sábado, 17 de fevereiro de 2018

SOBRE A QUEDA DE ZUMA E O CINISMO NOS PARTIDOS DE ESQUERDA EM ÁFRICA


SOBRE A QUEDA DE ZUMA E O CINISMO NOS PARTIDOS DE ESQUERDA EM ÁFRICA
Zuma "caiu", é um facto. Já não é Presidente da África do Sul. Cyril Ramaphosa, que era vice de Zuma, é o novo Presidente. Tudo isto é normal na dinâmica da vida dos homens. Mas, não é razoável a "moda" que antecede estas quedas/transições/empurrões...
Vale, no entanto, antes de mais, dizer que Zuma é vítima de uma estratégia por si usada para afastar Thabo Mbeki. Mas é sobre o cinismo que importa aqui falar, como bem escreveu a compatriota Fátima Mimbire. Porque a bancada que na quinta cantou e dançou que se fartou é a mesma que negou "provimento" a todas as tentativas, anteriores, de destituição de Zuma, mesmo por voto secreto!
Este tipo de comportamento se mostra "cimentado" e quase que aceite em sede política comparada na esquerda libertadora na África Austral, em que as instituições políticas, mormente os partidos políticos, mostram-se frágeis as suas lideranças... porquanto elas parecem ter programas e estatutos decorativos, que se curvam ao dirigente do dia e não o contrário. Nisto vemos pessoas a perderem escrúpulos em hosanas automáticas, rápidas e pornográficas... que numa manhã estão com o destituído e na tarde do mesmo dia estão com o novo líder, curvados, e a maldizer o deposto...
Apesar de isto parecer normal, receio que esta onda de cinismo resvale para batalhas campais político-partidárias e cisão dos partidos libertadores, que hoje não têm a sua disciplina pretoriana... que só pode ser ultrapassada com diálogo, sempre franco, e por pessoas com carácter e verticalidade assumida... de contrário, para além das batalhas e cisões, estaremos perante a máfia do futuro.
Comentários
Eduardo Sigaúque Acho que a própria esquerda em África precisa de uma nova utopia governativa. O que vejo eh que os partidos (estatutos) continuam defendendo as ideias da esquerda (conservadora ou progressivas). Mas os membros que estão nesses partidos não sabem que ideologia estão apoiando. Esse mal da esquerda, assistimos quando uma ala com ideias progressivas eh vista como um inimigo (mão externa). Isso faz com que não exista essa solidariedade partidária da esquerda. Na África Austral, o pior eh que temos uma geração partidária que não participou da criação e da solidariedade libertadora semeada lá nos anos 70/80. Tanzânia, ao estilo Nyerere sempre apostaram num socialismo mais progressivo (Ujamaa); e conseguiram criar uma esquerda pensante e solidária. A RSA, ZIM e Moçambique, acho que precisam definir uma visão comum de solidariedade partidária. Os desafios continuam sendo os mesmos, só mudaram os tempos.




Responder19 h
Muhamad Yassine Seja mais claro. Kkkkk




Responder17 h

Constantino Andre Jr. Mano Isalcio Mahanjane três ilações pude colher do processo:
1. Provou-se mais uma vez que não é só nas teorias ligadas a Ciência Política onde a política é diferente da religião, e um dos principais elementos reside no facto de encontrarmos a moral e os "bons princípios" na religião, verificando-se a sua escassez ou inexistência na política...
2. Que os partidos enquanto dependentes de uma acção e resultados colectivos vão procurando agir numa única voz, desde que continuem maximizando os seus benefícios... e vao tentando avançar pautando pelo primando da aparente coesão e crítica interna... 
3. A importância do "timing"!!! há decisões que quando são tomadas e trazidas ao público em resultado da pressão directa de um grupo de interesse/ pressão podem abrir precedentes, pelo que, a decisão fica anotada mas só é tomada quando estão acauteladas as condições e quando acima de tudo vai ter um bom feedback aos políticos (individualmente ou em grupo) e no caso em particular, tendo em conta o timing... (eleições marcadas para 2019), os políticos do ANC como seres maximizadores de seus benefícios e actores super racionais, jamais aceitariam afundar com Zuma... e a melhor forma de resgatar a imagem colectiva foi a criacao de um espaço a um "novo" actor para começar a sua campanha política para que até a campanha eleitoral já tenha considerável vantagem. 

Niccolò Machiavelli




Responder15 h
Antonio Lourenco Junior Nao sei se posso considerar o ANC um Partido de Esquerda, alias, hoje em dia a diferenciacao entre a esquerda e a direita e tao tenue que, podemos afirmar que as ideologias sao similares. Parece que o que os diferencia eh serem mais ou menos liberais, mais ou menos defensores de politicas sociais, mais ou menos defensores da intervencao do Estado na Economia.
    Ja que perguntar nao ofende, e sim, enriquece:
    Os sulafricanos (ate podia dizer zimbabweanos) conhecem o nome do nosso PR?
    Nada demais, eh que vejo por aqui cada orgasmo de celebracao do assunto Zuma, e na minha maior inocencia, ao googlar, nao apanho nada deles sobre nohs, nem que fosse sobre o nosso famoso "pacote de descentralizacao"!
    Sim, ate parece que esses cunhados querem nos distrair donnosso assunto candente .
    Comentários
    Cri Essencia Nada de mal sabermos sobre o mundo. Ainda melhor se esse conhecimento for base para nos enriquecermos. Quanto menos esperas, estás em vantagem por saberes mais sobre eles do o contrário. O teu chão torna-se mais seguro.
    Gerir
    Ser - Huo Mana Cri Essencia, quando o mundo do vizinho parece interessar mais que o assunto de casa, fica preocupante, e pior, quando o vizinho nem sabe que voce existe, mas voce sabe o que foi o matabicho dele.
    Gerir
    Responder2 dia(s)Editado
    Cri Essencia Liaaaaarrrrr! Estamos a par dos acontecimentos da terra. Discutimo-los todos os dias aqui. Se o meu colega sul-africano não sabe que Mz faz fronteira com o seu país, esta ignorância revela muito sobre ele. Os factos interligam-se. A tua sabedoria ser-te-a sempre útil.
    Gerir
    Responder2 dia(s)Editado
    Ser - Huo UHUUMMMMM,
    Gerir
    Antonio A. S. Kawaria Mano, gostei essa de nos distrair do nosso assunto.
    Gerir
    KAKAKAKAKAKAKKKK, mas esses dali doutro lado novalapena.
    Nao queriam o BOB por nada, e os filhos da casa trataram de "persuadir" o gajo a sair, e agora reiteram e sobem as sancoes porque tiraram o gajo da Grace por via de GOLPE, deixando o brada Mnangagwa de cuecas na mao. Fazer cenas a confiar nos outros da' nisto. E ja!?
    Mas sabe, ser brincado assim, heishhh!
    Comentários
    Adelino Inacio Assane Veja que ele contrariou o poder econômico, ao não admitir devolver as terras aos brancos!
    Gerir
    Ser - Huo Mas sabe Adelino Inacio Assane, esses gajos estao a nos brincar por causa de mola deles. Mas quem eh esse que pensou que Mnangagwa iria contrariar o Mugabe a 360o? Aquilo so foi jogada de mestres entre eles (por isso os brincalhoes ate dizem que Mugabe...Ver mais
    Gerir
    Responder3 dia(s)Editado
    Adelino Inacio Assane Naquelas terras de Bob trabalha-se de acordos, vais ver aquele a renovar o mandato dele nas próximas eleições. kkkkkkkk
    Gerir
    Jemusse Abel Hehehehe cada coisa

Sem comentários: