domingo, 11 de fevereiro de 2018

Israel lança operação aérea "de grande escala" na Síria depois de abate de F-16

Israel lança operação aérea "de grande escala" na Síria depois de abate de F-16

Caça israelita foi derrubado por defesas antimísseis sírias no mais grave incidente dos últimos anos a envolver Israel, Irão e Síria

MARIA JOÃO GUIMARÃES e SOFIA LORENA 10 de Fevereiro de 2018, 8:44 actualizado a 10 de Fevereiro de 2018, 18:21

Fotogaleria
A Força Aérea israelita lançou o que descreve como “raide aéreo de grande escala” na Síria depois de um dos seus caças F-16 ter sido derrubado durante um disparo das defesas antimísseis sírias. O caça israelita foi abatido quando seguia para uma ofensiva contra alvos iranianos na Síria, julga-se que para o local de onde terá saído um drone iraniano que entrou em Israel e foi interceptado.

De acordo com o porta-voz militar israelita, Jonathan Conricus, 12 locais, incluindo quatro “alvos iranianos” perto da capital síria, Damasco, foram destruídos na operação lançada por Telavive. “Do nosso ponto de vista, os sírios e os iranianos estão a brincar com o fogo”, escreveu ainda Conricus no Twitter, adiantando que a resposta de Israel está “longe de terminada” e acusando o Irão de “graves violações da soberania israelita”.

Enquanto da Síria não chegavam comentários, em Washington já se reagia para apoiar "o direito inerente de Israel a defender-se contra as ameaças ao seu território e ao seu povo".

Os pilotos do F-16, sob fogo sírio, conseguiram ejectar-se e o avião caiu já em Israel – os dois estão a receber tratamento hospitalar e um deles está em estado grave, mas estável. Os disparos antiaéreos fizeram soar os alarmes no Norte de Israel. A escala da resposta da Síria mostra que o regime está com uma nova confiança militar (um comandante israelita comentou informalmente sobre a "lata" dos sírios, segundo o Jerusalem Post).

É um dos mais graves incidentes entre Israel, o Irão, e a Síria desde o início da guerra civil síria, há quase oito anos.

Ainda esta terça-feira, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tinha visitado a zona de fronteira entre Israel e a Síria e avisou os inimigos de Israel para não “testarem” o país. “A nossa face está virada para a paz, mas estamos prontos para qualquer eventualidade, e não sugiro que ninguém nos teste”, dizia Netanyahu numa mensagem publicada no Twitter.

O regime de Assad, pelo seu lado, já avisou várias vezes Israel que iria responder a ataques israelitas, que tem visado ocasionalmente veículos de transporte de armas e depósitos de armas do movimento xiita libanês Hezbollah (apoiado pelo Irão e visto como agindo sob ordens de Teerão, que na Síria combate ao lado do regime de Bashar al-Assad) em território sírio, sublinha Amos Harel no Ha'artez. O último aviso aconteceu na semana passada, após um ataque, atribuído a Israel, a instalações de armas perto de Damasco.

Isto faz muitos temer que seja mais um sinal da crescente possibilidade de um novo confronto directo entre Israel e o Hezbollah. A última guerra entre os dois, há 12 anos, acabou com um resultado muito pesado para ambos: 1200 libaneses e 60 israelitas morreram; o Hezbollah perdeu capital político porque a reposta de Israel foi devastadora para os civis libaneses e Israel perdeu muito mais militares do que era esperado e não conseguiu ganhar a guerra, que levou muitos civis a ir para o Sul do país para fugir aos ataques dos libaneses.

Mas, como dizia esta semana o Jerusalem Post, os dois lados estão a enviar cada vez mais sinais beligerantes. A acção de hoje sublinha-o.

"Este é um ataque iraniano grave a território israelita”, declarou o porta-voz militar israelita Ronen Manelis. “O Irão está a arrastar a região para uma situação em que não sabe como irá acabar. Estamos preparados para uma série de incidentes, e quem quer que seja responsável por este incidente é aquele que irá pagar o preço”.

O drone iraniano caiu em território israelita e está em posse do exército, acrescentou.

Uma outra declaração do exército israelita dizia que “um helicóptero de combate interceptou com sucesso um veículo aéreo não tripulado (UAV) que foi lançado da Síria e se infiltrou em Israel”. De seguida as forças israelitas “atingiram os controlos iranianos na Síria que enviaram o UAV para espaço aéreo israelita. Enorme fogo antiaéreo sírio, um F-16 caiu em Israel, pilotos a salvo”, disse o porta-voz Jonathan Conricus no Twitter.

Já os media sírios davam conta de uma “agressão israelita” contra uma base militar, que foi protegida pelas defesas aéreas que abriram fogo contra “mais do que um avião”.

O jornalista do Ha'aretz Anshel Pfeffer comenta que apesar da gravidade (é a primeira vez que Israel perde um avião numa situação de combate desde 2006), "parece que todos os lados estavam preparados para este round" - "Irão, Israel, Síria, cada lado testando o limite dos outros, estabelecendo as linhas vermelhas".
tp.ocilbup@searamiug.oaoj.airam
tp.ocilbup@anerols

ahoragel 00:19
Caiu por terra o mito da invencibilidade da forca aerea israelita. Parabens siria. Quanto ao Irao tem todo o direito em estabelecer-se na siria se o governo de Assad assim quiser. Israel continua a nao entender onde comecam e acabam as suas fronteiras .Varias fontes dao conta que um dos pilotos do caca abatido acabou por morrer no hospital. Guerra traz guerra. Se Israel escalar as tensoes so vai causar mais mortes a si propria. Cabecinhas pensantes de telavive metam-se na vossa vida e deixem a siria em paz.
José Manuel Martins évora 04:32


deixar a síria 'em paz' é capaz de ser um bocadinho difícil, ó cabecinha pensante...

Joao Portugal 10.02.2018 23:22

Foi um dia em cheio com tantos comentários e tantos golos… e comentários preocupados porque caiu um avião muito caro, porque os russos estão já em falência financeira com o combate aos terroristas, porque isto e aquilo … e ninguém pensa nas dezenas de mortos das bombas israelitas lançadas na Síria.

Joao Portugal 10.02.2018 23:30

Achei esclarecedor e comparável como o texto relata a guerra de Israel com o Hezbollah há 12 anos “… 1200 libaneses e 60 israelitas morreram”, relação de 20/1 que indicia um massacre e não uma guerra. De facto, logo a seguir o texto revela “a reposta de Israel foi devastadora para os civis libaneses” … como sempre são devastadoras e terroristas as “respostas” ou “perguntas” dos israelitas…

Joao Portugal 10.02.2018 23:34

 e recordei agora que os israelitas para matarem o outro tetraplégico e cego na sua cadeira de rodas mandaram um míssil que matou mais 11 pessoas e destruiu os prédios da rua onde o tetraplégico foi apanhar sol. De certeza que o tetraplégico era fugidio, ainda por cima cego, de certeza que era matreiro, e ainda por mais montado numa veloz e perigosa cadeira de rodas, verdadeiramente uma afronta insuportável para os terroristas israelitas. De certeza que as 11 pessoas que passavam por ali mereciam ser atacadas e mortas pelos terroristas israelitas. De certeza. Ainda bem que a justiça é cega e é para todos neste mundo livre e democrático.

ana cristina Lisboa et Orbi 10.02.2018 22:10
anda tudo a ver que margem de manobra tem para esticar as pernas. e os russos deixaram correr, para que toda a gente percebesse que não tem nenhuma. e para que o assad perceba que, sem o putin, não é ninguém.

Vieira 10.02.2018 22:24
Mais outro especialista do sofa. Isto 'e so piroquetes especialistas em geostrategia.

Filipe Sousa 10.02.2018 22:35
"Sei quem ele é, nao é bom rapaz, um pouco rude até, vivia no sonho de espalhar o sionismo, os amaricanos anuiram e desde logo ficou com um ligeiro priapismo (...) ele, sem os amaricanos, nao é ninguém..."

Darktin Anti Comunistas da Extrema-Direita10.02.2018 21:53

Nesta confusão provocada pelo monstro Assad, pelo menos compreendo a posição de Putin na sua aflição ao pedir calma. Entrou de chancos na Síria e está a ver que vai ter de ficar por lá por muitos mais anos. A Rússia já gastou milhares de milhões de euros nesta brincadeira. Se Putin não parar os seus aliados, vamos ter um novo player na Síria em força. A guerra da Síria não pode servir de trampolim para o Irão e para o Hezbollah atacarem Israel. E Putin também não está minimamente interessado em ser puxado para confrontos directos com Israel. A imprevisibilidade deste ato seria enorme pois Israel não iria recuar a ninguém. Portanto, temos aqui mais uma salada que só pode ser resolvido pela Rússia pois ela é o real causador desta confusão.

Darktin Anti Comunistas da Extrema-Direita10.02.2018 21:59
Se Putin quer sair da Síria, não quer ver mais equipamentos militares destruídos, não quer mais soldados seus mortos, não quer mais esvaziar os cofres de Estado com esta guerra, vai ter de ter uma conserva muito séria com o Irão. Israel é uma espécie de Turquia mas com um fervor religioso de sobrevivência. Sinceramente, também tenho receio se Israel for obrigado a entrar neste conflito.

Vieira 10.02.2018 22:03
Mais um especialista do teclado. O que esta gente nao sabe a partir de um sofa!...

Darktin Anti Comunistas da Extrema-Direita10.02.2018 22:05
Diz o expert frustrado.

Vieira 10.02.2018 22:21
Expert nao de certeza, frustado sim de tanta soberba.

Darktin Anti Comunistas da Extrema-Direita10.02.2018 22:26
Pelo menos tens a coragem em confessar o que és. Continua assim pois o primeiro passo para a mudança, é aceitar os teus defeitos.

Filipe Sousa 10.02.2018 22:27
Gostei da parte em que "o Putin vai ter conservas com o Irao"! Se calhar ainda vao abrir um boteco com o Avillez! Muito bom!

Darktin Anti Comunistas da Extrema-Direita10.02.2018 22:30
Já agora o Vieira fez-me lembrar o jójó com estes insultos infantis cheios de fel. A espumar pela boca. O Vieira é o jójóratazana?

Darktin Anti Comunistas da Extrema-Direita10.02.2018 22:54
Yap...não seria uma má ideia Putin e um Aiatolá a beberem vodka ao som do zdorovie Vashe. O único problema é que Putin como taberneiro iria dar cabo do produto num instante.
Vieira 10.02.2018 23:31
O sr. Daikiry 'as Tercas e Quartas 'e um especialista das materias (especialista em tudo) o resto da semana tem dificuldade em comportar-se como um adulto e ainda tem tempo de mandar umas tiradas de psicologia barata seja sobre os comentadores seja sobre os seus odios de estimacao, odios esses incitados por aqueles que mais lucram com a situacao de conflito instaurada. O sr Dai Kim faz o que lhe mandam e nem percebe que faz o que lhe mandam.

Enganador Internet 10.02.2018 21:27
Enquanto o sanguinário Hassad continuar no poder, a Síria nunca terá paz.

Manuel Caetano Faro 10.02.2018 21:42
A força aérea de Israel atacou a noite passada território sírio porque Assad é sanguinário? Não tem nada a dizer sobre os acontecimentos que a notícia relata?

Vieira 10.02.2018 21:54
E enquanto Israel continuar a chacinar velhos, mulheres e criancas na Palestina tambem nunca havera' paz. Enquanto os EUA apoiarem terroristas tambem nunca havera' paz. Enquanto as potencias ocidentais continuarem a destabilizarem, promoverem golpes de estado, bombardearem regimes que nao lhes fazem os fretes tambem nunca havera' paz.

reinald.nunes 10.02.2018 19:55
Nuca se viu um país a ser atacado por tudo e todos desta maneira. Levam dos americanos, dos curdos, de Israel, do Daesh,. Não há ninguém que se manifeste contra isto? Uma vergonha.

vinha2100 Santarem 10.02.2018 20:07
E levam dos russos, dos iranianos, do Hezbollah e sobretudo do próprio Assad (o tal que veste Armani e cuja mulher calça Prada enquanto o povo sírio morre de fome), que não passa de um chefe de uma seita ultra-minoritária xiita. Então? Não protesta? Eh eh eh...

Joao Portugal 10.02.2018 20:09
Não meu caro, os direitotes não têm valores, só e unicamente seguem sempre o mais poderoso em cada momento, o que lhes pode dar magnanimamente algumas migalhas do saque por terem colaborado nos trabalhos sujos e sebentos …

Joao Portugal 10.02.2018 20:17
É ver essa escumalha de rasteiros serviçais a branquearem, manipularem, misturarem e baralharem a verdade factual e a realidade, nomeadamente o apoio aos terroristas a quem recorrem há dezenas de anos para alcançarem a destruição e morte que quem se atreve a desobedecer, terroristas nazis, ou jihadistas ou mafiosos comuns. Seja na Líbia, no Afeganistão, no Iraque, no Iémen, na Síria, no Líbano…

vinha2100 Santarem 10.02.2018 20:18
Notícias de Moscovo. Eh eh eh...

Joao Portugal 10.02.2018 20:23
Não meu caro, o mundo é dos carniceiros implacáveis, não é de quem tem valores humanistas e de quem os tenta seguir, só os carniceiros implacáveis conquistam o poder, e mais poder, e mais… não são os sóbrios ou de bom senso e muito menos os santos… o último santo que apareceu a dizer para cuidarmos do próximo e a dizer que dava a outra face foi crucificado de imediato…

Vieira 10.02.2018 21:21
O sr. 2100, alias como o numero de presidiario indica, nao passa de um cumplice de criminosos de guerra, comporta-se como um capacho mas nem sequer lhe paguam. O nivel do seu argumentario resume ao risinho palerma com que assina os seus panfletos patetas.

tripeiro . . 10.02.2018 21:46


Tudo indica que a vodka caiu mal ao vieira

Vieira 10.02.2018 21:58
So se foi por causa do erro ortografico, de resto continuo lucido contrariamente a outros que mesmo sem beber nao conseguem sequer articular 2 argumentos seguidos.

vinha2100 Santarem 10.02.2018 19:46
Interessante o número de trolls e bots russos aqui presentes. São as notícias de Moscovo, que e como quem diz as notícias da selva.

vinha2100 Santarem 10.02.2018 19:42
Operação totalmente justificada e em auto-defesa. E dirige-se contra Estados e organizações terroristas, o que protege mais a Europa.

vinha2100 Santarem 10.02.2018 19:52
Se defendessem aqui ao menos os direitos dos palestinianos, aí sim onde se podem encontrar graves culpas de Israel... mas até aí a seita neo-fascista tudo tem feito para deixar os pobres palestinianos num beco, e com dirigentes completamente incapazes. Basta ver como as autoridades na Jordânia e na Síria tratam os refugiados palestinianos que estão em campos de miséria há dezenas de antes. Qual solidariedade?...

Manuel Caetano Faro 10.02.2018 21:23
Meu caro vinha2100 o ataque da aviação israelita da noite passada foi uma "Operação totalmente justificada e em auto-defesa" porquê? Pode explicitar em que se baseia para fazer essa afirmação? Leu a Fita do Tempo que postei mais abaixo? Quer contestar sem perder de vista a notícia que estamos a comentar?

Vieira 10.02.2018 22:01
O 2100 nao vai justificar nada, ele so sabe escrever panfletos de supermercado mas nem para isso o contratam por causa do risinho palerma com que acaba cada frase.

Si Maqian Lisboa 10.02.2018 22:56
Estou consigo, Vinha 2100. Força Israel.

Filipe Sousa 10.02.2018 23:01
A esta hora - a todas a horas para dizer a verdade - o vinha já lhe deu forte e feio no traçadinho; já nao sabe distinguir a direita da torta.

Vieira 10.02.2018 23:33


Nao ha duvida que este pessoal confundiu a seccao internacional com a seccao dos fanaticos da bola.

vinha2100 Santarem 07:32
Caro Manuel, Israel é um país cercado. Limitou-se a atacar um campo que enviava drones para espiar o respectivo território. De um país vizinho. E em tudo o resto, limitou-se a retaliar contra uma agressão. A Situa e o Irão são inimigos de Israel e um país para proteger-se é o que faz. Já os trolls russos e o salazaridta de serviço... obrigado pelo humor matinal... eh eh eh...

Conde do Cruzeiro Farilhões ilhas 10.02.2018 19:26
Depois da Guerra Civil na Síria de que Israel foi um dos principais instigadores, está agora na hora do heróico exercito de Israel avançar sem medo contra a Síria assim como avançam heroicamente contra o povo da Palestina. A impunidade dos terrorismos, não dura sempre.

andre mesquita 10.02.2018 19:24
Melhor notícia do fim-de-semana, só foi pena o piloto nao ter sido capturado para ser usado como defesa contra os ataques do estado zionazi contra a soberana e corajosa Síria.

martinhopm VIANA DO ALENTEJO 10.02.2018 19:01


Netanyahu diz que «nossa face está virada para a paz» mas o avião israelita foi abatido «numa ofensiva contra alvos iranianos na Síria». Em que ficamos? Não se importa de esclarecer? A sua palavra tem algum valor?

Espectro Matosinhos 10.02.2018 18:45


A arrogância israelita é tamanha que constitui uma afronta a toda a humanidade. Israel acha-se no direito de invadir quando e como quer o território dos seus vizinhos árabes, mesmo que o motivo tenha sido uma mosca vindo das arábias ter passado rente ao território que Javé lhes deu, já lá vão uns milhares de anos - dizem os fanáticos judeus! (LOL). Israel é um perigo para a humanidade e pode muito bem, ainda para mais com o louco Trump na CB, vir a ser a causa de uma guerra nuclear devastadora. Hitler e o holocausto continuam a ser justificação para que Israel possa actuar ao arrepio das decisões da ONU impunemente. E impunemente porque debaixo do guarda-chuva dos EUA e porque a China é - sempre foi - cobarde e a UE em termos militares é um anão. Espero bem que a UE evolua militarmente. LO

Manuel Caetano Faro 10.02.2018 17:57


FITA do TEMPO: I - ontem há tarde um helicóptero apache israelita abateu sobre os Monte Golan (anexados por Israel na Guerra dos Seis Dias que a comunidade internacional em peso - ONU - não reconhece como território israelita) um drone supostamente iraniano. II - há noite aviões israelitas entram no espaço aéreo sírio e bombardearam alvos do Hezbollah-Irão-Síria tendo a defesa aérea síria atingido um F16 (abatido) e mais 3 aviões que conseguiram regressar à base danificados (por confirmar). (...)

Manuel Caetano Faro 10.02.2018 18:11


(...) III - hoje, de manhã, aviões israelitas, a partir do norte de Israel e do Líbano, retaliaram lançando sobre vários alvos dezenas de mísseis de alta precisão (a aviação israelita por razões de segurança já não entrou no espaço aéreo sírio) tendo a maior parte deles (70%) sido abatidos em voo pela defesa aérea síria (por confirmar). Para esta noite aguardam-se novos desenvolvimentos.

Manuel Caetano Faro 10.02.2018 18:16


Conclusão: racionalmente a Fita do Tempo factual não parece autorizar as certezas que andam à solta pelo nosso fórum.

Manuel Caetano Faro 10.02.2018 18:21


Os Montes Golã (e não Golan como a cima escrevi) que foram anexados por Israel eram território da Síria como toda a gente minimamente informada sabe.

Manuel Caetano Faro 10.02.2018 18:29


correcção: acima e não (a cima).

Nuno Proenca 10.02.2018 16:54


Vejamos os factos. Quem diz que havia drone é o exército israelita. Confio no exercito ou no governo israelita? Nao. Confio no regime iraniano ou sírio? Nao. Cada lado sente-se protegido pelos padrinhos EUA e Rússia? Sim. Como vai acabar? Boa pergunta.

Fernandes Amarante 10.02.2018 16:36


É uma sorte estes pilotos serem de Israel. Se fosse um caça russo abatido e os pilotos tivessem sobrevivido, já estariam a levar bombardeamentos das forças russas. Para não ter de negociar a sua libertação. Tenho é dar os parabéns ao golpe de sorte. Os próximos ataques de Israel em conjunto com as forças dos EUA será devastador. O que na verdade, apesar do caça abatido, este ataque do F16 teve a sua missão cumprida. O Irão teve a resposta na medida do seu ataque covarde a Israel. Mais respostas virão se o Irão continuar com a sua campanha de guerra. Trump só é paciente até certo ponto.

Manuel Caetano Faro 10.02.2018 16:00


Este episódio mostra que a impunidade de Israel nos ataques à Síria não é total e que a invencibilidade da força aérea de Israel é um mito perigoso para os israelitas. A semana foi fértil em acontecimentos preocupantes na Síria (que urge conter e desactivar) que podem descambar numa escalada perigosa do conflito - abate do SU 25M russo, abate de largas dezenas de milicianos pró Damasco, abate do F 16 israelita, abate de helicóptero turco (e a semana ainda não terminou).

vinha2100 Santarem 10.02.2018 15:49


Parece que o Hitler mandou uma mensagem do Inferno para o Putin. Os seguidores sobrinho de S. Petersburgo são tão assumidamente fascistas e anti-semitas como o tio e o padrinho. Eh eh eh... coitado do Jeronimo, que já não tem mão neles...

Luís Teixeira Neves Vila Nova de Gaia 10.02.2018 15:24


Mas que importância tem que um F-16 israelita tenha sido abatido na Síria...

Joao Portugal 10.02.2018 14:44


Sendo eu um crítico do pan-europeísmo quer do Coudenhove-Kalergi quer mesmo do Menasse estou à vontade para lhe lembrar que os cavalos de Troia que refere já cá estão há muito e trazidos pelos que o caro Maqian parece apoiar… não pelos sírios…

Joao Portugal 10.02.2018 15:00


Relembro que por exemplo nos Balcãs “A inspiração e conspiração turca é completada pelo suporte financeiro da Arábia Saudita e do Qatar, que … actuam basicamente no domínio religioso, enviando os religiosos wahabitas para todas as mesquitas e pagando quantias mensais relevantes (na casa dos 100 euros) às famílias muçulmanas que obriguem as suas filhas e os seus filhos a adoptar os preceitos mais fundamentalistas (designadamente, em sede de indumentária e de prática religiosa).” no Público 2/5/2017 “Nos umbrais da guerra (em sentido literal)”… etc

Joao Portugal 10.02.2018 15:01


Relembro por exemplo que isso já vem de longe “em 1967, ao abrigo de um acordo que lhe garantiu petróleo a preços mais baixos, a Bélgica autorizou a Arábia Saudita a formar boa parte dos imãs que desde então pregam para as comunidades magrebinas.” No Público 29/3/2016 “Em Molenbeek recrutadores actuam como "traficantes à porta da escola"”… etc

Joao Portugal 10.02.2018 15:01


Ou relembro que Israel ajuda todos os terroristas sírios, desde obviamente e às claras a AlQaeda, até aos curdos, passando pelo ISIS Middleeasteye 28/4/2017 “Ultimate opportunism: The tacit Israeli-Islamic State alliance in Syria”, Sott 23/4/2017 “Former Defense Minister Moshe Ya'alon confirms Israel's collaboration with ISIS in Syria”, Timesofisrael 19/1/2016 “Ya’alon: I would prefer Islamic State to Iran in Syria”, TimesOfIsrael 29/6/2015 “Israel acknowledges it is helping Syrian rebel fighters”, JPost 27/11/2017 “Report: Israel, ISIS interests aligned against Iran”, Independent 19/6/2017 “Israel ‘giving secret aid to Syrian rebels’, report says”, etc, etc .

Joao Portugal 10.02.2018 15:02


Portanto caro Maqian, os terroristas wahabitas que o caro receia já cá estão a germinar e a crescerem trazidos pelos nossos vendidos “políticos” a soldo dos interesses sauditas/americanos/ israelitas… aliás “O Estado Islâmico sempre existiu, é a Arábia Saudita” Público 7/12/2015 … o que todos sabem mas que “todos” têm interesse em branquear para manter, quer para as suas negociatas quer pelo domínio geo-estratégico global.

Conde do Cruzeiro Farilhões ilhas 10.02.2018 13:57


Alguma coisa está a mudar no Médio Oriente, julgo que a impunidade dos terroristas, que mantém bases militares fantasmas na Síria e na Palestina, vai mudar. ( 2º tentativa de publicação, porque quem rejeitou a primeira não sabe viver em democracia)

tripeiro . . 10.02.2018 15:04


Sempre encantadoras as chiadeiras do conde ratazana!

Conde do Cruzeiro Farilhões ilhas10.02.2018 15:27


Mais uma vez, as tentativas anti democráticas deste elemento, foram vencidas.

tripeiro . . 10.02.2018 15:56


Presunção e água benta... e nunca é de mais lembrar que o conde ratazana também tinha a certeza que tinha sido eu o responsável pela despromoção das duas contas que usava em tempos, ambas com estatuto de moderador!

Conde do Cruzeiro Farilhões ilhas10.02.2018 17:03


Que linda estorieta. Digna de uma feijoada.

tripeiro . . 10.02.2018 17:14


Além de encantadora, é também uma chiada cheia de sentido! Só mesmo o conde ratazana!

Vieira 10.02.2018 20:03


Este sr. tripeiro demonstra bem a sua profunda desonestidade intelectual. Insurgui-se quando eu usei uma vez como imagem a expressao "pareciam hienas" referindo 'a grupeta dos que dizem que nao sao do PSD e passam a vida a atacar o PS e insulta continuamente um colega de comentario chamado-lhe de "ratazana". sera' que o Publico permite este tipo de comentarios insultuosos feitos sistematicamente?

tripeiro . . 10.02.2018 21:07


Então o vieira não sabe que o conde tem vários nomes, entre os quais ratazana? Inclusive tem um blogue onde usa esse nome!

Vieira 10.02.2018 21:29


O que tambem nao falta ai sao blogues de hienas. As pessoas assinam os seus comentarios com o nome que aparece no topo do comentario e nao com os blogues que supostamente tem ou deixam de ter. mas parece que o sr. Tripeiro faz da net o seu modo de vida. Sera' que lhe paguem para isso? E se pagam quem 'e que lhe paga?

tripeiro . . 10.02.2018 21:49


Ah, não sabia que era assim, obrigado pelo esclarecimento. Isso quer dizer que vai deixar de chamar dona socialista a uma certa comentadora, entre outras coisas? É que sigo sempre os seus exemplares exemplos.

Vieira 10.02.2018 23:40


Sr tripeiro, a dona socialista 'e que se auto-intitulou socialista, eu limito-me a papaguear a auto-denominada dona socialista. E ja agora, os blogues tem um nome que 'e o nome do blogue e nao o nome do responsavel pelo blogue que pode ate' ser mais do que um . Para alem de que o sr. tripeiro 'e useiro e vezeiro nos insultos. Esperemos que mude (para melhor...).

tripeiro . . 00:39


". As pessoas assinam os seus comentarios com o nome que aparece no topo"

tripeiro . . 00:40


Um poço de coerência este vieira trauliteiro

Vieira 01:16


Entao ja somos 2 trauliteiros, nao se ponha de fora como e' seu costume. O nome ou o nick, o meu sera' uma coisa ou outra, o seu so pode ser um nick a nao ser que seja nome de ratazana (nao estou a chamar-lhe ratazana apenas estou a dizer que Tripeiro quando muito e' nome de ratazana e nao de pessoa, nao me interprete mal. Vamos imaginar que o sr. tem um ratito (ou uma ratazana) de estimacao ao qual deu o nome de Tripeiro e aproveitou a ideia e pos como o seu nick o nome do ratito (ou ratazana) tripeiro. Confuso? Bom, foi o senhor que escolheu o nick e nao eu que bebi vodka.

Si Maqian Lisboa 10.02.2018 13:34


Eu terei de apoiar o ataque israelita porque tudo o que seja contra os inimigos do Ocidente (os que descendem da cultura greco-romana tisnada pela cultura do cristianismo) será do meu interesse. Como não sou um cavalo de Tróia e temo a islamização da Europa não sou hipócrita: se vivo a Liberdade do Ocidente há que ver claramente quem são os nossos inimigos.

Vieira 10.02.2018 14:27


Mais um fundamentalista radical. Por enquanto so do teclado mas se as condicoes se propiciarem facilmente sera' recrutado para uma celula radical de extrema-direita tambem implicada em atentados terroristas. Ao menos que fosse para o terreno para andar as cabecadas com os terroristas islamicos, como ambos sao feitos da mesma massa aniquilavam-se mutuamente.

Joao Portugal 10.02.2018 14:59


Saiu mais acima ...

tripeiro . . 10.02.2018 15:03


O único fundamentalista que por aqui anda pois ninguém pode ter uma opinião contrária que leva logo com um "fundamentalista"!

vinha2100 Santarem 10.02.2018 15:43


O Peponne (Vieirovksi para os amigos em Moscovo) converteu-se ao Wahhabismo. Eh eh eh...

Si Maqian Lisboa 10.02.2018 17:45


Você, Vieira, é tonto. É o que nos safa. E como é tonto nem argumento consigo. Olhe, ouça uma ária de ópera para se distrair inteligentemente. Ouça a Casta Diva da Norma de Bellini pela Callas ou pela Cerqueti ou pela Caballé.

tripeiro . . 10.02.2018 21:08


Errata: "O único fundamentalista que por aqui anda é o Vieira".

Vieira 10.02.2018 21:43


Caro Simaqui, Obrigado por me relembrar de ouvir as divas. A si recomendo-lhe a historia da 7 irmas do petroleo, ou as actividade terroristas dos servicos secretos britanicos na Palestina aquando da criacao de Israel, ou as 2 invasoes do Iraque pelos EUA, ou os golpes de estado patrocionados pelas potencias ocidentais, ou a destruicao da Libia 'a conta de interesses economicos, ou o milhao de mortos provocado pela Franca na luta da independencia da Argelia. A tudo isso e muito mais contribuiram para o afluxo de migrantes dessas zonas para Europa por isso 'e que eu digo que o seu discurso 'e o que 'e. Profundamente xenofobo e de fundamentalista. A acompanhar tem ai esses 2 socios que provavelmente ate' a si o envergonha, ou nao...

Luís Teixeira Neves Vila Nova de Gaia 10.02.2018 12:27


O que vai por aqui...

ahoragel 10.02.2018 11:17


Com as Ultimas bolsas terroristas a serem derrotadas pelo exercito sirio(a libertacao de idlib esta para breve), Israel nao esconde a sua face e vem em socorro dos grupos terroristas, com a sua forca aerea,. As cabecinhas pensantes de telavive devem estar muito desesperadas por verem os seus planos na regiao irem por agua abaixo.

Joao Portugal 10.02.2018 11:36


Sempre que os terroristas estão um pouco aflitos lá vão os israelitas ajudar, foi há três dias, foi na semana anterior, foi... semana sim semana não. O mesmo com os USA, lá atacaram os sírios há dois dias, no mês anterior, etc para evitar que os terroristas sejam expulsos da Síria e a destruição e morte continuem. São terroristas que se sentam na ONU e obrigam todos a abanar com a cabeça e dizer que sim... e vão matando milhões e destruindo todos os que se atrevem a querer decidir sobre as riquezas do seu país.

Joao Portugal 10.02.2018 11:44


Lembrei-me agora de uma comentadora alinhada com os direitotes que ao ver uma foto dos nazis na Ucrânia aqui no Público comentou criticando pensando que eram russos... mas quando a esclareceram que eram os apoiados pelo "ocidente" teve a verticalidade de dizer algo como "não devia ser necessário as democracias recorrerem a nazis para impor a democracia" sem se aperceber da hipocrisia paradoxal ...

Joao Portugal 10.02.2018 11:48


Os profissionais pró-guerra americana/saudita/israelita não têm pingo de verticalidade e fazem sua profissão o apoio e branqueamento sistemático dos terroristas que colaboram com esses estados terroristas, sejam os terroristas nazis, jihadistas ou simples mafiosos ou criminosos comuns.

vinha2100 Santarem 10.02.2018 10:47


A ação da Força Aérea de Israel, sendo preventiva e defensiva, parece-me totalmente justificará. Há muitos maus F-16 de onde vieram e Israel tem meios suficientes. Seria agora de dar uma boa lição aos iranianos e ao zHezbollah para que aprendam o que custa. Provavelmente atacaram as vespas erradas.

Julio "Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos" William Shakespeare 10.02.2018 11:04


Vinha. Os seus comentários causam-me vómitos. Se é isso que pretende atingir, cumprimento-o. Conseguiu o seu objectivo!

vinha2100 Santarem 10.02.2018 11:33


Aquela lá encima era para si, tovarisch. Eh eh eh...

ahoragel 10.02.2018 09:28


Semana sim semana nao Israel ataca alvos militares na siria. Um acto de guerra criminoso nao provocado. Claro que a siria responde dentro das suas possibilidades. Foi pena so ter sido um caca israelita abatido. Espero que o irao (ja que a Russia nao vende defesas anti aereas de topo a Assad para nao criar inimizade com Israel) fortaleca ainda mais o complexo militar da siria para fazer frente a agressao israelita . O direito a auto defesa e universal.

Ferrel Lamarosa 10.02.2018 10:07


Concordo com "ahoragel". Israel defendeu-se do lançamento de um drone feito no Irão e que partiu da Síria. O direito à defesa de um território deve ser universal e os criminosos do regime sírio e os seus apoiantes terroristas do Hezbollah deveriam ser castigados pelo direito internacional e não apenas por alguns países.

Caetano Brandão MATOSINHOS10.02.2018 10:30


O que dirão milhares de cidadãos sirios à agressão russa, que mata e bombardeia cidadãos sirios que lutam contra a tirania de Assad, relativamente ao direito a auto defesa universal?...

ahoragel 10.02.2018 10:39


Com ou sem drone iraniano, Israel invade o espaco aereo sirio sistematicamente. E Israel que ataca dentro da siria e nao o contrario. Agora la foi um f16 de Israel a vida. Se ate um sistema anti aereo do tempo da uniao sovietica abate o topo da forca aerea sionista. Devem estar a chorar-se muitas lagrimas em telavive por tamanho desperdicio de dinheiro.

Miguel Teixeira 10.02.2018 10:48


Caetano Brandão: quanto aos "cidadãos sírios" que refere, muitos são terroristas e apoiantes do Estado Islâmico e outras variedades de fundamentalistas fanáticos. Bashar El Assad não chacina os habitantes do seu país por mero desporto e recreação... Simplesmente, sabe (como Saddam Husseim e Mohammar Khadafi sabiam) que esta é a única maneira eficaz de lidar com gente daquele tipo, a quem o fanatismo religioso retira até o medo da morte (para desgraça de quem se encontra na sua proximidade)...

reinald.nunes 10.02.2018 10:49


Caetano Brandão. A Rússia interveio a convite do governo para acabar de vez com o circo americano montado durante anos que não resolvia nada, enquanto lá estiveram morreram 300 mil.. Chegaram os russos e acabaram com a palhaçada em um ano,. Agora os sírios respiram melhor.

Caetano Brandão MATOSINHOS10.02.2018 13:55


Meu Deus o chorrilho de alucinados disparates escritos em resposta ao meu comentário. A Russia interveio a convite do governo, onde é que eu já vi isto? Ah já sei: os EUA também intervieram no Vietnam a pedido do governo ou os russos na Checoslováquia a pedido... Reinald e companhia tenham dó da vossa ignorância ou má fé! Miguel Assad diz bem, chacina o seu povo não por desporto mas pela mesmíssima razão dos centenas de tiranos sempre o fizeram: pelo apego ao poder e para defender o seu imperio de poder e fortuna de milhões roubada ao povo e escondida em offshores. Leia o livro Panama Papers. Ah santa ignorância de quem se guia pelo facebook ou Wikipedia...

Filipe Sousa 10.02.2018 22:39


Por acaso, os americanos intervieram na Indochina, a pedido dos franceses, e certamente contra a vontade dos vietnamitas que queriam os franciús fora da sua terra. Nao precisa agradecer.

Fernandes Amarante 10.02.2018 09:24


Trump dará a devida resposta aos inimigos de Israel.

reinald.nunes 10.02.2018 10:09


Ah é? Vai chamar o papá porque o outro bateu-lhe.Ludgero Edgren Então a FDI [Forças de Defesa de Israel] a prova està que os judeus anda a espionar a Siria, O avião Israelense F-16 foi derrubado pelo fogo da Síria, diz o exército."É também pela primeira vez que Israel disse que seus aviões realizaram ataques dentro da Síria. No passado, os israelenses realizaram ataques dentro da Síria, mas eles não mencionam nada sobre o alvo ou mesmo reconhecem ataques"...
13Gerir


Gosto · Responder · 21 h

Shmuel Fábio Daniel E vc acha o que !? O hezbollah está se armando até aos dentes através do irão e Israel vai esperar de braços cruzados !? Israel está cercado de inimigos e qualquer governo decente faria o mesmo, espionar. Os alvos abatidos na Síria foram 101% correctos como locais de armazenamento de armas do irão para o hezbollah.
5Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Ludgero Edgren Certo entendi,"Israel realizou dezenas de ataques no último ano, mas esta é a primeira vez que um exército sírio derrubou um avião israelense".Ficou triste?
2Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Ricardo Coelho 2ª vez que derrubaram.... há uns meses um F-35 foi misteriosamente abatido do serviço depois de um bombardeamento à Síria
4Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Ludgero Edgren ISRAEL ESTÁVA ESCONDENDO QUE O AVIÃO DE GUERRA F-35 FOI ATINGIDO PELO MÍSSIL SÍRIA.
2Gerir


Gosto · Responder · 20 h

João Paulo Não inventem. O míssil não é da Síria.
Os mísseis instalados na Síria são Russos. São os sistemas S-300 e S-400, que têm inclusive capacidade para ogivas nucleares.
2Gerir


Gosto · Responder · 18 h

Ludgero Edgren Parece que a "demonstração de poder" Israelense durante a recente visita do Ministro Russo da Defesa Sergey Shoigu tornou-se um fracasso total.,Em 16 de Outubro, Shoigu chegou a Israel para reuniões com o Ministro da Defesa Israelense, Avigdor Lieberman, e o Primeiro-Ministro Israelense, Benjamin Netanyahu. Os 2 lados deveriam discutir a situação na região, incluindo a Síria, a luta contra o terrorismo, bem como a cooperação militar e técnica..No mesmo dia As Forças de Defesa Aérea da Síria lançaram um míssil antiaéreo contra um avião de guerra Israelense que voa sobre o Líbano, disseram as Forças de Defesa de Israel (IDF) em 16 de outubro,Nesse mesmo dia Israel perdeu um F35,, .
1Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Escreve uma resposta...




José Manuel Castro Lousada "(...) o Hezbollah perdeu capital político" na última guerra israelo-libanesa? Parece-me que os factos demonstram precisamente o oposto, cada vez é mais influente no Líbano e na Síria. Goste-se ou não.
4Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Samuel Dias Quando o conflito envolve Israel, quem não tem cérebro fica indeciso sobre que posição tomar. Entre apoiar o Hezbolhah, o Hamas, a Fatah, o Irão, Assad ou os turcos a opção que resta é atacar Israel.
5Gerir


Gosto · Responder · 17 h · Editado

Hélder António Pereira Ui abateram um F 16 israelita, israel vai entrar no conflito, um F 16 custa um horror de dinheiro, mas para esses tipos é muito bem feito, a maioria dos conflitos na zona acontecem por causa deles
4Gerir


Gosto · Responder · 18 h · Editado

1 resposta


José Xavier Israel não passa do esbirro americano na zona ! Em troca recebem o armamento mais sofisticado e o controlo mundial da economia, dos midia...ou será o contrário ?
7Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Luis Carvalho Comentário bastante ignorante, passa a certeza que vc nao conhece nem a Palestina e muito menos Israel. E, politicamente falando, se Israel é o esbirro americano, entao o Hezbollah é o esbirro sirio, Iraniano, russo, iraquiano, libanês, jordano, líbio, etc., etc., ou seja, o esbirro dos ditadores do Médio Oriente ...Comentário infeliz...
3Gerir


Gosto · Responder · 17 h

Carlos Santos Jose Nao sabe mesmo acerca das opiniões que escreve.
Sem comentarios...
1Gerir


Gosto · Responder · 17 h

João Xiritung Tung ès mesmo estúpido, palerma.
1Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Ricardo M Cristino Esse ouviu isso no caféGerir


Gosto · Responder · 15 h

José Xavier Frequentas cafés ?
De que tipo ?....é que ouvi dizer que há uns especializados em rotos !Gerir


Gosto · Responder · 15 h


Escreve uma resposta...




Bruno Vassalo Russo Portanto, um caça israelita, abatido em território sírio quando ia bombardear uma base militar é um ataque ao território israelita... Boa lógica.
25Gerir


Gosto · Responder · 21 h

João Marçal São muitos anos de Hollywood...
7Gerir


Gosto · Responder · 19 h

Marco Liberato O jornal dos Azevedo já só "informa" analfabetos funcionais.
1Gerir


Gosto · Responder · 17 h


Escreve uma resposta...




Helena Matos Bem a indústria do armamento fez uns novos investimentos e criou um novo tipo de armamento que era necessário usar, por isso teria de se criar condições para uma nova confrontação.
1Gerir


Gosto · Responder · 21 h

Hugo Da Silva « A última guerra entre Israel e o Hezbollah, há 12 anos, acabou com um resultado muito pesado para os dois lados: 1200 libaneses e 60 israelitas morreram » Muito pesado para os dois lados? A sério? 1200>60?
12Gerir


Gosto · Responder · 21 h

Carlos Daniel Abrunheiro E o mais engraçado é que o Hezbollah diz que ganhou a guerra ahahah
1Gerir


Gosto · Responder · 21 h · Editado

Ricardo Coelho e ganhou... Israel costumava entrar ali e levar tudo à frente, dessa vez, levaram um custo em material de combate perdido que os faz pensar duas vezes... porque acham que eles atacam o hezbolah na síria e não o que está no Líbano...
2Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Bruno Vassalo Russo Toda a gente sabe que um israelita vale, pelo menos, 100 árabes. Portanto, foi muito mais pesado para Israel.
4Gerir


Gosto · Responder · 18 h

Shmuel Fábio Daniel acao e reaccao... convem que neste caso a reaccao seja mais forte, e foi... perdemos sangue sagrado mas, defendemos o que e nosso.
1Gerir


Gosto · Responder · 9 h

Juliana Henriques Shmuel Fábio Daniel sagrado? A sério? lool
1Gerir


Gosto · Responder · 8 h


Escreve uma resposta...




Maria Carla Israel vive ataccando esses países e quando sofre um ataque, fica de mimimi...
22Gerir


Gosto · Responder · 22 h

Ocultar 17 respostas

Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.

Shmuel Fábio Daniel Cita-me um ataque que não foi, ação e reação... cita-me !?
Teu vizinho atira uma pedra na tua vidraça e vc, vai levar-lhe tea and cakes !?
5Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Pedro Pinheiro Augusto A guerra dos seis dias.
2Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Bruno Vassalo Russo O vizinho atira uma pedra na vidraça e eu bombardeio-lhe a casa, mato-o a ele, a mulher, os filhos e o cão. Legitima defesa...
6Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Bruno Vassalo Russo E depois faço uma casa no terreno dele e mando familiares meus morar para lá
5Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Pedro Pinheiro Augusto Sim, o vizinho atira pedra na vidraça da casa construída ilegalmente no terreno dele, ainda por cima...
3Gerir


Gosto · Responder · 19 h

Tiago Silvestre Lol... Os anti semitas aqui são sempre os bonzinhos...
2Gerir


Gosto · Responder · 19 h

Bruno Vassalo Russo Os "anti-gentios" é que são os bonzinhos, não é? Objectivamente, de que lado do conflito é que tem morrido mais gente?
4Gerir


Gosto · Responder · 18 h

David Frazão Era tao melhor se tivesses nascido só burraGerir


Gosto · Responder · 18 h

Tiago Silvestre As pessoas esquecem-se de lembrar que o que chamam de território da Palestina sempre teve maioria Judaica, isto mesmo depois dos romanos mudarem o nome e expulsarem umas centenas de milhares de judeus para os seus outros territórios...

E claro, ninguém lembra quem é que atacou Israel no seu próprio dia de independência em 1948... E claro, quando entre 1948 e 1967 os judeus tiveram proibidos de entrar em Jerusalém pois era controlada por Jordânia... Estranho que na altura não havia ideias de um estado da Palestina...

Israel é a única democracia no médio Oriente, onde Palestinos podem queimar bandeiras israelenses sem irem presos, sem o estado israelita lhes tocar, e não só, têm a proteção do estado israelita contra os protestos dos Israelitas nativos...
3Gerir


Gosto · Responder · 17 h

Bruno Vassalo Russo Historicamente, desde o tempo de Moisés, o povo hebreu e, mais tarde, o povo judeu foi sempre hostil em relação aos vizinhos. A "terra prometida" foi tomada após um massacre generalizado, os gentios foram sempre considerados inferiores, quer na Palestina quer na Diáspora. Desde a criação do Estado de Israel, com o apoio ocidental, as hostilidades passaram a ser mais aceites, apesar de a mentalidade agressora ser a mesma. Não se promove a paz com um clima de guerra. Mas o diálogo só é possível se for de igual para igual. Não deixa de ser curioso que as teocracias muçulmanas são mal vistas, mas a israelita não seja...
3Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Tiago Silvestre Bruno Vassalo Russo porque não é uma teocracia... 24% da população israelense é muçulmana ou descendente...

E a liberdade religiosa é um direitoGerir


Gosto · Responder · 16 h · Editado

Bruno Vassalo Russo Que outro estado foi criado apenas com base numa genealogia fechada e na fé de um povo? Pode não ser uma teocracia assumida, e pode ter assimilado alguns gentios, fruto de uma proximidade e da própria história recente de ocupação do território, mas não tenho conhecimento de outro estado recente baseado apenas na eugenia e na religião
2Gerir


Gosto · Responder · 16 h

Tiago Silvestre Bruno Vassalo Russo o estado de Israel foi formado com base na sua população que já estava presente... O governo simplesmente convidou os judeus do mundo a imigraram para Israel para não sofrerem o que sofreram durante toda a sua história outra vez... E se falas na estrela de David na bandeira, é por motivos culturais

Continua a não ser um estado Teocrático da mesma forma que Portugal não é um, pois convidou os judeus descendentes de portugueses a terem o seu cartão de cidadão, e não é um estado teocrático porque ainda têm como a cruz da ordem de cristo como um dos principais símbolos
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Bruno Vassalo Russo Então como se explica o muro, se a população já estava presente?
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Bruno Vassalo Russo A grande diferença entre judeus e, por exemplo, ciganos, ou curdos, ou qualquer outra nação sem pátria, é a influência e o poder económico. Para o povo judaico foi mau, porque lhes valeu perseguições e genocídios até ao séc. XX, mas em última instância deu-lhes um território. De resto, são povos tendencialmente fechados, e que se distinguem das outras nações exactamente pela "raça" e não pela terra onde nasceram. E, no caso dos israelitas, isso é vinculado por uma história em que a religião lhes diz que são o "povo escolhido" que tem uma "terra prometida". Isto é único e não existe em mais nenhuma religião ou povo.
2Gerir


Gosto · Responder · 15 h

Tiago Silvestre O muro foi feito para proteger a população israelense dos ataques suicidas que eram levados a cabo quase semanalmente...
O muro foi bem sucedido a reduzir significativamente o numero de ataques terroristas feitos por terroristas...

Continuas a não ter razão, visto que a região já era habitada por judeus na altura da sua concepção... 3/4 to da população era judaica, ao longo da história bem tentaram os Romanos, os cristãos, os muçulmanos e os cristãos outra vez mudar isso à força...

Israel é o estado mais importante em todo o médio oriente, um centro de cultura, ciência e de liberdade comparado com a todos os outros países ao lado...

Existem 54 países de maioria Muçulmanos, mais de 100 de maioria cristã e mais de 10 Budistas/hindus, e o único que é Judaico é apenas reconhecido por 2 países de maioria Muçulmana... Os palestinianos nem escondem o facto de o que querem fazer aos judeus especificamente quando falam a televisões... Um povo que nunca teve um país, e que nunca houve uma referência de uma nacionalismo palestiniano até 1967...Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Pedro Pinheiro Augusto A população judaica começou a ser reforçada com imigração desde o fim do século XIX, promovida pelo movimento sionista, reforçando a partir dos acordos Balfour, em que os britânicos prometeram o que não era deles, mais aumentando devido à ii guerra Mundial. O Estado de Israel foi um acordo bilateral entre o império britânico e os israelitas, depois de uma campanha terrorista destes, e não respeitou sequer as proporções das populações residentes. Claro que foi atacado no dia da independência, nem podia deixar de ser, tamanha a violência é ilegalidade que representava a sua criação aos olhos dos países que integravam a palestina. Desde o início que as populações residentes resistiram. Primeiro, quando se aperceberam da jogada sionista, deixaram de lhes vender terras. Depois, resistiram activamente aos confiscos que foram exercidos e integraram as forças que tentaram travar o estado de Israel. As histórias lindinhas supra são mentiras infantis, com factos criados do nada...Gerir


Gosto · Responder · 7 min
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...




Carlos Daniel Abrunheiro Morderam o isco. Israel sacrifica um velho F16 para ter um pretexto para estrear os novíssimos F35.
14Gerir


Gosto · Responder · 21 h

Ricardo Coelho já os estreou há muito tempo.... e estes F16 não são assim tão velhos...Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Carlos Daniel Abrunheiro Não os estreou numa retaliação a sério, que é o que provavelmente vai acontecer não tarda muito.Gerir


Gosto · Responder · 20 h


Escreve uma resposta...




Raul Oliveira Esperem pela pancada!...O Libano era a Suíça do Médio Oriente. O exército está refem do Hezbollah.
4Gerir


Gosto · Responder · 22 h · Editado

Raul Oliveira Israel é menos de metade de Portugal. Todos os países arabes à volta querem acabar com Israel. Eu imagino o que era toda a Europa a querer acabar connosco. Tinhamos que nos defender.
1Gerir


Gosto · Responder · 21 h

Jose Paulo Cabral É a teoria do ovo e da galinha infelizmente. Quem começou o que...
1Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Shmuel Fábio Daniel Exacto. É o que um governo decente faz, defender o seu povo. O único país democrático e livre, rodeado de vizinhos que vivem em conflictos constantes entre eles mesmos.
1Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Ricardo Coelho quem vos ouvir até parece que Israel não faz nada para ninguém gostar dele. Basta começar por ser um país de religião oficial judaica em que a maior parte da população é muçulmana. e o facto de ocupar partes do Líbano, Síria, e Palestina num regime só comparável ao Apartheid.
1Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Ohlavrac Onurb Shmuel Fábio Daniel Israel é um estado terrorista que mata sistematicamente a população indígena e não é punido. São crimes de guerra e contra a humanidade. Andas a ler muito Talmud anda te a comer a cabeça
1Gerir


Gosto · Responder · 18 h

Raul Oliveira A Europa está mudar e já não defende tanto os coitadinhos. Se não fossem os nossos governantes a protegê-los, eles tinham que atravessar o Mediterrâneo de volta. Eu tenho pena deles porque aquela ideologia lhes é metida na cabeça por meia-duzia de milionarios que tem palácios e carros banhados a ouro. Poucos vão a Escola porque não preciso. Convêm mantê-los ignorantes. Como podem constactar não é possível uma sociedade multicultural nas Arabias. Pensem nisso...
1Gerir


Gosto · Responder · 18 h · Editado
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve uma resposta...




Milu Ponte Violou espaço aéreo de outro país. Quem pensam que são? Acho muito bem.
7Gerir


Gosto · Responder · 21 h

Shmuel Fábio Daniel Yap... drone iraniano na Síria entra em Israel... violou espaço aéreo. Correctissima vc.Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Ricardo Coelho ya ... as Golah Heights... a ultima vez que vi essa zona é uma zona Síria ocupada por Israel

Igor Silva Muito bem, é sinal que as defesas antimísseis sírias funcionam! Já vai sendo tempo de Israel aprender umas liçõezinhas...

Jose Manuel da Costa israel devia estar caladinho,,numa regiao que lhes foran dada..

Carlos Da Silva Santos Mais um crime de Israel. Atacar a Síria. Agora de forma conhecida. Depois não se queixe.

António Morais Rodrigues Não meus caros não é o pior. Pior para Israel que perdeu um avião. Mais atenção para a próxima.

Jose Mendonça Tinha que ser o publico,que não diz nada quando milhares de palestinianos são assassinados por Israel,a publicar!

Carlos Matos noticia confusa e tendenciosa.... não se ouviu ninguém do Estado Sirio, só se conhece a versão judaica.... e bastante confusa por sinal....

William De Freitas
🇮🇱🇮🇱🇮🇱
13Gerir

João Paulo Forte O gajo que abateu o f16 deve receber uma medalha. Muito bem! #israhell

Felipe Jaguaribe Israel deve sumir do mapa

Jose Forbes de Bessa ahh e Publico o incidente foi com as forcas sirias e nao com o hezbollah😉

Sem comentários: