao funeral do seu irmão mais velho, Genival Inácio da Silva, que morreu nesta terça-feira, aos 79 anos.
Depois de ter conhecimento da notícia, Lula pediu permissão à Justiça para deixar temporariamente a instalação prisional, e assim despedir-se do seu irmão, com base no Código de Execução Penal brasileiro, que estabelece que os condenados “podem obter permissão para deixar o estabelecimento” em caso de “morte ou doença grave do cônjuge, companheiro, ascendente, descendente ou irmão”.
No entanto, a juíza responsável pelo caso, Carolina Lebbos, frisou que, segundo o Código, “a autorização de saída será concedida pelo diretor do estabelecimento onde se encontra o preso”, determinando assim que fosse o responsável pela Polícia Federal de Curitiba a manifestar-se sobre o pedido de Lula.
Por sua vez, o diretor da prisão, Luciano Flores de Lima, declarou que a saída de Lula não seria possível devido a questões de “logística” e “segurança”, tendo sido assim negado o pedido da defesa do antigo Presidente.
O Supremo Tribunal brasileiro intercedeu no caso e autorizou que Lula da Silva se despedisse do irmão, no entanto a decisão já não chegou a tempo do ex-governante comparecer na cerimónia fúnebre. Além da condenação, Lula da Silva responde por outros processos na justiça, na sua maioria por corrupção.

Agora que entramos em 2019. Rui Pinto

Esse PT é um brincalhão!!! 
E outra, o Lula
quando era presidente e Livre, não foi ao funeral dos outros dois irmãos que morreram, preferiu na ocasião ir a uma confraternização....
Tiago Manso
5 h
Mas isto é notícia porque!?
Espártaco Galaécio
6 h
Para comentarmos, temos de ler o grande tratado sobre o tema, A ARTE DE FURTAR, escrita no séc. XVII, pelo padre jesuíta Manuel Costa, sj. Penso que deve estar muito divulgada, talvez como livro texto, mas sobre ela já deve haver muitas teses de doutoramento. Estou convencido que o grande requisito que falta a este notável político é o DOUTORAMENTO HONORIS LATRONEN CAUSA. 
Orácio Orlando
6 h



Hahahahahahahahahahahahaha......
A direitralha toda até se joga ao ar com uma noticia destas.



... Ler mais
Passos, O senhor 24%
7 h
Bem. Antes alguém tinha dito que o Trump também poderia ser nomeado para o mesmo Prémio. Entre os dois venha o diabo e escolha!
Antonio Fonseca
7 h
Mais uma notícia da TASS-LUSA.
Rui Lima
7 h
O PS não deve ficar atrás e propor Eng ° José Sócrates
José Sousa
7 h
Movimento ridículo e sustentado pelos patetas da "resistência" espalhados e infiltrados na comunicação social. Em Portugal há um número apreciável desta sub espécie humana, idolatra de falsos profetas e com ditadores de estimação. Mas atenção pois até Hitler foi candidato a Nobel da Paz e até o tirano assassino estaline foi 2 vezes nomeado. Dá para ver o critério da academia ...arrepiante. 
Bruno Guedes
7 h
Nobel da Paz merece o povo brasileiro por ter pacificamente aturado toda esta camada de hipocritas do PT durante tanto tempo...
victor guerra
8 h
Não têm pudor
chico fininho
8 h
ai está uma noticia mandada colocar pelos comunistas num jornal que se diz de direita.....   e cumpriram.... sim senhor, e querem subscrições 

Sem comentários: