domingo, 26 de março de 2017

As Universidade Moçambicas: Um Ninho de Cientistas Estéreis?



Bitone Viage estava a sentir-se preocupado em Alcindo Cacela (Cremação).
9 h
As Universidade Moçambicas: Um Ninho de Cientistas Estéreis?
Algumas Universidades em Moçambique deixaram de produzir conteúdos científicos, passando a produzir "Ensaios sobre o Lambibotismo".
É triste o cenário que caracteriza as nossas universidade, como é possível um país independente há mais de 40 anos não consegue ao menos colocar uma Universidade no raking das 1000 (mil) melhores do mundo?
O Estado gasta dinheiro, pagando Reitores que permitem a proliferação da improdutividade dentro das nossas universidades.
Professores Mestres que nunca produziram se quer um artigo científico, mas são professores universitários, digam que exemplo estes irão dar aos seus educandos?
Com que cara um Professor Mestre terá autoridade científica para mandar um estudante produzir um artigo científico se ele própio nunca escreveu?
É doloroso, angustiante ver nossos Reitores a permitirem isso, as nossas Universidades devem começar a produzir e a competir no xadrez acadêmico, como será possível sermos um país desenvolvido se as nossas universidades nada produzem?
O berço de qualquer que seja o tipo de desenvolvimento, é a academia, meus caros, enquanto que, as nossas universidades estarem apenas preucupadas em produzirem improdutivos e alimenta-los, não iremos a lado nenhum.
Os centros de pesquisas das principais Universidades do nosso país, só reproduzem textos, pesquisam coisas que não se enquadram a nossa realidade, financiam pesquisas vazias e sem conteúdo pratico.
Os melhores estudantes quando terminam as suas licenciaturas são deixados a sua sorte, a questão que nunca se cala, porquê não consiguimos dar um acompanhamento a estes estudantes? Em outras universidades estes estudantes são bem acompanhados e até recrutados, mas aqui no meu país a teoria do caraguejo esta minando esse processo.
É triste, sinceramente é triste, deixamos as nossas universidades serem controladas por estéreis que não gostam de ver os outros a produzirem para o bem das universidades até mesmo para o país.
Sinceramente esta na hora de expurgar esses improdutivos e coloca-los no seu devido lugar, uma universidade é um espaço de produção e não de ostentação de diplomas sem meritocracia pragmática.
Devemos fazer algo, os nossos Reitores devem pelo menos visitarem os centros de pesquisas e observarem oque estes produzem, vamos tornar as nossas universidades também em polos de desenvolvimento, esse desafio não só deve ser colocado aos distritos, as nossas Universidades tambem são chamadas.
Um pofessor Mestre e Doutor que não tenha pelo menos um artigo científico Internacionalmente reconhecido pelo menos nos últimos dois anos, esse deviam ter vergonha do seu nivel.
Atenciosamente
26/03/2017

Região
4908 pessoas visitaram este local

GostoMostrar mais reações
Comentar
29 comentários
Comentários
Devis Gimo Hei de ter lido algo parecido algures por aqui, num perfil dum renomado académico, vangloriando se pelo feito da UEM, ocupar a 23 posição no ranking das melhores 100 de África
GostoResponder28 h
Bitone Viage Acha que isso é uma conquista?
GostoResponder27 h
Egidio Banze Muito triste mesmo!!! existem muitos professores universitários com mais de 3 anos de carreira mas sem nenhum artigo pelo menos !! é mesmo lamentável.
GostoResponder8 hEditado
Bitone Viage São muitos meu irmão.
GostoResponder27 h
Obedias Leeuwenhoek Chidengo Kripton Mapossa veja este posto, aquilo que você já falava professor doutor e mestre sem artigo publicado a nível internacional
GostoResponder18 h
Bitone Viage Pois é.
GostoResponder17 h
Erasmo Nelio Bitone Viage tu saiste de uma universidade mocambicana. Te consideras esteril??? Esse assunto do ranking nao è apenas vergonha de mocambique mas sim de africa e dos palops. Pois veja mesmo o brasil que è 100vezes mais desenvolvido que mocambique nao tem universidade nas primeiras 100 e nem mesmo os palops tem alguma universidade nas 100 primeiras. Esse assunto do ranking è de forum internacional. A africa deve sentar e delinear estrategias para colocar pelo menos 1 universidade nas primeiras 200. E por fim existem assuntos mais relevantes a discutir dentro das universidades como investimento nas infraestruturas, laboratorios,pessoal e outros antes de tentarmos assaltar qualquer tipo de ranking
GostoResponder27 h
Bitone Viage Ai esta o grande problema na formulação de analises l, axhas que eu sou uma amostra num universo tão grande de formados neste país?

É isso que quer dizer?
GostoResponder7 h
Erasmo Nelio O que eu quero dizer meu caro è que não podemos cuspir no prato em que comemos. Se tu foste bem formado apesar das dificuldades existentes nas nossas universidades temos de reconhecer que nem todos academicos sao estereis e que existe necessidade de melhorar
GostoResponder17 h
Bitone Viage Sabes Erasmo, estas puxando o debate para um rumo impropio, leia o meu titulo bem e o seu conteudo, só isso.
GostoResponder7 h
Erasmo Nelio O titulo diz o seguinte: as universidades mocambicanas um ninho de cientistas estereis. Eu intendi muito bem meu caro
GostoResponder7 h
Bitone Viage É este tipo de ponto que vem no titulo?
GostoResponder7 h
GostoResponder11 h
Bitone Viage Brasil não tem nas 100, mas pelo menos tem nas 200.

Agora 1000 é demais parceiro
GostoResponder27 h
Cidadão Comum Plenamente de acordo.
Erasmo Nelio A uem ja esteve nas primeiras 300 universidades mas as universidades mundiais cresceram ao longo do tempo e afastaram a uem do ranking. No entanto veja que existe uma desigualidade enorme pois as primeiras 5 universidades sao americanas a excessao de oxford. E o ranking tem mais a ver com o capital financeiro dos paises. Paises com fraco poder economico logo nao tem massa critica. Volto a repisar que nossa meta tem que ser aumentar o investimento nas universidades e nao entrar nos ranking. A entrada nos rankings sera consequencia do investimento.
GostoResponder47 h
Bitone Viage Quando, em que ano isso aconteceu? Podes me facultar a referencia?

Olha aqui Erasmo Nelio estou nuna fase que ja não permito especulações, meu caro, se não tens fontes para sustentar isso melhor não dar referencia.
GostoResponder7 h
Erasmo Nelio Posso estar a me enganar no que tange ao numero exacto mas a alguns anos estivemos nas 1000melhores do mundo
GostoResponder7 h
Bitone Viage Erasmo Nelio mais uma vez digo, eu não discuto especulações, traga a pesquisa que fala sobre isso.

Se eu disse que nenhuma Universidade Moçambicana nunca fez parte de pelo menos as 1000 melhores do mundo, é porque pesquisei para chegar a este conclusão.
GostoResponder17 h
Bitone Viage Não especule, caso queira eu não irei debater especulações.
GostoResponder7 h
Tesoura Júlio Tuboi Será que somos os famosos Giringonças?
GostoResponder17 h
Bitone Viage Kkkkkk não sei ilustre
GostoResponder17 h
Erasmo Nelio Veja a desigualidade 1/4 das 1000 sao americanas, 1/6 sao chinesas e outras europeias e asiaticas. A maioria dos paises do mundo nao fazem parte desta lista. Sendo que existe uma concentracao das unoversidades em poucos paises
GostoResponder7 h
Bitone Viage Para de fazer estudos comparativos só para defender a inificacia das nossas Universidades.

Assim para fazermos parte, primeiro as outras Universidades devem fazer parte?


Façamos a nossa parte vamos esquecer as outras Universidades, vamos criar mecanismo disso ser possivel, esqueca, japão, china, india e outros paises.

Moçambique deve sair do comodismo.
GostoResponder17 h
Helio Thyago Krpan Neste ponto foste infeliz meu caro. Não se pode, simplesmente esquecer esses países pq a pouco tempo atrás tinham uma realidade igual a nossa e nos como país em via de desenvolvimento devemos sim replicar algumas ideias e políticas. 
Hje se a África do
 Sul está no Topo não é por milagre mas pq a própria história de colonização e independência criou condições para que mesmo em 1900 a RSA tivesse uma univiversidade (mesmo com o regime do apartheid). 
Coisa que Portugal não fez cá em Moçambique nem nas colónias. 
Na Índia e na China há um grande legado da passagem britânica. 
E se for a fazer um estudo comparado verá que a nível dos PALOP a génese é sempre a mesma. E não aconselho a ver os frutos sem perceber a raiz dos problemas.
GostoResponder16 h
Bitone Viage Sabes Helio Thyago Krpan, essas coisas de culparmos o nosso subdesenvolvimento ao tipo de colonização ou Sistema de dominação que tivemos, é muito retardado.

Se fomos uma colonia portuguesa, entretanto oque fizemoa enquanto que país indepedente para colmatar isso?


Queres que chamemos outro país para nos colonizar e vermos se mudamos?

Não, este discurso Para mim não cola.
GostoResponder26 h
Helio Thyago Krpan Respeito seu posicionamento. Mas estudei o fenómeno na Filosofia Africana e verifiquei que as colónias inglesas e francófonas apresentavam uma performance muito acima da média. As independências e a instalação de redes de intelectualidade sempre estiveram alicerçadas a países como Ghana e Senegal. Países com certa maturidade intelectual devido às liberdades concedidas.
GostoResponder16 h
Bitone Viage Meu irmão Helio Thyago Krpan, não se prenda a filosofias comparativas, esta na hora de pensarmos localmente e percebermos a razões internas do nosso redescruscimento e mais nada.

Esqueça o tipo de colonização, passam hoje cerca de 44 anos meu irmão, c
ome on.

Algo deve ser feito, a colonização acabou e o discurso sobre a forma na qual fomos colonizados não pode constitur uma herança argumentativa da razão da nossa pobreza e outros factores.
GostoResponder46 h
Mario Horacio Triste realidade ilustre! Portanto as universidades moçambicanas produzem academicos organicos! 
Os reitores para além de promover academia, pesquisas cientificas eles promovem politica.
GostoResponder6 h
Bitone Viage Muito triste, mais preferem tornarem as nossas Universidades em celulas partidarias, do que um campo de produção do saber.
GostoResponder6 h
Rafael Augusto Mate Concordo! Eles ocupam tempo em estudar em "COMO CONVENCER O GOVERNO/PARTIDO LHE CEDER O PODER" NTSEMMMMM PSEUDOINTELECTUAS
GostoResponder26 h
Bitone Viage Nojento isso, a Juventude deve fazer algo, urgente
GostoResponder16 h
Rafael Augusto Mate Triste e e' grande desafio para nossa geracao
GostoResponder5 h
Bitone Viage Cabe a nós sabermos o que queremos.
GostoResponder15 h
Ilso Mabai Certo.....sabias palavras.......
GostoResponder6 h
Bitone Viage Mudanças precisam-se.
GostoResponder26 h
Laticha Bramquinho Emiliano O docente tem razão. Sábias palavras
GostoResponder6 h
Bitone Viage Ola Laticha Bramquinho Emiliano, tudo bom? Saudades vossas.
GostoResponder6 h
Laticha Bramquinho Emiliano Estou bem obrigada, nao sei o docente. Tambem sentimos muitas saudades
GostoResponder6 h
Bitone Viage As aulas como vão? O docente esta bem, querida.
GostoResponder6 h
Laticha Bramquinho Emiliano As de filosofia nao sao mais as mesmas, mas as restantes vao muito bem!
GostoResponder5 h
Bitone Viage Quem é o vosso Professor?
GostoResponder5 h
Helio Thyago Krpan O seu título está paradoxalmente desajustado ao conteúdo do texto. É bom ser crítico pq muita coisa está mal. Mas é bom respeitar os anos que o nosso ensino superior tem (entre avanços e retrocessos há coisas salutares). 
O ranking dependendo dos objec
tivos pode ser mero negócio de organizações internacionais. 
A radiografia do nosso ensino superior mostra conquistas muito.boas nos últimos 20 anos. 
O primeiro desafio foi superado. Garantir um número mínimo de mestres e doutores nas instituições de referência. Mesmo sabendo que estamos aquém do esperado. O segundo desafio foi a expansão da rede de universidades pelo país e hje temos pelo menos uma a cada província. O terceiro será este da pesquisa e extensão que eata ser levado a cabo. 
Se você hje escreve e publica é pq saiu deste ninho improdutivo que você dá nome. Há esforço da duas parte mas a formação obtida veio dessas mesmas universidades. Um.pouco de ponderação é bom para não cairmos em extremismos.
GostoResponder26 h
Bitone Viage Certo, estou acustumado com esse tipo de observação meu irmão, as vezes recoremos a ordens semanticas e estruturais para rebatermos certoa conteudos. Mas enfim vamos ao que interessa.

Segundo:


Agora não faço pesquisas sem dados, muito menos fontes crediveis, entretanto peço que me mostre uma pesquisa clara, que mostra boas conquistas das nossas Universidades nos ultimos 20 anos.

Terceiro:

Acha que colocar pessoas com niveis de Mestrado a lecionarem é tudo? Sera que o nivel de Mestre é a condicão se ne qua non, para tornar uma Universidade numa referencia regional ou global? Claro que não, mas sim a produção é tudo meu caro.

Quarto:

Meu caro colocar Universidades em todos as provincias não constitui tema ou preucupação deste meu debate, compreendido! O meu debate tem haver com o nivel de produção cientifica, tem haver em colocar as nossas Universidades no raking pelo menos das 1000 melhores do mundo, não vamos fugir.

Quinto:

Essas pesquisas e extenção que estão sendo levadas acabo, podes fazer menção de algumas e o impacto que ja geraram na comunidade cientifica?

Sexto:

Se hoje eu escrevo e publico e porque sai deste ninho, é isso qie queria dizer meu amigo? Sera que eu Bitone Viage sou uma amostra num universo de formados neste país?

Setimo:

Meu caro, não camos cair em populismo desnecessario, vamos ao debate.
GostoResponder6 h
Helio Thyago Krpan Caro Bitone. A maneira como conduz as intervenções confunde-se com alguém que gosta de conversar com o espelho. Faz-me lembrar dois analistas políticos que temos aqui e que muito gostam de ter razão acima de tudo. 
A partir do momento que considera pop
ulismo o que eu escrevo, fico amputado para discutir. Achava que podia trazer mais pimenta ao debate. 
Se a cada texto escrito em jeito de opinião e a cada opinião tecida forem exigidos dados empíricos, não sei como conduziremos e abitraremos os debates. 
Trarei resposta para o seu ponto segundo. Acho que nem sequer me dará trabalho.
O ponto terceiro não é taxativo pq.o nível nem sempre é acompanhado da episteme. Mas é uma exigencia internacional e um requisito que se está a cumprir.
O ponto quarto se não lhe diz nada, irei imiscuir-me de responder. 
O ponto quinto busque respostas no site do Ministério do Ensino Superior e Técnico Profissional. São vários os exemplos de aplicação de pesquisas levadas a cabo aqui em Moçambique. 
Sexto e sétimo é visão reducionista responder. 
Mais não direi
GostoResponder3 h
Bitone Viage Hahahahahahahaja piorou meu amigo, vamos deixar.
GostoResponder1 h
Mussa Abdula O mais preocupante não é o ranking, mas a incapacidade que um docente mestre tem de produzir, acompanhar e avaliar um trabalho com cientificidade, mesmo depois dos 3 anos de experiência na docência. É uma lástima ainda, quando este docente é integrado como membro do júri para classificar a qualidade do trabalho de estudantes.
GostoResponder6 h
Bitone Viage Uma gravosa lastima meu irmão, triste isso.
GostoResponder16 h
Bitone Viage Helio Thyago Krpan, estou acustumado com esse tipo de observação meu irmão, as vezes recoremos a ordens semanticas e estruturais para rebatermos certoa conteudos. Mas enfim vamos ao que interessa.

Segundo:


Agora não faço pesquisas sem dados, muito menos fontes crediveis, entretanto peço que me mostre uma pesquisa clara, que mostra boas conquistas das nossas Universidades nos ultimos 20 anos.

Terceiro:

Acha que colocar pessoas com niveis de Mestrado a lecionarem é tudo? Sera que o nivel de Mestre é a condicão se ne qua non, para tornar uma Universidade numa referencia regional ou global? Claro que não, mas sim a produção é tudo meu caro.

Quarto:

Meu caro colocar Universidades em todos as provincias não constitui tema ou preucupação deste meu debate, compreendido! O meu debate tem haver com o nivel de produção cientifica, tem haver em colocar as nossas Universidades no raking pelo menos das 1000 melhores do mundo, não vamos fugir.

Quinto:

Essas pesquisas e extenção que estão sendo levadas acabo, podes fazer menção de algumas e o impacto que ja geraram na comunidade cientifica?

Sexto:

Se hoje eu escrevo e publico e porque sai deste ninho, é isso qie queria dizer meu amigo? Sera que eu Bitone Viage sou uma amostra num universo de formados neste país?

Setimo:

Meu caro, não camos cair em populismo desnecessario, vamos ao debate.
GostoResponder16 h
Vasco Adao Falou e disse meu caro Bitone Viage. Assino com todo orgulho estr discurso
GostoResponder5 h
Tony Ciprix Bitone Viage, acalme-se meu amigo. Estás ali em Cremação, na periferia da produção Científica no Brasil, a menos de 02 meses. Nós vivemos 10 anos onde se respira a ciência no Brasil e conhecemos bem Moçambique. Ainda estás emocionado com a sua descoberta. Para começar, um professor auxiliar no Brasil, o chamado adjunto, ganha mais de R $ 8.000.00 (oito mil reais), em torno de 170.000,00mt contra os 43.000,00mt dos nossos por cá. Não é o Reitor quem define o salário. O teu professor produz porque não corre de um lado para outro. Claro que essa não pode ser uma desculpa. Aqui quem produz é um heroi, tem de ser muito disciplinado, pois de tanto correr, acaba por não ter foco de pesquisa. Precisamos de lutar e muito para que as condições de trabalho sejam as mais razoáveis para a investigação, iniciando os mais novos na pesquisa.
GostoResponder75 hEditado
Bitone Viage Meu irmão Tony Ciprix, ao mais que esteja na periferia da produção cientifica, mas isso não invalida meu posicionamento.

Brasil tem cerca de mais de duas mil Universidades e a Universidade na qual estou ocupa a 26 melhor do Brasil.


Mano Tony, não é uma amostra no universo de um quartel de Mestres improdutivos que o país tem, quantos Mestres fazem o trabalho que o senhor faz?

Mais uma vez vamos deixar paixões, oque eu disse é uma pura verdade e não digo porque estou aqui no Brasil, desde que eu estava em Moçambique eu levantava esse aasunto.
GostoResponder5 h
Bitone Viage Meu irmão Tony Ciprix, ao mais que esteja na periferia da produção cientifica, mas isso não invalida meu posicionamento.

Brasil tem cerca de mais de duas mil Universidades e a Universidade na qual estou ocupa a 26 melhor do Brasil.


Mano Tony, não é uma amostra no universo de um quartel de Mestres improdutivos que o país tem, quantos Mestres fazem o trabalho que o senhor faz?

Mais uma vez vamos deixar paixões, oque eu disse é uma pura verdade e não digo porque estou aqui no Brasil, desde que eu estava em Moçambique eu levantava esse aasunto.
GostoResponder15 h
Tony Ciprix Bitone Viage, eu já venho dizendo faz tempo que o modelo dos nossos mestrados aqui em nada nos ajuda. Vamos ter muitos mestres ( no sentido de detentores do título e não no sentido de professor) mas que sob ponto de vista de ciência é nula a sua contribuição. O Mestrado tornou-se numa fonte de rendimento e não de formação de pesquisadores. Depois, os aspirantes a Mestres no sentido de profesdores são mais ensinadores do que pesquisadores. Falam o que os outros produziram e não o produto da investigação deles. São simples caixas de ressonância. Impor a pesquisa como parte de suas actividades é perder tempo. Estão preocupados com a barriga, o que é justo, pois vazia nem podem ensinar. Os poucos que produzem é porque tem outros meios para viverem e se dão tempo de investigar e escrever. Quando falo de Cremação, apenas quero dizer que ainda não viste nada.
GostoResponder24 h
Bitone Viage Professor Tony Ciprix o seu ultimo ponto é a base da minha preucupação meu irmão.

Não escrevi esse post pelo facto de estar no Brasil, mas sim pelo facto das nossas Universidades não estaremos a produzir nada.


Doi Professor, doi muito ver um Professor que não tenha escrito nada e obrigar seus alunos a escrever, que seja ele o exemplo.

Moçambique falhou muito ao remunerar apartir de graus academicos, a pessoa devia ser paga pela pesquisa que faz. 

Estou chateado
GostoResponder14 h
Tony Ciprix Prepare-se e forme-se bem. Ao aqui voltar vai perceber qual o lugar da ciência e dos que querem viver da ciência na política pública ou na cabeça dos fazedores da política
GostoResponder14 h
Bitone Viage Mano Tony Ciprix eu não volto o mesmo meu irmão, vou apartir daqui escrever artigo cientificos que terão grande repercursão no país e no mundo.

Escreva isso Professor, escreva isso.
GostoResponder14 h
Tony Ciprix Se voltares o mesmo seria o mesmo que jogarmos pérolas aos
GostoResponder14 h
Affonso Guerreiro Kkkkkkkkkkkk... 
Num país em que intelectuais sérios são alvejados, não se pode esperar muita coisa. 


Alguns de nós avisam sobre isso há anos e a intelligêntsia moçambicana (que existe à rasca) sequer mexe uma palha. 
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... 
Bitone Viage, welcome to the red-pill... Kkkkkkkkk...
GostoResponder5 h
Bitone Viage Muito triste meu irmão.
GostoResponder15 h
Affonso Guerreiro Chego a ficar emocionado ao ver o seu posicionamento.
Eu tenho-te como uma das promessas intelectuais deste país e espero que sua perspicácia analítica se mantenha com esse rigor. 
Estamos contigo, irmão.
GostoResponder14 h
Claive Elviira Macome First Está mal isso.
GostoResponder5 h
Bitone Viage Só por dizer????
GostoResponder14 h
Manopito Pipito Concordo com o seu ponto de vista. Só um retoque não menos importante ao invés de te referires as Universidades devias se referir as IES (Instituição do Ensino Superior ) Porque assim exclues a sua propria Instituição de base (ISRI tou certo?) E a extensão não seria apenas para as Universidades mas como também para os Institutos Superiores, Politécnicos, Academias etc de Acordo com a última lei do Ensino Superior em Moçambique 27/2007 de 29 de Setembro. Pois a Pesquisa e Investigação Científica não deve ser apenas feita nas Universidades mas sim em todas as Unidades Orgânicas das IES em Moz.
GostoResponder24 hEditado
Bitone Viage Ilustre a Universidade é conceito com maior extensão, e quando falo de Universidade tambem me refiro aos Istitutos superiores.
GostoResponder11 h
Bitone Viage Venho tambem da Universidade Pedagógica, entretanto não exclui nada.
GostoResponder150 min
Manopito Pipito Respeito a sua opinião mas não concordo pois são Instituições de Natureza diferente. Os Reitores só existem nas IES do tipo A que são as Universidades as Unicas que podem dar cursos de Doutoramento. Apesar de termos muitos Institutos com Reitores (Deviam ser Diretores Gerais) dando Doutoramento. Quando falamos de produção cientifica no verdadeiro sentido das palavras estamos falando de "Papers" que devem ser produzidos e Publicados em Revistas científicas de Renome preferencialmente com revisão de Pares. Não vejo enquadramento comporativo duma Universidade com um Instituto Politécnico pois são de Natureza completamente diferente. Força ai meu caro. Gostei da linha de pensamentos pelo que tens respeitar a visão critica de terceiros (Pares  )
GostoResponder7 minEditado
Gerson Cumba Pensamento que merece aplausos.
GostoResponder3 h
Bitone Viage Tens algum acrescimi?
GostoResponder1 h
Antonio Gundana Jr. Um pouco de patrimonialismo continua a vigorar no nosso país (E Macamo). Ainda, se enquanto estudantes não somos encorajados a escrever um artigo, apenas somos forçados a escrever o trabalho final do curso, como vai ser no futuro como docentes?
GostoResponder3 h
Judite Tembe Assunto serio e de.corajosos como o senhor que precisamos.mas peco p paginar p eu lembrar onde parei a leitura kkkkkl brincadeira. Meus parabens
GostoResponder2 h
Antonio Jacinto Munhame Kkkkkkk Bitone Viage...
GostoResponder2 h
Parménides Luis Mbutumas Que docente universitário Moçambique tem para o aspecto promulgativo e acadêmico? Parece nao existir professores universitários em Moçambique. O que vejo cá só sao trechos de celas antigas que reinam em suas buxarias para fins ideológicos.
GostoResponder2 h
Inácio Swb Jorge Muitooo bommm.
É lamentável a não de selecção e encaminhamento dos melhores estudantes nas universidades nacionais.
GostoResponder2 h
Hermenegildo Cuna Grande reflexão
GostoResponder1 h
Cidadão Comum Grande reflexão, de facto!

Sem comentários: