Depois da recente suspensão do subsídio aos combustíveis, o Governo confirma o fim do subsídio ao preço do pão, a partir a partir de hoje, o que abre espaço para que as panificadoras tomem a liberdade de subir o preço do pão conforme as leis da procura e da oferta.
Em conferência de imprensa, o Porta-Voz do Ministério da Indústria e Comércio, explicou que o fim do subsídio às panificadoras é justificada por vários factores, com destaque para a redução do preço da farinha de trigo no mercado internacional, a recuperação do metical em relação ao dólar e pelo facto de as panificadores que beneficiam de subsídios estarem a praticarem preços tão elevados quanto os não subsidiados.
Há muito que as panificadoras vêm pressionando o ajuste do preço do pão, face ao aumento dos custos de produção. Perante a possibilidade real disto acontecer, o Governo promete controlar actos de especulação.
De Julho do ano passado a Fevereiro deste ano, o Governo despendeu 330 milhões de meticais em subsídios às panificadoras, numa altura em que se debate com sérios problemas orçamentais.
Sem comentários:
Enviar um comentário