quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A Frelimo quer desarmar a Renamo

15/ROQUE-SILVA_FRELIMO02/2018

"Próximo desafio passa por desarmar o partido de Afonso Dhlakama"

O Secretário-geral da Frelimo, Roque Silva, que iniciou esta quinta-feira, a sua visita à província de Manica, saúda os consensos alcançados entre o Presidente da República e o líder da Renamo, visando a restauração da paz efectiva no país.
Roque Silva considera, no entanto, que o próximo desafio passa por desarmar o partido de Afonso Dhlakama.
Roque Silva que falava aos membros e simpatizantes da Frelimo em Chimoio disse que a preocupação é saber da própria Perdiz e seu líder Afonso Dhlakama, para quando será a desmilitarização.
Por outro lado, o secretário-geral da Frelimo recordou que o recenseamento eleitoral arranca no próximo dia 1 de Março, daí que apelou aos cidadãos a aderirem em massa por forma a exercerem o seu direito cívico de elegerem e serem eleitos.
O PAÍS – 15.02.2018

Comments

1
JJLABORET said...
CUIDADO DHLAKAMA! ABRA OS OLHOS!
LEI É LEI!
Todo esse processo de "negociação" entre sí e Nyusi, ainda que se chegue ao pacto de não mais agressão, NÃ0 SIGNIFICA QUE VOCÊ PODERÁ SE REINTRODUZIR NO SEIO DA SOCIEDADE IMPUNEMENTE!
De parte de Nyusi/Frelimo, tudo será dado como acordado, farão discursos de enaltecimento, falarão de PAZ presente e futura e explorarão isso eleitoralmente.
Mas, Dhlakama, como ficará juridicamente a sua situação?
1 - Você comandou homens armados em guerrilha contra o Estado;
2 - Você promoveu matanças tanto de militares das Forças Regulares do Estado, como de civís atingidos por "fogo perdido".
3 - Você causou desassossego e promoveu o êxodo de gente simples, pobre ou mesmo miserável, para paises vizinhos. Pessoas que deixaram suas moradias, machambas, poucas posses para trás, para passar fome em terras estranhas. Com medo dos seus tiroteios!
4 - Você deu causa à desgraça, e,
5 - Você deu prejuizo material e moral ao Estado constituido.

Escuta aqui, Djhlakama:
Você acha mesmo que o seu pacto com Nyusi, ainda que sendo ele presidente, vai "ficar elas por elas"? Como se nada tivesse havido? Como se os mortos fossem "bonecos" para treino de tiro ao alvo?

NÃO! SENHOR DHLAKAMA!
E abra bem os olhos, porque estão preparando a sua cama!
Você acreditará que tudo se aquietou, que tudo está para trás... ENGANO, caro inocente:
Nem Nyusi, nem Frelimo, nem autoridade alguma poderá perdoá-lo senão por meio de um processo de ANISTIA TOTAL, IRRESTRITA, REFERENDADO PELA ASSEMBLÉI NACIONAL. UMA LEI.

Sabe o que vai acontecer, Dhlakama?
Vão incentivá-lo a deixar sua toca na Gorongosa, e quando menos, aparece um Juiz, um Procurador, reabrindo o seu "caso" mediante uma DENÚNCIA DE CRIME CONTRA O ESTADO.
E você tá ferrado!
Você irá recorrer ao presidente Nyusi, invocar o "trato de paz" feito entre você e ele e tal, e tal, e tal...
E o Nyusi, malandramente te dirá que a questão é JUDICIAL e ele não pode intervir, porque o judiciário é independente (embora saibamos nós que não é nada disso).
E Nyusi rirá até se cagar! Terá dado certo o seu plano!

Caro Dhlakama, eu não vou cobra nada por este conselho. Fica vivo, cara!
2
Francisco Moises said in reply to JJLABORET...
Caro JJLaboret, caro Eusébio:
Vocês sao maduros e raciocinam, mas nao o tal secretario geral da Frelimo. Nao se deve duvidar que ele e os maiores da Frelimo pensam come ele. Estou em pensar que a diplomacia do Nyusi com Dhlakama é para pesca-lo e fazê-lo entrar na gaiola e depois despedaçar a Renamo. Sera de admirar se nao for assim.
Aguardemos e a ver veremos.
3
JJLABORET said in reply to Eusébio...
Parabéns, Sr. Eusébio.
O Senhor "matou a pau"!

Quando o secretário geral da Frelimo, Roque Silva, sem pudor algum deixa antever que o próximo desafio passa por "desarmar o partido de Afonso Dhlakama", reduzindo-o à impotência e capacidade de se impor, a cada ato dessa burlesca peça teatral encenada por Nyusi-Dhlakama, fica clara a armadilha para capturar de vez a tão incômoda lebre.
Você, caro Eusébio, foi feliz quando sugeriu:
..."o mais aconselhável era dizer que "Próximo desafio passa por integrar guerrilheiros do partido de Afonso Dhlakama".
Mas como bem diz: boca é boca!
No Acordo Geral de Paz, não se falou de "desarmar", mas sim de INTEGRAR NAS FORÇAS REGULARES os guerrilheiros da Renamo, ora acordadas as partes em conflito.
Integrados nas Forças Regulares do Estado, a menos que sejam investidos em funções meramente administrativas, não serão "desarmados" mas sim que suas armas serão doravante redirecionadas para outra missão, qual seja a defesa do país.
Como gostei da sua frase, acabo repetindo-a:
... - O mais aconselhável era dizer que "Próximo desafio passa por integrar guerrilheiros do partido de Afonso Dhlakama".

Mas... sinceramente,
Esperar que Roque Silva proferisse essa sua frase, tal como sugere?

Duvido!

4
umBhalane said...
Bom...a culpa até nem é muito dele, do TURRA secretário-geral da frelimo, Roque Silva!!!
A culpa é mesmo desses lá de Chimoio, que ofertaram NIPA, TONTONTO, muito forte, e a cabeça avariou ainda mais - DEPOIS DESfalam essas coisas que são ditas.
Não pode.
Ofertar água de coco - lanho - até que podem pedir lá no Chinde, nos prazos de Luabo e Mahindo -tem demais.

Agora...as cabeças já estão avariadas desde os tempos, depois dão NIPA, esperam o quê!
Assim não é bom. Vamos parar essas coisas.
Em serviço não se bebe, não se oferta bebida forte, alcoólica.
Nada por isso.

Na luta do povo ninguém cansa.


FUNGULANI MASSO

LEMBREM BEM
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE

A LUTA É CONTÍNUA
5
Eusébio said...
Boca, por onde entra o sal, deixa quase sempre escapar algo a mais. Em vez de dizer as coisas como o SG disse, o mais aconselhável era dizer que "Próximo desafio passa por integrar guerrilheiros do partido de Afonso Dhlakama. Mas, boca é boca. Acabou revelando o que lhe vai na alma...
6
Nao sei se Afonso Dhlakama vê que o objectivo da Frelimo é de desarmar a Renamo para depois fazer o que quer incluindo liquida-lo fisicamente, coisa que ja o fizeram por varias vezes, e para extinguir a Renamo. Que os gloriosos Generais e comandantes da Renamo nas matas nao acatem as decisoes do seu comandante chefe que devia ter cessado ser o lider depois de 39 ans como lider da Rebamo. Ele parece, e talvez sem saber, dirigir-vos a morte certa. Nao devem duvir que esta seja a intençao da Frelimo.
7
Frank said...
Este terrorista que semeou o terror em Gaza confessa publicamente que aquilo que chama desafio é liquidar fisicamente o Dhlakama. Mais uma vez a Renamo é enganada.

Sem comentários: