terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Guebuza: Cristalizando o Estado de Direito Democrático, as práticas e a cultura democrática

Moçambique:
Comunicação de Sua Excelência Armando Emílio Guebuza, Presidente da República de Moçambique, na cerimónia de Saudação do Corpo Diplomático por ocasião de fim do ano.
Maputo, 19 de Dezembro de 2014
Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, o Presidente-Eleito;
Sua Excelência, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Democrática do Congo e Representante do Corpo Diplomático Acreditado na República de Moçambique;
Ilustres Chefes das Missões Diplomáticas e Consulares;
Ilustres Representantes de Organizações Regionais e Internacionais;
Senhor Primeiro-Ministro;
Senhores Membros do Conselho de Ministros;
Distintos Convidados;
Minhas Senhoras e Meus Senhores.

Endereçamos a todos e a cada um de vós as nossas mais calorosas boas vindas a este evento estatutário do nosso convívio e interação político-diplomática. Este ano, este encontro reveste-se de um significado muito particular na conjuntura política moçambicana. Efectivamente, o ano de 2014 encerra, simultaneamente, dois capítulos na História de consolidação do Estado de Direito Democrático.
Em primeiro lugar, o fim do mandato do Governo saído das eleições de 2009 e, em segundo lugar, o término do nosso segundo e último mandato como Chefe de Estado. A presença do Presidente-Eleito, Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, nesta cerimória, sublinha, com muito esplendor, a historicidade deste momento, como aliás aconteceu connosco em Dezembro de 2004, em cerimónia idêntica dirigida pelo então Chefe do Estado, Sua Excelência Joaquim Alberto Chissano.
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Agradecemos as palavras carinhosas e encorajadoras que nos acabam de dirigir. Retribuimos, saudando a parceria para o desenvolvimento que fomos capazes de consolidar e diversificar. Convosco empreendemos.
Convosco registámos sucessos na implementação da nossa Agenda Nacional de Luta contra a Pobreza e pelo nosso bem-estar. Queremos agradecer-vos também por terem sempre compreendido que as relações sãs entre Estados prosperam, de forma sustentável, onde há respeito pela soberania e onde o princípio de não ingerência é assumido como sacrossanto.
Fazemos votos para que a mesma amizade, colaboração e cooperação que nos prestaram seja prestada ao nosso sucessor, Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi. Que o respeito pela nossa soberania que lograram manter, seja também assegurado durante a sua Presidência.
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Congratulamo-nos com a consolidação da paz, Estado de Direito e integração regional na SADC.
Os progressos que a Guiné-Bissau está a registar rumo à estabilidade e ao progresso orgulham-nos a todos. Por isso, o nosso apoio é imprescindível para tornar esta tendência irreversível.
Ao celebrarmos o septuagésimo aniversário da Organização das Nações Unidas reafirmemos o nosso compromisso com os ideais plasmados na sua Carta, promovendo a a dignidade dos povos, a Paz, a segurança e o desenvolvimento à escala planetária.
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
A terminar, convidamos a todos os presentes a acompanharem-nos num brinde:
À amizade e cooperação entre os nossos povos e países;
À paz, segurança e progresso no mundo inteiro;
À saúde de todos os presentes e respectivas famílias.
Muito obrigado pela vossa atenção!

Sem comentários: