terça-feira, 23 de dezembro de 2014

GOVERNO DE GESTÃO”, UMA CAPA DO CONFORMISMO COM OS RESULTADOS ELEITORAIS



“GOVERNO DE GESTÃO”, UMA CAPA DO CONFORMISMO COM OS RESULTADOS ELEITORAIS

Trago aqui no grupo um debate em torno do “Governo de Gestão” tido como consequência da viciação dos resultados eleitorais de 15 de Outubro; defendido pelo partido Renamo e seu líder. Logicamente que a viciação dos resultados não é apenas o objecto do clamor dos partidos concorrentes, mas mais além desses.
Logo após eleições os observadores internacionais convidaram a imprensa para dizer que as eleições de 15 de Outubro foram justas e transparentes em relação aos anteriores. Esses não escaparam críticas das entidades partidárias e da sociedade civil.
A CNE veio ao público afirmar que reconhecia que o processo eleitoral foi fraudulento mas mesmo com isso não afectava os resultados e defendeu continuar com o processo de apuramento dos resultados. A Renamo e o MDM submeteram seus recursos de reclamação pedindo a anulação das eleições, mas esses foram chumbados.
Será a Renamo não se conforma mesmo com os resultados eleitorais? Será o “Governo de Gestão” á vontade do povo ou é mesmo vontade da Renamo? Á essas questões; a resposta é mesma afirmativa ou negativa para todas, isto dependendo do analista deste ponto de vista. Para mim é negativa, isto é, conforma-se e “governo de gestão” não é a vontade do povo mas da Renamo.
Conforma-se porque se não se conformasse recorreria á outros meios para obrigar a anulação dos resultados eleitorais e exigir outras breves com mais transparência e seriedade; tal como lutou para a revisão do pacote eleitoral. Encontro suporte da minha resposta nas pegadas da Renamo: “se, a Frelimo não aceitar o governo da gestão vamos criar formas de obrigar o governo á aceitar a proposta”; assim, ameaçando formar governo em 2015. Agora pergunto: se tivesse certeza que com eleições justa e transparente ganha porquê não obriga a anulação de resultados? Tem medo do pior vir acontecer? …Trago as respostas nas considerações finais no fundo desse texto.
Governo de gestão não é consequência da viciação dos resultados eleitorais mas é o caminho mais curto encontrado para chegar ao poder e um possível afastamento total do governo da Frelimo não guiado pela vontade do povo mas do partido. Aqui há conformismo com a derrota, mas isso já ficou na história e já se olha apenas nos objectivos (governar), não se interessando nos meios; como o filósofo Maquiavel escreveu no livro “ O Príncipe”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com a defesa de Governo de Gestão a Renamo está praticamente de acordo com a posição de CNE que afirma que as eleições foram fraudulentas, mas isso não afecta ou não vicia os resultados. E se não estivessem na mesma canoa com CNE não ia propor Governo de Gestão, mas obrigar a anulação dos resultados e deixar o povo o dar espaço para governar.
Medo do pior acontecer; ou, porque não tem confiança da maior (Povo), tendo em conta o grosso numero que não votaram e dos que votaram em branco vir a fazer a diferença, que pode fazer crescer ou decrescer o gráfico da Renamo. Para tal, há menor hipótese para o crescimento do seu gráfico e maior no decrescimento o que faz com que se lance no projecto de “Gestão” escapando-se de uma drama de novas eleições.

==O meu muito obrigado para quem leu até o ultimo vogal==
 — reading The Republic with Mucauro AlbertoAlberto Charles AlbertoAlbino José Tivane and 19 others.
Like ·  · Share · 7 December near Beira, Mozambique
  • 10 people like this.
  • Manhepa Chitembo Simao Concordo plenamente, eu não aceito a idéia de governo de gestão.
  • Manhepa Chitembo Simao Já agora dizer que o líder recua na sua idéia de governo de gestão.
  • Xanuel Mungulume Quando um determinado povo ñ tem alternativa governativa, este esta insento do dsenvolvimento e entregue a sorte...
  • Daniel Alfândega Perato Alfândega "NÃO SOU OPOSITOR E NEM GOSTARIA DE SER MUITO MENOS QUE ME CHAME" gostaria aqui de indagar ao caro dr Pedro Ferro Pedro,QUAIS PROVAS QUE A COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES "cne" FICOU TÃO ESPERANÇOSA E INCUMBIDA APENAS EM DIZER QUE O FRAUDE REGISTADO NÃOAFECTA OS RESOLTADOS?
    Como o senhor classificaria a um professor, depois de corrigir uma prova encontra alguns erros ao longo da correção e atribui nota 20 valores ao aluno e diz que aqueles erros não afectam a nota, me responderia a seguinte; O que aquele professor esteve a fazer com a prova? Posso não entender sobre a questão da lei, porque nem todos devemos entender da mesma maneira.
    É chamado de mau caracter a um professor que sabe dizer que fulano na sala é interligente, corrige prova daquele fulano tendo em conta o que ja vem feito, torna passivo e por ai. Deixa me ser claro, não podemos olhar um Partido como ganhador ou perdedor, manipulando a verdade dos factos. QUE TIPO DE FRAUDE É ADMITIDO PARA ANULAÇÃO DAS ELEIÇÕES? Não estou a par de anular as eleições, nem de viciar os resoltados para favorecer ao partido X ou Y, porque se for verdade que houve fraude e a CNE diz que não afecta os resoltados, não estaria a lesionar aquele partido, mas sim a minha vontade como leitor.
    NA SUA OPINIÃO ACHA CORRECTO AFIRMAR QUE A CRIAÇÃO DO GOVERNO DE GESTÃO É UMA MANEIRA DA RENAMO ACEITAR QUE PERDEU AS ELEIÇÕES? 
    Não sou opositor, não gostaria de ser e nem ser chamado, mas sou alguem que põe a verdade diante dos factos. completo onde teu pensamento não conseguiu alcançar. A CNE e A RENAMO devem me apresentar provas satisfatoria a respeito da pergunta acima, porque acha que o fraude não viciou as eleições e porque a Renamo quer o governo de gestão, sera que está de acordo com a CNE? Dr pedro alfredo ferro.
    Desculpa pelo comentario, o erro é um processo neoufastico do pensamento humano, eu não disse nada.
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro Meu irmão dr Daniel Alfândega Perato Alfândega, primeiro agradecer por ter lindo este post até o último vogal. De seguida dizer que não podes duvidar no meu poste eu aí já afirmei que a defesa de ''Governo de Gestão'' é conformismo com a derrota e mostrar que não confia na vontade do povo porque este se tivesse garantia de que teve por exemplo 60% mas com fraude deceu até 33% acredito que pediria insistir na anulação de resultados. Mas ele vê que mesmo com justas não consegue superar todos procurar se escapar pedir governo de gestão; que em Quelimane chamou de Governo sem ninguém quando reagia á posição do MDM. Procura a origem da palavra 'partido' e relaciona isso com a realidade partidária. Pergunto para todos: neste governo de gestão ou sem ninguém irá se fazer etrevista para precher o quadro governativo? Por algumas fontes não oficiais antes das eleiçöes ouvimos o seguinte: ''se a Renamo perder as eleiçöes vai pedir governo de unidade (dividir ministérios e nomear governadores e administradores e até chefes de postos). O meu muito obrigado
  • Antonio Alberto Saene todo mundo sabe k frelimo perdeu nessas eleiçoes de outubro passado, ate o que vejo mdm e k tava em segundo lugar, e frelimo em terceiro lugar, mas conseguiram encher urnas por ter dinheiro e dizem k ganharam, nao kero ser governado com ladrao. 
    a verdade deve ser dita.
  • Pedro Braz de Sá Os analistas não São obrigados a aceitarem ou discordarem com as ideologias ou imposições; por isso existe a liberdade; play atention
  • Daniel Alfândega Perato Alfândega Saibam q os analistas sao humanos, ha maior probabilidade de ver as coisas antagonicamente.
  • Pedro Braz de Sá Será k existe um analista que não seja humano? Em outras; existe relativismo na maneira de pensar
  • Antonio Alberto Saene e k frelimo nao gosta da verdade, dizem k mocambique ta desevolver, com certeza porq eles tem tudo nada k ta a falta, nem olham pra o povo
  • Daniel Alfândega Perato Alfândega Pedro Braz Sa, é eu para responder tua pergunta?
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro Há aqui comentários aqui que não tem graças. ''Todo o mundo sabe que a Frelimo perdeu''; primeiro isso é exagero e falta de antensão no que diz. Se todos soubesse que esta perdeu a CNE também vinha ao público consolidar o que já sabia em torno dos resultados, e, se isso não aconteceu é porque este órgão tem outra verdade que não é essa que todos sabem. Ninguém que não gosta da verdade, mas talvés há quem se escapa mesmo dessa verdade e que precisa de ser mostrado a verdade; e, sublinho = quem carece argumentos que sustenta a verdade, este não tem mesmo verdade ou duvida dessa verdade=. Efiemos dentes para mastigar o beaff e para morder lingua. O meu muito obrigado à todos pelos likes e comentários inteligentes
  • Armindo Jose Jaime Zelito Renamo vai governar por bem ou por mal
  • Armindo Baulene Pedro, seja sincero:es da Renamo ou es um camuflado da Frelimo?um acadêmico dispertado como tu não consegues ver que Renamo ganhou?porquê duvidas?se o Naife ou o carimo ou mesmo o Ermenelgildo disser que Renamo ganhou vai viver mais quantos minutos?se você vem que a coisa ta errada não vale a pena defender, senão coloca em causa a sua dignidade.muitos camaradas votaram Renamo. não sabes disso? num distrito com 18342eleitores inscritos,15356são membros da Frelimo,votaram 10430 mas Renamo ganhou.minha questão é:os 15mil camaradas votaram em quem?e os outros camaradas porquê não foram as urnas? HÁ UM DITADO QUE DIZ:QUANDO MEU PAI MORER, O HOMEM QUE CASAR MINHA MÃE SERÁ MEU PAI.
  • Makauyo Mamamba O sr. Pedro Ferro esta instigar a violência. O que quer que a Renamo faca para forçar a Frelimo aceitar ouve fraude ? A Renamo fez recurso e foi chumbado. Qual outra instância Nacional que a Renamo deve recorrer? Do que eu saiba a decisão do CC não tem recurso. Quer morte de moçambicanos? Ao envez de ser pacificador esta instigar a violencia eh mau Cidadão.
  • Colcy Sarrinha Adorei este debate intelectual. Já consigo ver que a Democracia em Moçambique está ficar madura. Tarde ou cedo, isto terá um bom rumo.
  • Antonio Alberto Saene exixte pessoas q ate agora tao cego e bem enganado com a frelimo
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro Armindo Baulene, isso que diz é infantilismo e automaticamente agradecer por ter lido o post. Mas tu és infeliz no seu comentário. Ponto 1; eu não estou invejar nada, 2 não lancei anedota cuja a resposta é a indicação do partido que pertenso. Tu falaste dos seus sentimentos e não parou para reflectir. Outra coisa dizer que não conseguens discutir ideias mas pessoas, isto porque não faz sentido discutir que tipo de academico sou? Isso não tem nada haver com as ideias que coloquei na nesta senda de debate. Até falas de vida e morte de mombros de CC quando dar victoria justa; isto é grande vergonha para mente de um académico. Será o CC foi criado para ditar resultados que não são para garantir a vida. Até aonde quer nos levar com esse tipo de pensamento? o meu muito obrigado
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro Agora sim, este comentário de meu Makauyo Mamamba é muito construtivo. Mas vou esclarecer o seguinte à todos: não pretendo insitar violência ou mesmo aplaudir para que haja violência, mas estou a analisar o caso passo à passo. A Renamo diz que vai dar tudo para forçar a frelimo aceitar o ''Governo da Gestão'', a minha inquietação é que esta opção pressupöe uma aceitação da derota e pedir satisfazer desejo dos que a votou de os representar não só no parlamento, mas na governação (Governadores, administradores etc), até mesmo dividir ministérios tal como se faz num governo de unidade. Agora, o forçar que aqui levei á vista não sou eu que estou a introduzir, é a própria Renamo. Só eu vi mostrar que este forçar não devia ser para governo de gestão como defendem mas sim para a anulação dos resultados de modo o povo fazer a diferença. O meu muito obrigado
  • Armindo Baulene eu acho que percebeste bem a minha intervenção só que tens que reler.os seus comentários te parecem alguem residindo no estrangeiro.
  • Rodrigues d'Rosário huuuummmmm.... aki nao falo nada..
  • Tesoura Júlio Tuboy Rodrigues, foste o unico comentador neste post. K k k k
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro Não há tempo à perder endojar molho, vamos todos mastigar esse beaff. Agradecer ainda aquele que leram o post e ficaram sem comentários. Parecer não é ser meu Armindo Baulene, vivo aqui dentro de Moz. O meu muito obrigado
  • Xanuel Mungulume Olha meu caro Tesoura ñ concordo cntgo e dzer que è perigoso qndo enaltecemos o silèncio... Saiba q por meio d comentarios e sugestöes podemos ajudar a nossa bela patria a ter possiveis saida da tensäo politica a que todos moçambicanos estäo sujeitos... Amgo, como teve coragem d enaltecer q ñ tem opiniäo pröpria???
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro Assim que é dr Xanuel Mungulume fazendo a parte dele. Eu já estou a fazer minha. O meu tatenda.
  • Makauyo Mamamba Sr. Ferro , primeiro lhe agradecer por ter sabido dizer obrigado. 2º perguntar lhe, esta a fazer pesquisa exploratória? Deixe lhes pensarem e fazerem o que estão a pensar. os 16 anos fizeram sozinhos.
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro kkkkk. Aqui não se trata de pesquisa mas é uma publicação dos resultados da minha pesquisa e que pretendo colher opniöes sobre o tema em causa. Não sei se há outra regra de mobilização a não ser vejam o que faço e digam alguma coisa? O meu obrigado novamente meu Makauyo Mamamba porque este é minha marca nos meus comentários
  • Adilson Michel Rogério Mahanjane A consequencia de dar armas a quem não sabe atirar, é de "disparar sem alvo". 
    O mesmo acontece para ser analista... Quando não se tem informação fiável (sem provas) não se defende assuntos apenas discute-se.
    As ideias não tem necessariamente que ser a
    s mesmas, os argumentos de cada um é que devem ser convincentes
    Com que garantia alguém me diz que RENAMO ganhou eleições? 
    A RENAMO aqui reclama mas não me lembro de ter apresentado a público os ditos editais da contagem paralela que tanto falavam (se apresentaram desculpem me por esta intervenção).
    Quando a Frelimo perdeu em alguns municípios (4) dentre os mais de 50, ninguem falou de fraude, o que significa que essa fraude só se reclama quando a Frelimo ganha...
    Saibamos defender os nossos ideais com sabedoria.
  • Daniel Alfândega Perato Alfândega Querem ser politicos secundarizados? Aki vejo gamas de palavras sem (....) o que nao consigo dizer.
  • Cleyton Chico Senzia Kkkkkkkk o problema e das pesoas se acharem que sabem tudo algo ironico porque num dos densevolvimentos alguem dizia que a renamo nao tem prova da fraude entao todos os intelectuais da renamo sao deliquentes senhores aquele partido apresenta uma fraude massisa
  • Pedro Braz de Sá Falar de política em Moz 'e muito complicado; alguns confundem debate com discussão; por isso; não criem mágoas nas pessoas; todos queremos o bem do país
  • Daniel Alfândega Perato Alfândega Problema é que tua maneira de entender uma coisa constitui grande dificuldade para as outras pessoas, podemos star a falar mesma coisa, mas usando termos diferentes. Por isso, surgem duas correntes diferentes para o mesmo aconchego.
  • Mauro Jesus Infelizmente acabo de ler baboseira
  • Xanuel Mungulume A paz è dö gratuito de DEUS confiado aos Homens... 

    A dferença de opiniäo ñ pode nos levar a hostilidades... Acalme os animos meus caros... Aprendam a conviver na dferença...
  • Mna Mna ha gente burrra porra,pa. . . Post de merda .
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro Mna Mna é pena. Sabes é importante saber ser e não ser porque há vezes que o mundo não faz sentido e há vezes que tudo no mundo faz sentido. E, há a quem se engana que está a mostrar o quando ele é valído, inteligente e esperto enquanto estará a mostrar defeitos dele mesmo em suma a sua burrice (termo que tu usas). Seu comentário é súper vazio e para quem viu este teu comentário já tem em mente que tipo de gente tu és...Lamento esse crise de pensamento. Não sei se estaria a exagerar: foste colonizado pelos seus instintos (sentimentos) que não deixou a tua razão fazer as contas. A quem não domina seus instintos é escravo, assim, disse o grego ético 'Socrates'. Espero que esse comentário desperte a tua consciência ou a razão para que cresça nos debates como estes. O meu obrigado
  • Daniel Alfândega Perato Alfândega Logico, dr pedro ferro, bravo pelo lindo comentario sobre Mna, isto é de Lastimar, ate hoje em pleno sec XXI, alguem pensar assim como ele. Eu acho na minha opinião acerca deste homem que mostra insuficiencia de conhecimentos, precisa de NEE (necessidade educativa especial). É mil vez ficar calado quando perceber que não tens nada para dizer. Dr pedro alfredo volto mais a reiterar este sr não tem culpa do que faz, mas sim satanas está consumido sua alma. Mna o que escreveu é algo infantilista, alias nem criança não se comporta desta forma, talvez os irracionais (alguns).
    O meu muito obrigado, espero que o Mna deixe este maucaractismo.
  • Xanuel Mungulume Olha meio tanta ignorancia prefiro me calar, mas tamanha bussalidade d "Mna", sou forçosamente a expressar a minha profunda indgnaçäo e rejeiçäo, graças a Deus ñ faz parte da minha lista d amzade pois pessoa como ele serve p aumentar pobreza mental, nota-se claramente q ha vazio enorme em sua mente, ñ ajuda em nada, talvez referir q ñ è por mal mas è uma tentativa d ajudar a sua mente a ser alguma coisa entre (...) convivencia
  • Tesoura Júlio Tuboy Por estarem a falar do sr. Mna, entao, me permitam deixar o meu contributo quanto a este senhor. Ele é um PRE- LOGICO. O comentario dele nao passa de uma ABERRAÇÃO. Ele nao passa de um MÍOPE analista. Sao pessoas como estas, com um défice epistemológico, levam o pais ao PRECIPICIO. Sinceramente confensando, ele me deixou muito triste. Espero que isto sirva de licção para ele e outros camaradas(nao em sentido político).
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro Voltar a agradecer ao dr Daniel Alfândega Perato Alfândega; dr Xanuel Mungulume e ao dr Tesoura Júlio Tuboy pela preocupação para o desenvolvimento de um debate lógico/racional. Acrecentado dizer que eu como quem postou isso tenho autoridade de excluir comentários como o de Mna, mas por uma preocupação maior de compartilhar com todos nossos pensamentos não omiti nada para que cada um responda pelo seu acto e avaliar até que ponto o seu ponto de vista é construtivo, racional e inteligente. Apredamos lidar bem com a globalização (macificação da comunicação) não para exagerar para os virtuais das redes sociais mas trocar experiências da vida juntos por uma causa desenvolvimento e o bem estar social, político, económico, cultural, etc. O meu muito obrigado.
  • Pedro Alfredo Ferro Ferro Voltei de nova para dizer que há quem se escapou desses conselhos como os que foram dirigidos à Mna Mna. Falo do Mauro Jesus pelo seu comentário: ''Infelizmente acabo de ler baboseira''. Também um comentário vazio e que não escapa de tudo que foi dedicado a Mna. 'Baboseira'-trabalho sem apuro ou mérito, bobagem; dito de babaso, de tolo (tolice). Não posso negar sim, mas não vou acreditar antes que este mostre argumentos que sustentam a tese dele e se issos não acontecer está na mesma lista dos infecundos do pensamento. Também excravizado pelos instintos. O meu muito obrigado
  • Daniel Alfândega Perato Alfândega O Mauro jesus, para mim seria Mauro (...) pq o nome dele n compete com que faz, ainda bem q n o conheço seria mera vergonha para mim, forçosamente sou obrigado a lhe dizer para aprender ser social, para deixar este comportamento de um ant-etico, mas pq alguem como ele derepente tira aquelas palavras imundas. Mauro..., estou envitar ti chmar de mauro jesus pq é sujar a quem é digno do povo falo me do sr Jesus cristo, como alguem como vc levou este comportamento de um (...), nao sei expressar. Se n tiver nada para falar da proxima mordes da lingua. Desculpa pelas palavras mais me apeteceu escrever coisas como essas.
  • Xanuel Mungulume Espero que o tal de Mauro colha com muita humildade dentre varios pensamento manifestado aqui, (repudiado por unanimidade pela maioria atè cm seu proprio amgo). È de notar q algo ñ ta bem!! ... O homem säbio acolhe conselho, mas o homem DISPARATADO endurece o coraçäo, e serä amgo eterno da obscuridade...

Sem comentários: