terça-feira, 18 de novembro de 2025

CONTRA MULWELI REBELO, MARCHAR, MARCHAR

 Damiao Cumbane


Inspirados numa das passagens do Hino Nacional de Portugal que diz " Contra os canhões, marchar, marchar", a sexagenária Frelimo, através das suas tropas de elite e voluntários, munidos dos seus arsenais, na sua máxima força, dentre brigadas motorizadas, blindadas, tanques e canhões, estão numa verdadeira marcha, contra Mulweli Rebelo, só porque disse "chega, já não aguento mais".
Efectivamente, está-se assistindo a uma verdadeira marcha, à moda da entrada das tropas soviéticas em Berlim, em 1945 ou, à moda da marcha triunfal das tropas alemãs sobre Paris, a 14 de junho de 1940.
Achei curioso, escrever-se algo segundo o qual, "a militância não se herda, conquista-se"
Ora, aqui está uma grande estupidez.
Se a militância não se herda, porque, por exemplo, se cria aquela gama de regalias para os filhos dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional? Porque é que se instituem Bolsas de Estudo para os filhos dos combatentes?
Porque é que muitos desses filhos, não são atirados para o mercado de ensino e do emprego, para lutarem, lado a lado com os filhos do "Zé Povinho".
O que mais espanta ainda, é o facto de a infantaria incluir desertores da Renamo.
Ora, esqueceram-se que a Renamo é a tal que cometeu massacres, durante a guerra dos 16 anos? Já se esqueceram desses momentos horríveis, a ponto de terem desertores da Renamo, por exemplo, a dirigirem "esquadrões de morte" contra o desprotegido de Mulweli Rebelo e tantos outros que ousam pôr o pé fora?
Já agora, como " a militância não se herda", como é que terminou o Processo Disciplinar instaurado contra Samora Machel Junior? Teve resultados?
Se a militância não se herda, porque é que o nome "Samora Machel" assustou no momento da "tentativa tentada"?
Custava assistirem o insignificante de Mulweli partir em paz e no silêncio?
Assiste-se ao esforço de alguns, de tentar transformar a Frelimo numa seita religiosa ou num cartel, à moda dos famosos carteis de Medeli, de Pablo Escobar, Cartel de Cali, dos irmãos Gilberto e Miguel Rodríguez Orejuela e José Santacruz Londono pois, nestas seitas ou organizações criminosas, uma vez lá, é para sempre. Quem ousar sair, já sabe o que lhes espera...
Não nos vai espantar que dentro de dias o Mulweli seja chamado para audição na PGR. Afinal, a decisão que tomou, põe em causa a Segurança do Estado.
Para muitos, custa conviver, na paz, com os diferentes. Sempre se cobra estar-se alinhado, mesmo em assuntos completamente nojentos.
Os mercenários políticos deveriam saber que não é pecado, alguém sentir mau cheiro e cuspir, tal como, quando o estômago não tolera determinados alimentos ou líquidos, a solução é vomitar.
Prince Bonzo
Se para partir em silêncio, porque despedida em barulho De facto, a militância não se herda, ele precisava trilhar caminho dele e não esperando que fosse considerado político ou frelimista autêntico à custa da militância do pai.
Claudio Lombene
Mulweli tem razão
  • Reply
  • Edited
Mario Jacinto
De facto, mas Egidio Vaz pensa que ele é mais FRELIMO do que aqueles que pensam em sair...
Madjissa Mundau Nhakhwemu Yinguani
Só espero que não seja perseguido na sua vida empresarial, e o mais caricato que esta na moda sequestro. O bom pra ele é estar fora deste país.
Luciano Mapanga
Errata: o dono da expressao "elefante Branco na sala" é o Oscar Monteiro e nao Jorge Rebelo (pai de Mulweli).
Ernesto Cossa
Egidio Vaz o senhor é membro Sénior da Renamo, por isso, deixe Mulweli em paz.
  • Reply
  • Edited
Leonardo Silva
Por falar do vómito, só quem já vomitou entende que, às vezes, o vómito não dá tempo ao vomitador para escolher onde vomitar!!!
Tal, pode ser o caso Mulweli!
Cal Barroso
Errata: MULWELI no título do texto, e REBELO no lugar de Ribeiro em várias partes do mesmo.
E os massacres não foram perpetrados apenas pela RENA.
No resto 👌
  • Reply
  • Edited
Júlio Mutisse 
Juro que não o conhecia
Delvecchio ErnestoHomo
Mais uma vez, directo ao ponto.👌
Silvina Da Conceição Wing
Egídio Vaz é cão raivoso muito perigoso,precisa se uma coleira e uma corrente de espessura forte pra lhe amarrar numa casinha
Pedro Nhassengo
Liberdade de expressão. É um direito que a CRM consagra a todos cidadãos e não há estatuto nenhum que se lhe sobreponha...
Dercio Arlindo Manhica
Até o Caducado que é desertor do MDM entrou nessa de " não conhecia esse ilustre" como se fosse possível conhecer todos membros em 4 anos de militância limitada
Celso Manguana
Rebelo,....colega
Onésio Orlando Nhaduco Arma
Nem o conhecia... parece-me irrelevante
Mindo D'avila
Existe diferença entre os que chegaram na FRELIMO, e os que nasceram na FRELIMO.
Kuyengany Produções
Abaixo a Frelimo
Crónicas De Moçambique
Profundo....
Aquele senhor do fakenews já perdeu as estribeiras..
Paulo Marcos Raene
São os académicos "no que tange" 😂😂😂
Ximo Cbq
Só penso que esta reacção das tropas de elite só dão razão a a decisão do Mulweli Rebelo.
Júlio Massango
Eu também não conhecia o Mulweli mas pelo nome do pai fiquei sabendo que é filho do ideólogo da Frelimo, homem firme nos seus ideais, que em relação à mudança de comportamentos dos dirigentes quanto ao seu envolvimento em casos de corrupção chegou a admitir que o partido poderia sofrer uma cisão. Voltando ao assunto, há muita gente honesta nas hostes dos filhos de dirigentes que nada têm a ver com o assassinato de contestatários, raptos sem se chegar aos mandantes, corrupção em catadupa e nem sequer com diálogos (in)exclusivos mas que ainda não tiveram coragem de dizer "basta".
Se o Mulweli ganhou coragem não vejo mal algum pois, acredito que está preparado para o que der e vier sabido que os libertadores são vingativos.
  • Reply
  • Edited
Helder Bacar
E como bónus, atacaram a STV Notícias, aquela televisão designada de TVM (P). A letra P é de privada.
Sergio Ndava
Mulweli, não é "molweni" por isso está livre dos molwenis.
Lila Gracio
O apelido é Rebelo e não Ribeiro!
Jonas Mthethwa
Mulweli wa Tiko consciencia no lugar...
Antonio Amine
Ele também podia partir na paz, liberdade e em SILÊNCIO. Não fica bem num casal que quando se divorcia, que uma parte fique a "descascar" a outra em hasta pública. Mas prontos....kkkk

Sem comentários: