Ainda continuando com a história de Ngungunhana, importa chamar à colação um nome fulcral: HASSANE, um indígena que informou as tropas de Mouzinho do paradeiro de Mudungaze. Ele dissera as tropas que Ngungunhana se encontrava escondido em Chaimite, terra onde seu avô e pai estavam enterrados.
Outro dado importante a reter é que os portugueses NUNCA concordaram com a prisão e condenação SEM julgamento de Ngungunhana. De acordo com Maria da Conceição Vilhena, "Muitos portugueses não estiveram de acordo com esta condenação sem julgamento, protestando publicamente na imprensa, mas não foram ouvidos"
NOTA SOBRE A MORTE DOS 4 DESTERRADOS
Ngungunhana morreu dez anos depois de suster a angústia e isolamento e nostalgia e contenção, no dia 23 de Dezembro de 1906.
Zixaxa viria a falecer em 13 de Novembro de 1927, depois de ter cumprido aproximadamente trinta e dois anos de exilio.
Molungo morreu aos 83 anos e cego, no dia 5 de Outubro de 1912.
Godide morreu vitima de tuberculose, mas o jornalista que redigiu a notícia disse que morrera de saudade. Foi a 31 de Julho de 1911, com uns 32 anos de idade e após 16 anos de exílio.
PS: Nas fotos pode se ver Luís Sanches de Baêna, descendente de Mouzinho de Albuquerque, o homem que capturou Ngungunhana e Maria Manuela e Maria Júlia, bisnetas de Ngungunhana. Na outra pode se ver Eugénia, mãe de Maria Manuela e Maria Júlia.
Sem comentários:
Enviar um comentário