sábado, 25 de março de 2017

Comunidades bloquearam (desde 14h de quarta feira 22 de março) as vias de acesso a área de exploração mineira em Epwiri e Muholone em PILIVILI

19 h · 


Comunidades bloquearam (desde 14h de quarta feira 22 de março) as vias de acesso a área de exploração mineira em Epwiri e Muholone em PILIVILI, Distrito de Moma, o facto foi confinado pelos respectivos secretários de bairro e parte de jovens que encontramos no local.

A fúria deve-se a falta de informação sobre os processos de consultas comunitária e promessas de emprego sazonal durante a fase de Prospeção e Pesquisa (recolha de amostras de solos) que está a decorrer naquelas comunidades.


As comunidades exigiram a retirada da maquinaria pesada da empresa, o que foi feito até 19 horas do mesmo dia, após a intervenção de pessoal sénior da empresa. Esta tarde (24 de Março), as comunidades inviabilizaram o inicio do estudo socioeconómico e ambiental, devido a má relação entre a EMPRESA e as COMUNIDADES e falta de atenção na metodologia usada para conduzir as entrevistas.


Comentários

Dino Vicente Chamusse Muito triste e muita vergonha. 

Percebo haver insistência no uso de metodologias classicas de participação comunitária quando trata-se de intervenções. 

Porque planear para ao envez de planear com? 
Alias, a consulta é sem duvida uma pseudo participação... Temos que migrar para outras formas de participação, assim evitamos as clivagens que actualmente temos constatado quase em todo o país. 

Procuremos sempre que a cominidade esteja involvida em todas as fases do processo, assim esta fica emancipada e a cima de tudo elevamos o sentido de pertença... 

Lembremos sempre que o objectivo final é melhorar a vida das cominidades.
Ali Aiuba Massalinho Massalo algum comentário irmão?
Bruce Nanlipa Meu irmão, o povo de Moma está farto de ver entrar e sair projectos cujas as acções de responsabilidade social não se fazem sentir no seio da população e assim vai fazendo a justiça com as próprias mãos. Tudo começa com o projecto de exploração das areias pesadas. É preciso encontrar outros mecanismos de como fazer entender ao povo que é parte integrante desses projectos.
Marlene Julane Quando o cinismo industrial se contrasta com um povo cansado de ser espectador.....

Sem comentários: