segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Conselho politico da Renamo legitimou proposta de governo de gestão






















O Conselho Político da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), legitimou hoje um plano para a criação de um Governo de Gestão, avançado pelo líder do partido como forma de rejeição dos resultados eleitorais.
José Manteigas, porta-voz da sessão do Conselho Politico nacional do maior partido da oposição em Moçambique, disse que o órgão deliberou a favor de um Governo de Gestão, "independentemente" da posição a ser tomada pelo Conselho Constitucional de Moçambique, que ainda terá de validar os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), que dão vitória à Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder, e colocam a Renamo em segundo lugar.
"A Renamo ganhou as eleições. Independentemente dos resultados que o Conselho Constitucional entender proclamar, vamos criar um Governo de gestão para evitar instabilidade no pais", afirmou o porta-voz no encerramento da reunião de dois dias do conselho político da Renamo que decorreu na Gorongosa, Sofala, centro de Moçambique.

CONSELHO NACIONAL DA RENAMO: Decisões só se aplicam depois do CC
AS decisões da Renamo, saídas da Comissão Política Nacional alargada a outros quadros, reunida entre domingo e ontem na vila da Gorongosa, em Sofala, poderão ser aplicáveis só depois da divulgação dos resultados das eleições de Outubro último pelo Conselho Constitucional (CC).
Segundo o porta-voz da reunião, José Manteigas, esta foi uma das decisões saídas do encontro a qual visa, segundo ele, permitir uma maior reflexão sobre os passos a seguir depois do anúncio dos resultados.
Deixou assim claro que foram tomadas decisões, mas não as tornou públicas, revelando apenas que só depois do veredicto do Conselho Constitucional tais deliberações serão postas em prática.
Outro ponto de realce igualmente aprovado foi a necessidade de se prosseguir com o diálogo com o Governo com vista a alcançarem-se os acordos necessários, particularmente no tocante à integração das forças residuais da Renamo.
Manteigas disse ainda que a plenária da Comissão Política Nacional da “perdiz” fez uma apreciação da situação económica, social e política do país, tendo concluído que o índice de pobreza, a criminalidade e endividamento do país continuam em alta.
A fonte explicou que o termómetro que levou a esta constatação é a realidade que se vive no país onde, segundo José Manteigas, a maioria da população ainda enfrenta a pobreza que nas suas palavras é extrema.
“Também louvamos os esforços que vem sendo empreendidos pelo presidente Dhlakama no âmbito da manutenção da paz e estabilidade política do país, pelo que o conselho nacional encorajou-o a prosseguir com iniciativas visando assegurar a paz”- revelou o porta-voz da reunião da Renamo.
Ainda ontem, a Comissão Política Nacional da Renamo discutiu um outro ponto da agenda relacionado com as perspectivas do partido para 2015, principalmente no período subsequente à divulgação dos resultados pelo Conselho Constitucional.
Já no final do dia, o líder da “perdiz”, Afonso Dhlakama, orientou um comício popular na vila da Gorongosa onde, entre outras questões, agradeceu à população local pelo apoio prestado a si e ao seu partido durante as eleições deste ano.

LUSA – 22.12.2014

Sem comentários: