sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Naquele ataque, foi ferido ou não? Não, estou bem.

Início  Entrevistas  Entrevistas  Dhlakama confirma contactos com Governo

Dhlakama confirma contactos com Governo

Em entrevista exclusiva ao O País e Stv
Como está e onde?
Estou em Moçambique, na província de Manica, em particular no distrito de Gondola, onde houve aquela tentativa de me assassinar, no dia 25 de Setembro. Aliás, antes, houve outra tentativa, a 12 de Setembro, naquela zona de Zimbata, em Vandúzi. Em menos de um mês, tentaram acabar com a minha vida, mas, porque Deus é grande, não foi possível, porém, morreram meus seguranças. Estamos aqui para continuarmos a missão de trabalhar em prol da paz e democracia no nosso país. É a missão que recebemos há anos, décadas e décadas, não é hoje que nos impedirão de assumir as nossas responsabilidades, porque há gente de má-fé que quer acabar connosco.
Desde 25 de Setembro, não saiu mais de Gondola. continua em Gondola?
É quase isso. por razões de segurança, estou em Gondola, não posso andar para nenhum sítio. quando digo Gondola, não estou na vila...
Naquele ataque, foi ferido ou não?
Não, estou bem. embora esse ataque fosse dirigido a mim, felizmente - digo felizmente porque não fui atingido - estou bem. Embora haja feridos ou mortes, alguém estava a telefonar-me ontem, porque teria recebido informação de que fui atingido numa das partes do meu corpo. Mas disse que não, que estava bem e que não havia razões de esconder, caso estivesse ferido. Por acaso não fiquei ferido, estou bem!
Gostava de saber se desde  o dia 25 houve algum contacto do governo ou há alguma negociação?

Temos o governo que existe. O governo da Frelimo é responsável por isto, embora tente desmentir. mas é uma pouca vergonha, porque todo o mundo vê, o povo moçambicano evoluiu muito, já não é o povo de 1975. hoje, com facebook, internet, as pessoas filmam; um miúdo qualquer filma o combate e põe na internet, nas redes sociais de todo o mundo. Respondendo à sua pergunta, sim, estamos em contacto. E há um grupo que nós criámos aí em Maputo. Está incluso o chefe do meu gabinete, o Mateus Augusto, outras pessoas que estão em contacto com o governo, assim como os mediadores, aqueles facilitadores grupo de Dom Dinis Sengulane, o Lourenço, Chembeze, Padre Couto, e vamos convidar também alguns jornalistas, como da Stv, para testemunharem a minha saída. Estou bem e preparado para continuar a trabalhar, é a missão que tenho. Ainda ontem, estavam a encher mais efectivos no interior de Gondola, saíam de Chimoio com mais viaturas, e isto fez com que, de facto, atrasasse mais, porque já havia um dia indicado em que eu poderia sair com mediadores, jornalistas e outros... Não é por ter medo, é bom que haja testemunhas a ver-me sair, porque também não sou um miúdo qualquer, sou uma pessoa que escapa à morte duas vezes em menos de 30 dias. Eu sou um ser humano, tenho direito à vida e preciso também que as pessoas sintam que algo estava para correr mal. mas por causa dos efectivos que andaram aqui das Forças Armadas, FADM, Intervenção Rápida, alguns escondidos nas esquinas, achei (melhor) dizer que não, vamos estudar outras vias, mas dentro em breve estarei na cidade, para continuarmos o nosso trabalho. Mas dentro em breve, Mandlate, dentro em breve, porque não há guerra, é uma coisa que você deve gravar e pôr em cheio, para os moçambicanos se sentirem tranquilizados. Eu não estou aqui no mato a planificar a guerra. Depois daquele ataque, para evitar o pior e tudo, e porque os meus membros podiam  enervar-se e começar a reagir de uma maneira descontrolada, decidi não continuar a viagem a Nampula ou a Beira e entrei no mato, isto é, sempre estrategicamente, para evitar o perigo. não é porque estava a fugir da morte, porque o combate começou às 11h00 e até às 18h00 e eu estava no sítio, tranquilamente, a comandar os nossos homens para contra-atacarem os das FADM, para capturar armas. Houve muitos mortos, nós perdemos um número de 14 pessoas, tanto motoristas como os meus seguranças, e eles perderam centenas. Embora estejam a esconder, havia alguns coronéis feridos da Frelimo, aí de Maputo mesmo. Mas, pronto, a responsabilidade é deles. Dentro em breve estarei aí, deixe as pessoas ouvirem a minha voz, é o Dhlakama que está a falar e disposto, como sempre. não estou no mato a fazer a guerra, isto podem tirar mesmo da cabeça, tirar mesmo. Se eu quisesse, Moçambique já estaria a arder, não há interesse nisso. A minha idade... já não sou jovem. Cresci na guerra, esta democracia dependeu de luta e de sacrifício. Sinto-me muito emocionado, já há liberdade de um povo, já há parlamento a funcionar, existe investimentos, já há economia de mercado, já há partidos novos, a pena da morte acabou, as aldeias comunais acabaram, guias de marcha acabaram, campos de reeducação... tudo desapareceu, pelo menos há um bocado de liberdade de imprensa. Isto deveu-se também ao sacrifício da minha juventude. Portanto, Mandlate, eu quero dizer-te: não tenho intenção de me vingar desses ataques, claro que tenho que ser prudente, sou um ser humano, tenho família, tenho filhos, os meus filhos, por eu estar no mato, ligam todos os dias a chorar. Mas eu não sou escravo da Frelimo. Quero garantir que eu, entanto que Dhlakama, embora seja líder da rebeldia moçambicana e de tudo, não vou vingar-me com guerra, mas com a luta pacífica, com discursos, comícios, diálogo, palestras e tudo. Entanto que um líder, eu vou continuar, porque é preciso que Moçambique continue a ter um homem como Dhlakama.


Joao Cabrita
1 hEditado
Após emboscadas e invasão de domicílio, Nyusi defende outro “processo”
“Como disse, o processo não parou. E não gostaria até de continuar a falar muito para a imprensa o que é que está a acontecer porque muitas vezes é o que anda... sente-se até alguns políticos estão a emergir agora, estão a surgir, e aproveitam do silêncio, talvez, das duas partes – digo mesmo das duas partes, incluindo a do governo, não é, e a outra parte – para poder aparecer com ideias que, algumas nem sequer são exequíveis. Mas pronto, todas as ideias são ouvidas. Nós temos que capitalizar aquilo que as pessoas pensam.
É nossa intenção envolver todas as sensibilidades, não bipolarizarmos o diálogo sobre a paz porque se calhar é essa falha que não está a ajudar muito a sairmos disso. E ficam donos desse processo. Criam-se donos em Moçambique. Não deve haver donos desse processo. E há pessoas que ficam só à espera para que um grupo resolva ou então a observar se resolveram mal, ou resolveram bem. E colocar na situação, por exemplo, do presidente da Renamo como numa posição de fraqueza quando querem ridicularizá-lo. Não tem que ser esse o processo. O processo agora tem que ser mesmo nós discutirmos o que temos que fazer.
Eu recebi duas cartas do bispo emérito de Xai-Xai. Recebi também uma carta assinada por uns quatro ou seis bispos a partir da Beira. E estamos a trabalhar nisso, e já estamos a estabelecer contactos. E eu sei que aquilo que estamos a fazer ou – não duvidem – o que está a acontecer no processo de diálogo o próprio presidente da Renamo, Presidente Dhlakama, sabe o que está a acontecer.
É que há muito oportunismo agora. Agora toda a gente sabe pacificar, toda a gente sabe pensar e muitas vezes agitam e não ajudam o sistema. Então para isso nós temos que nos concentrar; não estamos a dormir, as coisas estão a andar.”


10 hrs ·



Nota 20 ao Presidente Nyusi. Aviso claro aos inimigos da paz, nomeadamente:

1. Aos políticos sazonais
«Sente-se até alguns políticos que estão a emergir agora, estão a surgir. Aproveitam do silêncio talvez das duas partes, digo mesmo das duas partes incluindo do Governo e a outra parte, para poder aparecer com ideias que algumas vezes nem são exequíveis».


2. Aos comentaristas que ridicularizam o líder da Renamo
«Colocar, por exemplo, o presidente da Renamo numa posição de fraqueza quando querem ridicularizá-lo; não tem que ser esse o processo».

3. Aos agitadores ocasionais
«Há muito oportunismo agora. Toda a gente sabe pacificar. Toda a gente sabe pensar e muitas vezes agitam e não ajudam o sistema. (...) Não estamos a dormir, as coisas estão a andar».





Elvino Dias
5 h · Editado ·



O TURTUOSO CAMINHO DA PACIFICACAO

Assisti ontem com muito agrado uma reportagem na STV, na qual o Presidente Nyussy condenava a atitude dos que ridicularizam o líder da Renamo.

Na verdade, não se pode ridicularizar o líder da Renamo, pela sua importância no panorama político nacional. Não se pode menosprezar alguém que move multidões como aquele senhor. Sem exagero, na minha opinião, o líder é o único em Moçambique que depois do Presidente Samora move mais multidões, a ponto de ultrapassar o próprio presidente Nyussy.


O reconhecimento da sua importância no panorama político nacional é um bom começo rumo à pacificação de Moçambique. Deve se reconhecer e não diabolizar como faz a rádio Moçambique e TVM, porque isso engrandece a nossa moçambicanidade.

Por mim, sendo o presidente Nyussy Chefe de Estado e por sinal Presidente do Partido no poder, soou - me uma autêntica contradição ouvir aquelas palavra saírem de si, porque a diabolização que o líder é objecto, vem das hostes do partido de que ele é Presidente. A invasão à sua residência, foi feita pelas forças de Defesa e segurança de que ele é Comandante em Chefe.

Pelo sim, pelo não, foi bom ouvir o Chefe de Estado reconhecer a importância do líder.




Partilhar

15 pessoas gostam disto.
Comments


Rogerio Antonio Tambem achei interessante ouvi-lo a falar daquele jeito, parece que novos ventos vem por ai, provavelmente ele esteja a dar recados a Comissao politica(detentora do poder na frelimo), para nao se intrometerem nos assuntos de estado.

2 · 4 h


Mahamad Hanif Mussa Como entender? Como quem a cada um convém. Estamos num autêntico jogo político de vida ou morte, isso sim.

4 h


Aziza Throne Nao percebi o discurso atabalhoado e confuso kkkkkkkkkkk. Ridicularizar? Sim.... mas é manifestaçao dos fracos. Só blá blá

4 · 4 h


Armando Tomas Fernando Fernando Pessoal não é para levar a sério. O que nuyssi fala.

6 · 4 h


Inocencio Amade Um ambicioso nunca muda, pode mudar de tatica mas sempre sera ambicioso. Posso nao ter transcrito exactamente o discurso de samora mas ai esta o recado...

2 · 4 h


Mahomed Hanif Gafur Na minha opinião ele acaba de dizer que não e ele que manda como e possível tudo o que aconteceu são coisas que só pode estar ao alcance de um chefe do estado. então esta a se reticular izar se sozinho não consigo entender

4 · 3 h


António Chichone Meu caro amigo é melhor reforçar sua atenção nas palavras deste Presidente, ele por acaso condenou as duas embuscadas? E o cerco? Algun comentário da parte dele em torno deste assunto? Logo a minha estranheza. Estes tipos são frelimo. ..Tudo não passa de monobras,tácticas! Mas não disse!

3 · 2 h · Editado


Noe Antonio Zenguendanhe MEU CARO ELVINO! EU,NAO FIQUEI SATISFEITO PORQUE O QUE SE FALA NAO EH O QUE SE FAZ. CONVENCEU COM AQUILO?

3 · 2 h


Elvino Dias Aquela reportagem mostrou - me que o presidente Nyussy perdeu controlo de o que está a acontecer no país. Tal como dizia Lazaro Mabunda é como se existisse um presidente paralelo à governar o país

2 · 2 h


Joao Massango Dr. Elvino Dias, meu caro amigo parece que sermos controversos nas nossas publicações com a mesma tecla o Presidente Nyusi, vai sentir o sabor amargo da sua governação se tiver rodeado de indivíduos anti-paz, esses qualquer um com opinião oposta é person non grata se ele apercebeu que seus opositores são simples adversário sem ódio pode estar a sonhar em governar melhor, por isso é obrigado a mudar o discurso, mas atenção não discursos de ocasião acima de tudo discursos de reencontro e de reconciliação, meu amigo nós optamos pelo discurso da paz e reconciliação.


Dércio Tsandzana
3 h · Editado ·



Sua Excia. Presidente da República, Filipe Nyusi, não podia ter sido mais feliz na sua intervenção de ontem (24) sobre a vida política do país. Uma reportagem transmitida pela STV no balanço da sua visita à África do Sul.

-> Filipe Nyusi condenou a forma como alguns sensacionalistas neste país tendem a ridicularizar a figura do líder da Renamo.

-> Nyusi falou ainda da abertura do diálogo para vários níveis, quebrando a dita bipolarização que vivemos nos últimos tempos.


-> Por fim, Nyusi denunciou a existência de políticos aventureiros que gabam-se em discursos pacificadores e de terem soluções para tudo, enquanto não passam de agitadores.

PS: Mas, e depois dos discursos, o que teremos senhor Presidente (??).

PS 1: O Presidente da República deve deixar de mandar indirectas para dentro do seu próprio partido.




Gosto Comentar Partilhar

Tu, Egidio VazZefanias Augusto NambureteLeonel Andre Matavele e40 outras pessoas gostam disto.
Comments


Raúl Barata Os discursos dele sao sempre bons...and then what?

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Dércio Tsandzana Question mark!Ver tradução

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Álvaro Xerinda Confesso que fico mais confuso com este discurso. Uma coisa é falácia e outra é contraste na operacionalização das suas palavras

Gosto · Responder · 2 · 3 h


Dércio Tsandzana Parece que estamos a ter dois polos a agir neste país, Presidente e seu partido são díspares.

Gosto · Responder · 3 · 3 h


Álvaro Xerinda São dois pólos sim. Veja como entrou a governar e veja actualmente parece termos outro presidente e sem poderes decisivos. Reclama muito sobre a paz esquece que cabe a ele em última instância de trazer a paz

Gosto · Responder · 5 · 3 h


Dércio Tsandzana Nem mais!

Gosto · Responder · 3 · 3 h


Quivi José Faera Xperamos verdadeira paz

Gosto · Responder · 1 · 3 h


Arlindo Fidalgo Júnior Esse Nyusi não está a me sair bem. Comete gafes para satisfazer os seus interesses e dos camaradas e vem com ladainhas.

Gosto · Responder · 4 · 2 h


Emanuel Anti-Heroi Nkojola É triste ver o Engenheiro a ser um marionete. Esta claro que quem comanda e dicide é Matola e nao Maputo. Triste! Presidente sem poderes.

Gosto · Responder · 2 · 2 h


Lacerda Lipangue Gostei quando disse "O Presidente Dlhakama".

Gosto · Responder · 5 · 2 h


Henoch Jemusse Fiquei chocado com aquela aparicao do nosso PR.
Quem mandou atacar a residencia sem nenhum mandato? O que vai fazer sem as 16 armas? Onde vai terminar aliciamento de homens da Renamo? Nos moldes que pensam que estao a solucionar, olham pelo AGP e Acorde das Hostilidades, ou pensam apenas em extreminar Dlakhama?

Nosso PR as vezes parece que fica possuido e fala coisas que nao se adequam ao que ele faz...

Gosto · Responder · 2 · 2 h


Dércio Tsandzana Embora eu perceba que Nyusi pode estar a entrar no mato, eu me congratulo e me esperanço com esse pronunciamento.

Gosto · Responder · 3 · 2 h


Emanuel Anti-Heroi Nkojola Enquanto for Matola a decidir ele ira acordar longe da cidade. Quanto cedo melhor.

Gosto · Responder · 2 h


Dércio Tsandzana Nem mais!!

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Escreve uma resposta...



Victor Lima Matsumane Está aos poucos ganhando terreno. Isso já positivo.

Gosto · Responder · 2 · 2 h


Emanuel Anti-Heroi Nkojola Qual terreno? De vir ao publico queixar-se do partido?

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Escreve uma resposta...





Jorge Uaquihapala Nyusi estava condenado a ser um PR sem poderes plenos (algo esdrúxulo em Moz) desde o momento da sua indigitação pra concorrer à PR,

Gosto · Responder · 2 · 1 h


Emanuel Anti-Heroi Nkojola Concordo contigo.

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Escreve uma resposta...





Sonia Mboa Mboa Nao sei pk
Mais tenho sempre esta imagem na mente


Gosto · Responder · 1 · 1 h


Mel Agy Façamos as contas: Há quanto tempo está Nyusi como nosso PR? Com tanto por resolver...seria TUDO SOLUCIONADO da noite para o dia??? Vamos ao menos depositar um voto De confiança e ser pacientes! Ao menos temos discursos coerentes...! Vamos aguardar para ver what comes next!

Gosto · Responder · 43 min


Dércio Tsandzana Mel Agy, discursos coerentes? Será?

Gosto · Responder · 40 min


Tomás Queface Mel Agy, quando vai regressar ao twitter? smile emoticon 6 meses com Nyusi no poder 40 anos com a Frelimo no poder. Não sei do que ainda há por esperar...

Gosto · Responder · 1 · 29 min · Editado


Tsutsi Fumo TF esperemos mais subidas de protudos de primeira nesecidade...
Em menos de um ano no poder o custo de Vida subiu!!!
That is my president

Gosto · Responder · 1 · Agora mesmo · Editado


You and 30 others like this.
Comments

José Francisco Narciso Ele que tem ouvidos que oiça!!!
Fantástico Sr. Presidente da nossa amada República!

Like · Reply · 1 · 10 hrs

Eusébio A. P. Gwembe Fiquei a pensar em Sibindy, no primeiro ponto, José Francisco Narciso. Posso estar errado. Mas eu gostei desse discurso, juro.

Like · Reply · 3 · 10 hrs

Lindo A. Mondlane Mas havia q perguntar ao DHL, se prefere ser ridiculizado ou emboscado... O PR, nao deveria fazer
dobre discurso, entendo q é politica de luva de seda e chamboco.. Mas nao da... Por isso gosto de Putin..

Like · Reply · 1 · 10 hrs · Edited

Eusébio A. P. Gwembe Não entendi, Lindo A. Mondlane. Quer dizer que o P não devia proibir a ridicularização de Dhl?

Like · Reply · 10 hrs

Lindo A. Mondlane Pode, mas é mais grave emboscar... Ou seja critica a ridiculizacao, mas consente emboscadas..e isso q gostei das emboscadas, mas as pessoas devem ser consequentes

Like · Reply · 1 · 10 hrs · Edited

Eusébio A. P. Gwembe Eu acho que o PR está empenhado em buscar mais aquilo que nos une do que aquilo que nos divide. É o caminho da sabedoria. O povo comum, por mais que o emboscador seja identificado, sempre vai exigir do Governo a protecção e na sua falta, mais uma vez o culpado será o Governo e não Bandido confesso.

Like · Reply · 2 · 10 hrs

José Francisco Narciso Política de apaziguamento, caro amigoLindo A. Mondlane. Ao Dhlakama não faz falta que alguém lhe ridiculize, porque para isso está ele mesmo. Mas prontos, o PR possivelmente tem algo oculto neste ponto.

Like · Reply · 1 · 10 hrs

Lindo A. Mondlane O q esta claro é que a politica da emboscada nos vai trazer a paz definitiva.. E aposto q o DHL, saiu ileso da segunda emboscada gracas a ajuda dos emboscadores.. Tudo indica assim, se nao nao se explica tanta passividade..

Like · Reply · 2 · 10 hrs · Edited

Lindo A. Mondlane Os machos em maos alheias.... Anima para quem os tem assegurados...

Like · Reply · 10 hrs

José Francisco Narciso Não te preocupes caro Lindo A. Mondlane,essa será a segunda parte da história, para os historiadores do futuro. Para entender o que passou neste lapso de tempo deste episódio, só corresponde aos extra-terrestres, ou história de futuro.

Like · Reply · 10 hrs

Eusébio A. P. Gwembe Foi assustado, um pouco. O feiticeiro perseguido aprendeu a lição. Oxalá que doravante não haja mais emboscadas

Like · Reply · 1 · 10 hrs

Lindo A. Mondlane Se eu fosse guionista..kkk Eusébio A. P. Gwembe, tens que perseguir esta historia, deve ser muito interessante... Se eu fosse tu, ate ja estaria pensando num livro e acredito q o DHL, te receberia, num futuro mais tranquilo para contar te como saiu ileso.. Eu estou seguro q os emboscadores contribuiram e muiti

Like · Reply · 2 · 9 hrs

Lindo A. Mondlane Si se comporta nao havera...

Like · Reply · 1 · 9 hrs

José Francisco Narciso Até o ponto de um veículo blindado, ajudar-lhe a cruzar o terreno para a sua parte ( incerta) kkkkk.......
Nesta vida tudo é possível.

Like · Reply · 2 · 9 hrs

Lindo A. Mondlane Sim, sao conclusoes minhas, nao tenho nada em concreto, mas tudo indica q a intencao nao era liquidar lhe, senao assustar lhe.. E conseguiram

Like · Reply · 9 hrs

Eusébio A. P. Gwembe Ele disse que andou sozinho. Quem sabe um dia ele vir abrir o jogo de como saiu dali de Amatongas para Gorongosa, a pé e no mato. Enfim

Like · Reply · 2 · 9 hrs

Lindo A. Mondlane Ate podr ser, mas apostaria q lhe ajudarm a sair daquela confusao...

Like · Reply · 1 · 9 hrs

Eusébio A. P. Gwembe Eu soube que houve um corredor de protecção, não dos emboscadores, mas de outros que não queriam o savimbismo, Lindo A. Mondlane. O homem tem seus protectores dentro do exército.

Like · Reply · 3 · 9 hrs

Lindo A. Mondlane Para ele que lhe proteja o teorico inimigo. Deve ter lhe feito pensar... Em todo caso eram todos do mesmo bando..eram os outros, por isso esta muito agradecido..as minhas suposicoes, sao correctas...

Unlike · Reply · 3 · 9 hrs · Edited

Write a reply...




Elson Guila Espero que a mensagem tenha chegado ao Filimao Suazi, Amorim Bila, entre outros que vivem fazendo hora extra nos órgãos públicos de informação, a ridicularizar a oposição e, principalmente, o presidente da Renamo.

Like · Reply · 2 · 10 hrs

Julião João Cumbane ... e a ti também, Elson Guila!

Like · Reply · 1 · 3 hrs

Elson Guila E chegou

Like · Reply · 1 hr

Write a reply...




Eusébio A. P. Gwembe Afinal, o silêncio do cota não é por acaso! Há uma diplomacia de baixa tensão que está a decorrer

Like · Reply · 2 · 10 hrs

Ariel Sonto Agitadores ocasionais... novo termo. Anotado.

Like · Reply · 2 · 10 hrs

Elson Guila E está a valer a pena. Nos só queremos a PAZ ntsem!

Like · Reply · 1 · 10 hrs

Edson Guerreiro Diálogo longe dos olofotes pode se confundir como se de silêncio se tratasse, agora vamos dar tempo ao tempo para poder trazer. E nos os outros vamos aproveitar uns minutos de protagonismo com estes comentários

Like · Reply · 10 hrs

Eusébio A. P. Gwembe Últimos minutos, diga-se, Edson Guerreiro. Desde que não nos enquadremos nos três grupos, aceita-se, não?

Like · Reply · 2 · 10 hrs

José Francisco Narciso Com todo o meu respeito ao Sr. Yá - Qub, eu creio que ele entendeu perfeitamente a roda de prensa do chefe do Estado. Mas também sendo género devo dizer que o último texto do Sr. Yá - Qub, foi muito diferente do ímpeto que vinha-nos deleitando, que no meu parecer, me dava entender como se fora um novo acessor inesperado do tirano Afonso Dhlakama.
O desarme dos Dhlakamas já começou!

Like · Reply · 10 hrs

Lindo A. Mondlane Este senhor, ainda vai sorprender e pela positiva...

Like · Reply · 10 hrs

Edson Guerreiro Política não é ridicularizar a oposição ou bajular o partido que esta a governar, se não fosse a Renamo não existiria este ou aquele partido, por isso vamos ao menos reconhecer este facto e perceber que tudo quanto se esta a revendicar pela renamo nks so especulamos pk muitos de nks nem sequer leu n ou teve acesso ao AGP.

Like · Reply · 2 · 10 hrs

Salomão Mambo Na verdade os inimigos da paz sao tantos como joliao cumbana

Like · Reply · 1 · 9 hrs

Julião João Cumbane Julião Cumbane (com E no fim), querias dizer, Salomão Mambo! Quando é que tu aprendeste a falar dos "inimigos da paz" em Moçambique?! ...

Like · Reply · 1 · 3 hrs

Write a reply...




Forbes Nhaca O Presidente disse aos fala barrato que ele não era fofoqueiro. Deixou recado aos que dizem ser amantes da paz enquanto na realidade são agitadores do Dlhakama ( Mabotes, bispos,falsa sociedade civil e UE ) estes são os que andam a bajular o Dlhakas pa...See More

Like · Reply · 6 · 9 hrs

Julião João Cumbane Forbes Nhaca, eu iria incluir nesta tua lista também gente como o José de Matos! ...

Like · Reply · 3 hrs

Forbes Nhaca Opah havia me esquecido deste desse gurrilheiro da cidade. Obrigado meu caro Julião João Cumbane pelo acrescimo bem colocado, os Fernandes tambem fazem parte da lista dos BAJUDLHAKAS que a mascara caiu.

Like · Reply · 21 mins

Write a reply...




Lindo A. Mondlane O partido politico liga? Yuuuuu

Like · Reply · 1 · 9 hrs

José Francisco Narciso Me há provocado uma riza incontenida esse teu post caro Salomão Mambo,mas de pura verdade. Fenomenal amigo Salmão. Não sei alguém se fixou a cara da venerada Dra. Alice Mabota no dia da Beira, para mim me pareceu um poema!!!

Like · Reply · 2 · 9 hrs

Lindo A. Mondlane Eusebio, me recorda isto os films americanos de policias, ha um policia mau que da chambocos e chapada e depois vem o policia bom que traz um cafe e cigarro...mas ambos tem o mesmo objectivo...

Like · Reply · 2 · 9 hrs · Edited

Eusébio A. P. Gwembe Sim, Lindo A. Mondlane, enquanto todos são gangs do mesmo grupo. Os historiadores do futuro terão muito por contar sobre essa nossa época, juro. Mas o susto foi tal que a lição foi aprendida

Like · Reply · 3 · 9 hrs

Lindo A. Mondlane Habemus pax...

Like · Reply · 3 · 9 hrs · Edited

José Francisco Narciso Não é casualidade, que a partir daqueles temos uma recepção constante dos nossos concidadãos em cativeiro sequestrados por ele tirano. Uma alegria mais!

Like · Reply · 8 hrs

Julião João Cumbane Aquele senhor, o Afonso Dhlakama, sempre viveu de terrorismo, José de Matos. Ninguém mais confinde isto com "ridicularização", excepto tu! (...).

Like · Reply · 3 hrs

Write a reply...




José Francisco Narciso Me refiero aos que abandonam o tirano.

Like · Reply · 8 hrs

Francisco Wache Wache Será que está mensagem chegou a aqueles de dentro? A CP, por exemplo?

Like · Reply · 4 hrs

Julião João Cumbane Estás lembrado que quem dirige a CP é o próprio Presidente Nyusi, Francisco Wache?! ...

Like · Reply · 3 hrs

Francisco Wache Wache Mas ele dirige o CP sem direitos a voto. Isto é que o mesmo que ele não tem palavra

Like · Reply · 3 hrs · Edited

Write a reply...




Francisco Wache Wache Muita eloquência do presidente. Afinal, ja esta dentro do jogo. Compreendeu o que está a acontecer. Parabéns a ele é a pessoa que o ajudou a abrir olhos

Like · Reply · 2 · 4 hrs

José de Matos O ponto 3 é extremamenre importante, nao tenho duvidas de que serve para oa frelimistas e para os que fingem ser imparciais, hoje falam de Paz maz gostam da solu ao Savimbi, emboscadas em tempo de Paz, assaltos a casas, violaçao de acordos, etc.
FINGULAMASO !

Like · Reply · 2 · 4 hrs

Julião João Cumbane Tu és um dos inimigos da paz em Moçambique, José de Matos! Os nomes das coisas têm que ser chamados, para que possamos saber de quê estamos a falar! O ponto 3 da nota do Eusébio A. P. Gwembe refere-se mais à pessoas como tu aqui!

Like · Reply · 2 · 3 hrs

José de Matos Juliao, nao percas tempo a usar o meu nome, eu NUNCA desço ao nivel de latrina para responder a canalhice! Repito: NUNCA!

Like · Reply · 1 · 3 hrs · Edited

Julião João Cumbane "Canalhice" é ver canalhices dos outros sem poderes ver a tua própria, José de Matos! Tu já perdeste muito tempo sem poderes ver a tua canalhice. Veja se fazes isso agora!

Like · Reply · 3 hrs

Eduardo Domingos Juliao joao cumbane nas tuas cartas ao tio referiste muito bem o k se passa no teu partido se nao te rebentam os cornos porque es cumbane se fosses um zumbire davam te um suco, dormias e so acordavas no dia em lucifer for ao julgamento. Um dos cidadaos mais nocivos da actualidade es tu cumbane.

Like · Reply · 2 · 3 hrs

Write a reply...




Eduardo Domingos Estamos fartos desse taga

Like · Reply · 3 hrs

Francisco Wache Wache Que taga de que estao farto, mbuya Eduardo Domingos?

Like · Reply · 3 hrs

Eduardo Domingos Nyussi eh grande tagarela.

Like · Reply · 3 hrs

Julião João Cumbane O José de Matos estava aqui a prosseguir com a agitação dele aqui... Tsc.

Like · Reply · 3 hrs

Eduardo Domingos Carta juliao joao cumbane?

Like · Reply · 3 hrs

Julião João Cumbane Que carta, Eduardo Domingos?!...

Like · Reply · 2 hrs

Write a reply...




José de Matos oFrancisco Wache Wache , tomei nota do teu like ao apoiares a canalhice do teu camarada Cumbane!!

Like · Reply · 1 · 3 hrs · Edited

Francisco Wache Wache Oh José de Matos devias tomar nota do que eu estava a pensar na hora do Like e nao do like em si. O like do Facebook tem muitas entradas lexicais. Já me percebeste eu sei.

Like · Reply · 1 · 3 hrs · Edited

Write a reply...




Eduardo Domingos Fala assim porque nao conseguiu desarmar a renamo a forca, hoje aparece com papo furado. O eusebii Eusébio A. P. Gwembe ja previa isso kdo comentava sobre a propaganda de desertores. Ja estamos ha ja um ano o k fez senao tentar mergulhar o pais num banho de sangue com emboscadas estupidas ao mesmo Dhlakama k tenta respeitar? Eh mais um diabolico k tenta ensaiar. Continue aliciar moluenes pra suas milicias k todos dias as populacoes as acusa de keimar seus celeiros e casas.

Unlike · Reply · 1 · 3 hrs

Jemusse Abel A questão Paz interessa a todo o moçambicano. E isto todos nós estamos no direito de dizer algo desde que nos leve ao foco principal ,PEACE. O que de facto é de lamentar é atitude de UB40 que é uma cambada de irracionais que neles a ética politica ñ existe. Ao que percebi Sibindy repudiou o terrorismo defendido a bastante tempo por um outro sanguinario de tempo em tempo aqui no Fb de nome Jose Narciso.

Like · Reply · 2 · 3 hrs

Eduardo Domingos Juliao joao cumbane ponha aki akela carta ao tio somente a partir do nyussi e seu partido nao o fizeres vce eh um deliquente avulso. Coloque aki e agora.

Like · Reply · 1 · 3 hrs

Eduardo Domingos Digo a parte k te referes a nyussi e frelimo, juliao joao cumbane.

Like · Reply · 3 hrs

Francisco Wache Wache Eduardo Domingos acha que nhusi tinha a ver com aqueles ataques? Eu pessoalmente acho que não. Aliás, ele próprio o disse ontem. Há pessoas muit. Interessadas na desestabilização dentro do que propriamente ele. Em entenda isso. O que ele falou ontem, foi espécie de desabafo, é não é por acaso que está a fazer negociações longes de algumas pessoas

Like · Reply · 1 · 3 hrs

Eduardo Domingos Eusebio Eusébio A. P. Gwembe o nyussi ouviu muito bem o k sibindy disse. Sibindy mostrou por A+B k esse rapaz nunca vai vencer a renamo e dhlakama em pancadarias. Se nyussi eh serio pelo menos teria digo algo a nacao sobre ultimos actos de banditismo de estado em k ele eh cabeca de serie. O silencio deskualificou-o como gente de bem. Eu e muito gente vemos o nyussi como um anao sanguinario, sem ideias proprias.

Like · Reply · 3 hrs

Francisco Wache Wache Mais Velho, o proprio nhusi disse neste video que o proprio Dlhakama percebeu que ha pessoas que estao a a fazer as coisas à margem dele.

Like · Reply · 1 · 3 hrs

Write a reply...




Francisco Wache Wache Peço-vos, mais velhos Juliao Julião João CumbaneJosé de MatosEduardo Domingos e o mais novo Jemusse Abelque não ataque os as pessoas. Façamos apenas comentários do que esta escrito e do que esta no vídeo. As nossas apreciações sobre o que são e nao são as pessoas podem ficar para outro momento.

Like · Reply · 1 · 3 hrs

Eduardo Domingos Francisco Wache Wache perguntas se acho? Afinal o kalau ao confirmar k as emboscadas foram da autoria das fds nao te diz nada. Ele como chefe supremo das fds ficou no silencio perante um acto macabro como akele. Imaginemos se tivesse conseguido matar dhl, garanto te k hoje a tropa da renamo ja estaria a marchar sobre maputo. Toma nota. Esse gajo fala assim pk os seus estrategas lhe dizem k ele jamais vencera a Dhl. A paz ainda esta muito longe porque o discurso e acto de nyussi andam a uma distancia anos/luz. Ontem meteu muito tropa em goro para k fim?

Like · Reply · 3 hrs

Julião João Cumbane Eduardo Domingos, o que queres dizer com «Esse gajo fala assim pk os seus estrategas lhe dizem k ele jamais vencera a Dhl.» ? ...

Like · Reply · 2 hrs

Eduardo Domingos Kero dizer k nyussi nao eh pacifico como ker transparecer. Ha factores objectivos k jogam ao seu desfavor. Repare k em menos de 72horas ouvimos discursos dele, da veronica e da talapa todos eles totalmente dissonantes mas frutos da mesma arvore.

Like · Reply · 2 hrs

Francisco Wache Wache Carne de elefante, tem muitos sabores mas o elefante é o mesmo. Seria anormal se todos tivessem que falar a mesma coisa

Like · Reply · 3 · 2 hrs

Eduardo Domingos Kkklkk esta tudo dito. Agora kual eh parte k nos servem de nyussi, veronica ou talapa?

Like · Reply · 2 hrs


Like · Reply · 1 · 2 hrs

Write a reply...




Jemusse Abel Quem começou a trazer Sibindy aqui? Uma outra coisa que diria é o perigo de negociaçoes secretas que desembocam em acordos secretos que nao cumpridos levantam confusoes e o povo tem que pagar pela "hipocrisia". O direito a informaçao onde se encostou. Podem esconder Ematum mas a Paz não pode ser negociado debaixo da mesa interessa a todos e quem tiver ideia que expresse porque a democracia é isso, desde que os principios do respeito ao Outro sejam observados.

Like · Reply · 3 · 3 hrs

Eduardo Domingos Duvido k existam negociacoes secretas. Ele ouvir a voz de Dhl atoa. Marionete

Like · Reply · 3 hrs

Write a reply...




Francisco Wache Wache Por que o mais velho, Eduardo Domingo, nunca questionou porque há desfasamento entre o que ele diz e o que acontece na realidade. Não parece haver 2 com ano diferentes? Eu volto a dizer, agora com um pouco de clareza, o problema da governação de nhusi é a CP. Lembra-se que é a mesma comissão Que esteve n origem de satundjira. É a questão seria: Nhusi tem palavra perante esta comissão? Nem tão pouco., Afinal ele brotou dai, Eduardo Domingos

Like · Reply · 3 hrs · Edited

Francisco Wache Wache Jemusse Abel numa situação como a nossa asnnegociavoes secretas são as mais seguras. Foram as mesmas que. Trouxeram a paz emm1992.. ha muitos oportunistas a espreita

Like · Reply · 3 hrs · Edited

Eduardo Domingos Francisco Wache Wache se eu concordar contigo tu tens k concordar k nyussi eh objecto de adorno na presidencia da republica. Nao esta defender akilo k diz ter jurado defender. Marionete

Like · Reply · 3 hrs

Jemusse Abel Francisco Wache se o problema de Nyusi é este, entao discurso tem a razao de ser. Mas foi em forum improprio, devia ser la mesmo na CP alargada aos outros pregadores da savimbizaçao de Dhl.

Like · Reply · 1 · 3 hrs

Francisco Wache Wache Estas a ver? Dissemos aqui neste grupo, quando tomou a posse, Que ele não teria ambiente saudável para governar. É só para terminar esse nosso debAte bipolar: sabe com quem falaram os negociadores naquele dia que cercaram a casa de Dlhakama? Se sabes, então vais perceber que de facto a muita coisa que está a decorrer a margem dele. Eu não posso dizer aqui. Também não quero ser expurgado do meu glorioso, hahahaha

Like · Reply · 2 hrs · Edited

Eduardo Domingos Acabas de validar as minhas analises. O safado de Juliao Joao Cumbane sabe muita coisa do vosso glorioso. Num eh k lhe dar suruma falar tudo, Francisco Wache Wache.

Like · Reply · 1 · 2 hrs

Julião João Cumbane Eu sou teu "safado" Eduardo Domingos? ...

Like · Reply · 2 hrs · Edited

Eduardo Domingos Tuas ideias sao safadas kdo estas muito alegre.

Like · Reply · 2 hrs

Julião João Cumbane Eduardo Domingos, ideias safadas tem primeiro quem vê safadice em outrem! É o teu caso, aqui!

Like · Reply · 2 hrs

Write a reply...




Eduardo Domingos Juliao joao cumbane ponha aki os seus "pontos nos ixs".

Like · Reply · 2 hrs

Julião João Cumbane Ponha to os teus, Eduardo Domingos!

Like · Reply · 1 · 2 hrs

Write a reply...




Jemusse Abel Wache o secretismo também tem o seu lado negativo. Por isso que até hoje quase nada sabemos do AGP!

Like · Reply · 1 · 2 hrs

Francisco Wache Wache Concordo. Mas as vezes serve para afastar as moscas

Like · Reply · 2 hrs

Eduardo Domingos O governo e frelimo esconde. Ja leste acordos de lusaka? Ja viste a divulgacao massiva da CR Jemusse Abel?

Like · Reply · 2 hrs

Francisco Wache Wache Cabe aos historiadores como Jemusse Abelinvestigar essas coisas até ficam guardadas

Like · Reply · 2 hrs

Eusébio A. P. Gwembe O PR sossegou até aos renamistas quando disse que o próprio Dhl sabe do que se está a passar, Eduardo Domingos. Não vale a pena diabolizar o discurso e muito menos ridicularizar o PR. Veja a seriedade dele no rosto, quando fala. A não ser que estejas incluido no grupo dos que já sabem pacificar

Like · Reply · 1 hr

Eduardo Domingos Sao falacias gratuitas de nyussi pergunte o juliao joao cumbane sabe k nyussi nao tem nada de serio, eusebio Eusébio A. P. Gwembe. Nyussi comecou com discursos k apaixonaram meio mundo mas volvidos 9 meses conseguiu com suas proprias maos mergulhar meio mundo na incerteza e desilusao. Cumbane confirma no seu"pontos nos ixs"

Like · Reply · 1 hr

Eusébio A. P. Gwembe Bota aqui os tais «Pontos no iis» Eduardo Domingos,que atribui ao Julião João Cumbane. Como Francisco Wache Wache disse, o PR tem mais frentes, uma das quais é, de acordo com o Africa Confidencial, interna. Há uma pequena sombra interna, enquanto o Sol não se inclina.

Like · Reply · 2 · 1 hr

Eduardo Domingos Entra no mural dele eusebio Eusébio A. P. Gwembe. Ele aborda toda sujeira da frente de libertacao com clareza e ousadia. Pelo menos ele um gajo k sabe atacar e realizar fogo amigo. A nossa "desatencao" deixa o cumbane na frescura diante do glorioso.


Like · Reply · 1 · 39 mins

Sem comentários: