segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

GABRIEL MUTHISSE, A MINHA FIGURA POLÍTICA DO ANO

GABRIEL MUTHISSE, A MINHA FIGURA POLÍTICA DO ANO

No post anterior prometi justificar porque considero Gabriel Muthisse, Ministro dos Transportes e Comunicações a minha figura do ano. Na verdade, não gostaria que fosse apenas eu. Gostaria que fosse o país todo a concordar comigo. E, parece que pelo menos 25 pessoas já concordam comigo pelo menos aqui nas redes sociais, entre as quais Erminio Jocitala e Ercílio Zacarias Zacarias. Um dos principais desafios em avaliar o desempenho de um político ou governante e declarar “figura do ano” é o método. Eu julgo que para muitas declarações faltou esta explicação. A maioria limitou-se em descrever aquilo que se recordam que foi o “desempenho” deste ou daquele indivíduo ao longo do ano. Na verdade, porque a nossa mente ainda pode ser selectiva se quiser satisfazer este ou aqueloutro, gostaria de recordar que qualquer avaliação despida do método pode ser disputável. Aliás, o método pode permitir-nos que diversas pessoas sejam avaliadas através de um critério claro e, na base dele, chegar a um consenso.
 
Ora, Gabriel Muthisse é sem dúvida o dirigente que Moçambique precisa na medida em que preenche os cinco critérios que um dirigente político deve ter. É obrigatório, se quiser ser um dirigente de sucesso. Nem que seja apenas “pau mandado”, se não tiver estas competências dificilmente logrará algum resultado. Na verdade, trata-se de competências-chave para um dirigente. Estas competências são o resumo de 28 competências que se espera de um dirigente competente. O desempenho deste ou daquele sector só é possível quando ao nível da liderança estão pessoas que sabem o que fazem.

Este conjunto de competências é usado por governos na maioria dos países civilizados e estão disponíveis em diversos websites governamentais como Reino Unido, Estados Unidos, África do Sul, Portugal. É possível que em Moçambique também haja mas não consegui encontrar em nenhuma parte, pelo menos nos websites institucionais.    

COMPETÊNCIA EM LIDERAR OS OUTROS
Líderes eficazes comunicam claramente em todas as situações, tanto ao nível oral ou por escrito e por telefone. Eles desenvolvem habilidades de ouvir os outros; na interacção com os outros, fazem perguntas, parafraseiam e indagam. Falam com todos, desde subordinados aos seus superiores. Bons líderes sabem lidar com as reclamações, resolvem os conflitos e negoceiam soluções.

COMPETÊNCIA EM GESTÃO DE TAREFAS
Um líder deve ter habilidades para resolver problemas, executar tarefas complexas, gerir informação, alocar recursos e monitorar o desempenho. Também deve saber delegar, oferecer feedback e coordenar o fluxo de trabalho

COMPETÊNCIA NA INOVAÇÃO
Os líderes eficazes criam um ambiente de trabalho produtivo para seus subordinados. Eles estimulam a criatividade e a inovação incentivando os funcionários a resolver problemas usando novas abordagens. Eles sabem mudar de ideias ou de posicionamento ou decisão quando necessário.

COMPETÊNCIA NA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Os líderes devem saber agir com integridade. Devem estabelecer um código de conduta individual e liderar pelo exemplo. Acima de tudo, os líderes eficazes trabalham para SEMPRE emprestar um clima de confiança aos seus subordinados e ao público.  

COMPETÊNCIA EM AUTODISCIPLINA
Os líderes precisam mostrar competência em eficácia pessoal para manter uma vantagem competitiva. Ao gerir o stress, fazer bom uso do tempo, estabelecer metas realistas e dar seguimento aos compromissos, os líderes devem saber gerir seu próprio comportamento para que possam liderar os outros de forma eficaz.  

PARA CADA COMPETÊNCIA, EXISTEM CINCO NÍVEIS DE DESEMPENHO, NOMEADAMENTE
0 - Não demonstram comportamentos para a competência
I-Demonstra alguma compreensão prática do comportamento necessário para esta competência
II-Demonstra algum tipo de impacto para esta competência através de aconselhamento e orientação aos outros
III-Demonstra inspiração para esta competência através do exemplo e influencia os outros
IV-Demonstra excelência e inovação para esta competência e é visto como modelo.

De seguida trago alguns excertos de amigos daqui do Facebook sobre Gabriel Muthisse.  

Erminio Jocitala escreveu: “Para mim ele e um dirigente/politico moderno- escreve bem, e equilibrado na forma de comunicar, domina as TICs, anda aqui connosco nas redes sociais e ainda tem tempo de ser ministro, negociador, ponta-de-lança do seu partido, além de ser certamente, pai de família”. 
Ercilio Zacarias escreveu: ”Quando foi da tragédia com a aeronave das Linhas Aéreas de Moçambique na Namíbia que resultou na morte de todos ocupantes, Gabriel Muthisse na qualidade de Ministro dos Transportes e Comunicações sempre esteve presente e disponível a prestar informações aos Moçambicanos sobre o ocorrido. Era novo naquele Ministério, contudo demonstrou maturidade para lidar com tamanho problema. Sempre disponível à imprensa e aos familiares das vítimas”. E acrescentou “Lembro também que durante as várias rondas negociais para o fim das hostilidades militares no país, Gabriel Muthisse mostrou-se muito mais maduro para lidar com os beligerantes que o próprio chefe Pacheco. É um dos poucos dirigentes de alto nível que se cruza com o povo nas redes sociais. É meu amigo no Facebook porque não se fez de rogado, aceitou meu pedido de amizade. Mesmo quando estava no Ministério das Pescas notabilizou-se melhor que o seu chefe, aliás, Muthisse era Vice. Quando foi do sequestro da embarcação do Vega 5 pelos piratas somalis quem sempre apareceu nos órgãos de informação a dar conta de todo o processo a volta daquele acontecimento, Gabriel  Muthisse”.

Nacer Choy disse, a propósito do proceso negocial em curso no CCJC "Para mim o ilustre Gabriel Muthisse destacou-se nas negociações. Numa altura em que a situação estava a ficar inserta e o cidadão Pacheco estava na disputa do candidato às presidenciais, o ilustre Gabriel Muthisse foi feliz [...] trazendo uma grande felicidade nas suas abordagens no final de cada sessão."

Helder Shenga disse: "Gabriel Muthisse é aberto e muito comunicativo com diferentes estratos da sociedade. É dos poucos no governo do dia que tem a sensibilidade de que é possível construir uma país que seja caracterizada por consenso, sentido de estado".

Ora, não estou aqui a dizer que Muthisse é um santo, que concordei com ele sempre ou que fez tudo que tinha a fazer no Ministério dos Transportes e Comunicação. Existem quanto a mim três características do ministro que o moçambicano precisa e Muthisse tem estas características, nomeadamente: BOM COMUNICADOR-para construir um diálogo permanente e profícuo com diferentes segmentos da sociedade, reduzir os danos resultantes da má comunicação ou da falta dela, da fofoca; para gerir as expectativas dos cidadãos e dos parceiros e acima de tudo para ganhar apoio público sobre o que estiver a fazer. Deve também SABER ESTAR – para transmitir confiança, necessária de um governante. Costuma dizer-se que à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta para dizer que os governantes, além de serem honestos, precisam agir como tal. Enquanto vários dirigentes deste governo se notabilizaram por rumores e notícias de escândalos de varia índole, negociatas e notícias de intoxicação alcoólica em bares e clubes noturnos dentro e fora do país, sempre esperamos do Muthisse soluções espinhosas como a cessação de hostilidades ou resgate do Vega V; acidente das LAM ou mesmo o “foguinho” da STARTIMES envolvendo a filha do Presidente, com implicações para a migração digital que vai acontecer logo no próximo ano. Em todos estes momentos, Muthisse soube estar: humilde e sereno, confiante e seguro numa solução airosa que por sua vez foi transmitindo aos outros. E no dia-a-dia, Mutisse é acessível por todos, mas principalmente por jornalistas. É a primeira lição de boas relações públicas. Não existe melhor dirigente moçambicano que o bate nesta categoria. Por fim, a terceira característica é a COMPETÊNCIA TÉCNICA. Infelizmente, para muitos governos moçambicanos que conheço este critério não tem sido muito privilegiado na nomeação de ministros.  A minha sensação é que a nomeação de ministros, para além de basear-se na confiança política é igualmente clientelista. Uma coisa é aceitável mas a segunda já não porque é perniciosa. É sim possível compatibilizar a competência técnica à confiança política. Mas quando onde entrar o clientelismo, as coisas estragam-se irremediavelmente porque este dirigente não conseguira pôr em prática nem apreender as competências-chave de uma liderança, mesmo que seja inteligente. No caso de Muthisse, mostrou-se um bom político merecedor da confiança do seu chefe mas competente o suficiente para desempenhar as suas funções devido a sua larga bagagem de gestor.
Por estas razões eu considero o Ministro, Gabriel Muthisse, a figura do ano. Podem fazer o mesmo exercício com outras figuras políticas e o scoring. Chegariam a resultados diferentes dos meus com certeza, mas não tão longe.No post anterior prometi justificar porque considero Gabriel Muthisse, Ministro dos Transportes e Comunicações a minha figura do ano. Na verdade, não gostaria que fosse apenas eu. Gostaria que fosse o país todo a concordar comigo. E, parece que pelo menos 25 pessoas já concordam comigo pelo menos aqui nas redes sociais, entre as quaisErminio Jocitala e Ercílio Zacarias Zacarias. Um dos principais desafios em avaliar o desempenho de um político ou governante e declarar “figura do ano” é o método. Eu julgo que para muitas declarações faltou esta explicação. A maioria limitou-se em descrever aquilo que se recordam que foi o “desempenho” deste ou daquele indivíduo ao longo do ano. Na verdade, porque a nossa mente ainda pode ser selectiva se quiser satisfazer este ou aqueloutro, gostaria de recordar que qualquer avaliação despida do método pode ser disputável. Aliás, o método pode permitir-nos que diversas pessoas sejam avaliadas através de um critério claro e, na base dele, chegar a um consenso.
Ora, Gabriel Muthisse é sem dúvida o dirigente que Moçambique precisa na medida em que preenche os cinco critérios que um dirigente político deve ter. É obrigatório, se quiser ser um dirigente de sucesso. Nem que seja apenas “pau mandado”, se não tiver estas competências dificilmente logrará algum resultado. Na verdade, trata-se de competências-chave para um dirigente. Estas competências são o resumo de 28 competências que se espera de um dirigente competente. O desempenho deste ou daquele sector só é possível quando ao nível da liderança estão pessoas que sabem o que fazem.
Este conjunto de competências é usado por governos na maioria dos países civilizados e estão disponíveis em diversos websites governamentais como Reino Unido, Estados Unidos, África do Sul, Portugal. É possível que em Moçambique também haja mas não consegui encontrar em nenhuma parte, pelo menos nos websites institucionais.
COMPETÊNCIA EM LIDERAR OS OUTROS
Líderes eficazes comunicam claramente em todas as situações, tanto ao nível oral ou por escrito e por telefone. Eles desenvolvem habilidades de ouvir os outros; na interacção com os outros, fazem perguntas, parafraseiam e indagam. Falam com todos, desde subordinados aos seus superiores. Bons líderes sabem lidar com as reclamações, resolvem os conflitos e negoceiam soluções.

COMPETÊNCIA EM GESTÃO DE TAREFAS
Um líder deve ter habilidades para resolver problemas, executar tarefas complexas, gerir informação, alocar recursos e monitorar o desempenho. Também deve saber delegar, oferecer feedback e coordenar o fluxo de trabalho

COMPETÊNCIA NA INOVAÇÃO
Os líderes eficazes criam um ambiente de trabalho produtivo para seus subordinados. Eles estimulam a criatividade e a inovação incentivando os funcionários a resolver problemas usando novas abordagens. Eles sabem mudar de ideias ou de posicionamento ou decisão quando necessário.

COMPETÊNCIA NA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Os líderes devem saber agir com integridade. Devem estabelecer um código de conduta individual e liderar pelo exemplo. Acima de tudo, os líderes eficazes trabalham para SEMPRE emprestar um clima de confiança aos seus subordinados e ao público.

COMPETÊNCIA EM AUTODISCIPLINA
Os líderes precisam mostrar competência em eficácia pessoal para manter uma vantagem competitiva. Ao gerir o stress, fazer bom uso do tempo, estabelecer metas realistas e dar seguimento aos compromissos, os líderes devem saber gerir seu próprio comportamento para que possam liderar os outros de forma eficaz.

PARA CADA COMPETÊNCIA, EXISTEM CINCO NÍVEIS DE DESEMPENHO, NOMEADAMENTE
0 - Não demonstram comportamentos para a competência
I-Demonstra alguma compreensão prática do comportamento necessário para esta competência
II-Demonstra algum tipo de impacto para esta competência através de aconselhamento e orientação aos outros
III-Demonstra inspiração para esta competência através do exemplo e influencia os outros
IV-Demonstra excelência e inovação para esta competência e é visto como modelo.

De seguida trago alguns excertos de amigos daqui do Facebook sobre Gabriel Muthisse.
Erminio Jocitala escreveu: “Para mim ele e um dirigente/politico moderno- escreve bem, e equilibrado na forma de comunicar, domina as TICs, anda aqui connosco nas redes sociais e ainda tem tempo de ser ministro, negociador, ponta-de-lança do seu partido, além de ser certamente, pai de família”. 
Ercilio Zacarias escreveu: ”Quando foi da tragédia com a aeronave das Linhas Aéreas de Moçambique na Namíbia que resultou na morte de todos ocupantes, Gabriel Muthisse na qualidade de Ministro dos Transportes e Comunicações sempre esteve presente e disponível a prestar informações aos Moçambicanos sobre o ocorrido. Era novo naquele Ministério, contudo demonstrou maturidade para lidar com tamanho problema. Sempre disponível à imprensa e aos familiares das vítimas”. E acrescentou “Lembro também que durante as várias rondas negociais para o fim das hostilidades militares no país, Gabriel Muthisse mostrou-se muito mais maduro para lidar com os beligerantes que o próprio chefe Pacheco. É um dos poucos dirigentes de alto nível que se cruza com o povo nas redes sociais. É meu amigo no Facebook porque não se fez de rogado, aceitou meu pedido de amizade. Mesmo quando estava no Ministério das Pescas notabilizou-se melhor que o seu chefe, aliás, Muthisse era Vice. Quando foi do sequestro da embarcação do Vega 5 pelos piratas somalis quem sempre apareceu nos órgãos de informação a dar conta de todo o processo a volta daquele acontecimento, Gabriel Muthisse”.

Nacer Choy disse, a propósito do proceso negocial em curso no CCJC "Para mim o ilustre Gabriel Muthisse destacou-se nas negociações. Numa altura em que a situação estava a ficar inserta e o cidadão Pacheco estava na disputa do candidato às presidenciais, o ilustre Gabriel Muthisse foi feliz [...] trazendo uma grande felicidade nas suas abordagens no final de cada sessão."
Helder Shenga disse: "Gabriel Muthisse é aberto e muito comunicativo com diferentes estratos da sociedade. É dos poucos no governo do dia que tem a sensibilidade de que é possível construir uma país que seja caracterizada por consenso, sentido de estado".
Ora, não estou aqui a dizer que Muthisse é um santo, que concordei com ele sempre ou que fez tudo que tinha a fazer no Ministério dos Transportes e Comunicação. Existem quanto a mim três características do ministro que o moçambicano precisa e Muthisse tem estas características, nomeadamente: BOM COMUNICADOR-para construir um diálogo permanente e profícuo com diferentes segmentos da sociedade, reduzir os danos resultantes da má comunicação ou da falta dela, da fofoca; para gerir as expectativas dos cidadãos e dos parceiros e acima de tudo para ganhar apoio público sobre o que estiver a fazer. Deve também SABER ESTAR – para transmitir confiança, necessária de um governante. Costuma dizer-se que à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta para dizer que os governantes, além de serem honestos, precisam agir como tal. Enquanto vários dirigentes deste governo se notabilizaram por rumores e notícias de escândalos de varia índole, negociatas e notícias de intoxicação alcoólica em bares e clubes noturnos dentro e fora do país, sempre esperamos do Muthisse soluções espinhosas como a cessação de hostilidades ou resgate do Vega V; acidente das LAM ou mesmo o “foguinho” da STARTIMES envolvendo a filha do Presidente, com implicações para a migração digital que vai acontecer logo no próximo ano. Em todos estes momentos, Muthisse soube estar: humilde e sereno, confiante e seguro numa solução airosa que por sua vez foi transmitindo aos outros. E no dia-a-dia, Mutisse é acessível por todos, mas principalmente por jornalistas. É a primeira lição de boas relações públicas. Não existe melhor dirigente moçambicano que o bate nesta categoria. Por fim, a terceira característica é a COMPETÊNCIA TÉCNICA. Infelizmente, para muitos governos moçambicanos que conheço este critério não tem sido muito privilegiado na nomeação de ministros. A minha sensação é que a nomeação de ministros, para além de basear-se na confiança política é igualmente clientelista. Uma coisa é aceitável mas a segunda já não porque é perniciosa. É sim possível compatibilizar a competência técnica à confiança política. Mas quando onde entrar o clientelismo, as coisas estragam-se irremediavelmente porque este dirigente não conseguira pôr em prática nem apreender as competências-chave de uma liderança, mesmo que seja inteligente. No caso de Muthisse, mostrou-se um bom político merecedor da confiança do seu chefe mas competente o suficiente para desempenhar as suas funções devido a sua larga bagagem de gestor.
Por estas razões eu considero o Ministro, Gabriel Muthisse, a figura do ano. Podem fazer o mesmo exercício com outras figuras políticas e o scoring. Chegariam a resultados diferentes dos meus com certeza, mas não tão longe.
·  · 
  • Rudencio Morais Completamente de acordo é ministro e ainda tem tempo de travar batalhas ferrenhas aqui no fecebook com a malta. Kakakakaka um abraço.
    8 hrs · Like · 3
  • Sic Spirou para dizermos que a area que ele governa esta a bom porto ( ou aeroporto) neh? era isso que me interessava saber.
    8 hrs · Like · 1
  • Valdemiro Jeque Subscrevo. Quadro Competente e humilde!!
    8 hrs · Like · 2
  • Anacleto Machava Mas acho que ele devia/podia gastar mais do seu tempo a tratar dos graves problemas do seu pelouro, o mais problemático por sinal, do que aqui no facebook!
    8 hrs · Like · 3
  • Evanex Saboroso fiquei mas ilucidativo nao via esse lado do ilustre, por conta de muita coisa misturada q foi acontecendo neste governo do dia...mas sim, nao ha duvidas ele foi o cara...se Nyussi gosta de trabalho certamente temos aqui um primeiro ministro a altura porque tem essas qualidades. E esta no fecebook nao camuflado como outros dirigentes a espera de um dialogo possivel com seus amigos virtuais e saber mas o que apoquenta o orgao q dirige atraves das reclamacoes e opinioes q damos...este nao eh um dirigente raro como os q aparecem na tabela periodica...lol
    8 hrs · Like · 1
  • Antonio Langa Empatia e humildade tambem se destacam neste homem
    7 hrs · Like · 1
  • Dzowo Mondlane Concordo que se fez presente em quase todos os aspectos. Então aqui ficam algumas situações: Mutisse substitui Zucula, que dirigiu este ministério durante quase, 7 anos. Durante este tempo todo, assistimos muitas novelas neste ministério (greves sucessivas) mas Guebuza manteve Paulo Zucula mesmo a se dirigir mal para o povo. No ano passado surgiu o barulho "30 navios", escudo que se usou para cuspir o homem da barba. Mutisse entra para o barco com a lição aprendida. Pouco agressivo, manso. Esteve sempre presente aquando do acidente aéreo do avião das LAM. Mas na minha opinião faltou resolver o problema que tende a ser cronico: Garantir transporte publico de passageiros eficaz. As pessoas continuam a serem transportados como se fosse sacos de carvão depois de permanecerem em pé durante horas nas paragens. Mano Egidio Vaz, este ponto e fundamental e supera toda a mansidão do meu walecaia Mutisse.
    7 hrs · Like · 7
  • Zefanias Augusto Namburete Concordo Com Argumentos. Pelo que outra coisa aí dito vivi e ouvi pelo que também dou meu voto de confiança.
    7 hrs · Like
  • Teixeira Teté da Silva Realmente ele é dos poucos humildes politícos que ja vi.
    7 hrs · Like · 1
  • Ercílio Zacarias Zacarias Outra qualidade: Tem rosto de um Primeiro Ministro com fortes características de um Chefe de Estado.
    7 hrs · Like · 7
  • Juma Basilio Concordo..
    7 hrs · Like · 1
  • Benício Da Cruz Baulo Completamente de acordo. Se os resultados das eleicoes forem validados, penso que o Muthisse daria um optimo Primeiro-Ministro do governo do Nyussi, pois me parece que ele supreria os defices de comunicacao que aparentemente o Nyussi apresenta e tambem consegue estabelecer uma empatia maior com os varios estratos da sociedade. Numa altura em que claramente existe um grande descrenca em relacao aos politicos, o aparecimento de figuras como a de Gabriel Muthisse constitui uma lufada de ar fresco.
    7 hrs · Like · 3
  • Isaias Dosanjos Só quem não o conhece, é que discorda. Muthisse é um ministro por excelência, apesar de alguns tropeços, sempre consiguiu se estabilizar. Acho que as mesmas caracteristicas também podemos encontrar em Ivone Soares, uma parlamentar activa, que mesmos sem fazer parte das delegações e observadores, também se notabilizou no processo da assinatura do memorando para cessação das hostilidades, para além das actividades do seu partido.
    7 hrs · Like · 3
  • Alda Isaias Mussuei Mussuei Concordo, homem humilde e activo.
    7 hrs · Like · 1
  • Edgar Barroso Bom post. Bom exercício argumentativo. Discordo na avaliação.


    Sempre admirei a abertura de Gabriel Muthisse aqui nas redes sociais (e até fora delas, uma vez ele até convidou-me telefonicamente para travarmos um debate frontal). Sempre pareceu-me notavelmente afável, comunicativo e presente. Já travamos inúmeros debates no seu mural, no meu mural, em grupos de debate ou em murais de amigos em comum. Creio, honestamente, que ele só de distingue pelo seu inegável peso mediático.

    Sobre competência técnica, tenho as minhas reservas. Ele é um político cpm inteligência acima da média, sim. Mas daí a resultados tangíveis e derivados do seu empenho pessoal, em termos macro (ele era vice-ministro das Pescas e mais tarde foi promovido à ministro dos Transportes e Comunicações), nada vi. Um ministro não se destaca só pela forma elegante e profícua em como se comunica. Continuamos com recursos de alta rentabilidade no mar ainda sub-aproveitados. Pessoas a morrerem de subnutrição e muito peixe e mariscos de elevada qualidade a ser "levado" (ou consumido) quase que exclusivamente por estrangeiros. Hoje mesmo, com a capital do país envolta em chuvas torrenciais e intermitentes, qualquer um pode aferir a quantas andamos em transportes e comunicações. Gerir crises derivadas de acidentes de aviação ou funcionar como porta-voz ad hoc de um processo negocial ainda não terminado é muito pouco para estampar selos de excelência nele. A LAM ainda pode vir a ter semelhante ou pior desastre que o do vôo Maputo-Luanda de há um ano. A viciacao do processo eleitoral ainda pode pontapear todas aquelas palavras bonitas ditas numa e noutra sessão das negociações no CCJC. E, entretanto, as mafias com a EMATUM continuam. Aqueles projectos minúsculos, sazonais e não representativos de pesca artificial não estão a dar os resultados esperados. Moçambique é muito grande para iniciativas circunstanciais como aquelas, no quadro do combate à fome e à pobreza nacionais. Não há nem "my loves" hoje, para me tirar de Chamissava, aqui na Katembe e à 30 minutos do local onde funciona o Ministério dos Transportes e Comunicações, só para eu ir comprar pão para o meu matabicho...
    7 hrs · Like · 22
  • Nacer Choy Meu caro Anacleto Machava acredito que está vontade que aqui explana não é coerente para catalisar o propósito da sua nomeação como provável figura do ano. Para quem trabalha na área de transporte e comunicação e sabe realmente o que significa dar comunicação e transportes aos seus utentes tanto o público assim como o cliente não é tão fácil num estado em que é dado um certo orçamento para o utilizar dentro daquilo que são prioridades. 


    2. Se bem a ilustre se lembra que a LAM foi banida de voar no espaço europeu ele está fazendo um grande esforço. Se bem a ilustre se lembra que uma entidade italiano levou a bara de tribunal internacional o governo por ter cessado o contrato com a empresa que ia construir o metro ele esteve atento a esclarecer. Se bem te lembras do caso STARTIME na emissão do sinal do analógico para digital. Sem falar de situações que o investigador o ilustre Egidio Vaz mencionou. Quid júris
    7 hrs · Edited · Like
  • Julio Messa Nao retiro nenhuma das qualidades e criterios usados aqui apenas queria perceber melhor a dinamica dos transportes publicos e perceber se realmente o povo tem que sofrer tanto durante esses anos todos? Clap-clap para o homen.
    7 hrs · Like
  • Anacleto Machava Cara Nacer Choy quando em plena cidade capital milhares de concidadãos são transportados como gado em pleno Século XXI creio que temos argumentos mais do que suficientes para nos questionarmos se de facto existe o tal Ministério dos Transportes e se nele trabalham pessoas normais! Não entro para questões de carácter pois desconheço mas do ponto de técnico e de gestão sinceramente!!!
    7 hrs · Edited · Like · 3
  • Gilberto Chamango Testemunhei as competencias deste dirigente, por isso o meu voto a sua nomeacao. Entretanto, concordar com o Dzowo Mondlaneo fundamental no sector ainda carece por operacao cirurgica. Resolver o problema de transportes publicos e trazer melhor dignidade ao passageiro mocambicano.
    7 hrs · Like · 1
  • Gilberto Correia Não irei a ponto de o considerar figura do ano. Mas, é sem duvidas um homem " forte", dialogante, o unico de dá a cara nas redes sociais em todas as situações ( boas ou más), convicto nas ideais que defende... E ao que se diz de " mãos limpas". 


    Nas poucas conversas que tivemos aqui no facebook aprendi a apreciar as suas qualidades acima descritas. Certamente terá mais que não tive ainda a oportunidade de constatar. Sem duvidas alguém que vale a pena destacar.
    7 hrs · Like · 4
  • Julio Messa Anacleto Machava perceba a essencia do post, de entre todos ele se destaca, nao quere isso dizer que o homen seja perfect, como se diz "menos mal"...
    7 hrs · Like · 2
  • Joaquim Tesoura Sou suspeito por ser meu Ministro. Não o considero figura do ano, pode ser o governante/líder do ano. O casa startime, LAM ainda precisão ser mastigados, em todo caso...
    7 hrs · Like · 2
  • Anacleto Machava Julio Messa, compreendi perfeitamente o ponto mas sou livre de discordar!
    7 hrs · Like · 5
  • 7 hrs · Like · 1
  • Luzidia John Não concordo! Quando ele puser o pé no Niassa saberá o porque...
    7 hrs · Like · 5
  • Lucas Joao Partilho a mesma linha de pensamento de que e a figura do ano.
    7 hrs · Like · 1
  • Pedro Bulande Também me faltou um bom cheiro do Egídio Vaz em relação aos Transportes Públicos, que em todo país ainda é um calcanhar de Aquíles, sem discordar das qualidades do Ministro.
    7 hrs · Like
  • Elton L. Pila Sem querer tirar o mérito na gestão de crises da sua figura do ano, vamos convir meu caro de que o Ministério de Transportes e Comunicações foi o Ministério que enfrentou mais polémicas/crises nos últimos tempos. A tragédia com a aeronave das Linhas Aéreas de Moçambique na Namíbia, a polémica concessão à STARTIMES do processo de migração digital (deixar claro que, ainda não estou convencido de que a STARTIMES seria autorizada se não estivesse lá a filha do “Big Boss”), exigiam do Ministro dos Transportes e Comunicações esclarecimentos, e abertura à imprensa, por sorte/inteligência foi feliz nas suas intervenções, mas acredito que, toda figura com a mínima noção de Relações Públicas (falta à muitos dirigentes) tomaria a mesma posição. Quanto as negociações no CCJC, Gabriel Muthisse destacou-se mais pela arrogância, e falta de destaque (positivo) do Chefe Pacheco, do que por mérito próprio, “ Em terra de cego quem tem um olho é rei”.
    7 hrs · Like · 2
  • Cristiano Daniel Rosario Naene Figura do ano? Nao diria, mas e seguramente uma autentica lufada de ar fresco neste governo. Nao temos acesso aos dados tecnicos que o Egidio enuncia, mas claramente transpira competencia e seriedade, que sao quanto a mim criterios minimos para um desempenho aceitavel. Hajam mais GM no proximo Governo.
    7 hrs · Like · 1
  • Benício Da Cruz Baulo E claro que existem alguns dossiers por resolver no seu pelouro, mas no dia-a-dia ele consegue exibir mais qualidades e competências que a dos seus pares, cuja unica coisa que exibem e terem sido nomeados por pertencerem ao partido governamental e mais nada!
    7 hrs · Like · 2
  • Zito Tomas tenho ele como bom comunicador, aprecio a maneira como ele se dirige a imprensa assim como ele se comunica aqui no facebook (nunca vi post de outros governantes) mas uma coisa é certa, o pelouro que ele dirige é dos mais problematicos no nosso país.
    7 hrs · Like · 1
  • Amandio Willians Mandara concordo consigo ele nota mil...
    6 hrs · Like
  • Amandio Willians Mandara concordo consigo ele e' nota mil....
    6 hrs · Like
  • Egidio Vaz Edgar Barroso, obrigado pela interpelação. Os seus questionamentos mostram de facto a imensidão dos problemas que o ilustre devia resolver a nivel nacional, tanto na dimensão de políticas como na prática e que deveria reflectir na vida das pessoas. Por aquilo que li de ti, de facto Muthisse não merece destaque nem menção honrosa. Mas, parece-me que o que você habilmente descreve é fruto do que sabe e do que não sabe, como é obvio. Se por exemplo falarmos de NUTRIÇÃO" e dos peixes do mar ou do estatuto de empresas públicas e da sua autonomia administrativa bem como de quem nomeia em ultima instancia os PCAs iriamos perceber sobre a que níveis era necessária a intervenção de um ministro ou não, aliado ao facto de ele ter herdado um sector faltando apenas 3 anos para o fim do mandato. Não stou a sugerir que seja inocentado. Não. Estou justamente a avaliar o desempnho do ministro tendo como referência as grandes crises que teve que gerir.
    6 hrs · Like · 3
  • Andre Dimas Ele ee Melhor que Vaquina...mas como ministro dos Transportes e comunicaxao ainda ha muito por fazer.!
    6 hrs · Like · 2
  • Zee Mavye Soh nao se eaquecam do periodo nessa posicao, parece me nao ter mais de dois anos, pois pra mim, ele eh sim a figura politica do ano.
    6 hrs · Like
  • Júlio Mutisse A gestão do transporte público urbano passou, nas grandes cidades, para a gestão dos Municípios. Maputo e Matola já têm as suas empresas municipais. Quer me parecer que, com essa medida, quis se trazer para o nível municipal/local a busca de soluções exequíveis para o problema de transportes. Mas esse é um sector gerido à pinça... com muitos receios, demasiado intervencionado! Sendo o valor do passe comportavel para a maioria, é incomportável para os transportadores e o sector não é atractivo. Quando chamamos a gestão dos transportes públicos ao MTC não devemos esquecer a responsabilidade primária dos municípios e nem descurar a forma como estes gerem o assunto, ou as soluções que estes encontram para o problema.

    PS: Não me vou pronunciar sobre a sua escolha amigo Vaz. Por razões óbvias! Apenas vim introduzir esta Nuance face ao comentário do Pedro Bulande
    6 hrs · Like · 4
  • Iva Sola Quando ele acabar com os "My loves" e por transportes decentes no pais, e a taxa de mortalidade diminuir nas estradas, ai sim podera ser considerado a Figura politica o ano!!!!! 😐
    6 hrs · Like · 1
  • Mar Judit Muhate Inteligente, íntegro, humilde, responsável e respeitoso - quero ser como ele, quando crescer!
    6 hrs · Like
  • Edgar Barroso Ok, Egidio. Compreendo. Provavelmente a minha análise tenha extrapolado um pouco o objecto do teu post: "figura moçambicana do ano, em 2014".


    Ora, metodologicamente então tu também estás em contra-mão aqui, ao o avaliares e distinguires não só pelo que tu também sabes e não sabes dele, como também ao ferires a delimitação temporal da tua análise. O acidente das LAM aconteceu fora de 2014, por exemplo. Em 2014 ele já não era vice-ministro das Pescas. A cena da STARTIME aconteceu fora deste horizonte temporal, também.

    Sugiro que reestrutures o sistema de avaliação. Analise só o que ele fez em 2014. No Ministério dos Transportes e Comunicações, por exemplo. Ou o que se conseguiu nas negociações no CCJC, como fruto directo e inequívoco da sua intervenção pessoal. Quase nada, neh?
    6 hrs · Like · 9
  • Edgar Barroso Figura política do ano 2014, em Moçambique. Interessante. Outras achegas: quais foram as realizações políticas de Muthisse, como ministro dos Transportes e Comunicações? Traga a política sectorial dos transportes e comunicações, o seu plano estratégico, os de acção e as principais realizações no ano de 2014.


    Sobre o Muthisse-negociador, traga aqui o que ele pessoalmente trouxe como diferencial de qualidade dentro do processo negocial (e não exclusivamente o que ele apareceu na imprensa a dizer). Faça um estudo comparativo com o desempenho dos outros integrantes da equipa negocial, tanto do lado do Governo como da Renamo, e até da equipa mediadora ou facilitadora. Então conversaremos com maior propriedade.
    5 hrs · Like · 10
  • Benício Da Cruz Baulo Eu penso que alguns problemas aqui trazidos, são de natureza estrutural e que precisam de uma abordagem holística para a sua resolução.
    5 hrs · Like
  • Vicente Macuacua Aprecio substancialmente a elaboração de Egidio Vazneste post e também aprecio a figura do Ministro Gabriel Mutisse por aquilo que alguns o consideram governante moderno. É verdade que seu post não vai reunir consensos, e tenho certeza que também nem esperas isso, mas a escolha e a fundamentação tem meu apoio. O MTC ainda tem muitos problemas que se calhar ainda vão perdurar por algum tempo, não necessariamente por (in)competência do ministro, mas talvez pela sua dimensão estrutural. É importante como cidadãos não vivermos de crítica, mas também elogiarmos o que de bom acontece, embora ainda não seja o estágio desejado (que no fundo sempre se renova).
    5 hrs · Like · 1
  • Abrantes Wa Ka Mavie Acredito tambem que ele foi a figura do ano, sempre justificou (bem/mal), nunca fez cara feia ao publico nem demonstrou arrongancia como os seus camaradas.
    5 hrs · Like
  • Dikelly Dikelly De facto dentro dos requisitos acima mencionados acredito eu que o ilustre Gabriel tem e por isso voto na escolha
    5 hrs · Like · 1
  • Liga J. Beira Renamo Acredito que o estudo carece do aprofundamento no que concerne os objecto do estudo, pois duvido que essa opnião seja partilhad por demais irmãos moçambicanos.
    5 hrs · Like
  • Celso Mapsanganhe Acredito que as qualidades do Mutisse seriam muito bem visíveis para a maioria do povo moçambicano, se os transportes rodoviários urbanos existissem em quantidade e qualidade suficiente. Se verificarmos o a ETM e a EMTPM, só para dar alguns exemplos, s...See More
    5 hrs · Like · 1
  • Crocante Andrade Sempre que se discorda sugere se. Nem isso os seres discordantes o fazem. Quiçá sejam os "piores" aqueles que possam sugerir.
    5 hrs · Like
  • Celio Mabjaia Será duvido muito, mas respeito a sua opinião
    5 hrs · Like · 1
  • Egidio Vaz Edgar Barroso não preciso reestruturar o meu argumento nem a minha apreciação de figura política de 2014 em Gabriel Muthisse uma vez que os critérios e indicadores estão bem descritos. Portanto, logo a partida os meus critérios de avaliação estão claros e qualquer um pode colocar ao mesmo crivo varios dirigentes e compará-los. Quando me refiro a crise, estou com razão. O MCT está em ebulição desde os tempos que Zucula deixou o poder: STARTIMES-o anúncio foi confirmado quando o Muthise já estava la; TRANSPORTE URBANO: a transferência para a a gestão municipal ofi concluida já com Muthisse no poder. Mas aqui, importan recordar dos falhanços do transporte fluvial, das greves dos transportes e da emergência dos My love antes de ele assumir o poder. EM relação as negociações no CCJC, a maioria é unanime que o grande forte deste homem é o dom de saber comunicar. E todos nós comentavamos dos desastres discursivos dos outros. Lembro-me perfeitamente disso. Portanto, não me parece que ainda precise de algum tipo de rectificação do meu pensamento, pelo menos por enquanto. Em relação aos aspectos concretos por este ministro trazidos ao minstério, primeiro era preciso saber o que era expectável que ele trouxesse por ano e só depois é ue iriamos medir se esteve ao nivel ou não. Os desafios da governação, o desenvolvimento não se atingem num mandato só. Mas é possível, através de resultados sólidos reanimar a esperança do que pode vir a acontecer amanhã. Mas assim é possível só se tivermos o conhecimento claro sobre o que é expectável de um ministro de transportes. Por fim, o dom de influenciar políticas é algo que não cabe a todos. Muthisse tem. Como um diplomado de relações internacionais acho muito estranho que não tenha nisso como fundamental na resolução de conflictos.
    5 hrs · Like · 2
  • Edgar Barroso Bom, eu só levantei questões (ainda não respondidas). Mas está tudo bem. Não esperava, francamente, que o rebate fosse menos objectivo. Mas em suma compreendo, afinal é a tua figura política do ano e daí se pode aferir claramente a carga subjectiva presente. Bom ano, Egídio.
    4 hrs · Like · 1
  • Manganhe J. Vicente O mérito de Gabriel Muthisse reside basicamente na sua competência comunicativa baseada no uso humilde da palavra, numa altura em que Marlene Manive num extremo de tragédia, e José Pacheco num outro extremo da tragédia, sua linguagem era tão incendiária quanto arruinadora da responsabilidade do estado e do governo, no que tange a protecção dos direitos fundamentais dos citizens.


    Nesses termos Muthisse concordo que eventualmente tenha se notabilizado na promoção do espírito de serenidade a todos na hora de muita preensão e de nervosismo.
    4 hrs · Like · 1
  • Manasseis Nhachungue Concordo plenamente contigo Dr. Egidio Vaz... O Ministro Muthisse quanto a mim ate devia ser Primeiro Ministro em detrimento dos Vaquinas e companhia. Mostrou Maturidade, e humilde. Um homem completo. Parabens Dr Egidio Vaz pela observacao e parabens Dr. Gabriel Muthisse pelo empenho e dedicacao.
    4 hrs · Edited · Like
  • Euclides Flavio Cada ponto de vista depende da vista de cada ponto. Com isso quero dizer que cada um é livre de escolher a sua figura do ano dependendo dos indicadores que se propõe como ideias para uma avaliação positiva ou negativa. Entretanto, quanto a mim devemos ser mais rigorosos em relação a indicação dos INDICADORES. Quanto aos critérios indicados pelo manu Egidio Vaz, ENCONTRAMOS a razão de ser quando ilustra aquilo que devemos encontrar numa figura que tenha ocupado as funções daqule ministro que por si só facilitam a indicação. Enfim, valeu o golpe que Gabriel Muthisse deu ao ministro Pacheco, a quando das negociações no CICJC, ele parecia mais ativo, comunicativo e mais preoucupado com o processo. É assim como se comporta um bom Relações Publicas. Mais, do que um bom politico para mim é um grande DIPLOMATA que pode contribuir grandemente para o proximo xadrez politico.
    2 hrs · Edited · Like · 2
  • Emmanuel De Oliveira Cortês Sem querer desmerecer tanto o Egidio Vazcomo a S. Excia Gabriel Muthisse eu questiono: quais foram as politicas de relevo levadas a cabo pelo ministerio dirigido pela figura supracitada. Parece-me que aqui estamos elogiando a pessoa, e não propriamente o seu trabalho.

    Para que se elogie o trabalho seri necessário saber quais foram os projectos traçados pelo ministério, até que ponto foram cumpridos os planos e o grau de satisfação popular
    4 hrs · Like · 2
  • Egidio Vaz Edgar Barroso, eu respondi as perguntas. Acho que não concorda com eles, o que é possível.
    4 hrs · Like
  • Arlindo Cossa Tive o prazer e previlegio de ver lhe falar/discursar a pouco, na inauguracao domaerporto de Nacala.

    Mesmo com falha protocolar quanto a vez de falar, desembaraçou se muito naturalmente.
    Ja tinha simpatias por ele, mas naquele dia ganhou definitivamente.
    Notei k confundi arrogancia com verticalidade aquando do caso da LAM. 
    Muito natural, inteligente e sereno.

    Concordo contigo Egidio Vaz.
    4 hrs · Like
  • Nuno Rodrigues CONCORDO PLENAMENTE . É de dirigentes assim que Moçambique precisa. Aprecio muito a postura e as sábias palavras do Dr.Muthisse. Tenho a certeza que ainda tem muito pela frente . Sucessos
    4 hrs · Edited · Like
  • Euclides Flavio Manu Egidio Vaz e Edgar Barroso. Proponho, um RING DE RACILING, assim, diminuem as diferenças. Mas adianto que o manu Egidio pode ganhar este fight que irá valer 10mil dólares. O vencedor irá tirar 7.500 USD, para um jantar junta as crianças carenciadas. Este acto iremos enquadrar nos planos de Responsabilidade Social. Que tal, vamos? A entrada nesse fight será um valor simbolico de 100USD.
    4 hrs · Edited · Like · 1
  • 4 hrs · Like · 1
  • Zeiss Lacerda Interessantíssimo ver gigantes como Egidio Vaz e Edgar Barroso a contracenar, admiro aos dois em dimensões diferentes e que não interessam aqui referenciar. Se em parte devo concordar com o Vaz por ter apresentado a sua figura do ano e apresentado um desfile de argumentos que sob um olhar desatento nos comove pela emoçao, gostava de concordar com alguns dos contra-ergumentos apresentados pelo Edgar: 1. É figura do ano para Egídio Vaz, e trata.se de uma escolha e como qualquer escolha, a subjectividade toma domínio; 2. Mas se é figura do ano, 2014 no caso, devemos julga.la ou avalia.la dentro do espaço temporal a que nos propomos premia.la; figura do ano 2014 roubando "realizações" dos anos transactos acaba sendo um classificador pouco consistente porque provavelmente os mesmos atributos podem ter sido utilizados como elementos de avaliação no período apropriado; 3. Com muita tristeza vejo que os argumentos circundam a volta de resolução de conflitos e comunicação de pontos de situação, na minha óptica, era de esperar que se o objectivo é desenvolvimento começassemos a olhar para realizações genuínas, e não confundíveis com accões de bombeiro. Chega de apaga chamas, queremos promotores de desenvolvimento, queremos soluções preventivas e não apenas correctivas; queremos acções "anti-surgimento" de my love e não acções correctivas ao surgimento do my love. Eu sonho com líderes pro-desenvolvimento e não bombeiros eloquentes. 


    Apesar disso devo concordar que como comunicador, Gabriel Muthisse pode sim merecer o Lugar de figura do ano 2014 pra Egídio Vaz. Dentre todos os ministros que conheço e também faria a mesma escolha mas designaria a minha classificação como sendo a de "Ministro melhor comunicador do Ano 2014". Até bonito para um Ministro de Transportes e Comunicações. De resto, falta.nos material de trabalho para uma classificação justa, desapaixonada e objectiva.
    4 hrs · Like · 5
  • Elsa Do Rego Pra si e pra os seus Grabrielzinhos we wish a very Happy 2015 ! 

    The truth is u would qualify more suitably pra figura do ano 2014 more then anyone else rsrsrz
    4 hrs · Like · 7
  • Sergio Vinga Gosto muito dele
    3 hrs · Like
  • Zeiss Lacerda So podias Sergio Vinga. "Desgostas" de qual Ministro? Sei que não terei resposta mas sempre vale tentar... Kkkk
    3 hrs · Like · 2
  • Armando Bigpuco Grande Senhor Gabriel Muthisse um ministro bastante interventivo. Meus melhores cumprimentos
    3 hrs · Like
  • Growene Mugas Ha sempre uma esperanxa no meio do desespero... Talvez seja o caso
    3 hrs · Like
  • Leonildo Matusse Grande Ministro Gabriel Muthisse este sem dúvidas é por me eleito tenho vários colegas que trabalharam com ele no ministério das pescas e a quando de uma conversa em que eu o elogiava, foi unânime que este senhor é realmente grande personalidade e o seu grau de conhecimento sob algumas matérias é indiscutível ... Eu sem dúvidas, concordo plenamente com o Egidio 


    Grandes são os feitos deste homem, não sejamos orgulhosos ao assumir isso... Bem haja
    3 hrs · Edited · Like
  • Antonio Carlos Pinto Ferreira Gosta de ouvir os outros. Apoio incondicionalmente.
    3 hrs · Like
  • Juvêncio Flores Concordo
    3 hrs · Like
  • Pedro Nguluve Talvez visto neste prisma: ele não é o pior mas também ser o melhor, parece me um pouco forçar o parafuso na porca...
    3 hrs · Like
  • Aly Salimo Muadica Se fosse possivel eu levaria o Manuel de Araujo, para fazer parte de governo, não apenas municipal, porque atentamente vi que muitas das características descritas por Egidio Vazlhe tocam.
    3 hrs · Like
  • Horácio André Cuna Parabéns Ministro Gabriel Muthisse. Bem mereceu.
    2 hrs · Like
  • Horácio André Cuna Caro Egidio Vaz, a história com o Vega 5 já tem barba branca e, tanto quanto me lembre, ainda que sempre disponível para a comunicação social na altura, a Nossa Figura do Ano, não se saia bem por prestar informações contestáveis e contestadas. Porquê fazer referência, agora, deste episódio?
    2 hrs · Like
  • Elias Langa Os piores sao ministro do interior;e da agricultura.
    2 hrs · Like · 1
  • Guidion Wilson Não pude visitar o debate todo + julgo interessante e sou de concordar k e' o Ministro com caracter e sensivel e kem sou eu pra descordar a opiniao de Egidio Vaz......fique desiludido com o chefe a quando do seu pronunciamento em resposta do banimento da LAM no espaço Europeu. .....dizia trabalhar para Moçambicanos e nao aos Europeus, esperavava ele aceitar as falhas e fazer- das desafio.....veja k a aeronave a pouco não descolou na Zambezia, enfim na minha opinião arisco escolher a ele como melhor k os outros, considerando k veio ao pelouro a pouco tempo......
    1 hr · Like
  • Asraf Kassam Concordo,este meu camarada sempre demonstrou muita humildade tanto nas tarefas do Partido como do Governo,pessoa muito educada,serena e muito inteligente
    1 hr · Like
  • Reinaldo Xavier Manhiça Ele é grande homem
    1 hr · Like
  • Ze Joel Bem, as minhas figuras do ano, ja adianto são 3. 


    Tenho visto várias sugestoes, surgirem por alí acolá, o que me espanta nessas escolhas é a carga de subjectividade nelas patente, daí até pediria que me dessem a liberdade de escolher a minha os "Raptores" como figura do ano. Eu tambem tenho meus próprios critérios e fundamentos aí estamos acordados-é minha figura-voçé tambem escolhe a sua. Eu concordo com vários aspectos aquí arolados pelo mano Egídio, alías, pessoalmente já tinha reconhecido mérito da V. Exc Sr Ministro Mutisse, sob ponto de vista de dirigente e ser humano todavia prefiro o como considerar uma das figuras do ano pelo lado positivo. 

    Por acreditar que a noção que eu tenho sobre o conceito de figura do ano é inacabada, eu gostaria que antes de mais, nos iluminassem os mais entendidos sobre o que é isso de figura do ano afinal?
    1 hr · Edited · Like
  • Tchalshy Belocati As minhas figuras do ano Graca Machel e
    1 hr · Like
  • Ze Joel Enquanto elaboram sobre isso os outros manos eu vou dando a minha opiniao, uma figura do ano para mim é a aquela/s individualidade/s colectivas ou singulares cujos actos, pensamento ou ativismo resultam numa mudança estrutural mais ou menos profunda do estatus quo dos indivíduos ou sociedades `a ele circundante ou interligados, sob ponto de vista spiritual, económico, político, social,cultural, ideológico ou humano numa prespectiva mais genérica. Geralmente e principalmente nos tempos que correm, as figuras do ano são agentes de um agir moralmente consesual e aceitável nas sociedades ou seja os seus actos ou efeitos promovem o bem estar colectivo ou mesmo individual, todavia nada obsta que a personalidade do ano seja alguém cujos actos, agir ou pensamento, resultem na degradação da condição dos grupos a ele ou a eles sujeitos. Por exemplo a revista norte americana Times escolheu os agentes da saúde que trabalham nos países seriamente atingidos pelo virus da Ebóla, mas poderia ter escolhido um ditador desses países por aí fora, neste apecto importa referir que o factor chave e determinante é a atenção que este globalmente capta, podendo ser do lado mediático ou político no seu agir e ou pensar. Este é definitivamente um aspecto muito importante a reter, na medida em que muitos acham que as figuras do ano são necesssariamente "boas pessoas" ou seja os que praticaram acçoes de valor moral aprovável nos diferentes segmentos, politica, economia etc.., Para aprofundar mais um pouco sobre este aspeco sugeria que visitassem:http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pessoa_do_Ano_(revista_Time)

    A Pessoa do Ano (Person of the Year) é uma edição...
    PT.WIKIPEDIA.ORG
    1 hr · Like · 1
  • Bernardino Conselho Trabalhei duas vezes com Gabriel Muthisse(entrevistei-o), senti das suas palavras coerência e segurança ou confiança no que dizia. Me Subscrevo Egidio Vaz. Abraços, 2015 prospero para si.
    30 mins · Edited · Like · 1
  • José Luís Eu aceito muthisse como figura do ano no executivo de Armando Guebuza. Apesar de ter se destacado nas negociaçoes e em varias situaçoes do estado, Gabriel Muthisse ainda ñ tem a dimensao de ser considerado a figura politica em varios estratos e ao nivel nacional. A figura politica do ano é sem duvida Afonso Marceta Macajo Dhlakama, essa figura cativa e tem seguidores em varias classes da sociedade moçambicana. boas entradas.
    47 mins · Like · 1
  • Grace Zitha Concordo
  • Ze Joel O mano Egídio fez um bom exercício na sua escolha, inclusive acusou os outros de não serem metódicos nas suas escolhas e fez bem critica-los, todavia ele também a semelhança de muitos aqui que confudem figura do ano com "a pessoas mais boa do ano" foi pouco rigoroso, no mesmo aspecto, rigor, e esta não é a primeira vez que o chama atenção nas suas elaborações, está claro que na sua elaboração, a figura do ano, seja de que area for, só podem ser aqueles que fizerem coisas certas..Bem, até pode ser se atendermos a concepção que cada um tem de figura do ano, não é por acaso que logo no início o mano escreve: "Ora, Gabriel Muthisse é sem dúvida o dirigente que Moçambique precisa na medida em que preenche os cinco critérios que um dirigente político deve ter. É obrigatório, se quiser ser um dirigente de sucesso." Apartir desta premissa o que o mano descreve é um líder modelo que dependendo das circunstâncias pode ou não ser a figura do ano, o mano Egídio elaborou mais sobre as competencias ou qualidades e descurou literalmente sobre os critérios básicos de eligibilidade para figura do ano, que ném são tantos assim. 


    Nessa ordem de ideias o impacto do agir ou pensar das figuras do ano não deve ser localizado, ou efémero, mas deve ser abragente num plano mais global e abragente, não só deve ser resultado da mediatização da personalidade mas do ímpeto dos actos que o imediatizam e de uma duração considerável, voltando ao exemplo do da revista Times, podemos ver que a revista decide escolher os médicos e infermeiros que combatem o ébola logo que a doença passou a ser algo de âmbito mais global e não localizado em alguns paises.

    Se fores para aquí perto em Matlhemele no município da Matola e perguntares aos Jovens quem é Gabriel Mutisse se calhar alguns dirão é meu cunhado ou meu tio, mas se perguntares quem são os raptores ou os engomadores viras as respostas precissas que eles trarão e os relatos sobre os impactos que esses agentes tiiveram ao longo do ano nas vidas dessas mesmas pessoas.

    Por mim, Guebuza, Dlhakama e os raptores foram de um protagonismo político e social respectivamente, tão grade, de tal forma que superaram largamente qualquer protagonista nos diferentes segmentos desta sociedade pelo lado bom e pelo lado mau, sejamos razoáveis de aceitar que que a paz é um bem moral mais importante que este país precissa Dlhakama e Guebuza foram capazes de ameaçar a muntenção deste bem e foram tambem capazes de restaurar a mesma paz para mim não há 
    melhor feito feito. Os raptores posicionaram noutra margem do rio, causando medo e incertezas a escala nacional. Egidio Vaz
    18 mins · Edited · Like · 1
  • Massuanganhe Betz Concordo. Na mha opiniao ele eh um grande homen e mt social
    6 mins · Like

Sem comentários: