quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O fotojornalista Estavio Valoi é um dos responsáveis pela vitória das gentes de Montepuez afectadas pela mineração capitalista de rubi, explorada pela Gemfields.

Marcelo Mosse está com Estacio Valoi.
7 h
O fotojornalista Estavio Valoi é um dos responsáveis pela vitória das gentes de Montepuez afectadas pela mineração capitalista de rubi, explorada pela Gemfields. Baseado em Pemba, Valoi foi instrumental para a exposição internacional das situações de tortura, assassinato e despojo de que foram alvo as populações locais, fotografando, escrevendo e participando em documentários de denúncia publicados no prestigiado canal de Al Jazeera. O trabalho de Valoi mostra a importância do jornalismo na defesa dos mais desfavorecidos, através da exposição constante do crime e da ganância que dominam a exploração dos nossos recursos naturais. Recentemente, Estacio Valoi foi retido no interior de Cabo Delgado, quando em missão de cobertura da insurgência que decapita corpos e almas inocentes da zona. Respect!
Comentários
Escreve um comentário...

O comerciante da Maxixe, Balesh Moanlal, raptado na passada sexta feira à noite no restaurante “Nacional”, localizado na Estrada Nacional N1, a poucos km do centro da cidade, no sentido norte, continua ainda no cativeiro. Fonte da comunidade hindu da Maxixe disse à “Carta” que a família de Balesh ainda não foi contactada pelos raptores. O caso deu-se por volta das 23 horas, quando três homens mascarados irromperam no “Nacional” e terminaram abruptamente um jantar que reunia amigos maioritariamente comerciantes da comunidade. Quando os mascarados desceram do carro que os transportava, empunhando as armas, os convivas entraram em pânico e puseram-se em fuga.
O dono do restaurante, Subhash Arquissandas, próspero comerciante da Maxixe, um dos herdeiros do Grupo Chizingo, foi baleado na coxa e permaneceu estatelado. De acordo com uma fonte, todos os outros conseguiram fugir, mas Balesh teve um ataque de pânico e deixou-se cair.
Os raptores tentaram levar Subhash, que estava ferido. Não conseguiram carregá-lo. Acabaram por levar consigo Balesh. “O alvo era Subhash”, disseram fontes de “Carta”. Os eventos duraram uns quatro minutos. Os raptores zarparam com Balesh em direcção à zona de expansão da cidade da Maxixe. “Carta” sabe que Subhash, depois de receber tratamento médico no Hospital Rural de Chicuque foi evacuado para Nelspruit. Balesh continua no cativeiro. Os dois empresários estão na casa dos 50 anos.(Carta)
CARTAMZ.COM
O comerciante da Maxixe, Balesh Moanlal, raptado na passada sexta feira à noite no restaurante “Nacional”, localizado na Estrada Nacional N1, a poucos...
Comentários

Sem comentários: