sábado, 10 de fevereiro de 2018

Todos se declaram democratas, mesmo os piores totalitários e criminosos

Porque todos políticos e países se auto-proclamam democráticos?
Todos se proclamam democratas porque o prestígio da democracia está intacto em todo o mundo, mas essa democracia não existe. A falsa democracia domina o mundo, mesmo nos antigos santuários do sistema, como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha. Ninguém se atreve a questioná-los e todos se declaram democratas, mesmo os piores totalitários e criminosos. A democracia deixou de existir porque os políticos não apoiam-na e a substituíram por uma imitação despretensiosa que é apenas uma ditadura camuflada de partidos políticos e políticos astutos que usam o sistema para tomar o poder. As pessoas, que são "soberanas" da democracia geralmente são expulsas da política, manipuladas, despojadas de seus direitos e reduzidas a serem vítimas e palmas de uma classe dirigente gananciosa, falsa, irresponsável e insaciável.
A falsa democracia assumiu o mundo
Mesmo os piores tiranos totalitários se declaram democratas. A independência catalã, por exemplo, uma das espécies mais totalitárias da Europa, capaz de auscultar as crianças, assediar aqueles que pensam de forma diferente, espalhar o ódio contra os quatro pontos cardeais e preencher com mentiras a história oficial da Catalunha, usaram a democracia e usaram-na como uma arma jogada contra a Espanha. Em muitos outros países como Moçambique, Líbia, Afeganestão, Somália, Angola a democracia é uma arma de arremesso que durante muitos anos foi usada como razão para matar milhares de cidadãos inocentes.
A evolução das fraudes eleitorais nos direitos que têm os cidadãos de se pronunciarem directamente sobre as grandes questões de interesse geral (referendos) mostram que a democracia não se sustenta só na forma.
Sem separação dos poderes básicos do Estado, sem controles suficientes para as partes e o poder político, sem uma lei igual para todos, sem uma cidadania influente e participativa, sem uma imprensa livre e independente e sem uma sociedade civil forte e organizada , que serve de contrapeso ao poder, a democracia não existe, mesmo que você vote a cada quatro ou cinco anos e eleja representantes e governantes.
A democracia não é somente um sistema para escolher governos, mas uma filosofia complexa de respeito pelos outros e um modo de vida em que o objetivo principal é controlar o poder e impedir que ele se torne abusivo. A lei, a separação de poderes, a livre concorrência entre os poderes públicos, a luta entre os partidos e a liberdade de imprensa existem em democracia para que o poder seja retido em suas tendências despóticas e abusivas.
A democracia é um sistema concebido para coexistir de forma pacífica e agradável dentro das discrepâncias. Não é um sistema perfeito, mas, como disse Churchill, é o menos mau dos sistemas existentes.
Mas a democracia foi demolida e pulverizada pelas grandes potências e o que agora é chamado de democracia é apenas uma imitação degradada e suja desse sistema, que foi despojado de controles de poder, participação cidadã e leis justas que impedem os excessos típicos dos poderosos: corrupção, abuso de poder, mentiras nos pleitos eleitorais, golpes, violações, desigualdades, patrocínio desleais, desperdício e uma filosofia de injustiça que inunda tudo. Eu não poderia recomendar que qualquer país, especialmente um novo país, procure ser democrático a todo custo.
O outro exemplo é o voto do Brexit que pode ter sido uma decisão racional de pessoas bem informadas, mas certamente restringiu as oportunidades para muitos britânicos, que não poderão ter acesso a um mercado europeu ampliado no futuro – e não endossaram essa decisão.
Os piores semeiros se proclamam democratas, mesmo que não conheçam a verdadeira democracia. Mesmo os cortadores de cabeça do ISIS se chamam democratas.
Como distinguir a democracia verdadeira da falsa neste mundo complicado e enganoso? Existem muitos métodos, mas há uma fórmula de análise que nunca falha: se o governo e as partes temem as pessoas, então há democracia, mas se é a gente que teme o governo e os políticos, então o que existe é uma tirania, mais ou menos camuflada.
A ruína da verdadeira democracia é uma das grandes características do século XXI e a luta para reconstruir essa democracia aniquilada será a espinha dorsal do século, que enfrentará cidadãos e governantes como nunca antes na história.
LikeShow more reactions
7 Comments
Comments
Hermes Sueia Na verdade, a democracia não existe na sua forma acabada..........ela é uma construção diária e permanente. Não é um produto de exportação............há que edifica-la todos os dias à medida dos nossos sonhos de uma cidadania plena.
Manage
LikeShow more reactions
1w
Rafael A democracia não é somente um sistema para escolher governos, mas uma filosofia complexa de respeito pelos outros e um modo de vida em que o objetivo principal é controlar o poder e impedir que ele se torne abusivo.

se o governo e as partes temem as pessoas, então há democracia, mas se é a gente que teme o governo e os políticos, então o que existe é uma tirania, mais ou menos camuflada.
Manage
LikeShow more reactions
1w
Gito Bazima Quanta eloquência! Sempre quis escrever isto e nunca consegui. Não posso concordar mais com uma reflexão onde, para mim, tudo se assenta. De facto, a democracia ja não é democracia. O sec XXI será visto, pela história, como o fim da filosofia democrática. Hoje, testemunhamos fraudes até na escolha dum Chefe da Turma. Não ha qualquer esforço referente à separação de poderes e premia-se a promiscuidade. Os maiores prevaricadores ganham títulos honoríficos e o povo teem medo dos eleitos. Jeremias Chilaw, Samuel Chacate, Ângelo Pontes, Atanásio Khosa, Chacate Joaquim, Amancioluciano Bazima, Helio Maure, Leonor Neves Mondlane,
Manage
LikeShow more reactions
1w
Alvaro Simao Cossa Mano Rafael é tudo? Eu quero o nosso amigo Homer Wolf para nos ajudar a reflectir
Manage
LikeShow more reactions
1w
Valdemira Fernandes Atualmente, o governo democrático é o modo mais racional de tratar as diferenças ideológicas dos diferentes grupos que aspiram a uma posição de autoridade. Assim, em uma correta cultura democrática, as diferenças estão englobadas sobre critérios comuns, aqueles que fazem do povo a fonte de onde emana o poder.
Manage
LikeShow more reactions
1w
Leonardo Caniço Que lucidez amigo, parabéns!
De facto, o mundo ouve sempre falar da democracia que nunca a conhece do ponto de vista material.
Manage
LikeShow more reactions
1w
Titos Cau Na minha opinião a falsa democracia não é o problema fulcral. O que o mundo precisa encarar é que na verdade a democracia é um mau sistema de governacao.
Manage
LikeShow more reactions
1w
DA Silva Sisal Posso nao concordar contigo olhado que atê si diz que é normal dos maus sistemas que existem
Manage
LikeShow more reactions
1w

Sem comentários: