Falar das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) agora é o mesmo que falar de atrasos nos voos, cancelamentos, problemas técnicos, incumprimentos nos horários dos voos, etc. Todos os dias são emitidos sinais bem audíveis e visíveis de que a LAM está funcionar muito mal mas tudo indica que estes sinais são ignorados pelas autoridades competentes.
Senhores e senhoras, não esperem que caia um avião e crie uma tragédia nacional para intervir na gestão da LAM.
Quando é que o país voltará a ter pelo menos um avião na frota, que seja realmente digno de uma companhia aérea nacional? Usar avionetas (em estado duvidoso) para a única companhia nacional aérea também já é demais.
Se não há capacidades internas, criem consórcios e não é vergonha nenhuma fazer isso, é o que está sendo feito em todo mundo e abram o espaço aéreo moçambicano a outras companhias…vergonhoso é a maneira como está sendo gerida a LAM. Até a famosa TAP foi vendida a privados parcialmente. Há vários exemplos que podem seguir…podemos seguir exemplo de Angola na gestão da TAAG. Se queremos crescer, é preciso ter a coragem de abrir o nosso espaço aéreo para outras companhias e assim criar-se-á mais empregos e impostos.
Queremos ser transportados a preço aceitáveis (e não os actuais) e em segurança. Não interessa se a companhia é nacional ou estrangeira. O que adianta manter essa LAM actuando sob monopólio e prestando péssimos serviços? A quem realmente interessa que as coisas continuem assim? A quem realmente interessa uma LAM falida e prestadora de maus serviços e a preços exorbitantes?
Dizem que é por orgulho nacional. Mas que orgulho há no funcionamento da LAM? Só vergonha. Porque a bom rigor a LAM acaba não sendo até nacional (não é abrangente, serve mais a elite nacional) com os preços que pratica porque não são acessíveis aos bolsos da maioria dos moçambicanos.
Por que somente falamos de orgulho em relação a LAM e não a importação de alimentos de primeira necessidade? Se importamos quase tudo neste país, até tomate, roupa interior, então porque não falamos de tal orgulho e bandeira nacional em relação a outras coisas? Até mendigamos financiamento para o Orçamento do Estado, então porque continuamos falar de orgulho nacional? Por que continuar a condenar a LAM ao fracasso por causa do orgulho nacional. Nós temos uma enorme costa marítima e cerca de 80 rios mais importamos carapau. Somos um país maioritariamente rural, com cerca de 36 milhões de hectares de terra aráveis mais importamos a alimentos. Existe muita madeira e está sendo contrabandeada e milhares de crianças sentam no chão nas escolas e muitos adultos dormem no chão nas suas casas por que não conseguem comprar camas. Isso sim é motivo de vergonha.
Uma coisa de muito interessante está a acontecer em Moçambique: Aqui as coisas tendem a piorar com o andar de tempo em vez de melhorar e a gestão da LAM é um bom exemplo disso. No passado a companhia tinha mais e melhores aviões, melhor e maior equipe técnica e preços acessíveis aos cidadãos. Actualmente, o funcionamento da LAM vai piorando e os preços dos voos são muitos elevados. Fiscalizem com urgência a LAM. Não esperem por uma tragédia para mudar a LAM.
Senhores e senhoras, não esperem que caia um avião e crie uma tragédia nacional para intervir na gestão da LAM.
Quando é que o país voltará a ter pelo menos um avião na frota, que seja realmente digno de uma companhia aérea nacional? Usar avionetas (em estado duvidoso) para a única companhia nacional aérea também já é demais.
Se não há capacidades internas, criem consórcios e não é vergonha nenhuma fazer isso, é o que está sendo feito em todo mundo e abram o espaço aéreo moçambicano a outras companhias…vergonhoso é a maneira como está sendo gerida a LAM. Até a famosa TAP foi vendida a privados parcialmente. Há vários exemplos que podem seguir…podemos seguir exemplo de Angola na gestão da TAAG. Se queremos crescer, é preciso ter a coragem de abrir o nosso espaço aéreo para outras companhias e assim criar-se-á mais empregos e impostos.
Queremos ser transportados a preço aceitáveis (e não os actuais) e em segurança. Não interessa se a companhia é nacional ou estrangeira. O que adianta manter essa LAM actuando sob monopólio e prestando péssimos serviços? A quem realmente interessa que as coisas continuem assim? A quem realmente interessa uma LAM falida e prestadora de maus serviços e a preços exorbitantes?
Dizem que é por orgulho nacional. Mas que orgulho há no funcionamento da LAM? Só vergonha. Porque a bom rigor a LAM acaba não sendo até nacional (não é abrangente, serve mais a elite nacional) com os preços que pratica porque não são acessíveis aos bolsos da maioria dos moçambicanos.
Por que somente falamos de orgulho em relação a LAM e não a importação de alimentos de primeira necessidade? Se importamos quase tudo neste país, até tomate, roupa interior, então porque não falamos de tal orgulho e bandeira nacional em relação a outras coisas? Até mendigamos financiamento para o Orçamento do Estado, então porque continuamos falar de orgulho nacional? Por que continuar a condenar a LAM ao fracasso por causa do orgulho nacional. Nós temos uma enorme costa marítima e cerca de 80 rios mais importamos carapau. Somos um país maioritariamente rural, com cerca de 36 milhões de hectares de terra aráveis mais importamos a alimentos. Existe muita madeira e está sendo contrabandeada e milhares de crianças sentam no chão nas escolas e muitos adultos dormem no chão nas suas casas por que não conseguem comprar camas. Isso sim é motivo de vergonha.
Uma coisa de muito interessante está a acontecer em Moçambique: Aqui as coisas tendem a piorar com o andar de tempo em vez de melhorar e a gestão da LAM é um bom exemplo disso. No passado a companhia tinha mais e melhores aviões, melhor e maior equipe técnica e preços acessíveis aos cidadãos. Actualmente, o funcionamento da LAM vai piorando e os preços dos voos são muitos elevados. Fiscalizem com urgência a LAM. Não esperem por uma tragédia para mudar a LAM.
Nelson Charifo 28 de Março de 2017
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