segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A "verdade" da CNN sobre Moçambique


A cadeia televisiva americana CNN veio a Moçambique proclamar a sua sentença: “Moçambique tem estado a violar as sanções impostas pelas Nações Unidas sobre a Coreia do Norte”. E sendo isto dito por quem o diz…todo o mundo reproduz a notícia, como uma verdade inatacável!
Ora, a imposição de sanções à Coreia do Norte começou em 2006, após que este país realizou o seu primeiro teste nuclear. Com isso, a ONU impos medidas de embargo à importação e exportação de materiais e equipamentos e à venda de produtos de luxo.
Passados agora 12 anos, é evidente que as sanções não surtiram os efeitos desejados e a Coreia do Norte continuou a desenvolver o seu programa nuclear e nos últimos dois anos tem vindo a exibir, de forma exuberante, o sucesso da sua tecnologia nuclear militar, com o lançamento sucessivo – e com inegável sucesso! – de misseis poderosíssimos, incluindo misseis intercontinentais, com capacidade para atingir alvos nos Estados Unidos da América!
A China sempre se manteve como o poderosíssimo aliado da Coreia do Norte!
Com o visível insucesso das sanções, urge encontrar culpadas e bodes expiatórios. Moçambique, país politica, económica e financeiramente débil, é um excelente candidato a bode expiatório!
O governo moçambicano, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, já desmentiu estas acusações e, ainda esta manha, (dia 05 de Fevereiro) ouvi através da Radio Moçambique, a Vice-Ministra, Maria Manuela Lucas, a confirmar que o governo já convidou o painel de peritos das Nações Unidas para virem a Moçambique confirmar que o país apenas mantém relações politica com a Coreia do Norte, pais aliado desde os tempos da luta armada pela independência nacional.
Os moçambicanos, geralmente deslumbrados com coisas “de fora”, devem seguir estas notícias da CNN com aguçada suspeita. Lembremo-nos: os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, liderados por George Bush e Tony Blair, uniram-se numa cruzada militar sem precedentes, para derrubar Sadam Hussein e destruir o Iraque, alegando que este país possuía armamento de “destruição em massa”. Apos arrasarem o Iraque e deixarem toda a região no caos que hoje conhecemos, Tony Blair apareceu ao mundo…pedido desculpas: diz que afinal foi enganado pelos serviços de inteligência americanos e britânicos!
Bassopa!

---

Obrigado, TVM (Tomas Vieira Mário)!





Moçambique está a ajudar Kim Jong Un a escapar às sanções?

Reportagem da CNN que cita relatórios da ONU revela que Moçambique ajuda o regime norte-coreano a financiar-se através de cooperação económica ilegal. Moçambique nega desrespeitar sanções.
Partilhe
KCNA/EPA

Autor

Mais sobre


Dois navios de pesca enferrujados, o “Susan 1” e o “Susan 2”, estão escondidos no meio de barcos do porto de Maputo. À primeira vista, nada de suspeito, mas foi ali que a CNN descobriu uma cooperação secreta e ilegal, à luz do direito internacional, entre a Coreia do Norte e Moçambique. A pesca é um dos negócios mais lucrativos em Moçambique e aqueles navios pesqueiros são operados por tripulações norte-coreanas. Os lucros, avança a CNN, vão diretos para as contas do regime de Kim Jong Un e ajudam a financiar o programa nuclear. O governo moçambicano já desmentiu a existência de qualquer tipo de cooperação que desrespeite as resoluções da ONU.

A CNN esteve um mês em Maputo e numa investigação jornalística — emitida no último sábado — descobriu que a pesca é apenas uma das áreas de negócio ilícito entre os dois países. Documentos aos quais a cadeia televisiva teve acesso, mostram que o esquema incluiu cooperação empresarial (existindo empresas de fachada), cooperação militar (incluindo o treino de forças de elite), o que viola as sanções internacionais impostas pelas Nações Unidas à Coreira do Norte. A documentação analisada pela CNN demonstra que “a cooperação é selada com contratos ilegais no valor de milhões de dólares” e é depois canalizada através de diplomatas norte-coreanos de Maputo para Pyongyang.

Depois desta reportagem da CNN, o governo moçambicano já negou categoricamente que esteja a cooperar com o regime norte-coreano. A vice-ministra do Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria Manuela Lucas, admitiu a existência de uma relação política com a Coreia do Norte, mas no que diz respeito à cooperação económica garante seguir as orientações das Nações Unidas.

A CNN cita funcionários norte-americanos que há muito têm conhecimento de que o dinheiro dos negócios da pesca com barcos norte-coreanos vai diretamente para o famoso fundo nuclear de Kim Jong-un, conhecido como Office 39. É através de fundos como este que Kim desenvolve o seu programa de mísseis nucleares e faz subornos.

A Administração Trump está, por isso, atenta às origens do dinheiro que chegam a Kim Jong-un, estando Moçambique debaixo de olho dos serviços norte-americanos (e da ONU). O plano de cercar Kim, não estará a funcionar em pleno. De acordo com um relatório não publicado da ONU, citado pela CNN, a Coreia do Norte lucrou mais de 200 milhões de dólares (160 milhões de euros) a exportar carvão e outros produtos proibido (no âmbito das sanções) entre janeiro e setembro de 2017.

O relatório explica de que forma a Coreia do Norte está a violar as resoluções da ONU: utilizando o apoio de cúmplices internacionais e recorrendo a contas offshore. A CNN teve acesso a comunicações oficiais trocadas entre as forças armadas moçambicanas e as da Coreia do Norte, incluindo um convite moçambicano às tropas norte-coreanas em 2015, para que se deslocassem ao país.

Em 2017, a ONU fez uma investigação sobre esta ligação de Moçambique à Coreia do Norte, mas a cooperação parece ser mais estreita do que o que consta do relatório. Fontes militares moçambicanas confirmaram à CNN que forças de elite norte-coreanas foram treinadas numa base de Maputo há dois anos e que os norte-coreanos ajudaram Moçambique na criação de um sistema de defesa aérea e na remodelação de tanques.

Os relatórios semestrais da ONU que pretendem expor quem ajuda os Estados que violam as sanções, já provaram ligações militares da Coreia do Norte a Moçambique no valor de 6 milhões de dólares (4,8 milhões de euros), através de uma empresa de fachada com o nome Haegeumgang.

A CNN descobriu a sede desta empresa, um edifício de dois andares na avenida Mao Tse-Tung, no centro de Maputo. A estação norte-americana lembra ainda, por exemplo, que a estátua de Samora Machel — figura histórica da independência de Moçambique — foi criada por uma empresa norte-coreana, a Mansudae.

No Susan 1, um dos barcos de pesca, a bandeira da Coreia do Norte foi substituída há meses pela bandeira da Namíbia (outro país acusado de ajudar o regime de Kim), mas a tripulação é norte-coreana. Os pescadores vão, muitas vezes, à cidade fazer compras, ignorando, provavelmente, todo o jogo geopolítico do qual são peões.
  1. Jah Yahwah Matavele was watching facebook.
  2. 9 hrs
  1. Sanções da NU sobre Coreia do Norte Vs CNN
    Li dois interessantes textos hoje aqui no face. Um do sempre atento Professor Elisio Macamo, e outro do jornalista Tomás Vieira Mário.
    O texto do Professor Elisio é que despertou em mim algo que me passou despercebido no video da CNN que anda por aí: a sugestão da "verdade" "encontrada" pelo repórter intrometido, como definitiva, e a sua cega aceitação pelos predispostos.
    ...
    Na verdade, como diz o Professor Macamo, o repórter sugere as suas conclusões sem apresentar factos sólidos. Por exemplo, não mostra nada que confirme que os barcos são dos norte-coreanos. Ele filme uns tipos parecidos com os molezas que levam tchaia nos filmes de Jackie Chan, e ele conclui que são coreanos... e do norte! Epá!
    Na tal casa onde diz que funciona(va) a empresa dos tais norte coreanos, não apresenta nenhum facto além de um "corrector imobiliário" que sempre esteve ali à espera do repórter, e que diz que naquela casa viviam asiáticos, porém ele (o ianque intrometido), puxa, puxa, puxa, e conclui que são... coreanos... e do norte!
    Um passeio pela rua do Ministério da Defesa e de um suposto Quartel, serve como prova que os coreanos do Kim treinam forças especiais: Enfim, o repórter intrometido apalpa a superfície e determina que está no interior, e nós repetimos: estás no interior, "si senior ianque" intrometido!
    De permeio, e como golpe à nossa estupidez, dá uns slides de mísseis a voarem sob os aplausos do Kim, e isso serve como prova que Moçambique ajuda no programa nuclear do puto! Isto é, no voo dos mísseis vê-se que aquela parte do nariz só pode ter sido feito com taco de Moz!
    Fran-ca-men-te! Quem pensa aquele gajo que é?
    Mesmo com essas baboseiras todas daquele intrometido ianque, podemos supor que os barcos sejam mesmo do puto Kim. Será que dois barcos produzem mesmo taco para se fazer um míssil intercontinental? Nem que fosse tubarão ou baleia, acho que não chega esse taco, nem para fazer Makarovs em série!
    Por outro lado, os próprios ianques é que violam tudo e todos, pisando nos calos doutros gajos pelo simples prazer de sentir ossos a se partirem, e mandam à fava, não sanções, mas as próprias Nações Unidas inteiras como instituição!
    Assim, como disse o Tomás Vieira Mário, estão a querer repetir aquela história de ADM do Saddam? Eh eh eh eh eh... Quer dizer, os tipos apertam-nos as narinas, tapam-nos a boca, e mesmo assim continuamos a viver! Agora andar a contar mentiras na zona mano? Um gajo biiiiig assim mesmo?
    Qual é a tua intenção para comigo? Fala abertamente e não seja cobarde, bro! Fala!
    Nhanisse!
    See More
  2. Website
    Facebook's photo.
    Facebook
    206,887,132 Likes
    294,909 talking about this
  3. LikeShow more reactions
    Comments
    Angela Maria Serras Pires Ainda bem que percebeste que a frelimo já era
    Manage
    LikeShow more reactions
    9h
    Homer Wolf É só "desprovar" oficialmente as alegações do intrometido repórter yank...
    Manage
    LikeShow more reactions
    8h
    LikeShow more reactions
    8h
    Homer Wolf Eu disse "oficialmente". Nyusi & the Gvt.
    Vc é 🚒 do FB. Teu job já está feito...
    Manage
    LikeShow more reactions
    7h
    Jah Yahwah Matavele Vai dormir uma sestazita você!
    Manage
    LikeShow more reactions
    6h
    Neldo Langa Kkkk kkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkkk
    Manage
    LikeShow more reactions
    4h
    Edgar Barroso Assim já neutralizaste a matéria jornalística com as tuas idiossincrasias?
    Manage
    LikeShow more reactions
    8h
    LikeShow more reactions
    8h
    Edgar Barroso continue então, prezado sipaio da soberania. 😊
    Manage
    LikeShow more reactions
    7h
    LikeShow more reactions
    7h
    Edgar Barroso gramei das referências bibliográficas. 😊
    Manage
    LikeShow more reactions
    7h
    Jah Yahwah Matavele Tem credenciais insuspeitos.😂😂😂😂😂😂
    Manage
    LikeShow more reactions
    7h
    Edgar Barroso também acho. exponencialmente, conferiram autoridade factual aos teus rasgos cinematográficos. caga lá para a Pereira, meta CV em Hollywood mano. 😊
    Manage
    LikeShow more reactions
    7h
    Marcelo Machava Ja q enganam a mamana da Mafalala e Mugovolas pensam que podem faze-lo tb com todo o mundo. Veja so o PGR/dividas. Para mim ha um sentido de máfia neste Estado-Governo
    Manage
    LikeShow more reactions
    7h
    LikeShow more reactions
    7h
    Maria João Marques Eu falo, não sou cobarde , mas se isto é um não assunto porque raio lhe estão a dar tanto enfase .... eu também vi a reportagem e ... sinceramente , aquilo tem tantos buracos , que nem sei por onde começar ... de qualquer das maneiras a diplomacia há-de resolver , não vai ser uma reportagenzinha de um jornalista , que vai despoletar a 3ª guerra mundial
    Manage
    LikeShow more reactions
    7h
    Jah Yahwah Matavele Ainda mais um intrometido!😂😂😂😂😂.

Partilhe
Comente
+Seja o primeiro a comentar
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rpantunes@observador.pt

Sem comentários: