terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Governo extingue UP e cria cinco novas Universidades


Governo extingue UP e cria cinco novas Universidades
O conselho de ministros decidiu extinguir a Universidade Pedagógica e no seu lugar criar cinco novas universidades.
As novas Universidades resultam da juncão das diferentes delegações da UP nas regiões nas regiões norte, centro e sul do país. O governo acredita que como instituições autónomas as novas universidades servir melhor os cidadãos.
O conselho de ministros fundamenta a sua decisão com a necessidade descentralizar a gestão das universidades, imponderar a sua governação local para torna-las mas eficientes e capazes de responder a dinâmica actual do desenvolvimento do pais e do Mundo.
Assim surge as universidades de Rovuma, Uni Rovuma que vai englobar que era a UP Niassa, UP Nampula e UP Montepues.
A Universidade Licungo, Uni Licungo que agrega a UP Beira e a UP Quelimane, a universidade Pungue, Uni Pungue que integra a UP Manica e UP Tete, a Universidade Save, Uni Save que integra a UP Massinga, UP Maxixe e UP Gaza, e finalmente a Universidade Maputo, Uni MAPUTO que integra a actual sede da UP.
O ministro da ciência e tecnologia ensino Superior e técnico profissional, Jorge Nhambiu que apresentou o decreto da extinção da UP explicou que o mesmo resulta de uma reflexão interna na Instituição que vem desde 2015, tendo submetido a proposta ao governo com três opções de gestão da UP ao que o governo considerou esta (da criação de cinco Universidades) como a mais adequada.
“O que nós achamos que era importante fazer era descentralizar a tomada de decisões, porque na estrutura actual todas as decisões são tomadas centralmente em Maputo, desde a emissão dos documentos de finalização dos cursos até outras decisões administrativas.
Achamos que com esta restruturação da UP os ganhos são bastantes para a comunidade académica e opara o povo moçambicanos em geral? disse Jorge Nhambiu.
Quanto ao âmbito das suas actividades, o ministro Jorge Nhambiu diz que as mesmas poderão continuar com as actividades que vinham desempenhando podendo, entretanto, agregar novas áreas de formação e de investigação.
“Quando nós criamos uma universidade, a mesma teoria vale para estas cinco universidades que estamos a criar hoje.
Universidades não são Institutos, elas abarcam um universo de conhecimentos, e estas podem ter no seu interior institutos ou escolas, mas a sua vocação e- de uma Universidade” Sublinhou
A Universidade Pedagógica resultou da extinção do instituto Superior pedagógico, em 1995, tendo a partir dessa altura introduzido novos cursos para além da formação de professores.
Na mesma ocasião o ministro Nhambiu comentou sobre as Instituições do ensino superior encerradas por não reunirem condições para desenvolver as suas actividades tendo referido que as mesmas não foram apanhadas de surpresa, e que foram dadas tempo suficiente para se conformarem com a lei.
Na verdade as Universidades foram instadas a solicitar os respectivos alvarás para poderem exercer a sua actividade, e nesse processo o ministério tem o dever de fazer uma vistoria a instituição e em 2017 estas foram inspecionadas para se poder emitir os respectivos alvarás.
Na vistoria foram identificadas 28 instituições que não tinham condições de leccionar, pelo que foram dadas o prazo de um ano para regularizarem a sua situação. Destas apenas 16 o fizeram.
“Doze não se conformaram com a lei e não se tendo conformado, nós não estamos a passar os alvarás” sublinhou Nhambiu acrescentando que a lei do ensino superior já tem as normas que norteiam o encerramento voluntários de uma instituição de ensino Superior.
“Estas Instituições tem que se ocupar em resolver a questão da integração dos estudantes, dos docentes e do corpo técnico administrativo em outras Instituições” esclareceu.

Sem comentários: