quinta-feira, 2 de março de 2017

Brincando com a história da Renamo


Egidio Vaz adicionou 4 fotos novas.
3 de Março de 2016 ·


Existe na língua portuguesa uma figura (até juridica) conhecida por profanação. Definido em termos simples, tal figura consiste no acto de retirar a algo o seu carácter sagrado, ou o tratamento desrespeitoso a algo que é considerado sagrado (ou de grande mérito) por um indivíduo ou grupo de indivíduos. Vide nas duas viguras: as duas fotos do branco que vêm são de Robert Powell, um cineasta inglês que ficou famoso por interpretar a figura de Jesus de Nazareth em 1977. A sua figura ficou tão popular ao ponto de as pessoas confundirem-na com o verdadeiro Jesus Cristo.
As duas fotos do negro são de André Matadi Matsangaíssa, primeiro Comandante da Renamo. Foi e;e quem liderou o movimento armado até ser morto em 17 de Outubro de 1979. Matsangaíssa é para a Renamo uma figura incontornável. Em reconhecimento a ele e ao seu legado, o Municipio da Beira lhe atribuiu uma rua. Provavelmente numa eventual mudança política, ele pode vir a ser declarado herói nacional. Aliás, a data da sua morte é comemorada todos os anos pela Renamo, e exaltada como heroi e o aior arquitecto da gesta libertária do povo moçambicano do jugo comunista.
Sucede porém, que um individuo bem identificado atribui-se o nome de Unay Cambuma e adopta a fotografia de André Matsangaísse como sua. Não pensou em mais nada. Nem numa lagartixa ou galagala; cobra ou sapo. Foi justamente escolher a figura de Anfré matsangaíssa, expoente máximo da moral renamista. Cambuma é daqueles personagens irreponsáveis e irresponsabilizáveis: põe pessoas a digladiarem; acusa e não prova, especula, insulta e até, quando bem entender, ataca membros da Renamo. Em teoria, ele é o oficial repórter de guerra, documentalista dos que ele próprio apelida por “rangers”, também conhecidos pelo nome de “homens armados”ou forças residuais da Renamo, ou ainda comandos, nos termos do seu presidente.
É este Unay Cambuma que tece graves comentários atentatórias a ordem e tranquilidade públicas, mente, profana e insulta; acusa pessoas de serem isto ou aquilo; atribui nomes de criminosso a figuras bem cohecidas etc. etc.; pratica todos actos vis e ignóbeis e não se lhe conhece a cara senão a figura de André Matsangaísse. Ontem o Canal de Moçambique elevou-o, trazendo o seu nome associado a imagem de Mastangaísse, herói da Renamo. A pergunta é: estaraá a Renamo consciente dos efeitos nefastos que o seu silêncio poderá criar?
Crianças que nasceram em 1990/92 depois da independência nunca leram a Revista Tempo o Noticias de então. Já ouviram falar de André Matsangaisse. Hoje, a mesma foto já é de Unay Cambuma. Cambuma apropria-se da foto de um heroi para praticar actros bárbaros e contrários aos ideias pelos quais Matsangaísse se bateu. E a Renamo não diz nada em relação ao uso abvusivo e não autorizado da imagem de uma das figuras empbnlemáticas da sua história política. Se um dia as autoridades nacionais quiserem o Unay Cambuma, estará ou não o estado a ser coerente? É que ao não se distanciar publicamente desta figura e dos seus actos e ao não proibir o tal Unay a usar a figura do seu heroi, a Renamo endossa a mensagem e o uso da imagem. Só que as consequências serão para breve:
• Em dez anos daqui, Unay Cambuma terá levado a imagem de André Matsangaíssa.
• Haverá conflito até nas redes sociais para quem buscar a imagem de André Matsangaissa ou de Unay Cambuma. Já não haverá diferença. Eu proprio já tentei (tente também se quiser) buscar “Unay Cambuma” e “André Matsangaissa” no Google e a mesma figura apareceu nas duas buscas. Será que a Renamo estará sempre por perto quando as crianças e investigadores estrangeiros e nacionais do futuro buscarem pela figura de Matsangaíssa pela internet e a distinguirem um cobarde do seu herói?
• Será que a Renamo está ciente do crime que está cometendo contra a sua própria história e contra o país, ao não agir prontamente contra esta profanação?
É verdade que a Renamo pode tirar algum proveito agora, com este mentecapto. Mas os perigos e os efeitos adversos que colherá no futuro contra a sua propria história serão incalculáveis. E, provavelmente irreparáveis.
Disse.


Comentários

Joel Manhiça Zondiwane A minha pergunta e; sera que a renamo conhece Unay Cambuma?
Gosto · Responder · 3 · 3 de Março de 2016 às 18:40

Meque José Meque A renamo nao conhece unay cambuma
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 18:45

Rosmina Dalsuco Ninguem conhece unay cambuma
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 19:12

Mondlane Calane Dzovo Kito O DOCTOR EGIDIO VAZ num dos trechos desse poste diz q o cambuma é um cidadão indetificado , para dizer q o EV já edtificou o cambuma
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 21:11

Joel Manhiça Zondiwane se ate agora ninguem conhece o tal Cambuma como a renamo vai puder responsabilizar?
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 21:33

Jonas Joaquim Tolerância que só pode acontecer em em WaterAid Moçambique


Lyndo A. Mondlane Embusteiro esse, ha 2 anos com cifras na mao discutimos e. Me bolqueiou, num pais serii teria problemas serios com a justica por incitacao a violencia... Mas prontos teve a sorte de viver numa enorme creche q se chama mozambique
Gosto · Responder · 5 · 3 de Março de 2016 às 18:44

Amad Ravia Também descordei com ele um dia desses, logo partiu para ignorância me chamou de chingondo e me bloqueio.
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 19:21

Lyndo A. Mondlane Kkkkk.. Fiz somatoria das baixas q reportava e resulta q naquele entao ja haviam morto mais de 20 000 militares, mais q todo exercito.. Me extranha q alguem ni seu sao juizo creia nesses embustes
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 19:29

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Quanto aos bloqueios caros colegas aqui no face. O proprio dono deste post que estamos a discutir, na 2f bloqueiou um pouco mais 150 amigos. Portanto, cada um que publica algo, ja tem suas conviccoes que espera que os colegas o apoiem. Disilusao surge quando aparece alguem que lhe contrapoem contra as perspectivas. Segue o desconforto e tomada decisoes erradas (bloqueios) so pq nao pensamos de forma igual. Me opus ao Professor Cumbane, logo me insulta e bloqueia. Isto é para qualquer um pensante.
Gosto · Responder · 6 · 3 de Março de 2016 às 20:09

Gulumba D. Mutemba Também fui bloqueado pelo senhor Cumbane .
Gosto · Responder · 3 · 3 de Março de 2016 às 20:22

Ebenezer Eben Hahaha... Desabafem! Unay vos blokeou? Tadinhos, nao chorem ok, mama vai comprar bulacha de creme pa voces ouviram!!!?

Ariel Sonto ''Crianças que nasceram em 1990/92 depois da independência nunca leram a Revista Tempo o Noticias de então.'' Nao eh verdade. Generalizacao problematica. Sou uma dessas criancas.
Gosto · Responder · 13 · 3 de Março de 2016 às 18:44

Egidio Vaz Com quantos anos leu Notícias de Guerra para conhecer André Matsangaisse pelos jornais?
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 18:45

Ariel Sonto Voce disse que 'nunca leram a Tempo, o Noticias de entao', o que nao constitui verdade.
Gosto · Responder · 16 · 3 de Março de 2016 às 18:54

Dereck De Zeca Mulatinho Criança problemática esta.
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 0:46

Egidio Vaz Mas você viu que me referi aos jornais de então. Você leu as edições de então? Com quantos anos?
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 4:27

Ebenezer Eben Egido, bay, wena u stranho ultimamente!
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 6:28

Costa James Foi justamente escolher a figura de Anfré matsangaíssa, expoente máximo da moral renamista.Cambuma apropria-se da foto de um heroi para praticar actros bárbaros e contrários aos ideias pelos quais Matsangaísse se bateu.DR Vaz ha aqui uma contradicao na sua abordagem sobre Matsangaisse,afinal ele tinha ideias nobres?se considera k o k Unay faz esta totalmente errado?
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 9:14

Egidio VazCosta James estou a usar a interpretar a forma como a Renamo vê o seu heroi. Não necessariamente o que eu penso do André Matsangaissa. A Renamo diz que ele Matsangaissa tinha ideias nobres e é seu líder perpétuo. E é justamente ensta lógica que a questiono, como podem deixar que alguem desconhecido use a sua imagem para actos ilicitos. Andre Matsangaisse deu a cara e a vida pela causa. Entende a logica e o esforço intelectual que estou a fazer. E não entre em atalhos
Gildo Mauelele Eu so tenho uma dúvida. Mas bem bem bem, QUEM É QUE CRIOU A RENAMO E QUEM FOI SEU 1o SECRETÁRIO GERAL?
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 18:48

Max Lee Mas uma coisa eu entendo, cambuma reflecte os ideais do partido Renamo... A barbaridade dos seus posts dizem muito do partido que ele defende com pseudónimos e insultos. Em suma, a Renamo adora a guerra e farão tudo pra que este continue.
Gosto · Responder · 3 · 3 de Março de 2016 às 18:51

Mulopwana Murrom'pwe Eu nao concordo.. e penso k Unay esta fazend um papel importante para ja. Os fundamentos tecnico teoricos nao sao convincentes se bem k Unay nao èanomalia para a renamo. Alias penso k èuma figura desenhada e criada pela renamo para alcancar objectivos estrategicos.
Estas nos ultimos dias muito preocupado com unay k comeco a desconfiar do certo posicionamento k aqui levas. Penso k Unay nao mente nos factos e ou eventos, concordo k os numeros podem nao ser reais mas a mensagem esta la...se bem k apoia os indefesos a tonarem uma decisao defensiva ante estar na zona.de risco
Gosto · Responder · 17 · 3 de Março de 2016 às 18:53

Amad Ravia "concordo k os numeros podem nao ser reais mas a mensagem esta la..."
Estas a concordar e aceitar que ele mente, mas mesmo assim dizes que as mentiras dele são louváveis.
Quanta contradição nem?????
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 19:25

Mulopwana Murrom'pwe Leia bem "os numeros podem nao ser" isso nao quer dizer mentir...
Leia.o.post...ate enteder
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 19:27

Clayton Zacarias Aly Unay é uma figura mais q figura publica. Se eu entro no fb é porcausa de UNAY. porq tnh outras redes sociais q bato papo.
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 20:09

Amad Ravia Disseste: "Penso k Unay nao mente nos factos e ou eventos, concordo k os numeros podem nao ser reais mas a mensagem está lá"
Podes traduzir a passagem em que dizes: "...concordo k os numeros podem nao ser reais mas a mensagem está lá"
NJ Mula Mas há muitos, Egidio Vaz a usar fotos de Mandela, Samora, Dalai Lama, etc.
Gosto · Responder · 15 · 3 de Março de 2016 às 18:54

Egidio Vaz E daí? Não são pessoas bem conhecidas?
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 18:57

NJ Mula Hum, mas tu Egidio conheces Unay Cambuma e já o descreveste a anos atrás, apenas omitiste alguns dados

Matias Lucas Vinte Eu acho que existe só duas vertentes. 1a - Unay é uma propaganda enganosa encomendada pela Renamo. 2a - A Renamo conhece quem é esse Unay e o protegue. Só isso.
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 18:57

Tony Billa Hoje em dia e assim, ha pessoas q so por ter smart kick ou qualquer cell q tem facebook si acham livres de escrever e dizer calamidades.
O Vaz nem devia fazer braco de ferro com esse tal ai.
MEU PONTO DE VISTA
Gosto · Responder · 4 · 3 de Março de 2016 às 18:58

Helder Mario Dr E.Vaz, a renamo nao precisa de conselheiros porq ela xta muito bem acessorada
Q tal empelhar se a fzr trabalho da casa da frelimo porq ai nota se q nao existe subordinacao.
Preucupa se cm o teu partido amado porq n acoselhar o PR a rolar mais cabeca...Ver mais
Gosto · Responder · 20 · 3 de Março de 2016 às 19:00

Martins Fernando Bode Vim apenas acompanhar de perto.
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 19:02

Tsutsi Fumo TF Esse Unay Cambuma é alguma coisa da Renamo! A Renamo esta ligado com esse Unay!
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 19:02

Sagradinho Jequisson Me parece que estas muito preocupado com unay cambuma...
Gosto · Responder · 10 · 3 de Março de 2016 às 19:03

Egidio Vaz Tenho interesse superior por preservar. O nosso destino comum como cidadãos moçambicanos
Gosto · Responder · 3 · 3 de Março de 2016 às 19:05

Abel Nort Hipócrita
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 19:22

Star Neves Sinceramente não entendo algumas pessoas mas vou ficar de boca fechada.
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 19:35

Enio Jorge Malema Unay Cambuma cada vez mais a ser exaltado qnto mais falarem desta figura mais celebre se torna se fosse eu ficava calado

Nando Ramos Unay parece lucido n k fala,
Gosto · Responder · 6 · 3 de Março de 2016 às 19:18

Assane Assuade o analista perdeu tempo, porque ignorou que tantos factos ocorrem com pseudonimos e nada se questiona, da para perceber que dlkama do face bock paralisou o SISE. vale cambuma que informacoes do estado. o povo vai onde ha humildade
Gosto · Responder · 8 · 3 de Março de 2016 às 19:20

Muassua Bernardo Bem falado Assane Assuade...

Edward Jorge Giorgio Em política, sempre é preciso deixar um osso para a oposição roer. Se isso não acontece sempre vamos ter uma política de ferro e fogo, a situação piora com os políticos que temos sem deixar de fora os tais advogados do diabo conhecidos comos lambe botas.
Gosto · Responder · 5 · 3 de Março de 2016 às 19:29 · Editado

Celso Mapsanganhe O Historiador Egídio Vaz está a ajudar a Renamo e o Canal de Moçambique no Markiting e divulgação e venda da figura do Unay. Eu antes nem me preocupava com o tal, mais agora, com tanta insistência, só posso ver o tipo como o novo quebra cabeças virtual de Moçambique.
Gosto · Responder · 18 · 3 de Março de 2016 às 19:26

Enio Jorge Malema Virou a figura mais popular de moz em rede social, a seguir de dlakhama so por causa desta propaganda barata
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 20:12

Ariel Sonto E ontem o Egidio disse que o Canal estava a promover esta figura... heheheh
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 23:32

Ebenezer Eben Kkkk Nao sei se é conscidencia ou nao mas, ele e o Jornal, estao na mesma campanha!

Gulumba D. Mutemba E eu que uso a imagem do Michel,Dhlakama e do Savimbi ?
Gosto · Responder · 4 · 3 de Março de 2016 às 19:27

Gulumba D. Mutemba Sou amigo do Unay a bastante tempo,mas não sabia que esta imagem é do Matsangaissa,só agora que o ser disse nos seus post's.
Gosto · Responder · 5 · 3 de Março de 2016 às 19:29

Gulumba D. Mutemba Até para mim Unay é um grande homem.
As suas informações são falsas? não sei,só sei que em muitos casos ele publicava e depois o governo confirmava na imprensa.
Os número de baixas são reais ? não sei,só sei que o governo oculta de mais a informação que tem a ver com os cconflitos armados,ao ponto de silenciar a nossa comunicação social.
Gosto · Responder · 22 · 3 de Março de 2016 às 19:36

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Arancou minhas palavras ilustre. A preocupacao nao deve ser do Unay, mas aquilo que ele diz. Havia no passado um fulano identificado por Jossias Maluleque que usava como foto a imagem da bandeira da Frelimo. Que relacao se pode fazer? Bom, cada tire suas conclusoes.

Gulumba D. Mutemba Se há mentiras aqui, não vem só do Unay,o governo também mente, oculta.
Na ausência da verdadeira informação ,a mentira pode valer a pena.
Gosto · Responder · 7 · 3 de Março de 2016 às 19:39

Hugo Estanislau Joaquim Chapo Nao será o tal o filho de Afonso Dhlakhama que usa este psêudonimo?
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 19:43

Gulumba D. Mutemba O governo não pode pensar que quando diz que a Renamo emboscada as fds , mas quase sempre nao houve feridos e nem mortos nós acreditamos. Nao somos tão parvos assim. É aí onde Unay ganha espaço.
Gosto · Responder · 4 · 3 de Março de 2016 às 19:44

Milagre Julio Manhique Manhique Força unay
Gosto · Responder · 4 · 3 de Março de 2016 às 19:47

Ramalho Edson Paris Li quase tudo e volto a ler qdo alguem disser que ja nao ha coluna e os tais ditos nao refugiados em Malawi virem a publico dizerem que sao familiares e zangados com o sr.awade...kkkkkkk ate ja
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 19:47

Lyndo A. Mondlane esse unay tem realmente informaçao previlegiada.. so que mente e muito.. as victimas que menciona ha que minorar ou seja dividir /1000....
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 19:56 · Editado

Muassua Bernardo O Senhor Egidio Vaz deve aprender a conviver na diversidade de opinioes. Deixa o Unay desempenhar o seu papel de cidadania, apesar do Senhor Julgar fofoca. O seu odio pelo Unay nao lhe credibiliza intelectualmente. A sua atitude e' bastante baixa. Alguns veem no Unay, uma fonte com dizeres consistentes. Entao deixe de atacar ao Unay e publique verdades e prove que tudo que o Unay diz e' falso. Discuta sem julgar as pessoas. E' assim que aprendeu no ensino superior? Egidio Vaz.
Gosto · Responder · 19 · 3 de Março de 2016 às 21:18 · Editado

Enio Jorge Malema Virou a figura mais popular de moz em rede social, a seguir de dlakhama so por causa desta propaganda barata

Kuyengany Produções "CAMARADA" NYUSI
NAO PODE PERSEGUIR O CAMBUMA

Porque quase todos os mocambicanos que aboninam a sua desgovernacao sao Unay Cambuma. Ate o Sr também e um Cambuma porque ja esta farto de ser marionete do seu "tio" Chipande. Também sei que o "camarada" Nyusi se opos ferrozmente contra a indicação do Paulo Awade como "governador" de Tete e parece que tinhas razao porque afinal de contas o Awade e um doido varrido, bêbado, mulherengo e ladrao cujo filho e tido como um dos riscos de Moçambique por conta da delapidacao das riquezas de Tete.
Caro "camarada" Nyusi as declarações do seu "governador" Awade sobre a situação dos refugiados no Malawi e o cúmulo do intolerável. O Sr também falou bujardas sobre isso mas o Awade atingiu os pincaros do inadmissível. Primeiro dizia que aqueles sao refugiados malawianos que fugiam da seca! Pouco depois afirmou que quem queima casas e celeiros das populações sao os guerrilheiros da Renamo! E, esquecendo se da sua mentira anterior, afirmou depois que as pessoas que estao no Malawi sao esposas e filhos dos guerrilheiros da Renamo. Neste caso este senhor esta a dizer que os guardas da Renamo sao tao malucos ao ponto incendiar e destruir casas e celeiros das suas proprias esposas? E por serem familiares dos guerrilheiros deixam de ser moçambicanos? O "camrada" Nyusi deve demitir este senhor.
Hoje vi no jornal que o "camarada" Nyusi anda a perguntar por mim para me matar ou prender. Sr Nyusi voce nunca vai conseguir encontrar o Unay Cambuma porque ele esta no coração do povo e como disse acima hoje todos sao Cambumas ate seus proprios guarda costas e cozinheiros.
E fica uma advertência: Desactive toda a sua equipe destacada para me perseguir. Da próxima vez que ouvir que estao a me procurar eu irei publicar todos os nomes e tipos de medicamentos que o senhor toma diariamente (tres vezes ao dia) e também vou contar detalhes sobre o que aconteceu com os medicamentos na sua recente viagem ao estrangeiro. Para provar que eu nao brinco em serviço também irei publicar a sua ementa diaria. Mas por enquanto espero que o senhor atire a primeira pedra.
Admiro muito como o senhor perde tempo com Cambuma numa altura em que o pais esta arder. O Cambuma nao faz mais do que publicar os factos e servir de porta voz dos esquecidos. Eu nao invento nada nem minto. Muitas vezes eu tenho omitido as baixas dos nossos irmãos das FDS. O Cambuma luta pela paz fazendo com que os militares salvem as suas vidas desertando.
O senhor devia se preocupar em tentar reconciliar se com o lider da Renamo, a pessoa que o senhor enganou em Fevereiro do ano passado.
Ate devia agradecer o Unay Cambuma por estar a dizer te as verdades porque os seus generais nas FDS tem te enganado nao revelando a real situação no terreno tudo porque querem continuar a extorquir muito dinheiro ao estado a custa do sangue de jovens mancebos. Alias, sao os mesmos generais seus que enganaram o senhor e levaram no a visitar as matchessas do lider da Renamo em Satungira numa altura em que as FDS tinham sofrido grandes baixas e se nao sabia, o senhor nao morreu naquele dia porque o lider da Renamo sentiu pena de ti mas hoje o senhor organiza super ofensivas para acabar com a vida do lider da Renamo. Deve ter aprendido este maquiavelismo do seu tio e mentor Chipande.
Aconselho o a cumprir o acordo verbal que teve com Dhlakama em Fevereiro de 2015 e ordene que o parlamento ractifique. Se quer dialogar com o lider da Renamo faca o por videoconferência. Ninguém vai conversar consigo porque o senhor e um candidato derrotado.
Nao pode se meter com o Cambuma. Podia aqui dizer muita coisa mas nao quero aborrecer a "tia" Isaura.
Tenho dito.
Gosto · Responder · 5 · 3 de Março de 2016 às 19:59

Gildo Afonso Sim, essa é a resposta de Cambuma.
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 20:43

Ebenezer Eben Kkkk... Ta quente isso!
Hahaha... 3 makininos por dia!
Eish... Ond fomos parar meu Deus!!!

Issufo Cumbe Carro Egídio Vaz unay e' filho de André Matsangaíssa falei
Gosto · Responder · 3 · 3 de Março de 2016 às 20:00

Clayton Zacarias Aly
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 20:13

Egidio Vaz Eu conheço toda família de Matsangaisse. O nome verdadeiro de Uany é Rafael Picardo, para sua informação. Você não conhece Unay. Eu conheço-o


Gildo Afonso Meus qmigos, já leram o último post da resposta de Unay Cambuma ontem?
Disse ele muita coisa, dentre elas que o presidende Nyusi toma comprimidos três vezes por dia talvez para se aliviar do stress. Então nossos caros historiadores, investiguem se isso é verdade ou não. Mostrem-nos que os senhores não estão com inveja da investigação e publicação dos factos verdades ou não de Cambuma.
Está cada vez mais claro que os nossos académicos, analistas ou historiadores não querem que o povo saiba das verdades podres do nosso país, depois querem nos convencer que todos "somos iguais, uma só Nação, temos democracia e Estado de Direito".
Unay desde cedo, soube que se mostrar a cara, ele acabaria como Carlos Cardoso, Siba Siba, ...Sebastião Mabote, Dinis Silica, Gilles Cistac e outros.
Não nos façam acreditar que há Liberdade de Expressão e Pensar diferente.
Porque não focamos o nosso debate para os G40? Ematum, Custo de Vida? My Loves?...????
Gosto · Responder · 14 · 3 de Março de 2016 às 20:00

Armando Pedro Até ele tem a informação de que o BOSS toma comprimidos três vezes por dia. Awena pha.. Vakite!

Lopes Silica Jr. Não foste entendido, Dr Vaz. Mais uma vez. Mas enfim, são estes os compatriotas que temos. Viva Moçambique
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 20:00

Orlando Maceda Primou??? Vamos continuar a morar no Alto Maé, é muito bom
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 21:02

Lopes Silica Jr. Que nada, cansei de cartar àgua noutro quarteirão. Prefiro ir a Boquisso.
Gosto · Responder · 3 · 3 de Março de 2016 às 22:01

Orlando Maceda
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 22:28

Orlando Maceda Então let's go! Talvez as pessoas de lá entendem bem raciocínios alheios
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 22:29

Lopes Silica Jr. São moçambicanos também, duvido que fujam a regra.
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 22:40

Ebenezer Eben Estao de parabens voces que sao estrangeiros e que percebem as coisas! Nos Moçambicanos estamos na nossa terra com ou sem as vossa capacidades, mas estamos em casa!
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 6:45

Lopes Silica Jr.😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Orlando Maceda
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:14

Orlando MacedaLopes Silica Jr.Ela está nas regiões autónomas? Eu tou em Maputo, bairro do Infulene…
Angelo Francisco Angelo Francisco typing ...
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 20:00

Arsenio Constantino Para ser sincero, estudei aobre a historia da renamo, estou abalizado sobre oa feitos do André Matsangaissa, mas ainda nao havia visto a imagem dele. Unay Cambuna, confudiu-me!
Estevao Zefanias Chauque O Joaquim Chissano convidou o Guebuza,por este não concordava com o acordo de paz,e quando chegou no poder em 2004,rasgou o AGP,bases da renamo ou ninhos como chamam os advogados lambígues,só respondemprovocações....
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 20:08

Ramalho Edson Paris Continuando a ler "ja vi tudo" ate medicacao do presidente, sua ementa diaria. Kkkkkkk eishhhh
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 20:13

Enio Jorge Malema Virou a figura mais popular de moz em rede social, a seguir de dlakhama so por causa desta propaganda barata
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 20:16

Jorge Jone Tudo isso por causa do uso de uma imagem pública?! A Renamo não teria mais nada com que se preocupar?
Gosto · Responder · 6 · 3 de Março de 2016 às 20:17

Alberto Samuel Maherero Tosh Exactamente


Estevao Zefanias Chauque Agora Para os adoram foto desse inglês como jesus cristos chamam se devotados,religiosos,o próprio filme aparecem negros no grande Israel,ele morreu aos 33 anos,isso ano 33,cada de 30,...o edta mas para fofoqueiro e invejoso do historiador....dude just ur things.....me & Unay Cambuma we are just warmin' up..
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 20:17

Clayton Zacarias Aly Opaaah, hoje logo q cheguei na faculdade todos colegas falavam de Unay. He,he,he. Rendi. Ja é o famoso mais famoso de todos os famosos. Inclusive as crianças hummm
Gosto · Responder · 4 · 3 de Março de 2016 às 20:20

Nenê Da Conceiçao Machate Eu sou mesmo uma atrapalhada, aliás, nunca havia me interessado em conhecer o tal André, via a foto do Unay, semelhante à um tal de Amílcar Cabral.... Pesou!
Cristiano Daniel Rosario Naene Muita confusão vai nessa cabeça. Que despautério, envolver Amilcar Cabral no meio destes pilha galinhas é no mínimo inqualificável para ser polite.
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 21:27

Nenê Da Conceiçao Machate Confuso e difuso VC meu caro, pois na intervenção disse claramente" fui mesma muito atrapalhada..."


Dércio Tsandzana Parece que o Canal Moz conseguiu um trunfo, trazer esse Unay ao centro do debate, e parece que o Egidio Vaz foi na boleia. Se ele não importa, então deixemos de falar desse abutre.
Gosto · Responder · 11 · 3 de Março de 2016 às 20:30

Egidio Vaz Kkkkkk
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 20:40

Euclides Flavio O mais incongruente ainda é dizer que o Canal de Moçambique promoveu uma figura desconhecida em Manchete do seu jornal. Entretanto, o manu Egídio Vaz conta com mais de 3 posts a falar desta figura incógnita. A pergunta é: Numa sociedade digital entre um post no Mural de Egídio Vaz e o Jornal impresso o que tem mais velocidade? Quem está a dar conhecer está figura nos últimos dias? PR, Egídio Vaz ou a Renamo?
Gosto · Responder · 9 · 3 de Março de 2016 às 20:42

Dércio Tsandzana Nem mais, Euclides Flavio.
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 20:42

Egidio Vaz Flávio, o que estou a promover não é Cambuma. É o conhecimento. É o debate.
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 20:58

Euclides Flavio E o Jornal?
Gosto · Responder · 3 · 3 de Março de 2016 às 21:04

Ariel Sonto heheheh... cada contradicao do Vaz.
Gosto · Responder · 3 · 3 de Março de 2016 às 23:37

Kuyengany Produções Jah percebeu o Bom do Doctor
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 0:34

Egidio VazAriel Sonto, contradição é um termo pronunciado por quem sabe argumentar. Não se lança para o ar de qualquer maneira.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 4:28

Ariel Sonto Fique nessa de que nao sei argumentar.

Gildo Afonso Em minha opinião, acho que Cambuma não é individuo fora da Renamo e não constitui perigo. Ora vejamos: há seca em Maputo e quase toda região sul do país -é um perigo ou não é?
Há muita fome no país - é perigo ou não é?
Do momento, não há transitabilidade condigna entre os distritos Mocuba Molocue e Gurue, devidos a pouquíssima chuva que caiu ontem - é perigo ou não? Raptos? Emprego? Habitaçao? Paz? Pobreza? Energia? Saude! Educaçao? Corrupçao? Frelimo com a intolerância politica?
Senhores académico sei lá, pressione o governo a olhar o que é prioridade e resolvê-lo.
O governo diz quer, ou não da paz, mas entulhou 2000 mil soldados para caçar Dhlakama na parte incerta. Vamos aonde com essa atitude meus caros académicos? Quem quer PAZ, tem de ser pró- GERRA.
Gosto · Responder · 10 · 3 de Março de 2016 às 20:32

Ricardo Valentim Porque razao a gente se preocupa em ler o que Unay, Unity, Unam-se, Unemo-nos...escreve?
Este Homem mesmo sem foto de perfil teria o mesmo nr de seguidores.
Ele usa uma linguagem pra o campones e pescadores de la onde nao acesso a nada perceber.
Vem ai uma radio. Kkkkkk
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 20:40 · Editado

Kuyengany Produções Resistência

Bruno Andre Chemane Mano Egídio, já reparou que esta mesmo fazendo valer o seu ultimo post sobre este Unay? Definitivamente esta sendo a figura do momento. O que condenou o Canal de Moçambique de faze-lo esta fazendo o mano Egidio. Ignoremos este Unay. Não é digno de roubar o nosso precioso tempo.
Gosto · Responder · 3 · 3 de Março de 2016 às 20:40

Stenio Semente Falou e disse.


Gildo Afonso Mano Egidio, és um académico mas para o assunto de Unay Cambuma, meu caro não tens razão.
Deixaste a sua academia decidiste atacar um tal de Cambuma. Vire a suas investigaçoes para os priioblemas que citei antriornente. Aí, o senhor sais um Nobel.
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 20:42

Flores Quita Das Flores Bem haja Unay Cambuma
Gosto · Responder · 7 · 3 de Março de 2016 às 20:42

Henriques Malas Assim estás a dar a informação que o presidente nhyusi queria? 1-saber quem é esse unay 2-a sua localização pelo meu ver o senhor é um alto informador? Quantos meticais o governo ou o partido frelimo irão te dar? isto é o cúmulo da fofoca força nesta tua nova carreira lol.
Gosto · Responder · 7 · 3 de Março de 2016 às 20:42

Emanuel Anti-Heroi Nkojola Mano Vaz, porque falar dele? Voce o eleva com isso. Se nao gostas dele PARE DE FALAR DELE.
Gosto · Responder · 7 · 3 de Março de 2016 às 20:45

Jonas Malheiro Eduardo Pessoal esse n egidio
Gosto · Responder · 4 · 3 de Março de 2016 às 20:55

Nenê Da Conceiçao Machate Leiam com atenção... Dr Vaz, mal interpretação do texto mas, muito dentro da Razão. Essa história ficará igual a do ator do filme de Jesus. Imensamente grata!
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 20:55

Francísco Namarocolo Quem se opõe aí Unay talvez seja um G40, supunho que seja o caso do Egídio Vaz, ele deve estar a concorrer a uma vaga no famoso e criminoso grupo G40. Qualquer um que tenta contrariar as publicações de Unay, como esta tentar fazer o Egídio Vaz, deve provar o contrário. O Egídio deve saber que entre os varios internautas que por vezes visitam esta página (facebook) e leem os textos de Unay também foram a escola, não são meros consumidores de informação, muito menos simples analfabetos. Alguns deses internautas possuem níveis muito avançados de escolaridade, Mestrado e Doutoramento. Por isso, por favor, Egídio, Deixe o Unay nos fornecer a informação, não importa quem ele seja, se usa pseudônimo ou fotografia de alguem, isso não é relevante. Por favor, Egídio.
Gosto · Responder · 9 · 3 de Março de 2016 às 20:58

Nando Conceicao Parece que andas preocupado com o tal tipo,se nao e nada nao tens de perder tempo falado dele meu caro,com todo respeito que te tenho jali posts teus muito melhores.
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 21:03

Mateus Sansao Mondlane G41
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 21:04

Octávio De Jesus Domingos Saying the truth about a verbal criminal doesn't mean jealousy. As a matter of fact crowds who have never seen a picture of him ,either of Matsangaissa, for sure believe on that.Ver Tradução
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 21:06

Bruno Costa Português se favor...
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 22:54

Octávio De Jesus Domingos Estava a responder alguém que fê-lo não em português não sei com que intuito...
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 15:40 · Editado

Kuyengany Produções Tu resposta é uma burla
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 0:29

Octávio De Jesus Domingos Entenda como achar... Se é que o termo burla se aplica neste caso. Sou responsável só e somente pelo que digo, não pelo que entendes.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 15:40

Kuyengany Produções Estamos Juntos


Emilio Luis Liango Eu que nem conhecia o tipo deixem me informar
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 21:11

Avelino Namarrocolo Haaaaaa Egidio Vaz, Cambuma nunca disse que era Matsangaisse e mais o facto d usar a foto dele nao eh nada mau, quantos Nyusis, Dlhakamas, e gente famosa morta e viva usams as suas fotos? Aconselho le a desbloquear o Cambuma e conversarem bem, parece que ele lhe conhece bem de Mutarara, as tantas sao familiares e ambos familiares d alguns irmaos que estao em kapise.

Alexandre Rui Pita Donquene Cada coisa da nossa patria amada.não nos preocupemos com o cambuma...deviamos sim , a subida dos produtos e a depriassao do metical face ao dolar.....unay cambuma xta bm de vida e acredito eu k faram o possivel de o encmtrar mas nao conseguirao.
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 21:12

Fernao Pengapenga Pois é! Quem poderá se gabar em ser dono da verdade? Não basta desmentir que 2+2 não são 3. É preciso saber dizer que são 4. Eu questiono as peças de Unay, mas isso não me dá autoridade para desmenti-lo. Não me parece que Unay esteja a profanar André, apenas toma este como ídolo. Isso é perfeitamente normal como é normalíssimo usar o pseudónimo.
Gosto · Responder · 10 · 3 de Março de 2016 às 21:41

Benerth Ralc concordo em pleno, se reparar muitos ha por aqui k usam figuras no perfil, como de Samora, Mandela e.t.c e ninguem abre a boca.
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 22:48

Kuyengany Produções Venceremos!

Flores Quita Das Flores Acho que o Unay tira sono do proprio Egidio Vaz
Explico porque, a quando do primeiro post sobre Unay Egidio disse que Destacou o Jornal Canal de Moçambique nao Unay
E agora?...Ver mais
Gosto · Responder · 19 · 3 de Março de 2016 às 21:45

Cléo Marley Mafu Do nada Unay virou estrela e anda de 'dedo em dedo'.
Gosto · Responder · 10 · 3 de Março de 2016 às 21:58

Jacky Jose Jacky Wamama
Gosto · Responder · 5 · 3 de Março de 2016 às 22:00

Ngonhamo Ngonhamo Quando o odio e revalidade politica esta em causa ,ha risco de se ver erros em tudo que o homem faz.Por favor tragam nos temas e debates com foco de racio util e que possa nos valer a pena ,nos nao lemos para devertir nem debatemos para apoiar as desavensas indeviduais.
Gosto · Responder · 4 · 3 de Março de 2016 às 22:03

Belito Mb ...."um indoviduo bem identificado,
..." diga nos Dr, quem e afinal de contas o Unay cambuma?
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 22:08

Mulopwana Murrom'pwe Nem ele sabe...ja nos trouxe um falso nome a anos atras
Gosto · Responder · 5 · 3 de Março de 2016 às 22:26

Edson EL Boxeador Hahahaha Cleto.

Nelson Machona 1+1=2
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 22:09

Neclino Chaphata Sempre atacando Unay Cambuma!! Parece que quer ocupar o lugar dele nas Redes Sociais.

O dia que Unay decidir contra atacar, ai sim! Será um Caos!
Gosto · Responder · 9 · 3 de Março de 2016 às 22:12

Flores Quita Das Flores Outra coisa, essa missão de procurar saber quem é o Unay é encomenda de quê
As vezes os homens perdem foco de cuidar dos seus lares e investigar outros homens...Ver mais
Gosto · Responder · 18 · 3 de Março de 2016 às 22:27

Ebenezer Eben Ta doce isso!


Amomge Rafael Macuacua Esse unayunay acho nada mais faz do que informar o que esta a acontecer de mau dentro do nosso país e que o governo tenta esconder
Gosto · Responder · 8 · 3 de Março de 2016 às 22:28

Jainito Pedro Assustado com o presente post. O cambuma disse nos seus posts k o prof egidio vaz era seu inimigo e o Prof nao reagiu aquelas acusaoes. Hoje parece provando isto. Tentando procurar chamar atencao p um possivel aconselhamento..kkkkkkk.abraco prof
Gosto · Responder · 8 · 3 de Março de 2016 às 22:33

Luciano Mapanga O Dr. Vaz acabou popularizando ainda mais a figura do Unay em relação ao jornal Canal de Moçambique.
Gosto · Responder · 5 · 3 de Março de 2016 às 22:34

Assane Salate Continue a escrever estamos numa fase de consumo, havemos escolher oque pode nos servir.
Gosto · Responder · 6 · 3 de Março de 2016 às 22:34

Jose Chirruco Egídio sou seu admirador e seguidor. Esse unay já mexeu com muitos de nós. Alguns o idolatram e outros o chamam nomes., mas no fim todos temos o seguido até ao ponto do nyussi se preocupar. Agora voltando a sua deliberação como queira não ouve ao lado dos... Puxe para a verdade. Sabes porque o beirão luta em Angola? Eu não sei
JR Agogo FDS estão morrendo nos combates e os familiares não sao informados , qual é o problema de Unay informar as famílias via fbook?
Responda-me Dr.

A frelimo organizou embuscadas contra o Dhlkma usando meios e recursos que deviam servir , proteger o povo. Fica mal o Unay denunciar isso?
Responda-me Dr.

Usaram o dinheiro do povo para comprar armas para matar o Dhlkma, mentiram que gastaram o dinheiro para aquisição da famosa EMATUM. Concordas com isso?
Faz mal o Unay denunciar?
Responda-me Dr.

Membros e quadros da renamo estão sendo marginalizados , perseguidos, assassinados por aqueles que acham ser donos do País. Está bom isso?
Onde está o problema do Unay em trazer os nomes dos que planeam e praticam isso?
Responda-me Dr.

Imagine se o unay é um grupo de pessoas que achou promover a imagem da renamo e denunciar oque se faz nas escondidas contra o povo e, usam a foto do Matsangaisse para que esta fique patente nos corações dos Moçambicanos, onde está o erro?

Obs: Dr critica este indivíduo pelo facto de usar foto que não é sua , porque não criticou O DOM DINIZ SINGULANE que usou a imagem da igreja para conseguir tirar o Dhkma do esconderijo para o matadouro?

2--Porquê não criticou bandidos da frelimo que usam a imagem da SOCIEDADE CIVIL para sair arua a tratar assunto que tem haver com o seu partido?

3-- Sr Dr deve criticar aqueles pastores e padre que roubaram a imagemda da igreja para "LAVAR A IMAGEM do GUEBUZA aquilo que chamaram de Bons Feitos.

Quem é contra a verdade é a favor a falsidade.
Perdoe-me Dr.
Gosto · Responder · 29 · 3 de Março de 2016 às 22:43 · Editado
Ocultar 16 respostas

NicriSs Manejo Jr. Subscrevo
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 23:03

Hilario Afonso Tomo assino...
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 23:52

Adriano Novela Pegou pesado. He he he...
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 0:09

Kuyengany Produções
Traduzido do Inglês
Sim SenhorVer Original
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 0:18

Valgy Agy Hipocrisia
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 0:21

Aderito Sadiga Sadiga Espero que hajam respostas para essas perguntas
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 1:05

Nelson Jose da Silva Vamos aguardar pelas respostas do rancoroso Egídio.
Ebenezer Eben Nunca vai responder isso!
Mas se perguntarem o que Unay jantou ontem, talvez responda!
Gosto · Responder · 3 · 4 de Março de 2016 às 9:57 · Editado

Edson EL Boxeador Hehehehe FB está quente.
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 7:31

Alfredo Bila Concordo plenamente contigo.
Alfredo Bila I love this guy or Unay Cambuma. He is the best.Ver Tradução
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 8:19

Nelson Badaga Badaga Eis a questão...

Arnaldo Tivana Ilustre Egidio Vaz, um reparo o Conselho Municipal da Beira não atribuiu nenhuma rua a André Matsangaíssa mas sim uma rotunda localizada entre Av. Acordos de Luzaka e rua Kruss Gomes. Quem me dera se o herói tivesse uma rua ou Av em sua memória.
Gosto · Responder · 15 · 3 de Março de 2016 às 23:18 · Editado

Egidio Vaz Obrigado. Deixarei assim para provar a sua correção. No fim irei colocar a adenda. Obrigado mais uma vez
Manuel Fernando Belas palavras... So que infelizmente estamos numa sociedade em quando aparece um a tecer um comentário contrário a um grupo que se auto intitula de analistas, é vilipêndiado, vaiado, chamado...hoje por exemplo o dr Egídio so por uma pequena observação ao boneco unay é chamado nomes como G41...kkkkkkkkk... Será que é possível todos pensarmos da mesma maneira simultaneamente?? Impossível.
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 22:40

Manuel Fernando Força dr Vaz, continua a ser críticas equilibradas e apartidárias para o fortalecimento da nossa jovem democracia. Força, Moçambique precisa de pessoas como o Sr.
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 22:43

Adriano Novela Cuidado, com a tua foto de lerfil poderás ser o próximo alvo do ilustre historiador.
Gosto · Responder · 4 · 4 de Março de 2016 às 0:20

Nelson Jose da Silva Parece que o Sr ai esqueceu-se da foto que usa e recordou do Unay Cambuma. Criticar sem antes reparar em ti é um quadrado do erro.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 1:30

Manasseis Nhachungue Kikiki; Eish yeah!
Veio a correr chamar o Unay Cambuma de boneco e nem teve tempo para reparar que está na mesma situação da questão em debate.
Já agora, dr Vaz; o que dizer do Che-Guevara?
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 4:52

Ebenezer Eben Bwakakakaka... Este filme anima pa! Peço intervalo, quero fazer xixi!
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 7:07

Dércio Alfazema Caro Manuel vai mudar o discurso ou a foto de perfil? Ou estamos perante outro Unay? Hehehehehe boa sexta feira.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:33

Armando Pedro Eisxx... cómico!

Manjor Lopez Portugal São muitas, as pessoas que usam as imagens do Mondlane, d Samora e até da bandeira de maçaroca nos seus perfis , Prq é que isso não pode constituir uma grave preocupação para ti sr Vaz?
Para a sua análise, as figuras da FRELIMO são:
-MENOS IMPORTANTE QUE ANDRÉ MATSANGAISSE?
-É UMA MANEIRA DE AGITAR OS QUADROS DA RENAMO DE MODO A IMPEDIREM O JORNALISMO DE Unay Cambuma EM BENIFICIO A FRELIMO?
-É SIMPLES CIÚME...?
-OU É UMA MANEIRA DE ADQUIRIR O PÃO QUOTIDIANO NO BOLSO DA FRELIMO?
Gosto · Responder · 12 · 3 de Março de 2016 às 23:12 · Editado

Manuel Fernando ....*continua a fazer críticas...
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 22:43

Ebenezer Eben Serás o proximo alvo!

Alfredo Macuácua Não vejo nenhum problema em, primeiro, usar pseudônimo, mais, usar imagem duma personalidade, como sua; quantos não usam a imagem de Che Guevara, de Mondlane, de Samora, de Dlhakama, etc... Agora, se o que o "tal" de Unay Cambuma escreve, é verdade ou não, a responsabilidade é dele. Concordamos ou não, esse "é outro capitulo". O resto é o resto!
Gosto · Responder · 12 · 3 de Março de 2016 às 23:08 · Editado

Alfredo Bila Concordo plenamente contigo.

NicriSs Manejo Jr. Agora ele virou o polémico,por nos trazer informaçôes ou é polemico por causa da foto do seu perfil ?
Gosto · Responder · 8 · 3 de Março de 2016 às 23:07

Alfredo Bila Concordo plenamente contigo.

Danilo SilvaManuel Marques..veja isto
Gosto · Responder · 3 de Março de 2016 às 23:14

Dércio Alfazema Cambuma tornou-se num grande mistério que nada me surpreende se amanhã me disserem que afinal ele é o próprio EV...
Gosto · Responder · 16 · 3 de Março de 2016 às 23:22

Stenio Semente LOL
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 0:13

Ebenezer Eben Tiko 15!!!!

Aurélio Simao Dr Egidio disse que André Matsangaissa é herói, se Marcelino dos Santos ouvir isso vai perder sono, vai perder apetite de comer, não vai ter vontade de beber e se não desmaiar é sorte
Gosto · Responder · 7 · 3 de Março de 2016 às 23:30

Egidio Vaz Isto é com eles.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 4:19

Ebenezer Eben Kkkk... Este filme ta animar, peço intervalo, quero fazer xixi!

Hilario Afonso Tomo para mim o futuro eh agora...
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 23:40

Hilario Afonso Tomo unay cambuma nao mata pessoa so tira roupa aos malucos kkkkkk nunca vou esquecer esta...ele eh um astro
Gosto · Responder · 9 · 3 de Março de 2016 às 23:43

Francey Zeúte De facto, se a Renamo nao reage é porque aprova o uso da imagem de Matsangaissa por esse profanador. E sendo o tal um individuo que recorre ao insulto e desrespeito por quem pensa diferente dele a Renamo devia incomodar-se com essa associacao. Pois, penso(amos) serem lutas da Renamo o respeito pelos direitos dos cidadaos e instituicoes deste pais. Contudo, so podemos aguardar para ver se depois deste alerta, em tempo util a Renamo se toca.
Gosto · Responder · 2 · 3 de Março de 2016 às 23:45

Muzila Wagner Nhatsave kkkkkk Dr Dercio Nicolau
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:43

Francey Zeúte Loucura autentica. Seguem um tipo que assume que insulta todos aqueles que pensam diferente dele.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 10:38 · Editado

Muzila Wagner Nhatsave SAO ESSES OS DITOS DEMOCRATAS
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 9:06

Muzila Wagner Nhatsave CAMBADA DE hIPOCRITAS ISSO SIM.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 9:06

Francey ZeúteMuzila Wagner Nhatsave Democratas do raio.
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 10:39

Gerson Mechisso Agitadores de uma égua!

Carlos Felisberto Sozinho doutor egidio kkkkk
Gosto · Responder · 1 · 3 de Março de 2016 às 23:45

Albino Muchanga As perdizes estao num ataque feroz ao Egidio.
Gosto · Responder · 4 · 3 de Março de 2016 às 23:58

Egidio Vaz São perdizes analfabetas. Não é com estes que se chegará ao poder. Estas perdizes acabam na frigideira, fritas para o petisco
Gosto · Responder · 3 · 4 de Março de 2016 às 4:17

Albino Muchanga Conheco-as, para elas nao existem ideias contrarias as que defendem. Atacam a pessoa e nao a ideia. Para elas, dizer algo contra a RENAMO e sinal de FRELIMISMO e por isso insultam. Lamentavel.
Ernesto Artur Artur Urias nao tinha edeias d jhakamq
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 0:44

Egidio Vaz Está a ser um bom exercício de bloquear imbecis. Nunca devia ter admitido a entrada destes não-pensantes na minha vida. Quem atacar-me directamente será bloqueado. Quem quiser comentar, que comente ou ataque as ideias. Quem não poder, que se limite calado.
Gosto · Responder · 7 · 4 de Março de 2016 às 4:15 · Editado

Sergio Ribeiro Apoiado mano Vaz. Não tolere abusos e o desrespeito, pois as pessoas podem muito bem comentar sem te ofender. Agora já dizem que és da oposição(deles no caso). Eish, naco nada juro. Expor as suas ideias é proibido neste país, se não és da oposição.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:08

Alfredo Bila Concordo plenamente contigo.
Alfredo Bila Nem é por aí. Eu acho que estão a ver as declarações controversas Sr. EGÍDIO VAZ.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:13

Egidio Vaz Que controvérsia é esta? A controvérsia é relacionada com a razão do CONTEÚDO ou INCLINAÇÃO POLÍTICA
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:15

Alfredo Bila Não meu caro. O caso aqui é que o meu compatriota Egidio Vaz contrariou todo o ideal do Cambuma e a indiferença que está demonstrando está gerar algumas críticas da parte dos que acreditam no Cambuma.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:28

Muzila Wagner NhatsaveEgidio Vazmeu amigo . nao perca tempo com acefs . Voce ja viu um adepto mudar de clube, mesmo sabendo que nao vale nada o clube dele. Exemplo meu que sou sportinguista embora saiba que sao uns pulhas. E o mesmo que acontece aqui. esta gente esta cega. Nao pensou no que escreveste. Para eles o Unay e o expoente maximo das suas ideias e crenças. Infelizmente esses adeptos que so sabem chamar de nomes aos outros e se vitimizarem, com essas atitudes mostram ate que sao piores que os outros que eles odeiam. Sao vingativos, intolerantes, imediatistas e acima de tudo irresponsaveis. Nao imagino este pais nas maos desta gente.um caos autentico, perseguiçoes e inveja a reinar. ai cairiamos nos caos mesmo.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:48

Zacarias Boane Essa tua nova face me surpreende EV...

Rosario Fome Long live Unay Cambuma.
Gosto · Responder · 2 · 4 de Março de 2016 às 7:25

Alfredo Bila Concordo plenamente contigo.
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 8:10

Egidio Vaz Down with Cambuma.Ver Tradução
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:27

Alfredo Bila Kakakakakakaka..... No problem. I used to select what I want when I read anything. I'm free man.Ver Tradução
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:32

Rosario Fome Kkkkkkkk. Egidio
Rosario Fome Long live Unay Cambuma
Gosto · Responder · 3 · 4 de Março de 2016 às 7:31

Alfredo Bila Concordo plenamente contigo.
Alfredo Bila Okay. Meu caro compatriota Egidio Vaz, eu te entendo muito bem. Mas Unay Cambuma é um mito. É o que é.
Gosto · Responder · 4 · 4 de Março de 2016 às 8:08

Alfredo Bila Mas também há algo muito estranho aqui. Eu não acredito que é a mesma pessoa. Pois são parecidos mas não é o mesmo homem. Tem dois professores na UEM que são parecidos mas nem são irmãos muito menos gêmeos.
Gosto · Responder · 3 · 4 de Março de 2016 às 8:22

Alfredo Bila Opinião é opinião.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:23

Egidio Vaz Deve ser opinião. E não insulto ou adjetivação.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:26

Alfredo Bila De facto. Isso é bonito. Assim provamos que somos dignos de estar a falar na sala de aulas e de fazermos parte desta sociedade oprimida e cheia de oportunistas.

Joaquim Luis Drink Drink digníssimo Egidio Vaz, náo vejo nenhum problema do cambuma informar o povo, pois, os orgãos sociais se especializaram em omitir a verdade, e saiba k o povo moçambicano tem capacidade para distinguir a verdade da mentira. "quem nada deve nada teme"
Gosto · Responder · 4 · 4 de Março de 2016 às 9:02 · Editado

Egidio Vaz De facto eu também nao vejo nada em fazer propaganda. O meu problema está bem identificado. Com o tempo e porque de facto está se tornando famoso, a figura de André Matsangaisse será associada a do Cambuma, distorcendo irremediavelmente a história de quem a Renamo guarda com muita reverência. O que estou a dizer já foi feito nos inicios dos anos 2000 quando a Mcel decidiu sem consentimento em usar as imagens de Samora e Mondlane em suas publicidades, incluindo o hino nacional. Deve ser por pensar de facto, que estou a passar mal.

Daniel Roagem Fungulane Quando o seu filho vir morrer doutorzinho ai não vai levantar está opinião de lambebotismo eu ja sei o que você quer,deixe o homem em paz pôs nada de mal há na verdade precisamos coisas concretas.
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 8:57

Albino Muchanga Escreve sem ofender Daniel! Morte? Doutorzinho, porque?
Gosto · Responder · 2 · 4 de Março de 2016 às 9:10

Egidio VazAlbino Muchanga deixa-lhe, já era este ai. Bloqueei-lhe
Gosto · Responder · 2 · 4 de Março de 2016 às 9:28

Zacarias Boane Finalmente a carapuca caiu, EV perdeu a frontalidade de debater ideias, agora o lema he bloquear quer discorda com o teu pensamento. Forca, bloqueia todo mundo...
Gosto · Responder · 1 · 4 de Março de 2016 às 13:00

Elísio Nhantumbo Daniel devia ter vergonha na cara. Onde entra o filho do Egidio no debate? Ainda falando de morte. Debata o texto que e apenas um apelo a preservacao da historia da tua RENAMO. Devias agradecer no minimo.
Gosto · Responder · 5 de Março de 2016 às 8:40

Elísio Nhantumbo Caro Boane que ideias ha no comentario do Daniel pra debater?
Gosto · Responder · 5 de Março de 2016 às 8:42

Elísio Nhantumbo Caro Boane que ideias ha no comentario do Daniel pra debater?
Gosto · Responder · 5 de Março de 2016 às 8:42

Elísio Nhantumbo Caro Boane que ideias ha no comentario do Daniel pra debater?


Muzila Wagner Nhatsave Egidio Vaz meu amigo . nao perca tempo com acefs . Voce ja viu um adepto mudar de clube, mesmo sabendo que nao vale nada o clube dele. Exemplo meu que sou sportinguista embora saiba que sao uns pulhas. E o mesmo que acontece aqui. esta gente esta cega. Nao pensou no que escreveste. Para eles o Unay e o expoente maximo das suas ideias e crenças. Infelizmente esses adeptos que so sabem chamar de nomes aos outros e se vitimizarem, com essas atitudes mostram ate que sao piores que os outros que eles odeiam. Sao vingativos, intolerantes, imediatistas e acima de tudo irresponsaveis. Nao imagino este pais nas maos desta gente.um caos autentico, perseguiçoes e inveja a reinar. ai cairiamos nos caos mesmo. Confundem as coisas e nao sao coerentes.. eu e tu nos batemos inumeras vezes e assim vai continuar a ser.porque debatemos ideias e discutimos factos. As pessoas falam muito de democracia e liberdade, enquanto nao sabem e nem entendem nada disso. basta alguem pensar diferente, prontos vira G40. SERAO ESSES MELHORES QUE OS OUTROS.
Gosto · Responder · 2 · 4 de Março de 2016 às 9:04

Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Por mal interpretaçao(?) do Post, o Ilustre Egidio Vaz, mwana cena, familia N'Khutche, é atacado por Zangoes (Uma categoria de abelhas). Ouvir e perceber, falar e explicar, olhar e observar sao termos totalmente diferentes.

Nito Ivo Amigo, este post fala sobre muitos assuntos, embora a sua pretensão seja usar tais assuntos como satelite a volta do principal. Eu vou começar de um assunto satelite (imagem de Jesus). Quero dizer apenas que esta imagem, este homem-jesus maquiado não foi inventado neste filme. isso é o meio, ou se calhar a materialização do que dizes que pode acontecer com a figura/imagem do fundador da Renamo. Este jesus foi copiado da imagem de Leonardo Da Vinci impressa no sudário de Turin. Penso eu de que este exemplo enquadra-se melhor na coisa da imagem de Cristo. Antes da revelação da imagem do Leonardo Da Vinci neste pano Cristo era representado sem barba. Este (teu) cristo do filme é copia. Outro assunto satelite é esta grandeza que se pretende dar ao fundadorda Renamo. Eu de facto estou convencido de que ele é bandido marginal. O cerne do post, este tal de cumbama olho com piada. Simplesmente não acredito. A maior preocupaçao é ver este assunto a merecer destaque nos debates nacionais à nível da nata dos intelectuais moçambicanos. No jornal até entendo.
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 9:28

Kuyengany Produções Podes trocar em quinhentas por favor?


Basilio Maússe Masta-Bam Ao faler dele, sem se apercerber xta eleva-lo ainda mais porqe os teus seguidores ficarao curiosos e vao nuscar a sua pagina e logo ao se deparar com relatos de ataqes e vao lhe seguir porqe sao bifes qe toda gente qer saber do momento. Por mim seria melhor ignora-lo para nao torna-lo famoso ainda mais.
Ebenezer Eben O filho que nao é bem servido em casa, come na rua! Os orgaos competentes que vivem dos impostos do povo, que deviam informar o mesmo povo, voces ocuparam, so pra falar mal e diabolizar a oposiçao. Por isso as pessoas se apegam a quem preenche o vasio, que os que deviam faze lo, nao o fazem. De quem é a culpa??? Ex; Unay cambuma postou dia seguinte, sobre a emboscada de Zimpinga no ataque ao lider da Renamo, ele falou de pessoas que conheço. Um deles foi o visinho de um grande amigo meu o tal de Ngungunhane que foi abatido. Muitos desmentiram, mas 3 ou 4 meses depois a verdade veio a tona, era verdade! A pergunta é; Unay é mentiroso mesmo????
Gosto · Responder · 6 · 4 de Março de 2016 às 9:51 · Editado

Kuyengany Produções Jah Love Bless Guide and Protect You Sister Eben

João Tsuvale A escrever...
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 9:54

Iraliny Blanca Guerra yuuuuuuuuuu
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 10:37

José Luís Há materia neste post pra refletir meus caros.
Gosto · Responder · 4 de Março de 2016 às 11:42

Tuno SofrinhoEgidio Vaz estás a ser fraco como pessoa se alguém ataca sua pessoa não deixa de ser um pleno exercício acadêmico e tens que mostrar firmeza e enfrentar as criticas elas nos ajudam a crescer e desenvolver a nossa personalidade
Gosto · Responder · 2 · 4 de Março de 2016 às 11:49

Tomás GuimarãesEgidio Vaz aconselho a não bloquear ninguem pelo menos saberas na hora quem,sao teus inimigos esses n te apobtarao o dedo de traz pk dao a cara ai enfrente-os como sempre e veras que n vais perder nada unica coisa que lhe peço é nao desça ao nivel deles
Gosto · Responder · 2 · 4 de Março de 2016 às 12:08

1 comentário:

Anónimo disse...

Durante a guerra dos 16 anos a Frelimo cometia crimes horríveis contra a Humanidade e vinha dizer que eram protagonizados pela Renamo. Como exemplo,queimavam casas da população,matavam pessoas.Depois passavam a apregoar que a Renamo é formada por bandidos e nós acreditávamos nessas mentiras porque não tínhamos ouras fontes de informação. Mas agora a Frelimo tem muita dificuldade de enganar a população,porque tal como Unay , temos muitas fontes oponentes á Frelimo que se esforçam em manter o povo bem informado e isto é bom. Graças o esforço da Renamo a gora podemos dizer que estamos a beira da Democracia descentralizada.E os inimigos da verdadeira democracia estão desesperados.