segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Chang está preso na África do Sul...Quando é que o Guebas vai visitá-lo também?

A imagem pode conter: 2 pessoasCALISTO MEQUE MEQUE
Quando 1º ministro de Portugal Sócrates esteve preso seu amigo Mário Soares ia visitá-lo.
Lula está preso, a Dilma todos sábados vai visitá-lo.
Chang está preso na África do Sul...Quando é que o Guebas vai visitá-lo também?


O defeito é a face oposta da virtude

Sabeis 'mozamigos', 'mozconcidadãos' e 'mozcamaradas'?...
Vós nunca antes convivestes com um físico como estais convivendo desta vez, nesta plataforma. Os físicos têm um defeito de instrução: eles questionam tudo e não param por aí; também buscam respostas para todas as suas perguntas. E fazem isto usando linguagem trivial; não poética, polida ou diplomática. Os físicos dão nomes a todas as coisas com que lidam, incluindo ideias e entes físicos; e também atribuem nomes a todas propriedades das ideias ou entes físicos de que se interessem. É por isso que é difícil a um físico falar no abstracto, poética, polida ou diploticamente.
Peço, pois, a vossa compreensão e a vossa indulgência para me perdoarem por eventuais ofensas aos sensíveis à adulação e à veneração, mesmo não sendo ele(a)s entes divinos. Eu amo a FRELIMO qual amo a minha profissão, e me repugna a adulação ou veneração a entes efémeros, quais dirigentes da FRELIMO. O respeito à pessoa humana não deve ser confundido com a adulação. Venerar um ser semelhante é pecado. Vós que venerais vossos semelhantes sois pecadores.
Eu não tenho ódio algum por Joaquim Chissano ou por Armando Guebuza. Eles são entes efémeros; são pessoas mortais. Nunca foram, não são e nunca serão pessoas perfeitas. Não é, pois, correcto tratá-los como divindades. É contra-senso. Se eles por si próprios não podem falar das suas deficiências, é dever de quem tem verdadeira consideração por eles apontar-lhes as deficiências que têm, na óptica do observador. E é dever deles ter sempre presente que o mundo que os cerca reconhece-lhes não só virtudes, mas também defeitos. Tal eles devem saber e fazer, porque a virtude é qual moeda: tem a face oposta—o defeito. O ser humano é conhecido não só pelas suas virtudes, mas também pelos seus defeitos.
Eu disse.
Palavra de Honra!

Sem comentários: