quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

AFONSO DLHAKAMA: HERÓI OU VILÃO?


Não pretendo levantar polémica com cunho político, mas a cada dia me surpreendo com este líder camaleónico, aliás, o único dirigente de um partido político oficialmente designado de líder.
Não sou e nunca fui admirador de Dlhakama e seu movimento (hoje partido político), até porque as feridas da guerra ainda não sararam em mim; mas a lógica e a racionalidade não me permitem ignorar a influência (positiva ou negativa) deste concidadão no cenário político, social e até económico de Moçambique.
Já foi o "Bin Laden" de Moçambique na década de 80; fracassada a tentativa da sua captura e aniquilamento na Casa Banana, decidiu-se sentar com ele à mesa, conceder-se-lhe amnistia e reconhecer-se-lhe o estatuto de dirigente de um movimento legítimo e não bandido armado. Com isso veio a paz, um facto histórico do qual ele é co-autor.
Dos pleitos eleitorais e das suas reclamações em relação aos resultados não me interessa abordar. O facto é que a história repetiu-se num passado muito recente. Achando-se esquecido e desvalorizado, eis que Dlhakama usa o mesmo velho truque de usar a força das armas (que, estranhamente, ainda as possui, num país livre, independente e democrático) para reivindicar o seu estatuto.
À semelhança dos anos 80, foi caçado, mas sobreviveu e concluiu-se que o melhor seria negociar com ele. Desta vez ele saiu mesmo a ganhar: viu satisfeitas todas as suas exigências e foi premiado com um estatuto próprio, digno de um vice presidente. Ou seja, Dlhakama passou a ser, ele próprio, uma entidade, uma "instituição" com direito a orçamento próprio. Parece um reconhecimento tácito da sua relevância na história deste país.
O povo moçambicano, curiosamente, acredita na justeza das suas reivindicações. Pergunta-se: serão mesmo legítimas? Ou o simples desgaste de imagem da FRELIMO e seus dirigentes impele as pessoas a ansiarem por algo diferente? Mas se quisessem algo novo talvez optassem pelo dirigente do galo!
Quem é o académico que se dispõe a estudar esta figura? Quase todos os académicos escrevem livros sobre os presidentes eleitos deste país, seria importante também escrever-se livros sobre os outros presidenciáveis, até porque Dlhakama é o único totalitarista em eleições presidenciais. Outro facto, embora talvez não seja histórico.
Tenho, a bem da verdade, dificuldade em classificar e qualificar esta figura, o auto-denominado "pai da democracia" (embora ele não aplique os princípios democráticos na gestão do "seu" partido). Um bandido armado que obriga à revisão das leis para acomodar os seus interesses (nem o PR consegue semelhante façanha) e ganha estatuto próprio é "sui generis".
Quando as gerações 25 de Setembro e 8 de Março obedecerem ao desígnio sagrado e incontornável de recolherem à matéria (de onde todos viemos), o que dirão a geração da viragem e a futura geração dos nossos filhos e netos a respeito desta figura? Será como Ngungunhane, ido como prisioneiro e regressado centenas de luas depois, como herói de luta de um povo que ele próprio subjugou? Ou será apenas mais um "aventureiro mal sucedido" (não me lembro do autor desta qualificação) que o país viu nascer?
Like · 
  • Carlitos Charles Sitoe Nao eh e nunca foi heroi, eh sim um bandido.
  • Nelpódio Jossai Grande texto chirrinzi. A mesma pergunta faco muitas vezes quem e' vilao e quem e' o heroi
  • César A. J. Rassul Lider, que usa os metódos que acomodam... Estudando a 10a classe ha anis atras aprendi que para o sucesso de uma revolução sacrificam se vidas... Nb: ñao sou a favor dos actos cometidos por ele mas ñ podemos deixar em vão o que está sendo feito por essa individualidade!
  • Helio Adriano Chavane Bla bla bla serio o lider da renamo foi um justo vencedor das eleicoes findadas salientar que os presidentes africanos não aceitam largar o puder talvez pois a sua morte o pior é que a maior percentagem da populacao estao apoia lo Afonso e os dirigentes pouca gente talvez pouca percentagem da funcao pública contra factos não há argumentos....
  • Nelpódio Jossai Os lideres africanos nao largam o poder isso e' uma verdade e a outra verdade e' q a maior porte de africa adopta gorvernacao indicada resultado ''democracia no papel e nada na pratica''
  • Helio Adriano Chavane Bravo irmão Nelpódio aqui em Moçambique doa quem doer a verdade tem que ser dita nós vivemos democracia de papeis e não a verdadeira democracia vivida em paises visinho ex nossos dirigentes cada comicio ele ja tem um papel para ler e não idealizada na sua mente o que ira falar mesmo na Assembleia da Republica muitos deputados e membros do estado fazem assim exemplo da democracia em Portugal nos comicio não andam com papeis para lerem nem no parlamento e eles vao atras dos ideas do povo pois o povo é quem os colocou la no parlamento quando as coisas estam errados criticam presidente aqui ha muito medo e muitos deputados tem muitas regalias nem falam nada sou dormem em cada sessao nao falam mas de 1 dezena
  • Tony Ndzawana Boa reflexao, Chirrindze.
    Nao vou ponto a ponto discutir o seu texto (bem elaborado e articulado), vou apenas do "Achando-se esquecido e desvalorizado...para reivindicar o seu estatuto".


    Tenho ido a pesca depois de cerca de 30 anos sem pegar numa cana de pesca. Conclui que o peixe que está (na parte incerta) algures no fundo do mar vai engordando com as minhas investidas, simplesmente pega no engodo e vai embora, assegurando a sua sobrevivencia.
  • Artur R Jaquene Horlando Chirrinza. Quem é o bandido que aprova todas leis e pasa por cima delas. Quem é o bandido que obriga o outro bandido a alteral todas as leis para acomodar os seus interesses.? Axa a resposta.
  • Elvino Dias Sem comentários. Eu também não consigo qualifica-lo
  • Mouzinho Zacarias Grande homem Afonso dhakama.um homem com exército privado temido pela s forças do estado.
    20 hrs · Edited · Like · 2
  • Miguel Vitsame Maputo Um grande líder da oposiçao em moçambique, se calhar o melhor de africa
    10 hrs · Like · 2
  • Jacinto Faustino Grande figura política, pode ter cometido alguns erros. Quem nunca errou? Levante o braço!
    8 hrs · Edited · Like · 5
  • José de Matos Havera sempre diferença de opiniao mas penso que ninguem pode desvalorizar a influencia de Dhlakama na poltica moçambicana! A influencia dele vai para alem dos simpatizantes da Renamo porque muitos acreditam e apoiam as reivinidicaçoes de Dhlakama!
    6 hrs · Like · 2
  • Dias Coutinho Todos cometemos erros eDhlakama nao e' excepcao. E' um caso para estudar e eu me voluntario em estudar e escrever sobre esta figura emblematica. Penso que nao deveremos apelida-lo de BA, porque se hoje o pais consegue erguer-se e ter controlo e' gracas a ele. CHIORRINZE, o estatuto que foi aprovado no parlamento nao e para acomodar o Dhlakama, mas sim o 2o partido mais votado, pela historia ou pelo tempo, mostra-nos que ele foi o 1o mais votado. Entao penso que se informa-se melhor, se as suas feridas ainda nao sarraram, va ao medico pode ser tetano.
    6 hrs · Like · 2
  • José de Matos Orlando, fizeste uma abordagem interessante num tema que é muito importante e que precisa de ser discutido, mas eu poderia questionar-te seriamente em alguns pontos :

    "até porque as feridas da guerra ainda não sararam em mim;


    "líder camaleónico, aliás, o único dirigente de um partido político oficialmente designado de líder."

    "eis que Dlhakama usa o mesmo velho truque de usar a força das armas (que, estranhamente, ainda as possui, num país livre, independente e democrático) para reivindicar o seu estatuto."

    "Um bandido armado que obriga à revisão das leis para acomodar os seus interesses (nem o PR consegue semelhante façanha) e ganha estatuto próprio é "sui generis".
    5 hrs · Edited · Like · 1
  • Artur R Jaquene Afonso Dhlakama é o porta-voz de aproximadamente 85% da população Moçambicana, estimado em 23 milhões de abitantes segundo ultimo censo. É ridículo no meu ponto de vista, 20 anos depois deste líder ter introduzido o sistema democrático ou seja o pensar diferente, ter resgatado muitas vozes que estiveram no anonimato, incluindo os meus cáros elustres que anticederam me este espaço. Continuam inquietar se em volta deste incontornavel Líder o garante do éco.-sistema democrático . Vamos pensar diferente. Eu ja! !!!!!!. Faça tambem diferença.
    5 hrs · Like · 1
  • Dias Coutinho Muito obrigado sr ArTUR R JAQUENE. E' triste saber que ha pessoas que ate agora estao dormindo e nos ja acordamos e estamos caminhando rumo ao progresso
    5 hrs · Like · 1
  • Dias Coutinho Orlando...ACORDE! Orlando...ACORDE!Orlando..ACORDE!Orlando.ACORDE!Orlando..ACORDE!Orlando...ACORDE!Orlando...ACORDE!Orlando...ACORDE!Orlando...ACORDE!
    5 hrs · Like · 1
  • Nelpódio Jossai eu penso qu o orlando troxe pa este espaco um ponto de reflexao. e esta muito bem colocado. agora cabe a cada um de nos refletir o dlakama significa para mocambique. vilao ou heroi.
    5 hrs · Like · 1
  • Nelpódio Jossai qualquer mocambicano atento consegue perceber que alguns orgao de inforcacao trazem-nos esta imagens de vilao e outros a imagem de heroi.
    5 hrs · Like · 1
  • Orlando Chirrinze Dias Coutinho, tenho a impressão de que não percebeste bem o alcance do meu postulado. Não sou eu que devo acordar, mas sim tu que deves aprofundar melhor a tua interpretação do texto. 

    José de Matos:

    1. Nasci e cresci na aldeia comunal, no auge da guerra dos 16 anos, perdi parentes e vi pessoas serem piladas como amendoim. Preciso dizer mais alguma coisa?
    2. Líder camaleónico é um líder "circunstancial", aquele que se adapta à situação (real) para exercer a sua liderança e não fica preso a velhos paradigmas e preconceitos. Entenda isso como um elogio ao Dhlakama (sou formado em Gestão e Liderança e essa classificação é científica), 
    3. Infelizmente, alguém permite que Dhlakama ainda possua armas e homens armados. A Renamo é o único partido político armado que conheço, sem o rótulo de movimento rebelde ou terrorista (é um facto), 
    4. O mesmo governo do meu partido que o apelidou de bandido armado aprovou um estatuto especial e Dhlakama forçou sim à revisão das leis que acomodam os seus interesses. Se o PR fizesse isso (tinha a possibilidade de o fazer) seria logo considerado ditador. O que eu quero dizer com isso é que não estamos perante um dirigente da oposição qualquer. 

    Espero ter respondido cabalmente às tuas questões. 
    Aos demais concidadãos que comentaram, agradeço pelos elogios, críticas e observações. Estamos a debater ideias que podem/vão fazer parte da nossa História. 
    FELIZ NATAL
    1 hr · Like · 3
  • José de Matos Orlando, continuaçao de Festas Felizes,abraço!
    56 mins · Like · 1
  • Orlando Chirrinze Kanimambo meu amigo, igualmente para ti e família
    53 mins · Like · 1
  • Henoch Jemusse #Jose #Matos mostraste que #OC esta a se dar tiro no proprio PE.
    Indo directo a questao, para mim e' HEROI no verdadeiro sentido da palavra.
    41 mins · Like · 1
  • Orlando Chirrinze Eu me dando tiro no pé, dr. Henoch? Posso saber porquê?
  • M Gallo Gallo Dhlakama é Heroi Nacional,por tudo que representou e representa na politica nacional,ate podemos nao gostar dele mas querer minimiza lo como fazem os G40 é redículo...
    38 mins · Like · 2
  • M Gallo Gallo apôs a independencia nacional Moçambicanos foram queimados vivos sô porque nao concordavam com a ditadura comunista da frelimo...isto pra dizer que todos(frelimo e renamo)mataram,nao ha santos aqui...
    32 mins · Like · 2
  • Henoch Jemusse Existe revolucao/guerra sem sacrificio de vidas humanas?
    30 mins · Like · 1

Sem comentários: