sexta-feira, 31 de março de 2017

A auditoria da Kroll vai parir um rato?

20 h
A auditoria da Kroll vai parir um rato?
Talvez sim. Eu deduzo que sim, da entrevista ao Savana de hoje da Embaixadora cessante da Suécia, 
Irina Nyoni. A Suécia está a pagar à Kroll uma auditoria à dívida ocultada. O FMI disse que seria uma "auditoria internacional". A nossa PGR admitiu que ela teria uma componente forense. Os termos de referência da auditoria nunca foram divugados. Mas a sociedade moçambicana agradeceu à Suécia e esfregou as mãos de contente. Ansiosa por finalmente poder saber dos contornos do sinistro endividamento e para onde é que foram os milhões não aplicados nas MAMs e Proindicus. E quem encheu os bolsos de forma danosa, agravando nosso estado de pobreza e adiando nossos sonhos. Mas isso, "quem foram?", depende da nossa PGR. Porque a revelação das identidades, disse Nyoni, pode prejudicar essa gente num eventual processo judicial. Eventual porque um procedimento criminal dependerá da PGR. Bom, o enredo remete para uma farsa onde doadores e Governo se deitam na mesma cama e uma tragédia tritura a plateia. Mas não é inédito. Em Moçambique os doadores foram sempre complacentes para a grande corrupcao. Zangam-se e esperneiam mas volta e meia fica tudo como dantes. Por isso, continuam impunes os assassinos de Siba Siba.
E o caso do assassinato do editor Carlos Cardoso só andou porque havia a Nina Berg, sua mulher, norueguesa. A entrevista de Nyoni está no antípodas do princípio que norteou todas as reivindicações de transparência neste caso: clarificação e responsabilização. Parece que, pouco a pouco, os doadores encharcam-se na tontura dos ziguezagues dos agentes políticos locais e dos investidores dos seus países. E o Banco Mundial terá anunciado que retomará em breve seu apoio orçamental. Será? Será que eles se preparam para lavar as mãos, como em certos processos no.passado?
Mostrar mais reações
Comentários
Jeremias Langa Há um intrigante prenúncio de resignação na entrevista da embaixadora cessante da Suécia.
GostoResponder1020 h
Egidio Vaz Intrigante? Não sou da mesma opinião. A resignação nem sempre é má. A reconciliação com a razão é que é bem vinda. Aguardamos pelo relatório e avaliemos o seu conteúdo. Eles foram pagos e devem apresentar qualquer coisa
GostoResponder8 hEditado
Jeremias Langa Meu caro Egidio, alguém aqui falou de algo bom ou mau? Pelo menos eu falei de um "prenúncio de resignação" , que considero intrigante, porque vejo os que impuseram a auditoria, estranhamente (daí o intrigante) a conformarem-se antes mesmo dos resultados serem anunciados
GostoResponder38 h
Egidio Vaz Eu disse que a resignação é boa neste a caso por finalmente se reconciliar com a verdade. Não conheço nenhum estado moderno que teve um outro estado a auditar as contas. Pelo menos nestes moldes. Portanto peço perdão se entendeu que estava a acusa-lo de alguma coisa. Eu é que estou a dizer que a resignação é boa porque repõe a verdade basilar que se queria tolher. Em algum momento os moçambicanos pensaram que um outro estado seria capaz de resolver problemas de responsabilização de um outro estado. Erraram. Os estados agem em função dos seus interesses e neste caso não agiram no interesse dos moçambicanos mas sim de seus povos.
Se nós quisermos nossas coisas vamos fazer a nossa maneira. Mas Kroll como tal é um expediente dos povos de outros países. A única ligação é que com esse expediente redefinem-se novas relações de ajuda que potencialmente irão possibilitar a nossa reintegração na comunidade económica a qual estávamos e estamos até agora excluídos ou bloqueados
GostoResponder8 hEditado
Joel Mabasso "........... vamos fazer à nossa maneira". Penso que coisas sérias não se compactuam com sugestões vagas, e quero acreditar que você, melhor do que eu, percebe isso. 

O não seres específico, faz-nos imensa confusão, a nós os outros. Se calhar, não lhe convém, e a ser verdade, tenho muita pena.
GostoResponder2 h
Ximbitane Na Lenha Definitivamente quem pisa esta terra, fica como os desta terra. A diferença é que, ao invés de sopinhas, oferecemos-lhes gigantescos camarões grelhados, lulas com extensão e xwikelekedanis para levarem na mala!
GostoResponder2320 h
Sergio Simango Além de extensas parcelas de terra à beira das melhores praias, e muito mais. É mesmo terra do pandza!!!
Quem nos dera uma justiça como a da Coreia do Sul!!!🙊🙉🙈
GostoResponder8 h
Edson Almeida Moçambique...
GostoResponder320 h
Rafael Ricardo Dias Machalela O que mais a sociedade moçambicana temia já está por acontecer: Que o relatório fique entre os gabinetes e nada transpire tal como aconteceu no caso... Banco Austral
GostoResponder420 h
Raul Novinte "Bom, o enredo remete para uma farsa onde doadores e Governo se deitam na mesma cama e uma tragédia tritura a plateia" Triste isso!....A nossa justiça está presa.......
GostoResponder620 h
Zé Joel A confirmar-se, pode ser a queda final deste Estado.

Mas eu ainda tenho alguma réstia de esperanca que a Krol não vai querer deixar seus créditos em mãos alheias.

O ônus estará do nosso lado.
GostoResponder419 h

Miro Guarda Queda do estado? Juro que essa nao entendi...
GostoResponder110 h
Zé Joel É pra os fortes mesmo..
GostoResponder8 h
Américo Matavele Eu Acho que está auditoria pode curar uma das doenças que enfermam a nossa sociedade. A de levar as crenças e transformá—las em factos. Há aqui uma crença de que alguém apoderou—se de algum dinheiro, e se o resultado não for esse, tudo o resto é lixo. Acho que usar o que sentimos para justificar um certo estágio social, é errado, e antisocial.
GostoResponder519 hEditado
Raul Novinte Hummmm Interessante o comentário do Américo Matavele. Quer dizer que ele não aceita que houve desvio e acha que o povo moçambicano que reclama o desvio é "doente" Sério?
GostoResponder519 hEditado
Américo Matavele Não disse isso. Esse o teu pensamento. O meu comentário está completo.
GostoResponder119 h
Homer Wolf Não disse mas insinuou, Jah Yahwah
GostoResponder619 h
Américo Matavele Esse é mais um exemplo. Escrevi algo. EU, e logo outra pessoa é que entende melhor que quem escreveu.
GostoResponder119 h
Milton Machel Bom Trabalho Camarada Jah Amerco. "Oh Abreu (agora) Da' Ca' o Meu Mbawene". G-Men jobou maningue!
GostoResponder519 h
GostoResponder119 h
Américo Matavele Kkkkkkkkkkkkkkkkk...
GostoResponder119 h
Ximbitane Na Lenha Ponham os pratos na mesa! À nós de dizer se o cozinheiro fez bem ou não o tseke. Enquanto isso não acontecer, teremos que acreditar que estão a fritar peixe enquanto alguém anda a deitar água numa frigideira com óleo de peixe frito antes de ontem!
GostoResponder418 h
Miro Guarda Kakakakakakakaka, tens razao, ninguem levou tudo
GostoResponder110 h
Efraime Macitela Va ta khawula...Nyanisi!
Ver Tradução
GostoResponder9 h
Spirou Maltese Se vcs defenderam que era melhor esquecer essa cena... O inglês da AIM é um dos arquitectos
GostoResponder718 h
Milton Machel escoces...
GostoResponder17 h
Marcelo Mosse Foi o Joe hanlon.
GostoResponder115 h
Fatima Cordeiro Mais uma conta que iremos pagar com os mega contratos. 
Uff pedra a pedra acabando com um sonho de liberdade e soberania.
GostoResponder417 h
Miguel Manjaze Em minha opinião, a estratégia adoptada pelo grupo de trabalho deste processo aparenta estar a surtir o efeito desejado que é o de barafustar a expectativa do povo. Parece que o povo já foi suficientemente domado para produzir ,de per si, e de forma antecipada eventuais conclusões que embora não concludentes serão essas que se farão valer. A prova disso são os sucessivos adiamentos dos prazos fixados para a divulgação das conclusões! No fim diremos, já sabíamos! E a Protetora Geral dos Rotulados virá​ com os comentários desafinados de sempre apesar dela dispor de diapasão : "de acordo com o relatório da Kroll, não foram achados factos que consubstanciem crime, simplesmente houve desvio de aplicação de fundos. Os barcos da Ematum ficaram parados tempo todo porque a Kroll queria inspecciona-los fisicamente. A MAM não avançou porque aguardavamos pela atribuição do DUAT. ". Enquanto isso os Rotulados e Proponentes destes desígnios que, por sinal, tinham o dever moral de prestarem estes esclarecimentos estarão​ lá no eremitério. Vai ignorar o facto destes empréstimos terem sido contraídos sem anuência do povo, por via dos seus (i) legítimos mandatários.
GostoResponder814 h
Jasmin Rodrigues A tua versao parece ser a mais provável de acontecer...
GostoResponder10 h
KingKinho Vasquinho O enredo leva nos a supor que não houve crime pelo que tudo e todos estaremos na boa
GostoResponder12 h
Joel Mabasso Sejamos honestos, os termos de referência da auditoria de que se está "pra" aqui, a falar, jamais serão publicamente conhecidos. Oxalá, não tivesse que ser assim. 

Se calhar, é das tais cenas que não se deve compartilhar com o público. Não percebo.
GostoResponder10 h

Miro Guarda Marcelo Mosse, eles nunca farao nada que prejudique o pais. Afinal o nome doador diz tudo. Ninguem da sangue para depois ver o outro morto...
GostoResponder210 h
Joel Mabasso E, todos que dão sangue recebem qualquer coisa para comer, ó Miro Guarda; afinal de contas, têm de repor o precioso líquido, não é?

Para uns, quanto mais "comeretes" e "beberetes" tiverem, em sua posse, melhor.
GostoResponder2 hEditado

Zé Joel Ya..Américo há que admitir que da tal doença infermamos, de facto todos nós, a diferenca está naquilo em que cada paciente crê e nas possibilidades de cura. Alguns são crônicos.
GostoResponder8 h
Paulo Gundana Os "Ocidentais" sempre agiram de acordo com os seus interesses.apertam qd lhes convem e desapertam qd lhes apetece. De qualquer jeito o colonialismo continua ca na terra. Ou eles nos exploram ou exploramo nos entre nos
GostoResponder18 h
Joel Mabasso À partir do momento que Moçambique tornar-se auto-sustentável (?), através do seu PIB, concerteza que todas essas insatisfações ficarão "pra" a história.

Mas, se as exportações do país continuarem aquém do desejado / planificado, epah, limitar-nos-emos a latir (ladrar), copiosamente, enquanto os anos passam.
GostoResponder2 hEditado

Jose Alexandre Faia Mas vocês sinceramente, esperavam o quê na realidade? ??
GostoResponder28 h
Kleber Alberto Esta auditoria e uma excelente armadilha para todos, alguma coisa ficaremos a saber: 1. Os reais gatunos, ou 2. O papel real dos doadores, ou 3. A face corupta da kroll, ou 4. Os gatunos daqui conseguem coromper a qualquer nivel. Em resumo, conheceremos os patinhos feios.
GostoResponder7 h
Emerson Eduardo Nhampossa Não vejo nenhuma novidade do que foi dito. Nós moçambicanos estamos num país onde as leis falam por si. Na incapacidade pedimos uma auditoria externa que investiga sem atropelo das nossas normas. Que novidades desejam? Essa dívida vamos pagar mesmo trocando de governos. É tempo de fazer-mos uma amnistia à todos envolvidos e exigirmos a devolução do dinheiro de forma voluntaria. Eles cometeram crimes ao serviço do estado para que fim ninguém sabe. Nem a PGR pode declinar-se a isto. Há uma espécie de vingança dos anteriores ministros ao anterior governo e isso é grave.
GostoResponder7 hEditado
Antonio A. S. Kawaria O nosso grande problema é mesmo esperarmos que instituições ou pessoas estrangeiras venham resolver os nossos problemas. Quando a PGR nada faz será mesmo por estar a espera do Kroll? 
E será que há moçambicano que até aqui não entende que o problema está no sistema?
GostoResponder4 h
Antonio A. S. Kawaria Compatriotas, deixem os doadores e o ocidente em paz. Quem não compatua com tudo isto vem lá as eleições e tranquilamente se vingue lá.
GostoResponder4 h
Rodrigues Fazenda A Suécia e Noruega sempre estiveram ao lado das más situações de África. sempre estiveram ao lado dos ditadores, dos governos etc etc. Sempre apoiam o povo mas nunca foram duros com os governos e prevaricadores de forma implacável. Fingem não querer apoiar e depois voltam sempre para trás.
GostoResponder13 h
Vassili Vassiliev A prova de que a democracia para indigenas e escrutinada por mentalidades indigenas.
GostoResponder3 h
Evaristo Cumbane mocambicano consegue manipular todo o Mundo prometendo dar gas, ouro,Madeira,carvao.camarao etc etc tudo gratuito.
GostoResponder2 h
O Regreso da Comissão de Censura / Exame Prévio

Durante o regime de Salazar, havia a Comissão de Censura que tinha como função fiscalizar e censurar jornais, livros, filmes, peças de teatro, etc. antes de serem divulgados ou exibidos em Portugal e nas colónias. Marcelo Caetano, pretendendo apresentar-se como reformista depois de ter sucedido a Salazar em 1968, aboliu a Comissão de Censura para logo a seguir criar o Exame Prévio, com as mesmas funções da instituição que abolira.
Segundo reporta a Zitamar News, o relatório da auditoria efectuada pela Kroll à chamada dívida oculta, incorrida pelo regime da Frelimo em violação da Constituição da República, só será divulgado pela PGR 90 dias após a sua publicação. A não ser que haja um novo adiamento, os cidadãos moçambicanos só terão conhecimento do teor do relatório em finais de Julho de 2019. Não exactamente do teor: de acordo com a fonte, serão omitidos os nomes das pessoas envolvidas assim como informações delicadas sobre questões de segurança nacional.
Por outras palavras, os cidadãos moçambicanos, que começaram por se ver privados de um direito constitucional, continuarão a não usufruir de direitos que, pelos vistos, podem ser usufruídos por quem violou a lei, por quem consentiu que a lei fosse violada, e, - num volte-face – por aqueles que insistiram desde o princípio numa auditoria independente.
Salazar e Caetano representavam regimes fascistas. Mas eram fascistas honestos: impunham comissões de censura e de exame prévio, mas não escondiam a cara.
Há hoje gente que não prima pela honestidade, embora se afirme defensora dos princípios que norteiam os Estados de Direito democrático: impõem auditorias independentes a um Estado soberano por acharem – e bem – que as instituições pertinentes pecam pela falta de credibilidade, mas depois guardam para eles os pormenores de todo o delito, ocultam provas, portanto, pactuando com o regime responsável em última instância pela dívida contraída e pela hipoteca do Estado moçambicano.
Compreende-se agora a razão dos chamados termos de referência da auditoria da Kroll não terem sido previamente divulgados para conhecimento público. Dirão alguns que é para proteger a imagem de governos europeus, nomeadamente o francês, cujo presidente estaria implicado na negociata EMATUM.
Seja como for, como dizem os moçambicanos: eles, os infractores e os que agora aplicam legislação que remonta ao tempo do fascismo, «estão juntos».
Eusébio A. P. Gwembe Que alivio :) para nos que nao somos curiosos e so desejamos o retorno do nosso parceiro FMI :)
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Joao Cabrita
Joao Cabrita Eusébio A. P. Gwembe, se o seu comentário fosse anónimo, até era capaz de julgar que era uma frase de Salazar; que me fez recordar esta, por ele proferida na inauguração do Secretariado Nacional da Informação: "Politicamente, só existe aquilo que o público sabe que existe."
Felismino Santos Santos
Felismino Santos Santos Tudo nao passa de um teatro orquestrado pelos graúdos de que a memória sempre nos reservou, assim vai o clube depilador de erário público e seus capangas
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Fernando Veloso
Fernando Veloso Continua o culto à gatunagem?
Gosto · Responder · 3 · 3 h
José Maria Antas
José Maria Antas Auditoria urgente às famílias políticas
Gosto · Responder · 3 · 3 h
Maria Fernanda Cabrita
Maria Fernanda Cabrita Mbavas de fora e os de dentro criaram uma auditoria só para eles,eu já contava com isso. Antonio Makuerro
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Aziza Throne
Aziza Throne Continua e e cultivado. Pensei q os suecos eram burros qdo roubaram o BPD. Mas agora tenho a certeza q são mesmos ladroes. E o povo tbem
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Joao Cabrita, eles nao sao cegos. Sabem o que fazer na calada da noite. Numa das vezes, ja faz tempo, eu teria dito que o problema de fundo nao era a alocaçao do dinheiro mas que eles (ja deve imaginar quem) nao comeram segundo as percentagens. Tibor Mendes, no Cassico "Ajuda ou Recolonização? As Lições de um Fracasso" deixa transparecer a ideia de que os governos ocidentais fazem campanha de ajuda mas so ajudam quando tem garantia das percentagens por receber. Ele é mais claro num ponto: como os governantes nao podem roubar ao olho nu por causa do olho aberto dos seus citizen, expatriam o dinheiro usando lideres africanos. E estes, por sua, depositam-no nas contas daqueles. Entao, penso que alguem nao depositou o valor justo aqui.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Elton Bila
Elton Bila 😂💦😂💦😂💦..... falhou zeros no talão de depósito
Benedito Macaua
Benedito Macaua Excelente artigo! É incrível que queiram omitir os nomes dos que lesaram o País e os contornos das manobras fraudulentas. É doloroso que fiquemos até finais de Julho de 2017 para a PGR dar algum cheirinho das conclusões a serem obtidas do relatório.

Assim, não dá e não ficará bem!

(Ilustre Joao Cabrita, parabéns pelo post)
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Ha um pormenor que deve ser levado em consideraçao quanto aos adiamentos e ate essa ocultaçao de nomes que, na verdade, nao serao ocultados. O pormenor tem nome: o 11o Congresso do glorioso. E muito provavel que as conclusoes sejam reveladas para coincidir com o Congresso e servir para queimar uns tantos. Posso estar enganado, Benedito Macaua, mas é assim que também vejo, quando se fala em omitir nomes. Vao sair um a um, conforme o objectivo a atingir.
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções Amén Pessoal
Benedito Macaua
Benedito Macaua Eusébio A. P. Gwembe, pode ser! O povo está ansioso em conhecer quem, em seu nome, mentiu e roubou dinheiro, sacrificando-o incalculavelmente.

Acredito nesmo que, se este assunto de dívidas ocultas, não for devida, minuciosa e amplamente trabalhado e divulgado, SERÁ O FIM DA FRELIMO, pois, TODO o POVO moçambicano estará DESAPONTADO.
Edu Humbane
Edu Humbane Eu tenho uma esperança: imprensa internacional. Afinal foi de la q veio a "bomba"! Censuram aqui, mas la sei nao...
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Benedito Macaua
Benedito Macaua Edu Humbane! Pelo teor deste post, parece que a Auditora Kroll está 'comprometida' para com o governo moçambicano.
Leonildo Viagem
Leonildo Viagem Pelo Que eu entendi nas entrelinhas do Joao Cabrita esta auditoria Kroll, esta encapsulada na teia dos Que audita por isso dificilmente a imprensa internacional pode revelar. Apoio a ideia do Gwembede Que Os nomes so podem Ser revelados para manchar alguns dentro do partido no 11 congresso
Irina Nyoni, é qual já. Quando ver vc conhece.
"A Kroll vai fazer um sumário executivo, e a PGR terá 90 dias para concluir as investigações e depois publicar o relatório final; A única coisa que não vai aparecer no relatório final são os nomes, bem como informação militar detalhada, que esteja ligada à segurança do país".
O Savana em desespero questiona: a responsabilização é crucial para o restaura da confiança?
Irina Nyoni : ........ é uma coisa complicada que envolve muitos actores internacionais (a razão dos obstáculos jurídicos que ditaram a demora) e não é fácil para qualquer país responsabilizar as pessoas. É complicado, vamos ser realistas ......
Savana: em quanto está orçada auditoria?
Irina Nyoni: não posso responder, é um acordo entre a Suécia e a Kroll e nem o Governo sabe ....... o que pagamos ou deixamos de pagar não tem interesse comum.
Está senhora é má, e com resposta na ponta da língua - curtas, secas e sem delongas.
Maria João Marques Então um país estrangeiro paga uma auditoria a uma empresa , para auditar as contas de empresas publicas de um país soberano e não pode ser publico, nem tem interesse os montantes envolvidos ? Interessante .... ( como diz o sapo .... não é da minha conta !!! ) :-D :-D :-D
Gosto · Responder · 5 · 21 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Bwakwakwakwakwa
Calton Cadeado
Calton Cadeado Para mim, somente em Agosto é que vira o verdade/ o principal debate a respeito desta auditoria. Para mim, o relatório completo só será publicado em Agosto! Porquê? A resposta está nos sucessivos adiamentos mais políticos do que técnicos.Aí eu vou me lembrar de um comentário de um lunatico chamado Calton Cadeado...!
Gosto · Responder · 3 · 21 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Sem duvidas que es lunatico! Sempre foste, ainda bem que reconheces! Parabens Cadeado!
Lúcio Langaa
Lúcio Langaa "...não é fácil responsabilizar as pessoas é complicado vamos lá ser realistas"

Bom então há pessoas q deviam ser responsabilizados mas porque n eh fácil...E já? ! Ok ok Ok
Gosto · Responder · 1 · 21 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Pelo que entendi, as pessoa a serem responsabilizadas no processo da dívida, muitas delas estão na Europa, entre políticos de top, bancários e comissionistas do mundo. Seria um TERRAMOTO. Bastam escândalos que andam por lá. Por cá, em bom rigor, já sabem quem ia ou pode dar dentro, porque aquele que vcs querem foi bem esperto - não meteu dedo ele lá.

Quando eu falava com os meus botões: que está revelação programada foi uma forma de manadas recado (bebe que não chora não mama), e pelos vistos, há resultado à vista. O outro, sim esse mesmo que não queres revelar seria bacela.kkkkkkll
Ver mais
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Que alivio. Ao menos continuamos soberanos porque assunto da responsabilizaçao deve ser exclusivamente nosso
Gosto · Responder · 4 · 21 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Nao foi comprada pelo governo????
Gosto · Responder · 1 · 21 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Nao creio, Lyndo A. Mondlane, o que deve ter acontecido é que a Suecia financiou a auditoria para nos servirmos de estudo de caso e estabelecer ligaçoes de varios esquemas. Lembre-se do episodio num hotel algures, em que uma representante destes paises se queixou de que os nossos dirigentes viajavam e dormiam faraonicamente quando os doadores nao faziam.
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Ela diz mais ou menos isso na entrevista concedida ao Savana: " a nós coube financiar auditoria, para que os parceiros internacionais soubessem quais foram os contornos e riscos do empréstimo, cabendo aos moçambicanos e a PGR retirar do relatório as consequências e quiçá, encontrar os possíveis culpados para a sua responsabilização".

Questionada porquê a Suécia pagou sozinha a factura, ela disse: a Suécia e Moçambique tem uma relação histórica e secular que iniciou no período colonial, por isso a Suécia sentiu na necessidade de apoiar a causa moçambicana, se calhar foi por isso que o governo de Moçambique confiou em nós. Outrossim, pelo facto de NOS SERMOS O ÚNICO PAÍS SEM OUTRO INTERESSE nesse processo, senão o de ajudar.

Quem assim fala não é gago. E quem não entender essa mensagem procure-me, juro, posso desenhar kkkkk
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane E isso é absurdo Eusébio A. P. Gwembe... nao tem sentido, o conhecendo nossos comportamentos, pode ser verdade
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Assim que nao vao apresentar nem nomes nem responsabilizaçao, possivelmente podera haver acordos de devoluçao clandestina do dinheiro localizado, Lyndo A. Mondlane, se é que esta algures nas contas dos indiciados. Posso estar errado
Gosto · Responder · 2 · 21 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane Ops.. e qual è o preço????
Calton Cadeado
Calton Cadeado A Suécia pensa que Moçambique só tem distraídos?! A Suécia não tem interesses? A Suécia tem laços históricos...! Por que é que não disse que a Suécia também é campeã em financiar essas auditorias. No caso Banco Austral também teve a sua mão. No Ministério da Educação...!
Gosto · Responder · 3 · 18 h
Maria João Marques
Maria João Marques A sério ??? A Suécia transpira altruísmo :-D :-D laços históricos justificam o financiamento ? :-D :-D só love ... <3
Gosto · Responder · 2 · 18 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Kakakakakakakaka tazaver nem
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Tanto kroll muito menos PGR aqui já entrou política e política meus irmãos e jogo de interesse não vala pena esperar grande coisa desta auditória
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Já não confiam nos gringos kkkkkkkl
Gosto · Responder · 2 · 18 h
Sergio Baloi Sergio Farinha do mesmo saco este só estão interessados com os nossos recursos mesmo FMI vai dar taco porque vive de colocar país pobres como Moçambique mas pobre estes gringos ganham tornado África mas pobre mano.
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Aleluia, finalmente caiu a ficha
Gosto · Responder · 2 · 17 h
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Kiki kikiki você pá
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkk pensei que esses aí eram santos
Gosto · Responder · 2 · 17 h
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Qual santo qual ke mano?
Gosto · Responder · 1 · 17 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkk estamos conversados
Gosto · Responder · 2 · 17 h
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio
Traduzido do Inglês
Maria João Marques
Maria João Marques Há uns gajos que produzem uma divida oculta , ( uma ou mais ainda nem se sabe bem ) e a culpa é dos gringos '?????!!!
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Mais os gringos tábem não perguntou aos gajas si vocês informaram ao vosso parlamento para levar taco? Mário João é farinha do mesmo saco estes gajos
Maria João Marques
Maria João Marques Sergio eu não estou a dizer que não sejam, mas aqui ninguém é inocente . Não me digas que com quadros formados e bem formados , não há ninguém que não perceba e não veja que não há almoços grátis !!! Agora a culpa não é dos gringos :-) , pode ser "também " mas não estão nisto sozinhos
Gosto · Responder · 3 · 17 h
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Por isso que digo é farinha do mesmo saco

Sem comentários: