segunda-feira, 27 de março de 2017

As dificuldades que Moçambique atravessa são enormes


Não é teatro!
As dificuldades que Moçambique atravessa são enormes, que até parece que o país vai rebentar pelas costuras. Nem há como enumerá-las. A podridão é de tal ordem que até provoca náuseas. Mas, seja como for, é o nosso país. Todos nós somos chamados a colocar uma pedra para a construção deste empobrecido Moçambique.
Sinceramente, não gostei deste vídeo que hoje posto aqui. Pessoas que a priori, pela natureza da sua profissão, deviam ser zelosas até ao extremo, são as que mais nos provocam repugnância. São as que mais mancham o país. Isto não é uma peça teatral, o Polícia de Proteção (PT) está bêbado. Mal consegue ficar de pé.
Afinal, o que há com a nossa Polícia? Ora são extorsões, como aquela amplamente reportada contra turistas sul-africanos, ora é esta vergonha que estamos a ver aqui. Será que tudo está abandalhado no Ministério do Interior? Basílio Monteiro não está a conseguir tomar conta do recado? E o comandante-geral da PRM o que acha da sua Polícia?
Não é ético nem na China que um agente da Polícia, devidamente uniformizado, beba até cambalear. Este exemplo não é isolado, espelha a Polícia que nós temos. Há qualquer coisa que precisa de ser mudada. E é urgente!
A questão não é expulsar das fileiras a um agente que prevarica. Mas sim, disciplinar a Polícia, no seu todo, para que saiba honrar a profissão e o fardamento que enverga. Como é que a Polícia quer ser respeitada pelos cidadãos a cometer, sistematicamente, erros gravíssimos como este? Aqui quem está exposto ao ridículo não é simplesmente este agente que aparece aqui no vídeo. É toda a corporação, a partir do ministro do Interior, vice-ministro, comandante-geral da PRM, chefes das esquadras até ao mais reles cinzentinho.
Isto é vergonhoso. Que confiança o cidadão há-de ter com uma Polícia vagabunda (desculpem-me não arranjei outro nome)? Afinal, que critérios são usados para se ingressar na PRM? É que os escândalos no seio da corporação são frequentes. Parece um antro de vagabundagem…
É verdade que existem polícias cuja a idoneidade é inquestionável, mas perante estes exemplos diários, tudo deita-se abaixo. O escrutínio para se ser agente da PRM deve ser severo. Tem que haver o mais fino dos pentes. Há muita vagabundagem na Polícia e isto mancha-nos como país. Sabe-se lá o que terá dito aos outros turistas amigos seus, aquele casal sul-africano que recentemente foi extorquido algures na Moamba?
Há dias, a Rádio Moçambique (RM) noticiou que algures, em Lichinga, uma cidadã de origem malawiana foi roubada por cinzentinhos. Ela, coitadinha, trazia altas quantias em dólares. A boa da senhora, pediu aos dois agentes para que a indicassem um hotel seguro porque transportava dinheiro e vinha a Moçambique fazer compras. Os dois agentes começaram a salivar, no lugar de indicarem o hotel à desesperada senhora, roubaram-na. Quem devia a proteger foi quem a roubou. A boa é que, felizmente, os tais agentes foram identificados. Mas a nódoa não se apaga. Pode ser que a senhora, de regresso ao seu país de origem, espalhe que a Polícia moçambicana rouba. O ladrão, neste caso, já não são só os dois agentes em questão, é toda a Polícia.
E assim vai o meu Moçambique!!!!
Nini Satar
-1:02
3,6 m visualizações
Mostrar mais reações
51 comentários
Comentários
Julio Sitoe Meu caro Nini acho que devia altenar as críticas com bons actos. Nunca vi ou ouvi um bom acto do seu lado a não ser criticar esse nosso País que não é novidade pá ninguém que ele vai mal, faça alguma coisa como exemplo, quem sabe mais empresários vão seguir o exemplo.
A pergunta é o que pode fazer para melhorar Moçambique? Essa vai para todos.
Falar de má governação até meu filho menor já sabe, levantar críticas. A mudança começa em cada um de nós.
Espero que não intérprete me mal e aguardo uma publicação positiva, aquela que vem aumentar mais valia
GostoResponder198 h
quando haver bons actos de certeza farei.
GostoResponder108 h
Julio Sitoe Agradeço antecipadamente 
Mas a ideia é fazer bons actos e não só falar de bons actos
GostoResponder25 hEditado
Não entendi o que pretendes.
GostoResponder28 h
Joel Mabasso Percebe-se que Júlio Sitoe está pra aqui a dizer: "faça já alguma coisa, e não esperes que algo de bom aconteça, primeiro, para agires". O quê, concretamente, epah, não percebo.
GostoResponder7 h
Mano Hermano Será que o Júlio quer que o Sr.Nini pague a dívida pública e anuncie (publicar) aqui ao Facebook ?
GostoResponder37 h
Claudio Alladin Alaudine Afinal não se pode criticar o que é errado? Afinal não há liberdade de expressão? Afinal queremos voltar ao tempo da ditadura? Eu me pergunto o seguinte! Se não se pode dizer o que se pensa e passa num país, então que tipo de cidadãos seremos? Ainda vivemos na escravidão? Então que diferenças há entre agora e o tempo do colono? Afinal para que foi a luta pela liberdade?
GostoResponder37 h
Augusto Pelembe Júlio Sitoe, o Nini já ofereceu várias carrinhas de rodas
GostoResponder36 h
Gil Lino Lino Nao e so criticar, todos nos temos uma palavra a dzr pra a construixao desse pais. Criticas mais criticas, sera igual a zero soluxao, opiniao positiva mais opiniao positiva e igual a soluxoes construtivas
GostoResponder26 h
Kambane Dzoho Qual e a opiniao que alguem ja deu ao governo e acatou? Quando alguem da opiniao ao governo e conotado com a oposiçao e automaticamente e inimigo do governo e o passo seguinte e ser abatido, e qual seria a outra maneira de ajudar este governo pelas ideias e nao criticas?
GostoResponder25 h
Mano Hermano Cadeira de rodas*, quiz dizer o Sr. Augusto Pelembe, pois não !!?
GostoResponder5 h
Julio Sitoe Eu fui bem claro, mas me parece que alguns compatriotas gostam de ser da oposição, não pedi que o Nini pagasse a dívida pública, pedi para que ele não enxerga se apenas os erros deste País e ele respondeu "quando haver bons actos de certeza o farei" e acrescentei a necessidade de cada um fazer algo para melhorar o País envez de criticar, 
Alguém disse que o Nini já ofereceu várias cadeiras de rodas, isso é positivo se for verdade, criar postos de emprego em Moçambique também é de se louvar
GostoResponder25 h
Claudio Alladin Alaudine Infelizmente nos africanos vemos no poder simplesmente a forma mais simples e rápida de ganhar para benefício próprio sem pensar no povo que é quem mais precisa. Afinal política não é "ser correcto" mas mentir com educação.
GostoResponder5 h
Beatriz Muandula Julio Sitoe concordo consigo,cada dia que passa Nini so tras Criticas,coisas que nos todos sabemos.Que ele sirva de exemplo,que faca coisas pra mudar esse cenario.De criticas ja basta
GostoResponder14 h
Leonelson James Sunday Mas o que é feito em Moçambique que merece elogios mesmo? Se eu for a pedir ao Julio Sitoe e a Beatriz Muandula para ao menos enumerarem cinco coisas que merecem elogios certamente que terão dificuldades em faze-lo. A verdade dói, mas ela deve ser dita.
GostoResponder14 h
Fine Francisco Pedro Se eu fosse alguns aqui decharia moz e ia viver onde o governo só mostra melhorias e sucesso dia pos dia, alem d vir choramingar aqui no FB, por enquanto na vida real nada fazem pra melhorar d vida
GostoResponder3 h
Nelson Junior Caro Sr.Julio Sitoe, boa observacao!..Talvez o Nini se, nao roubasse tanto dinheiro do povo mocambicano, poder-se-ia formar melhor este policia...como muitas e muitas eu referi aqui e repito: O Nini eh o ultimo a falar e nao tem moral pra criticar Mocambique....este policia suja o nome dos policias mas o Nini sujou o nome de todos mocambicanos matando um jornalista..e roubando dinheiroes
GostoResponder2 h
Nelson Junior Entao volte a Mocambique e critique de perto...no terreno!...cobardia e maldade, nao fazem parte dos mocambicanos genuinos
GostoResponder2 h
Nelson Junior Lhe garanto, se houver um outro governo em Mocambique, far-se- a tudo pod tudo pra o senhor regressar a Mocambique..seja ele governo da renamo ou do mdm...
GostoResponder2 h
Amade Armando E o que o meu compatriota Julio Sitoe já fez ate então, considerando que até seu filho tem conhecimento da situação que vivemos, não só mas tendo em conta que cada tem de fazer a sua parte para que nós que ainda nada fizemos possamos lhe imitar e/ou seguir o seu exemplo.
GostoResponder2 h
Carlos Artur Chume Chume Nini Satar está a fazer a sua parte tal como outros moçambicanos que fazem críticas quando algo anda mal neste país. Criticar é uma forma de colaborar do que aqueles que mentem usando elogios.
GostoResponder2 h
Julio Sitoe Irmão Amade Armando tenho uma escola de formação profissional, desde já estás convidado para vir fazer um curso de inglês ou francês, isso vai te dar mais chance se emprego
GostoResponder2 h
Amade Armando Agradeco mas Infelizmente estou bem empregado. É isto que não se deve ocultar. E ao fazer um determinado comentário ou a dar opiniões temos de ser claros e objectivos.
GostoResponder11 h
Julio Sitoe Agora que estás bem empregado ajude os seus irmãos a terem um emprego
GostoResponder1 h
Amade Armando É o que tenho feito.
GostoResponder1 h
Dex Dafuriya senhor #Amade <b>o que tem feito mesmo?????
Nani Da Paula Fernandes É a realidade deste país. Quem não gosta paciência. Mas é o que é! !! Simples quanto isso. Imaginem se ele tivesse começado a disparar e matasse pessoas inocentes?
GostoResponder7 hEditado
Anacleta Nhone Nhone Eu vivo vendo polícia bêbado, e drogado, não há novidade aí... obrigada
GostoResponder6 hEditado
Mara Chongo Chongo Esta no seu direito se recebe megalhas ele esta tirar stress com tentacao. Bem feito pra os grandes verem a semente que eles atiram quando germina da nisto. Homem stressado cm salario de nikinakis.
GostoResponder6 h
Sheinhani Waka Wetela Precisa ver a reportagem que passou a dias atrás sobre os " bastidores" da policia no programa da miramar ou stv imapcto directo. Foi triste ouvir e ver aquelas confissoes de agentes da policia que dizem fazer parte de alguns grupos criminosos para ganhar a vida, aluguer de armas e participacao em assaltos como forma de ganhar em troca 10 a 15mil meticais...Triste.
GostoResponder7 h
Zeze Wesley Cunah Que puta vergonha da nossa polícia...
Por onde anda o ministro do interior...Estão apenas preocupados nos seus negócios particulares, e esquecem por completo de controlar e monitorar esta policia que hoje em dia não fazem nada pra alem de extorquir os cidadãos...
GostoResponder19 h
Mia Mahumane Zeze wesley cunah! Entao pensas que o ministro do Interior deve estar a escoltar agente por agente?! Acredite: assim, nem o ministro seria respeitado!!!!!
GostoResponder8 h
Muchuquetane Guenjere A PRM é um antro de vagabundagem, pegou pesado, mas é a pura realidade. Há dias, no local onde vivo (Bairro de Guaíba), a PRM veio prender um jovem acusado de ter roubado alguns itens. Levaram-no de carro e foram chibatear o jovem. Infelizmente era uma simples acusação, pois mais tarde, descobriu-se que a testemunha que levou a PRM a cometer esse escândalo era uma mentira. Infelizmente, torturaram o jovem e este acabou perdendo a vida. Este é o modus operandi da nossa zelosa PRM.
GostoResponder18 h
Vanessa Mugunhe Prontos essa é a pouca vergonha que já vi em toda minha vida um policial fardado nesse estado onde anda o ministro do Interior 😎saúdade do antigo era + bruto e brincadeiras iguais não eram toleráveis.Chamboco nele.
GostoResponder18 h
Gonsa Carlos Malunga valeu cota niny estes polícias militares tão cansado deste partido vim mal nas suas casa ate hoje eu ainda não vim um policial militar com propia sua casa alem casa d aluguer.mas ele ja trabalha amas de 20 ano na polícia preferi beber nipa para distraire amente .
GostoResponder1 h
Celio Magaia Olha essa e pra tudos voces k tanto creticao o Nini, e claro k Nini e um empresario, so pelas criticas k ele mada isso ja e uma ajuda, as criticas Dela dispertao ao povo,k ajuda ainda queremos dele k ele eche os nossos bolchos de dinheiro, em Moz quantos empresarios temos mas ja vistas so um o pronociar s falar contra o governo. Povo povo oqui e isso phaa
GostoResponder6 h
Nelton Artur Em moz essa atitude e rotina
GostoResponder8 h
Victor Malombe policia esfomeados todos até o ministro do interior
GostoResponder6 h
Nani Da Paula Fernandes Pra mim não é novidade nenhuma.
GostoResponder9 h
Manuel Jorge Isto está uma vergonha, alguns agentes da nossa Polícia bebem ao ponto de esquecer que trazem consigo uma arma, sob o risco de lhe ser arrancada a mesma, engrossando deste modo o arsenal do mundo do crime. Há que haver muita disciplina no seio da corporação.
GostoResponder6 hEditado
Salvador Matavele Salvador Matavele Bem dito, esta é a cara da nossa polícia e deve se disciplinar. Para reservar a imagem do nosso Moçambique ao mundo.
GostoResponder7 h
Celio Magaia Olha, ja nem da votade de comentar, o cistema tudo ta fudido passa a expressao. Primero, o governo,junto com o mesmo ministerio e culpado dessa bricadeira, k criteria ministerio usou pra formacao desses policias em geral ? Algue pode mim dizer iso
GostoResponder7 h
Hilario Hilas Hilas Menino nini vocês é que desgraça a nossa polícia quantas vezes o senhor corrompeu a nossa polícia para meter telefone na sua cela em troca de 10000 meticais ora montava celular nos chinelos na pia nos bindons de agua não acha que o senhor também contribuiu para tal
GostoResponder2 h
Calu Bahar Jani Calu Devem aumentar os poderes para os seus superiores ao nível das esquadras.
GostoResponder4 h
Suzana Zunguze Mandlate Andou a extorquir dinheiro nas pessoas e fizeram kuloya ...
GostoResponder17 h
Fine Francisco Pedro Em muitos casos àqueles qui nada fazem equi crítica aqueles tentao creacer na vida
GostoResponder3 h
Idalencio Chamusse Os jornalistas são lambe botas,os policiais não prestam...a única pessoa certa é você Nini que só apenas foi confundido e ficar na cadeia.
GostoResponder2 h
Dex Dafuriya essa e' a concequencia da "dozagem" que "eles" nus deram em "matalane"

"eu nao bebia + quando fui pra la, ate q parece que activarao meu vicio"
GostoResponder1 h
Carlos Santos Nini seu ladrão vigariste andas aki a fazer-se de rapaz enquanto não passa de um bandido
GostoResponder2 h
Francisco Mbumila Coisas do meu País, viva nossa polícia!!
GostoResponder9 h
Muchuquetane Guenjere Dizia bairro de Guava, em Marracuene, um pouco depois da circular.
GostoResponder8 h
Manuel Joaquim Luis Ilustre Nini não é melhor criticar sem sugestão
GostoResponder7 h
Zina Ngorinenhi Thomas Verdadeira vergonha
GostoResponder8 h
Anwar Sadique Sinceramente meu país...
GostoResponder1 h
Jose Chirruco Lamentável
GostoResponder19 h
De Carmo Esse ta cansado.....
GostoResponder5 h
Joaquim Mavone país da Marrabenta...
GostoResponder6 h
Cabral Toze Bem vindo a pais d pandza
GostoResponder7 h
Fernando Nala Que vergonha
GostoResponder8 h
Joao Alexandre Papucides Sem comentarios.
GostoResponder5 h
Adriano Saveca Daveka São pesadelos
GostoResponder8 h
Sinézio Mucoque só passo para ver comentarios
Tony Mondlane Coisas do 3 Mundo Bananalandia. Triste
GostoResponder8 hEditado
Sueky Divan Não basta críticar tragam soluções
GostoResponder7 min
Lourenço Alberto Chirongo Sao coisas de vergonhas
GostoResponder3 h
Felizardo Vunza Corporação putrefacta

Sem comentários: