sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Os medos de Guebuza



Marcelo Mosse added 2 new photos.
1 hr ·


Os medos de Guebuza
O desfecho do conclave da Frelimo que se inicia amanha na Matola depende muito da coragem de Armando Guebuza em sacudir os seus medos e enfrentar a realidade como um cidadão comum. Um desfecho esperado eh que ele deixe a liderança do partido Frelimo, terminando a actual governação bicéfala que tem atrasado o arranque pleno do consulado de Filipe Nyusi. Minhas fontes na Frelimo dizem que, a cada dia que passa, Guebuza se vê isolado e começa a perceber que não tem condições para insistir em liderar o partido contra a corrente. Existe, por isso, uma grande probabilidade de ele aceitar um convite para sair voluntariamente, como fez Chissano. E Guebuza vai aproveitar, dizem-me, esta oportunidade para sair em grande e não pela porta pequena, como seria se ele insistir em fazer finca-pé.


Mas Guebuza esta a morrer de medos. São medos que ele terá de gerir. Estando a frente do partido, a gestão desses medos fica mais facilitada pela proteção de que goza quem tem esse cargo. Mas fora dele, a coisa fica mais preta. Ou por enquanto cinzenta. Muitos no partido, e fora dele, estão a espera que ele se desproteja daquele lugar para “ajustarem as contas”. Não sei o que isso significa mas o facto eh que em cada esquina os anti-guebuzistas esfregam as mãos. Estão a espera desse momento retumbante. “Guebuza prejudicou muitos”; dizem que ele era do tipo de não apenas afastar aliados desavindos mas também atira-los para o fundo do poço para que eles não mais se erguessem, nem mesmo no espirito da fábula do cavalo.

No essencial, os medos tem o padrão comum: conflitos em negócios e um aparente enriquecimento ilicito com recurso ao bem publico. Por isso, o medo de retaliações e de uma perseguição judicial. Mas, esta ultima hipótese, parece ainda remota no plano nacional. A Beatriz Buchile e o Américo Muchanga estão la para protege-lo. Por enquanto, a coisa fica mesmo cinzenta.



Like · Share


83 people like this.


Fortunato de Almeida e agora?
1 hr · Like


André Mahanzule A ver vamos. Em Moc há maturidade.
1 hr · Like · 1


Mahamad Hanif Mussa Hoje ou amanhã, "comerá"!
1 hr · Edited · Like


Celso Cossa Ja começou\
1 hr · Like


Papy Muchanga oupa oupa... fala se muito do presidente Gubuza mas ele é dono de quê mesmo arolem algumas firmas do homem por favor muitos moçambicanos como eu nao sabem oqui ele tem mano Mosse.
1 hr · Like


Mauro Manhica https://www.facebook.com/photo.php?fbid=153819591476771&set=pb.100005461923035.-2207520000.1427273578.&type=3&theater

Lambe A Bota Lb


As vezes não temos ideia da força que temos, como povo.
1 hr · Like · 3


Rafael Ricardo Dias Machalela Caça às bruxas ...
1 hr · Like · 1


Herculano Cumbi Reco Caso pra dizer,"SUCA ESTOPARA COMO DIZIA MINHA AVO QNDO ESTIVESSE INDIGNADA....
58 mins · Like · 2


Maria Do Carmo Manjate Medo de fantasmas do passado e do presente!
58 mins · Like · 2


Flavio Santos Matsimbe Esperamos saia fumo branco deste encontro e que Guebuza, entenda que pra o Nyussi possa pôr a maquina governativa em acção precisa dos dois poderes a sua disposição.
58 mins · Like · 3


Nelson Fernandes Esse homem eh grande e preparou todos os cenarios,sera preciso muita força e determinaçao dos menbros k ele colocou,muitos deles tao podres de ricos devido a corrupçao,fraudes,desvios e outros crimes.Nao espero nenhuma mudança.
56 mins · Like · 4


Joao Kenedy Quem viver verá, minha mãe sempre disse isso
55 mins · Like · 1


Abilio Manel Capuera do gajo é haya
52 mins · Like


Abilio Manel Dexe o jovem Nhusi mostrar oq sabe
50 mins · Like


Leoneldo Tales Será uma missão difícil, mas não impossível...
50 mins · Like


Nilton Mucavel ops
50 mins · Like


Vasco Acha Nas minhas anteriores visões sobre a política doméstica nao via como entrave a continuidade do AEG nos destinos do Partido pelos seguintes argumentos livres de esgrimir pelos demais demais ideólogos daqui do FB:
1. Está na hora de mudança e os partidos não podem estar amarrados ao reboque do Presidente da República(PR) tecnocrata.
2. O PR tem uma gestao pesada do Conselho de Ministros e do Estado em sim uma tarefa difícil
3. O PR Deve cuidar do desenvolvimento do país em si olhando cautelosamente para Educação e Saúde como chaves do bem estar nacional
4. Tendo um Presidente sem conexões consequêntes com o Partido haveria espaço dele ser ate criticado na sua linha de implementação de programas pelo seu próprio partido resultando no desenvolvimento pois em teoria este é fruto de contradições internas, que no caso é apreço ja existem.
5. Aqui a teoria de separação de puderes também funciona pois pelos vistos, ate no actual governo, vimos caras de ministros que estão por mera competências técnicas sem os cordão partidário expresso.
PS. Então amigos queremos voltar aos anos da Revolução em que ate o PR era tambem presidente da OMM OJM ONP Partido etc?
Uma questão que podemos debater a fundo é se há ou não consenso na figura do AEG como lider do cinquentenário?
Quero aqui desmes
Quero desmistificar que é possível bter um presidente do partido que nao seja necessariamente o PR. Este é exemplo de todas as democracias modernas e nós quermos manter o status quo de 1962 até hoje?
As dinâmicas sociais mudaram o Povo que saber o que é Partido e oque é Estado.
Tem mais as eleições para o Presidente da República são aceites cidadãos a candidato independente e onde que este cidadão iria buscar a base partidaria para ser também presidente do partido?
Por isso nos preparemos para assumir um PR apartidario.
46 mins · Like · 1


Albino Forquilha ...interessante que os outsiders, melhor aqueles que nao vivem dentro da FRELIMO estejam muitissimo interessados em saber o interior deste Partido, sugerindo topicos organizacionais como se compusessem os orgaos da FRELIMO. Presidente Samora dizia "Quando o inimigo nos ataca, eh porque estamos no caminho certo''. Quem tem medo da Direccao do Presidente Guebuza? A FRELIMO nao, Ele foi eleito pelo seu partido, deixem que o Partido tome conta dos seus assuntos, pois, sabe muito bem faze-lo.
35 mins · Like · 1


Ben Nguenha concordo com sr Vasco Acha na medida em que queremos um presidente de todos os mocambicanos e que toma decisoes livres do Partido.e o pricinpio da separacao do Estado e o Partido
34 mins · Like


Elson Vilanculo Ilustre Vasco, acho que os Moçambicanos ainda não estão preparados para esta realidade... Ademais, o próprio Partidão, não está...
34 mins · Like · 1


Nkuyengany Produções Basta! Guebuza Fora!
34 mins · Like · 1


Lucia Ngovene Estou te esperando. ..aquela divida que n querias pagar agora é nos...
27 mins · Like


Wilson Rui Hobjana Hobjana Este e' um dos Melhores posts (Se nao o melhor) que ja tive o prazer de fazer o meu LIKE
25 mins · Like · 2


Cossa Dário O antigo PR não teve boas RP
24 mins · Like · 1


Armindo Manjate Pra min tudo comecara a fazer sentido no dia que cairem:
-jorge khalau
-Buchilli (a procuradora)
-Americo Muchanga
quanto isso nao acontecer continuara sendo um governo com fortes correntes sobre os seus Pes
20 mins · Like · 1


Eusebio Jose Nao acredito que este senhor possa parar nas barras da justica, no meu pais...
17 mins · Like · 1


Eugenio Mabunda Isto está cada dia mais interessante... A ver vamos.
13 mins · Like · 2


Americo Jose Mangane esse senhor temque parar na justica ja disse e voltoa dizer que se o Nyussi quer mostrar seriedade e julgar esse corrupto.
5 mins · Like


Sic Spirou Portanto, deve ter mesmo rabo preso.
4 mins · Like


Wilson Rui Hobjana Hobjana Concordo plenamente Meu Caro Eugenio Mabunda... A ver Vamos! ( Winds of Change )
3 mins · Like


Joefarman Manjate Kkkkkkkkkkk! Vasco Acha! E que explicacao nos dá em relacao à intromissao do partido por via de e grupo de emissarios contradizendo o executivo até atentando a imagem da pessoa e do PR? É isto que chama de separacao de poderes? Ou uma FANTOCHADA?
3 mins · Like


Wilson Rui Hobjana Hobjana Eusebio Jose nao te desesperes... Pra ver o que esperas, espera pra ver!!!
1 min · Like




Marcelo Mosse added 3 new photos.
22 hrs · Edited ·

teve que amplificar a posição do PR sobre aquele crime abominável, essa ideia da separação de poderes veio a tona.
Na altura pensei que o PR simplesmente se enganara relativamente ao alcance desses ditos. E que iria levar um banho de assessoria para não repetir tamanha gaffe. Mas, ontem, Gaspar acabou revelando que essa era a posição do PR. O problema eh que essa posição eh uma não posição. Êh uma forma de lavar as mãos, uma espécie de conformação com a inacção. O argumento da separação de poderes teria sentido se o caso Cistac já tivesse transitado da alçada do Executivo para a alçada do Judiciário. Tipo se estivesse já em sede de acusação (Procuradoria da República) ou de julgamento (Tribunais). Mas não. Ele esta ainda sob a alçada do Executivo, que eh liderado pelo próprio Nyusi. Para ser mais concreto, o caso esta ainda em sede de investigação, que eh dirigira pela PIC, que se subordina ao Ministro do Interior, que se subordina a Filipe Nyusi.
E agora, dado o alcance dessa “não posição” do PR, fico sem saber se se trata de uma gaffe recorrente, ou se ele nos tem a todos como uns desatentos mentecaptos….Ou se ele estah a tentar fazer passar a ideia de que, mesmo no seio do executivo, ele já construíu novas dimensões filosóficas de separação de poderes, que ate nem pode puxar as orelhas ao Basílio Monteiro para que a investigação do crime nos releve a quantas anda. Mas o recurso a este novo chavão da separação de poderes eh um mimetismo acrítico do nyussismo relativamente a forma como o guebuzismo tentava escapar a pressões da sociedade civil e da comunidade doadora quando um dado processo implicava uma accao legislativa por parte da Assembleia da Republica. O guebuzismo fez isso com algum sentido. Mas isso de Nyusi imitar mal imitado dá-nos uma imagem de um presidente amarrado e sem ideias originais. Mesmo com a assessoria da Benvinda Levy.



Like · Share


182 people like this.

15 shares


José Dias Oh M.M. n vê que estamos perante uma situação de continuidade. não vai ser fácil contornar isso!
21 hrs · Like · 9


Abilio Manel O tipo ao apresentar se as camaras gagueijou pra caramba...
21 hrs · Like · 2


Manuel Castiano A P.I.C ainda tem dupla subordinação. Organica ao Ministro do Interior e funcional (para os assuntos de investigação criminal) ao Ministério Público cabendo sempre a este a Direcção da Instrução Preparatória. somente alguns telhaços sobre a matéria. Abraço amigo
21 hrs · Like · 4


Cristiano Daniel Rosario Naene Não será o problema do discurso? Não pretendeu o Porta voz do Presidente dizer que o assunto ainda esta em investigação, isto é, em segredo de justiça? O processo instrutório é muito delicado, uma fuga do segredo de justiça, pode inviabilizar tudo o re...See More
21 hrs · Like · 3


Joao Saia Esta dificil.
21 hrs · Like · 1


Jorge Ferreira P.R.,não tem saída,enquanto não for tb Pr. do Partido.Devia calar-se em alguns temas delicados,antes de resolverem a questão do Pr.do Partido.Digo mais,se não tem poder,demita-se.(uma nota:escolheu mal o acessor).
21 hrs · Like · 1


Marcelo Mosse Ninguem pede ao Presidente que traga os dados da investigacao. Pedimos que ele faca declaracoes energicas em defesa da clarificacao do crime...mas parece que ele ja esta a lavar as maos....
20 hrs · Edited · Like · 15


El Patriota Bem-vido ao terceiro mundo!
21 hrs · Like · 3


Tiago Valoi Resta saber se foi Benvida Levi que aconselhou o PR a posicionar-se dessa forma através de António Gaspar, ou foi "criatividade" do conselheiro quando confrontado pela Comunicação Social. Eu particularmente preferia ficar com a ideia de ter sido "cri...See More
21 hrs · Like · 3


Abilio Manel Ele ta gerir o pulssar d moçambicanos rumo ao esquecimento do caso.è assim q se governa Moz.
21 hrs · Like · 2


Nkuyengany Produções Vai dar Tudo no Dono do "Dono" dos cachorros Que se Deve Demitir da Presidência da Frelimo e Deixar a Justiça Trabalhar
21 hrs · Like · 2


Alexandre Massinga e o problema de ter um presidente que nunca teve aspirações de ser presidente, esta ali porque alguém lhe colocou para defender seu interesses financeiros, claro que vai ser de repetir que o outro ja disse
21 hrs · Like · 2


Silvestre Malate O que a liberdade de expressão nos permite falar?!!! Rendo com cada tipo de opiniões, explorando o campo da LEx!
21 hrs · Like


Luis Nhachote Uma Mosseana análise, com requintes de Cardosismo presente no indagar permanente, como sempre advogam os que usam a cabeça para pensar
21 hrs · Like · 4


Nkuyengany Produções http://www.ladepeche.fr/.../2073369-meurtre-de-gilles...



Meurtre de Gilles Cistac : la famille toulousaine porte plainte
La famille toulousaine de Gilles Cistac, universitaire...
LADEPECHE.FR
21 hrs · Like · 3


Jacinto Magalhães Algo me diz que de algum modo, e para certas pessoas , nao convem apanhar os assassinos de facto.
21 hrs · Like · 2


Julio Lacitela "Se nao é do cu é das calças". Ditado portugues.
21 hrs · Like · 3


Savanguane Alonso Governar não e falar são duas coisas diferentes, o presidente da república, como qualquer outro moçambicano, precisa de tempo para dominar às estratégias de governação e por conseguinte, emitir e impor as suas ideias em prol do desenvolvimento do nosso país. No meu entender, algumas matérias, o pr só sobescreve porque são complexas e não tem tido tempo suficiente para analisá-las.
21 hrs · Like


Francisco Maingue Jose Antes de mais nada é com muita urgencia e pertinente que a presidencia do partido frelimo se passe ao Nyusi, porq assim como as coisas estao ele sempre será refém de trabalhar usando a mente propria com total confiança e conviccao nas suas decisoes porq sempre terá um receio nas decisoes que eventualmente poderao se divergir com as expectantivas do governo-sombra presidido por Guebuza.
21 hrs · Edited · Like · 2


Abdul Magide Sidi Hassam A separacao de poderes de facto estara bem definida na letra. Julgo contudo que num quadro onde o PR é o Chefe do Governo, é o Cmdt em Chefe das FADS de Micambique, que é que nomeia o Juizes dos Tribunais Supremo, Administeativo, etc...os Procuradores, os Governadores, julgo que deve ficar muito dificil para o PR se separar dos poderes instituidos, Executivo, Legislativo, Judicial e outros.
21 hrs · Like · 4


Gilberto Gomes No lugar de tantas criticas, de tantos julgamentos e até de condenações... Não nos seria tão bom, ético e humano, apoiarmos a Nyusi? Niyusi é pessoa comum como qualquer um de nós. Nyusi em momento algum disse que trazia uma varinha mágina para mudar Moçambique do que é/era para o que pretendemos que seja! No lugar de apontarmos ou infernizarmos a este ou aquele, porké não darmos um ABC ao Nyusi? Nyusi está num sistema e que qualquer pretensão ou intenção da parte dele não pode ser de dia para noite. E mesmo Dhlakama também vive pressões internas; durante 16 anos ele não matava sozinho, aliás queria dizer que ele não lutava sozinho!
21 hrs · Like · 2


Marcelo Mosse Pois mbora la apoiar o Nyusi oh malta....mas permitam-me que fique por ca no meu papel fiscalizador....boa sorte...
20 hrs · Like · 6


Antonio Gulube Bem gostaria de voltar neste espaco daqui a 6 meses ou 1 ano perguntar os que acreditam nas supostas investigacoes que um dia nos mostre o rosto do assassino. E que rebusco mais na memoria casos de assassinos sem rosto do que com rosto.
20 hrs · Edited · Like


Nairinho Mabote Boa ideia essa, Gilberto. Mbora fechar os olhos, tapar os olhos e ouvidos e vamos bater palmas apoiando sua excia camarada presidente!!

*ironia
20 hrs · Like · 2


Homer Wolf Essa do Gilberto Gomes está bem apanhada: yah, "camone" dar palmadihas nas costas ao Nyusi... Mbora lá "yesmenar" s.Excia... Zimbora formar um G40 alargado...
20 hrs · Edited · Like · 4


Pedro Langa Que separação de poderes? O PR e' o Alto Magistrado da Nação.
20 hrs · Like · 2


Gilberto Gomes Agradeço. Eu também não sou justo e nem recto. Sou humano e também cometo erros. Vamos apoiar ao Nyusi. E esse apoio deve partir de uma forte pressão à Guebus. Unamo-nos e pressionemos pacificamente ao Sr Armando Emilio Guebuz a entregar ao Nyusi a Cozinha completa e apetrechada. E até apoio a disponibilidade do meu Docente na Escola Cardosiana do Jornalismo Investigativo, Editor Marcelo Mosse, a ser fiscal...
20 hrs · Like · 1


Milton Chembeze Pois é " Nyussi em momento algum disse que trazia uma varinha mágica para mudar Moçambique do que é/era para o que pretendemos que seja".
Então, com que objectivo Nyussi se candidatou a PR?
Na tomada de posse, disse ele PR que tinha um "patrão" (o povo). Não acha que o "patrão" deve pedir contas ao "empregado"?
Penso que, o povo sabe o que quer e é o que exige, as palmas virão quando este e outros assuntos forem esclarecidos.
20 hrs · Like · 2


Noe Nhantumbo Marcelo Mosse acertou mesmo na mosca e com esta voando.
20 hrs · Like · 2


Jorge Uaquihapala "Sem ideias originais", pois pois, é isto que tem caracterizado o nosso soberano.
20 hrs · Like · 1


Avelino Namarrocolo As lacunas das cabulas do periodo da campanha eleitoral, estao a se revelar agora, este acessor Dr Gaspar parece que tambem tem problemas serios de retorica, na manha apos o baleamento do Dr Cistac, apareceu a falar umas coisas esquezitas, que precisava-se de auriculares/tradutores pra serem entendidas.
20 hrs · Edited · Like · 2


Francisco Junior eu ja começo a entender isto (separação de poderes), até porque a mensagem é clara. Ele nao tem poder nenhum nestes assuntos, isso é com o chefão.
20 hrs · Like · 5


Gilberto Gomes Que haja um bom senso e espero que haverá! Bem haja a moçambicanidade, bem haja a Democracia Moçambicana.
20 hrs · Like


Oswaldo Menezes Acredito que o problema do PR não seja o dirigir o partido. O PR é uma peça no tabuleiro de xadrez do partido. Faz figura de bonzinho para lhe dar-mos mérito e por de trás faz o que sempre fez. Obdecer
20 hrs · Like · 4


Geraldo Obra Alegriao Ninguem divide uma coisa que nao tem. Ninguem pode falar de divisao de poderes quando nao tem quase nada. Presidencia e uma coisa muito seria. Nao e para pecas de teatro mal ensaiadas. E para se ter o poder e exerce-lo. Quanto a pressao ao ex para abandonar efectivamente o poder, eles la sabem qual a quantidade de conhaque que os embebeda.
19 hrs · Like · 2


Buene Boaventura Paulo Estou estupefacto com comentários que apelam à entrega da presidência do partido frelimo ao Presidente da República, para este ter o poder de agir, tomar decisões importantes, ser informado em primeiríssimo lugar dos assuntos cadentes do País. Este tipo de opiniões é verdadeiro entretenimento aos mal informados (que são muitos) do que são verdadeiramente os poderes do PR. Sobre o assunto em apreço lamento que seja este o breafing depois do encontro com embaixadores (da união europeia), pois o caso Cistac ainda está na fase de investigação e o PR não pode evocar separação de poderes. É legítimo dizer que as investigações ainda estão em curso.... e há todo compromisso para que os autores morais e materiais venham a barra da justiça. Rendamo-nos as observações do Mosse.
19 hrs · Like · 6


Torres Lameque Remigio A escolha daquele homem para porta voz do presidente foi um desastre. O que tem andado a dizer seria razoável se o dissesse como ideias pessoais porque como mandatário do presidente zero. E se nós aceitassemos que pra celeridade na explicação da morte do Prof, o presidente violasse o tão monstruoso principio de separação de poderes?
19 hrs · Like


Jorge Martins Ya mas nós queremos um presidente k tem voz activa e decisivo e não um k treme.
Ex: Mugabe é activo e decisivo assim como foi samora,mandela,kadhafi,etc.
Agora esses k tem decisões limitadas hai khona!
Mais não disse!
19 hrs · Like · 2


Oswaldo Menezes O PR é tremulo porque não tem tarimba nem dentro nem fora do partido. Ainda não sabe porque é PR
19 hrs · Like · 4


Stelio Jeree Demorou mas chegou... A 1a critica...
19 hrs · Like


Manuel J. P. Sumbana Hum. Paraquedismo, Oswaldo?
19 hrs · Like


Oswaldo Menezes Parece, estou a dar razão aos teus comentários e do Mosse muito antes das eleições. Estamos exactamente a viver isso
19 hrs · Like · 1


Abrao Nhangumbe As opiniões aqui lançadas tem razão de ser se olhar aquilo que norteou a campanha (cabulas), a interferência negativa do ex presidente e o momento que se vive actualmente nos camaradas sobre quem é quem na liderança do partido......contudo, a pressão sobre o que é ou será o Nhussismo ainda é ligeiramente cedo.....vamos dar tempo ao tempo....para a partir chimbarmos a vontade onde quisermos.
Não me levem mal, amigos.
19 hrs · Like · 2


Álvaro Xerinda

19 hrs · Like · 6


Adelino Branquinho De facto! impressionante! inacreditavel! decepcionante! camon boss........
18 hrs · Like · 3


Rutuane Valgy Separacao de poderes qdo nao convém, o contrario exercer o poder. Ya isto é moz
18 hrs · Like · 1


Jose Alexandre Faia Mas sinceramente estavam mesmo há espera de quê ?
18 hrs · Like · 2


Savanguane Alonso Quando não há o que fazer, apanhar uma soneca nunca é demais, kkkk
18 hrs · Like


Carlos E. Nazareth Ribeiro MM, a soneca entrou por aí e fez da sua crónica uma paródia. Não entendo como este facebook misturou as coisas...
18 hrs · Like · 1


Carlos E. Nazareth Ribeiro A crónica, MM, é mais uma mensagem que ajuda a esclarecer (a mim, pelo menos) o que posso vir a esperar daquele que continuo a considerar com meu presidente. Só me fica a dúvida sobre a capacidade de interpretação e de "porta-vozear" do Sr. António Gaspar. Será um bom assessor em área tão sensível como essa? Ou será mais um que, subrepticiamente, vai minando o "nyussismo"?!
18 hrs · Like · 3


Fill Mutambe

18 hrs · Like


Ismael Chutumia António Gaspar já começa a preocupar-me
18 hrs · Like


Pedro Nhassengo O bom do Gaspar ñ tem culpa nenhuma. o q acontece é q ele ñ serve pra empreitada. a cesar o q é dele...
17 hrs · Like · 2


Inocencio Honwana O poder está com o chefao do Partido. O empresário de sucesso. O tio Patinhas.
16 hrs · Like · 3


Salomao Catingue Obrigado pela explicação Dr Manuel Castiano.....sobre uma materia sobre a qual V.Excia esta cientificamente autorizado a falar e tem ensinado a outros moçambicanos. Mas também não creio que alguem estivesse a espera que o PR estivesse a dirigir esta instrução. Criticar por criticar.......melhor calar.
15 hrs · Like


Domingos Inacio Kkkkk!!!! K frelimo teremos da k frente, sinceramente uma vergonha para o povo mocambicano
15 hrs · Like


Teixeira Teté da Silva De bonzinho não tem nada.
14 hrs · Like


Julião João Cumbane Há "críticas" que não são críticas. É só para aparecer. Que infelicidade! «Eu só olho»! Filipe Nyusi não vai sobre caso nenhum sob de pressão de ninguém, excepto do povo. Qual é o "povo" que está interessado no "esclarecimento rápido" de 'um só crime' e não dos muitos mais não esclarecidos por este país todo até agora?!

Comentários bem conseguidos de Manuel Castiano, Cristiano Daniel Rosario Naene, Gilberto Gomes, ... Assim podemo fazer Moçambique melhor: saber acreditar e esperar, fazendo apenas o devido para os assuntos não fiquem esquecidos!

«Pois mbora la apoiar o Nyusi oh malta....mas permitam-me que fique por ca no meu papel fiscalizador....boa sorte...» refrão denunciando presunção desmedida de Marcelo Mosse!

Será perante tamanha presunção que o Buene Boaventura Paulo quer que todos nós nos rendamos às observações do "fiscalizador"?!

Aliás, «mimetismo acrítico», afinal, não é do «nyusismo», mas sim do servilismo activo de alguns dos nossos concidadãos a causas externas, enquanto se julga que todos nós outros somos «uns desatentos mentecaptos». Isto é até onde pode levar a presunção em demasia dos instruídos sem formação! A instrução pode ser dada mesmo aos bichos, mas a formação é exclusivamente para seres humanos dotados de consciência! (...). Esta é a expressão da minha indignação, decorrente de algo que vi quando passei por aqui.
14 hrs · Like


Carlos Jossia Como é que espera poderes , se todos concentrados em ti mesmo!
14 hrs · Like · 1


Tarcísio Azevedo Separação de poderes ou não tem poderes?
14 hrs · Like · 1


Nito Ivo Heheheh... parece que o Marcelo Mosse estah com dificuldades em perceber a propalada separação de poderes. Hehehe. Mas tudo bem, também tive a mesma dificuldade. Mas eh simples: O GOVERNO EXERCE SEU PODER SEPARADAMENTE DOS BANDIDOS! Percebeu?! Nenhum deve interferir na área do outro. Cada qual com sua independência.
4 hrs · Like


Anibal Neves Há individuos que ainda pensam que democracia seja, um sujeito explorador que pensa e um outro explorado desprovido desta capacidade e por tal, condenado a apenas obedecer as vontades do explorador. Estamos no Sec.XXI e tentemos ser justos e deixem-se desse vosso egoismo. Porque estao bem não pensam no povão descalço e defendem até o indefensável. Unamo-nos pelo bem deste país e pela justiça entre os homens!
3 hrs · Edited · Like · 1


Paulo Besteleve Besteleve Paulo Quem elegeu Guebuza em pemba?, foi o povo ou os que hoje andam aí a dizer isso mas aquilo? .
2 hrs · Like


Arlindo António Chiuiane Nhantumbo O assassinato de Cistac configura o assassinato de um povo.Impõe-se uma investigação conclusiva.Ou estaremos caminhando para a supremacia do crime ?Ou será que este crime transcende o limite do imponderável ?Apos o assassinato de Cistac o crime parece ...See More
2 hrs · Like


Donaldo Chongo Mano Mosse tem razão. Essa de separação de poderes não cola. Não vai demorar que o próprio PR vai usar todos os músculos para nomear quadros dos orgãos da administração da justiça que sejam da sua confiança.
2 hrs · Like




Marcelo Mosse added 2 new photos.
March 18 at 8:01pm · Edited ·

gos vorazes como aquele monstro dos Andes, uns cumbanes e quejandos. E nas tvs ganiam outros impudicos porta-vozes do regime, tentando descaracterizar a revolta diplomática. Mas…mas os dias passam e cada vez mais começamos a perceber que andamos amarrados em mentiras quanto a investigação deste crime.
Há duas semanas, o Ministro do Interior, Jaime Monteiro, disse que tinha pistas solidas e que havia de prestar informação sistematicamente ao publico. Eu escrevi, alado, que era o inaugurar de um novo estilo. Mas ontem, o porta voz do comando da PRM, Pedro Cossa, desfez essa minha percepção. Ele disse que não havia nada de novo. E voltamos aquela modorra antiga da PRM: não diz nada sobre o correr da investigação mesmo que isso não signifique dar detalhes sobre pistas ou violar presunções de inocência (coisa que faz recorrentemente). Eh um silêncio absoluto, que encobre a simples inação e denuncia uma manipulação sem gosto: há dias, um jornal alinhado dizia que estavam ca 3 investigadores franceses a trabalharem no caso. Mas isso eh uma grande mentira, disse-me fonte diplomática. Será que o Jaime Monteiro eh para levar a serio? Ou o silêncio do Nyussi em relação ao assassinato do Cistak diz tudo!!!



Like · Share


292 people like this.

34 shares


Oswaldo Menezes Há algum trabalho sério que é feito para alem da persequição feita à queles que pensam diferente? Deve-se é pensar em como reverter essa situação para o bem do País
March 18 at 8:12pm · Like · 1


Altino Macauze Macauze Este pais não se pode esperar muito coisa dele
March 18 at 8:14pm · Like


Herculano Cumbi Reco Moss o sistema e violento meu Irmao.as veses fico com medo de apanhar um efarte causado pela injustica barbaro do nosso governo.a sua causa e NOBRE.eles eq sao pobres morais...DEUS CONTINUE TE PROTEGENDO DO MAL..AMEN
March 18 at 8:15pm · Like · 2


Oswaldo Menezes O que enjoa mesmo é que essa classe de gente tem filhos netos etc, e veio a maior parte de classe sufrida.
March 18 at 8:18pm · Like


Mahamad Hanif Mussa O partido é o mesmo. As pessoas que são outras mas do mesmo partido.
March 18 at 8:28pm · Edited · Like · 1


Mariaolinda Silva Amico mio stou contigo,pergunto me porque nosso pais e nosso governande sao cosi mafioso me envergonho e me dispiace por nos Mocambicano que nao podemos dire la verità com medo de levar balas perqunto a mim mesma quando acabara essa matanssa das pessoas onestas bjo
March 18 at 8:27pm · Like


Francis Manuel Se eu pudesse resumir o nosso País e obviamente o sistema em que vivemos seria : "Marcha
March 18 at 8:27pm · Like


Francis Manuel Se eu pudesse resumir o nosso País e obviamente o sistema em que vivemos numa única palavra seria: "Marcha" pois dentre várias definições da mesma a mais usual é " fingir que está andando mas parando".Em suma enquanto não haver vontade Política nada se fará.
March 18 at 8:32pm · Like


Eddy Marchal Sochangana Apenas mudam as tácticas, mas as actuações serão sob princípios desenhados ha 40anos, herdadas em Namchingwea!! Eu sempre disse,
March 18 at 8:33pm · Like · 1


El Patriota Welcome back mestre. Sobre o resto, que Deus nos acuda!
March 18 at 8:50pm · Like


Ismael Chutumia Quando Pedro Cossa é convidado ao Telejornal da TVM para falar da marcha e é confrontado sobre a declaração do Ministro, este distanciou-se imediatamente, alegando não ter mandato para comentar essa declaração...
March 18 at 8:50pm · Like · 2


Gerson Zacarias

March 18 at 8:50pm · Like · 1


Nito Ivo O facto de o PR se manter no silêncio perante este assassinato e também pelo facto de suas forças (Intervenção Rápida) terem parado a manifestação popular pacifica e mais ainda pelos pronunciamentos do porta-voz de Guebuza (Sim, porque agora Frelimo é Guebuza) ter vindo a publico peidar com a boca não deixam muitas dúvidas sobre o desfecho deste caso. Será igualzinho caso Cardoso: Serão encontrados delinquentes aos quais lhes serão acrescentados mais este crime. Até aqui "tudo bem" porque já sabemos como os filhos mais queridos da pérola do indico trabalham. Temos até um Comandante da PRM com medalhas!!! até aqui "está tudo bem". A minha inquietação surge devido a tendência de alguns em, não só, apontarem dedo acusador aos G40 como também o facto de tentarem influenciar as "investigações" no sentido de olhar para estes vermes sociais como autores ou co-autores do assassinato do querido Professor. Estes G40 são indivíduos cobardes que tentam apenas ganhar algumas migalhas usando sua falta de pudor. Não. sabem absolutamente nada dos bastidores. De todo modo fica aqui a perda de esperança em encontrar os assassinos VERDADEIROS porque os investigadores ou os mandantes das investigações...
March 18 at 8:59pm · Edited · Like · 8


Vasco Acha Nobre recolhimento e culto do silêncio e medo de ter ideias diferentes nos deixa numa inquientafa terra movedica de balas assassinas. Morreu o professor e mataram um cultor das mentes ávidas do saber . Os Gendarmes onde andam?
March 18 at 8:58pm · Like · 1


Luís George Generoso Estimado amigo Marcelo Mosse, seu recolhimento e copioso pranto, grito de revolta silenciada encontra-se no reviver do que brutalmente nos foi restringido, saudoso Carlos Cardoso. Amigo, os dias jamais serão os mesmos para ti e tantos outros mocambicanos "casados" com o bem na adversidade de pensamento e expressão. Viva o Cardoso, viva o Macuácua, viva Cistac, viva todo anónimo que se viu mormorrer por uma causa nobre de servir o povo pelo pensamento e interpretação.
March 18 at 9:13pm · Like · 4


Foya Nha Gonze Thafari É a "Bokoramização do pais" como diz o nosso compatriota Venacio Modlane.
March 18 at 9:27pm · Like · 2


Jorge João Secretario

March 18 at 9:34pm · Like · 4


Buene Boaventura Paulo Em nenhum momento houve sinal de que algo diferente ia ter lugar desta vez. Ontem no debate da TVM ficou claro que o governo pode a tempo recorde de trazer o "Calado Kalashinicov" para a barra da justiça, porém fica claro que não há vontade. Esperar o quê mais? Engolir a seco a mágoa e a revolta até ao dia de descontrolo, em que tudo vai ruir e a justiça feita nas ruas... O caos que se aproxima
March 18 at 9:40pm · Like · 1


Francisco Junior Caro Mosse, este caso será mais um para esquecer, infelizmente. Apesar da pressão diplomática (particularmente a francesa), o silêncio será o diapasão da PRM nos próximos tempos, ou melhor até sempre. A nossa Polícia não tem interesse neste caso, daí o silêncio do Nyusi dizer quase tudo. Aliás para quê investigar, se está feito, visto e dito. A team Ali Babá e os seus 40 estão de parabéns pela incitação...
March 18 at 9:47pm · Edited · Like · 4


Adriano Chipindo áfrica um continente em extinção!!!
March 18 at 9:48pm · Like · 2


Nkuyengany Produções A Frelimo não é Assassina e nem Rouba, Os Assassinos e Ladrões é que são da Frelimo
March 18 at 9:52pm · Like · 9


Augusto Gildo Buanaissa Eu também duvidava da presença de estrangeiros nas investigações. Dr Frangulis disse bem, esse é mais um crime que vai morrer sem culpado. Todos estão calados, incluindo o presidente da república porque quem matou Cistac foi "calado"
March 18 at 10:14pm · Like · 3


Jr Chauque Siba Siba 2
March 18 at 10:18pm · Like · 1


Alfredo Macuácua "Pago uma rodada" se este caso tiver desfecho justo.
March 18 at 11:12pm · Like · 5


Abrantes Nelson Novais Nelson Carrascos ????......
March 18 at 11:34pm · Like · 1


Jr Chauque Mto esperto Alfredo Macuácua, pk serás o vencedor da aposta hahahahaha
March 18 at 11:44pm · Like · 4


Kemmbo Mazithemba LISTA DE ALGUNS COMPARIOTAS CUJA SUA MORTE AINDA ESTA EM INVESTIGACAO: 1.º Padre Timóteo Uria Simango – Vice-Presidente da FRELIMO - Queimado vivo em Metelela (Niassa 2.º Padre Mateus Gwengere - Idem 3.º Filipe Samuel Magaia – Departamento de Segurança e Defesa (DSD) 4.º Casal Ribeiro – Vice-Chefe do DSD 5.º Francisco Manhangá - Envenenado no Hospital Muhimbiri (Secretário da Defesa P. Tete) 6.º Lazaro Kavandame – Secretário da Defesa - Cabo Delgado 7.º Alberto Mutumula - 1º Comissário Politico - Zambézia 8.º António Silva – 1º Comandante e Defesa P. Zambézia e Niassa 9.º António Mpindula – Adjunto Comandante e Defesa P. Zambézia 10.º António Jahova – 1º Comandante e Defesa – Mutarara, Tete 11.º Alberto Sande – Chefe do 1º Campo de Treino Kongwa - Tanzânia 12.º Luís Arrancatudo – Instrutor Campo Bagamoyo - Tanzânia 13.º José Alves -1º Secretário Provincial - Zambézia 14.º Alexandre Magno – 2º Secretário Provincial - Zambézia 15.º Alves Couviua - Combatente 16.º Luís Njanji – Comandante - Tete 17.º Armando Malata – Responsável de Material Bélico - Tete 18.º António Machado – Comandante (natural da Zambézia) 19.º António Mazuze – Comandante em Marupa – Niassa (Natural de Gaza) 20.º Frackson Banda – Comandante Destacamento Tete 21.º Manuel Mumba – Comissário Politico (Natural Tete) 22.º Lino Ibrahimo – Comandante FRELIMO fuzilado em Cabo Delgado 23.º José Mandindi – Comissário Politico (Natural Niassa) 24.º José Rivas – Comandante Base Furancungo - Tete 25.º Dr. Cambeue – Um dos Dirigentes da COREMO (Natural de Murumbala – Zambézia) 26.º Basílio Banda – Líder MONIPAMO e opositor da FRELIMO (Natural do Niassa) 27.º Dr.ª Joana Simeão – Vice-Presidente da GUMO. Queimada viva em Metelela 28.º José Nicodêmo – Dissidente da FRELIMO (Natural da Zambézia) 29.º Félix Mendes - Combatente da FRELIMO (Natural de Tete) 30.ºAntónio Ferrão – Comandante da FRELIMO (Natural de Tete) 31.º Francisco Cúfa – Um dos Lideres da FRELIMO (Natural da Zambézia) 32.º Augusto Nababele – Combatente (Natural da Zambézia) 33.º Josina Mutemba – Ex-namorada de Filipe Magaia, e posteriormente esposa do Samora, envenenada no hospital de Muhimbiri – Dar-es-Saalam. (Natural de Quelimane) 34.º Sara Tomás – (Natural de Tete) 35.º Silvério Nungo – Dirigente da FRELIMO, Fuzilado em CABO DELGADO (Natural de Manica e Sofala) 36.º Joaquim Matias – Comandante de Bagamoyo (Natural de Cabo Delgado) 37.º Fernando Napulula – Comandante de Cabo Delgado (Natural de Cabo Delgado) 38.º Raimundo Dalepa – Comandante (Natural de Cabo Delgado) 39.º Dunía Nkunda – Comandante (Natural de Cabo delgado) 40.º Carlos Nunes - Comandante (Natural da Zambézia) 41.º António Fabião - Combatente (Natural da Zambézia) 42.º António Quembo - Combatente (Natural de Tete) 43.º Francisco Mutamanga - Chefe das Operações de Manica e Sofala (Natural de Manica e Sofala) 44º Damião Piri – Comandante (Natural de Tete) 45º Paulo Gumane – Queimado vivo em Metelela 46º Pedro Mondlane - Idem 47º Celina Simango - Idem 48º Júlio Razão - Idem 49º Eduardo Mondlhane (1º presidente da FRELIMO), 50º Samora Machel (1º Presidente de Moz independente) 51º Carlos Cardoso ( Jornalista) 52º Siba Siba Macuacua (Economista) 53º Gilles Cistac ( Jurista), 54º ??????
March 19 at 12:59am · Edited · Like · 19


Emidio Guila Pedro Cossa? Trabalha aonde mesmo?
March 19 at 12:56am · Like · 3


Nelsoncarlos Tamele Ta mal isto!
March 19 at 1:09am · Like · 1


Roberto Zolho A podridao eh tal que sera preciso coragem, disciplina e muito trabalho por parte do PR se mesmo estiver interessado em mudar o ritmo das coisa. Foram largos anos do deixa andar que ate nos fez perder os mais básicos padrões duma sociedade moderna. Eu digo" quando num pais, o anormal se torna normal, estamos todos lichados
March 19 at 1:36am · Like · 5


Roberto Zolho dizeia lixados" - perdao.
March 19 at 1:38am · Like


Armando Tomas Fernando Fernando Frelimo e partido de assassinos
March 19 at 1:47am · Like


Milton Cabir É muito triste e lamentável, a situação em que vivemos .
March 19 at 3:41am · Like · 1


Wilson Rui Hobjana Hobjana Eu tenho dito mas ninguem me ouve que Isto e' uma vergonha Nacional. Tsic
March 19 at 4:06am · Like · 1


Julião João Cumbane Marcelo Mosse, querias que o Filipe Nyusi dissesse o quê, ele em pessoa e porquê? Então o Governo que ele dirige não interrompeu a agenda de uma sessão do Conselho de Ministros para se deter sobre o acto de assassinato do Gilles Cistac e se pronunciar oficialmente? Era para ele (Nyusi) fazer mais o quê? Pergunto, porque eu não entendo quando se diz que Nyusi está em «silêncio» em relação a este caso. Era para ele ter ido à marcha?! E Gilles Cistac não foi assassinado duas vezes! É mentira para manipular a opinião pública. Ele foi assassinado uma só vez! Triste é, sim, mesmo assim! Agora, a tua referência aos «cumbanes» aqui, leva outro cariz! (...).
March 19 at 9:43am · Edited · Like


Manuel J. P. Sumbana Pelo que vejo, odiavas o Gilles Cistac com todas as tuas entranhas, Juliâo Joâo Cumbane.
March 19 at 6:26am · Unlike · 15


Lsg Tgt Kino Mano Marcelo Mosse as vezes assustas com essa veia pensadora que transpareces para todos. Cistac foi morto a precisamente 3 semanas e hoje ja falas essas coisas? Nao quero aqui defender a lentidao no esclarecimento deste assunto mas tambem nao acho correcto que a policia tenha que vir aqui toda hora se explicar e.g. hoje prendemos este e aquele ligados a este crime, amanha de novo virem dizer estamos a investigar o Fulano etc.....porque nao deixamos a policia trabalhar? Pke nao esperamos ou ajudarmos a policia? Voce mano Marcelo podia usar esta tua capacidade investigadora para ajudar alem de criticar, sera que o seu jornalismo investigativo e so contra a Frelimo e seus quadros?pk sim vais nos fazendo crer que so investigas os erros deles, ganhaste um premio ano passado ate hoje nao percebo quais foram os criterios, o que e que fizeste para ganhar se nao criticar o governo......desta vez tenta merecer de verdade pk este jornalismo tendecioso ja deixa a desejar. Eu peco a si e seus jornalistas investigadores ajudem, invergonhem o governo,tragam evidencias aqui sobre a morte de Cistac. Sera que are vossa investigacao e limitada, direcionada ou virada contra uns e outros nao? Voce e mocambicano ajudaaaaaaaaaaaaaaaa.
March 19 at 6:39am · Edited · Like · 2


Azarias Felisberto Kemmbo mazithemba, superaste , o meu pai dizia que o simples facto de alguem pretender a tua namorada isso podia ti custar a vida.
March 19 at 7:07am · Like · 2


Armando Tomas Fernando Fernando Mosse tem muita razao ,cumbane odeiava cistac mesmo ja morto Sr continuou adeiar, ate chegou insinuar que cistac foi guei a filha nao era dele .e teus filhos tem certexa Sao seus?
March 19 at 7:08am · Unlike · 4


Marcelo Mosse OH Julião João Cumbane...eu estava apenas a referir-me aos abutres e urubus la da cordilheira latina, onde avulta o Condor aqui exibido que, por taxonomia, ate pode ter lugar no g40, tal como voce almeja.

March 19 at 8:04am · Edited · Unlike · 21


Americo Jose Mangane A situacao da investigacao e de analizar quem e quem, refiro que os protagonistas desse assassinato macabro sao os mesmos que vao se prender? entendemos de ante-mao que a circulacao de de armas nno pais esta na responsabilidade do governo. para iniciar uma investigacao temos que julgar o ministro do interior e FADM, segundo apurarememos veracidades da desordem. 2 temos que pegar e julgar nas palavras do por porta voz da FRELIMO Damiao jose que antepadamente ameacavam a vida do malogrado assim vamos avancar com uma investigacao seria e profunda. nao sou Jurista mas apenas um analista.
March 19 at 8:09am · Like · 2


Elsa Valodia Elsinha hops
March 19 at 8:19am · Like


Elsa Valodia Elsinha colhe o que constrói ,joguei fora o que não serve.sou uma esponja só absorvo o que realmente interessa.forca me inspirao voces
March 19 at 8:24am · Like · 1


Carlos Sérgio Tenho vergonha de saber que existe o Julião João Cumbane, se nada tem a comentar entao nao venha com sua malcriadisse!
March 19 at 8:53am · Like · 4


Juma Basilio Viva Marcelo Mosse!!!!
March 19 at 9:01am · Like · 1


Miguel Macaringue Todos fazem de conta...e o tempo cicatriza a ferida e depois não doe mais...
March 19 at 9:13am · Like · 1


Arlindo António Chiuiane Nhantumbo O assassinato de Cistac e' o ritual da amnesia e da contraposicao ao livre exercicio do direito a manifestacao.
March 19 at 9:14am · Like · 2


Henrik Sam Paindane Deixem a policia trabalhar. E parem de fazer papel de detentores da verdade. O que a FRELIMO devia fazer, e arrolar e levar todos os acusadores a justica para provarem a veracidade dos factos. O criminoso e um estudioso meticuloso - Robert Durst (multimilionario assassino que ficou decadas a solta por falta de provas, acabou sendo preso pois sem se aperceber autodenunciou-se). As instituicoes de administracao da justica nao podem e nem devem agir emocionalmente, devem agir dentro da razao. Agora que me tornei facebookiano, percebo que muitoa dos "supostos" intelectuais, escribas, jornalistas e "agentes/porta-vozes" da suposta sociedade civil nao usam a razao nos seus "ditos". Epa! Deixem a policia trabalhar. Queriam a separacao dos poderes e agora exigem o pronunciamento do Chefe do Estado neste caso. Nunca ouvi os "homens da razao" a pronunciarem-se acerca do discurso divisionista e belicista do "Rider da Oposicao", citando um ex-professor e amigo.
March 19 at 9:35am · Edited · Like · 1


Nuno Pires Os "Calados" estão de volta...
March 19 at 9:38am · Like · 2


Geraldo Manjate ah,ah,ah...deixem a policia trabalhar esse fado ja esta riscado a muito e a tactica dos tagarelas, a policia tem os seus metodos e nao depende dos nossos coments aqui no fb que faca o seu trabalho, por sua vez, cada um e livre de vestir a alma de investigador, estamos exercendo o nosso papel de cidadania
March 19 at 10:05am · Edited · Like · 2


Flavio Santos Matsimbe Será que o G40 já alargou o seu agregado?
March 19 at 10:00am · Like · 2


Julião João Cumbane Marcelo Mosse, tu presumes que eu «almejo» ter lugar no teu «g40». É tua presunção. Eu só te olho! Agora, quanto ao conteúdo do teu 'post', atenta ao comentário do Lsg Tgt Kino! Repara bem que os teus escritos ganham popularidade apenas porque tu usas a má tactiva de atacar as pessoas. Em profundidade, as tuas relfexões não têm nada de reflexão. É só propanda contra o regime. Alguém tinha que fazer isso, claro! Trabalho sujo para mentes sujas! E que se beneficia disso tinha que saber escolher os seus «funcinonários». Ora, continua a fazer o teu trabalho, meu caro! Mas então deixa que outros também façam o seu o seu trabalho de acordo com as suas próprias agendas e não de acordo com a agenda que foi feita por outros para tu cumprires! Tem mais para tu saberes...! (...). Mas por ora me deixa terminar dizendo que este 'post' não tem assunto, excepto propaganda!
March 19 at 10:16am · Edited · Like · 1


Maria Do Carmo Soares Obrigada Marcelo Mosse por nos lembrares que precisamos não esquecer de pressionar as instituições da justiça para fazerem justiça. Tenho que acreditar que isso vai acontecer. Tanta gente que morreu para Moçambique ser independente! Em 1975 havia tanta esperança ... Onde anda ela agora?
March 19 at 10:33am · Like · 2


Alcidio Fernando Timane Yah! Eish!
Estou a gostar muito destes comentarios.
Ta vuya ti nga siviwanga
March 19 at 10:37am · Like · 1


Germano Zacarias A importância das primeiras 48 horas na investigação que a nossa Polícia ignora..
March 19 at 10:50am · Like · 2


Henrik Sam Paindane Fla usa a razao/verdade/conhecimento/ciencia e nao puras suposicoes. Ja imaginaram o que seria deste pais, se baseasse tudo em "supostamente" foi ou foi fulano e beltrano, mas sem provas a acompanhar? Nao preciso de sentar no banco para diferenciar facto de suposicao. Se conhecem os mentores e ou assassinos que remetam o assunto a Procuradoria ou a PIC e vamos lancar problematicas que requerem uma seria reflexao; caso de policia e caso de policia. S.Excia, Ministro do Interior, sou de opiniao que crie uma Direcao ligada a Profecia, onde irias congregar todos os Profetas com vista a minimizar e ou prender os criminosos que pululam por este pais e quem sabe, ajudar os "pais da democracia" a resolver os crimes que grassam nos seus pais. Epa!
March 19 at 11:38am · Edited · Like


Antonio Gulube Em casos similares mas envolvendo terroristas outro tipo de terroristas, tem se visto presidentes destas nacoes a desdobrarem se em dar ponto da situacao ao povo, mas no caso da gente ......
March 19 at 11:50am · Like · 1


Kemmbo Mazithemba Sim, meus caros vamos deixar a policia trabalhar como sempre deixamos desde a deceda 60. A lista e enorme como vistes no meu post anterior. Continuaremos a espera, nos o povo...Trabalhem. Obrigado

March 19 at 12:03pm · Like · 1


Nkuyengany Produções O Cumbane faz parte dos Cachorros do outro......Bandidos do SISE braço Armado de Guebuza
March 19 at 1:04pm · Like


Donaldo Chongo Mano MM, partilho contigo cada pedaço desta dor e cada desapontamento pela inacção criminosa e propositada por parte do nosso governo
March 19 at 1:19pm · Like · 2


Sergio Baloi Sergio dr acha mesmo qeu no p o nosso mint podia faser alguma coisa?relacionado com o caso? e uma otopia pensar a sim, nao vao pk nunca fiserao teu amigo saudoso carlos cardoso foi a mesma coisa pra nao falar de sibasiba, e tantos outros?
March 19 at 2:46pm · Like


Heleno Bombe A verdade vai morrer solteira
March 19 at 4:33pm · Like · 1


Simione Mhula Caros Henrik Sam Paindane e Lsg Tgt Kino gostaria mas muito mesmo de ter vossa veia de pensamento mas custa me muito ter de ver um Estado de Direito Democrático onde o privilégio da informação e atribuído a abutres mentirosos e não a gente que realmente a precisa mas o que me enfadonha é ver gente que de tanta paciência esta a envelhecer sem saber quem matou Eduardo Chivambo Mondlane e de tanta paciência esta a envelhecer sem saber que Matou Samora Moises Machel e que tanta paciência não sabe quem matou Siba-Siba Macuacua será isto paciência ou demência?Há um grupo em Moçambique que trata o povo como de retardados se trata - se esse grupo escamotea a verdade é vive do sangue do povo e da paciência do ignorantes devem sim trazer actualizações sobre o andamento das investigações pois o patrão que é o povo assim o exige.
Olha nos temos.um grupo policial que passa a vida a aquecer bunda no escritório e a forjar culpados a mando de um grupo de pusilanemes preocupados com o seu bolso e dívidas de gratidão por parte dos chefes isso tem que parar o jogo de apontar dedos e procurar bodes expiatórios agora queremos trabalho compatriotas que os crimes sejam esclarecidos em Moçambique e que se saia do marasma de "estamos a trabalhar " aguardando que o povo se esqueça para descartar o assunto nos pagamos.salarios tanto.tanto . dos políticos assim como.dos cães de guarda e de matança que o governo usa contra nós então eles devem deixar fluir a verdade para que o povo se sinta num país não governado por gangster's nem corruptos de calibres nacional e nem internacional de como.estamos hoje.
March 19 at 4:37pm · Edited · Like · 6


Sergio Baloi Sergio Tamos num pais em que estamos pais de pai banana
March 19 at 4:37pm · Like


Simione Mhula Sabes Julião João Cumbane era antes de ler o seu comentário nauseabundo tenha vergonha de si mesmo e guarde a sua lavandaria ideológica ou mesmo de engraxante para gente parva e de sua estirpe adoece me saber que o seu ser bom menino vai até esse nível de disfunção intelectual
March 19 at 4:48pm · Like · 5


Amilcar Julio Samuel Tovel Eu já dizia naquela altura que ninguém poderia assumir este assassinato. E que um ex deputado deforma clara disse aos órgãos de informação que, Citação” não era um atentado a liberdade de imprensa, porque ele morreu e surgiram outras figuras”. Fim de citação. Mas sabemos nos que depois deste assassinato maior parte dos que falavam e os que querem falar antes vão pensar neste assassinato antes de tomar a palavra e seguira a auto cesura. Em minhas palavras interpreto da seguinte forma. Se você cruzar meu caminho eu te apago
March 19 at 5:17pm · Like · 2


Jeronomo Gungulo Senhores poupem-nós heee. Professor Julião na Maria na Mosse na Flávio na Henrik na Elsa, todos vós façam favor hiiii..
March 19 at 6:29pm · Like


Abrantes Nelson Novais Nelson sr Joronomo gungulo, gostaria d saber se de tanto poder e laxismo tem cmo travar o sentimento dos oprimidos pla força das AK47?
March 19 at 9:31pm · Like


Delton Chamo Mhula mhula, Carlos Sérgio nao precisamos chegar nesses termos a liberdade de espressao existe nao precisamos esquecercarlos disso, ja dizia o grande carlos cardoso nao coloquemos algemas nas palavras.
March 20 at 1:05am · Like · 1


Edson Cortez Já te disse, maus hábitos aprende-se em casa...
March 20 at 12:51pm · Like


Teresa Lopes Policia, policiamento forte deve ser guarante de um povo rico e democratico. Em ditaduras faz-se de forma visivel, intimidadora. Em democracia, 'e mais timida mas sempre presente e necessaria. Para que possamos confiar que as nossas vidas estao a ser guarantidas, talvez seja necessario adoptar metodos mais inclusivos e outsource (tercear) aparte investigativa ou seja, INVOLVER UMA TERCEIRA ENTIDADE (a meu ver estrangeira) que tenha grande reputacao no ramo. Isto como principio geral.
March 21 at 2:07pm · Edited · Like


Teresa Lopes "Se voce cruzar meu caminho, eu te apago"- tal poder, so mesmo em paises onde impunidade 'e guarantida, nao 'e Amilcar Julio Samuel Tovel ? O que resulta em medo , caracteristica plena de um estado ditatorial. Ja nao sei o que dizer qdo me perguntam se Mz 'e um pais democratico. Sera "semi- democratico" ?
March 21 at 2:15pm · Like


Isac Laiq MM continua assim até aqui n FB existe pessoas k não gostao de ler a verdade xeio de lambe botas cm terror de perder emprego esses MM nunca concordao nada man.
March 22 at 11:59am · Like


Carlos E. Nazareth Ribeiro MM, belas e poéticas palavras na sua introdução! E termina com a habitual crítica directa e "quase" certeira. É que eu penso que a atitude dos chefes e representantes policiais colaboram no processo de sabotagem do caminho do n/Presidente, no processo de o desautorizar. A mando de quem?!
March 22 at 12:02pm · Like · 1


Domus Oikos Sao as ditas democracias africanas. tudo passará como se nada fosse. Um homem se foi, um academico.
March 23 at 4:56pm · Like · 1


Kota Ualla Sempre fiquei ansioso para ler teu post de luto copioso quando foi do assassinato de centenas de cidadãos inocentes e sem ligação ao regime, linguagens mais usadas por si, em zove - Machanga
Yesterday at 5:56am · Like


Zulficar Mahomed "Até provas em contrário, eu acuso-os abertamente". Disse uma vez Kenneth Kaunda.
Provem que não estão envolvidos.
Yesterday at 11:41am · Like


Hermenegildo Ferraz Falar nao custa!!!
20 hrs · Like

Sem comentários: