Bitone Viage
13 h ·
A Teoria do Agir Comunicativa, Uma Obra que Deveria ser Lida pela Governadora Helena Taipo e por Todos Dirigentes dos Órgãos Públicos.
"Ela Fez o Certo, mas de forma Errada".
1. Infelizmente a Governadora usou de forma errada a linguagem, e se deixou levar pela mediatização.
2. Um dos pressupostos da Ética do discurso em Habermas, é o fato de, a linguagem ser um instrumento de interação entre diversos atores.
3. Habermas é percursor da teoria da ação Comunicativa ou agir comunicativo, que é um conjunto de normas, regras que regem uma comunicação intersubjetiva.
4. Quando duas pessoas comunicam pode ou não haver consenso, concordância ou mesmo aceitação. Avança ainda Habermas que a ação comunicativa surge como uma interação de no mínimo dois atores, capaz de falar e agir, que estabelecem relações interpessoais com o objetivo de alcançar uma compressão sobre a situação em que ocorre a interação e sobre os respectivos planos de ação com vistas a coordenar suas ações pela via do entendimento. Olhando para esta lógica de Habermas, será que havia intenção de se chegar a um entendimento, com aquele "Cala-te?"
5. E algo muito interessante diz Habermas que numa interação o que interessa não é a aceitação ou não de um dado argumento no agir comunicativo, mas interessa o direito que cada falante tem de expor seus argumentos de forma não coerciva e o respeito da opinião de todos atores envolvidos. Infelizmente a Governadora violou de forma gravíssima o direito alheio de se explicar, e todos até pensam que a grande culpa pode ser do INGC, tudo isso devido a crise na comunicação.
6. Recorrendo ao nosso autor, a Governadora não soube agir na comunicação, ela violou as regras do agir comunicativo, pois ela não permitiu em momento algum que, a ação Comunicativa fosse regida pelos padrões da teoria da ação Comunicativa.
7. Concluindo, pode se notar que, não houve diálogo algum, mas sim houve monólogo, que é uma clara demonstração que a Governadora não agia no sentido de demonstrar que algo estava errado e que devia-se pensar no erro cometido, mas sim agiu numa dimensão teleológica, ou seja em função de um fim (mostrar aos chefes).
Atenciosamente
Bitone Viage
- Descongelar Maputo para não Mandar Calar Pacatos Funcionários.
1. Meus prezados amigos, a Governadora faltou respeito à pessoas erradas. Sabemos muito bem, que certas coisas na nossa pátria para funcionarem só através das orientações dos órgãos centrais. Ou seja o Sul é que tem o botão vermelho.
2. Estamos num país onde o processo de desconcentração ainda é muito ocioso, não creio que os funcionários como aqueles sejam a razão de tanto congelamento de alimentos, bloqueio de m...aterial de construção e de tamanha falta de responsabilidade e de respeito com sofrimento alheio.
3. Há aqui um desafio muito enorme, de se dotar nas instituições que se encontram na periferia de um poder soberano e que não sejam refém das decisões fabricadas no Sul.See More
4. Aqueles simples funcionários como muitos que são humilhados em hasta pública, são reféns das decisões do Sul, que sempre tardam chegar, eles foram vítimas do silêncio e da indiferença dos órgãos centrais.
5. Helena Taipo se dirigiu de forma errada a pessoas erradas. Tenho em parte minhas reservas, que aqueles senhores tenham permitido tanta desumanidade. Sejamos no mínimo neutro e vamos olhar para a dinâmica das instituições em Moçambique.
6. Aqueles funcionários agem em função dos princípios institucionalmente instituídos, querendo com isso dizer que, quando as regras institucionais são reféns do poder central sempre teremos aqueles problemas.
7. As orientações centralizadas é que irão minar muita coisa no nosso país. Há anos foi julgado o ex Diretor daquela unidade pelo fato de ter deixado apodrecer toneladas de produtos, mas mesmo assim foi ilibado. A Governadora não permitiu que os moçambicanos soubessem qual a razão daquele bloqueio. Se tivesse permitido que o funcionário falasse poderíamos todos saber qual é a razão de tanto desleixo.
Atenciosamente
Bitone Viage
Sem comentários:
Enviar um comentário