quarta-feira, 19 de novembro de 2025

JUSTIÇA CARA, POLÍCIA VIOLENTA E UM ESTADO QUE TEME UM “UNAY” MAS PROTEGE AGRESSORES

 Jornal do povo

 
Seguir

1 d 
JUSTIÇA CARA, POLÍCIA VIOLENTA E UM ESTADO QUE TEME UM “UNAY” MAS PROTEGE AGRESSORES 🔥
O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo fixou cauções absurdamente altas — entre 100 e 200 mil meticais — para permitir que os jovens Wilson Matias Pita e António Muthemba, envolvidos no caso “Unay Cambuma”, respondam ao processo em liberdade. A mensagem é clara: a Justiça moçambicana é rápida e pesada quando se trata de jovens sem poder, mas estranhamente cega quando os acusados são agentes do Estado.
Depois de quatro dias de audiências intensas, o Ministério Público acabou por deixar cair algumas das acusações mais frágeis: ofensas à honra do Presidente da República e associação criminosa. Mesmo assim, insistiu em outros artigos frequentemente usados em Moçambique para silenciar vozes incómodas, como instigação pública e incitamento à desobediência coletiva.
A juíza seguiu integralmente a proposta do MP, mantendo as cauções de 200 mil meticais para Wilson e 100 mil para António — valores que, para muitos jovens moçambicanos, equivalem a uma sentença antecipada. Só saem se pagarem. A liberdade tornou-se um luxo.
Mas o episódio mais revelador é outro: o tribunal ordenou a abertura de um processo criminal contra os agentes acusados de agredir violentamente Wilson. A defesa denuncia dores intensas, hematomas e sinais de espancamento desde o dia em que ele foi exibido publicamente pela polícia. E, apesar disso, os relatórios médicos exigidos pelo próprio tribunal não apareceram durante as audiências. Um silêncio que fala mais alto do que qualquer despacho judicial.
Enquanto isso, o verdadeiro Unay Cambuma continua ativo e a publicar informações relevantes — algo que, por si só, desmonta a narrativa de que estes dois jovens seriam os responsáveis. A pergunta impõe-se: por que razão dois cidadãos são perseguidos com tanto zelo enquanto agentes implicados em agressões graves permanecem intocáveis?
A realidade é cruel: em Moçambique, a Justiça parece temer mais um cidadão com uma página de denúncias do que polícias que espancam suspeitos sem provas consistentes. E se o Estado teme tanto um “Unay”, talvez o problema não sejam os jovens — mas sim o próprio Estado.
Africa MoAngo
O povo unido de Moçambique , irá fazer uma vaquinha , para os jovens , e estarem fora das grades . Eu confio no povo . O resto , veremos depois . Poem as contas em disposição . A justiça Moçambicana , està no comando da frelixo . Mas isso não irà terminar assim . Tarde ou cedo , a frelixo , irà pagar tudo que faz com os 34 milhöes de Moçambicanos . Deus è pai .
Eddie Rafael
Isso deve acabar. Jovens devem parar de se acovardar e enfrentar esses assassinos e ladrões.
Mussalgado Cossa
um dia outros vão se enfrugar Moçambique não é para um grupinho isto tudo tem dias contados.
Martinho Inácio Adolfo Adolfo
Vamos tentar ajudar nos irmaos e procuramos planejar o proximo contra o rejime porque olhando para as evidencias isso nunca podemos aceitar.quer dizer o povo procura a liberdade e voce tenta lhe escravizar como se ele nao soubece que tem o direito de se manifestar ,nao ta serto onde vamos assim?nos o povo pedimos aos advogados que procurem os contactos que possuem as contas e-mola,m-mesa e ou m-kesh.quem concorda com migo irmaos?vamos ajudar com uque tivermos isto e muito cruel
Marcelo Alberto Namatxa
Moz foi capturado pelo frelimo
Nhandayeyoooooooo Moçambiqueeeeeeee 
Nhandayeyooooooooooooooo Moçambiqueeeeeeee 🇲🇿
Nhandayeyooooooooooooooo do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico
Tiku dzanga dza Nfumo wa LIBUNGO waku a wutomi dza mhunu ava dzilhayeli ntchumu
Nhandayeyooooooooooooooo 😢 😢 😢 😢
Deus Pais
Falsos Juizes irão a Barra dá Justiça.
Carlos Roberto Roberto
Juízes que cometerem infraçoes ilegais ,fabricando crmes deve também serem jugados,quando-se provar as inrigulardades
MB Mersix BM Barrosix
Estes jovens devem sair isso é crime Senhores tenham vergonha disso...
Jaoquim Tuni Yolas
Isto não é estado
Assrar Momed Cassamo Cangy
Aqui só falta voltarem a nos colonizar novamente por brancos.
Acácio Abibo Muha
Ate e' pouco esse valor.
Ze Manel Ido
E Unay Cambuma ainda esta a publicar sem problemas.
Alberto Cipriano
Em Moçambique no lugar da justiça só temos perseguição
Juda Elias Sabonete
vão permitir pagar esse taco todo,, dai , ao responder em liberdade , vão enviar esquadrões da morte , para anequilar
Valdemiro Gulela
Moçambique nao é um estado, talvez um cómodo para diabos
Carlitos Carlos
Moçambique foi capturado pela FRELIMO,
Arnaldo João Sozinho Golomondo
Não vão nos calar, podem nos tirar a vida, mas não vão calar a verdade.
Augusto Thailor
E assim vai o nosso país
Ladino Lote
Claramente o.problema é o estado
Dulce Maria Dulce
Estamos entregues a sorte
Meryno Da Silva
Muito triste isso mano.
Calton Litos
O verdadeiro Unay Cambuma está online a publicar informações
Osvaldo Manuel
Caralhos filhos de suas mães putas
Maueicio Cuinhane
Nunca prendem os sequestradores, e nem os assassinos que vagueiam por este O Moçambique principalmente em Maputo,só vão a prender pessoas inocentes e pobres,para eles 100 mil ou 200 mil não nada, mas imagina esses jovens onde vão arranjar esse valor? Sintam pena dos com saudades somos filho de Moçambique, querem que todo o Moçambicano esteja no poder ? Porque pra vocês o que está a contecer neste país e normal
Debora De Melo
Esse estado está capturado por dirigentes delinquentes... mesmo aqueles que espancaram aquela senhora no dia de tomada de posse terminou como?
Alberto Kamuzu Bande Bande
força mano unay nossos governantes estão nos envergonhar de verdade irmãos fiquem em mesma posição não voltem para trás ok gostei
Khomery Sitora
Vamos lhes tirar os jovens
Mariano Da Conceição Sumal
Este estado, está mais do que na hora de sair de cena,nas vidas dos moçambicanos, chega de nós faremos mais,e estamos a trabalhar.
Ibraimo Nhaca
Lamentável.
Desconhecido Conhecido
É muito triste
Filipe Jaime Chacate
Por isso nós temos que lutar contra esse regime para quebrarmos todo isso
Arminda Banze
Itimoluene ta FRELIMO
Samuel JMondlane
E muito triste isso phaaaa
Muchila Mateus de Castro
Moçambique não tem estado e né a lei que proteje os moçambicanos,somente tem alei que proteje o colóno preto instalado em moçambique,somente rezemos para o nosso Messias VM7 que chegue a comprir a sua missão que foi dato com Deus para libertar deste Hitler pretos..

Sem comentários: