Pinnacle News
3 h ·
Numa só frase, dizer que houve pela madrugada de hoje (07-06-2018), mais um ataque que teve proporções semelhantes ou acima do de Naunde - Macomia.
Portanto, mais de duas centenas de casas de construção precária incendiadas (toda a aldeia) e contam-se até aqui, pelo menos 4 pessoas adultas decapitadas. Uma senhora é tida como desaparecida.
Algo a ter em conta é que entre a aldeia Naunde (Distrito de Macomia) e Namaluco (Distrito de Quissanga), são vizinhos e os povoados, partilham o mesmo espaços de terra para o cultivo de alimentos.
A aldeia Namaluko, por tradição, é bastião do partido Frelimo pois, la residem puros antigos combatentes. São terras férteis e zona entregue a eles, em tempos samorianos.
A estas alturas em que o Pinnacle News vos escreve, tem indicações de que tropas governamentais estão no terreno e ao lado de jovens das mesmas povoações.
Vários agentes económicos das duas aldeias, estão presos desde ontem, por serem suspeitos em colaborar com estes, sobretudo na logística.
Aguardamos pelas fotos em primeira mão, já já.
Ontem dia 06/06, "Allshababs" atacaram também uma aldeia até a madrugada de hoje, aldeia designada (Namaluco) no distrito de Macomia, teve início pelas 22 Horas, e não houve Socorro da agente policial, isto que já tinham recebido a informação.
As outras populações próximas tiveram que se colocar em campos de futebol e sede do distrito a população teve que se aproximar as casas dos chefes.
Nota: quase 100% de casas com a cobertura do material local (principalmente capim), foram queimada.
Povo ficou sem qualquer bem (automóveis, alimentos, vestuários, e outros pertences).
Ps: Vítimas mortais ainda por se confirmar o número exato, mas tudo indica que existem até então seis (6) vítimas.
Atenciosamente
Radicais Al-Shabab atacam, matam e queimam residências no distrito de Quissanga em Cabo Delgado.
. A situação na província nortenha de Cabo Delgado está a tornar-se calamitosa. Os radicais do grupo extremista, Al-Shabab, escalaram na noite de ontem, quarta-feira (06), o distrito de Quissanga, concretamente numa aldeia chamada Namaluco. As nossas fontes descrevem que as acções criminosas dos insurgentes iniciaram um pouco depois das 21 horas. Como sempre, há vítimas humanas, destruições de bens e saques. Conta-se que há pelo menos a confirmação de 6 moçambicanos mortos e há também registo de dezenas de casas de construção precária incendiadas.___Em atualização. Vamos trazer as imagens. Triste. Paz às almas.
Sitambul Ibn Bendito Kumedo
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Muarame Jordão Suail Meus dois conhecidos morreram nesse ataque 😭😭😭
7Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Rail Dique
Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 55 min
Muarame Jordão Suail
Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 36 min
Marilia Martins De certeza que são Jhiadistas
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 33 min
Muarame Jordão Suail Nao São nem pouco, a 2 dias atras fizeram o mesmo em naunde quimando mesquitas e mataram o lider religioso "sheikh' quando este queria atravessar para vizinha ilha de Ibo no arquepélago d Quirimba
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 27 min
Marilia Martins Muarame Jordão Suail Aqui deram ontem nas noticias,que podem ser radicalistas que dão um nome que não consigo dizer mas que pertencem a grupos de JHiadistas! Por enquanto o grupo é pequeno,se crescer,não vão dar conta deles e rapidamente se espalham
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 25 min
Muarame Jordão Suail A RTP depende de journalistas Mocambicanos na sua maioria trabalham nas medias Mocambicanas e nenhum Mocambicano sabe dizer o quê que este grupo quer porque nem os capturados do mesmo grupo alguns nem sabem dizer o quê que iam Fazer falam de valores altos em dinheiro que São prometidos e nao encontram quando chegam no mato e nem podem fugir porque São controladosGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 17 min
Pinnacle News Muarame Jordão Suail NOS SOUBEMOS E JA PUBLICAMOS. VOLTAREMOS A PUBLICAR PELA MANHA DE SABADO
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 8 min
Escreve uma resposta...
Felicidade Alberto Chiguba Jorge
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
DellaCerda Langa Ainda é um grupo fragmentado de seis pessoas que faz essa barbaridade tod😫
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Anastacio Ricardo Olha è nos como povo ok vamos fazer! Sao homens de chibante voce sabe k o tal e o njusi nao se day!
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Dionysius Simbine Bothas Enigma!
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Alberto Gabriel Guerra Guerra Inacio Dina Disse É Um Grupo De 6 Pessoas Que Tão Dar Dor De Cabeça,se For 12 O Que Serà.Parece Que Trata De Um Movimento Novo .
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Germano Come Péssima notícia. Quo vadis Moçambique!
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Joel Alson Chichongue Estes acontecimentos me lembram dos ataques da Renamo entre os anos 80 e 90.É exactamente assim como a Renamo se introduziu na zona Sul, especialmente na província de Gaza. NB : Com isso nao quero dizer que é a Renamo que está atacando a província de Cabo Delgado ou seja envolvida. Por favor entendam bem. Me lembro da dôr e atrocidades crueis como estas
3Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Luis Manuel TRISTE
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Fingues Ramos Imaha Imaha Nas zonas onde a frelimo xta a mandar ou zonas fieis a frelimo tem sempre problemas ou fraco desenvolvimento ou sao zonas eskecidas... Chegou altura de reconhecer k xtamos entregues
Momade Assife Abdul Satar
5 h ·
Cabo Delgado: Al-Shabab ou criminosos vulgares?
Polémicas a parte. Para mim, os grupos que actuam em Cabo Delgado não têm nenhuma ligação com o Al-Shabab. Esta é minha percepção. Ora vejamos, Cabo Delgado, nos últimos tempos, passou a ser palco fértil para a ocorrência de qualquer subversão. A província produziu muitos pobres e não soube como lidar com isso.
Há que olhar que um dos sectores que arrastava muitos jovens em Cabo Delgado é o madeireiro. Com o aperto do cerco pelo Governo, devido ao bate indiscriminado até de espécies raras, a actividade conheceu dias de fel. Ou seja, muitos, por assim dizer, foram "desgraçadamente" para o desemprego: as serrações fecharam, o contrabando da madeira diminuiu…fome!
Por outro lado, temos o garimpo que arrasta milhares de jovens daquela província e não só. Entre 2015 e 2017, A Polícia da República de Moçambique, em Cabo Delgado, prendeu e deportou cerca de sete mil garimpeiros ilegais. Quais são os países de origem desses indivíduos? Como é que os deixaram se instalar em Cabo Delgado e, como se não bastasse, pilharem as nossas riquezas? E que reacção seria de esperar se os mesmos fossem proibidos de garimpar? Quais são os seus hábitos e costumes? De que maneira viviam no território moçambicano? Quais são as suas conexões? As interrogações são infindáveis!
Por exemplo, há tempos foi reportado que os garimpeiros que extraem ilegalmente rubis na zona mineira da aldeia de Ntoro, posto administrativo de Namanhumbir, província de Cabo Delgado, eram acusados pelas famílias residentes no local de roubarem produtos de suas machambas. Vejam onde é que se chegou!
Estes garimpeiros, quando acossados pela Polícia, refugiam-se no mato. Quando apertados pela fome, já que não têm o seu ganha-pão, saqueiam os bens das populações.
Todos sabemos a quem pertencem as minas de rubis, por exemplo de Namanhumbir, onde foram torturados, pela Força de Intervenção Rápida, vários garimpeiros moçambicanos. Os donos daquelas minas que geram fortunas incalculáveis são camaradas. O povo passa fome. É proibido de recorrer ao seu ganha-pão: o que esperar?
Esses focos de subversão, eu considero-os uma forma desses grupos chamarem atenção. É verdade que a sua maneira de agir é de todo condenável. Mas o que esperar de alguém com pouca formação…e pior: com fome? O roncar de um estômago vazio faz qualquer um perder a razão.
Portanto, eles até se podem chamar de Al-Shabab, mas não passam de criminosos vulgares, bandidos que decapitam a sangue frio os seus semelhantes. E, quiçá, decapitam pessoas da mesma condição que eles. Porquê não se formaram em um exército robusto e tacaram os donos das minas de rubis?
Estes focos de subversão, considero-os como um aperitivo. O prato forte vai ser servido quando começar a exploração efectiva do gás natural. Haverá muitos excluídos. A população irá se aperceber que foi enganada. Obrigada a abandonar as suas machambas, a actividade pesqueira, perdeu terras férteis onde apascentava os seus animais. E zero!
Nini Satar
GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Mais relevantes
4,3 mil4,3 mil
81 partilhas
91 comentários
Comentários
Escreve um comentário...
Jr Chauque Eu também não acredito nos "TERRORISTAS" em Cabo Delegado.... ainda, e há muito que não joga, até hoje não há provas sobre Al-Shabab só há boatos, mortos e mortos nem mesmo o governo não pronuncia Al-Shabab, aqui há gato e rato... Há uma jogada.... E o nível da pobreza e insegurança é maior qualquer um faz e desfaz porque conhece muito bem a zona, triste matarem inocentes ainda mais aumentando a pobreza 😈😈😈😈😈😈😈😈😈😈
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Endo Atumane Houve ataques na noite de ontem 06.06.2018. em Namaluco-Distrito de Quissanga. A situação é grave.
12Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Christina Santos Meus avós, primos è sobrinhos vivem lá que tristeza
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Endo Atumane Muito tristeGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Dinis Francisco Cossa Um dia desses a mídia vai ser proibida de trazer informações de lá você vai ver. Isso tudo é uma coisa programada por camaradas. E outra coisa é que os tais garimpeiros que foram expulsos outros tinham mansão e carros de luxo lá ou isso pode ser uma revolta ou outra coisa.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Bernardo Titos Cossa O de direito deve tomar a sério do que está acontecer na província nortenha de Cabo Delgado,porque a cobra é pequena ou grande tem o mesmo nome,"Cobra".Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 49 min · Editado
Escreve uma resposta...
Sketch Conected Eu acho que tens alta razão Sr. Nini, aquilo deve ser fruto do desespero mesmo. Melhor coisa seria proucurar identificar os cabeças do grupo, para questionar-lhes o objectivo final.
paz
7Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h · Editado
Lino Albatt Semedo Albatt Bom dia Sr Nini , faz algum sentido a tua explanação o povo precisa reagir a essas todas situações que o governo impôs , se o governo fala do al-shabab quais são as provas que eles trazem para a firmar categoricamente que seja uma força extremista e bem organizada que executa da maneira mais fria os seus semelhantes
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
VG Mathavel E que nem faz sentido isso, em Moz quando se quer uma riqueza nao se toma a forca, pede-se ao Governo e este da sem rodeios, porque cargas de agua o grupo extremista estaria a atacar camponeses sem nenhuma riqueza nem nada?
so nao ve que nao quer. ataques que nem se quer sao reivindicados.
lololololo
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Zakarias Chulula Quando se quer riqueza pede-se ao governo e este dá sem rodeios? Isso não acontece e nunca irá acontecer cá em Moz. Irmão.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
VG Mathavel Olha a tua volta e me diz para onde vai o rendimento de todos emprendimentos e industrias em Moz, ate a portagem de Maputo nao se reverte a ti.
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Escreve uma resposta...
كابير موميد نور Al-shabab não são pobres desesperados tem dinheiro andam de máquinas . Esses são moçambicanos desesperados .
7Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Zulfikar Mussagy Concordo plenamente, esta muito claro k isso e roubo de Moz para Moz
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Paulo Sérgio Quincardete Quincardete Onde esta a exibicao militar que se fez em Gorongoza quando um irmao era perseguido por exigir mudanças? Que defesa territorial tem feito com o investimento feito?
5Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Vavas Mukwaranha Kkkk. E ainda, onde esta a empresa individada pra assegurar a tal Orla Maritima?Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 58 min
Escreve uma resposta...
Aniceto Benzane Na verdade não passa de um grupo que fora colocado á sua sorte,mas enfim esses actos macábros são condenáveis mas creio mesmo não tratar de Al-Shabab, ademais as autoridades além de abaterem os mesmos deviam ser capturados para que falem das reais motivações que os levam a optar por essa via...!
5Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Zevádio Leonardo Rofino Com todo respeito, que nao eh pouco, sou de crer que as autoridades abatem qualquer um so para no fim do dia aparecer um portavoz da unidade a dizer que a situação está controlada. Nao duvido que mesmo as autoridades estejam a findar vidas inocentes.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Famba Phambene Thamanga Eles sabem quem são os protagonistas, o resto é para driblar/fazer crer aos incautosGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Escreve uma resposta...
Socrates Cavalo Eu so nao percebo a incapacidade da nossa policia....seraque nao temos policias qualificados para neutraliza-los, o que esta por detras de tudo isso, quem esta por tras de tudo isso, quem forneçe armamento e toda logistica deles...!
3Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Francisco Nabila nossa polícia, está especializada kndo se trata de manifestações nas cidades e vilas. Agora no Mato ekes não tem autoridadeGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Francisco Nabila Mesmo com arma na mãoGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
D'monteiro Augusto Júlio Se formam para gás lacrimogêneo e ladrões de galinhas e telefones.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Escreve uma resposta...
SJ Naife Aqui esta cheio de cataventos e puxa sacos! A dias satar fez uma publicação e disse q supostamente tratava se de al shabab e muitos fizeram os comentários e hoje diz q no seu ponto de vista supostamente seja criminoso vulgares e os cataventos estao lá tbem a darem comentário igual! Esse tipo de gente nada aprende na sala de aulas, trata se de Mr yes yes
5Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Jacinto Zacarias Ali Vai ler a palavra " supostamente " ainda você soube se expressar...ele disse que dizem serem supostamente ser grupo al'Shabab. E agora ele esta expos um texto argumentativo e esta a defender com teses a favor no que ele argumentou... Espero ter te explicado. Aquele abraço.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Artur Doha Certo Jacinto.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Armando Maibeque MUITO BEM JACINTO,O SR SN NAIFE TEM DE SABER LER E ENTENDERGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Escreve uma resposta...
Alexandre Chirrute Eu sabia que isso não tinha nenhuma coligação com os de grupos extremistas.,Porquê?:Porque o Governo nem se preucupa em envidar os esforços para conteplar esses actos perpectados por esses senhores que duma forma rubusta, apelidam se *Al_shababe*,...e pelo o que eu Saiba,os extremistas só atacam em terras(países) ferteis como Libia,RDC,Nigeria,e etc...e Moçambique nesta lista esta excepto,,,não é por mal irmãos,não me levem a mal sério,é que estou muitíssimo revoltado com o governo actual.."Se esses supostos homens do Al shababi atacassem as empresas dos camaradas lá em C.Delgado,seria bom,pois alto o magistrado da nação(Sua Excelência o Pr)envidaria esforços para que se parasse com os atacaques que lá estam a decorrer,mais como os homens estremistas não mencheram em nada que os perteçe,eles estam aí numa wela..,outros estam na Ponta Vermelha,Outros(as) na(o) B.Mozal,B.Tchumeni,B.Liberdade,B.Kongholote e etc a assistir tudo e a rirem...porra ntla..
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h · Editado
Florencio Goncalves Jose Outros estando na TVM a falar merdas caramba.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Alexandre Chirrute Isso é muito triste irmão.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Escreve uma resposta...
Olinad Ed Otnemicsan Obmutnahn Tristezas da vida... A pátria vive momentos difíceis quando todos acreditavamos que o alcance da paz efectiva resultará dos acordos e conversações entre o governo e a Renamo.
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Zevádio Leonardo Rofino O problema foi esse mesmo de ter sido só a Renamo e o Governo. O povo nao participou
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Olinad Ed Otnemicsan Obmutnahn O povo tem muito a dizer sobre as matérias em discussão, sobretudo tendo em conta que estas terão um grande impacto na sua vida, porém a sua participação foi vedada.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Escreve uma resposta...
D'monteiro Augusto Júlio Por mim até, aquilo pode ser obras dos mesmos camaradas pra afugentar a população local e eles passarem a explorar sem nenhuma Barreira... minha maneira de pensar....
Mas Nini tem toda razão.....
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Artur Doha Advogo.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Escreve uma resposta...
Airosvstk Benignov No fim, descobriremos que existem moçambicanos que apoiam a logística daquele grupo.
Agitamo-nos por saber que temos recursos valiosos, mas não nos agitamos ao ver o povo ficando cada vez mais escravo da sua própria terra.
Acredito que haja estreita relação daquele com países estrangeiros, mas estou ciente que alguém de casa pretende criar instabilidade para obter VANTAGENS.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Arcilio Alberto Fernando Alega fome,fome? Pk os moçambicanos não vao matar pessoas em Malawi Zimbabwe,Africa do Sul ou outro pais,nao faz sentido,estrageiro viajar pra outro pais matar.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Mario Chioio Que estrangeiro?
Sao criminosos cujo suas veias corre o sangue da patria amada. Aquilo tudo deve ser um drama pra adormecer o bebê.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 14 min
Escreve uma resposta...
Egidio Goncalves Nao entendo porque o governo investiga as coisas em vez de dizer isto ou aquilo , eles proprios nem sabem o que esta acontecendo por la , falta de investigacao e quando a coisa piorar ja e tarde
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Paito Damaso Tdo isso o nosso coverno sb muito bem o q est acondecer mais ele s faz d nao perceber so pra fazr sofrer pessoas inocente e tdo isso cria ms bolemica nas familias e da rancor de + pensamentos infinitos.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 14 min
Arcilio Alberto Fernando Acredito k alguns muçulumanos estão envolvidos nestas cenas de crime,e os muçulumanos devem parar de converter qualquer 1 k aparece pela frente,e logo passa a considerar de irmão muçulumano,dão abrigo,etc,etc.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Qyss Myss Eu sempre duvidei terroristas? Nao,apenas pobres revoltosos,se ate hoje nao se sabe os objectivos é porque ainda nao tem lider do grupo.e governo nao sabe com quem dialogar.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Mário Wa Solo Olha belo raciocínio. Mas acho que existe várias formas de atingir o inimigo. Uma delas ê atacar o elo mais fraco. Se calhar podes até ser um grupo que está reivindicar alguma coisa com o Governo. Mas porque ainda não tem poderio para atacar o topo numa primeira fase eles vão atacado os de baixo.............Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Bia Zandamela Afinal é isso que está acontecendo? Mais há inocentes e vítimas humanas nesta história ...lamentar e dizer que é triste....Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Cândido Gabriel Cinturão Ora vejamos
quando fome entra em casa somos capazes de fazer qualquer coisa.
então eu acho que a frelimo é promotor de todo isso
4Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Rogerio Moises Não resta margens de dúvidas, os verdadeiros culpados,destas façanhas, são estes ditos ambiciosos sem escrúpulos,que venderam a alma ao diabo(os camaradas)
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Cândido Gabriel Cinturão Nós a sofrer eles a fazer é desfazer os bens do povo
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Escreve uma resposta...
Vitalino Macauze Eu não a credito nisso. Para min estes insurgentes tem uma mão muito forte de altas patentes dos governantes moçambicanos. Porquê que a Policia não os neutraliza? Com a população desalojoda as petroliferas não encotrão os donos das benfeitorias para pagar lhes as suas indiminisações. Logo um grande gatuno aparecerá a dizer que as terras são suas e receberá o valor.
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
SJ Naife Só falta nini dizer q SJ Naife é q está liderar o grupo de assassinos em cabo delegado vao dizer sim, boa visão é uma pura verdade!!! Cataventos, bajuladores semana passada era al shabab fizeram comentarios críticos contra al shabab e hoje são garimpeiros feridos e dizem q sabiam,
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Julio Coane Eu questiono me ainda pela vandalização de mesquita e queimada do Alcorão! Aí a remissão em causa das suspeitas à Al-Shabab.
3Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Joaquim Moiane Boss de todos tempos .sempre com informações de primeira
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Jurema Mineses Boa observação, verdade
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Cremildo Watt Bem parte concordo ctg mas ha coisas que nao fazem maior sentido, se realmente os bandidos tivessem essaa motivacoes nao iam matar...
Para quê matar se amanha vai precisar da mesma vitima pra lhe dar de comer?
Por outro lado, o Governo deve sim proteger esse jazib de modo que seja explorado de forma legal e consciente para a distribuicao equitativa desses recursos. O Governo tem que continuar a construir escolas, hospitais, estradas e pagar os seus trabalhadores e nao é todo dinheiro k vem dos parceiros de coperacao! Esse grupo vai explorar os recursos sem pagar os direitos fiscais, por outro lado eles vao vender por um preco mto baixo e so eles é k se beneficiam disso, pra mim isto é o saque.
Se o Governo nao agir de forma legal e fazer a dstribuicao equitativa dessas riquezas eles estarao a agir de mà féGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Faizal Amina Omar CertoGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Gomes Edugomes Pouco percebo de politica mas que não presta sei, a quem diga que para "fazer omeletes tem que se partir ovos" mas para este caso só se for omeletes para os camaradas. Ja que gostam de ser donos de tudo e mais um pouco...enquanto isso pessoas inocentes morrem.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Ivan Stelio Cuamba SIMGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Aghast Mandumbwe O pior desses criminosos, eh não dizer as reais motivações desses crimes todos, o que eles querem no concreto? A nossa polícia devia investigar os motivos que os levam agir dessa maneira.
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Tomasia Zunguza Policia o que pessoal, o governo sabe de que se trata por isso nao esta a reagir, pessoal nossos dirigentes sao bem capazes de orquestrar mantancas para alcanças seus objectivos, eu tiro chapeu com dirigdnte moçambicano, se nao acreditam tudo bem mas....
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Pierre Yves Chiniah Hoje vejo quê nosso país não tem proteção nenhuma aqui só mostram força quando vamos a rua e manifestar ai sim veras toda força mas contra esse grupo não fazem nada....acredito quê temos a pior polícia e FDS segurança do mundo.
4Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Dinho Fly Macamo Parem de querer politizar algo sério, aquilo é mesmo uma insurgência islâmica , quem acompanhou o surgimento do boko haram na Nigéria foi assim mesmo, e mesmo os diversos grupos que actuam no médio oriente tiveram o mesmo surgimento e mesmo modus operandi, só que como Moçambicano entende muito política quer meter política onde não háGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 49 min
Suraik Suleimane Boa observação camarada chefe, a polícia ou a mídia tinha k dizer qualquer coisa, seja lá real ou não eles não perdem nenhuma oportunidade de ficarem calados!Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Rwejon Nice AS FORÇAS DE DEFESA E SEGURANÇA DE MOÇAMBIQUE SÓ TEM FORÇA PARA LUTAR CONTRA A POPULAÇÃO INDEFESA QUANDO SE ENCONTRA COM GRUPOS QUE RESPONDEM COMO ELES JA CHAMA DE TERRORISTA PORQUE ESTA HABITUADO A CHAMBOQUEIAR SEM RESPOSTA.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Afate Carlos Buanaissa Nini Satar. Sempre encarregando se de virar a moeda para outra face.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Ernesto Manuel Joane Ermajo Se um dia a FRELIMO mandou cercar a serra da gorrongosa porque estava lá o pai da DEMOCRACIA e usou do seu bem formado exército equipado d tão sofisticado e poderoso arsenal pra devastar as matas , porque não faz o mesmo com esse grupo vulgo al-Shabab ou criminosos vulgares ?
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Mário Wa Solo Olha por outro lado diz que pode sr por causa de fome. Muito bem. Mas agora se você está com fome porque vai matar pessoas que não tem nada. Pessoas que vivem de agricultura de subsistência?????? Olha eu acho que ainda há muito mistério nesse assunto
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Alexandre Chirrute Modestina Issa Veja essa Análise Do Nini Satar!
Nb:Reipeito o Posicionamente de cada um.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Jorge Nassunque Armandinho EU concordo consigo nini isso é verdade este gajo apuderam de bens destes homemGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Arcilio Alberto Fernando Agora negam k não são eles,mas estes se identificaram como muçulumanos.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Arcilio Alberto Fernando Eu quero entender uma coisa,pk acusam os muçulumanos?com tantas igrejas por aque?e pk dizem os muçulumanos acolheram esses criminosos?e pk alshabab?Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Antonio Bila So querem criar guerra para poderem roubar nossos recursos de borla e nos o povo irmos para merda kmo sempre .....Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Alaudino Ysmael Mazive Mazive Paz com fome,, Porque quando quer dar emprego tens que ter dinheiro?? Eu não estou com ninguém apena fome faz e disfazGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 5 min
Wiliam Pequenino Jone FIR hoje tornou se de um tirano escravisador de cidadaos,pega na pessoa tortura em publica no olhar das cameras televisivas e populares,o conselho de ministros a ver e mantidos em silencio,porque o que está na tortura nao ė seu parente familiar.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Titos Guambe O fosso entre rico e pobres è de mais, que haja distribuicao equitativa ao menos isso das riquezasGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 39 min
Daniel Macuacua Daniel Apergunta que não se quer calar é quem fornesse o armamento, se são índividuos sem recursos?Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Cabral Toze o desemprego está em todas províncias eu acho k eles podem estar a reivindicar á indenização por terem sido retirados as suas terras por causa da exploracao do gásGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Roro Simoes Nini você dice tudo não há mas nada a aflorar aquém de direito sabem quais os próximos passos a seguir em quanto perdemos os nossos irmãos em palma.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Zellto Carlos Mudaca "Estratégia da distração"......Acordem estamos a ser manipulados pela mídia........Quem nos garante que os ataques são perpetrados pela Al -shabab??Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 26 min
Hussein Dias O post foi infeliz não se pode apoiar seja qual for a origem e a causa do crime, são criminosos religiosos sim , são jovens carregados de um espírito maligno que os faz pensar que a sociedade beneficia uns e não aos outros .
Devias continuar a postar sobre relógios , roupas e carros nos entreterias mais . Nosso país é rico e isso é um facto , já que não temos capacidade de explorar as riquezas do nosso próprio país precisamos de conhecer , saber e entender pelo menos sobre BUSINESS.
AJUDA-NOS MEU SENHOR A SERMOS MELHORES MOÇAMBICANOS SEM DESAVENÇAS !
POLÍTICAS , SÓCIAS E RELIGIOSAS!
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Constantino Chilambula para mi,não são grupos de fora,são jovens garimpos que lhes mandaram embora nas suas terras férteis, onde tinha minas,Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Qyss Myss Essa historia de terrorista é paulada ,o governo quer comer tako de america que é responsavel no combate ao terrorismo.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Boaventura Cumbane Concordo!!!! E digo mais, os terroristas de verdade podem querer se aproveitar disso!!!!!
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Florencio Goncalves Jose Com todo respeito, eu gostaria de ver akeles compatriotas nossos q defendem a todo custo os nossos governantes q venham os defende los aqui, nos exigimos mais explicação sobre esses supostos criminosos.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Satar Ditia Amade Faz sentido, o problema é eles revendicar pra os irmãos em vez de saquearam as minas.
2Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Jenito Florindo Andrade Pura verdade.
Apoiado.
1Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h
Tim Tim Oliveira Bernardo Yha to cem palavras e podis ter razao.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Atifa Matavele O governo ñ é transparente com o povo a verdade nunca dizemGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Nire Ernesto Manhalo Certo...Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h
Jose Chirruco Que se tome notaGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h
Mondjovo Zunguza Tou alerGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 37 min
Kota Meio Dia É verdade que deve uk aconteceu lá n palcoGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Mito Melopia Lógico.... copyrightGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Baptista Junior Macamo Faz sentindoGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Floriberto Mário Já está tudo dito, Obrigado.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Bed Estragador Voce fala bem irmão, tens uma visao ampla a respeito desse assuntoGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 34 min
Amilcar Victor Victor Boa análise satar.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 22 min
Arcénio Macamo Kkkkkkkkkkkk... É isso...Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Buchehe Mucupale Buchehe CertoGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Mavie Felisberto A escrever......Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Feliz Alberto Simango Ainda tem muita coisa por de traz!Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h
Sabino Nhantumbo Qual a diferenca?Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h
Junior Mbikiza Muito boa análiseGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 24 min
Wilson Sitoe Sim senhor, e uma boa visao.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 18 min
Mussa Sadique Kishki Pois é Nini SatarGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Celestino Valoi Malditos recursos naturais!Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h
Ricardo Niquice Muito tristeGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 10 min
Santos Firme Grande visao Pura verdadeGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Evidencio Malope Malope Eu e demais atentos convenhamos.Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Cilvia Cambane Faz sentido sim. Mas onde vão buscar tanta arma???Gerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h
Tomo Sengo Ak prestar atenção nisso, difençasGerir
GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h
Marcos Palito Muito certo
2 comentários:
longchamp handbags
jordan 13
yeezys
fila
nike kd 11
air max 95
kyrie shoes
nfl store
fila sneakers
fila shoes
longchamp handbags
jordan 13
yeezys
fila
nike kd 11
air max 95
kyrie shoes
nfl store
fila sneakers
fila shoes
Enviar um comentário