O Que Os Partidos Políticos Moçambicanos Parecem Não Compreender
Pretendo focalizar aqui, a rede social, aspectos que os 3 principais partidos políticos moçambicanos parecem não compreender com relação aos fóruns de debate , e finalmente, provocar um pouco a Renamo ( com o devido respeito, claro )
1- As Redes Sociais e fóruns de debate,
‘E necessário perceber, pelos partidos políticos moçambicanos principalmente, que hoje a sociedade moçambicana tem fóruns de discussão, e esses fóruns formam a opinião publica de tal forma que os tradicionais métodos de propaganda politica ( televisões publicas, jornais e rádios ) não conseguem deformar a opinião formada nas redes sociais,
A rede social ‘e consideravelmente diferente dos canais tradicionais de propaganda, exigindo outro tipo de habilidade, capacidade, e competência, derivado essencialmente do diferente nível de interacção e inteligência dos intervenientes no debate.
2- Frelimo demonstra resistência ‘a mudança,
“não sei se os dirigentes da Frelimo estão cientes e percebem que as coisas ja mudaram” – Afonso Dlhakama na Beira.
Claro, so não sei se ele ( A.Dlhakama ) se refere na mesma perspectiva que aqui quero apresentar, A minha perspectiva ‘e unicamente na mudança que as redes sociais trouxeram e ai considero que a Frelimo mostra uma resistência forte ‘a mudança, que ao invés de se moldar em função ao “fluxo informativo ” das redes sociais, capitalizar a opinião publica e impor mudanças necessárias na governação, a Frelimo insiste em “remar contra a maré”, e mantêm a mesma estratégia de comunicação ( se pode-se chamar estratégia ) ao ter seus “publics relations” a expressarem de forma muito própria em redes sociais, e parecem seguir o mesmo tipo content do canais tradicionais, as televisões, rádios e jornais ( Vide criticas nas redes sociais ao “denominado” G 40 ).
3- Renamo sem capacidade de expressar,
Interessante ‘e que, se de forma brilhante a Renamo, apartir de canais tradicionais, conseguiu transmitir a sua causa de luta ou luta de causa, e o seu posicionamento no recente conflito politico – militar dos 16 meses, não tem o seu “follow-up” nas redes sociais, e comete na minha opinião um erro, de não expor a sua visão e intenção do que pretende para o futuro do pais, em fóruns de debate, por forma também a capitalizar os “inputs”. Eventualmente interessa a Renamo manter uma estratégia de informação centralizada num único personagem que faz o “papel propagandístico” nas redes sociais, com conteúdos sobre o contexto político-militar ( Vide post de Unay Cumbana ) .
4- MDM “abandona” estratégia vencedora
Pode ate ser discutível, mas ‘e interessante o facto de o MDM ter sido, na minha opinião, o partido que maiores “dividendos” tirou na redes sociais, através da imposição de debates e divulgação de seus ideais, conquistando o estatuto de 3 maior partido politico da oposição, hoje com 4 municípios sob sua gestão ( claro que houve trabalho no terreno também – não se ganham eleições e nem municípios no facebook, mas ja ‘e mais do que claro, que se influencia-se a intenção de voto ), e surpreendentemente, quanto “todos” esperavam um MDM com maior intensidade nas redes sociais nestas eleições gerais, eis que o MDM desaparece quase por completo, “abandonou” quase por completo a estratégia vencedora, apesar de ter consolidado a posição do 3 maior partido.
5- Provocação a Renamo,
A Renamo fala sobre um eventual Governo de Gestão, que a Frelimo afirma que não sabe o que ‘e , e o MDM afirma na AR que pretende saber. Todos nos queremos saber também, afinal o que a Renamo chama de Governo de Gestão ? ‘e o que Governo de Gestão ? como esse Governo de Gestão seria “operacionalizado” ? será que a Renamo poderá com legitimidade necessária, aqui na rede social, se dignar a nos explicar, de que se trata afinal, quando se refere a Governo de Gestão ?
- José de Matos, Manuel J. P. Sumbana, Jossias Ramos and 7 others like this.
- Francisco Campira Ora viva Abdul Karim, eu penso que a Renamo atraves do seu Lider tem demonstrado o que e o GG. O Lider da Renamo o Sr Afonso Dlhakama amiudes vezes esclareceu nao so a intencao e o mote que leva a Renamo a pretender criar um GG bem assim como ja mostrou a formula como este GG devera no minimo ser constituido.Os demais pormenores, seriam apresentados e debatidos na AR que tem poder legislativo para a mesma Legislar tal Projecto.Quanto as mensagens que a Renamo no seu entender nao tem estado a expandir por meio das redes sociais, eu penso que as ideias que a Renamo tem sobre um Projecto se assim poderia tambem considerar de MOCAMBIQUE PARA TODOS como o meu amigo Abdul assim se referiu quando dizia que este Projecto e sim um Projecto Nacional sem Patronato melhor que podera ser desenvolvido por qualquer que seja a Organizacao,o Projecto de INCLUSAO,DAE REDUCAO DE ASSIMETRIAS REGIONAIS, estao patentes no dia-a-dia quer nas redes sociais quer nos diferentes canais do pais incluindo nos bastidores.Por exemplo, quando a Renamo fala duma possivel divisao do pais, esta mensagem esta adstrita a necessidade da reducao das asseimetrias Regionais, esta ligada a necessidade da despartidarizacao do pais, esta ligada a necessidade da inclusao e de conferir-se oportunidades iguais quer na area da justica, economica, social, desportiva, cultural, de emprego, de acesso a saude e educacao e demais.As mensagens estao sendo levadas a cabo em todas as areas e esferas so que como bem dizes, ha um partido que faz ouvido de mercador, ignorando todos os Projectos e avisos a navegacao.Dizer mais, que a Renamo esta a levar esta luta de inclusao das areas que mencionei infelizmente sozinha como partido pois a oposicao tem-se apartado da luta magnificiente e heroica da Renamo chegando mesmo a contrariar todos os planos da Renamo.A unica forca que tem-se batido pela c ausa da Renamo e o Povo.
- Jossias Ramos Não percebi, mano Francisco Campira. O que eh Governo de Gestão, mesmo?
- Hortencio Lopes De tudo quanto ja se disse e tem se dito sobre o tal governo de gestao, continuo a considerar que se esta a girar em volta do mesmo eixo, niguem da Renamo ja veio ao publico clarificar o que eh isto de GOVERNO DE GESTAO. Ou seja, antes de entrarmos no debate propriamente dito, sugiro que nos clarifiquem o conceito e os principios politicos basicos que gravitam no funcionamento deste tipo de governo. Entendo eu que se trata de um conceito novo na ciencia politica, tomando em conta a duracao que se propoe a este modelo de governacao em Mocambique.
- Francisco Campira De facto o que se pretende e criar um Regime politico primeiro para salvar uma eventual catrastrofica accao militar que levaria o pais a entrar numa nova guerra civil de proporcoes inimaginaveis e isto foi vivido ha bem pouco tempo na regiao Central do pais e ja estava a ser expandida para outras regioes.Segundo a ideia do Presidente quanto a mim e de se dar tempo ao pais para limpar toda a sujeira que esta sobre o regime, refiro-me a Despartidarizacao do Estado, a Reintegracao dos militares da Renamo integrados nas FADM e a Integracao dos elementos da Renamo na Policia, a Inclusao social e empresarial dos mocambicanos sem olhar-se para as cores partidarias, a reorganizacao dos Orgaos de Gestao Eleitoral-OGE e culminando com a paridade nos Orgaos Governativos ou seja por exemplo ,a Indicacao dum Ministro da frelimo, um da Renamo, um Governador da Renamo, outro da frelimo, um Administrador da frelimo outro da Renamo e por ai em diante.Naturalmente que serao incluidos dirigentes de outras forcas politicas e da sociedade. Quanto a Direccao do mesmo, o Presidente foi claro,nem Niusy nem Dlhakama devem dirigir o GG aqui vai-se encontrar um cidadao de consenso e se criara uma Comissao de fiscalizacao deste GG.
- Aziza Throne Eu queria corrigir aqui umas coisas . 1. quer com redes ou sem redes sociais a Frelimo nunca conseguiu capitalizar o fluxo informativo e as mentes das populacoes, Com a introducao da interet FB Sms entramos numa era em q a informacao circula com mais velocidad Ne para mais pessoas. A Frelimo sempre foi, ºe e provavelmente sera resistente a mudanca. O poder e doce e custa largas especialmente conquistado nos moldes em que se conquistou
- Aziza Throne Nao se sustenta uma guerra de guerrilha e com sucesso durante 16 anos sem apoio de base. Base essas que sao as populacoes cujas aspiracoes e necessidades a frelimo nunca capitalizou nem as satifez. antes pelo contrario. Reprimiu as profundamente e da forma mais criminosa. E so irmos as estatisticas e veremos isso. Uma crianca no norte e 3 X mais propensa a desnutricao do q umado sul.
- Hortencio Lopes Sendo assim e tomando em consideracao o perido de cinco anos proposto de funcionamento deste "governo de gestao", julgo que nao eh praticavel porque os poderes de um Governo de gestão são bastante limitados, cinge-se à prática dos actos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos. Por outras palavras, é um Executivo que serve para actos de administração diária e corrente, até à tomada de posse do novo Governo a eleger. Isto exclui, por princípio constitucional, a prática de medidas de fundo, como novas nomeações e a aprovação de projectos ou decretos de lei. Um governo de gestão não pode levar à prática medidas de fundo que estejam, ou não, no Programa de Governo; não pode aprovar projectos de lei ou decretos de lei e também está excluído de efectuar nomeações. Ou seja eh um governo que resulta de uma crise politica.
- Aziza Throne 2. Os canais tradicionais de informacao sempre estiveram e estao nas maos da Frlimo e de forma descarada. Por isso temos os G40 e uma TV publica a fazer o que faz. Foi tambem a partir das redes sociais e com recurso a varias modalidades como o Ftwiter e nao sei mais o que q a Renamo conseguiu passar a mensagem de que as coisas nao sao como se tem reportado na TV radio e jornais nas maos da Frelimo. Acho que sim que tem a capacidade de se expressar de tal modo que as multidoes afluem para escuta-los nem q seja por meia hora, as pessoas adoram ouvir o Muchanga o Namburete, etc. Onde esta a falta de capacidade de expressar aqui?
- Aziza Throne 3. Em forum proprio o govrno de gestao sera explicado, Ja foram dados alguns conceitos e o que espero que s chegue a concenso no CCJC.
- Abdul Karim Aziza Throne, c relacao as suas correccoes, 1- quanto ao que a Frelimo fez antes, nao 'esse o foco do post. Nem mesmo a base de apoio ou o opoio das bases da Renamo 'e questionado no post. Em relacao a velocidade das redes sociais 'e obvio, apenas e sem duvida mas uma diferenca com os canais tradicionais. 2- quando digo que a "Renamo sem capacidade de expressar, me refiro a expressao nas redes sociais, mais concretamente em debates. Afirmo que se comunicou de forma brilhante pelos canais tradicionais. 3- quando diz que o Governo De Gestao sera explicado, para mim isso 'e nao ter expressao, embora possa admitir e como tambem o faco no post, considerando como eventual e possivel estrategia da Renamo.
- Aziza Throne Bom. Penso que ha membros da Renamo a Debater em algumas paginas e com argumentos bem elaborados. Claro que nao estao em todas, Depois tens os simpatizantes e o pessoal que defende e esta de acordo com algumas ideias e nao de outras. E claro que a Renamo nao tem organizado isso no FB. E tudo mais eespontaneo. Nao e o caso da Frelimo q tem G40s na TV e Radio e mais G30 no FB a defenderem ate o consumo de patas e pescocos de frango. O modelo da Frelimo nao e para ser seguido. Agora... Sobre o Governo de gestao existem ppios basicos de funcionamento. E melhor ir se as ntrevistas q deu e aos discursos. Penso que nao vai apresentar a sua proposta no jornal ou no FB
- Abdul Karim Francisco Campira Ola e Viva. O facto de o GG ir a AR, e ainda nao se saber concretamente de que se trata efectivamente 'e o que considero "sem expressao" nas redes sociais. Com relacao ao Mocambique Para Todos, munca disse que "nao tinha patrao",disse que 'e sonho dos excluidos, em termos praticos, pode ser implementado como ideal por Todos ( individuais e colectivos incluindo Renamo ), embora seja slogan do MDM, quanto a facto de nao ter patronato, o Mocambique Para Todos "tem patronato", 'e de todos os que acreditam no ideal e no sonho. Quanto a divisao do pais e sua "associacao" com Mocambique Para Todos, da forma como faz no seu coment, sou obrigado a discordar. Nao imagino o que seria se todos que sonham e seguem o ideal de Mocambique Para Todos, decidissem dividir o pais para ser de todos, poderiamos ter pedacinhos de Mocambique e o ideal e o sonho nunca foi esse
- Aziza Throne nao sei em que circunstancias o GG foi parar na AR. Alias... O que me spanta e nao ºe ponto de debate e que alguem que ja foi cheefe a casa e que hoje ºe um simples deputado (nao ha ex de que conheca no mundo) o Mwelembe vem tentar por como pont d discussoa. Enfim .... para nao voltarmos as patas e aos raptos. O MDM e o Mocambiquee para todos foi e ºe realmente um slogan de tal modo que houve e ha querelas dentro do partido quee nasceu e e novo por questoes de patronato. O MDM tem patrao sim e mtos la dentro perceberam isso.. Agora. Renamo tem historia de mais de 36 anos e lideranca e patronato nunca foi um assunto relevante, pois e um partido ou movimnto que se teve e tem q bateer se m duas frentes... incluindo militarmente contra UM ESTADO PARTIDO Ou partido que quer ser estado. A Renamo e um grupo de pressao e funciona em alta pressao. Nao se pode pdir a renamo que se sente a mesa com etiqueta de guardanado no joelho. Tem sempre algum bandido debaixo da mesa. O pacheco com os 400 milhoes no bolso dele
- Carlos Longair o problema é simples e complexo ao mesmo tempo pois acabar tanto com a renamo como com a frelimo e formarem partidos politicos que estejam mais ligados á população deveria ser o imediato mas claro a cadeira do poder é doce de mais para se largar assim sem mais nem menos......
- Francisco Campira Ora viva amigo Abdul Karim agora compreendi melhor a quem pertence o Slogan Mocambique para Todos, de qualquer forma a Renamo tem sim um Slogan O POVO MANDA O POVO VAI GOVERNAR. Indo para o GG quero-lhe demonstrar que o as balizas relativas a Proposta...See More
- Abdul Karim Aziza Throne, Bem, o facto do MDM ter ou nao "patronato" nao me diz muita coisa, ja discutimos isso num post anterior que fiz, embora a discussao tenha "deslizado" para os "fundadores", nao propriamente "patroes". Ha aqui 2 aspectos, que expliquei antes, relativamente ao slogan, eu disse e volto a repetir: " O Mocambique Para Todos 'e Sonho Dos Excluidos", mas o MDM nao 'e sonho dos excluidos, o MDM 'e um partido politico, nasceu como projecto colectivo e nacional, que assumiu o sonho dos excluidos como sua causa. Alias essa prespectiva e o facto de "ha quarelas la dentro por causa do patronato", nao posso afirmar nem que Sim e nem que Nao. O Antonio A. S. Kawaria sendo membro do MDM defendia que o Presidente do MDM deveria exclarecer que nao 'e "fundador do partido", a Linette Olofsson ja afirmou que sao 20.000 fundadores. Se existe "quarelas", eventualmente pode ser se for pelo "patronato " do partido ( estou especulando apenas ), nunca pelo sonho porque o sonho dos excluídos tem como patronato os excluídos, o MDM apenas detém o registo do slogan, e que eu saiba o sonho nao pode ser registado em nome do MDM, ele ( o sonho ) 'e de quem sonha - neste caso dos excluídos. Em relação a Renamo, ja fiz referencia que " eu aprendi na escola a ve-los como bandidos armados, ja assumi que sofri duma lavagem cerebral, e ja assumi que me surpreenderam pela positiva pela sua luta e causa. o Unico aspecto que nao concordo com a Renamo 'e no método ( AKM ou guerra ), o que nem sequer quer dizer que o método deles nao tenha justificação, motivo, causa ou que nao seja compreensível, apenas eu simplesmente nao concordo com violência, e na minha perspectiva a Mudança tem que ser em Harmonia.
- Abdul Karim Francisco Campira, nao tenho duvidas sobre o GG. 'e que nao sei mesmo de que se trata. "O A. Dlhakama tem anunciado as balizas", OK, óptimo se ja em balizas, so que estas balizas nao tem tido expressão nas redes sociais e esse o motivo do post, essencialmente que os partidos políticos moçambicanos parecem nao compreender "que as coisas mudaram" com as redes sociais Ja agora, pretende o Francisco Campira, debater o GG depois de aprovado pela AR ? OK, tudo bem, debatemos depois da aprovação na AR.
- Francisco Campira Nao vamos limitar o debate do GG nao amigo Abdul Karim, nao foi isso que eu disse, o que eu defendo e que o devemos ter em mente que a Formula do GG ja esta estabelecida, ela tem sim algumas balizas contudo aspectos de fundo como a Competencia, Estrutra e o seu Regulamento caberao a AR debater sem termos que ficar mudos.Vamos avancando com o que ja esta disponivel que sao as tais balizas enunciadas pelo Presidente Vamos e porque nao, enriquecer e ate sonhar com ideias que provavelmente reforcarao este Projecto, caso haja alguma concordancia se tambem nao houver tal concordancia, vamos debater na adversidade todos os aspectos relativos ao GG.Alias esta proposta e dos mocambicanos, pois o Presidente Dlhakama dizia que nele estariam todoas as sensibilidades incluidas.Por favor Abdul nao me leves a mal pois tu bem sabes que eu mesmo com insultos e contrariedades tenho-me feito aos debates. Nao gosto de fugir a eles e muito menos nao gostaria de ver-te a ti e tantos outros concidadaos retirarem-se de qualquer que seja o debate pois esses so enriquecerao o Pais de Todos NOS.VAMOS A ISSO CONCIDADAOS.
- Abdul Karim Nao me retirei Francisco Campira , postei o que achei necessário, e realmente so ouvi falar do GG, e que era assunto ou ponto a ser introduzido na agenda da AR, mas nao sabia e nem sei quais as balizas. fiquei com alguma ideia agora pelos seus comments.
Sem comentários:
Enviar um comentário