domingo, 18 de fevereiro de 2018

Actualmente temos muitos Acadêmicos, principalmente Juristas Charlatões e Fanfarrões.

João Pedro Muianga
Ontem às 10:08 ·


"O Nosso País precisa de ter mais Economistas, Engenheiros em diferentes especialidades, Cientistas/Inventores para fazerem as coisas acontecerem no terreno, na prática!!
Actualmente temos muitos Acadêmicos, principalmente Juristas Charlatões e Fanfarrões..." By Natercia Mabota

-Como questão prévia, permitam-me que chame isto aquilo que há dias o presidente norte americano chamou países africanos + outros, não obstante, ter se referido equivocamente!
Quando li isto, cogitei a possibilidade da autora ter escrito sob efeito de algo que lhe colocara em estado de inconsciência ou se calhar tenha estado em seus momentos de intervalos de lucidez, nem com isso encontrei razões certas que motivassem uma ciência de pensar tamanhamente mal, só que fui lendo alguns artigos que tenham inspirado a Natércia Mabota.
Li algures que as falsas teorias são muito fortes e são capazes de se propalar à quatro ventos e levar consigo gente com fraca capacidade de análise e ponderação, é exactamente o que aconteceu com a autora deste post que deixou o vento lhe levar!
Amigo Julião João Cumbane, é falsa a teoria de que o desenvolvimento dos Estados depende de formação em massa de gente das ciencias exactas (engenheiros, matemáticos e etc.) em detrimento das ciências sociais. (Bolas).
Primeiro, há que se perceber que a formação de um indivíduo é algo importantíssimo para sociedade, ora, estou a falar de formação do indivíduo sem olhar para área da sua formação.
Diz o ditado que numa casa onde não há pão, todos ralham e por fim, ninguém tem razão! Vocês os "cientistas" estão a ralhar no lugar de pensar. Já imaginaram uma sociedade só de engenheiros, físicos e economistas (eu que nao sou cientista, já imaginei), para além das três categorias de "cientistas" que vos se intitulam, haveria uma outra categoria de gente que por várias razões não teria ido aprender em vossas academias superiores mas a levar a sua vida normal. E porque essa vossa sociedade perfeita viveria extorquindo os menos sábios recorrendo às teorias físicas, matemáticas, económicas e com auxílio dos engenheiros, estes últimos, não sei exactamente o que fariam. Só para ver, nesta sociedade, não haveria o mínimo de justiça porque a aristocracia dominante sequer quereria saber da justiça, tao pouco importaria. Quero vós acegurar que essa sociedade não sobreviveria por muito tempo porque aquela classe menos favorecida vos queimaria vivos, recorrendo aos pneus e combustíveis empreendidos pelos ilustres engenheiros.
Só uma pequena história:
Numa pequena sociedade da longínqua cidade de Florença do século XI, vivia lá uma população humilde sem vaidades das grandes cidades que basicamente vivia de agricultura de tracção animal. Um dia desses numa tarde incomum de se ouvir o sino da única igreja cristã que lá existia que igual aquele, anunciava a morte de alguém na comunidade. Mas porque não havia noticias de alguém doente ou nas suas últimas, a comunidade indagou-se da sinalética mas todos aproximaram para de perto saber o que sucedera.
Chegados todos lá, saiu um homem mas não o habitual (o sineiro) mas ainda, o facto criou mais indagação à comunidade. O homem de estatura média e humilde ergueu-se no átrio da igreja e dirigiu-se aos seus, dizendo:
-Não se trata da morte de algo igual a gente mas sim, venho anunciar a morte da justiça nesta nossa cidade...Srs. é a justiça que morreu...
Afinal a razão do anúncio funesto, é que havia um conde que dia a dia andava a retirar e transferir os marcos das extremas da sua propriedade, tendendo a expropriar e confinar a ele e sua família num pequeno reduto, facto que o homem já teria sem sucesso reportado ao clérigo local que nada fazia!
A pergunta que colocaria a Natercia é, é nessa sociedade que nos quer colocar, onde os que devem fazer justiça devem ser as igrejas e porque nessa sociedade, não haveria uma máquina de administração da justiça e porque nao haveria lei que regulasse justamente essa sociedade e recorreriamos aos sinos para apelar à justiça.
Srs. a resolução dos problemas do nosso país não é exactamente da massificação de formação de uma área em detrimento de outras mas sim, o melhoramento da qualidade do ensino em todos os níveis.
O que vocês propõem, seria para implementar um desenvolvimento caótico. Temos sim que melhorar a qualidade do ensino, o Estado deve também melhor os seus instrumentos de fiscalização das muitas instituições que nascem a cada dia com intuito de extorquir os incautos cidadãos.
Parece-me que a Natercia Mabota estodou economia e pelas suas declarações colocaram- me na dúvida de lhe apelidar de economista, isto porque o direito e a economia são duas faces da mesma moeda, isto é, não há economia sem direito e não digo o contrário. Resta-me perguntar onde estudou essa economia que lhe faz pensar com tamanha mediocridade.
Todos temos o direito de pensar e dizer o que pensamos mas não equivale dizer que devemos dezer tudo que nos vem na alma sob pena de virarmos Xilhequisso= Chacota.

GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

2424
Comentários

Almeida Mago ok, Boa reflexão
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Pátria Amada Óptima reflexão.
Deixo para ela um TPC: ler a história da revolução industrial até à criação da OIT, o que esteve por detrás e quem foi o propulsor da tal revolução. Os economistas queriam facturar, os engenheiros queriam construir a todo time. E os direitos dos trabalhadores: higiene e segurança de e no local de trabalho?
É bom conhecer o historial de tudo.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

João Pedro Muianga ClaroGerir


Virgilio Matavele Refletindo. Mas tas certo sr Pedro.

Chacate Joaquim É a estoria de o que é mais importante entre o ouvido e a vista?

Zé Joel 😄😂😂

O prof Nguenha ja denunciou e criticou essa visão opaca e equivocada da construção de uma sociedade.

Essa visão, quando consolidada nas cabeças das pessoas pode ser um risco, na medida em essse pensamento pode degenerar-se em preconceito e propicoar incapacidade de convivência entre as pessoas, pois um vão se considerar mais úteis a sociedade que os outros. Portanto é um importante factor de instabilidade e tensão social .



Cientistas sem uma dimensão científica das humanidades viram indivíduos sem fundamentos éticos e correm risco de disvituarem o processo de construção das sociedades.
Alvaro Simao Cossa
Ontem às 11:46 ·

As pessoas podem enganar-se ou errar mas as leis naturais nunca se enganam e não erram, Julião João Cumbane é uma pessoa.
A Oferta e Procura é uma lei económica natural (não depende da vontade do homem) reflete o relacionamento que existe entre a demanda por um produto e a quantidade oferecida desse produto, levando em consideração o preço ao qual o produto é vendido.

Julião João Cumbane diz que Cientistas e engenheiros são as profissões mais importantes na sociedade esta é uma aberração sem nexo.
O primeiro erro do Julião João Cumbane é que cientista, em sentido mais amplo, refere-se a qualquer pessoa que exerça atividade (s) sistemática (s) para obter conhecimento, portanto, um cientista pode ser um especialista de qualquer área de conhecimento, por exemplo, nas ciências biológicas, naturais e sociais, por isso separar qualquer campo de conhecimento na definição de cientistas é um desvairo de concepção enormíssimo.

A principal função dos cientistas é a de realizar pesquisas com a finalidade de alcançar uma compreensão mais clara e complexa a respeito da natureza, incluindo a dimensão física, matemática e social do ambiente ou do objeto empírico analisado.

Para que entendam quais são as profissões mais importantes em qualquer sociedade devemos partir da lei de Procura e Oferta, portanto, vejam as profissoes mais procuradas no mercado de emprego de todo o mundo, sozinhos tirarão as vossas conclusões

1 – Economistas e Contábeis - lidam com processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais, com a contenção ou moderação nos gastos, com a poupança. A área que cuida da contabilidade de uma empresa, registro e controle das receitas, cálculo das despesas e dos lucros, permite o corte de custos, análises contábeis e financeiras, cálculo de rentabilidade do negócio (em todo mundo existe falta de especialistas altamente qualificados em contabilidade e análise económica). Um exemplo recente, o governo de Moçambique teve que contratar a Kroll para a auditoria das dívidas ocultas, exactamente, porque a contabilidade é a profissão mais reputada e procurada no mundo inteiro e exige especialistas bem qualificados

2 – Ciências Atuariais- concebe-se como os conhecimentos e cálculos para a elaboração de planos de seguro ou de previdência e a realização de operações financeiras que envolvam risco. Concebe o mercado de seguros, consórcios e previdência privada, é um dos sectores que mais crescem no mundo

3 – Farmacêuticos- fabricação de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados, laboratórios de análises clínicas, fazem exames para auxiliar em diagnósticos. Em farmácias, formulam e distribuem medicamentos.

4 – Engenharia Elétrica - lida com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, engenheiros eletricistas podem actuar em empresas de energia renovável, telecomunicações e projetos de expansão de redes elétricas, é um sector que apresenta um dos maiores crescimentos das economias de todos os paises do mundo

5 – Agronomia - as técnicas usadas para melhorar a qualidade e a produtividade de lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais.

6 – Direito - O direito é uma ciência constituída pelos homens cujas normas regulam a vida em sociedade de acordo com o critério da justiça, esta ciência cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre os indivíduos e grupos na sociedade.
Juristas são requisitados por empresas para trabalhos de consultoria, assim como advogados que dominam a área societária, de fusões e aquisições.

7 – Engenharia de Produção (engenheiros economistas)
É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa, consultoria de gestão, mapeamento, redesenho de processos e gestão de projetos têm sido procurados para realizar fortes reestruturações nas grandes empresas.

8 – Física- por fim aqui o amigo Julião João Cumbane encontra o seu lugar respeitado e merecido, que ele o quer catapultar erradamente para o sector mais importante da sociedade, é a ciência natural que estuda a relação entre a matéria e a energia, o tempo e o espaço, as suas propriedades e as leis que regem a sua interação.

Como podem ver, eu tive que estender a lista das profissões mais reputadas no mercado de emprego até chegar aos fisicos, que no mercado laboral ocupam o oitavo lugar pela sua procura, depois das profissoes mais acima procuradas que têm a incumbência de alavancar, e solucionar as atividades económicas de qualquer país e fazer a sua análise de forma geral para o bom funcionamento do mundo contemporâneo.




Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira

Partilhar

3434
Comentários

Alvaro Simao Cossa Natercia Mabota João Pedro Muianga Jaime Langa
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 dia(s) · Editado

Natercia Mabota

1Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 dia(s)

João Barros O ser mais procurado não significa necessariamente ser mais importante! A procura depende dos contextos! Não vejo aí na lista por exemplo, a medicina, num país em que a relação médico/habitantes é das mais elevadas do mundo! Resumindo, todas as áreas de formação são importantes para o desenvolvimento socioeconómico! Os arquitectos? Documentalistas? Quantas vezes não suplicamos aos bibliotecários para avançar com uma pesquisa, que depois nos oferece o grau de PhD? É uma aberração esse posicionamento vindo de quem vem! Estará a transmitir que a UEM anda a entreter grande parte dos seus estudantes? Todas as profissões são fundamentais para a coesão social, coesão territorial, enfim, para o desenvolvimento socioeconómico! A hierarquização depende do contexto!
7Gerir


GostoMostrar mais reações · 21 h

Alvaro Simao Cossa Meu grande amigo João Barros parece ser supersticioso, a sua análise porta uma convicção de inação, como quem diz Deus é que sabe, diz-me para quê formar especialistas sem necessidade no mercado do emprego? Quanto aos médicos deve ver o ponto N.3 que enquadra farmacêuticos, a priori devia deduzir que os médicos estão duma ou doutra forma enquadrados nesse grupo, Ninguém estuda para ter recompensa no paraíso, deves saber que o homem nas relações do mercado é uma mercadoria que se dedica à compra e venda como mão de obra
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 17 h · Editado

Alvaro Simao Cossa Eu sou PhD em economia, estudei para melhorar a minha vida e a vida da minha familia
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h

João Barros Amigo, Alvaro Simao Cossa, fico com receio que não tenha entendido o meu comentário! Não preciso dizer que farmacêutico nao é esperar médico que! Por outro lado, não se pode esperar que haja necessidade para se formar! Insisto que a hierarquização depende do contexto; podemos ter bons engenheiros civis, se não tivermos bons pedreiros o engenheiro nada! Enfim, para qualquer Estado, todas profissões são fundamentais, temos de estar preparados para lidar com o mundo é não o mundo a se preparar para nós! Defendo que não há formações mais importantes que outras! Todas são necessárias! Já imaginou um veterinário que deve entender um bicho que não fala? Estamos juntos!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h

Sérgio José Filimaõ Manjate Concerteza se João de barros a importância de uma actividade ñ pode residir no grau da qualidade da massa laboral e no valor dos salário a serem pagos , a profissão mais inportante no Mundo é sem dúvida a agronomia , que é lida se com a produção de alimentos , isto porquê, um homem pode abister se de todo luxo que ele é capaz de criar .Mas , pra sua sobrevivência já mais deve lhe faltar alimentação que lhe faculta toda enérgia pra por em prática todo seu conhecimento de modo a desenpenhar as demais actividades. Daí que os países mais estáveis no mundo não tem problemas de alimentação para praticam uma agricultura mais desenvolvida e com maiores índices de produtividade. Outro sim uque faz o Africano emigrar é a fome que se vive em África .
Um exemplo simples e visível da estabilidade que confere a agricultura há uma nação é A líbia de Khadafi , onde o líbio não tinha problemas de necessidades básicas pq o país era auto suficiente em relação a actual situação onde destruiu se a base produtiva e reina a anarquia total.
Outra nação Áfricana muito procurada devido a sua estabilidade produtiva é a sul Áfricana. E indo mais tem se o caso do reino de lisotho que através da agronomia mantém sua economia e respectivo PIB sempre em alta. Por fim podemos dizer que as demais actividades são importantes pq complementam esta actividade incontornável pra o bem de qualquer não que se presa e tem orgulho em selo.Gerir


Gosto · 7 h

João Barros Eu sou PhD em Desenvolvimento Socioeconómico, estudei para fugir à fome, não para melhorar!
4Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h

Alvaro Simao Cossa Amigo João Barros os médicos são muito importantes na sociedasde, mas como somente 10% da população mundial pode pagar pelos cuidados médicos, esta profissão fica aparentemente subordinada aos farmacêuticos porque são estes últimos que ganham dinheiro e sustentam muitos médicos, porque os medicamentos vendem-se, não é por acaso que em todo mundo cada médico dos hospitais públicos está interligado às farmáceas comerciais e recebe comissões de venda por cada receita que estas recebem de seus clientes (doentes) O seu último comentário faz-me crer que estamos a falar da mesma coisa e com mesmos entendimentos, a procura e oferta dos engenheiros e pedreiros regula-se no mercado de contrução, daqui o mercado vai dizer se necessitamos de bons pedreiros ou de engenheiros.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 19 h · Editado

João Barros O Amigo está a falar de farmacêuticas multinacionais, não farmacêuticos pessoas! Por isso, o curso de medicina leva mais tempo que todos os outros, incluindo farmácia!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 20 h

Alvaro Simao Cossa um detalhe sem necessidadeGerir


Gosto · 20 h

João Barros Um abraço, até já! O Benfica já está a jogar!
2Gerir


Gosto · 19 h

Domus Oikos Deixei de comentar os posts do Prof. Julião. Quanto mais lê fica mais bruto.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · 11 h · Editado

Domus Oikos Prof. Julião sem ofensa... kkkkk.... brincadeira pra animar o debate.Gerir


Gosto · 1 h

João Pedro Muianga É subjectivo o entendimento de que esta ou aquela área é a mais ou menos importante em relação às outras, a verdade é que todas áreas de saber se complementam como órgãos do corpo humano. A lista hierárquica que Alvaro Simao Cossa coloca pode caracterizar realidade de um país e não concretamente o nosso país. Há que percebermos que cada país e/ou sociedade tem suas especificidades e necessidades que não são os mesmos em todos países do mundo.
Eu diria que a profissão que ocupa o primeiro lugar em Moçambique, é a medicina, seguido da docência e etc. A vossa curiosidade seria de saber qual o critério que utilizei para chegar a essa conclusão.
Não existem áreas de saber relativamente superiores em relação às outras.
Olha que mesmo num ambiente de trabalho onde vocês os economistas lidam com questões político-financeiras e etc., precisam incontornavelmente de agente de limpeza, este pode não nos parecer significante, mas sem dúvida complementa o vosso serviço.
Todos nós como uma sociedade ou comunidade de vários saberes, fim a cabo, convergimos numa única conclusão que é o bem-estar social.
A teoria da massificação de uma área de saber em detrimento de outras áreas é errónea porque não traz ao de cima o real problema da nossa sociedade, quanto a hierarquização das áreas de saber, resulta da vaidade da própria comunidade ou sociedade de conhecimento que alguns dos seus membros, procuram evidenciar o campo de saber em que são especialistas subalternando os resto.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 9 h

Alex Paulo Dos Anjos Estou de acordo com o cara, ciência exata precisa-se pois de sociais em ciência estamos cheios e o mundo só fala mais do que faz... ao falarmos sobre a vida deste mundo temos que ter em conta que a economia mundial deve suportar-se de todos os lados científicos e aceitarmos que a engenharia é o que elevará este mundo cheio de maldade no seio da sociedade humana.Gerir


GostoMostrar mais reações · 8 h

Júlio Mutisse Posso rir?Gerir


GostoMostrar mais reações · 8 h

João Barros É melhor rir mesmo! Com cada uma!Gerir


Gosto · 4 h

Sérgio José Filimaõ Manjate Não vou me alongar em comentários , visto que há actividades bem remuneradas e reputadas , mas no Mundo a actividade mais inportante e que permite ao homem desenpenhar bem as demais actividades é a Agronomia , pq só um homem bem alimentado e com enérgia suficiente é que pode tornar se num bom , médico , eng: assim como bom cientista. E os bons salários pagos é pra garantir a este uma boa alimentação pra melhor desenpenhar as demais actividades. Por isso pra o nosso país se de facto quer sair da pobreza deve praticar uma agricultura seria e não de subsistência como tem sido até então.
Já imaginou uque seria da RSA se não a indústria agrónomo deste país não funcionasse , mas recebendo milhões de imigrantes legais e ilegais? O homem permitivo vivia andando de um lugar para o outro a procura de quê? Será que este paradigma mudou com o sedentarismo? Pra mim a razão de tudo centra se na procura de alimentos . A falta deste esta na origem das imigraçoēs e guerras incessantes. Todo dinheiro que circula no mundo no fim de toda volta que dá em diversas áreas onde é investido acaba desguando na aquisição de alimentos. Porquê? Simples . A expansão europeia e a partilha de África tinha como fim único A procura de Matérias primas para alimentar o Mercado europeu , assim como a mãe de obra barata uque propeçiou e incentivou a escravidão. Por isso todo projecto que o homem esboça está sempre intimamente ligado a Agronomia.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 7 h

João Barros Se formos falar do polícia, do militar, enfim; egos e egos. O mais importante para cada um de nós é o que nos faz viver! E para vivermos, a nossa formação e profissão não é suficiente. Precisamos de todas as outras, funcionando como um sistema!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 4 h

Alex Paulo Dos Anjos Todos os países que apostam na sua maioria em ciencias sociais dificilmente estão a desenvolver e quase não andam porque nada fazem senão andarem de mão estendida a individarem-se cada vez mais. Exemplo vivo de Moçambique que tém excesso de acadêmicos que só falam, como alguns espalhados pelas redes sociais.Gerir


Gosto · 1 h

João Barros Não foi isso que eu disse; favor não deturpar o que escrevi!Gerir


Gosto · 1 h

Julião João Cumbane Podes rir, Júlio Mutisse! O Alvaro Simao Cossa acaba de cometer uma asneira que faz rir...!!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 2 h · Editado

Alvaro Simao Cossa Essa asneira foi cometida por si Julião João Cumbane, por isso o Júlio Mutisse pediu para rirGerir


Gosto · 1 h

João Pedro Muianga Se Alvaro Simao Cossa cometeu asneira, não sei o que chamar o cometido pelo Prof. Julião João CumbaneGerir


Gosto · 1 h

Alvaro Simao Cossa Disparate
1Gerir


Gosto · 1 h

Alex Paulo Dos Anjos Todos os países que apostam na sua maioria em ciencias sociais dificilmente estão a desenvolver e quase não andam porque nada fazem senão andarem de mão estendida a individarem-se cada vez mais. Exemplo vivo de Moçambique que tém excesso de acadêmicos que só falam, como alguns espalhados pelas redes sociais.Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 h

Alex Paulo Dos Anjos Vejam como se comportam os cientistas sociais:

Pergunte a um aluno da primária o resultado de 5+5
ele responderá 10.
O da secundária nível básico ou médio, responderá a mesma coisa, 10.
Na faculdade de engenharia, o estudante responderá:
- O resultado desta operação básica é 10.
Na faculdade de economia:
- A resposta para esta pergunta não altera o actual cenário económico do pais, no entanto, é 10.
Na faculdade de Direito:
- Primeiro saudar a todos cidadãos que na luz da lei em vigor no país, gozam da nacionalidade Moçambicana. Sendo-me questionado, sabemos que Actore non probante, reus absolvitur, assim sendo, apraz-me, neste momento, usar das minhas faculdades psíquico-motoras para efectuar esta operação aritmética, tendo em conta que Ad impossibilia nemo tenetur, de tal forma que, possa responder a questão em causa. De acordo com as leis de Matemática em vigor na comunidade cientifica, podemos, sem mais delongas, e com bastante facilidade, constatar que a resposta, obviamente, conforme imaginam, é nada mais e nada menos que 10.

Autor desconhecido
2Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 h

Julião João Cumbane É isso mesmo que fazem, Alex Paulo dos Anjos! Então isto não é criar caos, Alvaro Simao Cossa?...
1Gerir


Gosto · 1 h

João Pedro Muianga Você Alex Paulo Dos Anjos é abusado para com os juristas.
1Gerir


Gosto · 1 h

Alvaro Simao Cossa Júlio Mutisse deves responder ao Alex Paulo Dos AnjosGerir


Gosto · 1 h

Alvaro Simao Cossa Júlio Mutisse confirmas o que diz o Alex Paulo Dos Anjos? e aceitas que a asneira foi cometida pelo Julião João Cumbane?Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 h

João Barros Afinal, a economia deixou de ser uma ciência social? Passou a ser exacta? Enfim!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 h

Alvaro Simao Cossa A sua pergunta é minha também João Barroso Alex Paulo Dos Anjos deve se explicar, e Julião João Cumbanepôs like
1Gerir


GostoMostrar mais reações · 1 h · Editado

Felix Aleluia ...em suma: toda a profissão é digna sendo, consequentemente, importante...(so easy like that).Gerir


GostoMostrar mais reações · 51 min

Julião João Cumbane está com Julião João Cumbane.
1 h ·

Quando confrontados com factos, ficam como baratas tontas. Os ditos "cientistas sociais" produzem NADA, excepto verborreia e caos.



GostoPartilhar

2020
Comentários

Ver mais 5 comentários

Homer Wolf É uma reacção às verdades trazidas pelo Alvaro Simao Cossa?...
1Gerir


Gosto · 31 min · Editado

Julião João Cumbane De certa forma sim, Homer Wolf. Mas não só ao Alvaro Simao Cossa, como tambem ao João Pedro Muianga e quejandos...Gerir


Gosto · 14 min · Editado

Alvaro Simao Cossa respondeu · 5 respostas · 8 min


Forbes Nhaca Anjos voadores que só conseguem voar a marionete de alguém é impossível desembarcar na verdade, porque quando estão próximos a ela chegarem os guias dizem stop estão no caminho certo é melhor desviar a caminho para perturbar a mente dos menos atentos. Essa é a dura realidade de alguns ditos intelectos da praça.Gerir


Gosto · 11 min

Julião João Cumbane Em vez de ficarem enfurecidos com este pensamento que expressa uma realidade, por que não dizem o que produzem, senão verborreia e caos?...
1Gerir


Gosto · 4 min






Julião João Cumbane está com Julião João Cumbane.
Ontem às 15:34 ·



Quem não é quem sem quem....?


Alguém alguma vez disse: ...Ver Mais




GostoPartilhar

4444
1 partilha
Comentários

Gracio Abdula Tenho que concordar contigo JJC. Eu sempre disse e sublinhei quão negativas eram as atitudes e comportamentos de certos heróis que tanto admirei por terem libertado a Pátria amada mas que de repente se esqueceram do Povo humilde! Até critiquei os citadinos/maputenses cuja visão reducionista se circunscrevia à periferia de Maputo esquecendo a realidade dura e desumana vivenciada pela maioria aqui na zona rural. O Povo já não vibra mais pela nova Frelimo ávida de produzir novos ricos e pedantes, ignorando o zé povinho que clama por umas migalhas...
3Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Júlio Massango É verdade que a nova Frelimo produz ricos e não riqueza como era de esperar. Ver alguém rico que seja moçambicano da Frelimo até nem é problema. O problema são os meios pelos quais se chega a riqueza que têm sido basicamente fraudulentos, roubando -se sem piedade e com protecionismo instalado a vários níveis.
Não devemos ter medo de sermos ricos sim, mas a riqueza deve ser limpa, com suportes palpáveis.
Imaginemos quem defrauda o estado em bilhões e chama a si a soberania para se defender é frelimo esse?
Mas, ok, Frelimo aina muixo.
8Gerir


Gosto · 1 dia(s)

Aderito Tamele Afinal quem está com essas intensões proff?? Aponta o dedo, para se tomar medidas!!
3Gerir


Gosto · 23 h

Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
Falou tudo
3Gerir


Gosto · 22 h

Yaqub Sibindy Dlhakama e Sibindy já estão a colaborar com o Nyusi e, Devis Simango não está atrás!

Somente os donos das dívidas secretas são os únicos que estão de costas viradas contra o Nyusi e não usam luto pelos óbitos semeados pelos homens armados sem cara que estão a espalhar terror em Cabo Delgado!
14Gerir


Gosto · 22 h

Elson Cuna Assim seja. Os fanàticos da imoralidade sabem a quem o professor JJC se refere. Ele fez sua parte. Quem avisa, amigo é...Gerir


Gosto · 4 h

Ricardo Manuel Quem avisa amigo é, bem posto professor, obrigadoGerir


Gosto · 3 h

Oscar Faduco Sinai Ricardo Macuacua Macuacua leia este po

Sem comentários: