sexta-feira, 31 de março de 2017

Discurso do Candidato Agostinho Vuma, por ocasião do lançamento da sua candidatura a Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA).

Maputo, 31 de Marco de 2017, Hotel Afrin.
Excelentíssimo senhor Presidente da FEMATRO – Federação dos Transportes e membro do meu Gabinete de Campanha;
Excelentíssimo Dr. João Jeque, Presidente da FENAGRI – Federação dos Agrários e membro do meu Gabinete de Campanha;
Excelentíssimo Dr. Adelino Buque, Presidente da Associação Comercial de Maputo, nosso Director da Campanha;
Distintos Presidentes das Associações Provinciais filiados às Federações da Agricultura, dos Transportes e a dos Empreiteiros, muito obrigado pela presença e bem vindos a Maputo, Cidade das Acácias;
Caras e Caros membros da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA),
Sinto-me muito feliz com a vossa presença nesta sala e as minhas primeiras palavras são de profundo reconhecimento a cada um de vocês pelo apoio e voto de confiança, pelo carinho e amizade que me dispensam e pelas palavras de estímulo que tantos de vocês me fazem chegar.
Muito obrigado por estarem a meu lado neste momento tão especial para mim, neste ato de lançamento da minha candidatura a Presidente da CTA.
Aceitei ser candidato à Presidência da Confederação das Associações Económicas de Moçambique, CTA, nas próximas eleições, porque não poderia deixar de responder aos apelos que recebi e não podia dizer “não” aos que me fizeram sentir ser este o meu dever.
Sou, como sabem, um cidadão com 15 anos de percurso empresarial, com interesses e investimentos na área de construção civil, hotelaria e turismo, indústria transformadora. Represento e estou atualmente associado a multinacional Portuguesa, com mais de 70 anos no mercado europeu e com créditos firmados na área de construção civil & obras públicas.
Todos sabem também da minha experiência e envolvimento ativo, de cerca de 12 anos, no movimento associativo empresarial, sendo o mais alto marco até agora nos últimos 6 anos a Vice-Presidência da CTA, sem descurar da importância da minha liderança na Federação Moçambicana de Empreiteiros, da qual sou membro fundador e onde exerci o papel de Vice coordenador na Comissão Instaladora e Vice-Presidente durante 6 anos e sou Presidente nos últimos 7 anos.
Durante este percurso pessoal e no Sector Privado moçambicano sempre cultivei a iniciativa, o sucesso, o progresso, o associativismo e a solidariedade. As minhas forças, inspiração e convicção vêm da minha experiência e do meu trabalho de longos anos, desde minha tenra juventude. E a minha força de vontade para aceitar o desafio que me foi colocado de me candidatar vem do amor pelo associativismo, pelo meu País e do cometimento no desenvolvimento do nosso Sector Privado, para que este possa jogar o seu papel e ocupar o seu lugar no desafio de desenvolver Moçambique.
Por isso, hoje e aqui, perante todos vós, e através de vós a todos os associados da CTA, apresento-me disponível para servir a nossa CTA ao mais alto nível. Hoje, perante todos vós, assumo um dos meus mais firmes e sérios compromissos: ser o próximo Presidente da CTA!
Acreditem, vocês são o meu grande estímulo para esta missão.
Nestes últimos anos tive o privilégio de ser Vice-Presidente da CTA, de trabalhar com uma equipa dinâmica, empreendedora e diligente, exemplarmente coordenada por um grande Homem que liderou os destinos da CTA nos últimos 6 anos.
Permitam-me, pois, que dirija uma palavra de saudação e apreço a este Homem que continua o nosso Presidente. Caro amigo, Rogério Manuel, eu tenho memória, os membros da CTA têm memória. Agradeço tudo o que fez pela CTA. Agradeço a confiança que sempre depositou em mim e em toda a nossa equipa de trabalho e agradeço-lhe pelas lições de vida e pelo companheirismo.
Nestes últimos anos, tive o privilégio de conhecer a CTA por dentro. Conheço bem cada um dos seus pelouros. Conheço as Federações, as Câmaras de Comércio, as Associações e os Conselhos Empresariais a ela filiados. Sei o que todos estes esperam de um Presidente da CTA. E isso me comprometo fazer. E nesta que será uma tarefa colectiva, todos juntos seremos UM, PELA MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS .
Estarei atento e darei sempre o meu melhor para cumprir esta nossa missão. Sim, a nossa missão, porque eu quero envolver a todos vocês no meu projecto de Presidência da CTA e de entrega às causas colectivas dos associados. Acredito no valor do trabalho e acredito que, unidos, somos mais fortes, pelo que serei um líder decisor e agregador de vontades, para realizar o desiderato comum de que “PELA MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS, SOMOS UM!
São simples, portanto, as razões principais para esta minha decisão de aceitar este desafio :
A necessidade de consolidar as realizações iniciadas há 6 anos.
Tenho vivido intensamente e participado nas grandes realizações que nos últimos anos elevaram o estatuto da CTA a um patamar de importante interlocutor do nosso empresariado junto do Governo e de parceiros internacionais.
Um marco importante das realizações e relevante papel da CTA nos últimos anos é a recente declaração da CTA como Entidade de Utilidade Pública pelo Governo de Moçambique, em reconhecimento dos feitos e papel que temos vindo a jogar na sociedade, prosseguindo fins de interesse nacional, comunitário e cooperando de forma significativa com a Administração Pública.
Nestes últimos 6 anos, na qualidade de Vice-Presidente da CTA, participei ativamente em ações colectivas do nosso Conselho Diretivo que culminaram com o alcance dos seguintes progressos, só para citar uns poucos:
• Registo de progressos assinaláveis sob ponto de vista de autonomia financeira, tendo a dependência de parceiros externos decrescido dos anteriores 100% para 60%, com autonomia financeira de 40%.
• Criação de um património corpóreo, com a aquisição de um edifício onde funciona a sua sede, o qual oferece Boas condições de trabalho, transformando-se numa verdadeira casa do empresário.
• Retoma da cooperação com a USAID estabelecimento de parcerias com a DANIDA, Fundo de Apoio ao Ambiente de Negócios, African Capacity Building Foundation, Agência do Vale do Zambeze e GIZ.
• Capacitação dos CEP’s e alocação de técnicos seniores para a coordenação do procedo DPP a nível provincial.
• Expansão da CTA para o nível distrital com o estabelecimento dos CED’s para ligação estreita com os CEP’s no sentido de estarem a par da conjuntura económica nestes.
• Reformulação do DPP passando a ser formal através do Memorando de Entendimento sobre a agenda de prioridades das reformas.
• Revitalização do papel do Provedor do Empresário que passou a atender casos de empresas em conflito com a Administração Pública.
Tudo isto foi feito com base e com apoio dos membros da CTA que iam aprovando, em assembleias gerais, os planos de atividades e metodologias de trabalho.
Caros colegas,
Vejo estas realizações e penso que, na verdade, fomos uma equipa verdadeiramente vencedora. Porém, como bem se diz, THERE IS STILL ENOUGH ROOM FOR IMPROVEMENT (Ainda há espaço bastante para melhorar), por isso que a minha candidatura baseia-se no princípio da consolidação e aperfeiçoamento.
Por força do meu trajeto e exigências profissionais, viajei durante muitos anos e contactei com muitos atores do nosso Sector Privado (incluindo cada um de vocês aqui presentes), instituições parceiras e organismos estrangeiros e internacionais, consolidando, assim, a minha consciência sobre os desafios do Sector Privado moçambicano para um futuro próximo, bem ao nosso alcance.
Creio, por isso, poder dizer agora que me candidato com uma clara visão estratégica para o futuro da CTA e com um programa amadurecido pelos anos e pela experiência, para realizar o lema de que “Pela melhoria do ambiente de negócios, som UM!”.
Sou pelo desenvolvimento equilibrado das nossas câmaras de comércio, associações e federações económicas e por uma maior participação dos CEP’s na tomada de decisões na CTA.
Sou por uma descentralização do CMAN que confira maior legitimidade aos CEP’s perante os associados e os governos provinciais.
Sou por uma crescente federalização sectorial por especialidade que concorra para o fortalecimento das associações empresariais e da CTA no seu todo.
Distintos membros,
Esta minha candidatura inspira-se, ainda, na necessidade da promoção de uma relação de parcerias, e não de subordinação, com o Governo de Moçambique e com todos os parceiros, onde a CTA se apresente em pé de igualdade na promoção do DPP e de todos os mecanismos de cooperação.
Pretendo a reafirmação da centralidade dos vários sectores da economia, e a participação do Sector Privado em todos os processos de tomada de decisão sobre o associativismo e a agenda nacional de desenvolvimento de Moçambique.
Sou pela diversidade económica, valorização dos saberes adquiridos na promoção da produtividade na agricultura, nas pescas, na indústria, no comércio, na construção, na busca de melhores soluções para o transporte de pessoas e bens quer seja urbano, fluvial, marítimo, rodoviário ou ferroviário.
Pretendo estar na primeira linha do combate contra a corrupção, o clientelismo, o tráfico de influências, a mediocridade e todas as manifestações que perigam a economia e retardam o desenvolvimento.
Pretendo lutar contra o despesismo e dotar a instituição de mais critérios de rentabilidade e respeito pelo bem colectivo. Pretendo promover as boas práticas e a melhoria da gestão e prestação de contas e a recuperação da credibilidade institucional da CTA, o que creio poder fazer inspirado nos seguintes objectivos:
• Realizar reformas profundas.
• Reestruturar e fortificar os CEP’s, tornando-os mais legítimos, representativos e interventivos.
• Pôr em prática ações que elevem a produtividade e competitividade das empresas nacionais.
• Fortificar e consolidar um Capital Institucional que influencie políticas económicas que garantam a consolidação do papel das empresas na economia nacional.
• Promover ações que garantam a competitividade das empresas nacionais, bem como a sua atuação num quadro de boa governação.
• Fortificar e consolidar organizações empresariais inclusivas, proactivas e representativas.
• Promover ações de capacity building das organizações e das empresas.
Caros empresários,
Este é um optimismo consciente e com os pés assentes nesta Confederação que é nossa. Assumo os desafios desta candidatura com coragem e confiança no vosso apoio pessoal e das Federações que representam.
Este é um momento oportuno da verdade e da coragem, da lucidez e da experiência se darem as mãos, para juntos levarmos a cabo a missão de caminharmos para a eleição do candidato certo para juntos consolidarmos e aperfeiçoarmos as conquistas que temos vindo a construir, com a visão de desenvolvermos uma CTA que seja verdadeiramente UNA, PELA MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS .
É a contínua construção desta CTA o que proponho hoje a todos vós: uma CTA de iguais, nos direitos e nos deveres. Uma CTA de valores nobres de que todos nos possamos orgulhar continuamente.
Quero a coesão social e dignidade de todos os membros da CTA. Cada uma das Federações, cada uma das Associações, cada uma das câmaras de coméecio, cada um dos Conselhos Empresariais Provinciais, cada um dos membros, são únicos na sua identidade e singularidade.
Cada um deles merece o nosso respeito e bom nome, e terão de mim atenção cuidada, respeitando de forma escrupulosa os seus valores, as suas ansiedades e receios, mas também as suas vontades e aspirações.
Daremos sempre valor e o devido reconhecimento às pessoas exemplares na forma como se entregam e dedicam o seu tempo aos outros e abdicam do convívio familiar para valorizar o espírito da nossa colectividade.
A formação e o exemplo que recebi dos meus pais ensinaram-me a respeitar todas as pessoas, apoiando sobretudo as mais frágeis, e lutando por um modelo de sociedade mais justa, mais humana e solidária, orientada por causas e valores morais, éticos, de urbanidade e civilidade, de amor e respeito pelo próximo.
São estes os valores que orientarão a nossa campanha e o nosso trabalho no dia-a-dia da Presidência da nossa Confederação. Lutaremos com todas as nossas energias contra tudo o que esteja abaixo destes valores. A calúnia, o boato, a inveja, a maledicência e tudo que possa ferir a honra e o bom nome dos nossos concidadãos merecerão de nós toda a abominação e repúdio. Tudo faremos em nome da concórdia e harmonia, mesmo naquilo que se mostrar adverso.
Distintos companheiros,
A terminar, reafirmo a minha gratidão pelo convite e confiança para concorrer em vosso nome para a Presidência da CTA. Faço votos que esta reunião seja um verdadeiro momento de união em torno da mesma causa e de reflexão profunda e conjunta sobre os determinantes da nossa ação no próximo triénio na CTA.
Faço votos, ainda, que saíamos daqui melhor inspirados para a elaboração de um Manifesto que coloque os interesses do Sector Privado em primeiro lugar.
Para isso conto, confiante, nos vossos conselhos e no papel de cada um para a promoção desta candidatura para realizarmos o nosso desiderato colectivo. Acreditem, somos três federações, somos a vitória!
Sinto e sei que juntos podemos fazer isto acontecer.
PELA MELHORIA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS, SOMOS UM!
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA.
Bento Estevão Machaila
Bento Estevão Machaila A vitória é certa.
Rogerio A. Chiau
Rogerio A. Chiau Boa sorte ...
Pukussa Chipe
Pacheco Cristóvão Cuamba
Thorp Kyocera
Thorp Kyocera Pela seriedade q a sua pessoa comquistou aos membros do CTA tu mereces esse cargo de presidente do mesmo, forca professor agostinho vuma
Anchia Safina Talapa
Anchia Safina Talapa Avanca meu mano, continua firme, vamos vencer.Forca
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Celmira Xavier
Celmira Xavier Firmeza. Avança não há recua
Pablo Montiel
Pablo Montiel Forca Presidente!
Saibo Alberto
Saibo Alberto Bem haja e boa sorte camarada
Samuel Chacate
Samuel Chacate Força aí Mano estamos juntos nessa
Matias Uthui
Matias Uthui Força camarada, esperamos muito mais de si, a Victoria é certa.
Julio Mapote
Julio Mapote Muito profundo. Parabéns e avante para a vitória.
Dionisio Chilengue
Dionisio Chilengue Parabens carrissimo.desejo lhe força e sucesso....meu voto vai para si
Manuel Amaral
Manuel Amaral Muitíssima força meu Mano a Victoria é certa.👏👏👏
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala 👌Bom discurso!Combater a corrupção,clientilismo,trafico de influências,boato!Reestruturar,reformar,criar novas parcerias inteligentes e profissionalizar o ambiente de negocios assente na transparência,honestidade,justiça,cooperação com sector público e elevar Moçambique nas próximas classificações do Doing Business!Finalmente temos um candidato que promete coisas que a nossa Sociedade esta precisar urgentemente!Boas promessas,esta forte cda.Vuma,avança firme👍👍👍
Gosto · Responder · 3 · 1 h
Afonsinho Domingos Nganhane
Afonsinho Domingos Nganhane A Vitória é certa Moçambique esta contigo
Benjamim Tomas
Benjamim Tomas Força companheiro da trincheira! Mas não esqueça do que lhe disse, a CTA não pode ser emblematizada apenas pelas oportunidades na capital. O país precisa se fazer presente todo.
Eurico Nelson Mavie
Eurico Nelson Mavie Muita força Cda Vuma. A Victoria e' certa
Laura Souto
Laura Souto A luta continua. Haja firmeza mano Vuma. Força
Nacer Choy
Nacer Choy Parabéns cda. Nos temos a certeza que serás o nosso presidente da CTA um jovem muito competente.
Zarex Zaro
Zarex Zaro Forca camarada.god bless
Sízer Pereira
Sízer Pereira Avante meu bom amigo
Seven Seven
Seven Seven Isso é k queremos,a vitória é nossa.
Americo Sieco
Americo Sieco Quem são os outros candidatos?
Mevassi MevassiMevassi
Mevassi MevassiMevassi Força e muitos parabéns
Aida Bahane
Aida Bahane Forca camarada.

Sem comentários: