quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Jihadistas libertam mais de 90 curdos detidos desde Fevereiro


Estado Islâmico
Os extremistas do Estado Islâmico (EI) libertaram pelo menos 93 civis curdos sequestrados em Fevereiro, quando seguiam para o  Curdistão iraquiano, informou o Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).
Mais de 160 civis curdos foram raptados em Fevereiro pelo Estado Islâmico, que os acusou de serem membros da União Democrática Curda, o principal partido curdo da Síria, cujas forças combatem há mais de um mês e meio contra o grupo jihadista na cidade de Kobane. A organização não-governamental não conseguiu esclarecer por que razão é que aquele grupo de reféns foi colocado em liberdade.
Do total, 53 puderam entrar na Turquia, enquanto 40 outros permanecem em território sírio, de acordo com dados do OSDH, que tem uma ampla rede de informadores em toda a Síria.
O destino dos restantes 70 civis raptados em Fevereiro continua por apurar.
Os civis, oriundos de Kobane, foram raptados depois de terem deixado a cidade rumando mais a leste, no seu caminho em direcção ao Curdistão iraquiano. O Estado Islâmico deteve-os no seu bastião de Raqa, no norte da Síria.
Até Outubro, o Estado Islâmico também tinha liberto 25 estudantes curdos que foram sequestrados em Maio, no norte da Síria, no seu regresso a casa, Kobane.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: