terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Em três minutos, Duterte reduziu Porsches e Jaguares a sucata

Em três minutos, Duterte reduziu Porsches e Jaguares a sucata

O Presidente das Filipinas ordenou a destruição de mais de duas dezenas de automóveis numa acção de combate à corrupção.
Fotogaleria
LUSA/MARK R. CRISTINO
Nas Filipinas, mais de 20 automóveis topo de gama foram destruídos numa iniciativa que teve tanto de rápido como de simbólico. E que foi supervisionada pelo próprio Presidente Rodrigo Duterte, que continua a cultivar a imagem de político intransigente com a violação das leis. Perante o estado de sucata final dos veículos, Duterte foi peremptório: "Dêem-nos a compradores de ferro."
Em três minutos, uma retroescavadora reduziu duas dezenas de viaturas – as fotografias permitem identificar Porsche, Mercedes, Corvette e Jaguar, alguns avaliados em mais de 115 mil dólares – a lixo. “Não compensa tentarem escapar aos impostos do país, por isso o melhor talvez seja deixarem de tentar”, ironizou o ministro das Finanças, Carlos Dominguez.
A destruição ordenada e supervisionada pelo governo filipino aconteceu na capital do país, Manila, mas haverá mais, nas cidades de Davao e Cebu, onde mais de uma dezena de carros foram apreendidos.
O Presidente das Filipinas fez da luta contra a criminalidade e as drogas a principal prioridade do Governo. Há acusações de homicídio por parte das forças da ordem e de violação dos direitos humanos. No final de 2017, as estimativas apontavam para mais de 3900 mortes. O Governo garante que as autoridades agem em legítima defesa, refutando as acusações de que promove execuções.

Sem comentários: