quarta-feira, 29 de março de 2017

COM A PROIBIÇÃO DO USO DESSES ITENS, SERÁ QUE UP NÃO ESTÁ A EXIMIR-SE DA SUA REAL FUNÇÃO?




Cada casa tem as suas regras. Porém, algumas exigências as vezes deixam a desejar.
Penso que não é responsabilidade da Universidade Pedagógica​ (UP), andar a policiar a indumentária dos seus pupilos. Uma universidade da dimensão desta academia, deve se preocupar mais com a formação, produção do conhecimento, publicação, gestão de conferências etc. Aliás, hoje a UP já abandou a vocação pela qual foi criada enquanto Instituto Superior Pedagógico. Ademais, está instituição já não forma professores apenas. Portanto, qualquer medida que é tomada a nível interno deve ter em conta o público que consome os serviços oferecidos pela Universidade. Por exemplo, para estudantes do novo curso *Artes Cénicas,* introduzido há um mês, a informalidade acompanha aquela área. Não podemos obrigar que um estudante de Teatro, Música etc ande dentro de fatos sempre. Não podemosr impedir que um estudante não ponha brinco. Quem conhece a ECA sabe de que é me refiro. Portanto, a criação, e a informalidade faz parte da vida académica. Há medidas correctivas que podem ser tomadas. Mas a maioria dessas proibições não bate. Cigarro é um problema para a saúde pública, pode ser banida pois, encomoda a terceiros. Mas shorts e quinquilharia não vejo nenhum mal.
NB: Deixemos esse papel social de controle e vigia para as igrejas. Pois, Universidade é igual a produção.
Carmelo Pontes UP avante com essas proibições, a academia existe para formar quadros não potenciais delinquentes
Rose De Carpio Sousa
Rose De Carpio Sousa KKKKKKKK.... Voceconhece alguns deliquentes formados pela UP no Curriculo anterior? Pensa que essas medidas podem mudar algo? Pelo contario pioram, pois,, estamos a formar um estudante que aparenta cumprir regras e quando sai vive otras coisas.
Carmelo Pontes
Carmelo Pontes Muitas pessoas terminam a licenciatura nem carácter tem, normas básicas de etiqueta e moral são pontapeadas pro lixo, um bom dia não mata ninguém, doutor,
Manuela Manuel
Manuela Manuel Eu, não vejo exagero nenhum, conforme dizes Euclides Flavio, cada casa tem suas regras, pois é, estas são as regras da up e devem ser respeitadas. Deve mesmo proibir isso tudo, não vejo mal nenhum em um estudante de arte estar bem vestido e apresentável.
Rose De Carpio Sousa
Rose De Carpio Sousa Cada casa tem regras sim. Mas essas devem ser revistas. Nao e" um Short e Brinco que entra em contra valores. Eu tive professores educados que vinham de shorts e davam ciencia e nos falavam muito bem sobre valores.
Carmelo Pontes
Carmelo Pontes Manuela Manuel. Gostei do teu comentário Euclides Flavio as vezes exagera fazendo tempestade em copo de água
Lucia Manhica
João Chilengue
João Chilengue Não há nenhum curso que deve ser acompanhado pela informalidade. A missão duma universidade é tambem de transmitir valores. Saber ser e estar. Essa medida só peca por ser tardia.
Universidade nao é lugar para massinguitane
Carmelo Pontes
Carmelo Pontes Grande opinião João chilengue
Rose De Carpio Sousa
Rose De Carpio Sousa Impedir o uso de brinco e" contra ou e" a favor da preservacao de valores? Nao sao calcoes nem brincos deixam os homens sem valores. Va ISARC e ECA e veja como as pessoas vestem e em seguida va googlar imagens de estudantes nas maiores Univerdades do Mundo. A informalidade deve ser entendida com o estar a vontade.
Régis Rembeleki
Régis Rembeleki Rose de Carpio Sousa estás a deriva e dás exemplos sem pragmatismo. Lá leciona-se quase que exclusivamente artes e cultura, enquanto que na UP não. Atenção
Elton Orlando Maiela
Elton Orlando Maiela A questão da indumentária nas universidades deixa a desejar. Um estudante trajar se de camiseta interior e um calção rasgado para faculdade. O vestuário geralmente transmite aquilo que a pessoa é.
Rose De Carpio Sousa
Rose De Carpio Sousa O que deixa a desejar de verdade e" a falta de producao.
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes regras bem vida.....
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes veja perfil universidade de coimbra
Rose De Carpio Sousa
Rose De Carpio Sousa Convido lhe a rever o mesmo perfil hoje. Nenhum estudante de Coimbra e" proibido de por calcoes e brincos e munto menos de tomar uma cerveja.
Maura Mahema
Maura Mahema Já era sem tempo...
Temos que saber estar, principalmente as mulheres, pura vergonha!!!
Parabéns
Rose De Carpio Sousa
Rose De Carpio Sousa Vergonha e" termos uma pessoa formada na UP e nao sabe elaborar um plano de aula.
Maura Mahema
Maura Mahema Rose De Carpio Sousa,só deixei ficar a minha opinião!
Sufaida Moyane
Sufaida Moyane Isso é coisa do "reitor", ele arrasta suas regras para onde for! Kkkk! Concordo, cada instituição têm suas regras, e devem ser respeitadas! Mas hiiii, será que isso vai melhorar a qualidade do ensino ou dos conhecimentos dos estudantes, na UP? niku dhummm...
Delfina Lázaro Mbaila
Abelardo Ngulele
Abelardo Ngulele Parto da ideia de que temos que educar as pessoas para vida não para um sector da vida. Nesta perspectiva a UP não só devia garantir que os estudantes não ganhasse hábito de vestir de uma forma extravagante na universidade como em suas vidas fora do Campus.
Por mim isso que devia servir esse tipo de medidas. Ngulele
Carmelo Pontes
Carmelo Pontes Tive um colega que foi a faculdade de pijama como se fosse um americano de vídeo clipe, onde estamos?
Dias Tembe
Dias Tembe Isso não irá criar conflitos de interesse com a Cervejas de Moçambique? Tinham mesmo de discriminar a cerveja com uma garrafa de Manica?
Euleria Macaba Macaba
Euleria Macaba Macaba Eu concordo consigo primo Euclides Flavio porque nao e a roupa que vestimos nao dita a capacidade que temos, escutem Gente Fina de G2...isso e coisa do Ferrao mesmo! Ao inves de se preocupar com a qualidade intelectual dos estudantes preocupa-se com vestuario, e o resultado e esse que assistimos estudantes com notas muito baixas estao a admitir.
Tomás Queface
Tomás Queface A Universidade Pedagógica devia se preocupar com coisas mais importantes ao invés de focar-se em coisas superfluas. Há muito que vem se discutindo o papel da universidade no desenvolvimento do país, a questão da baixa produção intelectual, etc.

Desde quando Homens com brinco é um item?

Sinceramente.... 😓
Star Neves
Star Neves Parabéns Dr. Ferrão. Força aí.
Rose De Carpio Sousa
Rose De Carpio Sousa Penso que temos conceitos diferentes de UNIVERSIDADE. Algumas pessoas estao a discutir no vazio. O meu entendimento sobre UNIVERSIDADE é próximo ao de Euclides Flavio, Euleria Macaba e Tomas Queface. Uma academia não pode impor a maneira de ser e estar dentro de uma universidade. Mas pode construir um perfil desejado pela instituição para agregar aos seus estudantes. A pouca experiencia que eu tenho sobre intercambio cultural de certas universidades com créditos internacionais bem constituídos nao tem isso, os estudantes sobre cobrados resultados cientificos. O que adianta tirar brinco e continuar ignorante depois da formacao? Alias, uma Universidade deve incorporar no seu leque formação maneiras de ser e estar internacionalmente constituídos. Para que um estudante que vem USP, Bordheux, OX FORD, Mansushutes etc nao se sinta bloqueado no ambito das relacoes coperacionais. Um Brinco uns calções e consumo de álcool nunca foi problema. De tal forma que a maioria das instituições do ensino superior no Pais tem centros sociais onde vende-se álcool. O álcool na academia nunca foi problema. A maneira de consumir eque pode constituir problema. Ademais, no pais não registo de implicações do álcool na academia. As universidades que oferecem licenciatura de na área de artes por exemplo, em nenhum momento devem obrigar aos seus estudantes a tirarem brincos e por calções pois, esses objectos fazem parte da construção cultural. A UP deve se concentrar na produção do conhecimento. A UP deve se concentrar na producao e extensão. A UP deve impor o uso da bata para estudantes-estagiarios porem, bata na sala de aulas e no laboratório. A UP tem muito que se concetrar na sua real funcao. Joao Chilengue, Pontes e Maura que vos disse que uma UNIVERSIDADE DEVE SE PREOCUPAR COM MANEIRAS DE SER E ESTAR? A UP fez algum estúdio para implementar essas medidas ou isso deriva das pauladas do reitor que confunde uma universidade de escola pimaria ou secundaria. Leiam sobre o perfil das universidades que estão no topo do Ranking Universitario. Pois, o que vocês escreveram deriva do sensu comum.
Pita Fundice
Pita Fundice Agarra calma Euclides! Melhor matar a cobra enquanto pequena. Se deixarmos esses habitos continuar nas nossas UP, corremos o risco de ter uma sociedade desprovida de nossos valores culturais. O professor e o espelho e enquanto ele nao se vestir decentemente, os alunos farao o mesmo. Eu confio no Ferrao e no que tange outros aspectos a melhorar que voce menciona, vamos ter paciencia.
Rose De Carpio Sousa
Rose De Carpio Sousa Pita, nossas UNIVERSIDADES precisam mais de Ciencia que esas coisas mesquinhas. Pensa que quem curte shorts nao tem valores?
Pita Fundice
Pita Fundice Por isso eu disse que temos que ter paciencia. Essas coisas parecem mesquinhas hoje. Amanha vai ser dificil corrigir isso quando enraizado. Porque e que exigimos o uniforme, as camisas dentro das calcas aos alunos? Sera que e o uniforme que estuda? Nao. Com o novo Reitos, ja ha mudancas que estao sendo operadas no sentido de dar mais qualidade aos formandos.
Simão J. Nhaposse
Simão J. Nhaposse boa observacao sr Pita.
Neves Nhavene
Claive Elviira Macome First
Claive Elviira Macome First Ferão só traz confusão.
Régis Rembeleki
Régis Rembeleki Esse post é muito subjetivo e infeliz. Se advogas que a UP deve resgatar o seu papel fundamental que é formar docentes e profissionais de várias áreas, achas licito que esses trajam as roupas que foram banidas?
Uma formanda para docente indo a aula de mini-saia, qual exemplo daria para as futuras alunas? Roupas obscenas ou sensuais podem elevar o estima de quem as veste, mas é um atentado ao pudor alheio. Não confundamos liberdade com libertinagem, pois mesmo actores não andam caracterizados.
Rose De Carpio Sousa
Rose De Carpio Sousa Releia antes de comentar se nao iras cair na vergonha.
Euclides Flavio
Euclides Flavio Tenha muita calma. Sugiro que releia antes de emitir qualquer juizo de valor. Em nenhum momento disse isso da forma como refere. Eu disse o seguinte: "Ademais, está instituição já não forma professores apenas. Portanto, qualquer medida que é tomada a nível interno deve ter em conta o público que consome os serviços oferecidos pela Universidade"...
Régis Rembeleki
Régis Rembeleki Já ouviu falar em clientelismo?
Régis Rembeleki
Régis Rembeleki Não se começa a falar ou escrever com expressões conclusivas. Essa é a razão de dar uma percepção meio embassada.
Com essa posição de ter de ter-se em conta os que formam-se em áreas fora da docência, está a insinuar que seja lícito trajarem da forma que foi banida?
Eu dei um exemplo no fim de que um actor não anda caracterizado, pelo que essa criatividade que tentaste defender deve ser aplicada na sala de aulas de um curso específico (artes) e fora daquele meio deve trajar de forma "padronizada".
O que na tua óptica legitima o uso da mini-saia, saias ou vestidos transparentes, blusas de alças que mostram que axilas com a depilação por fazer. Mencionei só alguns exemplos.
Não podes generalizar, pegue partes ou questões especificas.
Zé Joel
Zé Joel Hee..Ta se mal..
João Augusto
João Augusto Escola é para formar e educar. Com essa proibição a UP está a cumprir um dos seus papeis: educar.
João Augusto
João Augusto Agora a UP está a formar também Juristas. Imaginem um Jurista de shorts. Meio caminho andado para o insucesso no mercado. Já ouviram falar de regras de trato social?
Fortunato Machava
Fortunato Machava Força UP, força dr Ferrão que já está a deixar saudades no ministério da educação. Tolerância ZERO mesmo com críticas moçambicano aprende assim mesmo
Euclides Escorpião Anatolly
Euclides Escorpião Anatolly Depois dizem que são académicos. Quando fiz faculdade, eu ia de calções e a minha bicicleta ficava mesmo a entrada do edificio, quando ia de skate ia até a sala de aulas com minha board enquanto a mídia difundir certos valores isso nao vai alterar em nada. A cultura é dinâmica ela caminha para frente, e esse tipo de regras apenas vem de mentes retardadas...o intelecto nao está em como o ser se apresenta mas sim na mente. Ha regras padrão a cumprir agora no campus universitário nao se pode usar capucho, boné? Isso vai aumentar a qualidade de ensino????
Tsemba Mahotse
Tsemba Mahotse Longe de discutir a sensatez destas regras, quero apenas menosprezar o facto das proibiçoes serem usadas como forma forma de forçar mudanças de comportamento numa instituição do ensino. As mudanças deviam ocorrer por meio de consenso e debates entre os formandos e formadores. Deste modo, a razão sairia a vencer apoiada de argumentos convicentes que nos poupariam do barulho como este.
Van Joao
Van Joao Valeu a observavao. Esta ficou.
Van Joao
Van Joao com estes pontos de vista ideologico a up nao estaria a exteriorizar aquilo que sao os alinhamentos da mesma...porem e louvar este principio educacional.
Teixeira Teté
Teixeira Teté Mwana Nsena eh eh eh acabou as descaídas.
Van Joao
Van Joao E obvio que uma boa observsao pode ser um sinonimo de pente fino...as descaidas estao a margem dos pricipios da up.
Anicha Mayela
Anicha Mayela Au invés de se preocupar com a falta de docentes esta preocupado com u nosso vestir estamos na terceira semana de aulas e algumas turmas só tem apenas 2 docentes das 6 cadeiras que temos ,não sei se isso acontece apenas com os caloiros ou todos estamos na mesma
Diamantino Monjane Monjane
Diamantino Monjane Monjane E incrível quando ouço vozes discordantes, no que toca a medida que a up tem vindo a tomar no sentido de desencorajar uso de roupas não adequadas numa instituição pública, como a up.
Katia Luis Nhiuane
Katia Luis Nhiuane Por meio de debates e consensos?? num país em que discursos fazem os dias e os debates semanas mas como é sabido não passam de debates de falácias e esbanjando dinheiro pra sua execução , é na minha opinião caro Tsemba Mahotse que regras sejam impostas sem nenhum direito a contraditorios ainda que não observem a dinâmica Cultural como é o caso das regras acima dispostas!
Tsemba Mahotse
Tsemba Mahotse Ditadora! Definitivamente, ditadora.
Guida Marla Marla
Pita Fundice
Pita Fundice Alguns querem discutir coisas como se passassem dias e noites na UP. Voce vai a UP so para ficar algumas horas. Entao quando voce largar da faculdade tem todo tempo para voltar a sua cultura como de colocar seus brincos grandes, calcoes, mini-saias etc.
Gosto · Responder · 1 · 22 h
Ermelinda Nhantumbo
Nélio Francisco Nfm
Nélio Francisco Nfm Epah! Ainda bem que nos é dada a liberdade de expressão neste fórum, daí surgem várias ideias. Umas boas, outras mas, todas são válidas.
Amigos, o papel da escol vai além de transmitir conhecimento. Ela tem também o papel de transmitir ao estudante carácter, valores e princípios morais, que lhe direcionará a usar os conhecimentos transmitidos de forma eficaz e em favor da sociedade.
Avante UP
Gosto · Responder · 1 · 21 h
Elígio Maúre
Elígio Maúre Em Moz ainda estamos a procura do que é certo ou errado. "Mãos no ar… tatear…"

Não vejo nenhuma lógica nessas proibições. Nenhuma justificação pode me convencer que isso foi uma medida contemplada por supostamente um "PhD"
Fernando Nhaca
Fernando Nhaca Francamente, peça por ser tardia...temos que preservar o nosso eu intimo corporal...sim preservar somente para o escolhido...aliás tal como se disse são futuros professores, juristas etc e se o mal não se corta pela raiz, estaremos a andar célere a imoralidade em instituições...Professoras chegando a escola com saias curtas e transparentes e arrastando consigo o crónico assédio sexual e violações. ..esta de Parabens o Reitor...
Helena Antonio
Helena Antonio O professor é o espelho da sociedade, força Jorge ferrão.
Mwana Nsena
Mwana Nsena Teixeira Teté tas amaradoem nome deJesus
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave kkkk. acho que os professores estavam a ser assediados
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Acho exagero confesso. coisas como saias transparentes e demasiado curtas ate concordo, ha que haver pudor e respeito, mas o resto nao. Talvez porque tenha estudado fora onde no campus tinha bar e restaurantes, launges de invejar. a unica proibiçao que havia era entrar na sala depois de beber. na faculdade a cerveja era mais barata que la fora. iamos a escola nas sesxtas para apanhar bons copos . ninguem ligava tua roupa, iamos de calçoes e chinelos na boa.
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Joao Luis Gomes
Joao Luis Gomes Não se comentam estas coisas . Isto é um estabelecimento de ensino onde as pessoas se formam , para mais tarde serem instrutores e educadores , por isso a indumentária exige-se . E de resto quam vai para lá frequentar não tem 10 anos de idade , mas já é suficientemente adulto para saber estar e se comportar .
Será que o tipo de roupa ou indumentária determina a qualidade de uma investigação científica ou do que pode ser investigado cientificamente?


Nguila Nyangulane Ao que parece.
Francisca Choe
Francisca Choe Em algum momento sim
Cidia Chissungo
Cidia Chissungo Como irmã?
Rafael Ricardo Dias Machalela
Luis Jose Enoque Cuambe
Bitone Viage
Bitone Viage Nenhuma roupa determina investigação cientifica. Ponto fianal
Gosto · Responder · 4 · 13 h
Bitone Viage
Bitone Viage Sera que assim nos não produzimos? Esta é minha colega de turma assim iamos a sala
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Télio Chamuço
Télio Chamuço São vastos os exemplos que nos demonstram que posições extremadas são indesejáveis e costumam trazer resultados que são "parentes próximos" do descalabro.
É preciso que haja equilíbrio, sobretudo para quem tem a missão de dirigir instituições e fixar directrizes obrigatórias aos demais.
O equilíbrio é a chave... E ele – o equilíbrio – está a escassear...
Gosto · Responder · 2 · 12 h
Tony Ciprix
Tony Ciprix Disse Aristóteles, no meio está a virtude!
Miguel Delacasa
Miguel Delacasa Meu irmão, acho que voces que estão na docencia precisam também de ser activos, os professores poderiam exercer alguma pressão sobre as nossas estruturas hierarquicas...(ham desculpa, acordei e percebi que estou a falar de mocambique).
Gosto · Responder · 2 · 11 h
Bitone Viage
Miguel Delacasa
Miguel Delacasa enquanto estive na terra, tentei meter o bico nas ciencias sociais da UP...
Olha, o ministro das saias, ham, o magnifico reitor, tem muito por onde comecar a organizar sua instituicao. Preferiu ir onde não se requer que se toque
Bitone Viage
Bitone Viage Começou pelas tanguinhas que nem tem nada haver.
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Bitone Viage
Bitone Viage Leu o pequeno artigo que partilhei hoje, sobre as coisas que acontecem la na UP?
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela A Lhanguene tem biblioteca? Só quero responder um amigo. Obrigado.
Bitone Viage
Bitone Viage Não tem.
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela E para o reitor isso não constitui problema! Tsc
Bitone Viage
Bitone Viage Não, só as tanguinhas. Kkkk
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Até aqui não entendi a discussão Prof Tony Ciprix. Eu quero deixar em uníssono a sua pergunta. Se o vestir, a altura do cabelo, o ser baixo ou gorducho/gorducha ou o ser filho de camponês... sei lá o que acrescentas influência negativa ou positivamente a qualidade do cérebro? Da ciência que é gerada? Afinal essa é a sua área. Em definitivo a aparência não pode ser o metro neste caso. O respeito sim. Este assunto não me parece tão superficial quanto os Ilustres que me antecederam estão a analisar pipocando. Aprofundem...
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Tony Ciprix
Tony Ciprix Meu irmão Carvalho Carlos Ecole Ecole, o filósofo faz perguntas apenas!
Bitone Viage Não é verdade isso Prof, devemos parar com essa forma classica de caracterizar o filosofo.
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Pode fazer um rap up no final da discussao Prof., creio que nao e aqui onde esta o ponto nevralgico. Vamos que a priori nao quer influenciar a plateia? Vamos ser tolerantes contigo Tony Ciprix, concordando...
Tony Ciprix
Tony Ciprix Um pouco de neutralidade é necessária.
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Mas sem perder o fio da conversa. Quality of Science!
Tony Ciprix
Tony Ciprix Bitone Viage, aproveite comprar alguns livros de Henrique Claudio de Lima Vaz, principalmente " Escritos de Filosofia III. Filosofia e Cultura" das edições Loyola. Foi meu Mestre e me inspiro nele em muitos dos meus pronunciamentos
Tony Ciprix
Tony Ciprix Carvalho Carlos Ecole Ecole, o ponto é, no lugar de nos preocuparmos com fazer ciência na academia, perdemo-nos no nada
Bitone Viage
Bitone Viage Anotado mas só posso comprar quando estiver a voltar.

Agora meu foco é Ciência Politica, Instituições Politicas e Politicas Publicas. Professor Tony Ciprix
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Concordo contigo Tony Ciprix. Os aspectos culturais integrados a nossa atitude... Determinam a visao!
Tony Ciprix
Tony Ciprix Um determinismo que nos faz trocar o essencial pelos acidentes.
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Disse tudo. Estamos conectados!... Abraco.
Tony Ciprix
Tony Ciprix Bitone Viage, se for assim vais tirar pouco proveito da Ciência Política. Os filósofos estão em peso nesse teu curso, não entendo como diz que por enquanto não
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Bitone Viage
Bitone Viage Nao nego, mas so leio aqueles filofosofos com abordagens filosoficas inclinadas a minha area de especialização, como é o caso de Habbermas, inclusive estou terminado sobre Mudança Estrutural da Esfera Publica: Investigações Quanto a Uma Categorua da Sociedade Burguesa.
Tony Ciprix
Tony Ciprix Boa leitura. Visite a malta Michel Foucault também
Gosto · Responder · 1 · 7 h
Tony Ciprix
Tony Ciprix Mas para alargar o horizonte, não deixe de ler "Pensamento Pós-metafisico" e Conciencia Moral e agir comunicativo do mesmo Habermas. Se tiveres tempo vá visita-lo em Frankfurt
Bitone Viage
Bitone Viage Michel Foucault sim
Bitone Viage
Bitone Viage John Thompson
Bitone Viage
Bitone Viage Jonh Markoff
Tony Ciprix
Tony Ciprix Faça a lista
Bitone Viage
Bitone Viage Esse texto de Habbermas é loucl
Tony Ciprix
Tony Ciprix Nós o lemos na Licenciatura
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Estou perfeitamente conectado contigo. Creio que entendes a profundidade da reflexão que coloco. Não quero apertar o filósofo, mas também me conforta jogar um cheirinho sem medo que os filosofar filosofando continuem descurando do real problema... as vezes a superficialidade...
Tony Ciprix
Tony Ciprix O real problema é a real missão da academia.
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Pleno acordo, so a academia pode desmestificar os misterios da inteligencia humana! Essa que as vezes no lugar de ver a ciencia em tanto que tal pratica o apartheid!... Discriminando!...?
Tony Ciprix
Tony Ciprix Um apartheid num era da celebração das diferenças. Buscamos equalizar
Tony Ciprix
Tony Ciprix Ou seja, é na academia onde se celebra a era da diferença e do respeito pelo diferente. Mas é a mesma academia que quer colocar o grau zero
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Arbitrando um penalti que não existe? Pleno acordo. Mas ai não seria a academia, talvez a visão de alguns seres humaninhos!?
Tony Ciprix
Tony Ciprix Bom, como diz Nietzsche," humano, demasiadamente humano"
Rosendo José Mate
Rosendo José Mate Nós somos mais criterioso do que quem nos impingiu isso! O colonizador ja não exije isso.
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Está visão não faz parte desta discussão. Atrapalha.
Xiluvanhane Djossia Cavele
Xiluvanhane Djossia Cavele We are still far: a roupa em nada interfere na produção do conhecimento científico. Ou trata-se de uma universidade ou uma igreja que se assume super tradicional e conservadora. Estamos numa era em que o absolutismo e discursos totalitários não encontram lugar. Onde está a liberdade e o lugar do sujeito de que o homem do nosso tempo se pode orgulhar? É preciso que sejamos orientados por uma vivência não atrelada ao passado, mas sim a um unknown - desconhecido. É preciso percebermos que a universidade é um espaço aberto.
Gosto · Responder · 2 · 6 h
Isaias G. A. Raiva
Isaias G. A. Raiva kkkkkkkkkkkkkkk. Na verdade ha certos exageros no julgamento pela aprencia, mas na verdade a roupa tem , sem duvidas uma funcao na identificacao da nossa personalidade. Nem imagino um medico sem uma bata branca no hospital. Mas todos sabemos que nao eh a bata que faz o trabalho.. SOMOS SIM JULGADOS PELA NOSSA APARENCIA.
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Mas isso deveria se chamar aberração! Agressão no sentido lato? Descriminação social? O que faz a ciência não é a roupa!
Gosto · Responder · 2 · 6 h
Carvalho Carlos Ecole Ecole
Carvalho Carlos Ecole Ecole Sem querer dizer não se use o fardamento isso é definido como higiene no trabalho...
Maria Manjate
Maria Manjate Há pessoas k exageram na indumentária, chegando mesmo a criar embaraço ou mau ambiente nos locais onde circulam.
Sou da opiniao k todos nós, temos k nos submeter às regras mais elementares, da sociedade onde estamos inseridos.
Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado
Helio Thyago Krpan
Helio Thyago Krpan Não determina não. Mas convenhamos que há trajes e trajes para nos fazermos presentes a instituições.
Nenhuma roupa diz o k temos como conteúdo mas a etiqueta manda respeitar e distinguir praia dos demais lugares.
Não é a roupa k determina a fé do crente mas n iremos semi nus a igreja advogando este princípio.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Tony Ciprix
Tony Ciprix O ponto não é o traje, Helio Thyago Krpan
Osvaldo Matavele
Osvaldo Matavele Quarde suas achas para o tempo de frio meu caro! Parece que na governação seja de qual for o sector entre as escolhas esta tambem a opção por decisões, inpertinente e incovenientes! Vai ver que é por isso que qdo vou trabalhar usando uma polo na 6f sou pouco produtivo!?
Sobre o controlo do vestuário na Universidade Pedagógica
A propósito da campanha da UP em disciplinar a indumentária dos alunos, lembro me de dois episódios que li nas minhas andanças pelos arquivos. Todos tiveram lugar em Maputo em 1979.
Em Maio de 1979 Mia Couto escreveu ao director nacional de Informação, queixando-se dos desmandos que tinham ocorrido no Cine-África. Transcrevo parte do conteúdo da sua missiva:
"Ontem à noite gerou-se grande confusão à entrada do Cine-África: um grupo de milicianos populares, sob orientação da Sede Provincial (do partido), controlavam o vestuário dos espectadores, não deixando entrar na sala de espectáculos mulheres de calças, homens de calças apertadas ou de cabelos compridos. Na altura em que cheguei um considerável número de pessoas aglomerava-se à porta e notava-se um ambiente francamente negativo. Não faço ideia do número de pessoas que foi impedida de entrar mas deve atingir algumas dezenas, a maioria dos quais eram cooperantes estrangeiros."
Em Junho do mesmo ano o Presidente Machel fez um discurso em Maputo condenando saias curtas, calças apertadas e determinados penteados como decadentes e imorais. Ao fim do discurso gritou "abaixo mini-saias" e exortou o povo a combater esses hábitos e modas decadentes. Na Mafalala, um grupo de jovens - muito possivelmente da OJM - levou as palavras do supremo líder a sério e saiu à rua com tesouras e facas. Quem atravessou o seu caminho com cabelo longo e saia curta foi alvo de uma brutal selvageria. Os jovens cortavam o cabelo à força e rasgaram as saias dos que passavam. Quando o caso chegou às autoridades o partido emitiu comunicado a dizer que o Presidente havia sido mal entendido e que a acção dos jovens era obra do inimigo que usava de todos os meios para desvirtuar os nobres princípios da revolução.
Um senhor a quem entrevistei recentemente contou-me como ele foi parar ao campo de reeducação porque trajava calças apertadas - à Jimmy Hendrix - na escola. Outra senhora porque vestia uma mini-saia e tinha unhas pintadas.
A decisão da UP de impor regras de indumentária no campus - bem como as chamadas maxi-saias das escolas primárias e secundárias - tem origem no moralismo puritano que caracterizou a experiência socialista em Moçambique. Nessa altura atingiu proporções aberrantes. As normas da UP podem não reproduzir os efeitos que tal puritanismo produziu há 30 anos, mas é preciso estarmos alerta. Foi muito alto o preço que muita gente pagou devido a estas tentativas do estado domesticar a forma como as pessoas se vestem ou deixam de se vestir. Não sou a favor da indecência, mas sou amante da liberdade acima de tudo.

Benedito Mamidji.
Luciano Mapanga
Elísio L Leonardo
Elísio L Leonardo A cada linha deste post que eu ia lendo, ia ganhando mais admiração por ti, para depois, chegar ao fim do texto e ver que não é teu.... TSK!!!!
Rafael Ricardo Dias Machalela
Taisse Sigaúque
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Com minha pouca idade onde julgam que eu teria tal background? 😂😂😂😂
Gosto · Responder · 2 · 12 h
Elísio L Leonardo
Elísio L Leonardo Na Biblioteca weh
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Elcídio Bila
Elcídio Bila Elisio, admire o conteúdo não a pessoa.
Gosto · Responder · 2 · 12 h
Ariel Sonto
Ariel Sonto Nhanisse
Mauro Steinway
Mauro Steinway Eu nunca vou confiar num lider que policia a aparencia das pessoas. Roupas de mulheres com base em estereotipos machistas e roupas masculinas com base em estereotipos de genero. So isso ja mostra que nao esta preparado para educar uma nacao e trazer progresso algum.
Eu vou ocnfiar num lider que atacar o prioritario, que e a nossa taxa de alfabetizacao fraca, o nosso IDH fraco.
Mbongane Hohigo Molwene Jasse
Mbongane Hohigo Molwene Jasse Estamos de volta ao socialismo comunista, melhor nunca conseguimos despir essa ideologia olhando a nossa democracia e como Estám estruturadas as nossas empresas e o sector público
Gosto · Responder · 2 · 12 h
Titos Cau
Titos Cau Daquilo que sei, a necessidade de regras de indumentaria baseia-se nas tradicoes culturais, espirituais e cosmologicas africanas e nao nao experiencia socialista pos-independencia. Na nossa tradicao o joelho da mulher e sagrado e nao deve estar exposto publicamente. O rigor na indumentaria e importante porque ela 'diz' quem somos. A indumentaria e a extensao do carne que veste nosso espirito. O reitor da UP esta certo e deve set apoiado e defendido daqueles que o atacam sempre que sentem delirios latentes dos hippies dos anos 60 (uma experiencia dramatica na humanidade como atestam a epidemia de toxicodependencia em partucular na comunidade preta dos EUA e a epidemia de SIDA que nasceu na comunidade gay e esta a ser usada como pretexto para colonizar e bloquear os esforcos de desenvolvimento de Africa).
Gosto · Responder · 3 · 12 h
Mauro Steinway Qual dessas regras de indumentaria tem como base a cultura Africana mesmo???
Gosto · Responder · 2 · 12 h
Titos Cau
Titos Cau Sem duvida.
Mauro Steinway
Mauro Steinway A cultura Africana e esta de uma mulher de etnia Tsonga por exemplo???
Gosto · Responder · 5 · 12 h
Titos Cau
Titos Cau A regra que diz que devemos cobrir todas as partes do organismo susceptiveis de estimular o apetite sexual ou que contradiz a identidade do povo ou tribo. Na nossa tradicao o acto sexual tem um significado espirito-cosmologico, independentemente da nossa opiniao ou de aceitarmos ou desprezarmos a cultura africana.
Mauro Steinway
Mauro Steinway Isso e MENTIRA! Controla teus apetites sexuais e nao anda a policiar a vida dos outros. Se nao consegue conter seus apetites sexuais, entao vamos lhe prender por violacao sexual.
Na nossa tradicao. Qual tradicao?? De onde??? Conheco historia Africana. Estou a espera de saber qual e essa tradicao em Mocambique em particular que temos de cobrir o corpo.
Gosto · Responder · 9 · 12 h
Mbongane Hohigo Molwene Jasse
Mbongane Hohigo Molwene Jasse Essa gente leva as regras das casas deles e fazem nas de uma nação isto está a virar arábia saudita ou Afeganistão
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Mbongane Hohigo Molwene Jasse
Mbongane Hohigo Molwene Jasse Porque não declaram estado Islão de uma só vez
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Titos Cau
Titos Cau Achas que essa imagem representa a tradicao africana, antes da sua invasao e destruicao, em Mutapa, Mapungubwe, Sofala, Congo, Akhana, Youruba, Ibo, Kamit, Keneset, Punti, etcEssa imagem mostra os eteorotipos da cultura africana. Os fundamentos da trad...Ver mais
Mauro Steinway
Mauro Steinway Entao estav mulher Tsonga vestiu isso porque foi invasao do Europeu??? A serio???
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Mauro Steinway
Mauro Steinway As mulheres da tribo Mamuila vestem de acordo com estereotipos trazidos pelos Europeus??? Serio??? OUvi isso mesmo???
Gosto · Responder · 4 · 12 h
Mbongane Hohigo Molwene Jasse
Mbongane Hohigo Molwene Jasse Mauro Steinway existem pessoas que nunca lhes levaremos para a realidade, por uma simples razão, a lavagem cerebral neste país vem já a 4 décadas
Gosto · Responder · 3 · 11 h
Titos Cau
Titos Cau Voce acha que conhece a historia de Africa mas na verdade conhece a historia do colono. A sociedade deve ter regras, ate de indumentaria. O trafego tem regras, a escrita tem regras, o comercio tem regras, etc. As regras fazem parte da vida. A ideia de que a pessoa deve conter seus apetites sexuais e nao a indumentaria alheia equivale a dizer que cada condutor deve controlar seu veiculo e nao se preocupar com se os outros seguem ou nao as regras de conducao. Essa e apenas a tua opiniao, que nao tem nenhuma base para alem da tua opiniao.
Mbongane Hohigo Molwene Jasse
Mbongane Hohigo Molwene Jasse As pessoas estão acomudadas na evolução que os outros pó os fizeram, nós Moçambicanos fizemos o quê neste planeta.
Sanito Maria Olga Jorge
Sanito Maria Olga Jorge Esses que olham para as partes de uma mulher ou um homem e pensam no sexo sao doentes. NA nossa tradicao nao se cobre todo o corpo. Vai ao interior da provincia de sofala veras que há pessoas semi nuas. Mas nenhum momento foram violadas. Nao imagino as pessoas vivem no swazi, na S.A, no Lesotho, Botwana, como é que se comportam perante aquelas indumentarias que até os seus superiores vestem. A nossa cultura é Aportuguesada. Por isso nao valorizamos as nossas origens.
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Mauro Steinway
Mauro Steinway Muito cuidado quando usarem qualquer argumento com a expressão "Cultura Africana". Fazem papéis de parvos com frequência. Muito cuidado mesmo.
Aproveito para encorajar a investigação em relação a todos hábitos culturais Bantu antes de abrirem a boca ou os dedos para usarem essa expressão como argumento de desespero.
Gosto · Responder · 4 · 11 h
Mbongane Hohigo Molwene Jasse
Mbongane Hohigo Molwene Jasse Se esse governo com falta de agenda se investissem na investigação das nossas culturas intangíveis para evoluirmos a nossa moderna todos nós apoiariamos
Gosto · Responder · 2 · 11 h
Mbongane Hohigo Molwene Jasse
Mbongane Hohigo Molwene Jasse É mais barato e menos inteligente proibir
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Humberto Filipe
Humberto Filipe Titos Cau ainda a canção do colono ja passados QUARENTA ANOS ???
Com a sua mentalidade vc estaria melhor a viver na Coreia do Norte...!!!
Gosto · Responder · 2 · 11 h
Titos Cau
Titos Cau Algumas pessoas, por desconhecimento da tradicao e sntropologia africana auto-enganam-se. Levam imagens de zonas rurais de povos africanos para justificar comportamentos de aberracoes urbanas. Existe uma Africa urbana que foi devastada pela invasao dos povos brancos da Asia. Muitos preferem ignorar essa realidade e ser mentalmente escravos.
Titos Cau
Titos Cau Sanito Maria Olga Jorge, esses que olham as partes de uma mulher e nao pensam no sexo e que estao doentes, sofrem de impotencia sexual.
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Titos Cau
Titos Cau Aqueles que sao contra a existencia de regras de indumentaria o fazem apenas baseando-se em opinioes pessoais sem nenhum fundamento moral, filosofico, cientifico ou cultural, para alem das suas opinioes. A Coreia do Norte e um pais exemplar contrariamente a imagem propagandeada pela media ocidental. Nao se esquecam que para o ocidente Nelson Mandela era terrorista.
Absalome Guerra
Absalome Guerra TITOS CAU. TAS MAL TA MEU IRMAO
Fatima Mimbire
Fatima Mimbire o que diz quem eu sou 'e o meu caracter, o meu comportamento. Ha muito engravatado ladrao, parecendo honesto, ate ser desmascarado. Nos deixamos de ensinar as pessoas os valores de humanismo e ensinamos preconceitos. Quem disse que a sexualidade das pessoas 'e vista pela roupa as pessoas? Viste a noticia de uma muculmana toda coberta que fazia sexo com cinco homens ao mesmo tempo? entao... foquemo-nos no essencial: caracter, amor ao proximo, benevolencia e sobretudo: controle pelos instintos sexuais. se nao consegue se controlar por ver um par de tanguinhas, pobres dos bebes que serao trocadps fraldas por pessoas que pensam assim, sao um perigo para a sociedade e devem ser tratados.
Gosto · Responder · 6 · 9 h
Titos Cau
Titos Cau O facto de existirem pessoas bem vestidas mas com comportamento desviante nao implica que o vestir e irrelevante. Existem medicos ou juizes 'criminosos', sera que devemos concluir a partir dai que o diploma e irrelevante para ser medico ou policia. Grande parte dos problemas que o mundo enfrenta nos ultimos anos tem origem na sexualidade descontrolada. Qualquer homem normal e afectado quando ve as partes intimas do corpo da mulher, somente os doentes mentais e impotentes sao indiferentes a sexualidade dai surgirem o homossexualismo, dissexualismo, violacoes sexuais, incesto, albinismo, etc. Esses comportamentos sao de pessoas que se recusam a respeitar as normas sociais (que sao baseadas em principios divino-espirituais cosmologicos) e escolhem um estilo de vida desordeiro, isto e, anti-natural.
Fatima Mimbire
Fatima Mimbire e a sexualidade descontrolada tem ver com a forma como as pessoas vestem ou com comportamento? Por exemplo, o consumo excessivo de alcool, pode ser uma causa, a prostituicao, o booling-para as pessoas se sentirem enquadradas e aceites em grupos... (estes aspectos 'e que podem conduzir as pessoas a nao aceitar as normas sociais. Porque corremos para pensar que 'e o vestuario que conduz as pessoas ao sexo? As pessoas viram homossexuais por causa da roupa que vestem? o incesto 'e resultado da roupa que as pessoa vestem (quem... a crianca ou o pai que viola os filhos? o filho que veste os sweggers ou a mae que forca o filho a ter relacoes sexuais com ela?) Assim... na praia e piscina melhor irmos cobertos, pois nao?-porque estamos a autorizar as pessoas a violar outras? Estamos a olhar o problema do lado errado, meu irmao. Eu ja vi meninas bem vestidas serem violadas. As meninas indianas que sao violadas a cada segundo estao com que partes intimas expostas? Vamos tratar dos desvios de caracter, que os problemas todos se resolvem e nao nos temos de incomodar com a roupa das pessoas e a humanidade vai crescer saudavel.
Gosto · Responder · 3 · 9 h
Benedito Sefanhane Posse
Benedito Sefanhane Posse Titos Cau entrou pelo mato com essa de cultura africana, faça me o favor, de ir as machambas logo pela manha no campo, lá onde estão preservados os hábitos e costumes africanos, ha-de ver dezenas de senhoras cultivando de tronco nu.
Gosto · Responder · 4 · 8 h
Benedito Sefanhane Posse
Benedito Sefanhane Posse Cobrir os joelhos e os seios é cultura ocidental, tem raízes no cristianismo, religião que imposta aos africanos pelo colonialismo.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Fatima Mimbire
Fatima Mimbire O problema 'e que as pessoas teem mente suja. veem uma mulher e so estao a ver sexo. isso nao tem nada ver com a roupa. daqui a mais um pouco vao mandar as mulheres ficarem em casa, so pelo facto de serem mulheres. estamo a caminhar para la. kkk
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Valdo Mlhongo
Valdo Mlhongo Diz-se que o nosso exterior é o reflexo do nosso interior. Ok, sei que isso é discutível ...mas convenhamos, a vida em sociedade implica obedecer certas regras imposta pela sociedade. Não podemos viver como a gente acha ou pensa só porque somos livres ou democráticos. A questão aqui é saber estar e ser em determinados momentos...
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Titos Cau
Titos Cau Benedito Sefanhane Posse conhece pouco ou nada da cultura africana. Voce nem sabe o que e cultura ocidental. Voce nao sabe o que e cristianismo. Voce pensa que as machambas sao representativas da cultura africana. Precisas estudar um pouco mais.
Titos Cau
Titos Cau Fatima Mimbire nao sao as pessoas que tem mente suja. E a sociedade que esta perdida. As pessoas veem uma pessoa nao fardada carregando uma arma e logo pensam num criminoso. Podemos considerar essas pessoas de preconceituosas ou informadas. No corpo humano, em particular da mulher, anatomicamente falando dos joelhos aos ombros sao partes intimas e devem estar protegidas de olhos incautos. Uma mulher que usa uma saia, vestido, calcoes acima do joelho esta mais perto da prostituta (em termos de indumentaria) do que duma mulher digna.
Titos Cau
Titos Cau Que tal se os docentes se apresentassem no servico com a camisa aberta e de peito fora, e com os pelos a vista? Que tal se os docentes fossem dar aulas de calcoes? Isso seria inaceitavel. Infelizmente, muitas pessoas estao infectadas com a doenca do homem "ocidental", perderam a bussola do certo ou errado, sao conduzidas de um lado para o outro pelas modas como gado. Dizer que a vestimenta nao importa para avaliar as pessoas e um argumento valido para criancas de 12 anos ou pessoas mentalmente desafiadas, e o tipo de argumento que diz que se alguem te da uma bofetada numa face, vira-te e entrega a outra. Completo absurdo.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Titos Cau
Titos Cau Benedito Sefanhane Posse leia este tipo de info se queres falar de historia de Africa http://www.disclose.tv/.../remains_of_an_ancient.../138349. ... nas machambas de manha para ver a cultura africana. Que atraso!
Mbongane Hohigo Molwene Jasse
Mbongane Hohigo Molwene Jasse Estamos muito longe de sermos um estado livre, e democrático
Estamos longe de sermos um país independente total como foi Declarado no estádio da machava
Estamos perante um Estado esquizofrénico e paranóico
Gosto · Responder · 3 · 12 h
Adelino Jorge Fernandes
Adelino Jorge Fernandes o cacador das bruxas invadiu a UP
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Mbongane Hohigo Molwene Jasse
Mbongane Hohigo Molwene Jasse De cultura Moçambicana todos entendemos e muito bem, até podemos desenhar a sua evolução se é que querem ver essa cultura evoluída, porque ela está intacta
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Leocadya Tchauk
Leocadya Tchauk Afina o reitor tem haver comprimento do vestuário dos estudantes. . Universitários no campo saber mesmo assim no meio da ciência o comunismo quer reinar..palhaçada isso.
Homer Wolf
Fatima Mimbire
Fatima Mimbire E 'e la onde dizem que a universidade 'e lugar de democracia. 'e o lugar de discussao de ideias por excelencia. ahhhhh... quando comecamos a preocupar-nos com a forma como as pessoas vestem, sinceramente, acho que perdemos o foco ou nao temos mais nada importante com que nos preocuparmos. O nosso pais esta a afundar porque os "iluminados" esforcam-se para tirar a pouca luz que temos. Honestamente, precisamos de uma nova ordem.
Gosto · Responder · 4 · 9 h · Editado
Tony Ciprix
Tony Ciprix Disseste tudo Fatima!
Titos Cau
Titos Cau Em que e fundamentada esta opiniao?
Fatima Mimbire
Fatima Mimbire Titos Cau na ideia de regular o vestuario das pessoas.
Marcelo Machava
Marcelo Machava So falta exigirem calcinhas tipo calçoes
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Benedito Sefanhane Posse
Benedito Sefanhane Posse Muito bom, oxalá o reitor leia este texto.
David Colaco Ribeiro
David Colaco Ribeiro Liberdade não é libertinagem...tenho dito
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Benedito Sefanhane Posse
Benedito Sefanhane Posse Libertinagem é falso conceito.
Damiao Cumbane
Damiao Cumbane Quem não se conforma com as exigências da UP que procure outra instituição de ensino Tal
Hilario Agostinho Mabota
Hilario Agostinho Mabota Parece que o Rafael Ricardo Dias Machalela gosta e consegue medir a capacidade dos facebookeiros. Diariamente traz um tem e deixa-nos nos mordermos. Acredito que a esta altura o jovem esta a ver reacoes e fartar-se de rir, pois ele tem certeza de que uma norma vai ser sempre cumprida, e as normas em muitos casos incomodam a quem deve segui-las. Pensem nas normas a partir de uma familia de 5 pessoas, sendo pais e 3 filhos. Um pai dita uma regra, os filhos vao dizer: Este cota chetaia muito, mas como e uma norma, terao que seguir.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Gosto de aprender com os outros, Hilário. Essas sensibilidades são boas para um aprendiz de escriba. Estas discussões trazem sempre alguma novidade, por mais banal que pareça. Fico a ler e a reagir aos comentários
Hilario Agostinho Mabota
Hilario Agostinho Mabota Rafael Ricardo Dias Machalela posso ate concordar. Mas e que esta questao de indumentaria vem sendo debatida desde dias anteriores, senao ontem. E parece me que o que as pessoas fazem, em vez de debaterem ideias, comecam a se atacar
Comentários
Yussuf Adam
Yussuf Adam Pois e .... Tens razao Benedito... A memoria aviva/se..Mas e muito cedo na manha... Ninguem vem a uma aula de biquini a naso ser que seja um happening... Quantos professores tem problema com o alcool nas universidades publicas_ Nao podes entrar com garrafa de cerveja mas bebe antes....
Gosto · Responder · 1 · 15 h
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji Justamente. Há muitos outros problemas sérios que afectam o ensino que devem merecer a atenção dos dirigentes. Mini-saia, calções, chapéus é tudo uma diversão para não atacar o que é essencial: o salário miserável do professor; a falta de infraestruturas adequadas para o ensino; a fome dos estudantes que vão às aulas sem comer, etc, etc, etc...
Ludomilo Fumo
Ludomilo Fumo Viva Bene, tive informações que o actual reitor da UP e antigo ministro da Educação terá dito em algum momento, numa reunião com quadros da UP, que foi mal entendido na confusão das maxi-saias e que não foi ideia dele... espero que dessa vez não seja mal entendido ou não se tornem num homem de mal entendidos...
Gosto · Responder · 1 · 14 h
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji Ser mal-entendido é uma bela forma de não se responsabilizar pelo processo
Gosto · Responder · 1 · 14 h
Xiluvanhane Djossia Cavele
Xiluvanhane Djossia Cavele We are still far: a roupa em nada interfere na produção do conhecimento científico. Ou trata-se de uma universidade ou uma igreja que se assume super tradicional e conservadora. Estamos numa era em que o absolutismo e discursos totalitários não encontram lugar.
Gosto · Responder · 2 · 14 h
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji It's indeed a case of secular religious social control my friend CaveleVer Tradução
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Isabel Maria Casimiro
Isabel Maria Casimiro Bem lembrado e dito Bene. Continuamoscom essa moral puritano-cristã. Meu pai dizia que se tratava de marxusmo enxertado em puritanismo cristão. E agora? Proibem td isso mas não o fazem a professorxs que assediam, violam, engravidam, aceitam dinheiro por noras, não dão aulas e notas, não estão no local de trabalho. Não são pedagogos!
Gosto · Responder · 2 · 13 h
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji Exactamente. É hipocrisia
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Benedito, obrigado pela publicação. Vou partilhar. Tem a ver com minha publicação da segunda-feira. Abraços. A propósito, no Campus da Lhanguene existe uma biblioteca?
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji Não sei sobre a Lhanguene, não frequentei a UP
Lucio Posse
Lucio Posse Concordo contigo Benedito Mamidji, é preciso ficar alertar... pelo tipo de medidas tomadas.
Gosto · Responder · 1 · 12 h
Adelino Machava
Adelino Machava Hafa hi ndlala...
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Clinarete Munguambe
Clinarete Munguambe É. Parece que os jovens de ontem ainda não desistiram de purificar a sociedade. É muito triste quando esta moral atinge as universidades, lugares onde a liberdade de pensar e estar devia morar. Isto me lembra as mamanas da igreja que controlavam a indumentária dos pecadores em nome da pureza religiosa. E depois descobriamos que as mesmas santas, afinal tinham filhos com o padre.
Benedito Mamidji
Benedito Mamidji É sempre assim Cli. Os que erguem a bandeira da moral e bons costumes são os que menos vivem segundo as regras que impõem aos outros. Os mesmos dirigentes que mandam as alunas botarem saias de arrastar ao chão andam com catorzinhas e têm casa dois e casa três. Como dizia a tua sábia avó, va nga hi xanguele!

Sem comentários: