quarta-feira, 29 de março de 2017

SERÁ QUE AS AUTORIDADES MOÇAMBICANAS ESTÃO A ESPERA QUE ACONTEÇA UMA TRAGÉDIA COM OS AVIÕES DA LAM PARA RECONHECEREM QUE MUITA COISA VAI MAL NA GESTÃO DA LAM?


Falar das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) agora é o mesmo que falar de atrasos nos voos, cancelamentos, problemas técnicos, incumprimentos nos horários dos voos, etc. Todos os dias são emitidos sinais bem audíveis e visíveis de que a LAM está funcionar muito mal mas tudo indica que estes sinais são ignorados pelas autoridades competentes. 
Senhores e senhoras, não esperem que caia um avião e crie uma tragédia nacional para intervir na gestão da LAM.
Quando é que o país voltará a ter pelo menos um avião na frota, que seja realmente digno de uma companhia aérea nacional? Usar avionetas (em estado duvidoso) para a única companhia nacional aérea também já é demais.
Se não há capacidades internas, criem consórcios e não é vergonha nenhuma fazer isso, é o que está sendo feito em todo mundo e abram o espaço aéreo moçambicano a outras companhias…vergonhoso é a maneira como está sendo gerida a LAM. Até a famosa TAP foi vendida a privados parcialmente. Há vários exemplos que podem seguir…podemos seguir exemplo de Angola na gestão da TAAG. Se queremos crescer, é preciso ter a coragem de abrir o nosso espaço aéreo para outras companhias e assim criar-se-á mais empregos e impostos. 
Queremos ser transportados a preço aceitáveis (e não os actuais) e em segurança. Não interessa se a companhia é nacional ou estrangeira. O que adianta manter essa LAM actuando sob monopólio e prestando péssimos serviços? A quem realmente interessa que as coisas continuem assim? A quem realmente interessa uma LAM falida e prestadora de maus serviços e a preços exorbitantes?
Dizem que é por orgulho nacional. Mas que orgulho há no funcionamento da LAM? Só vergonha. Porque a bom rigor a LAM acaba não sendo até nacional (não é abrangente, serve mais a elite nacional) com os preços que pratica porque não são acessíveis aos bolsos da maioria dos moçambicanos.
Por que somente falamos de orgulho em relação a LAM e não a importação de alimentos de primeira necessidade? Se importamos quase tudo neste país, até tomate, roupa interior, então porque não falamos de tal orgulho e bandeira nacional em relação a outras coisas? Até mendigamos financiamento para o Orçamento do Estado, então porque continuamos falar de orgulho nacional? Por que continuar a condenar a LAM ao fracasso por causa do orgulho nacional. Nós temos uma enorme costa marítima e cerca de 80 rios mais importamos carapau. Somos um país maioritariamente rural, com cerca de 36 milhões de hectares de terra aráveis mais importamos a alimentos. Existe muita madeira e está sendo contrabandeada e milhares de crianças sentam no chão nas escolas e muitos adultos dormem no chão nas suas casas por que não conseguem comprar camas. Isso sim é motivo de vergonha.
Uma coisa de muito interessante está a acontecer em Moçambique: Aqui as coisas tendem a piorar com o andar de tempo em vez de melhorar e a gestão da LAM é um bom exemplo disso. No passado a companhia tinha mais e melhores aviões, melhor e maior equipe técnica e preços acessíveis aos cidadãos. Actualmente, o funcionamento da LAM vai piorando e os preços dos voos são muitos elevados. Fiscalizem com urgência a LAM. Não esperem por uma tragédia para mudar a LAM.
Nelson Charifo 28 de Março de 2017
GostoMostrar mais reações
Comentar
28 comentários
Comentários
Lee Lee
Lee Lee Para aonde estamos a caminhar Moçambique?
Nelson Charifo
Nelson Charifo eis a questão, para onde é estamos a caminhar? será que desenvolver é assim mesmo?
Selma Nala
Selma Nala Preços altos maus serviços em certos locais até sómo tratados com muita arrogância ....pelos colaboradores ...pra onde vamos....
Gosto · Responder · 4 · 28/3 às 18:48 · Editado
Juma Mutualibo
Juma Mutualibo O nosso país foi altamente e vigorosamente delapidado por todos aqueles que se aliaram ao glorioso com fins estomacais. E ñ será pra já que esta situação vai mudar. Isto porque quem deve fiscalizar vaz parte da mesma máfia ou facção de saque desenfreado da coisa pública. Pra uma rápida restauração é necessária uma nova ordem nacional imposta pelos jovens que se identificam com a causa nacional com o simples exercício da cidadania.
Gosto · Responder · 8 · 28/3 às 18:48 · Editado
Hari Domingos
Hari Domingos Concordo plenamente. LAM vergonha de os moçambicanos. Rezo para que o pior não aconteça. Dirigentes por favor mãos a obra.
Aldo Ruben Marindze
Aldo Ruben Marindze Hje entrar nos aviões da lam e mesmo q cometer suicídio, eu acho q e altura de privatizarem tanto a lam como a os transportes públicos precisamos de melhorias ja basta dessa vergonha
Manuel Jeque Francisco
Manuel Jeque Francisco PIOR AKELE AVAIAO DELES 10610 K TEM SOM DE TRATOR.
Lírio Matsinhe
Lírio Matsinhe Ya ilustres!
A LAM, devia sim ter uma parte entregue aos privados porque mesmo a água que é um direito humano inalienável, há privados a fornecer!
Todavia no toca ao espaço aereo nacional, já há sim uma outra companhia privada, baseada em nampula ou ca
bo delgado se não tou esquecido, timidamente o gestor do pais vai abrindo as asas, ás companhias estrangeiras só não é permitido á um avião estrangeiro, aterrar em nampula, vir aterrar nivamene na beira e maputo, essa é exclusivamente da LAM!
Deve-se melhorar mais todavia já ta se abrindo o espaço aéreo pra outras intervenções!
Abraços
Hobety Luys Muhamby
Hobety Luys Muhamby LAM
Uma autêntica vergonha para Moçambique.
Jose Waite
Jose Waite Ontem mesmo(28), fui ao aeroporto buscar a minha conjuge que deveria chegar as 17:00 em Maputo+ acabou chegando 19h, um atraso cerca de 2h, a foto nao saiu mal porque avisaram com antecedencia a mudanca do horario alegando motivos operacionais, menos mal se e que nao foram tecnicos.
O que me espanta e o proprio PCA como se sente dirigindo, administrando, gerindo uma imponente instituicao mas COXO-deficiente-manco?
Ademais, de orgulho nacional nao tem Nada, os avioes para alem de terem problemas tecnicos, andam SUJOs, isso mesmo, SUJOS, p/ex embraer TM145, que ostenta nome de Zhongoene, que fez trajecto Quelimane-Maputo, 17:00-18:50h de ontem (28/03), por fora estava porco como se estivesse a andar em estradas de terra-batida e cheio de rebites parece que estava no estrela .
Srs, se nao querem concorrencia, entao mudem la um pouco para dar confianca aos vossos clientes.
Gosto · Responder · 3 · 20 h · Editado
Orlando Maceda
Orlando Maceda São corruputos de estimaçao! O povo gosta!
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Sádia Banú Sultane Jethá
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Céu Chirute
Céu Chirute Pois, esta demais. 
Prefiro arriscar ir a beira de maningue nice.
Gosto · Responder · 1 · 18 h
Leandro Monte Da Costa
Leandro Monte Da Costa Muito bom!! 👋👋👌
Gosto · Responder · 1 · 17 h
João Carlos
João Carlos Já tudo foi dito e é sabido sobre a LAM. Agora assiste-se as manifestações da enfermidade, em estado terminal
Gosto · Responder · 2 · 16 h · Editado
Sílvia Bush
Sílvia Bush Depois quando o avião cai a culpa é do piloto
Gosto · Responder · 2 · 15 h
Fernando Sande
Fernando Sande Nelson toma lencinho limpa essas lagrimas,problema é esse made mozambique aviao tufa,vao pensar bem,40anos 75%da populaçao n sobe aviao enquanto a empresarios a procura d pista pra por seus avioes
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Isaias Alguineiro
Isaias Alguineiro LAMentevel mesmo
Gosto · Responder · 12 h
Henrique Miranda
Henrique Miranda Quando se remunera generais com cem mil meticais e alferes com seis mil e um professor catedrático com cinquenta mil e um médico de saúde pública na ordem dos quarenta mil... É preciso dizer mais alguma coisa?
Gosto · Responder · 3 · 12 h
Henrique Miranda
Henrique Miranda Continuando nas "pesquisas" deparo-me com os salários dos cargos de chefia na LAM Já não sei mais o que dizer... Vejam só! http://www.meusalario.org/.../cargos-de-chefia-das-linhas...
Ocupar cargos de chefia nas LAM dá-lhe vários deveres como a coordenação e gerência dos aviões disponíveis na instituição, avaliação periódica do património. Você trabalha nas LAM? Descubra os salários dos Cargos de chefia
MEUSALARIO.ORG
Gosto · Responder · 3 · 10 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Khanimambo pela info, Henrique Miranda! Se converteres esses salários em Euros ficas-te pelos três mil... Mas, se tomares em consideração que o salário mínimo é de 4.500Mt (menos de sessenta Euros), então verificas que o MAU serviço das LAM é remunerado em CINQUENTA vezes o salário mínimo!!! E, nos empregados/funcionários com o salário mínimo, o despedimento é simples. Nos comilões das nossas linhas aéreas o despedimento é IMPOSSÍVEL, estão grudados ao Sistema de Lambe-Botismo!!!
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Mas devo dizer-te que a Fernanda e eu temos viajado nas linhas aéreas cá de casa e sempre fomos bem tratados, sem atrasos superiores a vinte minutos e com simpatia durante os voos!
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Portanto, uma coisa são os serventuários do Lambe-Botismo Nacional e outra são os assistentes de bordo, os pilotos e os mecânicos.
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Meldiane Sibia
Meldiane Sibia Eu acredito que isto não deveria ficar no Facebook apenas e sim pessoalmente. O problema é que as pessoas não param de comprar bilhetes e viajar.deveria existir uma greve de 1 mês sem ninguém subir avião para ver se não iria educar a eles.ontem mesmo houve atraso no voo lichinga Maputo e ainda por cima os passageiros ficaram a espera uma hora de tempo por suas bagagens porque o presidente da república estava a descer de um outro avião.sinceramente falta de organização,não sabem tratar um presidente de forma vip sem prejudicar os outros clientes
Gosto · Responder · 2 · 9 h
Riaz Rustomgy
Riaz Rustomgy Um mês é muito.
Uma semana so
Gosto · Responder · 7 h
Antonieta Santos
Antonieta Santos Apoiado vamos apoiar todos esta Mensagem
Gosto · Responder · 2 · 6 h
Ossuman Abudo
Ossuman Abudo Bem dito...estao a espera de mais uma queda.
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Acimo Chande Omar Junior
Acimo Chande Omar Junior Nossos dirigentes estão a espera + uma vez alguém dar ideia de comprar outro avião recondicionado que dizem eles ser novo e ganharem comissões churudas isso é que é bom negócio e de seguida cair um avião aparecerem a lamentar Governo de Moçambique e uma vergonha compre pelo menos uma aeronave que dignifique o nosso país pelo amor de Deus.....
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Caim Job
Caim Job excelente! excelente colocação Dr. Nelson Charifo, parabens!
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Caim Job
Caim Job Realmente urge reformas na gestão da LAM e do espaço aéreo moçambicano.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Caim Job
Caim Job vou partilhar esta publicação para ampliar a sua voz que representa o grito dos vários moçambicanos insatisfeitos com o funcionamento da LAM
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Sem comentários: