sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A debater INDIVÍDUOS e não PROPOSTAS POLÍTICAS de governação

Estava a ver o programa Linha Directa na STV, ontem à noite. Estavam em análise os "3 pré-candidatos da Frelimo às eleições presidenciais de 2014". Vou deixar ficar aqui o que eu retive:
1. Todos do painel em debate mostraram-se muito cépticos quanto a todos os nomes propostos. Os telespectadores que ligaram idem. Regra geral, são todos vistos como "afilhados de Guebuza", que cresceram profissional e politicamente por exclusivo e privilegiado apadrinhamento do actual Presidente da República e que estão a ser lançados como candidatos de forma "artificial" e estratégica por ele para manter o seu poder, interesses e influência mesmo estando fora da presidência do país.
2. Estamos todos ainda a debater INDIVÍDUOS e não PROPOSTAS POLÍTICAS de governação de Moçambique, a partir de 2014. Ademais, nunca se ouviu politicamente patavina alguma desses pré-candidatos, para além de discursos de ressonância emitidos por Guebuza. Isso revela a precariedade do modo como a nossa cultura política tem sido exercida no nosso país, tanto pelos cidadãos como pelos próprios actores políticos no poder.
3. A opinião pública generalizada mostra-se "assustada" com a probabilidade de poder vir a ter um "presidente-palhaço" monitorado pelo principal responsável pela má governação e o estado catastrófico da gestão das políticas públicas nacionais: Armando Guebuza.
4. Quase todos comungam da ideia de que ou há uma sabotagem institucional junto do partido Frelimo com fins ainda não muito claros, ou há uma pretensão deliberada por parte de alguns sectores internos ao partido de confundir a opinião pública, colocando as pessoas a discutir os pré-candidatos e a se esquecerem de problemas muito mais sérios como a tensão político-militar no centro do país e que continua a ferir/ceifar vidas ou a produzir avultados prejuízos economico-sociais "silenciosamente".
Em suma, que a Frelimo está em falência político-governativa, institucionalmente desorientada, com alternativas de liderança incipientes e descrediveis, completamente fragilizada com o "silêncio inexplicável" de potenciais pesos-pesados das suas estruturas, refém de interesses individuais inconfessos do seu líder máximo e tremendamente aterrorizada com a possibilidade cada vez mais certeira de, como um telespectador disse, "passar para a terceira divisão" do nosso panorama político.
Muito interessante...
GostoMostrar mais reações
49 comentários
Comentários
Huni Txuvuka Yini Resignem-se ao invez de meter mais agua. A barragem ja está saturada. Vai romper
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Cassimo Cabir Mas se nos queremos mudanças pra mim esses 3 vieram mesmo a calhar porque assim torna facil ainda irem parar na oposiçao. Salvo se a cne e a tal stae nao nos trairem
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Muzila Wagner Nhatsave eish Edgar Kamikaze Barroso jogaste pesadO. mas quanto ao resto dizer que infelizmente na nossa democraciA VOTAM SE PESSOAS E NÃO PROGRAMAS. os que assim pensam em termos de votos são insignificantes e os politicos não perdem tempo com esses.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Salomao Huchuza Moiane Para mim e bom que mantenham esses 3 a concorrer para a sucessão dele. Quem sabe se o povo eleitor poderá o mais rápido possível entender o que este partido pretende deste pais. E ao ver poderá ter escolhas de verdade. Porque sinceramente com um destes 3 só com fraude mesmo poderão escapar de passar a oposição.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Tili Ka Makane Eu particularmente acho que a indicacao desses pre-candidatos eh prova clara de que a Governo da Frelimo esta de certa forma devolver a competencia governativa a quem merece. Entretanto, nos como povo mocambicano devemos nos dar por feliz e rezarmos para que isso nao constitua boato(ja que vivemos num pais em o boato pegou a moda). Eu tenho dito que nao ha um imperio que dure para sempre. O discurso enfadonho do PR e seus subornados ja caiu em desuso. Esta na hora de tornarmos possivel aquele Mocambique com tudo no lugar, tudo que almejamos e tudo que merecemos. Abracos amigos!
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Salomao Huchuza Moiane To na expectativa, amanha o tipo vai ao parlamento.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
André Balango A mudanca ta nas nossas maos
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Júnior Chichango De todos negócios da S. Excia Armando Guebuza, o mais estúpidos foi a venda da FRELIMO. Difinitivamente...
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Juno Max Eles têm medo da mudança! O tal ''futuro melhor'' pode-lhes cair muito mal.Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Roger Vilas Estou de acordo, o Pais est vendido,
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Augusto Gildo Buanaissa Assino em baixo
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Piripiri Sakana É normal alguns moçambicanos votarem "Pessoas individuais ou colectivas" e não o programa de governação de tais candidatos. Mas juro, desses pré-candidatos não posso votar na pessoa e nem vejo a possibilidade de apresentarem-nos um programa lúcido, coerente e sem sombra de ganância!
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Maximo Bonifacio Bonifacio HA SABOTAGEM SIM NO PARTIDO FRELIMO. O MAIOR SABOTADOR CHAMA-SE INTERESSE ECONOMICOS DESMEDIDOS. MAS EM SUMA ESTAMOS DIANTE DE THE WIND OF CHANGE.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Valente Manhique Nao consigo ver nenhum vento de mudanca, alias, vejo um vento de mudanca colossal para o abismo politico nacional, onde o pais esta sendo paulatinamente desgovernado a governacao de interesses egocentricos. E altura de cada um de nos fazer um balanco e uma prespectiva sobretudo as invisiveis e inexistentes accoes dos 3 pre-palhacos (candidatos) a presidencia da republica
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Vicente Machel Apoiado mano!
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Manu Dos Santos Vilanculos Abismo político ja previsto! So pode
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Ver Tradução
Elidio Fato Amigos uma só pergunta, o guebuza continuara o presidente do partido.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Dércio Tsandzana "As pessoas não estão preparadas para ver a Frelimo na oposição, por isso esse todo alarídio a volta dos 3 pré-candidatos" - Ernesto Macuácua em LinhAberta_STV
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Ver Tradução
Elsa Do Rego E eu ca a pensar na Minha cara Dra Graca Machel q faria muito melhor papel na Presiencia do q esta palhacada toda disponivel a governar o meu rico pais ,, claro q nenhum deles fez algo de grd avulto pra se classificarem na lista as presidenciaais ,,,, unica coisa de avulto foi deixar o apis andar na decadencia
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Elsa Do Rego oops dizia pais instead of apis
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Ver Tradução
Elsa Do Rego bem q ainda so sao canditados na hora de urgencia Dra Graca Machel esta superbem calibrada pra levar o pais a frente e claro o Daviz Simango tb
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Gabriel Muthisse Porque é que os pre-candidatos da FRELIMO deveriam agradar a militantes assumidos e encobertos do MDM? Nunca consegui entender a pessoas como Edgar Kamikaze Barroso e outros que estão muito ocupados a sugerir à FRELIMO para alterar as suas opções. Já agora, para o vosso Partido, qual deveria ser o pre-candidato da FRELIMO?
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
João Pedro Muianga Dr. Gabriel Muthisse, esses todos que andam nas fofocas diariamente, são fãs assumidos da Frelimo, por isso o nosso glorioso partido não escapa das suas línguas serrotes!
Gerir
4 ano(s)Editado
GostoMostrar mais reações
Ariel Sonto Leiam bem o 1o parágrafo do número dois, senhores.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Amilton Munduze Gabriel Muthisse, ate agora o mais provavel vencedor de eleicoes presidenciais eh um candidato do partido Frelimo, dada a sua grande base politica, o controlo dos recursos do Estado, a sua maior capacidade d controlo nas urnas, nao podendo ser subtraido votos, etc, etc. Razao pela qual ha receios pelos pre-candidatos, pq se anteve uma vitoria d quem sair dos 3, mesmo nao tendo um grand capital politico e capacidades d gestao da coisa publica. quanto a pergunta "quem deveria ser pre-candidato", eu avanso Tomas Salomao, Luisa Diogo, Eneas Comiche. Mais nao disse...
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Naine Mondlane Bem dito!
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Edgar Barroso Gabriel Muthisse, se for a reparar bem eu só sistematizei o debate de ontem da STV... a minha única opinião em torno dos factos foi a expressão "muito interessante". 

À propósito, é proibido falar da Frelimo? Onde, porquê e por quem?


PS: Coloquei o QUINTO "like" no seu comentário, para reforçar os restantes 4 da camarada Celina, camarada Mércia, camarada Natércia e camarada Muianga. Sinta-se satisfeito. 
Gerir
4 ano(s)Editado
GostoMostrar mais reações
Arlindo Francisco Os Candidatos do Partido Frelimo são a alternativa que este Partido encontrou! Não se pretende com isto, dizer que já são presumíveis Presidentes da República, mas sim concorrentes a este cargo. Por conseguinte, todos Partidos estão livres de indicar os candidatos que acharem convenientes para os representar neste desafio. O VOTO POPULAR IRA DITAR QUEM É O DIGNO VENCEDOR!
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Arlindo Francisco Aliás! É um dos aspectos a tomar em conta pelo contrário todo candidato indicado seria o vencedor.
Gerir
4 ano(s)Editado
GostoMostrar mais reações
Ricardino Joaquim Mulossoua Isto é mesmo interesnt
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Joefarman Manjate O que na verdade e preocupante e um certo tipo de aparente FOFOCA que diz estar em curso a instalacao de uma DITADURA porque segundo os seu proponente so ELA pode Desenvolver com rapidez o pais! Sem querer acreditar nisto olhando para os pre selecionados segundo o que se sabe deles parece haver uma consonancia entre esters e o projecto DITADURA ...! ISTO e ASSUSTADOR !
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Zeiss Lacerda Então o Guebas está a produzir um filme, ou a escrever uma obra de ficção quando compra equipamento bélico.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Joefarman Manjate kkkkkk ! E verdade Chris ! O problema e que Atum mocambicano e tambem armado ate aos dentes , para alem das maos que possue !kkkkkk!isto ta mesmo hot!
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Edgar Barroso Heheheheheh... vocês pah.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Dino Foi Uma daquelas vezes que discordo contigo, Edgar Kamikaze Barroso! E note que o discordar que falo nem tem a ver com o conteúdo como tal, nunca me canso de dizer que escreves bem. O meu discordar é no sentido de:
1- Isso só interessa aos membros da Freli
mo;
2- Estas implicitamente a dizer que o candidato da Frelimo é que vai ser o Presidente de Moçambique.
Sinceramente como membro, eu deveria estar aqui a dançar por causa desse segundo ponto mas não estou, porque acredito que temos uma democracia multipartidária e, seria muito mau a esta hora e vindo de um tipo como tu culto, educado e religioso, dizeres que ninguém mais vai ganhar!!
O caminho ainda é longo!
Got me, son?!
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Edgar Barroso Dino, for sure.

Na verdade, eu só fiz uma espécie de resumo do debate acontecido no programa "Linha Aberta", da STV, na passada terça-feira. Os pontos resultam do que os painelistas e os telespectadores foram dizendo. Todos esses pontos não resultam d
a minha reflexão. A única cena minha no post é a expressão "muito interessante".

Mais, eu apenas medi o pulsar da opinião pública (no referido programa, no Facebook, aqui no job, nos meios informais por onde ando, etc). Jamais assumiria que o próximo PR é o candidato que sairá do plebiscito interno no Comité Central da Frelimo, por maior que seja a probabilidade de poder vir a sê-lo. Do mesmo modo que não diria algo semelhante se falasse do candidato do MDM, por exemplo.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Ver Tradução
Adriano Nhamona Meu amigo Edgar Kamikaze Barroso traga outra conversa porque esta não fica bem. Sei que tem inclinação para o lado oposto (MDM) porque não traz este lado para o debate? A FRELIMO não e igual a todo o povo moçambicano, mas sim, uma parte. Como consegue discutir (no sentido positivo) os assuntos dos outros?
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Edgar Barroso Adriano, e sem pretender ser arrogante:

1. Este mural é meu.

2. No meu mural eu digo tudo o que me apetece.
3. Não estou aqui para agradar os olhos de quem quer que seja.
4. Estou pouco me lixando para onde é que um e outro acha que cai a minha inclinação.
5. Eu discuto o que quero discutir.

Boa tarde.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Adriano Nhamona Não se zangue comigo e nem precisa de ser arrogante. E u exijo de ti apenas equilíbrio e ponderação nas abordagens que faz. Somos amigos e vamos manter a compostura e o debate agradável (ideias) e nao podemos migrar todos os dias..
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Edgar Barroso Adriano, heheheheheheh

OK. Vou te explicar: eu comecei por escrever "SEM PRETENDER SER ARROGANTE", quando me dirigi à ti. Primeiro, porque já previa que partirias daí para julgar que me aborreci com o teu comentário. Segundo, porque já antevia que me interpretarias como sendo "arrogante" ao ler a minha resposta.


Sobre as tuas EXIGÊNCIAS, Porque raios é que eu devo ter equilíbrio nas minhas abordagens?
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Adriano Nhamona Edgar, equilíbrio quero dizer: sobre um facto ou matéria temos que ter, tratando-se de política, uma analise comparativa. Por exemplo se os três pré-candidatos da frelimo não foram acolhidos naquelas 20 chamadas que recebeu o Jeremias Langa no seu programa, quem são os que representam a alternativa. Seja dentro da frelimo ou mesmo fora destacando os méritos de cada um.Meu amigo Edgar Kamikaze Barroso e um grande contribuinte para a cidadania dos moçambicanos e a sua opinião pode guiar alguns seguidores seus. Essa influencia deve ser positiva ou seja os seus artigos tem que abrir caminhos para a reflexão e não seguimentos cegos de alguns como vejo. Abraço.
Gerir
4 ano(s)Editado
GostoMostrar mais reações
Adriano Nhamona Chris leio muito e escrevo no mural do Barroso, emito os meus pensamentos e não tenho nada contra os outros (gosto muito da diversidade). Penso de forma original e julgo não possuir as características que levantaste.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Adriano Nhamona Caro Chris Mzamu Julgo isto como características ou caracterização: " A falta de aceitacao do pensamento diferente e o problema que temos como um povo, Ai os...." Eu te juro que aceito a maneira de como cada um de nos pensa.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Adriano Nhamona Se não entendi me corrija.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Edgar Barroso Adriano, o meu post começa assim: "estava a ver o programa Linha Directa na STV, ontem à noite. Estavam em análise os "3 pré-candidatos da Frelimo às eleições presidenciais de 2014". ESTE É QUE É O OBJECTO DO POST, e não o que você acha que deve ou tinha de ser.

Por favor.
Gerir
4 ano(s)
GostoMostrar mais reações
Adriano Nhamona Hehehehhehehehehehe... thanks.

Sem comentários: