Ciências naturais x ciências sociais
Educar o Homem a saber como o mundo que o alberga funciona, é tarefa das ciências naturais, nomeadamente Física, Química e Biologia. Para tal, usa-se Matemática e Língua. Assim percebe-se a razão de a Matemática e a Língua serem as primeiras disciplinas escolares. A Matemática ensina a organizar o pensamento e a Língua ensina a comunicar o pensamento organizado.
Sabendo como o mundo funciona, o Homem pode, então, manipular processos para produzir efeitos ou fins desejados. À actividade de manipular processos para produzir efeitos ou fins desejados, chama-se Engenharia.
A prática da engenharia requer o emprego de métodos e ferramentas. À actividade de conceber, projectar e produzir métodos e ferramentas, chama-se Tecnologia. Assim percebe-se que a tecnologia precede o advento das ciências naturais e da engenharia.
Porém, o advento das ciências naturais e da engenharia propiciou o avanço e aprimoramento da tecnologia. Por sua vez, o avanço e aprimoramento da tecnologia propicia avanços das ciências naturais e da engenharia. Assim percebe-se que as ciências naturais, a engenharia e a tecnologia são os pilares do desenvolvimento económico e social da humanidade.
Enquanto o Homem não tiver conhecimento sobre as leis que governam o funcionamento do mundo que o alberga, e dele faz parte, não há como a sua condição de vida pode evoluir. Por não terem esse conhecimento, os demais animais são incapazes de melhorar a sua condição. Assim explica-se que os animais não-humanos vivam como vivem: material e intelectualmente estagnados.
As ciências sociais, estudando o comportamento e modo de vida do Homem, precedem as ciências naturais e engenharia, mas não são precursoras do progresso material e intelectual do Homem. Ser precusor do progresso material e intelectual do Homem é condão só das ciências naturais e da engenharia. Dizer esta verdade não é subestimar o papel das ciências sociais. É simplesmente colocá-las no seu lugar. E não é mentira dizer que as ciências sociais não produzem soluções materiais para os problemas da humanidade. O que as ciências sociais produzem são ideias que promovem caos social, divindo pessoas em "classes sociais", de acordo com a sua condição material e intelectual. Com efeito, são as ciências sociais que introduziram as noções de "bom" e "mau", "bonito" e " feio", "pobre" e "rico", "desejável" e "indesejável", entre outros conceitos empregues para discriminar pessoas ou grupos de pessoas. Esta discriminação de seres humanos em classes sociais, mediante o emprego de conceitos como os aqui indicados, é que está na génese de confiltos políticos que degeram em revoluções sangrentas.
Com esta reflexão, quero convidar a juventude moçambicana a considerar seriamente a educação em matemática, ciências naturais e engenharia. Moçambique precisa mais é de profissionais que produzem soluções para problemas materiais, para sustentar o progresso deste país. Economistas, juristas, sociólogos, politólogos e quejandos, ainda que sejam necessários, não podem assegurar o progresso material de Moçambique. Aliás, até já começaram a promover conflitos entre nós, perigando a viabilidade da Nação sugerida por Eduardo Mondlane, este que na realidade foi um confusionista por excelência, mas que o temos heroi nacional por sugestão de outros confusionistas. Exorto a juventude moçambicana para aprender a gostar da matemática e das ciências naturais, pois só o conhecimento destas ciências liberta o Homem de facto. Liberta o Homem para aprender a pensar correctamente e a saber produzir soluções para os seus problemas. Liberta o Homem para saber inventar métodos e ferramentas para comida mais nutritiva, medicamentos e vacinas mas eficazes no combate contra doenças. Liberta o Homem para aprender a apreciar e usar correctamente o seu intelecto, para ser uma espécie viável. As ciências sociais são só necessárias como auxiliare deste processo libertário.
Disse o essencial.
Palavra d'honra!
---
PS: O dirá agora o economista Alvaro Simao Cossa e sua legião de seguidistas (em oposição a seguidores), Homer Wolf incluso?...
ö
O conhecimento produzido por "cientistas" sociais é qual bebida alcoólica: bebeu demais, ficou embriagado! Sabias, Homer Wolf?...
Sem comentários:
Enviar um comentário