quarta-feira, 26 de novembro de 2014

NIGÉRIA / BOKO HARAM TOMA MAIS UMA CIDADE

A seita Boko Haram tomou segunda-feira o controlo de MAIS uma cidade no extremo nordeste da Nigéria, disseram terça-feira um deputado parlamentar, um oficial do governo e uma fonte da segurança, depois de um ataque dos militantes islamitas em dia de feira de mercado.
Maina Maaji Lawan, em representação do estado nordestino de Borno no Senado nigeriano, disse que os islamitas tomaram controlo de Damasak, na fronteira com o vizinho Níger.
Soldados nigerianos e centenas de residentes atravessaram a fronteira procurando refúgio quando militantes fortemente armados abriram fogo sobre os comerciantes segunda-feira de manhã.
Não há um único homem em Damasak. O Boko Haram está no controlo porque todos os homens e soldados fugiram. Ninguém espera que as mulheres enfrentem os militantes, disse Lawan à agência noticiosa AFP por TELEFONE em Abuja.
Um oficial do governo local em Damask disse segunda-feira que os homens armados esconderam as suas armas em contentores que trouxeram PARA o mercado.
Eles fingiram ser comerciantes mas logo a seguir lançaram uma chuva de balas no mercado, disse Mohammed Damasak.
Tristemente a notícia que temos é de que os terroristas do Boko Haram estabeleceram a sua autoridade em Damasak. Eles capturaram a cidade, disse fonte sénior de segurança em Maiduguri, a CAPITAL do estado.
Usman Kalil, oficial sénior do governo local, disse que o Boko Haram, que já tomou mais de duas dezenas de cidades no estado de Borno e os vizinhos estados de Yobe e Adamawa, tinha hasteado a sua bandeira.
Eles mataram o nosso povo à vontade, mas não sabemos quantas pessoas disse
Eles também destruíram muitos edifícios, incluindo o mercado, um HOSPITAL e o secretariado. Muita gente, especialmente mulheres e crianças estão sob custódia dos terroristas.
Os ganhos territoriais do Boko Haram representam uma mudança na sua estratégia anterior de guerrilha ou de ataques de GRANDEenvergadura contra alvos do governo, da polícia e do exército.
O grupo pretende criar um estado islâmico radical no nordeste da Nigéria e a sua tomada de várias cidades levanta receios sobre a potencial perda de controlo do governo na região.
Lawan disse recear que Damasak possa sofrer a mesma SORTE de Malam Fatori, uma vizinha cidade de pescadores, que foi arrasada em princípios deste mês.
Quando o Boko Haram tomou Malam Fatori recentemente, o exército sempre nos assegurou que iria ENVIAR soldados e retomá-la, acrescentou o senador.
Mas a cidade está ainda nas mãos dos rebeldes e nem um único soldado foi enviado PARA os combater. As nossas recentes preocupações são de que Damasak pode ter a mesma sorte.
Times/bm/sg
AIM – 26.11.2014

Sem comentários: