sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O maior problema da história de Moçmbique é que não é escrtita por historiadores, mas sim por políticos disfarçados de historiadores.




Egidio Vaz

Yesterday at 10:43am · Edited ·



Uria Simango, meu herói nacional


“Foi o orgulho que transformou os anjos em demônios; É a humildade que faz os homens como anjos, Santo Agostinho de Hipona”, 13 de novembro de 354 - 28 de agosto de 430 DC



Hoje venho render homenagem a Urias Simango, o primeiro vice-presidente da Frelimo, que disputou a presidência da Frelimo com Eduardo Mondlane e “perdeu”com a diferença de apenas um voto [na verdade, as elições não passaram de uma faxada uma vez que o convite para que Mondlane tomasse a dianteira do movimento armado já teria sido feito e ele só veio a Dar-Es –Salaam com as garantias de que iria ser chefe do movimento unificado].
Deixe-me ainda fazer um parêntesis para dizer que fica por discutir se Mondlane é mesmo Arquitecto da Unidade Nacional, uma vez não ter sido ele quem mais trabalhou para que a fusão dos três movimentos acontecesse. Provas existem de que consensos entre UDENAMO e MANU preexistem ao I Congresso da FRELIMO. Na verdade, em 29 de Maio de 1962 estes dois movimentros firmaram o acordo em Accra e pela primeira vez o nome FRELIMO aparece em documentos oficiais. Adelino Gwambe foi quem fecundou a FRELIMO. Ser primeiro Presidente de um movimento é o mesmo que ser arquitecto da Unidade Nacional?
Mas voltemos ao assunto sobre Urias Simango
Ontem estive a pensar no legado dos nossos dirigentes, alguns, nossos heróis e cheguei a seguinte constatação.
Enquanto uns dirigentes deixaram para seus filhos rios de dinheiro, outros ainda estão atarefados em acumular infinitamente a riqueza para seus filhos e futuras gerações, a ENCURTADA vida de Urias Simango deixou como legado dois servidores de povo de grande calibre: Lutero e Daviz Siamngo. Estes dois irmãos, filhos de Uria e Celina Simango são incontornáveis na vida política e na história da democracia deste país.

O primeiro, figura dos primeiros dirigentes políticos do pós-guerra civil, com o PCN, que formou a primeira nata de intelectuais e políticos independentes de Moçambique. O segundo, Daviz, edil da Beira, a verdadeira CENTRAL DA DEMOCRACIA; refúgio dos oprimidos.
Urias Simango não teve tempo nem para acumular muito menos para acompanhar de perto a educação dos filhos ou mesmo desfrutar os proventos da independência. Mas o pouco tempo que esteve com os filhos foi bastante para inspirá-los de forma indelével sobre a vocação do bem-servir e não ser servido.
Quantos filhos de dirigentes moçambicanos se comparam à vocação de servir como Daviz e Urias Simango? Quantos filhos de dirigentes que não enriqueceram graças à posição de seus país e hoje participam na delapidação do erário público e abocanham tudo quanto é oportunidade de negócio? 
Quantos filhos de dirigentes estão na dianteira da luta pela justiça social, democracia e boa-governação em Moçambique? Quantos, e quem são?

PS: este post não tem por objectivo criticar niguém. Ele está a encorajar os dirigentes a se inspirarem nos ideias e valores de Urias Simango quanto à necessidade de educar os filhos para a cidadania. Daviz e Lutero poderiam se acobardar, com a morte dos pais e terem lambido os bocados do regime. Mas a educação para a cidadania e os valores dos pais os fizeram homens e bons servidores do povo.
Obrigado Uria e Celina Simango pelos filhos que nos deste.Quem sai aos seus não degenera.

Irei temrinar o meu elogio com mais uma citação Santo Agostinho
"Descubra o quanto Deus lhe deu e dele tire apenas o que você precisa; o resto deixe para os outros [porque também precisam]”

Referências Bíblicas
Mateus 20:28 
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.
Marcos 10:45 
Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
.Continue Reading



278 Likes103 Comments30 Shares

Like Share

278 people like this.
30 shares
Comments


El Patriota Eu continuo mesmo com Machel e Marceta.

Like · 5 · Yesterday at 10:45am


Egidio Vaz Que também são meus meu caro.

Like · 6 · Yesterday at 10:48am


El Patriota Por outro lado, há que reconhecer que de facto o tempo é mestre! Parece-me que, a verdade sobre o homem a quem o meu professor de história na quarta classe me ensinou a desprezar, a diabolizar e a chamar reaccionário, vai surgindo a pouco e pouco.

Like · 7 · Yesterday at 10:57am


Ana Maria Costa Ferreira obrigada por esta homenagem..

Like · Yesterday at 4:53pm


Julius Georg Já parou pra imaginar o teria acontecido se Urias Simango tivesse consigo chegar a liderança do partido?

Like · 2 · Yesterday at 10:52am


Zarito Mutana heheheh não estao a falar disso, mais na Educacao dos filhos.

Like · 2 · Yesterday at 10:54am


Egidio Vaz Sabe ilustre, há que reflectirmos sobre o golpe que se deu na fusão dos três movimentos. O futuro de um Moçambique independente não tinha sido definido. Muitos como Urias e Mondlane pensavam num sistema democratico multipartidário do pós-independência antes dos chacais do comunismo tomarem o poder em 1970.

Like · 10 · Yesterday at 10:54am


Abdul Jabaru Em 1969

Like · 1 · Yesterday at 10:56am


Egidio Vaz Abdul Jabaru os chacais do comunismo tomaram o poder logo após a morte de mondlane. mas lembre-se que antes disso houve o triunvirato, o poder dividido em três: marcelino dos santos, urias simango e smor machel.

Like · 5 · Yesterday at 10:57am


Abdul Jabaru O triunvirato foi uma fachada eles ja tinham tomado o poder

Like · 4 · Yesterday at 10:59am


Zarito Mutana Temos que voltar a ver o Video do Fanuel Malhuza

Like · 6 · Yesterday at 10:59am


Egidio Vaz Zarito Mutana kkkk, veja-o, reveja-o. Muito interessante

Like · 2 · Yesterday at 11:01am


El Patriota Chacais do comunismo?? De facto, há bons...

Like · 2 · Yesterday at 11:01am


Abdul Jabaru Na situacao de normalidade nao havia necessidade de formar o triunvirato, pois Uria Simango era o sucessor legitimo de Eduard Mondlane, esse foi um golpe palaciano desenhado pela teia do mal

Like · 5 · Yesterday at 11:01am


Luciano Mapanga É urgente a revisão dos livros de história de Moçambique. Há muita verdade oculta...

Like · 8 · Yesterday at 10:53am


Cleto Goncalves Agree. Inpsirado
Pensas k nem eu😅
Kkakaka. Well done

Like · 1 · Yesterday at 10:53am


Zarito Mutana Bem dito.

Like · 1 · Yesterday at 10:54am


Nelson Maibeque Mourinho Apoiado ...🏿

Like · 1 · Yesterday at 10:54am


Abdul Jabaru caro egidio, incentive mais o debate sobre esses assuntos talvez alguns vacilem e deixem cair a mascara e ganhem coragem de contar a verdade como tinha iniciado o velho Massamba Gruveta

Like · 7 · Yesterday at 10:55am


Nelson Badaga Badaga Verdade

Like · 1 · Yesterday at 11:18am


Arlindo Francisco João João Bem dito e sem censura.

Like · Yesterday at 11:11am


Eddy Marchal Wa Afrika Eu não tenho palavras para descrever a dimensão do valor da figura que o dr. #Egidio #Vaz representa pa a sociedade moçambicana, como tenho dito sempre ilustre você é para mim uma verdadeira escola, obrigado por tdo quanto fazes para dar a todos nós a verdadeira história do País, você é o filho que deus enviou-nos para libertar-ns da instrumentalização mental, nós fomos emtulhados durante anos pela história baseada na mentira mas hoje temos o privilégio d conhecer algumas verdades. Quanto à filhos d combatentes que foram educados para cidadania também so conheço apenas os irmãos Simango, o resto são aqueles que até hoje cmo bem disseste estão n extrangeiro a viverem em casas d luxo compradas pelo dinheiro dos impostos do povo que os pais sacam dos cofres. Parabems Parabems

Like · 4 · Yesterday at 11:14am


Tomo Valeriano Entao a frelimo igual a renamo tem genese belicista! Ups. Estas armas estao longe de calarem-se. Meu DEUJU do ceu

Like · 2 · Yesterday at 11:14am


Inacio Fernando Está escrito nos manuais que US foi traidor da causa. ha 40 anos que aprendi isso.

Like · Yesterday at 11:15am


Egidio Vaz Traiu a quem? À causa? Ou ao comunismo? Há muita coisa a dizer

Like · 6 · Yesterday at 11:16am


Lenon Arnaldo Nos últimos dias ou semanas tens descoberto muitos heróis, em números e nomes, dos que nao foste capaz de descobrir durante quase 4 décadas . É obra.
E, espero que este exercício teórico/académico, dê algo e que não fique por aí

Like · 1 · Yesterday at 11:18am


Egidio Vaz Lénon, eu tenho 37 anos. E aproximadamente 16 anos de estudos dos quais 12 de História. Comecei a publicar ha 15 anos e desde então tenho trazido temas de interesse. FUI A ÚNICA PESSOA AO NÍVEL NACIONAL A DESPOLETAR UM DEBATE FUNDADO sobre a verdadeira idade do partido Frelimo. E este debate continua até hoje.

Like · 6 · Yesterday at 11:20am · Edited


Lenon Arnaldo Força meu caro, por isso , que disse esse estudo ou investigação, que não pare por aqui. Quem sabe, nas próximas revisões curriculares ou, em outros fóruns, que o seu ponto de vista a respeito dos heróis , seja achada e tida em conta.

Se o seu esforço visa a reposição genuína da história nacional, até porque a história nunca é acabada, podes contar com o meu apoio moral

Like · 1 · Yesterday at 11:28am


Sic Spirou mas wena Lenon pah.... haahha que ridicula observacao!

Like · 3 · Yesterday at 11:49am


Lenon Arnaldo .... ridicula observação, o que tem de ridículo meu caro. Se fosse tão ridículo, EV nem se dava ao trabalho de comentar coisas ridículas.
Há um cometário que fiz a poucco, mutatis mutandis, a si também se ajusta.

Like · Yesterday at 11:59am


Sic Spirou eheheheheh...

Like · Yesterday at 12:01pm


José Luís Egidio Vaz, deixe-me tirar o meu chapeu virtual, Tenho a dizer que voce é uma pomba que deve continuar livre, voar a vontade e espalhar verdades. Continue assim, dizia Ricardo Salgado, antigo Director Geral do grupo BES: O lagarto quando morre deixa sua pele mas o Homem quando morre deixa sua reputaçao. Nao te intimides com esses aruaceiros g40 porque de academico só tem o Certificado de graduaçao. aquele abraço

Like · 3 · Yesterday at 11:27am


Elísio Muahave Bem sério procurando inimizade com o regime, hee a mascara caiu.

Like · Yesterday at 11:34am


Egidio Vaz O dito "regime somos nós". Não ha nada de novo.

Like · 3 · Yesterday at 11:34am


Orlando Maceda Olá Paz! Paz pra mim, Paz pra você é Paz pra nós...

Like · 1 · Yesterday at 11:34am


Amad Canda Olá paz! Deus é bom para mim, Deus é bom para ti, Deus é bom para nós.

Like · 2 · Yesterday at 11:36am


Tsala Muana Mano Vaz voce e academico de mao cheia

Like · Yesterday at 11:37am


Madudo Dudo A "coisa" mais interessante que coaduna com as minhas ideias é o simples facto de eles crescerem, estudarem, formarem se e afirmarem se tudo sem a presença dos pais oque é difícil.
Mais não foi o pai quem educou os folhos.
Não sei quem foi mais o importante é a pessoa que continuou a guia los até se formarem.
Sempre me interroguei : como eles resistoram a fome e tudo se os pais estavam mortos?
Hipotese: alguém dava lhes de comer e assistência a todo nivel.

Like · 1 · Yesterday at 11:38am


Micrisse Bernardo Micrisse Averdade nunca e dita mais um dia saira sem querer

Like · Yesterday at 11:39am


Amad Canda Egidio Vaz, preciso, desesperadamente, ler "Urias Simango: Um homem, uma causa". Se o tiveres em formato electrónico, eis o endereço: candaamad@gmail.com

Like · Yesterday at 11:40am


Madudo Dudo Vá comprar o livro jovem.
Entre cem contacto com o autor e pague que terás o livro na tua mão.
Quers de borla!!!!

Like · Yesterday at 12:18pm


Amad Canda Se ainda não comprei, é porque não tenho dinheiro, tampouco conta no banco, já que foi na Internet onde consegui ver a obra.

Like · Yesterday at 12:54pm


Amad Canda Se conheces alguma livraria em que exista, recomenda-me. Vou tentar phandar para tê-lo

Like · Yesterday at 12:56pm


Luis Ferreira Fight Regime,regime.força Vaz.

Like · Yesterday at 11:40am


Dias Tembe Sábias palavras grande vcompanheiro das trincheiras...

Like · Yesterday at 11:40am


Emilio Luis Liango Apoio a ideia da reedição da nossa história, não sei como se pode construir uma pátria de heróis com inverdades

Like · Yesterday at 11:45am


Lenon Arnaldo Se os G40 são uma praga, há uma nova praga que nem serviço sabe prestar -AS VIRGENS OFENDIDAS DA TRINDADE.

A liberdade de expressão é um direito consagrado na CRM para todos sem distinção. E, não será por ser G40 que a pessoa possa ou não discordar ou...See More

Like · 1 · Yesterday at 11:47am


Narciso Macuacua Malhuza resumiu a génese de toda a arquitectura.... já sabemos quem é quem aqui.

Like · 2 · Yesterday at 11:52am


Francisco Pacheco Chigogoro Uma aula de sapiência, Deus te ilumine e continue assim, despertando as mentes da nova geração, O livro do Dr Bernarbe Lucas Nkomo ( Urias Simango homem, uma causa) denuncia também está deturpação da real história da frelimo, Dr E, Vaz Como historiador peço lhe para fazer um livro para que os filhos saibam e aprendam a verdadeira história de Moçambique

Like · 1 · Yesterday at 11:53am


Antonio Jaime Frank Frank So para fecundar a sua ideia pai Chigogoro,para quem for a ler pela primeiravez,jana primeira pagina,nao vai abandonar porque ali reside amestria do saber escrever sem denodo,eloquencia total da historia de mocambique,na linguada minhaavo,ISSACOMAKU LER LIVRO IENEIO.KKKKK

Like · Yesterday at 12:24pm


Joaquim Tomo Este assunto é tão complexo que levariamos o ano todo a discorrer.
A sepultura de Urais Simango, digo, os túmulos dele e da esposa estão guardados a sete chaves, espécie de "arquivo secreto", sem direito a funeral. Matar é uma coisa, ocultar o cadáver é outra.

A Frelimo está em dívida com esta família, e agora com grande parte dos concidadãos, ao manter este assunto um tabú. Um traidor pode ser fuzilado. Mas alguém deve assumir isso e discutir abertamente, se necessário for. Davis e Lutero precisam dar aos pais um funeral digno. E não há paz genuína neste tipo de atmosfera. Ao perpetuar este clima, a Frelimo está a adiar um problema, para a posteridade, que esta não saberá resolver, nem entender.

Como é que Davis chegará ao poder para governar aqueles que fuzilaram o pai na obscuridade, e foram esconder os restos mortais?
Ter um Presidente da República assim é um grande risco. É estranho que os Simangos estejam a concorrer a sério ao poder, neste ambiente cínico.

Egidio Vaz está a levantar fantasmas e tabús, criando assim grande embaraço ao Poder, e aos próprios filhos de Simango. Espero que consiga dissuadir os do poder, com este post, de sorte que façam as pazes com os ofendidos. Ofendidos sim, porque ainda não perdoaram a ninguém, e não haverá perdão sem "corpos" ou restos mortais. Se alguém julga que há, está enganado. O ódio entre os mocambicanos ainda terá uma história para ter desfecho.

Creio que os Simangos estão prontos para fazer pazes, mediante entrega dos restos mortais dos pais. Acredito que quando ele chegar ao poder, irá copiar os princípios de Madiba, perdoando os que mataram. Eles, a família Simango, vão entender.

Like · 5 · Yesterday at 12:02pm · Edited


Egidio Vaz Faz-me deitar lágrimas mbuya Joaquim Tomo. Os que podem, devem falar deste assunto, sempre. Os que fuzilaram os Simango conhecem o lugar onde pela última vez os abandonaram.

Like · 6 · Yesterday at 11:59am


Antonio Jaime Frank Frank sem duvidaspassamos avinte valor nahistoria mocambicana isto na escola numa aldrabice sem precedentes ,agora so renam pauladasde historia nauseabundas ,kkkkk nao tenho tres testiculosno lugar logo chega e nao falei nada,manungo ando onsene,

Like · Yesterday at 12:17pm


Francisco Pacheco Chigogoro Amad Canda vai na sede do MDM ter Dr Bernarbe Nkomo vais ter o livro

Like · Yesterday at 11:56am


Amad Canda Obrigado, mano. Farei isso

Like · 23 hrs


Mateus Francisco Navaia No post... Gwambe fecundou Frelimo ou fundou.....????

Like · Yesterday at 12:03pm


Egidio Vaz Olha, a fundação da Frelimo não é coisa complexa. A historiografia comunista coloca-a como resultado da fusão dos três movimentos em Dar-es-Salaam. Mas tanto o acordo como o nome FRELIMO já tinham sido alcançados em Accra, pouco antes do terceiro acordo com a UNAMI. Ou seja, em Junho de 62 não havia dúvida sobre (1) o nome da organização, (2) o dirigente e (3) sobre a unidade. O pequeno copo de água problemático aparece quando o regime quer passar o titulo de Arquitecto da Unidade Nacional à Eduardo Mondlane eDar-e-Salaam como berço da Frelimo. Isto é bulshit.

Like · 5 · Yesterday at 12:07pm


Egidio Vaz Precisamos em algum momento discutir o papel da tanzania na adulteração da história de Moçambique. Sim, as divergências e busca pelo protagonismo de Nyerere, precipitaram a expulsão de Gwambe da Tanzania. Estavamos em 1961. Porquê?

Like · 4 · Yesterday at 12:14pm


Kudumba Root Eu conheço aquele dizer que insinua que "à grande obra não se acrescenta mais nada" sob o risco de se desconfiar que pretende partilhar a paternidade com o verdadeiro autor. Mas acho que uma breve referência ao Maúca (mesmo que sem se ater tanto às circunstâncias de MAIS ESSA morte estranha) era devida e apropriada...

Like · Yesterday at 12:09pm


Egidio Vaz As estranhas circunstâncias da morte estranha de Mauca simango, esta outra lenda. os seus algozes....enfim

Like · 2 · Yesterday at 12:10pm


David Elias Bem dito precisamos destas visoes...

Like · Yesterday at 12:09pm


Francisco Pacheco Chigogoro Joaquim Tomo concordo plenamente contigo mbuia, e os relatos que temos recebidos ultimamente é os mesmos tiveram uma morte macabra, pelo menos amostrar os filhos a cova Onde queimaram os pais, a frelimo semeou o vento e vai colher tempestade por mais que seja tarde

Like · 2 · Yesterday at 12:09pm


Aas Aasm Grandes palavras só quem não quer cair na real para acreditar.

Like · Yesterday at 12:17pm


Thaulany Farias Mapsanganhe Salut

Like · Yesterday at 12:20pm


Celestino Matsinhe A historia da Frel tem de ser reescrita. É preciso fazer "raio x" da heroicidade desses homens.

Like · Yesterday at 12:25pm


Antonio Jaime Frank Frank Gostaria de rer o livro mas ja nao tenho fonte onde encontrar pork li a tempo.

Like · Yesterday at 12:28pm


Mateus Francisco Navaia Se o país quiser reconstituir a verdadeira história de Moçambique parece que ainda existe fontes a partir da própria Janet Mondlane que esteve lado a lado com o marido, assim como muitos outros moçambicanos pelo mundo fora podem ter muita história por contar, de episódios mal contados. Vai ser muito difícil conhecer toda história aos detalhes porque pode-se admitir que alguns factos supõem-se que sejam imorais ou criminosos.

Like · Yesterday at 12:34pm


Raul Novinte Bravo Urias Simango. o verdadeiro herói moçambicano. Reforçando as afirmações do historiador Egidio Vaz, a história moçambicana deixa a desejar. Se formos na lógica o E.C. Mondlane não parece ser o arquitecto da clamada unidade nacional que nunca existiu. Se de fato houvesse uma "Unidade Nacional" o Urias Simango não teria sido assassinato pela Frelimo. O assassinato do Urias Simango e dos outros dirigentes daquele tempo pela Frelimo demonstra a falta de "Unidade nacional". Lembremos que a maioria desses dirigentes presos e mortos eram oriundos Centro/Norte. Existiu uma falsa unidade Nacional conseguida por uma traição interna de uns aos outros dentro da dita Frelimo. Isso continuou até aos nossos tempos......

Like · 4 · Yesterday at 1:09pm · Edited


Abel Bernardo


Like · 6 · Yesterday at 1:08pm


Antonio Pescoso ainda não conhecemos a nossa verdadeira história
bem haja os filhos dos sábios k servem aos outros.

Like · Yesterday at 1:16pm


Nelson Junior ESta historia de falar de herois moçambicanos é subjectiva e um pouco complexa pois cada um ou cada uma tem os seus herois...porem para mim o verdadeiro heroi em Moçambique é o Povo Moçambicano...Povo este de que apesar de ter sofrido tanto nas maos do colonialismo Portugues nunca deixou de ser amigo do Povo Portugues...apesar de ter passado anos e anos de grande opressao nas maos da Frelimo nunca e nunca exigiu vinganças aos lideres da dita Frelimo...apesar de ter passado 16 anos de agonia nas maos dos ditos democraticos nunca e nunca os marginalizou...este povo,bondoso e caridoso e usado pelos politicos é o VERDADEIRO HEROI....quanto aos Mondlanes,Samoras,Simangos,Afonsos,etc etc, eu diria que foram mais nacionalistas (à maneira deled) do que herois....herois nao geram confusoes ou "desentendimentoso" politicos,mas sim criam harmonia e paz...por isso Moçambique ainda vive esta vergonhosa e triste situaçao....estamos em 2015,ainda nao sabemos qual é o caminho que Moçambique vai tomar....Viva o Povo Moçambicano

Like · 3 · Yesterday at 1:38pm


Nelson Junior PS!...Vos juro,se este problemao entre o governo (frelimo) e a renamo fosse "entregue" ao povo para resolve-lo, ja teria sido resolvido ha muito muito tempo...

Like · Yesterday at 1:50pm


Alvaro Simao Cossa Ha uma pequenina reparacao Egidio Vaz, Eduardo Mondlane e' realmente o autor intelectual da unidade nacional, ja que ele foi a primeira pessoa que exigiu a unificacao de todas as forcas politicas e movimentos nacionalistas, como condicao sine qua non, para que ele aceitasse a lideranca do novo movimento, mesmo estando nas NU, foi essa a primeira condicao que ele deu para que aceitasse regressar e tomasse parte desse movimento UNICO, que lutaria por Mocambique. Com isso nao quero dizer que ele foi o fundador da Frelimo exactamente, e' justo notar. Foi Eduardo Mondlane, entre todos, quem pela primeira vez, viu Mocambique como um todo e que se devia libertar todo inteiro, isso e' que lhe da' o merito de arquitecto da unidade nacional.

Like · 5 · Yesterday at 3:30pm · Edited

Hide 11 Replies



Domus Oikos Não é verdade Álvaro. Mondlane encontrou a Frelimo já unificada.

Like · 4 · Yesterday at 2:04pm


Alvaro Simao Cossa Domus Oikos leia bem o que eu escrevi, e nao se deixe enganar, nem se deve perder.

Like · 1 · Yesterday at 2:06pm · Edited


Alvaro Simao Cossa Domus Oikos dizes que Eduardo Mondlane encontrou a Frelimo unificada, nao e' exactamente assim, este e' fraude historico. Se Eduardo Mondlane tivesse encontrado a Frelimo fundada, entao ele nao seria o primeiro presidente, nao e' exactamente assim, como voces entendem de forma mecaninica e superficial, sei que ele nao participou no acto de registo (fundacao) da Frelimo, mas a ideia de unificar todas as forcas politicas e movimentos, foi dele.

Like · 2 · Yesterday at 2:45pm


Paulo Rapaz Mais uma penumbra a ser alargada por Alvaro Simao Cossa, cujos pressuposto se compreende, senao que traga evidencias objectiva da afirmacao. Outro reparo, pork entao se fez a eleicao? se ele condicionara a unificacao pra ser chefe? Ou entao admita-se q na frelimo a eleicao foi e sera sempre farsa.

Like · Yesterday at 5:41pm


Alvaro Simao Cossa A lingua portuguesa é quebra cabeças!

Like · Yesterday at 5:56pm


Barnabe Ncomo Da para rir, Sr. Álvaro Simao Alvaro Simao Cossa.

Like · 1 · Yesterday at 8:29pm


Alvaro Simao Cossa Amigo Paulo Rapaz deve ter problemas de leitura, e pelo que vejo, nao so. Ninguem condicionou a uniao para ser chefe, Mondlane foi convidado para liderar a Frelimo e ele condicionou a unificacao, como primordio.! Parece que estou a falar sozinho. Camoes, Camoes!!!

Like · 1 · 15 hrs · Edited


Domicio Chongo Concordo consigo Alvaro Simao, existem varias evidencia sobre esse assunto. Essa foi a condicao primordial para ele regressar a Mocambique.

Like · 1 · 14 hrs


Domicio Chongo Amigo/Sr. Alvaro poderia ajudar-me a perceber o que e verdadeira Historia. Pergunto isso porque e comum ouvir que a historia tem que ser rescrita o que existe nao e verdadeira Historia, esquecendo-se das limitacoe do Investigador, conhecimento, inclinacao, filiacao partidaria, capacidade, fontes desponivel periodo/epoca em que a pessoa vai escrevendo/nara/analisa o facto...Em fim sao varias coisas que podem influenciar o Investigador...

Like · 14 hrs


Alvaro Simao Cossa Amigo Domicio Chongo, a nossa historia tem muitas coisas escritas com a visao unilateral, isto nao e' bom. Isto nao nos ajuda a reconciliar a nossa familia mocambicana. Porem, ultimamente emergem muitas pessoas que, sem conhecimentos veridicos dos factos, tratam de coisas muito delicadas de forma superficial, sem um estudo previo cientificamente argumentado, isto nao nos ajuda em nada, ate' pode criar mais divisao do pais, que unifica-lo. Uria Simango, sem falta e' um martir, e acho que devemos reconhece-lo. sem rodeios. Para tratar de assuntos tao delicados e muito intimos de um povo, como a sua historia, devemos em primeiro lugar, ter como ponto de partida, nao a fase actual, cada segmento historico temos que ve-lo no contexto em que esse segmento ocorreu. Temos que analisar os factores objectivos e subjectivos que permitiram a ocorrencia desse facto historico, isto e' temos que contextualiza-lo. e' dizer. interpretar ou analisar tendo em conta o contexto em que está inserido, e nunca partir do real de hoje, poque nao é o hoje que condicionou o ontem, pelo contrário é o ontem que condicionou o hoje. Mas temos que dar verdadeiro respeito ao Egidio Vaz, que traz estes assuntos, apesar de aparecerem de forma demonstrativa, que educativa, permitem-nos reflectir, para no futuro evitarmos erros identicos.

Like · 1 · 13 hrs


Eusébio A. P. Gwembe Reduzir Mondlane ao papel secundário na unificação dos movimentos é uma fraude histórica. Os esforços dele remontam a 1961, ano em que ele chegou a Moçambique proveniente dos Camarões via Luanda, enquanto membro dirigente da Comissão de Fiscalização da ONU para o referendo dos Camarões. Passavam 11 anos desde que saíra da terra que o vira nascer, Manjacaze, onde fizera o primário. Após o levantamento de Angola (1961) mostrava-se contra uma opção militar para Moçambique preferindo uma saída pacifica de Portugal «in order to avoid the tragic bloodshed of Angola ». Para ele, com uma população analfabeta, a independência traria mais problemas do que vantagens. Por isso, no mesmo ano pediu secretamente a Swiss Missionary para prover fundos e enviar muitos moçambicanos para as escolas. Se os EUA desejavam apoiar a causa da independência, tal tinha que ser na educação e não em armas.
Quando questionado pelos diplomatas americanos sobre o seu plano para Moçambique dado que não era conhecido, nas palavras de William L. Wight, Jr «he said he would like to travel to Kenya to talk with them and also with Mozambique nationalists in Zanzibar and Tanganyika. Mondlane indicated strongly that he would like to amalgamate all anti-Portuguese liberation movements ».
Os motivos que fazem com que ele não faça parte dos encontros de Accra são revelados por Zengazenga, para quem no dia 25 de Maio de 1962 há fusão dos dois movimentos, «marcando para a eleição do conselho supremo do novo partido o dia 25 de Junho. Este chamar-se-ia Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo). O acordo foi publicado no dia seguinte, com grande surpresa dos governos de Tanganica e Quénia, que se viram ignorados». Zengazenga também fala da reunião de Fevereiro, mas em Dar-es-Salaam, a qual fora interrompida visto que «as reuniões realizadas em Dar-es-Salaam na presença de protectores estrangeiros não conduziram a nenhum resultado. Por isso, as autoridades ganesas enviaram mais uma vez bilhetes à Udenamo para que fosse assistir à reunião de All Freedom Fighters. Uma vez em Gana, a delegação da Udenamo, composta por Adelino Gwambe, Calvino Mahlayeye, Fanuel Mahluza e Marcelino dos Santos, e a da Manu, que incluía Mathew Mmole, Lawrence Millinga, Samuli Diankali e Daúd Atupale Abdala, continuaram com as conversações interrompidas em Fevereiro . Resumindo, as forças externas em luta pelo protagonismo, Ghana e Tanganyika) podem ter influenciado grandemente, uma vez que ele, Mondlane, estava ainda nos Estados Unidos.

Like · 6 hrs


Mateus Francisco Navaia Haiii, Álvaro Simão Cossa viste o video entrevistado por Emílio Manhique na TVM (que Deus o tenha) a um dos fundadores da FRELIMO o Fanuel que o EV por aqui postou???

Like · 1 · Yesterday at 2:13pm


Alvaro Simao Cossa Sim! amigo Mateus Francisco Navaia, eu sabia disso desde 1982, voces e' que ouvem mal quando as pessoas falam, ou quando escrevem. Muita atencao!. Eu gosto muito de aprender, de ouvir e analisar. Aquilo que Fanuel Malhuza falou eu ja sabia antes de muitos de voces nascerem, ou quando ainda eram criancas, Mondlane foi quem EXIGIU a UNIDADE, mesmo o Fanuel disse isso.

Like · 2 · 15 hrs · Edited


Egidio Vaz Fanuel Malhuza e seus amigos foram os que convidaram Mondlane a vir a Dar-es-Salaam dirigir a Frelimo. Se não tivesse sido convidado, muito dificilmente Mondlane poderia ter ganho as eleições pelo voto. E para demonstrar a sua fragilidade, venceu Siamngo com diferença de um único voto. Tal documenta que Mondlane, não conhecia ninguem para além do seu grupo de sul de Moçambique.

Like · 4 · Yesterday at 3:57pm


Alvaro Simao Cossa Amigo Egidio Vaz, veja um extrato do depoimento do Fanual Malhuza: - Quando nós fundámos a Frelimo o Dr. Mondlane estava nas Nações Unidas, como funcionário sénior. E, já em 1961, estávamos em contacto, via correspondência, com o Doutor Eduardo Mondlan...See More

Like · 1 · Yesterday at 4:38pm · Edited


Jotem Sithole E o voto que levou Uria Simango a derrota foi do próprio Uria Simango que havia votado em Mondlane

Like · 1 · Yesterday at 4:24pm


Alvaro Simao Cossa Eduardo Mondlane sempre tutelou intelectuamente a Udenamo, foi ele quem apresentou o Adelino Guambe ao Kwame Nkrumah e ao Julius Nyerere (seus amigos), Mondlane igual que Urias Simango, este ultimo que era dirigente de uma outra organizacao, ambos nao deviam estar directamente envolvidos na Udenamo. mas eram membros secretos. Isso muito antes da fundacao da Frelimo. Quero que isto fique claro, e o amigo Egidio Vaz deve considerar.

Like · 1 · 13 hrs · Edited


Alvaro Simao Cossa Uma das primeiras receitas que a Udenamo teve, foram 10.000$ (salvo erro) que Eduardo Mondlane foi dado por John Kennedy , entao presidente dos EUA, para ajudar a Udenamo em 1961, colmatar a falta de alimentacao, circulacao, registos e outros gastos.

Like · Yesterday at 4:58pm


Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz , os documentos da época, feitos pela CIA e pela PIDE assim como pelos srviços secretos do Tanganyika mostram que ao todo houve 135 votos, dos quais Mondlane recebeu 116, Simango 13 e Chagonga 6. Isso está documentado. Talvez fosse bom apresentar a fonte que prova que houve diferença de 1 voto.

Like · 5 hrs


Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe, quantos delegados com direito a voto teve o Primeiro Congresso? Os números parecem-me inflamados. As minhas fontes constam do relato constante do link anterior.

Like · 5 hrs


Délcio João Brandão Mbota As comunidades a redor sabem e bem Visitem Niassa tem muita HISTORIA


Like · 2 · Yesterday at 3:00pm


Muzila Wagner Nhatsave Heroi alguem que se junta ao inimigo pra impedir a independencia do seu proprio pais? e junto com o inimigo orquestra o assalto a radio apos acordos de Lusaka? que heroi e esse? Heroi para mim e Domingos Arouca nao aceitou fazer parte de um parlamento fantoche em Moçambique, ajudou a FRELIMO, mas quando discordou saiu e nao se juntou ao inimigopara fazer vincar as suas ideias.

Like · Yesterday at 3:57pm

Hide 25 Replies



Egidio Vaz Porque não te calas Muzila? Porque não te calas?! Kkkkk

Like · 2 · Yesterday at 3:57pm


Muzila Wagner Nhatsave estou a mentir Egidio? como se explica esse comportamento de alguem que foi um nacionalista? se o amor dele fosse o povo como tentam lhe pintar jamais se juntaria ao inimigo. ate no livro um homem uma causa o Nkomo nao consegue explicar isso no fim e estraga todo o elogio que ele faz desde o principio do livro a esta figura. foi injustiçado com os seus camaradas sim, mas nada lhe dava o direito de se juntar aos seus inimigos. devia ser coerente e continuar a sua luta de outra maneira, e nunca se aliar ao inimigo. Agora percebo porque nao foi aceite a sua ascensao a presidente como regiam os estatutos, e foi decidido um Triunvirato, em que a presidencia deveria ser rotativa entre ele, Samora e Marcelino. Por alguma razao nao confiavam nele ate chegar ao ponto de nao lhe entregar a cadeira que era dele de direito.

Like · Yesterday at 4:04pm


Egidio Vaz Tudo é mentira. Simango não foi se quer um pouco disto que estás a dizer. É mentira tudo o que você sabe. Procure tratar-se destas mentiras. Estão a fazer-te muito mal.

Like · 4 · Yesterday at 4:07pm


Dito Sambo Mamaweeee, a História cria saudades e ...(de o quê não). Heh não sei. Mas quero ir para frente

Like · Yesterday at 4:13pm


Muzila Wagner Nhatsave mentira porque Egidio porque so queres ver o lado que te favorece. Leia o livro do Bernabe Nkomo senhor e vai ler sozinho as incongruemcias. diga me la onde foi preso o Urias, onde estava no dia 7 de Setembro e a fazer o que? como Historiador devias investigar e saber de tudo isso. esse era bandido por isso que os colegas nao lhe deixaram sentar naquela cadeira, fizeram triunvirato, ele fugiu para o egipto. e depois regressou a Moçambique antes da independencia. para de chamar me de mentiroso e me refute com factos

Like · Yesterday at 4:17pm


Muzila Wagner Nhatsave Onde estava ele em 74? onde foi preso e porque?

Like · Yesterday at 4:17pm


Muzila Wagner Nhatsave tem livro escrito para lhe exaltar e tudo onde voces podem ir ler tudo o que estou a dizer. Nao penses que es o unico que conhece a historia deste Pais Egidio, sou economista e nao historiador, mas gosto de Historia como Hobby. nao nego que este homem fez muito pela libertaçao do Pais, mas falhou no momento certo, onde realmente devia mostrar ser um homem coerente com os seus principios. e nao fez. quis sabotar a entrega do poder a FRELIMO e participou activamente na tomada da radio com os comandos portugueses. Comportou se como uma mulher sem esrupulos que quando descobre que o marido a traiu, entrega-se ao vizinho e ao guarda como vingança.

Like · 2 · Yesterday at 4:21pm


Nelson Junior Cuidado Sr.Muzila ao falar do Arouca,se bem que seja dificel de provar falou-se de que apos o Arouca ter apanhado tanta sofa nas prisoes da Pide,transformar-se-ia em um informador da Pide.....e quanto ao Mondlane,o Zeca Caliate- que tinha sido o comandante da frente de Teted diz que nao era o que a Frelimo nos diz...O mesmo disseram o Miguel Murupa e o Dr.Francisco Moises...individuos estes que viveram com o Mondlane na Tanzania....enfim, a Historia Moçambicana é feita de tantos misterios,tanto que teve um presidente que era do KGB: o Suzana Chissano

Like · Yesterday at 4:21pm


Muzila Wagner Nhatsave Arouca foi preso como tantos outros e nunca fugiu a causa. foi um dos homem que escreveu a primeira constituiçao deste pais. nao concordou com certas linhas ideologicas da FRELIMO e foi embora

Like · Yesterday at 4:24pm


Nelson Junior correçao: nao Suzana Chisssano mas o Joaquim Chissano..sorry a Susana foi um erro tecnico

Like · Yesterday at 4:25pm


Muzila Wagner Nhatsave acontece mano. e so veres no enterro dele quem la esteve e o que disseram, apesar de tudo Samora o respeitava e muito

Like · Yesterday at 4:26pm


Nelson Junior PS! nao se esqueça de que a familia Arouca era muito rica e proprietaria de grande latifundios...estes sao factos

Like · 1 · Yesterday at 4:28pm


Muzila Wagner Nhatsave sempre foi uma familia de assimilados , nesta africa toda os lideres saiam dessas familias, simples porque tinham acesso a escola e alguns previlegios o que os permitiu estudra mais e ver as injustiças. o proprio Mondlane era filho de chefe tribal com gado e alguma terra, e estudou com ajuda da igreja, ele e meu avo foram colegas ca no khovo , na africa do sul e nos estados unidos. Chissano , Mocumbi , Armando Emílio Guebuza, eram filho de assimilados, nao eram pretos quaisquer.

Like · Yesterday at 4:32pm


Muzila Wagner Nhatsave podes me tratar por tu meu amigo

Like · Yesterday at 4:33pm


Egidio Vaz A verdade, nua e crua é esta: há um grupo de "assaltantes"que vieram de uma vez para Dar-es-Salaam, que julgando-se superior que outros, tomaram de assalto toda a direcção da Frelimo num período de apenas cinco anos dos dez que a luta armadas durou. Esta gente depois dedicou-se a subverter a história, em conluio com Nyerere e os chacais de Leninegrado. Assim, um periodo de 20 anos de gestação e ensaios revolucionários foram comprimidos em apenas uma semana de preparação do congresso da FRELIMO e logo depois da emergência de fantoches e outras estórias malucas. Vá contar esta estória a outros distraídos.

Like · Yesterday at 4:34pm


Muzila Wagner Nhatsave Egido e possivel tomar de assalto uma dirrecçao inteira havendo delegados e outros com direito a voto, hum

Like · Yesterday at 4:36pm


Muzila Wagner Nhatsave esses sao todos bandidos, fizeram as suas alianças momentaneas e mais tarde trairam se. se fosse assim como dizes, a guerra nem teria começado em 64

Like · Yesterday at 4:36pm


Egidio Vaz Muzila Wagner Nhatsave, você não está a reconehcer o crime que se cometeu aqui! Você simplesmente não está meu amigo.
Para entender o que aconteceu veja os eguinte ou tente reflectir sobre isso:
1-Quem foram os dirigentes dos tres movimentos que se uniram em tanzania?
2-Quanto tempo estes dirigentes ficaram na FRELIMO?
3-Se eles se uniram por livre vontade, como se explica que logo depois tenham se dispersado e abandonado a luta? Faz sentido voce aceitar fundir seu partido para 12 meses depois abandonar? Vai chamar isso de ambição? Tão simples assim?
4-Quem foram os que iam substituindo na medida que estes "desistiam"? Porque?

Like · 1 · Yesterday at 4:38pm


Nelson Junior Caro Sr.Egidio,eu vou confirmar esta sua afirmaçao,mas nao quero criar polemicas simplesmente limito-me em factos....os tais "assaltantes" eram na sua maioria de jovens cultos,com uma grande bagagem academica- e quase todos eles eram indianos,brancos e mulatos...

Like · 1 · Yesterday at 4:38pm


Antonio A. S. Kawaria A tua comparacão Muzila entre Uria e Arouca é para dizer que é herói todo aquele que deixou os algozes a fazerem e desfazerem?

Like · 1 · Yesterday at 4:39pm


Muzila Wagner Nhatsave e se continuaram depois dele ter ido embora e sobreviveu e por alguma razao meu caro. o Guambe era um jovem muito cabeça e promissor

Like · 1 · Yesterday at 4:39pm


Muzila Wagner Nhatsave Kawaria nem te respondo porque nao leste o que escrevi. Urias foi traidor do seu proprio principio, comportou se como uma mulher traida que para se vingar dorme com o vizinho e o guarda. coerencia era o que se lhe pedia e a historia iria lhe dar razao.Arouca teve tomates , mandou passear e fugiu, negou ser usado pelos portugueses sempre. ao contrario do Simango que se juntou a eles e tudo, por isso foi preso com Joana Simiao e outros, Maximo Dias Fugiu a tempo

Like · Yesterday at 4:42pm


Antonio A. S. Kawaria Muzila, li o que escreveste e nem é pela primeira vez que o fazes. Muzila, cada um tem opcões e mocambicanos como Uria Simango, Joana Simeão deram tudo até para democratizar Mocambique. Eles tinham uma outra visão que a dos comunistas, Agora os que os mataram a esses achas que são os que merecem de serem heróis?

Like · 2 · Yesterday at 4:53pm · Edited


José de Matos Muzila, muito feio tentares manipular os acontecimentos na ex-LM, Uria Simango, Joana Simeaoi, Maximo Dias, etc. nao eram contra a independencia, essa é uma grande mentira! , eram sim contra o que eventualmente veio a acontecer, uma ditadura marxista que feriu a liberdade, democracia e direitos humanos!

Like · 2 · Yesterday at 5:17pm


Enio Jorge Malema #MuzilaWagnerNhatsave prove as suas acusações

Like · 8 hrs


Acácio Chimbutane Chimbutane Yes.no comments

Like · Yesterday at 4:00pm


Benedito Magaia Um dia a historia vai ficar clara. Quem matou Mondlane? Porque houveram todas as mortes seguintes?

Like · Yesterday at 4:14pm


Majaua Nhampa Grandes palavras muito obrigado

Like · Yesterday at 4:18pm


Rosario Fome Por isso que o "face" anima. A verdade chega " nua e crua", sem censura. Obrigado Egidio Vaz.

Like · 4 · Yesterday at 4:29pm


Muzila Wagner Nhatsave ficaram na cidade a fazer o que , porque eram intelectuais achavam se no direito de mandar aqui? onde estiveram quandom os outros sacrificaram 10m anos da sua vida e das suas familias?

Like · 1 · Yesterday at 4:49pm


Muzila Wagner Nhatsave ate tu Kawaria, irias honestamente aceitar dividir o pao com alguem que nao se sacrificou, e que por ser mais limpo e estudado que tu pensa que tem mais direitos? se o processo de libertaçao yivesse sido pacifico e que as forças vivas da sociedade negra moçambicana tivesse participado ai sim se justificaria eleiçoes e outras coisas. mas a nossa independencia custou sangue e desgraça. era normalissimo que eles pensasem assim. aliais o colonialismo acabou por causa da luta deles que forçou a um golpe de estado em Portugal. o ambiente e contexto nao dava para uma transiçao envolvendo eleiçoes, seria irrealistico isso. nao vamos analisar as coisas com o nosso odio recente a frelimo ou nossas paixoes partidarias. naquele contexto achas mesmo que existiria lugar a eleiçoes? quem aceitaria sofrer para depois entregar o poder a uns fulanos bem falantes assimilados que viviam na cidade? ninguem no seu perfeito juizo aceitaria, eporque a FRELIMO o devia fazer. agora a escolha que fizeram e forma que dirigiram o pais ai e outra coisa

Like · 2 · Yesterday at 4:55pm


Egidio Vaz Muzila pensa que a sua Frelimo é muito forte ao ponto de forçar um golpe de Estado. Por acaso Portugal combatia só em Moçambique? Angola e Guiené? Depois veja onde de facto portugal combate e onde andou a procura de soldados para combater. Kkkkkk

Like · 1 · Yesterday at 5:06pm


Domicio Chongo Egidio Vaz Etenda bem o que o Muzila diz a Frelimo contribui para o Golpe de Estado em Portugal, nao chegou a tirar o merito a Guine e nem Angola que tambem deram o seu contributo para tal...

Like · 1 · 13 hrs


Muzila Wagner Nhatsave Egido nao tente disvirtuar o que eu disse. A Luta da FRELIMO, em paralelo com a do PAIGC na guine, MPLA em angola, contribuiram para a queda do fascismo em Portugal. e para que saibas o capitao Ottelo Saraiva de Carvalho um dos cabecilhas do golpe e Moçambicano. Pena que nao das valor ao sacrificio dos outros, pena mesmo.

Like · 10 hrs


Egidio Vaz Muzila Wagner Nhatsave Otelo Saraiva vem de moçambique SIM, e daí? Não estoua de sprezar o trabalho de niunguem. Pelo contrário, estou a por cada macaco no seu galho. Esta de assumir que a guerra de libertação de Moçambique forçou o golpe de estado é bulshit. Mentira pura. É uma correlação espúria.

Like · 10 hrs


Muzila Wagner Nhatsave forçou sim em conjunto com as de angola e GUINE.o mote do golpe foi a guerra colonial travada nestes 3 paises. queres dismentir isso tambem?

Like · 10 hrs


Egidio Vaz Muzila Wagner Nhatsave Kkkkkk, seu aproveitador da história. As guerras sangrentas ocorreram primeiro na Guine (o Vietnam de Portugal) e depois em Angola. A guerra da Frelimo foi fraca, a mais fraca das três. Nem com isso deixa de ter mérito. A proposito, indique-me uma única base ou quartel tomado pela FRELIMO em dez anos de luta. Base de Omar, kkkkkkkk), tomada em 1 de Agosto de 74, 47 dias do fim da guerra, kkkkk). Fracotes! Agora pergunte a Renamo, qual foi a porçao de terra ocupada? Dois terços deste país. Kkkkk

Like · 10 hrs


Muzila Wagner Nhatsave voce e maluco kkk

Like · 10 hrs


Enio Jorge Malema Uma salva de palmas...

Like · 8 hrs


Stelio Mutequia Yes,

Like · Yesterday at 4:59pm


Antonio Luveve Verdades

Like · Yesterday at 5:02pm


José de Matos A verdadeira Historia de Moçambique sera escrita um dia, ha muitas fontes com coragem para se demarcarem das mentiras frelimistas!

Like · 3 · Yesterday at 5:19pm


Filipe Zivane Egídio Vaz parece me que estas a especular com factos prováveis. O que estas a fazer e parecido ao que os mercados fazem sobre a moeda. Especulando sobre matérias tangíveis a percepções. E mais sensato tudo que aqui dizes ser uma opinião pessoal. Categoricamente tem o seu valor mas o que pensas não e genérico não e contributivo para a verdade. E mais uma especulação. Como historiador que és, esperava de ti mais.

Like · 4 · Yesterday at 5:22pm


Egidio Vaz Aponta a especulação meu caro. O que está a fazer é deitar areia nos olhos das pessoas. é PIOR QUE ESPECULAÇÃO.

Like · 5 · Yesterday at 5:23pm


Raul Novinte Egidio Vaz Quem fala averdade em Moçambique sempre é considerado especulador......

Like · 2 · Yesterday at 5:35pm


Joaquim Tomo Não liga Egidio Vaz. Críticos se julgando maiores que o artista ou cientista. E com o bico dos pés dizem que esperavam mais de ti, como se a tua reflexão devesse ser ciência. Não precisa ser.

Like · 1 · Yesterday at 9:26pm · Edited


Octávio De Jesus Domingos Mesmo existindo muitos que gostam de acreditar que é quando podem disso tirar proveito.

Like · 23 hrs


Domicio Chongo A Historia muda consoante o tempo nao se esquecam disso, o que se dizia antes, da que a 100 anos vai se dizer de uma outra forma. Sao varios factores que contribuem para tal (Capacidade, Conhecimento, Fontes, Filiacao Partidaria) em fim, mas dizer que o que se escreveu antes nao reflecte a verdade eu nao concordo...

Like · 13 hrs


Matias Cuna Sabias palavras meu caro.

Like · 2 · Yesterday at 5:23pm


Raul Novinte Admiro muito o Eduardo Mondlane, mas continuo acreditar que quando ele veio a Moçambique algum acordo de junção dos partidos existentes na altura já tinha sido estabelecido.

Like · 1 · Yesterday at 5:26pm


Bob Love


Like · Yesterday at 5:34pm


Adelino Simango Obrigado Egídio Vaz, ignora os que pensam que Urias simango não é herói nacional, a justiça de Deus chegará, Urias simango e Celina simango entregaram as suas vidas e educação dos filhos a Deus hoje os actos dos seus progenitores orgulha todos os moçambicanos inclusive os da Ermelino ficam sem argumento, meu amigo muzila com muito respeito que tenho na sua pessoa, tenha paciência a vida vai te contar a verdadeira história pelos actos dos seus camaradas daí que saberás que a resposta do passado está no presente. Moçambique para todos" Urias Simango"

Like · 3 · Yesterday at 5:40pm


Filipe Zivane Eu acho que como cidadão levantaste um assunto interessante e sempre actual, necessário ao debate da nossa historia. Como historiador estas a comportar te como um "agitador de aguas "porque não trazes factos, especulas, não apresentas substratos firmes que sustentem as tuas verdades. Se Mondlane nao e o arquiteto, e Simango como o provas!? De facto as unicas referencias interessantes que noto no teu post são as bíblicas. Nao hajam duvidas de que a capacidade argumentativa e boa. Mas como opiniao. Igual a minha e de outros. So isso.

Like · 4 · Yesterday at 5:41pm


Filipe Zivane Minha opiniao ainda e que quizeste dizer muita coisa misturaste varios assuntos quase todos eles se calhar dignos da sua atencao. Dai ficou pra mim muita para e pouca uva

Like · 1 · Yesterday at 5:49pm


Ndinembo Julia WORD SOUND AND POWER.
AXE !

Like · Yesterday at 5:53pm


Filipe Chitofo Egidio Vaz trouxeste verdades impares para Mocambique. Como disse Zivane misturaste mas para os que nutrem de alguma verdade sabem como o Zivane distinguir os varios assuntos. Fica porem para a Frelimo o merito ate hoje de terem conseguido unir o Norte ao Sul. Senao Mocambique nao existiria como Pais unido senao uma Libia. Temos que criar no Parlamento uma bancada de apartidarios!

Like · 1 · Yesterday at 6:22pm · Edited


Isac Salimo Concordo

Like · Yesterday at 9:49pm


Atumane Muenhe Muenhe Serak xte pais e unido mxm?

Like · 12 hrs


Filipe Chitofo Atumane Muenhe Muenhe é como nacão!

Like · 5 hrs


Alvaro Simao Cossa Amigo Filipe Chitofo, esses apartidarios ao chegarem no parlamento ja serao um partido. Frivolo!

Like · Yesterday at 7:35pm


Mineses Mineses E sempre bom, recordar desse grande Heroi!

Like · 1 · Yesterday at 7:40pm


Filipe Zivane Filipe Chitovo apesar da muito boa vontade do Egidio Vaz nao vi factos no que ele escreveu. Vi vontade de trazer circunstancias contextuais a interpretação dos leitores. Factos em Ciências sociais parecem me ser outra coisa. Mas prontos não pretendo resumir a intenção do debate que e boa ao meu entendimento do que são factos. E apenas a minha analise.

Like · Yesterday at 7:47pm


Henriques Luis Matsenguane Reflexao logica. Parabens Dr. Egidio Vaz.

Like · Yesterday at 8:30pm


Edson Gimo Luis Por isso que história não é ciência exacta e matemática não é ciência. Prefiro a última.

Like · 1 · Yesterday at 9:13pm


Isaias Jaime Massango Força Mano Egidio vaz as vezes a verdade doi e como doi .nao desista.

Like · 1 · Yesterday at 9:40pm


Filipe Zivane Joaquim Tomo. Por acaso quando intervi escrevendo, estava sentado a fumar um cigarro a olhar pá lua. Portanto, bicos de pés não. Outro porem meu caro, o conhecimento ate que se constitua enfrenta longos e oblíquos caminhos. Eu contestei apenas o que o Egídio Vaz contestou. Podes contestar a vontade o que eu digo, nao podes e criar factos com base em percepcoes sem que os proves materialmente ou textualmente. Se queres traze los a colação tens de os prova los. Se nao, nao será mais do que mera opiniao.

Like · 2 · Yesterday at 9:48pm


Filipe Zivane Quem assim o diz não sou eu e a Ciência social.

Like · Yesterday at 9:49pm


Gildo Afonso Uria Simango, um Homem uma Causa.

Like · 23 hrs


Joel Araújo Bofana Estes são os verdadeiros heróis nacionais. Urias, André e Afonso.

Like · 1 · 23 hrs


Helder Mario A ler comentarios"cidadao imformado vale por muitos "

Like · 21 hrs · Edited


Cristiano Manejo Ainda temos muitos heróis ocultos .

Like · 18 hrs


Bergio Alberto Nota 10 Excelentissimo!! Haja mais homens como o Sr. para juntos reescrevermos a verdadeira historia de Mocambique, porque infelizmente a RENAMO luta pela democracia mas nao se recorda de reclemar este aspecto crucial da nossa historia, talvez porque aparece como vilao. No caso seria a MDM a feze-lo... Devemos ser honestos e justos. Atribuir protagonismos a quem merece, isso desde o inicio da revolta contra o regime colonial, massacre de moeda, formacao da FRELIMO, inicio da luta "quem realmente deu o primeiro tiro", clausulas do A.G De paz ate' os dias de hje. Pra que nos os jovens possams entender os porques da vergonha que estamos hje a viver.

Like · 16 hrs


Helder Saraiva Podias ao menos citar referencias da dita nova 'verdade". Egidio Vaz sabes que palavreado sem referencias e ou provas nao vai passar de palavreado...censo comun!

Like · 1 · 16 hrs


Joaquim Tomo I? Mas que estranho!

Like · 15 hrs


Egidio Vaz Não existe nova verdade meu caro Helder. Existe uma única verdade. E ela está em livros sóbrios e não em cânticos laudatorios que outros chamam de História de Moçambique. As próprias andorinhas da história d Frelimo sabem que mentem quando ancoram toda gesta libertária a um episódio de última hora, ocultando todos 20 anos de preparação da luta que a antecedeu.

Like · 1 · 14 hrs


Djuma Djuma Sr.Egidio tens que ser ímparcial.

Like · 13 hrs


Iassine Joao Ituiriua Que imparcialidade tu queres ? Os comentadores da TVM e RM são imparciais?

Like · 2 · 13 hrs


Djuma Djuma E lembre se o sr. é referencia mesmo para mim mas...

Like · 1 · 13 hrs


Djuma Djuma Iassine então o Egidio ,está a cometer o mesmo està erro.

Like · 1 · 12 hrs


Jose Alexandre Faia Claro que aos libertadores desta nossa história falsificada nao interessa que apresentem os tais documentos que comprovem a tese aqui apresentada. ..

Like · 1 · 12 hrs


Jose Fragoso O maior problema da história de Moçmbique é que não é escrtita por historiadores, mas sim por políticos disfarçados de historiadores. A Frelimo escreveu a Historia que lhe convinha ou que lhe convêm, os que contestam os factos relatados fazem no porque não simpatizam com a Frelimo e acham algo escondido por ia ou apenas para contrariar, por isso vão exaltar tudo que a Frelimo combate(u), tudo política e menos história.

Infelizmente em Africa a documentação de factos é muito pobre, e Moçambique não escapa, a transmissão oral entre gerações foi oprimida durante muito tempo, e muitos factos se perderam. A Biblia que hoje lemos, citamos é produto de transmissão oral dos factos, que perdurou por gerações até que passou a documento físico que hoje conhecemos. Na Europa pode se encontrar os documentos oficiais que Cristovam Colombo assinou quando em 1470 e tal consegui fazer aprovar o seu projecto de aventurar pelo mar a procura de novas terras e novos mercados, entre outros varios factos.

Nós por cá estamos a discutir e mesmo assim com imprecisão a história do “Ovo e a Galinha”; “se Mondlane fundou a Frelimo ou se a Frelimo já fundada chamou Mondlane para o dirigir?” factos com 50 e poucos anos… se politicamente entendo a falta de precisão historicamente é inadmissível.

A Frelimo já escreveu a História e está satisfeita com ela. (ponto final)
A “Oposição” não está satisfeita com a História oficial, mas não vai fazer nada para mudra porque assim permite fazer o aproveitamento politico; afinal pode contestar os herois oficiais, e ressucitar os esquecido, os ignorados, os apagados, contestar datas, contestar factos o que ajuda a confundir a opinião publica, com favorecimento politico.

Portanto nem a Frelimo nem Oposição vão investir para esclarecer, confirmar, desmentir, e ou currigir o que for necessário, cabe aos historiadores sem nenhuma capa politica. Sei que é muito dificil disassociar a historia da politica, mas para os historiadores a politica deve apenas servir de marco historico, para as suas investigação e analise. A historia de Moçambique tem que ser insenta das épocas politicas, por exemplo quem é Urias Simango para a história de Moçambique? Não Orias Simango para o Colono, ou para a Frelimo ou para a oposição

Por isso vamos investigar. Atenção que há pouca documentação(ou anda bem Escondido) por isso a maior fonte é oral e o tempo vai se escasseando, o tempo não perdoa. Existem por ai no meio do povo pessoas que tem factos a esperam de ser entrevistados. Quando penso nisso recordo me da minha avó, e como gostaria de ter perguntado sobe o seguinte facto.

Lá pela decada 60 nas nossas brincadeiras de criança, num desses dias estavamos nós a apontar para um ponto do tamanho de um grão de area que sulcava os céus deixando um rasto de fumo branco atrás (avião a cruzar o espaço aerea moçambicano a alta altitude), a minha avó toda desesperada chamou-nos e disse que era perigoso apontar a aquele avião, porque os “brancos” não permitia, porque aquele era avião de Mondlana. Verade que na altura não entedemos nada, nem quem era Mondlana.

Na minha pobre opinião o post original tem o mérito de dispertar a todos para o facto de que precisamos de estudar/debater mais a nossa história.

Like · 10 hrs


Egidio Vaz Clap-clap

Like · 1 · 10 hrs


Muzila Wagner Nhatsave Egidio Vaz fiz tres perguntas que nao te dignaste a responder e nem a dismentir o que escrevi acerca de Simango. estas a devagar e a defender de forma apaixonada a tua fe . voce a prior e parcial na sua analise. eu devia te arrancar esse diploma. voce nao se difere nem tao pouco dos historiadores da FeLIMO a quem acusas e chamas de mentiroso. Estas a fazer exatamente o mesmo que eles. Chamei aqui a tua atençao para ires ler o Livro do Nkomo onde depois de todos os elogios dele a figura de Simango nao consegue explicar o porque de se ter aliado aos portugueses. te Perguntei aqui, onde ele foi preso? em que circunstancias, e se sabias que ele esteve em peso na tomada da Radio pelos comandos portugueses. dei te factos que voce nao conseguiu me dismentir , limitando se a chamar me de mentiroso. Sabe irmao a tua falta de coerencia e rigor cientifico vai te levar cada vez mais ao discredito. como cientista social que es tens a obrigaçao de ser mais isento e serio do que nos todos , particularmente numa materia em que tens diploma. o mesmo digo de mim nas analises economicas, nao defendo o qe nao se defende, sou coerente com a ciencia. tens todo o direito de gostar de um partido , uma figura. mas nao o de querer nos impingir coisas sem sustentaçao. factos meu caro factos.

Like · 1 · 10 hrs


Egidio Vaz Muzila, Simango nãos se aliou aos portugueses, coisa nenhuma? E contra quem? Estás a mentir. A tomada da radio ou sua tentativa nunca foi iniciativa de Siamango. Não me vou alongar em responder não-perguntas e mentiras. Estás a propalar mentiras e eu não comento mentiras meu brother. Senão me enrolo em suas mentirinhas.

Like · 1 · 10 hrs · Edited


Muzila Wagner Nhatsave prove que estou amentir meu amigo. onde te apanhar vou te bater voce, arri nao me decepcione. malandro kkkkk

Like · 10 hrs


Egidio Vaz Muzila Wagner Nhatsave mentindo, kkkk

Like · 1 · 10 hrs


Xinguere Roots I Agree with you Muzila

Like · 9 hrs


Enio Jorge Malema Parabéns grande texto

Like · 9 hrs


Filipe Zivane Egídio Vaz. Começo a ficar extremamente preocupado com a tua postura de historiador. Se historiador e assim, prefiro ouvir as historias da minha avo do wampundlha. Eu nao sei ao certo se quando escreves serves te do historiador ou do opinador. Fica difícil quando lanças dados que não são reais. Desinformas as pessoas com a maior" cara de pau". E melhor ligares os teus sensores de estudioso sempre que quiseres trazer factos ao publico. Estive a fazer uma pesquisa rapida, www.guerracolonial.org do Estado Maior do Exercito Português produzido pela comissão Para o Estido das campanhas de Africa e contradiz o que disseste. Pergunto me, porque com a tua responsabilidade de opinion maker não és um pouco mais cuidadoso a cuidar dos temas. O saldo de mortos entre Angola e Mocambique de 1961 a 1974 o de Mocambique e maior. Morreram mais militares Portugueses em Mocambique que em Angola. De 1961 a 68 a balanca pendia para Angola. De 1968 a 1974 Mocambique tornou se um.inferno para os militares Portugueses. Egidio Vaz nao desinforme as pessoas. Uma coisa sao as suas opinioes baseadas nas suas percepcoes outra coisa sao os factos. Se os queres contrariar tens de trazer as provas e os nrs e os substratos que enformam as tuas inquietacoes. Mais uma vez sugiro te, quando abordares temas que te sao sensiveis e.nao os dominas informa te melhor www.guerracolonial.org



Guerra Colonial
Guerra Colonial. A guerra que os portugueses travaram entre 1961 e 1974, nos teatros de operações de Angola, Guiné e Moçambique. O contexto internacional e nacional, organização e dispositivo, as forças portuguesas e as dos movimentos de libertação, grandes operações militares, as armas, o dia-a-dia…
GUERRACOLONIAL.ORG

Like · 8 hrs


Egidio Vaz Senhor Filipe Zivane, já que fala de números apresente-os.

Like · 1 · 8 hrs


Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz, pode citar a fonte que usou para dizer que « Na verdade, em 29 de Maio de 1962 estes dois movimentros firmaram o acordo em Accra e pela primeira vez o nome FRELIMO aparece em documentos oficiais»? Este documento que aqui coloco, cujas assinaturas podem ter sido forjadas, a julgar pelas semelhanças com outro documento de 25 de Junho de 1962, fala do dia 2 de Fevereiro.


Like · 8 hrs


Egidio Vaz Cabrita, J. M. (2000). Mozambique: The tortuous road to democracy. New York: Palgrave. The formation of Frelimo was announced for the first time in Accra on"29 May 1962 by the Uniao Democratica Nacional de Moçambique (UDENAMO) and Mozanbique African National Union, MANU. CF:http://www.palgraveconnect.com/.../10.1057/9780333977385

Like · 8 hrs · Edited


Eusébio A. P. Gwembe Pela data do documento acima, 2 de Fevereiro, fica por discutir as fontes de que Joao Cabrita se serviu, uma vez que neste documento, supostamente oficial, aparece o nome FRELIMO.

Like · 7 hrs


Egidio Vaz Igreja, V (2008). Memories as Weapons: The Politics of Peace and Silence in Post-Civil War Mozambique. Journal o Southern African Studies, 34, 2008, pp 530-556

"Political and legal debates over the value of official silence in the aftermath of civil wars are inconclusive. On the one hand, official silence is considered disrespectful to the memory of the
victims and an impediment to establishing a culture of accountability and respect for human rights. On the other, silence is regarded as instrumental to achieving peace. Yet, longitudinal analysis of the dynamics of official silence in Mozambique demonstrates that, in this postconflict country, as in others, silence has not in fact been achieved. Official silence in politically pluralistic environs can also offer opportunities for political elites to use memories as weapons
to settle accounts with former wartime foes. In post-civil war Mozambique, Frelimo and Renamo over time have moved away from the initial strategy of official quiescence. Both parties appropriated the official silence to wage fierce political battles where memories of the violent past are used as the principal weapon. The interruption of silence through manipulative appropriations of the grisly past take place in dispersed political activities; however, the most confrontational and violent eruptions of memory occur in the Mozambican national parliament. These political confrontations signal the necessity in this politically pluralistic society for complex readings of memory against the prevailing monolithic official history"

Like · 1 · 7 hrs


Eusébio A. P. Gwembe Egidio Vaz, a forma como colocou a sua postagem induz os outros em erro. Joao Cabrita diz que «The formation of Frelimo was announced for the first time in Accra on 29 May 1962 by the União Democrática Nacional de Moçambique (UDENAMO) and the Mozambique African National Union (MANU).» quando o seu poste deixa a entender que nesta data firmou-se algum acordo. Reveja bem

Like · 1 · 7 hrs


Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe o acordo foi sim firmado e anunciado. Agora quer-me induzir em erros de semantica.

Like · 7 hrs


Eusébio A. P. Gwembe O acordo foi firmado em Fevereiro, Egidio Vaz. Anunciar e firmar acordo são coisas bem diferentes. Não é o anúncio que gera o acordo, pelo contrário, é o acordo que gera o anúncio. Afirmar que «em 29 de Maio de 1962 estes dois movimentros firmaram o acordo em Accra e pela primeira vez o nome FRELIMO aparece em documentos oficiais» não corresponde a verdade histórica uma vez que o nome FRELIMO já estava em documento oficial a 2 de Fevereiro e nesta data não se firmou nenhum acordo. Ao menos Joao Cabritanão afirma isso.

Like · 1 · 7 hrs


Egidio Vaz Eusébio A. P. Gwembe, entendo. Transijo. Se é 2 de Fevereiro ainda bem. De facto, de acordo com a fonte que de seguida cito, "O nome FRELIMO nasceu em Janeiro ou Março de 1962, em Accra, Ghana, durante uma conferência organizada pelo Dr. Nkwame Nkrumah, denominada "Conference of freedom fighters" ou seja conferência dos combatentes da liberdade ". Tal aind fortifica o meu argumento de que a FRELIMO preexiste à chegada dos chacais que ora escangalharam tudo. http://bit.ly/1jWBFd3.




Moçambique para todos: Revelações de Jaime Khamba ensombram…
MACUA.BLOGS.COM

Like · 7 hrs


Filipe Zivane Egidio Vaz nao fujas a questão. Bem, relativamente a guerra colonial quem deveria apresentar números e provas das teses, és tu. Quem traz as novidades és tu. Nao basta dizeres que a historia esta mal contada, tens de trazer testemunhos novos. E assim que a historia nos ensina sobre o passado. Conforme te sugeri ve o site e ve quantos mortos de 61 a 74 na guerra colonial. Em Mocambique morreram mais Militares Portugueses que em Angola. Nao sou eu a inventar. E a fonte se calhar.

Like · 1 · 7 hrs


Egidio Vaz Sumisch, J (2010). The Party and the State: Frelimo and Social Stratification in Post-socialist Mozambique. Development and Change 41(4): 679–698
This contribution examines the relationship between the ruling Frelimo party and the state it controls in post-socialist Mozambique. It argues that while democratic reforms may have altered state structures since the end of singleparty socialism in 1992, power remains concentrated in Frelimo, which has actually increased its hold and become more deeply entrenched during the liberal period. The party is not only the dominant political force in the nation, but its structures provide a layered form of social stratification within the nation and also one of the major routes of social mobility available to many Mozambicans. Democratization has largely allowed the party to become one of the primary ‘arenas of negotiation’ in Mozambique by channelling various demands and interests through its internal structures.

Like · 1 · 7 hrs


Egidio Vaz Estou a postar pesquisas originais de estudiosos que já compreenderam porque alguns "intelectuais"estão qui entrincheirados, a "defender" o conservadorismo.

Like · 1 · 7 hrs


Mateus Francisco Navaia Heiii! Parece que alguns protagonistas referênciados nos tais acordos ainda vivem e porque tanta discussão?

Like · 6 hrs


Lenon Arnaldo


Like · 5 hrs


Barnabe Ncomo Creio que não corresponde a verdade que Simango aliou-se aos portugueses contra a independência de Mocambique (coisa de mentes maquiavelicos). Para quem tinha abandonado a FRELIMO em 1970, imediatamente após a sua chegada ao segundo exílio no Cairo, Simango tinha tudo as mãos para contactar o governo português e render-se. Não fê-lo. Simango regressaria a Mocambique apenas em 1974 apos o golpe de estado em Portugal e em resposta ao apelo das novas autoridades portuguesas que abriam o caminho para a democracia tanto em Portugal como nas suas colonias. E foi na sequencia desse apelo que a maioria dos políticos portugueses opostos ao regime salarazista de Marcelo Caetano (Mario Soares, Alvaro Cunhal, etc), de Paris e outras paragens europeias, fizeram as malas e regressaram a "terra liberta".

Like · 2 · 5 hrs


Curriculo Ensino Egidio vaz, excente texto, o povo agora que esta a ter historia verdadeira, chega de mentiras vossos palhacos.

Like · 5 hrs


Barnabe Ncomo Sobre o 7 de Setembro e a ocupação da Radio em Lourenco Marques, importa lembrar que quando isto ocorre Simango estava na cidade da Beira. Nem mesmo na sua forçada confissão, lida com fuzis apontadas a sua pessoa em Nachingwea, Simango admite ter mandado ocupar Rádio alguma. A Rádio havia sido ocupada por outros. Simango apenas deslocou-se a "Maputo" a testa duma delegação do Partido de Coligação Nacional (PCN) para conferenciar com o coronel Dias de Lima, então enviado do presidente Spinola, que veio a Lourenco Marques para colher as sensibilidades na sequencia dos tumultos que se viveram pouco depois do acordo de Lusaka. Mesmo que se admita que Simango traiu algo, fica-se por esclarecer a razão da prisao e assassinato da sua esposa (Celina Simango), e da esposa de Raul Casal Ribeiro (Lucia Tangane). Se Egídio Vaz, e outros, "morrem de amores" pela verdade histórica, pouco pode espantar que os herdeiros de assassinos se sintam abalados pela verdade histórica que os põe a nu.

Like · 1 · 5 hrs


Filipe Zivane Os herdeiros dos assassinos são quais mais!? Barnabe Ncomo o nosso mal em Mocambique e nao sermos capazes de discutir assuntos. O odio em nos e mais forte que a razão.

Like · 4 hrs


Barnabe Ncomo Neste caso, amigo Filipe Zidane, a razão é afirmar que Simango aliou - se ao inimigo! Quando se opta por tais metifos estamos a "discutir assuntos"... Já não estamos a agir mal?!...

Like · 2 hrs


Filipe Zivane Prezado Barnabe, quando entrei no debate insurgi me sobre dois assuntos . 1. que não se deve dizer que o Mondlane não é o arquiteto da paz quando o que se apresenta como respaldo contra, não é suficientemente comprovativo. Quanto a mim , o Egidio Vaz apenas refuta a ideia . Pedi provas. Se queres desfazer uma tese tens de trazer evidencias. Foi assim que entrei no debate. 2. Fiz uma critica ao modo como o Egidio Vaz apresentou o assunto, cheio de interferencias e misturou assuntos não deixando perceber exatamente o que se pretendia . Se era criticar os chacais e os filhos dos Chacais comparando os com os irmãos Simango ou se era reforçar a sua tese de que o arquitecto da união e criação da Frelimo, era Simango e não Mondlane. Em momento nenhum discuti a questão do Simango traidor ou não. Como podes imaginar Bernabe, este assunto interessa me como cidadão Moçambicano. Interessa me que a informação venha a superficie para juntos Moçambicanos possamos a luz das evidencias olhar para o passado e pedirmos contas a quem escreveu a historia de forma parcial.

Like · 1 hr


Filipe Zivane Ha certos Srs aqui que se pudessem dirigir Moçambique primeira medida seria regar meio mundo com gasolina para Expurgar a gesta de herdeiros de assassinos, segunda, acabar com os chacais e seus discípulos. Tenho medo de Africa.

Like · 4 hrs


Barnabe Ncomo Não duvide que isso pode acontecer, se da parte dos que ontem destruíram outros não houver um pingo de vergonha na cara!

Like · 2 hrs


Filipe Zivane Prezado Barnabe Ncomo não deseje isso ao seu Pais. Sei que os ressentimentos ja nos sopram os pelos mas o melhor mesmo é sermos pacifistas. Não queira um Ruanda . O sr também não vai escapar para contar a historia . Faça o que estiver ao seu alcance para evitar.

Like · 1 hr


Rafael Ricardo Dias Machalela Virei ler os comentários...

Like · 3 hrs


Joaquim Tomo É preciso questionarmos a história oficial, em busca da verdade. Sobretudo uma história suspeita como a nossa, com sinais de haver sido mal contada.

Alguns pensam que temos todos de ser cientistas ou historiadores para pensar....See More

Like · 1 · 1 hr · Edited


Filipe Zivane Prezado Joaquim Tomo. Basta ter dois palmos de testa é o suficiente. Não precisamos se quer de ir ao PHD. O Sr é capaz de estar comedido com alguma doença mental muito grave. É daqueles que leu muito , deve ter uma biblioteca estatelada num canto do seu cerebro no entanto o uso que faz dos conhecimentos que tem é para o odio, para a perseguição para o desprezo. Tenha cuidado com isso. Ja ví muito Douto perdido na estrada falando que o mundo esta prestes a terminar.

Like · 1 hr


Filipe Zivane Parece me ingenuo da sua parte criticar me porque peço provas. Pedir provas é dizer demonstra com factos não é dizer não penses. Diferente. Eleve se para conversar comigo não perca tempo em destilar o seu odio eu não pertenço a facções politicas apensa gosto que a historia seja dita e contradita mas como superação .

Like · 1 hr


Joaquim Tomo Não basta ser neutro, ou isento de inclinação partidáriaFilipeZivane. É preciso parecer. A tua intervenção mostra que está preocupado com o método científico usado pelos historiadores, que torna credível um estudo. Ora, isso tem um quê de má consciência. Está a estragar a reflexão do Egidio Vaz.

Podia debater sem enveredar por este caminho nefelibatário, digamos. Já que nega o partido. O meu ódio, se for ódio, é a natural repulsa do mal, que até caracteriza os bebés pequenos. É repugnante um raciocínio que pede a prova da verdade, para negar a mentira.

Na verdade a sua opinião é mesmo terrivelmente má sobre este assunto.

Like · 34 mins · Edited


Alvaro Manhica Eduardo Comentar posts como esses é um prazer, pois refletem os factos que deveriam ser bem avaliados e tomados em consideração no nosso contexto social...mas acho que tenho de ler um pouco mais pra poder comentar.

Like · 18 mins

Sem comentários: