domingo, 4 de fevereiro de 2018

"Pode-se ver que continuo vivo". Temer teve de fazer prova de vida para receber pensão

Brazil's President Michel Temer reacts during an opening session of the Year of the Judiciary, at the Supreme Court in Brasilia, Brazil February 1, 2018. REUTERS/Ueslei Marcelino
"No meu caso, é evidente que, enfim, diariamente pode-se ver que eu continuo vivo", argumentou Temer
O presidente brasileiro Michel Temer teve de confirmar que está vivo para voltar a receber a pensão, depois de não dois meses sem receber, por não ter feito prova de vida no tempo devido, segundo a AFP.
Os pensionistas brasileiros têm de confirmar anualmente que estão vivos, no mês do aniversário. Temer não cumpriu esta obrigação quando fez 77 anos em setembro - por "falta de tempo", segundo a presidência - e ficou sem receber a pensão mensal de 45 mil reais (cerca de 11 mil euros) em novembro e dezembro, segundo avançou O Globo esta semana.
"Há esta burocracia. Eu sou aposentado aqui, pelo estado de São Paulo, e tenho que provar, a cada aniversário, que continuo vivo, ou seja, tenho que comparecer ao setor competente e revelar, por uma declaração, que estou vivo", contou Temer em entrevista à RedeTV News. "Agora, no meu caso, é evidente que, enfim, diariamente pode-se ver que eu continuo vivo. Mas o fato é que, como não compareci nos meses, acho que novembro e dezembro, não houve pagamento da minha aposentadoria, não é?"
O presidente brasileiro encarou o problema com humor, dizendo que ficou contente por ser tratado como um brasileiro.
Temer reformou-se aos 58 anos, em 1999. Como presidente tem direito a um salário bruto de 30,9 mil reais, mas como recebe também pensão vê o seu rendimento cortado para se adequar ao limite do teto constitucional, explica o jornal A Folha de São Paulo - em outubro, último mês em que recebeu pensão, o rendimento de Temer ficou nos 22 mil reais.

Sem comentários: