segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A Willow School na mira de Erdogan

(Post vespertino hoje: 
O Buraco do Moza e a provável sina da Moçambique Capitais)
Vejam os anúncios da Willow International School nos últimos dias na nossa imprensa, incluindo no jornal País de hoje. Eles são uma tentativa de mostrar ao Presidente da Turquia que a escola veio para ficar e é apreciada pelos moçambicanos. O anúncio mostra que seus alunos tem uma alta taxa de sucesso quando participam em olimpídas de ciências fora do país.
Não é por acaso. Para além de sua agenda de negócios, com o gás e a construcao civil n centro, Recep Tayip Erdogan joga também em Moçambique uma cartada diplomática contra Fetulhah Gulen, “um teólogo turco, literato, pensador, escritor, poeta, líder de opinião, ativista pela educação, defensor da paz, considerado como um influente erudito islâmico”, de acordo com a Wikipedia. Gulen é o fundador da Willow Internacional School, que se tem expandido em Moçambique e onde pais de classe média-alta matriculam seus filhos, dado a qualidade do seu ensino.
Recep tem acusado Gulen de ter sido o mentor de uma “inventona” contra ele no ano passado, após a qual ele se deu ao luxo de prender tudo o que é oposicao, incluindo jornalistas críticos. Ainda não consegiu que os Estados Unidos extraditassem Gulen, como é seu desejo, mas sua ofensiva se estendeu para o movimento que gira à volta do teólogo, defensor de uma Turquia republicana, laica, onde as Forças Armadas tinham alguma primazia sobre o poder político. Depois da “inventona”, a correlacao de forças inverteu-se. Recep relegou o exército para um plano menor, tendo mandado prender milhares de oficiais.
A Willow transmite aos seus estudantes valores de liberdade e democracia, de paz e tolerância. Não se sabe que mensagem específica Erdogan tenciona levar ao PR Filipe Nyusi relativamente à Willow e aos apoiantes de Gulen que cá estao. Tudo indica que o espaço para diálogo é fertil. A elite no poder em Moçambique tem mantido relaçoes muitos chegadas à Turquia. Uma filha de Nyusi esteve a estudar naquele país e o General Mtumuke, Ministro da Defesa, tem alianças empresariais com turcos. Aliás, o terreno onde a Willow está implantada, na zona da Texlom, da Matola, foi cedido por Mtumuke. O maquiavelismo de Recep Erdogan está à solta. Mas a Willow é uma esola apreciada por moçambicanos.

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala O mais pratico sera solicitar aos EUA a extradicao de Fetulhah Gulen...
Gosto · Responder · 2 h
Bernardino Tomo
Bernardino Tomo Excelente investigação. Quando eu crescer quero ser como Marcelo Mosse.
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Solomone Manyike
Solomone Manyike A luta continua!
Gosto · Responder · 2 h
Joacheim Tembe
Joacheim Tembe Por isso ainda acho que está visita de Erdogan ao nosso país vai deixar algum sabor amargo a alguns pela dualidade de circunstâncias em que nos encontramos.
Gosto · Responder · 1 h
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Outro malandro este Erdogan!


Marcelo Mosse adicionou 2 fotos novas.
14 h · 
Senhor Recep Taiyip Erdogan
Somos uma jovem democracia inacabada mas nossa imprensa é plural e vibrante e a liberdade de expressão é palpável apesar d'algumas derivas sanguinárias. Por isso, não venha cá com lições sobre poder e média. Nisso você é um mau exemplo. Você tem 120 jornalistas detidos e mandou encerrar 150 publicações. Você é um mau exemplo para um país que está cultivando suas sementes de liberdade. Fica longe destes temas, por favor.

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Saria Algy
Saria Algy APOIADO.
Gosto · Responder · 3 · 14 h
Joel Muzima
Joel Muzima Erdogan e suas fantasias... não compreendo os lideres, que não consideram o facto da globalização...
Gosto · Responder · 1 · 14 h
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane mau lider este senhor. acho ele vem a procura de mais alegados colaboradores do golpe de estado. por que k nao visitou inglaterra, Russia..alemanha ou franca? bem aqui fazer o que? trazer investimentos? so agora?
Gosto · Responder · 13 h
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane e mais .....Mocambique querendo se sujar ainda mais depois das dividas ocultas recebendo um senhor reprovado no mundo pelas suas atitutes anti humanas.
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Edmilson Neves
Edmilson Neves Isso é verdade.
Gosto · Responder · 1 · 13 h
Jr Chauque
Jr Chauque Esse esta a usar as desculpas do atentado do golpe para fazer e desfazer a Turquia virou im bordel para ele cada dia é só prisão e prisão Por ter ligações aos atentado....e os ignorantes apoiam-no ,Turquia ate as maravilhas do turismo já era devido as prisões arbitrarias
Gosto · Responder · 2 · 13 h
Paulo Sergio Tricamegy
Paulo Sergio Tricamegy Às vezes seria melhor não escrever sobre temas e sujeitos tão distantes.O resultado é completamente distorcido pois a realidade não se conhece .
No momento , de tanta confusão , melhor restringir-se a assuntos locais, e sobre Moçambique existe o suficiente para falar.
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Linette Olofsson
Linette Olofsson Paulo Sergio Tricamegy é um tema que vai mexer com as nossas vidas e em várias frentes, não podemos estar alheios as conquistas dos valores que o Mosse aborda neste seu post, ainda não estão consolidados a nossa jovem democracia é preciso lutar desses valores universais, o respeito pela liberdade de imprensa, pensamento acção e expressão! somos conhecedores da política internacional e estamos acompanhar os desenvolvimentos neste País e penso que, não podemos deixa de ser solidários com estes valores cá e em qualquer parte do Mundo.
Gosto · Responder · 4 · 6 h
El Patriota
El Patriota Sejamos razoáveis irmão Paulo!
Gosto · Responder · 4 h
Paulo Sergio Tricamegy
Paulo Sergio Tricamegy Linnete, calculo que a distância a informação chega canalizada pelos media .
Os valores que se fala existem aonde?
Quem os defende e aplica?

Deixa os turcos falarem ....
Eu não estou. A Turquia mas , imaginemos estar numa sala de teatro sem amplificação de som.Os que estiverem mais perto do palco escutam melhor de certeza.
Deixa os turcos falar.....
Gosto · Responder · 4 h
Linette Olofsson
Linette Olofsson Paulo Sergio Tricamegy tu vives num dos Países que respeita e aplica esses valores de que acabo de falar!, claro que os turcos podem falar o que quiserem, mas dentro do nosso País temos o direito de acautelar esses direitos que os conquistamos. A visita presidencial diz respeito a agenda domestica, As notícias não são só veiculadas pelos medias/ imprensa, pelas instituições Nacionais dos respectivos Países e por instituições internacionais, cabe a nós estudar e avaliar as fontes.
Gosto · Responder · 3 h · Editado
Paulo Sergio Tricamegy
Paulo Sergio Tricamegy Linette Olofsson 
Aqui está a questão.Vivo num país que está envolvido em tudo o que é podridão mundial, a Alemanha.
O país que tem a imprensa mais tendenciosa e pior do mundo.

Um dos povos que desenvolveu o sistema de apartheid .
Na questão turca, a Alemanha está directamente implicada na não-solução do problema.
Para te dizer a verdade, nem estou a par da questão actual e motivo do post do Mosse, mas reagi assim pois já conheço este tipo de manobra ocidental e os ecos dessa "cacafonia".
A Turquia e esse é o problema da UE, e ser uma economia forte , mas fechada.Nao da para aniquilar ou penetrar.Porquê?! Porque não "reza" pela "nossa" cartilha
..... a Alemanha, a Alemanha ......
Pensemos Moçambique com um espírito patriótico, desenvolvamos esse espírito .
Nas cadeiras da frente ouve-se melhor os actores!
Gosto · Responder · 3 h · Editado
Dmytro Yatsyuk
Dmytro Yatsyuk logo me lembrei uma anedota soviética sobre o tema: 
O americano conta ao soviético que EUA é um país absolutamente livre e ele pode ir junto à Casa Branca e gritar “abaixo Ronald Reagan!” O soviético responde: Isso não é nada. Eu também posso ir junto ao Kremlin e gritar “abaixo Ronald Reagan!”
Gosto · Responder · 4 · 10 h
Charles John
Charles John Procede à recomendação!
Gosto · Responder · 8 h
Heleno Bombe
Heleno Bombe Ditador Erdogan, se a Turquia aspirava entrar na União europeia melhor esquecer depois destes actos de perseguições, detecções e mudanças constitucionais para perseguir julgar e condenar opositores!
Gosto · Responder · 7 h
Linette Olofsson
Linette Olofsson Apoiado Mosse, interesses empresariais !
Gosto · Responder · 6 h · Editado
Linette Olofsson
Linette Olofsson realmente podem continuar a sonhar fazer parte da UE.
Gosto · Responder · 6 h · Editado
Milton Machel
Milton Machel O Paulo Sergio Tricamegy deve ser daqueles habitantes da era da Cortina de Ferro, que pefere viver numa caverna platonizada de betäo igual ao do muro de Berlim, sociedade essa em que é probido falar e mesmo pensar...senao como caixa de ressonância dos slogans e chavöes amordaçantes de um Líder Iluminado a quem se deve curvar a espinha e genuflectir escovistica e lambelinguadamente!
Gosto · Responder · 5 · 6 h · Editado
Paulo Sergio Tricamegy
Paulo Sergio Tricamegy Brilhante o teu comentário .Transcrito de vários livros de propaganda .....
Querias dizer o quê?
Porquê?
...Ver mais
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado
Domingos Manga
Domingos Manga kkkkkk, não se preucupe MAno Mosse, não serás afectado por esta visita... essa página ele não irá abordar!
Gosto · Responder · 2 · 5 h
El Patriota
El Patriota Exacto!
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Marcelo Mosse, como sempre, directo e incisivo!! Khanimambo!
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Abaixo!, esse ditador que demitiu, prendeu e ameaça quase um milhão de Cidadãos seus!! Que o meu PR nada aprenda com ele, please!!!
Gosto · Responder · 2 · 3 h
Rodrigues Fazenda
Rodrigues Fazenda Este é um dos péssimos presidentes. Tem mais de 200000 deditos. Nunca tinha visto nem ouvido falar de mais de 200000 pessoas a juntarem-se para planear um golpe. Nem mesmo 50 cabecilhas já era muito
Retribuição
Dois Airbus, mais de 150 empresários de verdade e uma agenda carregada. O navio carregado de viaturas particulares ja está no porto de Maputo. Nyusi conheceu Erdogan enquanto ainda candidato a Primeiro ministro, num machimbombo em Ankara. A agenda apertada do então candidato fez com que não sobrasse mais tempo senão conversar num machimbombo em movimento. 
Lá Vem ele de novo em sua potência para retribuir o gesto da amizade. Turquia está em África a sério e a fazer negócios.
Erdogan em Maputo.
Gosto
Comentários
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Eu não felicito a visita deste senhor. Tem uma centena de jornalistas detidos no seu país, o que constitui uma afronta a democracia e liberdade de imprensa.
Gosto · 28 · 17 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou É passado. Kkkkkk aqui só queremos saber do futuro e aqueles jornalistas são como muitos nossos; anti patriotas. Heheeeh
Gosto · 2 · 17 h
Júdice Flávio Chemane
Júdice Flávio Chemane concordo contigo
Gosto · 17 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu acho que alguns jornalistas moçambicanos deviam ser também detidos. São ladrões e malfeitores. Alguns, tal como outros profissionais
Gosto · 4 · 17 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou EV começo a pensar que as vozes que saem aqui e acolá a darem como certo o teu acerto com agendas não claras, fazem sentido. Eheheheh não é possível dizeres isso acima ! Nem a brincar!
Gosto · 14 · 16 h
Dercio Nicolau
Dercio Nicolau Eh!!!!!
Gosto · 16 h
Júdice Flávio Chemane
Júdice Flávio Chemane Em Moz todo mundo que esta no poder estaria na cadeia pq n conheco nenhum politico integro......
Gosto · 2 · 16 h
Nguila Nyangulane
Nguila Nyangulane Felicitar estadistas nao ee coisa dada a Jornalistas Rafael Ricardo Dias Machalela. Deixe isso para os politicos homologos e seus partidarios.
Gosto · 11 · 16 h
Ariel Sonto
Ariel Sonto Egidio.... eish!
Gosto · 16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Sic, porque é que quando é um economista que paga pelos crimes não é assunto. Mas quando é um jornalista bandido é assunto? Os jornalistas não são pessoas? Não erram? Não são malfeitores alguns deles?
Gosto · 8 · 16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Fala de agendas. Afinal porque é que foge do assunto? Jornalistas são os anjos? Porque é que quando encontrados na malha do crime devem continuar impunes?
Gosto · 6 · 16 h
Júdice Flávio Chemane
Júdice Flávio Chemane Os politicos ja n merecem paz muito menos confiaca temos q ser vigilantes.
Gosto · 16 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou Indica um jornalista que praticou crime... porque aí devemos perguntar à PGR porque não agiu .
Gosto · 3 · 16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkkk. Eles são os indicadores de criminosos. Mas quando é seu assunto é crime contra a liberdade de expressão.
Gosto · 16 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Egidio Vaz , tal como em outros casos, ha' instituicoes apropriadas para lidar com crimes (caso existam suspeitas disso). Mas tu te referes a jornalistas que emitem opinioes contrarias ao regime. Por outras palavras, es adepto da supressao de liberdade de expressao neste Pais!
Gosto · 6 · 16 h · Editado
Schauque Spirou
Schauque Spirou Ainda não disseste qual jornalista e qual crime praticado. Fico profundamente triste com teu posicionamento neste capítulo de coartar a liberdade de expressão e pior, ignorar o lado obscuro do turco.
Gosto · 10 · 16 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Não preciso de estar aqui a dizer que jornalista não é um profissional qualquer (sem querer ser juiz em causa própria). É o quarto poder e que pode colocar em causa os primeiros três. Não podemos dizer o mesmo dum economista
Gosto · 5 · 16 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Posso me oferecer para ser o primeiro a ser detido. Vá, pega no telefone e chame a Polícia...
Gosto · 25 · 16 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Mas pior : Conhecemos as circunstâncias em que foram presos aqueles jornalistas.
Gosto · 7 · 16 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou Kkkk mas MM o EV antes deve apontar o TLC (tipo legal de crime ) que cometeste.
Gosto · 4 · 16 h
Nguila Nyangulane
Nguila Nyangulane Queres ser um martir oh Mosse? As crianças e a minha cunhada, como ficam? Calma ai. "Nao vai o diabo tece-las."
Gosto · 3 · 16 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Marcelo Mosse , este Sr me faz lembrar o tenebriso Jonathan Moyo do Zimbabwe que mandou prender e assassinar jornalistas incomodos ao regime! Tudo isto para agradar o anciao Mugabe. So' que o "sucesso" lhe subiu a cabeca e comecou a fazer incursoes abrangendo tambem membros influentes da ZANU-PF que ele tinha definido como "obstaculos" a sua ascensao politica no partido e criar fissuras e confusoes. Foi quando o Mugabe lhe descobriu e lhe descartou como se descartam as fraldas! Mas ja' tinha criado grandes transtornos dentro do Partido.
Gosto · 5 · 12 h · Editado
Júdice Flávio Chemane
Júdice Flávio Chemane Eu d politica n quero saber de mais nada, n adianta valorizar quem n da valor ao povo, roubam, matam destroem o sonho de cada um de nos, o q vale gritar o nome desses falsos,
Gosto · 1 · 16 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou ...amanhã o EV vai dizer que foi hackeada a conta. Srsrra
Gosto · 4 · 16 h
Edio Matola
Edio Matola Rafael Ricardo Dias Machalela é realmente o quarto poder? Ou trata-se dum direi "slogan". Não entrem nesse obcessão, ademais quando, não ha ganhos palpaveis por detras.........
Gosto · 3 · 16 h
Linda Fernando
Linda Fernando Serio??!😶
Gosto · 16 h
Titos Cau
Titos Cau Sao traidores. Jornalista nao esta acima ou imune a lei como tentam nos impingir.
Gosto · 2 · 15 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Hehehe. O que fizeram ó Titos? Ou melhor, à quem trairam?
Gosto · 2 · 15 h
Inocencia Massango
Inocencia Massango Coisas do fb ficam no fb. Esse espírito de querer atrapalhar o pão do outro é qual?
Gosto · 1 · 11 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Moniz S. Walunga, começaste a distorcer as minhas palavras. Leia ou releia o que disse ou escrevi. Apenas não quero entrar nesse debate já distorcido. Os EUA e os países da NATO são parceiros da Turquia, mesmo com esses problemas, que devem ser observados. Não estamos a ser construtivos quando tentamos distorcer a opinião pública. Moçambique é um país que enfrenta problemas de guerra. Imagina que um outro povo se recuse a cooperar com o nosso país por causa disso ou daquilo! Vejam o big picture.
Gosto · 2 · 10 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Egidio Vaz , li BEM teu artigo! Em nenhuma frase comentei o contrario sobre a visita do Erdogan, ou negar que venha ao Pais para estreitar relacoes de cooperacao com o nosso Pais! A minha discordia contigo e' o teu comentario sobre a necessidade de se prender jornalistas no nosso Pais! Porque mencionar a necessidade de se prender JORNALISTAS sem mais nem menos e nao criminosos, independentemente de ser ou nao jornalista! Criminoso e' criminoso "regardeless" se e' procurador, juiz, politico, jornalista, ministro, deputado, conselheiro do Chefe de Estado, etc, etc!
Gosto · 4 · 10 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Moniz S. Walunga eu não sou contra jornalistas. Apenas não concordo com a forma generalista que se está a conduzir o debate. Então Erdogan não é bem vindo porque no seu país prende jornalistas. É razoável que todo um país se recuse a cooperar com um estado por problemas internos? É razoável isso?
Gosto · 1 · 9 h · Editado
José Tiago
José Tiago Kkkkkkkk. Que coragem!
Gosto · 9 h
Júdice Flávio Chemane
Júdice Flávio Chemane Ca entre nos faz pior do que o Erdogan.
Gosto · 1 · 9 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Egidio Vaz , como disse, eu nao opinei nada sobre a vinda do Erdogan. De facto, o Pais precisa de cooperar com outros paises contacto que haja vantagens mutuas. Ademais, a vida daquele nao foi comunicado agora, li num site em que o Eusebio A.P. Gwembe comentou e que talvez tenha passado despercebido a muitos. Teu post apenas da' enfase a essa visita, com aqueles pormenores fos carros, barcos, numero de empresarios, etc, etc. Apenas estou danadamente CONTRA a tua sugestao de que no nosso Pais jornalistas tambem deviam ser alvo de prisao, tal como acontece naquele Pais! Veja que a reaccao contra nao e' e' so' minha; ate' o MM reagiu de forma dura contra a tua ideia! Vamos la' ser serios com essas coisas e deixar de incitar governantes para comecar a dar tiros nos cornos do seu proprio Povo e deixar de se concentrarem em resolver problemas deste Pais!
Gosto · 1 · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior Caro Egidio, o facto de os Estados Unidos da America e os parceiros da Nato serem parceiros da Turquia nao quer dizer...sao parceiros por que a posicao geografica da Turquia é muito sensivel...recordar de que sao os mesmos Estados Unidos e os parceiros...Ver mais
Gosto · 1 · 5 h
Nelson Junior
Nelson Junior As suas observaçoes sao cautas e validissimas...temos que meter os " pés na terra" e nao vivermos em mundos imaginarios...factos sao factos!
Gosto · 4 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou De NOVO??
Gosto · 5 · 17 h
Alves Talala
Alves Talala Sera isso Egidio Vaz?? Terá Lido o post do Mercelo Marcelo Mosse abaixo??? Em que ficamos ou confiamos?? Quem estará a nos vender, afinal, gato por lebre aqui??
Gosto · 6 · 16 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Quantos jornalistas estão presos nos EUA? Pode ser zero ou 1000
Mas o diferencial é a seriedade profissional. Não basta exercer a profissão de jornalista para ser impune. É preciso ser bom jornalista. Afinal jornal é quê? Um intocável? Se pode se prender um presidente porque não um jornalista?
Gosto · 7 · 16 h
Catman Mandlazi
Catman Mandlazi Esta concepção de "impunidade jornalística" propicia "libertinagem" na classe, porque nem todo ser humano tem boa fé.
Gosto · 2 · 9 h
Nelson Junior
Nelson Junior Um jornalista jamais jamais e jamais deveria ser preso desde que nao quebre a lei...prender so porque revelou algo que o governo nao gosta de ouvir é inadmissivel e inaceitavel....O jornalista é o ve e ouve assuntos que o simples cidadao nao tem possilidades de ouvir e ver...O jornalista nao se deve sentir intocavel,por isso nao pode quabrar a lei...mas paises tais como a Turquia onde a lei so s so favorece aos potentes,o jornalista nao tem outro meio de "abrir" os olhos e os ouvidos aos cidadaos se nao que quebrar a lei..;as vezez as ditas leis de emergencia...
Gosto · 4 h
Nelson Junior
Nelson Junior amigos cuidado!..O Erdogan quando era o primero ministro foi formidavel; tolerante e moderado...mas,com andar dos tempos poder lhe "enlouqueceu"...hoje é um ditador,opressor,nao tolerante e pensa ele que sos e so ele é a voz da naçao...ate deu-se ao luxo de mudar a constituiçao para ter mais poderes...senhores,francamente...claro,comportando-se deste modo transforma-se num melhor amigo dos lideres amigos....e o que se esperava?????????!!!....
Gosto · 4 h
Nelson Junior
Nelson Junior .....nao é novidade nenhuma de que lideres que sao ditadores e opressores sempre gostam de outros lideres que sao tambem ditadores e opressores...e por que o Erdogan nao faz essas visitas a UE???......
Gosto · 4 h
Juma De Alzira Paulo
Juma De Alzira Paulo O petroleo man...
Gosto · 1 · 16 h
Nacer Choy
Nacer Choy Tudo isso? É segundo Khadaf esse.
Gosto · 16 h
Benjamim Tomas
Benjamim Tomas Bem haja!
Gosto · 16 h
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Isso é pura mentira, pergunte nos a nós que já privamos e almoçamos com Erdogan
Gosto · 14 · 16 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou Yassine não entendi eu o que é mentira.. Qual é a verdade pergunto eu!
Gosto · 1 · 16 h
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Mentira dizer que o fulano conheceu o fulano dessa forma aqui descrita
Gosto · 12 · 16 h
Schauque Spirou
Schauque Spirou Kkkk eishh
Gosto · 1 · 16 h
Clovis Macave
Clovis Macave como tu dizes TUFA
Gosto · 1 · 16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Yassine você esteve com o PR? Se nessa altura você nem deputado era? Há com cada invenção aqui. Vamos lá ser razoáveis.
Gosto · 6 · 10 h · Editado
Emildo Manhengue
Emildo Manhengue Senhor yassine é daqueles que dizem "privar" ou almoçar com alguém já é conhecer a pessoa...

Wa hemba MUZAIA.


Pelos livros eu conheço Sócrates e Jesus (os dois nem escreveram sequer um livro).

Tufa...
Gosto · 1 · 8 h
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane EU penso k este senhor perseguir os que alegadamente financiaram o fracassado golpe de estado no seu pais.. este senhor e mau exemplo no mundo e nos recebe lo Como o Messias. que ilusao
Gosto · 3 · 16 h
Chigamanhane Mazanga
Chigamanhane Mazanga O pior neste post, é que, mais do que muitos, EV conhece o real propósito desta visita e não tem nada a ver com o que escreveu.
Gosto · 2 · 15 h
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Bem mesmo kkkkk
Gosto · 4 · 15 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Se você conhece qual é o problema de manter-se calado? Vamos analisar então a sua visita.
À custa de política partidária se está aqui a sacrificar uma verdade. Erdogan esteve em mais dois países africanos e a Turquia investe bem em África agora. Esta é uma oportunidade para diversificar as fontes de financiamento etc. Eu não quero e não me interessa o debate sobre questões internas la
Gosto · 4 · 10 h · Editado
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi bem dito mbuia nculu.só pra Moçambique dá desconfiar este tipo da presença pq não nada melhor aqui
Gosto · 10 h
Jr Chauque
Jr Chauque E que presiguição faz ao seu povo e ka que esta aqui espero que procurem doocbicamo também preso por ligações aos atentados do golpe .....grande vergonha cada dia prisões e prisões de demissões de trabalhadores a tirania começa assim e chega a hora de sair do poder....já sabemos
Gosto · 2 · 15 h
Edu Humbane
Edu Humbane Erdogan. Figura sinistra para a emancipação do seu povo. Não gosto desse senhor! Ponto.
Gosto · 1 · 14 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Nao felicito ditadores
Gosto · 6 · 11 h
Marilucia Rodrigues Francisco
Marilucia Rodrigues Francisco O pobre não olha onde pedir pão...
Gosto · 5 · 11 h
Armando Pedro
Armando Pedro Tufa! Kkkkkkkkk
Gosto · 9 h
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Kakakakaka...doeu demais.
Gosto · 6 h
Tesoura Júlio Tuboi
Tesoura Júlio Tuboi Sinceramente falando, opiniões são opiniões sim, mas eu ando muito preocupado com o Professor EV. 
Sinto que aos degraus, estou lhe perdendo intelectualmente.
Gosto · 1 · 10 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Tesoura, as pessoas te influenciaram mal. Veja que o post bem é sobre jornalistas. Mas porque querem, está a ser sobre isso. Isto chama-se má fé. Simplesmente não quero discutir assuntos internos de um país. China ou Rússia são mais repressivos mas eles são parceiros económicos dos EUA. Afinal porque olharmos sempre as coisa do lado do mal?
Gosto · 9 h · Editado
Antonio Serra
Antonio Serra Deve ser consequência da trégua kkkkk
Gosto · 9 h
Dino Foi
Dino Foi Egidio Vaz : não queria entrar no debate mas retire Taiwan dessa lista. Taiwan deve ser uma das melhores democracias do mundo.
Sobre Erdogan talvez tenha um ponto ou dois mas, ainda estou a ler os comentários.
Muhamad Yassine: quando há uma inverdade num assunto traga logo a verdade para não gastarmos tinta.
Gosto · 6 · 9 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Obrigado mano Dino Foi. Vou editar logo.
Gosto · 3 · 9 h
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Essa tua fúria conveniente contra os jornalistas faz me lembrar o mesmo fascismo que o DonaldTrump está a revelar.
Gosto · 3 · 10 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Estás a meter água Marcelo Mosse. Não estou zangado com niguem muito menos com jornalistas. O assunto aqui é outro.
O que Marcelo está a fazer é tentar passar sua posição anti Erdogan quando o que estou a tentar é também passar a minha mensagem sobre 
os benefícios da visita no cômputo económico. 
O assunto de jornalistas é outro e particular. Como Estado, Moçambique deve observar a convenção de Viena e não se imiscuir em assuntos internos. Todavia, os assuntos relacionados com a liberdade de imprensa é sério e deve ser abordado por quem de direito.
Gosto · 2 · 10 h · Editado
Marcelo Mosse
Marcelo Mosse Isso não impede de a opinião pública moçambicana criticar a postura desse homem. Você está a tentar branquear a situação repressiva na Turquia. Eu estou prestando minha solidariedade de classe e isso te leva a sugerir prisão para jornalistas locais. Isso é fascismo primário.
Gosto · 1 · 9 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não está a ser razoável Marcelo Mosse. Esta a acusar-me de coisas que não fiz. Não estou a branquear nada. Apenas não quero e não estou a querer discutir o jornalismo aqui. Então, respeite o meu mural pelo menos. Se não quer falar da agenda económica então fique na sua. Eu simplesmente não quero falar se alguma profissão em concreto.
Gosto · 2 · 9 h
Heleno Bombe
Heleno Bombe Ditador Erdogan a perseguir os seus conterrâneos acusados de tentativa de golpe na Turquia só pode ser essa a agenda visto que em Maputo a muitos deles, por isso e por outras que a Turquia se alguma vez sonhava com entrada na União Europeia melhor esquecer!
Gosto · 3 · 10 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Mas para perseguir inimigos é preciso ele próprio vir? Faz sentido isso? Aguarde pelos instrumentos legais que serão assinados.
Sinto que muitos não conhecem o investimento turco em Moçambique. Talvez seja uma oportunidade de comunicarmos isso
Gosto · 10 h · Editado
حليمة إبراهيم
حليمة إبراهيم Anadolu Agency
Turkey seeks to take over more FETO schools in Africa
Turkey seeks to take over more FETO schools in Africa


Turkish officials will hold talks with African counterparts to take over FETO-run schools during upcoming Erdogan visit 
19.01.2017
By Meltem Bulur 

ANKARA

Turkey's overseas educational foundation seeks to take over FETO-linked schools during President Recep Tayyip Erdogan's southeast African tour starting Sunday, according to the body's chairman. 

Cem Zorlu, the chairman of Turkey's Maarif (Education) Foundation, told Anadolu Agency that Turkish officials will meet with local officials to take action on FETO-run schools as part of Erdogan’s official visits to Tanzania, Madagascar, and Mozambique. 

The foundation is the only institution authorized to open schools on behalf of Turkey abroad. It has been tasked to take over schools abroad operated by the Fethullah Terrorist Organization (FETO) following the coup attempt of last July, which Turkey blames the group for. 

“By modernizing the schools in question, the foundation will contribute to the education supported by qualified Turkish and local instructors,” he said. 

“The foundation will prioritize local instructors to hire,” he added. 

"We took over schools in Guinea, Niger, and Somalia, and signed memorandums of understanding with the governments of Chad, Burkina Faso, Sudan, Senegal, Gabon, and Mauritania,” he added. 

"Negotiations are still ongoing [for schools] in Pakistan, Afghanistan, Bosnia-Herzegovina, Albania, Thailand, Cambodia, the Turkish Republic of Northern Cyprus, Iraq, northern Iraq, Moldova, Uganda, Australia, Indonesia and Azerbaijan," he said last week on the issue. 

Latest African tour 

Erdogan is scheduled to pay a four-day, three-country visit to eastern and southern Africa on Jan. 22-25. 

Erdogan will first visit Tanzania on Jan. 22-23, followed by Mozambique on Jan. 23-24 and Madagascar on Jan. 24-25. 

Next week’s tour follows up his visits to Senegal in February 2016, followed by Ivory Coast, Ghana, Nigeria and Guinea in April, and Uganda, Kenya and Somalia in May and June. 

During his latest visits to Africa, Erdogan vowed to boost Turkish-African relations. 

"The growing cooperation between Turkey and Africa shows that a lot can be accomplished by engaging our partners genuinely and finding solutions that serve the interests of both sides," Erdogan said last June. 

"It also sends a strong message about Africa's true potential to the world," he added. 

When Erdogan was prime minister, Ankara declared 2005 the Year of Africa, Turkey was accorded observer status by the African Union, and Turkey’s official policy of "opening to Africa" gained new momentum. 

FETO networks 

According to Turkey’s government, FETO leader Fetullah Gulen – a resident of the U.S. state of Pennsylvania – masterminded the July 15 defeated coup, which left at least 248 people martyred and nearly 2,200 injured. 

Ankara has also said FETO is behind a long-running campaign to overthrow the state through the infiltration of Turkish institutions, particularly the military, police, and judiciary.

The terrorist group is also known for its network of hundreds of schools around the world.

So far, over 80 FETO organizations operating abroad, including schools and training centers, have been shut down or transferred to the Turkish government.

© Anadolu Agency 2017
Ver Tradução
Gosto · 5 h
Kleber Alberto
Kleber Alberto Vem nos dar um banho turco e nada mais, fara negocios com os suspeitos de costume, para o estado, nada tangivel.
Gosto · 3 · 10 h
James Njinji
James Njinji Eu deixo a parte os elugios ao S.excia Presidente da Turquia e os seus posicionamentos governamentais e elugiar a Turquia como País pelo facto de estar disponivel a fazer negócio com Moçambique. Dizer que a Turquia é um País que por muito tempo esteve de forma parcial fechado não fazia muitos negocios com Africa mas, ultimamente esta numa campanha de introduzir seus produtos em particular no nosso continente. Na visita a Tuquia passei por 8 empresa de varios produto e constatei que eles são serios na qualidade. Dai que modesta a parte, é de louvar esta visita da Turquia em Moçambique. Mais não disse!
Gosto · 10 h
Clovis Macave
Clovis Macave Hoje eh Erdogan, amanha nao me espantarei se me disserem que vem ai o presidente norte coreano.
Gosto · 9 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Os estados perseguem interesses nacionais.
Gosto · 9 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Outros estados FOGEM dos interesses nacionais Egidio Vaz
Gosto · 9 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Sura, cada país tem seus problemas. Alguns estados nos EUA possuem pena de morte. Mas aa Declaração Universal dos direitos humanos condena isso. Os EUA nao podem fazer negócios com Moçambique?
Gosto · 9 h
Clovis Macave
Clovis Macave E parece que o nosso esta em incessante fuga.
Gosto · 1 · 9 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Egidio Vaz nao estou contra os empresarios turcos afinal nem todos temos culpa dos governantes q temos ( quer na turquia aqui ou algures). Agora exaltar erdogan isso nao ele prende tudo q se "mexe" tudo q desconfia . Prende tortura mata. repito: nao felicito esse senhor
Gosto · 8 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Sura, afinal o problema é onda exaltação? Alguma passagem específica que pode demonstrar que eu exaltei?
Gosto · 9 h
Stelio Semedo
Stelio Semedo Eu concordo plenamente com o dr. Egídio Vaz. 
Cara Sura Rebelo, creio que tens apenas te centrado naquilo que vens nos noticiários internacionais. Este presidente é um bom exemplo de governação, um homem que elevou a economia do seu país a níveis invej
áveis. Procura te informar mais sobre a Turquia. 
Corea do Norte e Turquia são países muito diferentes, a Corea é uma plena ditadura, a Turquia é um país democrático, o presidente Recep Erdogan foi eleito, não herdou o "trono".
Gosto · 1 · 9 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Stelio Semedo eu tenho informacao suficiente
Gosto · 8 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Egidio Vaz onde escrevi q exaltaste? Leia melhor o q escrevi
Gosto · 8 h
Rodolfo Machate
Rodolfo Machate Concordo com interesses económicos onde a massa produtiva pressiona o governo turco. Afim de acrescentar as suas vendas em várias frentes.
(Positivo)
Com atenção e boa vigilância o estado moçambicano pode ganhar.

Veremos adiante os benefícios.
Gosto · 9 h
Catman Mandlazi
Catman Mandlazi Avante devolopment
Gosto · 9 h
Leonel Muchano
Leonel Muchano Eu não diria benefícios económicos para Moçambique, como parece ser o seu optimismo Egídio, porque o Direito Internacional é claro ao afirmar categoricamente que entre Estados não há amizade mas sim interesses. Se o presidente da Turquia vem ao país, sem a menor sombra de dúvida, há algo mais sério que ele procura para o benefício do seu país. A minha expectativa é que o nosso país saiba também exercer a força necessária para equilibrar a balança no processo negocial dos interesses.
Gosto · 7 · 9 h
Julio Lilito Boene
Julio Lilito Boene Muito bem dito.
Gosto · 7 h
Stelio Semedo
Stelio Semedo Seja bem-vindo sr. Presidente Recep Erdogan, este é um exemplo de um verdadeiro chefe de Estado, elevou a economia do seu país a níveis invejáveis. Turquia, um exemplo a seguir.
Gosto · 1 · 9 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Em alguns aspetos estamos a seguir certamente...
Gosto · 8 h
Eunice Matavele
Eunice Matavele "Empresários de verdade" kkkkkkkkkkkk
Gosto · 3 · 8 h
Miro Guarda
Miro Guarda Egido, esta dificil perceber o teu post por isso os comentarios... Esta tao claro como agua que as pessoas preferiram complicar tudo. ECONOMIAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, foi do que Egidio falou...
Gosto · 8 h
Sergio Jamal
Sergio Jamal Avante ilustre Vaz em nós manter informados. Parabens
Gosto · 7 h
Julio Lilito Boene
Julio Lilito Boene Pelos vistos vêm mais investimentos turcos, para a nossa terra.
 Parece-me que os turcos estabelecidos por estas bandas(imobiliária, ensino, cimenteira, construção civil) estão em pânico, pois especula-se que há uma ligação com o "terrorista" a viver na terra do tio Sam, que ano passado foi acusado de tentativa de gople de Estado.
Espero para ver o pós visita.
Gosto · 7 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Relações Públicas do Erdogan.
Gosto · 1 · 6 h
Fatima Mimbire
Fatima Mimbire Got you my brother. que venham investimentos serios. precisamos disso. se fores a comparar o volume de investimentos expresso e o realizado, oh... diferenca abismal.
Gosto · 2 · 6 h
Silvestre Baessa Filipe
Silvestre Baessa Filipe Em resumo 'e um bom sinal para uma economia desacreditada ou bloqueada (como o Egidio prefere dizer)... As vezes o objectivo 'e mesmo esse... fazer negocios... e tudo resto sao teorias conspiratorias, at'e porque se objectivo fosse de ca,car gulenistas, ele iria para outras pracas mundiais e regionais prenhes de gule money and, e supporters nao Maputo.
Gosto · 1 · 3 h · Editado
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala Erdogan esta realizar um periplo por alguns paises do continente africano!
Gosto · 7 h
Fernando Bismarque
Fernando Bismarque Não tenho dúvidas que um dos pontos de agenda, embora secreto, seja similar ao apresentado por Paul Kagame, aquando da sua visita a Maputo, a perseguição feroz aos seus críticos, no caso de Erdogam, aos que supostamente apoiaram o golpe fracassado, muitos dos quais com investimentos nas áreas de Educação e Imobiliária em Moçambique. Olho para os empresários que com ele vêem a Maputo como uma espécie de moeda de troca.
Gosto · 2 · 6 h
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim Deputado especulando e quer que teus eleitores sejam especuladores também nao acha que devias ser exemplo?
Gosto · 1 · 6 h
Nelson Junior
Nelson Junior Lendo os vossos comentarios, me admiro que ninguem ainda nao se tenha percebido porque o Erdogan ou a Turquia de Erdogan esta a "estender" os seus tentaculos em Africa....Reparem que o Sr.Erdogan eh pessoa "nao grata" no Ocidente devido a sua atitude em relacao aos direitos Humanos...O Erdogan por inumeras vezes pediu pra Turquia ser membreo UE...esta recusou...A Turquia sente-se isolada...Tem serios serios problemas com alguns paises arabes...e sejamos serios: o que economicamente vale a Turquia?...( tem milhoe milhoes dos seus cidadaos emigrados na Alemanha, Belgica, Holanda etc etc....em busca de melhores condicoes economicas....Que recursos naturais a Turquia tem???...Um Mocambique bem "gerido" jamais precusaria duma Turquia...para nada!..Mocambique deve tomar muito muito cuidado em como lidar com estes ditadores...(O Ocidente tem olhos e ouvidos bem abertos)...nao exageremos: o valor da Turquia esta na sua posicao geografica( nao eh por acaso que a Nato tem uma base na Turquia)...eu, pessoalmente nunca gostei e nao gosto de lideres que mandam prender jornalistas e seus opositores....Estes lideres,ditos os "duros" quando tem problemas com paises democraticos, abrem as suas maos aos paises pobres da Africa:...e os lideres africanos sendo eles amantes de dinheiros faceis la vao criando " amizades" de cooperacao..nao esquecer que politicamente a Turquia tem serios serios problemas internos.......
Gosto · 2 · 6 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...nao esquecer de que a moeda turca( a lira turca) so em 2016 perdeu 20% do seu valor contra o dolar.....
Gosto · 5 h
Cleto Goncalves
Cleto Goncalves Gerir irmãos moçambicanos virou um caus. Desde quando negam dinheiro de opressores? Como querem falar de Turquia se passam décadas coma esmola chinesa. E os dólares angolanos investidos cá? Numa situação economicamente grave como a nossa qualquer apoio sabe bem por isso penso k mesmo os dólares de Nini satar farão diferença.... da Turquia o povo turco irá gerir, nós queremos dinheiro para combater a fome. Aliás tal como o dinheiro do pescador não cheira o peixe, os dólares de assassinos não têm sangue. Estamos muito mal irmãos k nao vale essa retórica político ocidental....
O Egidio Vaz trouxe um post claro e curto
Gosto · 1 · 4 h · Editado
Paulo Maputere
Paulo Maputere Consequências da crise e bloqueio do FMI, União Europeia e só nos resta fazer alianças com países que não respeitam direitos humanos e regimea cheio de Tirania como a Turquia, China e talvez Coreia do Norte
Gosto · 4 h
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim E qual ee o pais que respeita direitos humanos?
Gosto · 2 h
Ducilia Matimbe
Ducilia Matimbe Que não nos aí aumentem mais dívidas.

Sem comentários: