BARACK OBAMA
SPOTIFY
Spotify oferece emprego a Obama como “Presidente de Playlists”
Onde Barack Obama vai trabalhar depois de sair da Casa Branca ainda é desconhecido. No entanto, o presidente do Spotify já se chegou à frente e ofereceu-lhe uma vaga de emprego.
Barack Obama está de saída da Casa Branca e o que irá fazer depois disso ainda é desconhecido. No entanto, o Spotify já se chegou à frente e ofereceu-lhe emprego como “Presidente de Playlists”. De acordo com o El País, o anúncio foi feito pelo presidente do serviço de streaming, Daniel EK, que revelou estar à procura de um candidato “com, pelo menos, oito anos de experiência a governar uma nação de respeito, saber programar playlists, ter uma boa relação com artistas e músicos de renome, ter uma atitude amigável e um Prémio Nobel da Paz”.
Hey @BarackObama, I heard you were interested in a role at Spotify. Have you seen this one? https://t.co/iragpCowpO— Daniel Ek (@eldsjal) January 9, 2017
Daniel EK: “Olá Barack Obama. Eu ouvi dizer que estava interessado em ter um papel no Spotify. Já viu este?”, pode ler-se na publicação.
O Spotify esclarece ainda que as tarefas que o candidato que ocupar este cargo vai realizar são “assegurar a liderança a nível mundial aos editores de playlists e aos funcionários, identificar e desenvolver novas playlists e preparar músicas para diversas ocasiões”. A oferta de emprego surgiu depois de Obama ter revelado, num encontro com Natalia Brzezinski, mulher de Mark Brzezinski, ex-embaixador americano na Suécia, durante esta semana na Casa Branca, que continuava à espera de uma vaga para trabalhar com aquele serviço de streaming.
“É melhor terem cuidado com o que partilham no Facebook. Eu publiquei a minha conversa com o Presidente Obama há dois dias e agora está na revista Billboard. O jornalismo e os media de certeza que mudaram desde as minhas aulas na faculdade. É ótimo ter “mentes brilhantes” mencionado na Billboard e o meu marido está muito entusiasmado por estar numa “boa revista de música”. Estou contente por não estar em apuros… ainda. Parabéns ao Spotify por ter feito um trabalho extraordinário na construção da sua marca na América”, escreveu Natalia Brzezinski no Instagram.
PowerUpp, a empresa portuguesa que quer contratar Obama
A poucos dias de abandonar a Casa Branca, não faltam ofertas de trabalho a Barack Obama. Antes do Spotify o convidar para ser "Presidente das Playlists", já a portuguesa powerUpp o queria contratar.
A poucos dias de abandonar a Casa Branca, não faltam ofertas de trabalho a Barack Obama. Antes do Spotify sequer “sonhar” em colocar Obama no cargo de “Presidente de Playlists”, já uma startup portuguesa convidava o presidente dos Estados Unidos (EUA) a juntar-se a ela. O Observador falou com um dos fundadores da powerUpp, Ricardo Paiágua, para saber tudo.
Paiágua assegura que a startup portuguesa foi a primeira a querer contratar Obama. A ideia era simples: ou investiam milhões de euros em marketing ou procuravam um “desempregado” com piada e inteligente para lhe oferecer emprego. “Nós fomos os primeiros. Há dois anos quando ninguém sabia de nós, já tínhamos tudo planeado.” Em outubro do ano passado, a powerUpp partilhou a mensagem que enviou, por email, ao presidente norte-americano e fez questão de lhe criar logo um email profissional:
Olá, senhor Presidente!
Sabemos que vai de férias por um tempo. Mas temos uma vaga para si logo que esteja de regresso. O seu novo endereço de email é: barack@powerupp.co.Ps. Há uma grande probabilidade de se sentir 30 anos mais jovem.
Mais tarde, em resposta ao anúncio do Spotify, a empresa portuguesa reforçou o convite admitindo-se adepta e praticante do “Yes, We Can!” de Obama.
Caro Barack Obama,Sabemos que os bons elementos têm muitos olhos postos em cima e sabíamos que este dia poderia chegar.Tem as características essenciais para trabalhar na powerUpp e temos a certeza que, após oito anos na na presidência dos Estados Unidos, este é o desafio ideal para si.Aqui acreditamos no valor das pessoas – mais do que nos seus diplomas – e queremos fazer sobressair esse valor no meio profissional.Também somos adeptos e praticantes do “Yes, We Can!”. Aqui, nada é impossível. Por isso, sabemos que nos vamos dar bem.O Mundo ainda precisa de si e queremos que continue a dar o seu contributo através da powerUpp.E aqui também ouvimos boa música!Já criamos o seu endereço de email: barack@powerupp.co. Aguardamos ansiosamente novo contacto.
Os primeiros a lutar por Obama
Os esforços da equipa para contratar Obama são visíveis. Mas porquê o presidente dos Estados Unidos?
Claramente Obama é alguém com quem nos identificamos muito!
Ricardo garante que a powerUpp segue os mesmos valores que Barack Obama: diferença (foi o 1º presidente negro dos EUA), atitude (“Yes, We Can”), integridade (com o programa Obamacare) e transparência (Obama parece verdadeiro e humilde).
A powerUpp já enviou cerca de 200 emails à Casa Branca, além de publicações no Facebook, com a oferta de trabalho a Barack Obama. “A vida é insistência e simplicidade” defende Ricardo Paiágua, que acredita que Obama lhes vai responder. E Donald Trump? Também teria lugar na startup? “Depende. Primeiro Obama, depois ele decide se o contrata…”. O fundador da startup admite que esta foi uma estratégia de marketing e que o feedback das pessoas manifestou-se no comentário “de vocês já espero tudo”.
A powerUpp e os seus projetos
A startup foi criada em 2015 — por Mário Costa, Ricardo Paiágua e Pedro Bento — e está a preparar o lançamento de uma aplicação, com o mesmo nome, dedicada ao mundo do trabalho e às relações profissionais. Uma rede social profissional que garante maior “veracidade da informação” do que o Linkedin, onde qualquer pessoa pode recomendar outra sem a conhecer.
Quando alguém quiser uma referência de alguém vai à powerUpp, quando alguém quiser ir um restaurante que tenha o melhor cozinheiro de “francesinha” vai à powerUpp.
A app estará pronta em setembro e a powerUpp prepara um lançamento “e peras”: vai pedir esmola em Wall Street, não dinheiro mas registos para a aplicação, esperando “conquistar o mundo”.
A powerUpp, através da uppOut — agência de conceitos –, é conhecida pelas suas ações, originais, de marketing. Durante o Euro 2016 — em que Portugal se sagrou campeão da Europa — a equipa lançou a campanha “Dar a Cara a Portugal” que foi um verdadeiro sucesso. A ideia era juntar as fotografias de cerca de 250.000 portugueses e formar a bandeira portuguesa com elas. A bandeira foi feita e a startup levou-a até ao centro de estágio da seleção portuguesa, em França. Depois, a bandeira foi “convidada” a estar presente no Palácio de Belém para a receção dos jogadores. Para a Web Summit levaram uma sanita para descarregar criatividade.
Texto editado por Filomena Martins