sábado, 22 de novembro de 2014

Governo aprova Fundo de Paz e Reconciliação Nacional


comments

1
Francisco Moises said in reply to Eusébio...
As suas palavras sao uma mensagem poderosa em menos de duas linhas. Esta de parabens, o senhor Eusébio.
O problema no contexto especifico do regime de Moçambique é que ele raramente faz coisas de boa fé fora do circulo dos camaradas para o beneficio mutuo deles e sem manobrinhas por detras das suas mas intençoes contra aqueles que a Frelimo nao agradam.
Se este plano fosse de boa fé, seria realmente louvavel, mas a experiência me ensinou a desconfiar-me de tudo quanto os lideres da Frelimo fazem e foi assim que sobrevivi as suas ciladas e artemanhas durante três décadas. Mas sofri da falta de ajuda onde eles puderam nos sabotear, nos na diaspora, nas organisaçoes que nos davam bolsas de estudo.
Mas pudemos arranjar outras fontes que eles, principalmente a demoniaca Graça Machel como ministro da Edcaçao do Machel, nao podiam atingir e influenciar e assim nos foi possivel atingir os mais altos niveis de educaçao.
Agora podem as pessoas entender porque é que ridiculiso um individuo "diplomata" do regime, que se empenhou na caça e captura do Padre Mateus Pniho Gwenjere e no se assassinato a sangue frio, quando ele tosca e descaradamente me diz que sou canadiano por naturalisaçao e que sou moçambicano "puro" e "genuino."
Estes vomitos depois deles me retirarem a cidadania moçambicana. Se nao fosse este civilisado pais que se chama Canada onde estaria eu? Nao foi a este pais que a Frelimo disse no passado que devia me expulsar?
O macambuzio do diplomata nao se apercebeu duma coisa. Que nao sou cidadao deste pais por conveniência. Sou cidadao canadiano. Sou um patriota canadiano. Que eles guardem a cidadania moçambicana que me retiraram, mas continuo a me considerar como moçambicano sem a cidadania de que nao preciso.
Estas iscas ingénuas, toscas, ratas e baratas nao me pescam.
Foram convites que ela me fizeram, algumas indireçadas pessoalmente por Joaquim Chissano de careca aguçada e barba flutuante, e Marcelino dos Santos para eu regressar a Frelimo e caso nao quizesse formasse o meu proprio partido. Me enviaram pessoas nao conhecidas por mim para se encontrarem comigo sem me terem previamente avisado.
A Frelimo nao respeitou o que foi acordado em Roma, coisa que nos trouxe mais uma vez a beira duma outra guerra civil e as nuvens da guerra civil ainda nao dissiparam e agudisaram-se mais em virtude das ultimas des-eleiçoes.
Sinceramente falando, nao sei se os lideres da Frelimo jamais poderao ganhar a confiança de pessoas tao manhosas como eles. Podem sempre aldrabar a Afonso Dhlakama e a sua Renamo.
2
Eusébio said...
É uma iniciativa louvável desde que não seja transformada em saco azul para/por algumas pessoas de má fé.
3
JJLABORET said...
Caro José Carlos Cruz,
Atente para o texto:
..."Neste momento, desconhece-se o número total dos beneficiários, tendo em conta que a Renamo ainda não entregou a lista dos seus homens. O Governo fala de 100.000 antigos combatentes que irão beneficiar do Fundo."
Cem mil!
Tirou a dúvida?
Abração!
4
JJLABORET said in reply to Jose Carlos Cruz...
Caro JCC,
CEM MIL BENEFICIÁRIOS!!!!
10.000.000 / 100.000 beneficiários.
100 dólares ao ano, 10 dolares ao mês!
5
Jose Carlos Cruz said in reply to JJLABORET...
Desculpe Se JJLaboret, não entendi bem a parte dos 10 dólares. Como vai se divido por 100 beneficiários quanto vai ter cada um por ano? Não é 100 mil dólares?
6
JJLABORET said...
Em tempo... (E COMPLEMENTANDO)
AFONDO DHALAKAMA enguliu essa!!!!! Sem sequer fazer uma simples continha de dividir: "dez milhões divididos por cem mil". E pior... por ano!
7
JJLABORET said...
Isso é uma piada! Nem um brasileiro contaria uma igual ou melhor.
VEJAM:
1 - "O Fundo é destinado ao financiamento de projectos económicos e sociais dos desmobilizados do conflito armado, bem como dos antigos combatentes e veteranos da luta armada, a título reembolsável."
- Isso presupõe que os desmobilizados e os antigos combatentes aplicarão a sua parte em "projecto econômicos" e "sociais"... né?
2 - "o Fundo será aplicado na capacitação profissional dos desmobilizados de guerra (do Governo e da Renamo) e dos antigos combatentes, com vista a capacitá-los para a criação de auto-emprego, para facilitar a sua reinserção na vida social."
- Também diz que o fundo será aplicado na capacitação "com vista a capacitá-los para o AUTO-EMPREGO"! Ora pois, "auto-emprego" significa uma atividade de serviços ou comercial, donde se conclui que o fundo será um alavancador do pequeno comércio a ser praticadp pelos desmobilizados do governo e renamo!
3 - "Para além dos desmobilizados do conflito armado, dos antigos combatentes e veteranos da luta armada, também vão beneficiar do Fundo os cônjuges, filhos e dependentes destes, bem como instituições singulares que desenvolverem actividades ou criarem emprego para o grupo em causa."
- Aí é que a porca torce o rabo! O suposto fundo beneficiará a cadeia familiar de cada um, além de ajudar as instituições (ongs) que trabalharem na causa.
CERTO?
NÃO! É MAIS UMA PIADA CONTADA PELA FRELIMO PARA OS IMBECÍS! VEJAMOS:
4 - "Neste momento, desconhece-se o número total dos beneficiários, tendo em conta que a Renamo ainda não entregou a lista dos seus homens. O Governo fala de 100.000 antigos combatentes que irão beneficiar do Fundo."
ENTÃO...
CEM MIL BENEFICIÁRIOS?????
5 - "O Conselho de Ministros aprovou ontem o decreto que cria o Fundo de Paz e Reconciliação Nacional, no âmbito da cessão das hostilidades entre o Governo e a Renamo, suportado por 10 milhões de dólares americanos anuais"
- O EMBUSTE ESTÁ PATENTE APENAS NA SIMPLES VERIFICAÇÃO MATEMÁTICA:
10.000.000 do fundo divididos por 100.000 beneficiários!!!!!
RESULTADO?
100 dólares anuais para cada ex-combatente, desmobilizado etc., E SUAS FAMÍLIAS!!!!
MENOS DE DEZ DÓLARES MENSAIS!
6 - Diz o governo: "capacitação para o auto-emprego"!
Com dez dólares mensais!
(Nota: está tudo escrito aí na matéria!)
Êh! Moçambique!
Morre esperando os teus generais!
8
Francisco Moises said in reply to Khanga Hanha Muzai...
Caro Khanga Hanha Muzai,
É muito infeliz que certas pessoas pensem que so a Frelimo é que se deve criticar e condenar. E que o senhor Dhlakama, lider incontestavel da Renamo, se deve manter como uma vaca sagrada sob pena de que como o diz uma das obras sagradas do Hinduismo, ja nao sei a qual para uma religiao que tem tantas escrituras sagradas que nem os proprios hindus conhecem as todas, que quem mata uma vaca tera que padecer no inferno durante um periodo de tempo igual em anos ao numero total de cabelos naquela vaca.
O Sanatana Dharma (Via Eterna) o nome do Hinduismo para os hindus tem entre as demais conhecidas obras sagradas 4 Vedas, Upanshades e as epopeias do Ramayana e do Mahabharata que como se diz é quatorze vezes mais volumoso do que a Iliada e a Odisseia do Homero ajuntadas e 4 vezes mais imensa do que a Biblia Sagrada dos cristaos. E ha outras obras e mais outras.
Fazendo do Dhlakama uma vaca sagrada, uma GOMATA, a palavra do sanscrito quer dizer Mae Vaca, seria profundamente anti-democratico. E é muito erroneo pensar que aqueles que o fazem, fazem-no por odio. Todos nos que reconhecementos e admiramos o sacrifico empreendido por senhor Dhlakama nao o criticamos por odio e nem por nao conhecermos o ruido duma ak-47.
O que mete mais medo uma ak-47 ou saber que um B-52 com armas nucleares sobrevoa sobre a sua cabeça e fazem ensaios em cima de si, mesmo se as armas nucleares nao estao primadas a explodir?
E quem diz que o fazemos para incitar a guerra? O que se ganhou com tais guerras nao conclusivas que sacrificaram milhares e milhares dos nossos cidadaos. Nao teria valido a pena sacrificar tais vidas com uma vitoria conclusiva ou se nao conclusiva o vencedor fosse a mesa das negociaçoes para impor a sua vontade sob a ameaça do que se o vencido nao aceita, a guerra se arrastara para o seu fim conclusivo. Este nao tem sido o caso. Cada vez, Dhlakama vai como um fraco e vencido e por ingenuidade aceita as condiçoes da Frelimo.
Criticar o Dhlakama nao é desgostar dele. É na verdade gostar dele e apelar ao seu bom senso para que aprenda liçoes e nao esteja a cometer os mesmos erros que terminam sempre colocando-nos sob contolo do lobo (Khanga Hanha Muzai).
Porque é que o senhor Dhlakama nao pode ver que esta sendo reduzido a infima especie, agora isolado dos seus homens nas matas, a sua vitoria eleitoral roubada e rodeado pela Frelimo que nao o deixara mais e nunca sair donde esta para ir a Gorongosa. Se houver tensao mais uma vez, asseguro que a Frelimo agarrara nele como se dum rato num terreno aberto se tratasse.
Sera que alguem ja se indagou porque é que Dhlakama precisa de acumular todos os cargos principais na sua organisaçao para si proprio, i. e. presidente da Renamo e comandante em chefe da Renamo, Comandante operacional da Renamo, vice presidente da Renamo e primeiro ministro da Renamo. Dhlakama reduziu a Renamo a uma unica identidade, a sua pessoa. Vejo mal como é que a Renamo pode sobriver o desaparecimento fisico do Dhlakama hoje.
Gritar contra a Frelimo e deixar o senhor Dhlakama como uma vaca sagrada é uma formula que milita contra a Renamo e so pode beneficiar a Frelimo. E é o que a Frelimo quer ver para perpetuar a sua dominancia.
Se Dhlakama pudesse ler este blog e o que ca se diz com um espirito aberto e nao de arrogancia ignorante, talvez que aprenderia muita coisa e deixaria de se comportar sempre a favor da Frelimo. Ele abriria os olhos e nos faria no, povo de Moçambique, grande favor. E se faria favor a si proprio.
9
Khanga Hanha Muzai said in reply to Moçambicano de Gema...
Até parece que és moçambicano de gema mesmo
Caríssimo, eu lhe informo que pela sua intervenção fica claro que a você representa os restos/resíduos dos G40 só com a lamentável incapacidade de enxergar a verdade como ela se apresenta, você esta habituado a culpar DEUS de suas desgraça provocadas pela sua turma.
Bom a gostos para tudo até para viver no inferno existem candidatos como o Sr. Moçambicano de gema, gema qual quê mano, você como uns e outros lambe lambes que se contentam com o pau do pirilito e não com o doce nele fixado.
Obrigado seja feliz na sua especialíssima Frelimo, quanto ao Sr. Dlakama deixe-nos expor nossos sentimentos que são verdadeiros e não estão corroídos dos “yes sir” de que estas habituado.
Abraço irmão, seja de gema de facto entre nós que não somos de gema, fica saber que parte dos internautas que partilham verdades consigo estão aqui sorvendo os cheiros das latas de lixo que abarrotam a sua cidade das acácias ok? No entanto gostaria de realçar que os moçambicanos de que falas que estão em Portugal e Canada muitos deles não foram para lá de livre e espontânea vontade a FRELIMO sua querida, encomendou a fuga desses homens que já estavam condenados a morte certa, irmão você não tem autoridade moral, material e afectiva para julgar esses homens, eles tiveram seus sonhos destruídos por causa de bando de ladrões que se chama FRELIMO ok.
Não provoque assuntos que não tens capacidade de os enfrentar mano ta bom?
Abraços
Khanga Hanha Muzai 
10
Moçambicano de Gema said in reply to Khanga Hanha Muzai...
Meus caros
Deixem o lider da Renamo em paz, ele lutou e chegou aonde chegou, muitos de voces nem conhece o som duma AK47, estao no Canada, portugal, americas e andam a agitar o Sr Dlakama para quê? se desejarem voltar que voltem em paz. o que voces querem é saber que os pretos estao a se matar entre si, apenas.
11
Khanga Hanha Muzai said in reply to Francisco Moises...
Dr. Francisco Moises
Boa tarde, e sempre com grande prazer que troco dois dedos de conversa consigo, abraços Mano
Nós estamos naquela situação em que a RENAMO de Dlakama devia primeiro considerar que subjugou a FRELIMO no mato, isso, devia pressupor que na mesa a FRELIMO estaria subjugada, entretanto ouvindo e vendo o Pacheco nas intervenções que tem feito via TV, Rádios e Jornais é possível perceber que a missa ainda vai pela metade, perceba-se que o Pacheco ainda fala com desprezo, desconsideração total pela equipe de negociações da RENAMO, veja-se ausência de diplomacia do chefe da delegação da Frelimo, a bem pouco tempo tentou e bem reduzir os membros da delegação a mero grupo de famintos que até greve fazem por causa de míseros 3000, 00 meticais de subsidio diário, para um bom entendedor poucas palavras bastam, pois, havendo um espírito de reconciliação porque essas picaretadas e arremesso de ofensas a uma parte “RENAMO” das negociações?
Eu deduzo que no fundo a FRELIMO está fazer tempo para escamotear este ultimo acordo como fez com o de ROMA onde promessas feitas não foram cumpridas mas imagens de abraços e sorrisos de irmãos reconciliados foram difundidas para os 4 cantos do mundo, assim a FRELIMO satisfazendo os outros lá de fora sabia que anularia o protagonismo da RENAMO em muito pouco tempo, espero que estejais lembrado das varias intervenções de DLAKAMA dizendo que podia por o pais a arder, dividir Moçambique, acabar com as brincadeiras de FRELIMO, paralisar o pais, etc.
Nessa altura Dlakama estava sem norte porque percebera que não lhe restavam outras alternativas se não ir ao mato, mesmo a assim a FRELIMO usando a mesma estratégia que esta usar agora “desgaste político e psicológico precoce da RENAMO”, conseguiu ignorar aparentemente a RENAMO até a eclosão total da guerra que não foi assumida como guerra foi rotulada de hostilidades militar, eu pergunto Dlakama como líder da maior forca política de oposição acha que ficou bem na foto ao aceitar um acordo enfermo sem reclamar responsabilidades sobre as vidas de civis mortos pela Frelimo e muitos menos fez um discurso publico extra eleições explicando-se e pedindo perdão ao povo pelo sofrimento que a FRELIMO e a RENAMO juntos sujeitaram ao povo.
Este líder por vezes lembra-me o Narciso Grego que tanto se admirar acabou minguando enfrente de sua própria imagem, conclui que Dlakama despensa os lambe-botas apesar de estar também rodeado deles porque ele auto idolatra-se não sei por que carga de água, segundo entendi todo o seu sacrifício é pelo povo e não pelo seu umbigo, assim sendo ele devia idolatrar o povo e não a sua imagem e pessoa, eu começo a duvidar dessas afirmações, estão à parecer desconexas da realidade. Servindo-me das palavras do Dr. Moises que abaixo cito;
Citação = Cada vez Dlakama pensa que a humilhação militar da Frelimo é o seu fim, mas, mas, cada vez, a Frelimo demonstra que ela sabe manobrar as coisas e transformar a sua humilhação militar em força política na medida em que Dlakama cada vez decide não acabar conclusivamente com o bicho bicudo. = Fim de Citação.
Ao adiar uma solução final do estilo vença-me ou te venço Sr. Dlakama, vota-se a uma situação de engenho explosivo programado como uma mina de efeito retardado que explodirá, todos sabem que isso irá acontecer mais tarde ou mais cedo, isso permite a FRELIMO diabolizar a RENAMO e sujeita-la a uma pressão sem precedentes ao ponto de depois ver-se obrigado a entrar num jogo cheio de arapucas/armadilhas como foi o caso das ultimas eleições onde as campanhas começaram antes da época e ele enclausurado em Gorongoza, coube-lhe somente 3 semanas para fazer campanha e o seu adversário directo teve parte de 1213 e todo 2014 para fazer campanhas, já nessa altura era possível compreender que a FRELIMO estava a pressionar e desorientar a RENAMO tanto na sua estrutura partidária assim como na sua forma de agir.
A dado momento começaram a ocorrer informações em como o estatutos da RENAMO vaticinam que o candidato a presidente devia ser eleito em assembleia/congresso o que não aconteceu, a FRELIMO esperta que é, por via dos famosos G40 começou-se a cutucar a RENAMO dizendo que a sobrinha anunciou que o candidatos e Dlakama, mas outros membros da Renamo diziam que ainda não tinha sido eleito o candidato, os moderados diziam que esse e problema interno da RENAMO, entretanto vozes assomavam dizendo que o vitalício líder da RENAMO era inamovível dai que antagonizava com seus discursos de DEMOCRATA e ou de lutador pela democracia, dessa forma vai-se corroendo a imagem do líder e do partido bombardeando a sociedade regularmente com a desinformação que denigre a pessoa do Sr. Dlakama e o seu Partido, aliás a prisão do Malagueta e do Conselheiro Muxanga é parte dessa estratégia misturada com intimidação e perseguição política, só procede dessa forma a entidade que não esta interessada em alcançar alguma reconciliação nacional, essa atitude demonstra que hoje quem está na corda bamba é a RENAMO e não a FRELIMO como era de se supor.
Hoje já se vê que o Sr. Dlakama a ser hostilizada com visitas de altas patentes da FRELIMO a Santundjira com intuito de conferir a grau de prontidão combativa das FIR/FADM, quem fez essa besteira é o Sr. Mandra Vice Ministro do Interior, ainda nesta senda Guebuza encerra cursos de Altos Comandos, todas essas demonstrações de força tem um objectivo “dizer ao Dlakama em silencio que vamos-te pegar”, como se não bastasse o Sr. Dlakama está sendo reduzido a um mero faminto que se contenta com ma-regalias resultantes desse novo estatuto de líder da oposição, nos outros países os líder de oposição com tal estatuto são autoridades políticas de peso com direito a audiências periódicas com o Chefe de Estado e do Governo para concertação e aferição do estado da nação, eu afianço-lhes que isso não acontecerá em Moçambique, nunca, o no líder da oposição será mais uma marioneta nas mãos da FRELIMO que é muito maquiavélica e metódica para lograr seus intentos não deixando furo de entrar e ou cauda para Dlakama pegar.
Concordo com o Dr. Moises quando afirmas que a RENAMO devia ter derrotado a FRELIMO conclusivamente e não parcialmente, infelizmente esta leitura dos factos ocorre fora do campo i.e., nas bancadas onde estamos nós, lá dentro do campo o jogo é feito com batota a mistura a começar pela equipe de arbitragem que é favorável uma das partes, logo, a derrota está garantida para uma equipe mesmo que não meta golo no fim do jogo é declarada vencedora, note-se sendo esta também detentora do poder pergunta-se quem irá tugir, mungir, zurrar, cacarejar, uivar, miar, latir?
Note, o mais caricato desta história é facto de se por ventura ousar reclamar/tugir, invariavelmente terá uma única resposta (você perdeu contente-se segundo Damião José, esta é a resposta clássica, depois que fazer????????????????
Não importa se perdeu injustamente, o que importa é que perdeste e isso vai constar dos almanaques de História.
Tem de voltar o messias que mora na alma de Dlakama
Khanga Hanha Muzai
12
umBhalane said...
FALAR MAIS O QUÊ???
"A Frelimo sobrevive por causa de mitos que criou tais como
reviver antigas bases da Frelimo nas matas,
como dando o nome de Kassuende a nova ponte sobre o Zambeze em Tete e a incessavel cantiga sobre a luta armada
e a ereçao de estatuas gigantescas do Samora Machel
como se disto o povo vivesse.
Quantos programas sociais que a Frelimo implementa para beneficiar o povo?
Mas a mesma Frelimo nao se cansa de
roubar ao povo, cobrar impostos,
maltrar, chamboquear e
matar membros da populaçao."
FRANCISCO MOISES, Nkulu wa kwathu, dziwisa/ndziwi, Pswaka, Mamuna wa kukomeratu
escreveu bem demais.

Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos para verem (bem).

Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).

A LUTA É CONTÍNUA
13
Francisco Moises said in reply to Khanga hanha Muzai...
Apesar de certas limitaçoes, senao de muitas, no aspecto intelectual, Afonso Dhlakama é um homem muito orgulhoso. Isto lhe cega da realidade da Frelimo. O ter batido a Frelimo militarmente faz com que ele nao abra os seus olhos para ver que o jogo politico é uma coisa bem diferente do jogo militar. E que no jogo politico a Frelimo é muito mais superior do que ele e a Renamo na medida em que ele age sozinho e nao em concertaçao com quadros sezudos que ele nunca apreciou ou permitiu em seu redor, preferindo lambebotas, bajuladores e aduladores que promovem o se culto de personalidade.
Cada vez Dhlakama pensa que a humilhaçao militar da Frelimo é o seu fim, mas, mas, cada vez, a Frelimo demonstra que ela sabe manobrar as coisas e transformar a sua humilhaçao militar em força politica na medida em que Dhlakama cada vez decide nao acabar conclusiamente com o bicho bicudo.
Derrotar a Frelimo profundamente nunca bastou. Teria sido melhor se Dhlakama tivesse derrotado a Frelmo conclusivamente. Tempo para ele fazer isto ja passou e nunca teve a intençao de fazê-lo, preferindo cada vez apressar-se para ganhos pessoais e a curto prazo.
Sim, a Frelimo fala e inclue os tais combatentes da luta armada, muitos dos quais ja nao vivem. Porque é que a Frelimo fala disto? Para comprender a sua razao é preciso ir ao fundo da questao. Brincar com a Renamo e lhe dizer que ela nao é a maior preocupaçao dela, mas sim os chamdos combatentes da luta armada e alegrar aqueles que na sua velhice como Chipande ainda vivem.
A Frelimo sobrevive por causa de mitos que criou tais como reviver antigas bases da Frelimo nas matas, como dando o nome de Kassuende a nova ponte sobre o Zambeze em Tete e a incessavel cantiga sobre a luta armada e a ereçao de estatuas gigantescas do Samora Machel como se disto o povo vivesse.
Jamais a Frelimo fala do povo. Quantos programas sociais que a Frelimo implementa para beneficiar o povo? Mas a mesma Frelimo nao se cansa de roubar ao povo, cobrar impostos, maltrar, chamboquear e matar membros da populaçao.
Mas que piada é esta de decidir num fundo enquanto ao mesmo tempo a Frelimo se envolve num acto belicista de fortificar a sua posiçao em Satunjira e outras em Gorongosa, tendo o seu vice-ministro da defensa, o tal Manda, sublinhado a necessidade de as tropas da Frelimo estarem em prontidao combativa contra a Renamo? Sera que o Dhlakama nao vem a provocaçao frelimista nestas coisas todas?
Agora Dhlakama esta imbuido numa ninharia doutro tipo -- a de insistir que ele tenha o titulo oficial de lider de oposiçao, coisa que nao lhe fara nenhum bem e nao mudara a situaçao em nada e que na verdade legalisara o roubo da eleiçao que a Frelimo fez.
14
umBhalane said in reply to Khanga hanha Muzai...
É BOM AJUDAR, AJUDAR MUITO, A PORCA.
Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos para verem (bem).

É BOM ACORDAR DE VEZ.
FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA
15
Khanga hanha Muzai said in reply to ekile...

Hoi Boa tarde
Tambem pergunto mesmo onde entram os antigos combantentes?
O acordo alcançado não envolve o Governo colonial e nem menciona a os entretantos do processo da luta de libertação nacional, aquele em que os antigos combatentes foram protagonistas, pior ainda esses tais antigos combatente já tiveram a sua cota parte desde 1975, houve varias compensações nos diferentes formatos, lembro-me que boa parte deles receberam dinheiros à crédito no BPD e nuca devolveram e não foram chamados a razão, agora são incluídos neste novo bolo para fazerem exactamente o fizeram no passado aliás, o slogan é esse mesmo a FRELIMO fez, faz e fara.
Já está sendo visto o que virá dai, os camiões, barcos, tractores, alfaias compradas então, acabaram por ficar avariados sem ter lavrado, transportado nada... Linda terra esta irmãos, aqui só se desfaz o bem e faz o mal.
Comam enquanto a porca dorme, garantia é uma, ela vai sacudir tudo e todos na hora certa, pois existe sempre um jeito de dizer basta.
Khanga hanha Muzai
16
ekile said...
INTERESSANTE:
"O Conselho de Ministros aprovou ontem o decreto que cria o Fundo de Paz e Reconciliação Nacional, no âmbito da cessão das hostilidades entre o Governo e a Renamo, suportado por 10 milhões de dólares americanos anuais."
"O Fundo é destinado:
ao financiamento de projectos econômicos e sociais dos desmobilizados do conflito armado,
bem como dos antigos combatentes e
veteranos da luta armada, a título reembolsável.
A informação foi divulgada ontem pelo ministro de Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, no final da 29.ª sessão do Conselho de Ministros."
PERGUNTA BEM QUESTIONADA:
...no âmbito da cessão das hostilidades entre o Governo e a Renamo...
ONDE ENTRAM OS:
antigos combatentes e
veteranos da luta armada
MAFIA VISIVEL...ROUBO VISIVEL...DESVIO VISIVEL...TUDO VISIVEL
17
Khanga Hanha Muzai said...
Mano Moises
Ilustre umBhalane
Boa tarde
Armadilha, Burla , Emboscada, Arapuca, Armadilha, Maracutaia , aldrabice, Intrujar, roubar , faltar a verdade, Emboscada.
Ao mano Dlakama eu peço-te para cair que nem um patinho nesse ardil da FRELIMO como tens feito desde sempre, um simples sorriso e ou um aperto de mão é suficiente para apagar as magoas de Dlakama, porem, ele não percebeu o espírito vingativo da FRELIMO e acha ser possível que esta prime por valores reconciliatórios?
Deixe-se levar mano Dlakama já estamos habituados que nos ilumine por curto espaço de tempo e depois nos deixe de novo na boca do lobo, você esta entrando nesse bocanhura devagar devagarinho, mas esta entrando mano Dlakas, amanhã assuma que o único culpado exclusivo de toda desgraça que os moçambicanos passarão no futuro é o Senhor porque mais uma vez entregou-nos ao diabo.
Quem avisa nunca deixa de ser amigo por isso preocupa-se lembre-se.
Abraços
Khanga Hanha Muzai 
18
Francisco Moises said in reply to umBhalane...
Talvez que o tal Afonso Dhlakama e os seus homens nao vem que isto é uma manobra para pescar os homens da Renamo para a gaiola. Porque é que o tal do governo da Frelimo nao instituiu este fundo depois da primeria guerra civil.
Eu que nao me dou com a Frelimo reconheço o génio do mal que a Frelimo é, mas Dhlakas nunca abre s olhos. Deixara se enganar com estas ninharias que a Frelimo nunca implementara visto que nunca se assenta com os seus oficias para discutir a analisar as situaçoes que a Frelimo cria. Agindo totalitariamente, Dhlakama decide tudo sozinho e depois faz meias voltas de celcrase o paid da tal de democracia moçambicana, coisa que nunca existiu.
Deixe de ser brutamonte ou sai da politica.
Esta é a politica do bastao e de cenoura da Frelimo. Cautela com a Frelimo. Ela coloca ciladas e os ingnuos caem nelas para a sua destruiçao.
19
umBhalane said...
Só fico de perguntar:
- Não é mais melhor primeiro fazer concretamente a tal de "Reconciliação Nacional", e segundamente o tal de "Fundo de Paz"???
A não ser que se queira intrujar previamente, comprar vontades,...
mas...e depois?

Pergunta, questiona, duvida, analisa, vê mais melhor.
PENSA BEM, pensa junto comigo.

É BOM ACORDAR DE VEZ.
FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA

Sem comentários: